You are on page 1of 19

GEOMETRIA NO-EUCLIDIANA/ GEOMETRIA ESFRICA.

Mara Lucia Thomaz1 Valdeni Soliani Franco2

RESUMO O presente artigo o resultado final de um estudo sobre uma das Geometrias noeuclidiana, a Geometria Esfrica, realizado durante o Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paran PDE 2007/2008. Neste trabalho consta a descrio de uma proposta de implementao de estudos realizada com os alunos de uma terceira srie do ensino mdio e professores do Colgio Estadual Douradina e tambm com alguns professores de Matemtica do Ncleo Regional de Ensino de Umuarama Paran. O objetivo principal deste trabalho foi estudar sobre as Geometrias No- euclidianas, principalmente a Geometria Esfrica, com a inteno de divulgar junto aos professores da rede pblica estadual esse contedo pouco explorado. Palavras-chave: Geometria no-euclidiana, Geometria esfrica, Geografia.

ABSTRACT The present article is the final result of a study abont one of the No-euclidiana Geometries, the Spherical Geometry, carried out a project during the Educacional Development Program of Parana State PDE 2007;2008. In this work there is the description of a proposal abont implementation of studies realized with the students of a third grade of secondary education and teachers of Douradina school an with Mathematics teachers of regional Education of Umuarama in the same state. The main purpose of this word was study about the No-euclidiane Geometrie, mainly the Spherical, with the intention to spread, among the teachers of state public chain this contents few explored. Word-key: No-euclidiana Geometry, Spherical Geometry, Geografhy.

Professora de Matemtica da rede estadual de ensino. Integrante do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paran. marathomaz@hotmail.com;
2

Professor orientador do Departamento de Matemtica da Universidade Estadual de Maring

Introduo O Programa de Desenvolvimento Educacional PDE 2007/2008 do Estado do Paran proporcionou aos professores participantes, momentos coletivos e individuais de estudo com objetivo de aprimorar o conhecimento, tendo em vista a melhoria do ensino da Matemtica e outras disciplinas. Portanto este trabalho um dos resultados desse programa, que teve por objetivo divulgar e incentivar os professores da rede a explorao da geometria esfrica, buscar metodologias para o seu ensino visando a explorao de seus conceitos, e integrar disciplinas como Matemtica e Geografia. O trabalho foi realizado com alunos e professores atravs de uma seqncia de atividades visando contribuir para o ensino aprendizagem de conceitos bsicos de geometria esfrica. A idia inicial para realizao deste trabalho, est no fato que ao final de 2006, a Secretaria do Estado da Educao (SEED) divulgou as Diretrizes Curriculares da Rede Pblica de Educao Bsica do Estado do Paran, nas quais constam os contedos estruturantes para o Ensino Fundamental e Mdio. Dentro do contedo estruturante Geometria aparece o tpico Noes de Geometrias Noeuclidianas para o Ensino Fundamental e Noes Bsicas de Geometrias Noeuclidianas para o Ensino Mdio. Os cursos de Formao de Professores de Matemtica, em geral, no tm contemplado em suas estruturas curriculares estudos das geometrias noeuclidianas. Mesmo em alguns dos contedos clssicos de geometria euclidiana estudados na graduao, ocorre certa dificuldade dos professores transp-los para o contedo escolar. Ainda de acordo com as Diretrizes Curriculares da Rede Pblica de Educao Bsica do Estado do Paran almeja-se um ensino de Matemtica que possibilite aos estudantes anlises, discusses, conjecturas, apropriao de conceitos e formulaes de idias e para que isso acontea o aluno precisa estar motivado e interessado nas aulas de matemtica.

