You are on page 1of 12

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO

Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

O E-MAIL COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE ESPANHOL: UMA EXPERINCIA NO NCLEO DE LNGUAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR 1

Tatiana Loureno de CARVALHO (UECE)2

Resumo A presente pesquisa parte dos dados de uma dissertao de mestrado, ainda em andamento no Curso de Mestrado em Lingstica Aplicada CMLA da Universidade Estadual do Cear UECE. Propomo-nos a investigar o posicionamento dos alunos de espanhol de uma turma do 3 semestre do Ncleo de Lnguas Estrangeiras NLE da UECE, frente utilizao do gnero digital e-mail como mais um meio facilitador da interao professor-aluno e, tambm, como um recurso didtico que auxilie no desenvolvimento da escrita em lngua espanhola. Fundamentamo-nos em autores como Paiva (2005), Zanotto (2005) e Arajo (2007) e utilizamos como ferramentas de coleta de dados, para o artigo em questo, um questionrio aplicado no incio e uma apreciao integrada solicitada no final do semestre, na qual eles se manifestaram livremente sobre a experincia. Palavras-chave: E-mail; ensino de espanhol; posicionamento dos alunos.

Consideraes inicias No contexto da crescente importncia de estudos que tratem da relao entre os gneros digitais e o ensino de lnguas compreendemos que a utilizao do computador e da Internet pode servir tanto de recurso didtico como de instrumento de integrao e interao entre aprendizes, professores e, at mesmo, falantes nativos da lngua meta. Sobre esta questo, Arajo (2007) argumenta que a Internet deve ser vista como um elemento ampliador das possibilidades de uso da lngua. Concordamos com o autor, ainda, ao afirmar que cabe ao professor de idiomas o papel de explorar as possibilidades pedaggicas da Internet, em particular dos gneros digitais, fazendo com que estes se tornem ferramentas eficazes para ensinar os alunos a se comunicarem em lngua estrangeira.

Trabalho apresentado ao Grupo de Discusso Propostas Pedaggicas Mediadas por Mdias Digitais, no III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. 2 Mestranda em Lingustica Aplicada, <tatianacarvalho10@yahoo.com.br>, bolsista FUNCAP e membro do grupo de pesquisa HiperGed da UFC.
1

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

Em trabalhos que realizamos anteriormente3, cujos sujeitos de pesquisa foram professores de escolas regulares do ensino mdio e de centros de ensino de lnguas estrangeiras da cidade de Fortaleza, constatamos que a maioria dos docentes reconhecem as possibilidades pedaggicas do computador para o ensino de lnguas. O que no quer dizer que, na prtica, as potencialidades desse recurso sejam exploradas nas escolas. Uma das justificativas detectadas para a no utilizao do computador no ensino foi a de que a maioria das escolas ainda no dispunha de salas de aula equipadas com a mquina e a de que faltava capacitao para os professores na utilizao dessa ferramenta no ensino. Isso significa que, caso o docente queira propor atividades em lnguas estrangeiras envolvendo os gneros digitais, precisar pedir que elas sejam executadas em outros ambientes: em casa, em cybercafs, em laboratrios de informtica etc. Nesse contexto de carncia de recursos informticos, em algumas escolas, acreditamos ser possvel fazer uso dessas novas tecnologias para o ensino em outros ambientes que no a prpria escola. Cremos tambm que a ausncia de computadores nas salas de aula no impossibilita a aplicao de propostas de atividades envolvendo os gneros do meio digital. Essas atividades podem ser desenvolvidas em outros locais, em ambientes extra-classe. Por isso, nos propomos em nossa pesquisa de mestrado a planejar e explorar uma situao de ensino-aprendizagem de espanhol complementada pela interao extra-classe professor-aluno via e-mail. Para a realizao deste trabalho coletamos os dados de uma turma do 3 semestre do Ncleo de Lnguas Estrangeiras NLE da Universidade Estadual do Cear - UECE. Apresentaremos nesse artigo parte dos dados j coletados da experincia de ensino mencionada, porm, antes vale destacar as caractersticas do gnero digital com qual trabalhamos.

O e-mail: especificidades do gnero que podem favorecer o ensino

Atualmente difcil encontrar um jovem estudante que no tenha seu prprio correio eletrnico, ou que no saiba lidar com esse gnero proveniente da Internet. Nesse e em outros aspectos, como sua usabilidade, a gratuidade no acesso, bem como a rapidez propiciada na troca de mensagens, consistem nossa escolha em trabalharmos com esse gnero. Vrios so os autores que, atentos s potencialidades pedaggicas do e-mail e a crescente e importante insero dele no cotidiano, realizaram e vem realizando pesquisas

(ARAJO-JNIOR; CARVALHO, 2007) e (CARVALHO, 2009).


