You are on page 1of 13

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

A INSERO DA GINSTICA ARTSTICA NO AMBIENTE ESCOLAR Douglas de Almeida Cipriano1 Virgnia Mara Prspero da Cunha2

I. INTRODUO

Iniciada por Basedow e Guts Muths, a Ginstica se desenvolveu na Alemanha com a impulso dada por Friedrich Ludwig Jahn, o denominado pai da ginstica (Turvater), o grande precursor da Ginstica Olmpica, hoje Artstica3, pelo mundo inteiro (PUBLIO, 2002, p.22). Segundo Publio (2002, p. 32), a Ginstica surgiu graas Batalha de Jena, apresentada por confrontos entre a Frana e a Prssia no sculo XVIII, na disputa de territrios, perdendo os prussianos. Jahn, analisando esta situao, resolveu incitar a mocidade prussiana para se preparar fisicamente a fim de expulsar o exrcito invasor. Jahn, dos anos de 1811 a 1844, construiu trs locais ao ar livre onde era praticada a ginstica artstica na Alemanha, no Volkspark Hasenheide, chamados de Turnplats (local de Ginstica). O primeiro local foi de 1811 a 1812, o segundo de 1812 a 1820 e o ltimo de 1844 a 1934. Posteriormente, os aparelhos foram transferidos a locais fechados devido ao Bloqueio Ginstico, de 1820 a 1842, contribuindo para o crescimento da prtica da ginstica, posteriormente proibida pelo governo prussiano (PUBLIO, 2002, p.37-46). a partir de ento que surgem os aparelhos que compem a ginstica artstica da atualidade, criados nos locais de ginstica Turnplats. Na Ginstica Artstica so comuns, no programa de competio masculino e feminino, o solo e o salto sobre a mesa, existindo exclusivamente para os homens a barra fixa, as paralelas simtricas, as argolas e o cavalo com alas, e para as mulheres a trave de equilbrio e as paralelas assimtricas (feminino), sendo, no entanto, muito evidentes, as semelhanas entre este aparelho e a barra (MOREIRA, 2007).

1 2

Graduando em Educao Fsica Universidade de Taubat. Profa. Dra. Virgnia Mara Prspero da Cunha Dep. Educao Fsica - Universidade de Taubat. 3 Esse nome foi sugerido por profissionais pertencentes Confederao Brasileira de Ginstica (CBG), em 1985, com os argumentos de que assim seguiriam a nomenclatura utilizada pela maioria dos pases e pela prpria FIG (Federao Internacional de Ginstica).

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

2. A GINSTICA ARTSTICA NO ESPAO BRASILEIRO

A Ginstica Artstica (GA) teve seu incio no Brasil com a colonizao alem, no Rio Grande do Sul, no ano de 1824. Para os alemes, a ginstica era uma forma de lazer (PUBLIO, 1977 apud BUSTO, R. M. et al, 2002). Mas, somente em 1888 que ela comeou a ser difundida pelo pas, principalmente em So Paulo e no Rio de Janeiro (NUNOMURA, 2004). Em 1942 foi fundado o Departamento de Ginstica na FARG (Federao Atltica Rio Grandense), que 20 anos mais tarde, originou a Federao Rio-grandense de Ginstica (FRG), sendo o primeiro Estado a iniciar oficialmente a prtica da Ginstica Artstica no Brasil (PUBLIO, 2002, p.191). Em territrio paulista, a ginstica veio a ser oficializada em 1956, quando a Federao Paulista de Ginstica e Halterofilismo se desmembraram, tornando-se Federao Paulista de Ginstica, passando a ter vida autnoma. No Rio de janeiro, no dia 11 de maio de 1950, era fundada a Federao Metropolitana de Ginstica, mas s depois de 4 anos foi realizado o Primeiro Campeonato Estadual de Ginstica (PUBLIO, 2002, p.194). Segundo Publio (2002, p.201-210), o Brasil teve vrios precursores da modalidade, dentre os quais podemos citar Jakob Aloys Friederichs (em 1888, entra para o Clube de Ginstica de Porto Alegre), Georg Black (em 1903, se junta ao Clube de Ginstica de Porto Alegre), Alfred Schutt (em 1867, funda o primeiro Clube de Ginstica), Antnio Boaventura da Silva (em 1960, assume a presidncia da Federao Paulista de Ginstica), Enrique Wilson Libertrio (em 1909, atua no Clube Ginstico e Desportivo Rio de Janeiro) e Siegfried Gnter Fischer (em 1967, ingressa a Sociedade de Ginstica de Porto Alegre). A Ginstica brasileira s comeou a ser aprimorada tecnicamente com a vinda de delegaes estrangeiras da Alemanha e do Japo, em 1952 e 1954, respectivamente (NUNOMURA, 2004). Contudo, a oficializao da Ginstica Artstica no Brasil se deu em 1951, com a filiao das Federaes do Rio Grande do Sul, So Paulo e Rio de Janeiro Confederao Brasileira de Desportos sendo, nesse mesmo ano, iniciados os Campeonatos Brasileiros de Ginstica (PUBLIO, 2002, p.210).