Acredita-se que as Geometrias No-euclidianas venham auxiliar nessa motivao e interesse, j que apresenta algo que est no cotidiano do aluno, mais do que a Geometria Euclidiana. De fato, de acordo com PIAGET (2001), a primeira geometria que a criana realiza a Topologia, apenas por volta dos 07 anos que a criana pode perceber a Geometria Euclidiana e a Geometria Projetiva. Lembrando que a Geometria Projetiva a geometria da viso, e assim, muito mais intuitiva que a prpria Geometria Euclidiana. Foi realizado um estudo sobre os tipos de geometrias no-euclidianas, e optamos por um trabalho sobre Geometria Esfrica, que foi disponibilizado para os professores da rede pblica do estado do Paran atravs do site http://www.eescola.pr.gov.br/ atravs de um curso denominado Grupo de Trabalho em Rede GTR, com objetivo de socializar e debater sobre o tema estudado. Foi realizado tambm a aplicao do trabalho junto aos professores e alunos do Colgio Estadual Douradina e alguns professores de Matemtica do Ncleo Regional de Educao de Umuarama. Fundamentao Terica - Geometria Esfrica A obra Elementos de Euclides provavelmente uma das mais importantes j escrita em toda a histria. Os treze volumes dos Elementos no apenas incluram toda a matemtica da sua poca, mas forneceram um modelo para o desenvolvimento rigoroso das idias matemticas que utilizado at os dias de hoje: inicialmente so dados algumas noes primitivas (primeiros conceitos) e alguns resultados admitidos como verdadeiros (axiomas e postulados), por meios desses so deduzidos utilizando a lgica clssica, outros resultados e conceitos, numa seqncia crescente. Os treze volumes dos Elementos contm 465 proposies, sendo 93 problemas e 372 teoremas. Do volume I ao VI tem-se Geometria Plana; do VII ao X Teoria dos Nmeros e do XI ao XIII Geometria Espacial. No volume I dos Elementos so apresentados os cinco famosos postulados: 1o Uma linha reta pode ser traada de um ponto a outro, escolhidos vontade.
3

2o Uma linha reta pode ser prolongada indefinidamente. 3o Um circulo pode ser traado com centro e raio arbitrrios. 4o Todos os ngulos retos so iguais. 5o Se uma reta secante a duas outras formam ngulos, de um mesmo lado dessa secante, cuja soma menor que dois ngulos retos, ento essas retas se prolongadas suficientemente encontrar-se-o em um ponto desse mesmo lado (COUTINHO, 2001). Devido complexidade relativa de formulao e o insuficiente apelo intuitivo do 5 Postulado fez com que atravs dos sculos diversos matemticos tentassem deduzi-lo dos demais axiomas e postulados, portanto demonstr-lo como um teorema. O resultado desse esforo continuado, que durou cerca de dois mil anos, resistiu a todas as tentativas de demonstrao. A Geometria Euclidiana para superfcies planas, ento como podemos definir situaes geomtricas sobre uma superfcie curva, como por exemplo, a superfcie da Terra? Para isso a geometria Euclidiana no satisfatria, como fcil de perceber. Sabe-se que na geometria Euclidiana a soma das medidas dos ngulos internos de um tringulo d sempre 180. Quando traamos um tringulo sobre uma superfcie curva isso j no mais verdade. Foi preciso ento criar uma nova geometria que pudesse resolver esses problemas. Alguns podero estar fazendo a seguinte pergunta: a Terra uma (quase) esfera, a geometria de Euclides funciona na Terra, ento porque a geometria de Euclides no pode explicar uma geometria curva? Ocorre que, localmente, podemos considerar que estamos trabalhando em um plano. Entretanto, quando precisamos considerar grandes distncias sobre a superfcie da Terra a geometria euclidiana no funciona. Isso visto, por exemplo, em viagens de longa distncia, as espaciais, de avio, em navegao de longo curso, onde a curvatura da Terra no pode ser desprezada.
4