2

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

sobre o assunto. Pozos (2002) exps, em seu trabalho intitulado El correo electrnico como herramienta de apoyo en el trabajo docente con alumnos/as de licenciatura en pedagoga, uma experincia no uso do e-mail com alunos do 4 semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidad Pedaggica Nacional, Unidade Ajusco, Mxico, Distrito Federal. Dos resultados da experincia, teve destaque o caso dos alunos que j sabiam manipular o email. Neste contexto, as atividades os obrigaram, de acordo com o autor, a corrigirem suas expresses escritas, as estruturas e a sintetizarem melhor as idias. A relao educativa tornou-se mais ldica e prazerosa. Por outro lado, para os alunos que no tinham conhecimento nem experincia no uso do e-mail, as atividades envolvendo o gnero significaram uma distrao no tempo destinado para a reviso dos contedos da disciplina. Provavelmente, para estes, a experincia tenha sido pouco prazerosa, embora, segundo o autor, tenha incrementado o acervo cultural dos mesmos. De maneira geral, nessa pesquisa, notou-se que na relao educativa este gnero pode tornar-se um excelente meio de comunicao entre professor e alunos, no entanto, faz-se necessrio o conhecimento da utilizao do mesmo o que pode favorecer a formao integral do aluno, sobretudo porque a sociedade est cada vez mais tecnolgica. Assim como Pozos, Nascimento e Trompieri Filho (2002) reconhecem a importncia de se trabalhar com o e-mail no ensino e afirmam que:
O correio eletrnico uma aplicao popular da Internet, constituindo-se um incentivo para os professores integrarem esse recurso tecnolgico em suas disciplinas, podendo ser utilizado como uma tcnica para aprimoramento do ensino-aprendizagem.

Estes autores realizaram uma pesquisa que teve como objetivo fundamental avaliar a opinio dos alunos de algumas disciplinas de cursos de graduao e de mestrado da Universidade Federal do Cear - UFC sobre o uso do correio eletrnico e o sucesso instrucional proporcionado pela sua utilizao. Tal prtica de uso do e-mail ou do correio eletrnico, como preferem os autores, tem sido propagada na universidade, segundo eles, com o propsito de melhorar o intercmbio das informaes entre os alunos e entre estes e os professores. Observou-se, no trabalho em questo, que apesar da ocorrncia do grau de concordncia com a utilizao do e-mail como recurso didtico ter sido baixo, 27,6% dos entrevistados, 72,5% apresentaram alto nvel de concordncia acerca do efeito desse tipo de tcnica sobre o sucesso na aprendizagem e na melhoria da troca de experincias entre os alunos e entre estes e os professores.

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

Em diversas situaes, a comunicao atravs de e-mails passou a ser a forma de interao mais utilizada. Em trabalho publicado por Zanotto (2005) o autor apresenta resultados de uma pesquisa sobre o gnero e-mail em cotejamento com a carta comercial e constatou que o aquele est entre as correspondncias mais expedidas por dia no meio empresarial, correspondendo a 80,95% em oposio carta, com 19,05%. Poderamos citar mais exemplos no qual o uso do e-mail cresce e vem substituindo antigas formas de comunicao, porm esse no o objetivo de nosso trabalho. O que queremos destacar a importncia e as especificidades desse gnero relevantes para a realizao de nossa pesquisa. Concordamos, por fim, com Paiva (2005, p. 76) ao afirmar que o e-mail uma ferramenta que facilita a colaborao, discusso de tpicos de trabalho e aprendizagem em grupos grandes, viabilizando a criao de comunidades discursivas, superando limitaes de tempo e de espao. Nesse sentido, esse gnero digital pode ser um instrumento de grande valia para o ensino, pois, do ponto de vista educativo, tem forte aplicabilidade para o ensino devido interao entre pessoas ou grupo de pessoas. Aplicao essa que, em geral, possibilita ampliar o horizonte informativo e comunicativo de professores e alunos. Para finalizar esta seo mostraremos que, segundo Garcias (1996), as principais aplicaes educativas mediante o e-mail talvez sejam a possibilidade de comunicao e interao entre os indivduos que no se encontram fisicamente no mesmo lugar, porm essa no uma particularidade desse gnero. Ainda segundo a autora, h outras vantagens tais como:

O e-mail assncrono. Quando nos comunicamos por e-mail no necessitamos marcar com antecedncia para que a pessoa esteja no lugar de recepo, como seria o caso do telefone.