3. A GINSTICA ARTSTICA ENQUANTO POSSIBILIDADE NA ESCOLA

De acordo com Venncio & Carreiro (2005, apud DARIDO & RANGEL, 2005, p. 228), a palavra ginstica pertence ao gnero feminino, porm ficou caracterizada a partir de elementos associados ao gnero masculino, tais como fora, agilidade, virilidade, energia, entre outros. Uma das manifestaes clssicas da cultura corporal que compem o roll de conhecimentos da Educao Fsica a Ginstica que, no nosso entender, pode provocar valiosas experincias corporais,

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

enriquecendo o universo de conhecimento do ser humano (RINALDI, 2005, p.77). Includa nos Parmetros Curriculares Nacionais (1997) como disciplina formadora, pois ajuda a desenvolver o equilbrio, a resistncia, a flexibilidade e a fora (BUSTO, R. M. et al, 2002). O termo Ginstica existe h milhares de anos como uma ginstica educativa, de formao, conhecida tambm como Educao Fsica ou ginstica mdica ou teraputica, praticadas nas antigas civilizaes (BEZERRA, 2006). Trabalhar com a ginstica artstica nas aulas de educao fsica escolar constitui um desafio, considerando-se a complexidade do trato metodolgico com esse conhecimento, assim como as resistncias culturais, histrico-sociais e pedaggicas que o permeiam (SERON, et al, 2007). Concordamos com HOSTAL (1982, p.5) quando diz que,

De todas as formas de Educao Fsica e Esportiva, a ginstica est entre as que menos entusiasmo suscita junto aos professores; talvez por ser considerada matria de especialistas?... pensam, talvez, que a ginstica requer material caro? realmente lamentvel.

Glomb e Lopes (2003, apud SERON, et al, 2007), salientam que a educao fsica escolar tem a responsabilidade de garantir s crianas o acesso s prticas da cultura motora por meio da ginstica, contribuindo para a construo de conhecimentos e sua reflexo consciente. Ayoub (1998, p.125, apud SERON et al, 2007) refora a idia afirmando [...] que o processo de limitao que vem ocorrendo na Educao Fsica Escolar brasileira, restringindo o seu contedo ao Esporte e deixando de lado a Ginstica (entre outros temas da cultura corporal), muito srio e preocupante. A Ginstica Artstica uma modalidade que possui amplo repertrio de exerccios que podem ser executados atravs da combinao entre si. Dela fazem parte os mais diferentes tipos de aes motoras, com uma tcnica caracterstica para cada movimento ou gesto. Seus elementos bsicos de movimentao so essencialmente variados e, se tratados numa viso educativa, tornam-se fundamentais para as aulas de educao fsica escolar (KOREN, 2004, p.57). Porm, a Ginstica aplicada na escola de forma pedaggica deve ser trabalhada com atividades de fcil execuo, estimulando a criana a participar prazerosamente num mundo de descobertas, como salienta Hostal (1982, p.10 apud KOREN, 2004, p.59), auxiliando-a no desenvolvimento das habilidades motoras bsicas, como prope (GALLAHUE, 2005, p.226):

A progresso para estgios mais amadurecidos de um padro de movimento fundamental depende de vrios fatores experimentais, incluindo, encorajamento e ensino em ambiente propcio ao aprendizado.

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

Gentile (1972, apud Schimidt & Wrisberg, 2001, p.2), diz que, em todos os casos, a aprendizagem inicial caracterizada por tentativas do indivduo de adquirir a idia de movimento, ou entender o padro bsico de coordenao (NEWELL, 1985 apud Schimidt & Wrisberg 2001, p.2). De acordo com Schiavon & Piccolo (2007), as diferentes pesquisas realizadas apontam que o desconhecimento sobre como aplicar a Ginstica Artstica, por parte dos professores, nas aulas de Educao Fsica, a principal razo apresentada, mostrando que esses profissionais tm dificuldades em visualizar essa modalidade esportiva alm da sua perspectiva competitiva.