Para desenvolver uma geometria de espaos curvos foi necessria a colaborao de pesquisadores que marcaram a histria da matemtica. Entre esses nomes estavam Gauss, Bolyai, Lobachevski e Riemann. A geometria hiperblica foi desenvolvida, independentemente, por Nicolai Lobachevsky e, quase que simultaneamente, por Janos Bolyai. Nicolai dedicou mais de vinte anos sua descoberta; a primeira apresentao pblica de seu trabalho foi feita Sociedade de Fsica-Matemtica da cidade de Kazan, em 1826, sem nenhuma aceitao, pois suas afirmaes punham em dvida a inquestionvel Geometria de Euclides. Janos, em carta a seu pai Farkas Bolyai escrevia em 1823: Resolvi publicar um trabalho sobre a teoria das paralelas to logo tenha o material organizado... O objetivo ainda no foi alcanado, mas tenho feito descobertas maravilhosas que quase sou esmagado por elas... do nada criei o universo. Em contrapartida, Farkas, que passou a vida inteira tentando provar o postulado das paralelas, quando soube que seu filho tambm estava absorvido pelo problema, escreveu-lhe: Pelo amor de Deus, eu lhe peo, desista! Tema, tanto isto quanto as paixes sensuais, porque isso tambm pode tomar todo seu tempo, e priv-lo de sua sade, paz de esprito e felicidade na vida! Bolyai no mostrou nenhuma indeciso nas suas convices, porm no aprofundou as suas idias, como o fez o russo Lobachevsky, que foi o primeiro a expor publicamente as suas descobertas em vrios artigos, culminando com sua Pangeometria de 1855, que foi ditada, pois j se achava velho cego, provando, no entanto, a fora de sua mente e a confiana na sua criao. Por isso, esta geometria tambm conhecida por Geometria de Lobachevsky. Aps a Geometria Hiperblica, surgiu a possibilidade de novas geometrias; foi ento que o matemtico alemo Riemann criou a Geometria Elptica. Uma Geometria Elptica (conhecida tambm como Geometria Riemanniana) uma geometria tal que, dada uma reta L e um ponto P no pertencente a L, no existe reta paralela a L passando por P.
5

Modelos de geometria elptica incluem a Geometria Projetiva, a Geometria Estereogrfica e a Geometria Hiperesfrica. Na geometria hiperesfrica, os pontos do espao elptico n-dimensional so os versores pertencentes a IR n+1, ou seja, os pontos na superfcie da hiperesfera de raio unitrio de dimenso n + 1, e as retas neste modelo so hipercrculos mximos (que so intersees da hiperesfera com subespaos da hipersuperfcie). Vamos considerar aqui um caso particular deste tipo de geometria (de fcil visualizao), que a Geometria Esfrica. Tal geometria foi considerada pela primeira vez na aula inaugural pronunciada em 1851 por Riemann para sua admisso como professor-adjunto na Universidade de Gttingen. Um modelo ideal de visualizao a superfcie esfrica; nela, as retas seriam as geodsicas ou crculos mximos da superfcie. Observa-se, entretanto, que tais crculos mximos se interceptam em dois pontos; evita-se esse inconveniente considerando idnticos os dois pontos. Nesta geometria, abandona-se a noo de estar entre e a reta no mais infinita como na Geometria Euclidiana, mas sim, ilimitada. O uso do modelo esfrico ajuda a explicar o que significa uma reta ilimitada. Embora um crculo mximo na esfera, representando uma reta da Geometria Elptica, tenha um comprimento finito, ele no pode ser enclausurado por uma curva da superfcie. Nesta geometria A soma dos ngulos internos de um tringulo maior do que dois retos; O plano uma superfcie esfrica, e a reta uma geodsica, ou circunferncia do crculo mximo; Duas retas distintas perpendiculares a uma terceira, se interceptam; Uma reta no dividida em duas por um ponto; A rea de um tringulo proporcional ao excesso da soma dos seus ngulos; Dois tringulos com ngulos correspondentes iguais so congruentes.
6