O tempo transcorrido entre a emisso e a recepo da mensagem praticamente instantneo. Os participantes ou interlocutores se encontram em um ciberespao educativo com poucos limites para a participao por status ou problemas pessoais.

O e-mail no requer um espao e tempo concreto para realizar a comunicao, o que acontece em outras atividades comunicativas freqentemente.

A comunicao pode ser entre indivduos ou entre grupos.

Quadro 1: Vantagens no uso do e-mail segundo Garcias (1996)

Diante das diversas possibilidades comunicativas favorecidas pelo e-mail, decidimos trabalhar com esse gnero fazendo jus e explorando suas potencialidades pedaggicas.

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

Breve apresentao dos resultados

Para alcanarmos os dados deste trabalho, um recorte de nossa dissertao de mestrado, ainda em desenvolvimento, aplicamos um questionrio aos alunos presentes no primeiro dia de aula e uma apreciao escrita no ltimo encontro de uma turma de espanhol do terceiro semestre do NLE da UECE. Passaremos agora s respostas dadas pelos alunos s cinco questes do questionrio. As identidades deles sero preservadas com a utilizao de letras que utilizaremos em lugar de seus nomes. A primeira questo, que trata dos objetivos pelos quais eles acessam a Internet, apresentou respostas bastante otimistas com relao s prticas desses discentes na Web. Vejamo-las na tabela abaixo:

Aluno (a) A B

Questo 1 Pesquisas, comunicao, multimdia. Conversas com amigos que vivem em outros pases, pesquisas e trabalhos, e mandar recados para amigos e parentes. Diverso, realizar pesquisas, manter contato com amigos e fazer compras. Pesquisas profissionais / Bate-papos / Interesses pessoais. Acesso a livros, revistas, filmes, seriados e para manter contato com amigos. Adicione tambm acesso a cursos distncia de informtica e idiomas. Para ler artigos cientficos e fazer downloads de aulas ou para ter informaes da faculdade. Pesquisas, estudo, divertimento... Objetivos educacionais e para divertimento, lazer. Trabalho, estudo-educacional, pesquisas-informaes, atualidades. Ler jornais, ver e-mails, comunicar-me com amigos e diverso. Fazer pesquisas, ler e-mails, falar com amigos. Procurar informaes para estudo, como artigos e revistas.

C D E

F G H I J K L

Tabela 01: Atividades dos alunos desenvolvidas na Web

As respostas acima, apresentadas nas palavras dos prprios alunos, por isso utilizamos as aspas, ressaltam que o computador est presente em diversas atividades, conforme

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

reproduziremos a seguir. Tais atividades mostram a Internet como recurso de uso diverso e em diferentes contextos, seja para o cio, seja para atividades mais profissionais ou de estudos. Com relao questo nmero dois, que trata da utilizao do e-mail. Todos afirmaram utilizar tal gnero. O que refora o que foi explanado anteriormente sobre a popularizao das trocas de correspondncias via e-mail, um dos gneros mais utilizados na Web. Os alunos apresentam experincias diversas na utilizao do correio eletrnico. Cinco afirmaram utiliz-lo para fins profissionais, dez para fins educacionais e nove para assuntos pessoais. Isso no quer dizer que quem o utiliza para um fim no o utiliza para um outro. H, inclusive, aqueles que utilizam o gnero em todos os casos como os alunos C, I e J. Apresentemos melhor esses dados na tabela que segue:
Questo 4 EDUCACIONAL X X X

PROFISSIONAL Aluno (a) A B X C X D X E F G H X I X J K L Tabela 02: Usos do e-mail por parte dos alunos

PESSOAL X X X X

X X X X X X X

X X X X X

Importante destacar ainda que embora dez alunos tenham afirmado usar o e-mail para fins educacionais todos, at os que no tem esse hbito, reconheceram a importncia do gnero para o ensino. Essa informao ficou comprovada na questo 5 do questionrio. Propomos-nos a relatar, agora, com palavras escritas pelos prprios alunos, como eles reagiram e se sentiram nessa nova experincia vivida no curso de espanhol. Para tanto, fizemos uso de uma apreciao escrita, aplicada no ltimo dia de aula. Nela os alunos se manifestaram livremente, em vinte minutos, sobre suas impresses acerca das experincias vivenciadas no decorrer do 3 semestre do curso, ocorrido, precisamente, de maro ao incio de julho deste ano. Ponto importante a ser destacado que em nenhum momento foi dito aos alunos que eles deveriam citar as trocas de e-mail.. A apreciao integrada foi livre, permitindo aos discentes relatarem o que de fato eles perceberam como relevante no decorrer do semestre, no