4. OBJETIVO DO ESTUDO

O objetivo deste estudo analisar se os professores de Educao Fsica, de escolas pblicas de ensino fundamental, das cidades de Pindamonhangaba e de Taubat, no Estado de So Paulo, abordam ou no a GA como contedo nas aulas de Educao Fsica e quais os motivos que os levam a tal atitude. Contudo, tambm descobrir se os mesmos tm a conscincia dos benefcios que o ensino da Educao Fsica, utilizando-se da Ginstica Artstica, oferece aos educandos, tais como o desenvolvimento dos aspectos afetivos, cognitivos e motores, desenvolvendo a Cultura Corporal de Movimento.

5. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Foram pesquisados doze (12) professores de escolas pblicas de ensino fundamental, sendo seis (6) de cada cidade. Os sujeitos foram submetidos a um questionrio composto de 3 perguntas abertas e 11 perguntas fechadas, abordando os seguintes temas:

- Formao profissional; - Atualizao na rea de Educao Fsica; - Tempo de atuao profissional; - Tempo de atuao no Ensino Fundamental; - Vivncia com o contedo na graduao; - Utilizao da GA como contedo das aulas; - A opinio sobre a relevncia da GA na escola; - Os benefcios que a GA pode oferecer; - A capacidade de trabalhar este contedo.

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa (ANDR, 1995), onde a anlise foi feita atravs de anlise de contedos para as perguntas abertas e fechadas, resultando na construo de tabelas.

6. RESULTADOS

Dos sujeitos entrevistados (n total=12), 66,6% do gnero masculino e 33,4% do gnero feminino, 66,6% com idade acima de 40 anos, 16,7% de 36 a 40 anos e 8,4% com idade de 31 a 35 anos e de 21 a 25 anos. Em relao formao acadmica dos sujeitos, 100% dos entrevistados concluram a graduao em universidades ou faculdades privadas (Figura 1), entre os anos de 1978 a 2004. Como enriquecimento curricular, a maior parte dos sujeitos executou algum tipo de especializao (Figura 2), entre eles Fisiologia do Exerccio, Basquetebol, Gesto Escolar, Natao e algum curso relacionado rea de educao fsica nos dois ltimos anos (Figura 3), como por exemplo, aqueles oferecidos pela Secretaria da Educao e tambm outros como Basquetebol, Atletismo pela Confederao Brasileira de Atletismo (CBAT), Medicina Tradicional Chinesa Lien Chi, Recreao Comunitria, Primeiros Socorros, Natao para Asmticos, Clnica Tcnica para Profissionais, e Gesto Escolar. Os sujeitos (58,1%) atuam como profissionais de educao fsica h mais de 20 anos (Figura 4) e no mbito escolar formal, especificamente no Ensino Fundamental, a maior parte (41,5%) leciona tambm h mais de 20 anos. 74,9% dos sujeitos no tiveram a disciplina na graduao (Figura 6), sendo que o restante da amostra (25,1%), mesmo no vivenciando a GA durante formao acadmica, conhece a modalidade e, 66,4%, relatou que j utilizou a GA como contedo nas aulas de educao fsica (Figura 7). Tambm 74,9% dos entrevistados achou relevante a GA ser inserida como contedo nas aulas (Figura 8). Os professores opinaram como benefcios que a GA pode oferecer aos educandos, com maior incidncia a coordenao motora e a disciplina, e com menor incidncia os aspectos psicolgicos e sociais (Figura 9). Questionando-os sobre a possibilidade de a GA diminuir a evaso dos alunos nas aulas, 58,1% relatou a favor desta hiptese (Figura 10). Contudo, os profissionais foram questionados se sentiam capazes de abordar este contedo nas aulas, como sugerem os PCNs (1997), sendo que 66,4% disse se sentir capaz de administrar este contedo (Figura 11).

Figura 1. Formao Acadmica. Pindamonhangaba Taubat

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

Privada Pblica

6 0

% 100 0

Privada Pblica

6 0

% 100 0

100% dos professores, de ambas as cidades, concluram sua graduao em universidades ou faculdades privadas.