Como perspectiva interdisciplinar o estudo da esfera e seus elementos permitem uma associao com o globo terrestre. Pode-se fazer um estudo da superfcie terrestre estabelecendo relaes entre a disciplina de Matemtica e a de Geografia. A relao com a Geografia se estabelece, na medida em que o saber geogrfico contribui para a compreenso do mundo e institui uma rede entre os elementos que constituem a natureza, o social, o econmico, o cultural e o poltico (PATAKI, 2003). Para determinar a localizao de um ponto no plano em Matemtica podese utilizar um sistema de coordenadas cartesianas, em Geografia para se determinar a posio de um ponto em qualquer lugar da superfcie terrestre necessrio saber as Coordenadas Geogrficas que so dois valores angulares, a saber, a latitude e a longitude. Para definir estas coordenadas foi necessrio criar na superfcie terrestre vrias linhas imaginrias. Essas linhas so chamadas de meridianos (que so crculos mximos) e paralelos, e como exemplo de um, na verdade o nico, paralelo que uma circunferncia mxima traada sobre a Terra, temos o Equador, que divide a Terra em dois hemisfrios o Norte e o Sul. Os paralelos indicam a Latitude de um lugar e como a Terra representada por uma esfera, a circunferncia mxima representada pelo Equador dividida em graus, portanto a Latitude, a distncia, medida em graus, de qualquer lugar da superfcie da Terra ao Equador. Utilizando somente a Latitude, no suficiente para localizar a posio exata de um ponto sobre a superfcie da Terra, por isso so utilizados outros crculos imaginrios conhecidos como Meridianos, estes cortam perpendicularmente os paralelos e vo de um plo a outro. Os Meridianos determinam a longitude de um lugar, portanto a distncia, medida em graus de qualquer lugar da superfcie terrestre ao meridiano de Greenwich, ponto de partida para a numerao dos demais meridianos. Conceitos geogrficos como paralelos, meridianos, latitudes, longitudes e fusos horrios esto baseados em importantes idias geomtricas (crculos mximos, ngulos, perpendicularismo, distncia entre dois pontos, etc) que, quando

trabalhadas no contexto da superfcie da Terra levam o aluno a uma ter melhor compreenso e aprendizagem do assunto. O estudo dos movimentos da Terra nos permite entender, alm das quatro estaes do ano, porque o Trpico de Capricrnio ou o Crculo Polar rtico so paralelos importantes, e que as relaes entre longitude e fusos horrios, latitude e o ngulo de elevao do Sol nos levam a problemas geomtrico-matemticos interessantes. O estudo da posio relativa de duas ou mais esferas e as relaes entre as coordenadas geogrficas e as coordenadas cartesianas constituem a

fundamentao matemtica necessria para o entendimento de alguns modernos sistemas de navegao por satlites, em especial do GPS (Sistema Global de Posicionamento), sofisticado sistema de navegao ou posicionamento global, que informa com exatido a latitude, a longitude e a altitude de um lugar.

Descrio do trabalho com os alunos e concluses Para iniciar o trabalho os alunos foram separados em grupos de cinco, pois quando os conceitos so abordados em grupo, com uso de materiais manipulveis, e principalmente com discusses e debates, a aprendizagem torna-se mais significativa e o professor conduz atravs da fala expressando os seus conhecimentos, o que permite um maior entrosamento entre os grupos facilitando a troca de informaes e conduo do aprendizado. A metodologia utilizada neste trabalho foi a de resoluo de problema por meio de uma seqncia de atividades abordando conceitos de geometria esfrica, utilizando-se de situaes-problema contidas em fichas. A primeira atividade proposta foi uma pesquisa na internet, utilizando o laboratrio de informtica do Paran Digital, sobre Euclides de Alexandria, os Elementos e os cinco postulados de Euclides. O objetivo dessa atividade foi fazer com que os alunos entendessem que a Geometria foi construda ao longo do tempo.

Os alunos apresentaram dificuldades na pesquisa, pois a quantidade de informaes muita, portando necessitou-se de um direcionamento na pesquisa para obter os dados necessrios para iniciar o estudo. Com o resultado da pesquisa foi realizado um debate sobre os cinco postulados de Euclides. Nota-se que o conhecimento de Geometria muito pequeno, apesar de a turma trabalhada ser alunos do terceiro ano do ensino mdio. As atividades seguintes foram proposta com o objetivo de desenvolver conceitos bsicos de Geometria Esfrica, foram adaptadas do livro Convite s Geometrias No-Euclidianas de Lzaro Coutinho. A primeira ficha traz uma adaptao do famoso problema do urso e tem objetivo de comparar a Geometria Plana com a Esfrica.
Ficha 1 Um caador saiu de sua casa e caminhou 10 Km ao sul. Depois virou ao oeste e caminhou mais 10 Km. Ento virou e caminhou novamente por mais 10 Km ao norte. Ficou surpreso, pois descobriu que voltara novamente a sua casa. a) Desenhar numa folha de papel o caminho percorrido pelo caador. b) De acordo com a situao acima possvel que o caador volte ao ponto de partida? Anote suas concluses. c) Desenhar numa bola o caminho percorrido pelo caador. d) Analisando o caminho desenhado na bola, possvel para o caador voltar ao mesmo ponto de partida?