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

que se refere aos conhecimentos adquiridos; aos sentimentos refletidos nas atitudes melhoradas ou no e s atividades que julgaram relevantes de terem sido feitas. Na apreciao livre, mais da metade, 60% dos alunos mencionaram de maneira direta a experincia das trocas de e-mails como algo relevante ocorrido no decorrer do semestre. 30% deles em nenhum momento fizeram referncias aos correios eletrnicas trocados e 10% fizeram referncia de maneira indireta experincia. Apresentaremos a seguir as respostas dadas por eles. Por questo de economia de espao, para fins desta publicao, no apresentaremos integralmente o que foi escrito pelos alunos, apenas os fragmentos relevantes para este artigo. Usaremos o gnero masculino para nos referirmos os todos, embora na turma prevalecessem o nmero de mulheres. O aluno A introduz sua apreciao integrada com a seguinte observao: Posso dizer fielmente que, apesar da minha falta de tempo, nesse semestre o meu contato com o espanhol aumentou bastante. As trocas de e-mails foram de grande importncia para isso, (...). Em tal fragmento, observamos a relevncia dada pelo aluno insero desse gnero digital como ferramenta de auxlio s aulas para aumentar o contato com a lngua. Isso foi algo comentado e percebido tambm por outros discentes. Muitos deles afirmaram, no incio do semestre, ter contato com a lngua espanhola somente quando lhes eram pedidos alguma atividade pelo professor do curso. No semestre em anlise, tal postura mudou. Muitos deles, inclusive, comeavam a conversao atravs dos e-mails, diferentemente do que acontece comumente na aula tradicional na qual, quase sempre, o professor dita o que deve ser falado pelo aluno nas interaes. Com as trocas recorrentes e espontneas dos correios eletrnicos a prtica de contato desses alunos com a lngua espanhola, de modo geral, aumentou. O aluno B faz, em sua apreciao, referncia direta s trocas de e-mails em relao a interferncias na escrita Outro ponto importante deste semestre foi a interao via Internet que me ajudou a aprender com meus erros, mostrando os erros mais comuns na minha escrita. Podemos perceber, por essa citao, que ele v uma possibilidade de melhora em sua escrita, a partir do momento em que ele diz aprender com os prprios erros. Notamos que atravs da escrita digital, embora essa no seja uma caracterstica recorrente do gnero em questo, os alunos se preocupavam com a escrita e faziam muitas perguntas, via e-mail, sobre a escrita correta de algumas palavras, os significados de determinados vocbulos etc. Utilizavam o gnero como meio auxiliar para o aprendizado da lngua. s vezes, ao escreverem seus textos em espanhol, os discentes enviavam correios eletrnicos com o nico

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

propsito de tirar dvida sobre o contexto de utilizao de determinadas palavras que eram totalmente diferente das de nossa lngua materna, por isso causavam dvidas. Percebemos que, na introduo de sua apreciao integrada, o aluno D reconhece e atribui um valor altamente positivo no que concerne utilizao do e-mail para fortalecer a interao professor-aluno e para o futuro da educao, mesmo assumindo no ter sido um sujeito ativo na experincia em questo.
Como esperado, todo semestre aprendemos coisas novas. No meu caso especfico, neste terceiro semestre de espanhol no Ncleo de Lnguas Estrangeiras estas coisas novas vieram juntamente com uma metodologia totalmente inesquecvel, que foi a utilizao da ferramenta correio eletrnico (e-mail) na comunicao entre aluno e professor. Por mais que tenha eu pessoalmente sub-utilizado este novo recurso, posso conferir a ele um valor potencial para estreitar a distncia entre alunos e professor. Tenho por certo que isso se mostrar mais do que inevitvel para o futuro da educao. (...).