Figura 2. Realizao de cursos de especializao. Pindamonhangaba Taubat % Strictu sensu 2 33,4 Strictu sensu 0 Latu sensu Sem especializao 2 2 33,4 33,4 Latu sensu Sem especializao 2 4

% 0 33,4 66,8

Na cidade de Pindamonhangaba, a realizao de especializao pelos professores apresentou-se igual comparando com a cidade de Taubat, diferenciado somente o tipo de especializao, sendo que 33,4% no tem especializao na primeira cidade.

Sim No

Figura 3. Realizao de cursos nos dois ltimos anos. Pindamonhangaba Taubat % 6 100 Sim 5 0 0 No 1

% 83,5 16,7

Comparando ambas as cidades, apenas um professor no realizou algum curso nos dois ltimos anos na rea de educao fsica.

Figura 4. Tempo de atuao como profissional de Educao Fsica. Pindamonhangaba Taubat % % Menos de 1 ano De 1 a 5 anos De 6 a 10 anos De 11 a 20 anos Mais de 20 anos 0 0 2 1 3 0 0 33,4 16,7 50 Menos de 1 ano De 1 a 5 anos De 6 a 10 anos De 11 a 20 anos Mais de 20 anos 0 1 1 1 3 0 16,7 16,7 16,7 50

Nas duas cidades, 50% dos sujeitos atua h mais de 20 anos como professor.

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

Figura 5. Tempo de atuao profissional no Ensino Fundamental. Pindamonhangaba Taubat % Menos de 1 ano De 1 a 5 anos De 6 a 10 anos De 11 a 20 anos Mais de 20 anos 1 2 0 1 2 16,7 33,4 0 16,7 33,4 Menos de 1 ano De 1 a 5 anos De 6 a 10 anos De 11 a 20 anos Mais de 20 anos 0 1 1 1 3 % 0 16,7 16,7 16,7 50

50% dos professores da cidade de Taubat atua h mais de 20 anos no Ensino Fundamental. Figura 6. Vivncia da disciplina GA na graduao. Pindamonhangaba Taubat % 6 100 Sim 3 0 0 No 3

Sim No

% 50 50

Em Pindamonhangaba 100%, e em Taubat 50% dos professores tiveram a GA na graduao.

Sim No

Figura 7. A utilizao da GA como contedo na escola. Pindamonhangaba Taubat % Sim 3 5 83,5 1 16,7 No 3

% 50 50

Em Pindamonhangaba, 83,5% e, em Taubat, 50% dos professores disse j ter utilizado a GA como contedo das aulas de Educao Fsica.

Sim No

Figura 8. A relevncia da GA na escola: opinio dos professores. Pindamonhangaba Taubat % % 5 83,5 Sim 4 66,8 1 16,7 No 2 33,4

A maior parte dos professores afirmou ser relevante a aplicabilidade da GA nas aulas de Educao Fsica.

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

Figura 9. Benefcios que a GA pode oferecer: opinio dos professores. Pindamonhangaba Taubat Equilbrio Coordenao motora Disciplina Fora Raciocnio Agilidade Melhora postura Velocidade de rao Fora Explosiva Aspectos neuromotores Formao corporal Flexibilidade Alongamento Resistncia Concentrao Ateno Responsabilidade Preocupao 4 3 2 2 1 1 1 1 1 1 1 3 1 2 3 2 1 1 % 66,8 50 33,4 33,4 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 Coordenao motora Disciplina Raciocnio Fora Agilidade Equilbrio Reflexo Superao Psicolgicos Sociais Postura Domnio do corpo Descobrir limites fsicos Ampliao do vocabulrio motor 4 3 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 % 66,8 50 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7 16,7

Figura 10. A GA como possibilidade de diminuir a evaso dos alunos nas aulas: opinio dos professores. Pindamonhangaba Taubat % % Sim 4 66,8 3 50 Sim No 3 50 No 2 33,4

Na cidade de Taubat, um nmero maior de professores acredita que a GA possa diminuir a evaso dos alunos nas aulas.

Sim No

Figura 11. A capacidade dos professores em trabalhar a GA: auto-avaliao. Pindamonhangaba Taubat % % 5 83,5 Sim 3 50 1 16,7 No 3 50

Na cidade de Pindamonhangaba, os professores se sentem mais capazes em trabalhar o contedo GA na escola.