Fig.1 - Autores

Para essa atividade foi necessrio resgatar conceitos das coordenadas geogrficas: norte, sul, leste e oeste. Foi interessante observar a troca de idias entre os alunos e atravs da resoluo das atividades pode constatar que eles perceberam que numa superfcie plana no possvel o caador voltar ao ponto de partida e na superfcie esfrica sim, pois perceberam as diferenas nos caminhos traados na folha de papel, superfcie plana, e na bola de isopor, superfcie esfrica. A segunda ficha tem objetivo de introduzir o conceito de geodsica diferenciando a reta na superfcie plana e na esfrica.
Ficha 2 Agora imagine esse mesmo caador, ele resolveu sair de casa e caminhar em linha reta infinitamente. a) Desenhe o caminho percorrido pelo caador numa folha de papel. b) De acordo com o caminho percorrido desenhado na folha de papel, possvel para o caador voltar no ponto de partida? c) Desenhe o caminho percorrido pelo caador numa bola. d) De acordo com o caminho percorrido desenhado na bola, possvel para o caador voltar ao ponto de partida? e) Anote suas concluses.

Fig.2 - Autores

Com a realizao dessa atividade foi possvel perceber que a utilizao de material concreto (bolas de isopor, canetinhas etc.) pelos alunos, possibilitou uma melhor compreenso dos conceitos explorados, facilitou a percepo da diferena de uma reta na superfcie plana e uma geodsica na superfcie esfrica, sendo assim a professora formalizou o conceito de Geodsica.
10

A terceira ficha tem como objetivo mostrar para os alunos que a distncia entre dois pontos na superfcie plana um segmento de reta e na superfcie esfrica um arco.
Ficha 3 Agora o caador vai caminhar em linha reta da sua casa at a floresta. a) Desenhe numa folha de papel o caminho percorrido pelo caador. b) Desenhe numa bola o caminho percorrido pelo caador e represente esse desenho na folha de papel. c) Qual a diferena entre os dois desenhos? Anote suas concluses.

Fig.3 - Autores

De acordo com as atividades realizadas pelos alunos foi possvel constatar que alguns tiveram dificuldade para representar o desenho do caminho do caador na esfera, foi necessria a interveno do professor, aps foi formalizado os conceitos explorados. A quarta atividade teve o objetivo de explorar que na superfcie esfrica no existe retas paralelas.
Ficha 4 Agora o caador vai caminhar levando o seu fiel amigo cachorro. Eles vo caminhar paralelamente. a) Desenhe numa folha de papel o caminho percorrido pelo caador e pelo cachorro. b) Desenhe numa bola de isopor o caminho percorrido pelo caador e pelo cachorro. c) possvel traar retas paralelas para representar o caminho percorrido pelo caador e pelo cachorro na folha de papel e na bola de isopor? 11

d) Anote suas concluses.

Nas atividades realizadas pelos alunos percebeu-se que conseguiram visualizar que na esfera no possvel traar retas paralelas, com essa atividade o professor resgatou os cinco postulados de Euclides e toda a histria do desenvolvimento das geometrias no-euclidianas, especialmente da geometria esfrica. Por meio dessa atividade o professor explorou conceito de paralelos, meridianos, linha do equador, trpicos, etc, fazendo conexo da matemtica com a geografia. Para a execuo da quinta atividade houve necessidade de resgatar conceitos da geometria plana, como por exemplo, o Teorema de Pitgoras, soma dos ngulos internos de um tringulo, etc. O objetivo proposto nessa atividade apresentar o tringulo esfrico para os alunos para diferenciando-o do tringulo plano.
Ficha 5 a)Desenhe um tringulo qualquer numa folha de papel e com um transferidor mea seus ngulos e anote os resultados. b)Desenhe um tringulo qualquer numa bola de isopor e com um transferidor mea seus ngulos e anote os resultados. c)Que concluso voc chegou?