Tal postura reflete, a nosso ver, que o reconhecimento da relevncia dessa experincia por parte de alunos, que por algum motivo no puderam participar efetivamente dessas trocas de correspondncias, um primeiro passo para uma futura mudana de postura no que concerne aceitao e adaptao introduo das novas tecnologias como auxlio no ensino, seja atravs das trocas de e-mails ou de qualquer outro recurso proposto pelos professores e at mesmo pelos alunos. Ao seguir as instrues da apreciao escrita, o aluno H assim se expressou:

Mudou o meu interesse em ler mais na lngua, buscar sites de jornais e revistas, por exemplo. Uma coisa que antes no fazia, como trocar e-mails sempre usando o espanhol, me deu mais vontade e motivao para tal, mesmo que em alguns momentos no tivesse tempo de escrevelos com tranqilidade.

Tal aluno afirma ter sentido motivao em escrever e-mails em espanhol, mesmo no tendo tido tempo de escrev-los tranquilamente. Essa uma caracterstica comum da escrita e troca de mensagens eletrnicas via correio eletrnico. A correria do dia-a-dia, muitas vezes, no permite uma escrita mais policiada nesse gnero, revisar o que se escreve. Um outro fator importante a ser observado na fala desse aluno o interesse de acesso a outros meios oferecidos na Internet, como visita a sites de natureza informativa na lngua espanhola. Sabemos que a leitura muito contribui para o desenvolvimento da escrita. Nesse aspecto, mesmo sem ser essa uma vertente de nossa pesquisa, sabemos dos ganhos comuns a essa prtica de leitura adquirida pelo aluno durante o semestre. Parafraseando ele prprio,

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

podemos dizer que graas s trocas de e-mails, incitadas durante as aulas, ocorreu essa motivao de leitura. J o aluno I, alm de destacar a relevncia das trocas de e-mails para aulas que ocorrem apenas uma vez por semana favorecendo o aumento da frequncia de aproximao com a lngua, ressalta a mudana de posio que o gnero permite (a quebra do distanciamento professor-aluno). Favorece, ento, a ruptura da hierarquia na qual o professor o centro detentor do conhecimento e os alunos so aqueles que esto ali apenas para receber o que passado por ele. Postura esta bastante criticada e combatida por Freire (1996) quando se refere a esse tipo de aprendizado como o conhecimento bancrio. Vejamos o que escreveu o aluno I:
O semestre, de modo geral, foi bastante produtivo. Ainda que as aulas ocorressem uma vez por semana, o contato por e-mail fez com que houvesse uma maior proximidade com a lngua. No que se refere comunicao via e-mail, acredito que isto, alm de quebrar um pouco com esta tradio aulista (no sentido de no valorizar apenas a educao dentro da sala de aula), estabelece uma relao dialgica menos formal entre alunos e professor.

Por ltimo, faremos a citao da apreciao escrita do aluno J, na ntegra, pois ele destaca e resume o que foi dito por todos os outros anteriores:
Neste semestre foi acrescentado o uso do e-mail como material didtico e porta de proximidade aluno-professor. mais simples tirar dvidas rapidamente, dar recados, informaes atravs do e-mail. Esse modo de aprender espanhol gera um interesse em relao busca de palavras, idias e inspirao na Internet, fazendo com que o espanhol seja utilizado durante a semana fora da sala de aula. Atualmente procuro idias em sites em espanhol, sinopses de filmes, at procuro saber sobre cursos no exterior por sites de faculdades na lngua. Hoje procuro escrever melhor a lngua espanhola, usando dicionrios on-line que contm mais informaes que dicionrio livro, e isso aumenta o aprendizado, pois voc observa uma palavra diferente e j busca imediatamente o seu significado mais rpido.

Concordamos e acrescentamos fala do aluno J que a proximidade entre professor e alunos, favorecida pelas interaes via correio eletrnico, gera o no acmulo de dvidas que podem ser esclarecidas, prontamente, ao invs de serem esquecidas. Muitos alunos tambm se sentem envergonhados e, com a preservao da face, favorecida pelo e-mail, ficam mais vontade para se expressarem. Comprovamos isso em nossa experincia com alunos que pouco participavam em sala de aula e que constantemente tiravam dvidas via e-mails.

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

Dos alunos que no citaram as trocas de correios eletrnicos, dois fizeram menes em suas apreciaes mudana do livro didtico que ocorreu na passagem do segundo para o terceiro semestre, ambos no gostaram da troca e acharam isso negativo no curso. O terceiro aluno relatou aspectos pessoais sobre o desafio de se estudar espanhol, alm de trabalhar e tomar conta de casa. No faremos citaes da apreciao escrita destes por no estarem ligadas aos objetivos deste artigo. Observao a ser feita sobre esses trs alunos que dois deles esto entre os que mais participaram e usufruram das trocas de e-mails. Isso significa dizer que o fato de eles no terem feito meno experincia das trocas escritas em espanhol no necessariamente significa que as consideraram irrelevantes para seus desempenhos no curso. Apresentaremos a seguir uma tabela resumo dos dados coletados a partir da aplicao da apreciao integrada.