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

DISCUSSO

A pesquisa, de forma geral, buscou investigar a insero da GA como contedos nas aulas de Educao Fsica Escolar, acreditando que, a partir dessas reflexes construdas, possa oferecer subsdios aos professores que atuam nas escolas, alertando-os sobre os benefcios que a GA oferece ao desenvolvimento humano enquanto forma de diversificar os contedos das aulas, deixando de lado o ensino tradicional, a educao bolstica, inserindo assim, de outra forma, os alunos da Cultura Corporal de Movimento. Apesar das contribuies deste tema para as experincias de vivncias das crianas e das referncias na Educao Fsica, atualmente, a ginstica, como contedo de ensino, praticamente no existe mais na escola brasileira (AYOUB, 2003, p.81 apud SCHIAVON, 2003, p.12). A falta de conhecimento sobre a Ginstica faz com que a maioria dos profissionais no visualize as possibilidades de execuo de elementos da GA, permanecendo uma imagem de leigos a respeito das possibilidades de ensino dessas modalidades no ambiente escolar (SCHIAVON, 2003, p.14). Isso demonstra-se quando questionamos os professores sobre a realizao de cursos e especializaes (conforme as figuras 2 e 3). Nenhum professor tem especializao em GA. Acreditamos que isso se deva ao pouco oferecimento de cursos de especializao nesta rea, contribuindo para o baixo conhecimento dos professores em relao GA, alm da baixa procura dos mesmos para atualizaes. Tambm observou-se que os profissionais estavam pouco interessados em diversificar os contedos nas aulas, possivelmente pelo fato de estarem atuando a um perodo muito longo (conforme as figuras 4 e 5). Referindo-se vivncia da GA na graduao (conforme a figura 6) a maior parte dos entrevistados, teve a GA durante a sua formao acadmica. Apesar deste tema estar presente nos currculos dos cursos de graduao, parece no haver uma transferncia do que foi aprendido para a sua efetivao na escola, como podemos constatar nos estudos de Nista-Piccolo et al (1988, apud SCHIAVON, 2003, p.15). Isso contribui para a formao de um profissional que no sabe adaptar os contedos aos objetivos do cenrio escolar como espao de aprendizagem de diferentes conhecimentos (SCHIAVON, 2003, p.16). De acordo com os estudos de Nunomura (2000, apud NUNOMURA & PICCOLO, 2005, p. 28), os cursos de graduao em Educao Fsica, em sua maioria, no oferecem subsdios suficientes para que os profissionais dessa rea possam desenvolver esta modalidade em seu ambiente de ensino.

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

Questionando os professores sobre a aplicabilidade do GA nas aulas (conforme a figura 7), a maior parte relatou que j utilizou a GA como contedo e que acha relevante a aplicao do contedo na escola (conforme a figura 8). Contudo, no h um planejamento para abordar este contedo de forma slida, para fazer com que os alunos realmente entendam, aprendam e no s executem a GA na escola. Analisando a opinio dos professores sobre os benefcios que a GA pode oferecer aos educandos (conforme a figura 9), foram poucos os benefcios psicolgicos e sociais citados, ou seja, os profissionais esto limitados aos aspectos da dimenso procedimental, esquecendo das outras dimenses como a atitudinal e conceitual, possibilitando o desenvolvimento de valores, respeito mtuo entre os alunos durante esta prtica, a cooperao, a persistncia, a coragem, conhecimento da histria da GA, sua influncia na sociedade, relacionar a GA e a mdia, fatores econmicos, como por exemplo, o Marketing Esportivo, Esporte Sade, de Auto-rendimento, discusso da GA enquanto Lazer e pesquisar os locais na cidade que oferece este esporte, sugerir a construo de materiais alternativos na escola, enfim, so vrias as possibilidades de desenvolvimento deste contedo de forma atrativa com os alunos. Tendo a GA como subsdio para possvel diminuio da evaso dos alunos nas aulas (conforme a figura 10), de forma geral os professores opinaram a favor desta possibilidade. Devido a GA ser uma prtica desafiadora, seria um atrativo com adaptaes voltadas para o lazer. O restante que opinou contra esta possibilidade, relatou que a evaso est ligada com a Didtica do professor, como ele administra a aula, que os alunos iriam ter preconceitos, ficariam tmidos com qualquer atividade que os colocam em exposio, que os alunos gostam das modalidades tradicionais. Contudo, a maior parte dos professores relatou se sentir capaz de aplicar este contedo nas suas aulas de forma bsica e superficial, com exerccios de equilbrio e coordenao motora (conforme a figura 11). Junto a isso, relataram a falta de material como fator importante para a no aplicabilidade deste contedo, indo ao encontro do estudo de Bezerra et al (2006), que buscou identificar e quantificar as principais dificuldades para que o professor de Educao Fsica inserisse os contedos