Na realizao dessa atividade foi observado que os alunos tm muita dificuldade em manipular instrumentos de medidas, mas o objetivo proposto pela atividade foi alcanado, eles ficaram admirados que h tringulos cujo a soma dos ngulos internos no resultam em 180 e que o Teorema de Pitgoras no se aplicam em tringulos esfricos. A atividade da ficha 6 tem como objetivo introduzir a classificao dos tringulos esfricos de acordo com a medida dos seus ngulos internos e seus lados.
12

Ficha 6 Desenhe um crculo mximo numa bola de isopor; desenhe outro crculo mximo perpendicular ao primeiro; desenhe um terceiro crculo mximo, perpendicular aos dois j construdos. a) Em quantos tringulos a bola ficou dividida? b) Quanto mede cada ngulo desses tringulos? c) Qual a soma dos ngulos internos desses tringulos? d) Como classificado esse tringulo esfrico de acordo com seus lados e seus ngulos?

Nessa atividade foi necessrio relembrar noes de perpendicularismo, foi proposto para os grupos de alunos que respondessem os trs primeiros itens e para o quarto item que fizessem uma pesquisa sobre a classificao dos tringulos esfricos para apresentar para a classe. Aps a realizao da pesquisa, os grupos apresentaram o resultado de seu estudo atravs desenhos feitos em bolas de isopor. Ainda com objetivo de explorar conceitos dos tringulos na superfcie esfrica os alunos responderam as atividades da ficha 7.
Ficha 7 Agora construa com fios elsticos um tringulo na superfcie da bola de isopor. a) O que acontecer com os ngulos se afastarmos progressivamente os vrtices? b) Quanto medir os ngulos quando se inscreverem sobre um equador da esfera? c) Quanto medir a soma desses ngulos?

No houve nenhuma dificuldade na realizao dessa atividade. Observa-se atravs da realizao das ltimas duas atividades que ficou bem claro para os alunos as diferenas entre a soma dos ngulos internos de um tringulo plano e a de um tringulo esfrico. A ficha 8 apresenta a atividade mais complexa da seqncia, pois houve necessidade de relembrar vrios conceitos trigonomtricos, o objetivo maior dessa

13

atividade fazer uma conexo entre a matemtica e a geografia. Antes da resoluo da ficha, foi proposto aos alunos que pesquisassem sobre Latitude e Longitude.
Ficha 8 O caador resolveu praticar a pesca e saiu em alto mar, aconteceu uma tempestade e ele se perdeu, por sorte um avio o avistou e passou as seguintes coordenadas para um navio que estava localizado Navio=47o 10N, Navio=051o 20W. Ateno! Embarcao pedindo socorro! Localizao: Caador= 69o 40N, Caador= 013o 40E. Qual a distncia que o navio dever percorrer para salvar o caador?

Para que essa atividade fosse resolvida pelos alunos houve a necessidade de estudar a frmula para os tringulos esfricos, tambm conhecida como frmula fundamental dos tringulos esfricos, onde dado um tringulo esfrico ABC de lados a, b e c, vale a relao: cos a = cos b. cos c + senb.senc. cos .

Fig.4 - Autores

Foi utilizado o globo terrestre para que os pudessem visualizar a situao o que possibilitou um melhor entendimento sobre a questo proposta. O trabalho em grupo foi fator indispensvel para o desenvolvimento das atividades em fichas, pois a comunicao entre os alunos e o professor possibilitou o desenvolvimento de conceitos geomtricos. Os alunos sentiram-se motivados a desenvolver as atividades propostas, principalmente quando perceberam que suas opinies eram importantes para o desenvolvimento do trabalho. Outra questo importante foi a utilizao de materiais manipulveis: rguas, globo terrestre, bola de