CONTRIBUIES DO E-MAIL APONTADAS PELOS ALUNOS A L U N O (A) N E N H U M A

DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

INTERAO PROFESSOR-ALUNO

OUTRAS Motivao para...

DIRETO A

INDIRETO X

DIRETO

INDIRETO

DIRETO X ...aumentar o contato com o espanhol.

INDIRETO

X ...expressar-se melhor e ler livros em espanhol. X

C D

X ...reconhec-lo como o futuro da educao. X X ...vivenciar um novo modo de lidar com a lngua, no s enterrado na gramtica. X

E F

G H

X ...ler mais na lngua, buscar

10

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

sites de jornais e revistas... I J X X X X X ...perceber o quanto mais simples tirar dvidas rapidamente, dar recados, informaes (...) realizar buscas na Internet etc.

Tabela 3: Resumo das contribuies dos e-mails apontadas pelos alunos

Consideraes finais Na realizao deste trabalho, atravs das respostas dadas ao questionrio, percebemos que os alunos, sujeitos da pesquisa, pertencem a uma parcela privilegiada da populao que j est inserida no contexto das novas tecnologia de comunicao. Isso significa que escola cabe, portanto, explorar as habilidades desses discentes, utilizando as ferramentas tecnolgicas computador, Internet, e-mail, etc. como apoio didtico. Em nossa experincia no NLE da UECE pudemos comprovar o quanto pode ser frtil o ensino auxiliado pelas novas tecnologias. Comprovamos isso, nesse trabalho, atravs das palavras escritas pelos prprios alunos sujeitos da pesquisa. De maneira geral, a maioria reconheceu a relevncia das trocas de e-mails para o desenvolvimento de seus textos escritos em espanhol e aproximao entre eles e a professora. Alm de outros ganhos apresentados a cima nas palavras dos prprios alunos. Para trabalhos futuros j estamos aprofundando nossos estudos com o intuito de relatar com detalhes a experincia das trocas de e-mails entre esses alunos e a professora destacando que ganhos esses discentes obtiveram na escrita em espanhol, a partir da anlise dos correios eletrnicos trocados. O fortalecimento da interao professor-aluno tambm ser medido de forma mais aprofundada.

Referncias bibliogrficas
ARAJO, J. C. Internet & ensino: novos gneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. ARAJO-JNIOR, J. da S.; CARVALHO, T. O professor e as prticas de linguagens na Internet. Anais - II Encontro Nacional sobre Hipertexto, out. 2007, UFC Fortaleza, CE. Org. ARAJO, J.C.;

11

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

RODRIGUES, M.C. Disponvel em: (http://www.abehte.org/anais/hipertexto2007.html). Acesso em: junho/ 2008. CARVALHO, T. O professor de espanhol diante dos letramentos da Web e a utilizao dos gneros digitais. Letramentos na Web: Gneros, interao e ensino. ARAJO, J. C.; MESSIAS, D. Fortaleza: Edies UFC, 2009. GARCIAS, A. P. 1996. Una experiencia de aprendizaje colaborativo a travs del correo electrnico. Edutec N 3, 09/96. Disponvel em: (http://www.uib.es/depart/gte/revelec3.html?ref=BenimShopum.com). Acesso em: agosto / 2008. NASCIMENTO, R. B. do e TROMPIERI FILLHO, N. Correio eletrnico como recurso didtico no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Cear. 2002. Disponvel em: 19652002000200010&script=sci_arttext&tlng=en). (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100 Acesso em: Agosto/2008. PAIVA, V. L. M. de O. e. E-mail: um novo gnero textual. In: MARCUSHI, L.A.; XAVIER, A. C. dos S. Hipertexto e gneros digitais: novas formas de construo ao sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, pp.68-90. POZOS, J. P. M. 2002. El correo electrnico como herramienta de apoyo en el trabajo docente con alumnos/as de licenciatura en pedagoga. Disponvel em: (http://www.ateiamerica.com/doc/pablo.pdf). Acesso em: agosto/2008. ZANOTTO, N. E-mail e carta comercial: estudo contrastivo de gnero textual. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

12

You might also like