14

isopor, etc.; pois, atravs dessas manipulaes eles puderam iniciar a construo de conceitos de modo intuitivo para depois formalizar os conceitos. Descrio do trabalho realizado com os professores e concluses O trabalho com os professores foi realizado em duas etapas: a primeira junto aos professores da regio do Ncleo de Umuarama e a outra com os professores do Colgio Estadual Douradina, municpio de Douradina, com objetivo de socializar os conhecimentos adquiridos durante o Programa de Desenvolvimento Educacional. O contedo do mini-curso proposto aos professores do Ncleo de Umuarama e do Colgio Estadual Douradina foi uma breve introduo s Geometrias no-euclidianas. Foram realizados dois mini-cursos com durao de quatro horas cada um, com a participao de professores de Matemtica de vrias cidades da regio. No Colgio Estadual Douradina houve, tambm, a participao de professores de vrias reas, equipe pedaggica e direo. Os professores inscritos no mini-curso em Umuarama foram divididos em duas turmas, uma no perodo da manh e a outra para o perodo da tarde. Para iniciar o trabalho foi questionado aos professores quais eram seus conhecimentos sobre o assunto a ser estudado e suas expectativas quanto ao curso. Na turma do perodo da manh havia duas professoras que tinham alguma noo do que seria a Geometria No Euclidiana, uma era uma professora que estava ingressando no PDE-2008, portanto, estava ali para obter mais conhecimento sobre o assunto, pois tambm era o seu objeto de estudo, e a outra professora era a coordenadora da rea de Matemtica no Ncleo Regional de Umuarama, que estava acompanhando o trabalho. Os outros professores estavam ali, realmente, para conhecer o assunto, pois tinham curiosidade para saber o seria a ``tal Geometria No-Euclidiana. Na turma da tarde havia um professor que tinha conhecimento sobre o assunto. Para fazer a introduo do assunto foi utilizada uma adaptao do famoso problema do urso:

15

``Um caador saiu de sua casa e caminhou 10 Km ao sul. Depois virou ao oeste e caminhou mais 10 Km. Ento virou e caminhou novamente por mais 10 Km ao norte. Ficou surpreso, pois descobriu que voltara novamente a sua casa. a) Desenhar numa folha de papel o caminho percorrido pelo urso. b) De acordo com a situao acima possivel que o caador volte ao ponto de partida?

Utilizando essa questo foi aberto o debate sobre o assunto a ser apresentado, a Geometria no-euclidiana, mais especificamente, a Geometria Esfrica, interessante observar como a Geometria Euclidiana esta enraizada na concepo dos professores, isso foi demonstrado atravs dos desenhos apresentados sobre o trajeto do caador. Para aprofundar os conhecimentos de Geometria Esfrica, foi estabelecido confrontaes com aqueles advindos da Geometria euclidiana, por exemplo a reta que, na Geometria Esfrica uma circunferncia mxima, ou ainda que o segmento de reta um arco de circunferncia mxima. Atravs da troca de experincia com os professores participantes percebese que nunca haviam participado de algum estudo acerca da geometria esfrica, portanto foram conduzidos a refletir sobre as diferenas entre as geometrias. Aps o debate noes de outras geometrias foram introduzidas, nessa seqncia: topologia, fractais, geometria projetiva, geometria do taxi e a geometria hiperblica, todas apresentadas atravs de situaes problemas. Os professores que participaram do mini-curso elogiaram o modo simples que foram apresentadas as noes das geometrias, porm eles argumentaram que j conheciam algumas dessas geometrias, somente no tinham conhecimento porque eram consideradas no-euclidianas e que at j trabalhavam com algumas em sala de aula, principalmente a geometria dos fractais e a do taxi, reclamaram que existem poucos livros didticos que trazem atividades sobre as geometrias noeuclidianas.

16

As seqncias de atividades realizadas e a troca de experincia durante o mini-curso possibilitou que os professores refletissem a respeito do ensino de Geometria e o seu papel na Educao Matemtica, assim como a importncia de seu estudo para o desenvolvimento do pensamento geomtrico e que possvel introduzir novos conceitos, articulando teoria e prtica, ensino e aprendizagem, interdisciplinaridade e contextualizao.

Concluso No decorrer da realizao do trabalho com os alunos pode-se perceber que ao trabalharem com uma Geometria ``diferente, conseguiram fazer relaes entre as Geometrias Plana e Esfrica, no sentido de compar-las e compreender os seus conceitos. Houve muitas dificuldades durante a aplicao das atividades, pois vrias vezes foi preciso buscar conceitos de Geometria Euclidiana que os alunos no tinham conhecimento, mas este fato no atrapalhou o desenvolvimento do trabalho. As atividades em fichas e o trabalho em grupo proporcionavam para o aluno um ambiente descontrado que permitiam uma maior interao entre o professor e os colegas o que contribuiu para o processo de ensino aprendizagem. Outro fator que motivou o desenvolvimento das atividades foi a utilizao de materiais diferentes do tradicional, a utilizao de bolas de isopor e do globo terrestre contribuiu para contextualizar a Geometria Esfrica. Atravs do globo terrestre foram explorados conceitos geogrficos como: Plos, Paralelos Terrestres, Meridianos, Equador, Latitude e Longitude, fazendo assim conexes entre Matemtica e Geografia. Espera-se que a aplicao desse trabalho junto aos alunos tenha contribudo para inserir o contedo de geometria no-euclidiana, a geometria esfrica no ensino de Matemtica, j que este um contedo pouco explorado em sala de aula. Com os professores foi realizada uma breve introduo de Geometria Noeuclidiana, tambm com atividades envolvendo situaes problemas para

contextualizar essa geometria, com objetivo que fossem conduzidos a refletir e questionar acerca de alguns aspectos dessas geometrias e estimular a sua
17

aplicao em sala de aula. Com a troca de experincias com os professores participantes dessas atividades, acredita-se que o objetivo do mini-curso foi alcanado, pois possibilitou uma reflexo sobre a nossa prtica e permitiu que houvesse uma ampliao na viso de mundo ao compreender e descrever a representao geomtrica e geogrfica, exemplo, o problema do caador. Acreditase tambm que as atividades aplicadas com o professores tenham possibilitado a cada um estruturar idias, reelaborar conhecimentos anteriores e encaixar os novos. E espera-se que cada professor que participou dessas atividades, tambm partilhe e aplique esses novos conhecimentos. Acredita-se que esse trabalho realizado durante o Programa de

Desenvolvimento Educacional possa contribuir para a introduo e desenvolvimento das Geometrias No-Euclidianas nas aulas de Matemtica do Estado do Paran, especialmente da Geometria Esfrica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BOYER, Carl B. Histria da Matemtica.Edio:11.Editora:Editora Afiliada. CAMPOS E LOPES, Aldo Peres. Geometria Esfrica. Monografia apresentada II Semana de Iniciao Cientfica do IMPA. 2005. COUTINHO, Lzaro. Convite s Geometrias No-Euclidianas. Rio de Janeiro, 2 ed. Intercincia, 2001. GOUVEA, Flvio Roberto. Uma Abordagem de Ensino-aprendizagem da Geometria Esfrica atravs do Computador. Artigo. Centro Universitrio Paulistano Unipaulista- So Paulo. DANTE, Luiz Roberto. Didtica da Resoluo de Problemas. Editora tica. So Paulo, 1989. GALARZA, Ana Irene Ramirez. LOERA, Guillermo Sienra. Invitacin a las Geometras no Euclidianas. Coordinacin de Servios Editotiales, Facultad de Ciencias, UNAM. Mxico, 2003.
18

KALEFF, Ana Maria M. R. Sobre o Poder de Algumas Palavras e Imagens Quando se Busca Avanar Alm das Noes Euclidianas Mais Comuns. Boletim GEPEM n045-2004 p.26-42. KALEFF, Ana Maria M. R; NASCIMENTO, Rogrio Santos. Atividades

Introdutrias s Geometrias No-Euclidianas: o exemplo da Geometria do Taxi. Boletim GEPEM n044 no prelo 2004. KASNER, Edward; NEWMAN, James. Matemtica e Imaginao. 2a Edio. Editores Zahar. Rio de Janeiro. 1976. MARQUEZE, Joo Pedro. As Faces dos Slidos na Superfcie Esfrica: Uma proposta para o ensino-aprendizagem de Noes Bsicas de Geometria Esfrica. Mestrado em Educao Matemtica. PUC-SP. 2006. PATAKI, Irene. ALMOULOUD, Saddo Ag. Equador, Paralelos e Meridianos: Apenas linha Imaginrias? Dissertao. PUC-SP.2003. PETIT, Jean-Pierre. As aventuras de Anselmo Curioso Os mistrios da Geometria. 1 edio.Editora: Grfica Barbosa & Santos, Lda, 1982, Lisboa. PIAGET, J. A construo do Real na Criana. Third. [S.l.]: Editora tica, 2001. (Srie Fundamentos).

19

You might also like