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

da GA nas aulas, descobrindo entre as dificuldades a falta de infra-estrutura, tanto em escolas da rede pblica, como em escola da rede privada. De acordo com Schiavon, (2005, apud NUNOMURA & PICCOLO, 2005, p.181), a resistncia em incluir o contedo GA nas aulas de Educao Fsica no se justifica somente pela falta de materiais, mas pode-se dizer que um fator que colabora para que este conhecimento esteja to pouco presente na escola.

CONCLUSO

A GA composta de elementos considerados fundamentais para o desenvolvimento motor do ser humano, tais como rolar, equilibrar, saltar, girar, entre muitos outros. Aprender a execut-los, combinando-os em seqncia de movimentos, facilita o aprimoramento das capacidades fsicas mais complexas e amplia as possibilidades de desempenho de habilidades motoras (PICCOLO, 2005 apud NUNOMURA & PICCOLO, 2005, p.33). O principal motivo da aplicao desta modalidade na escola deve-se importncia que a prtica da GA representa para o desenvolvimento das crianas em todas as dimenses, seja fsica, motora, cognitiva, afetiva ou social (SCHIAVON, 2005, apud NUNOMURA & PICCOLO, 2005, p.170). A Educao Fsica, de forma geral, deve se atualizar para atender demanda que a escola anualmente tem com a entrada de inmeros alunos, diversificando os contedos e buscando meios de torn-la mais importante aos olhos dos educandos. a partir da utilizao de contedos diferentes, como a GA, que esses objetivos podem ser alcanados, desde que sejam trabalhados de forma planejada e dentro das trs dimenses dos contedos (conceituais, procedimentais e atitutinais), para que os alunos possam entend-la e, a partir das vivncias, desenvolvam sua autonomia, seu senso crtico e outros aspectos importantes para a sua formao. Alm disso, os profissionais devem tambm estar sempre em constante atualizao, lanando mo de diversos contedos nas aulas, como a GA, criando meios e estratgias para o sucesso nestes desafios.

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

Contudo, a partir dos achados, acredita-se que a GA ainda vista pelos professores como um contedo de difcil aplicao e que devem saber faz-la para poder ensinar, mas esquecem-se que poderiam utilizar outros meios, como por exemplo vdeos e figuras dos movimentos mais simples a serem aprendidos. Entre os fatores discutidos que dificulta a insero da GA nas aulas, este tambm se apresenta com grande incidncia na realidade estudada, valendo lembrar a importncia de novos estudos para investigar outras faces que envolvem a GA na escola.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDR, M. E. D. A. de. Etnografia da prtica escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BEZERRA, S. P.; FILHO, R. A. F.; FELICIANO, J. G. A importncia da aplicao de contedos da Ginstica Artstica nas Aulas de educao fsica no ensino fundamental de 1 a 4 srie. Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte 2006, 5 (especial):127-134.

BRASIL. Ministrio da Educao e Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia: MEC/ SEF, 1997 (rea: Educao Fsica; Ciclos: 1 e 2).

BUSTO, R. M., MAZZIO, E. S., MARQUEZINE, M. C., FILHO, P. L. & CAMPOS, G. J. G. Ginstica olmpica esporte de base projeto de extenso da UEL no ano de 2001, Novos rumos na educao especial [CD-ROM] / Maria Cristina Marquezine... [et al] (orgs), Londrina = Editora UEL 2002 p. 917-920 ISBN 85-7216-349-2.
http://www2.uel.br/cef/SGO/ARTIGOS/CMEE14_02%20PROJETO%20GO.pdf. Acesso em 10/04/2008.

DARIDO, S. C. e RANGEL, I. C. A. Educao Fsica na Escola: Implicaes para a Prtica Pedaggica. (Educao Fsica no Ensino Superior). 1 ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2005.

GALLAHUE, D. L. e OZMUN, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebs, crianas, adolescentes e adultos. 3 ed., SP: Phorte, 2005.

HOSTAL, P. Pedagogia da ginstica olmpica. SP: Manole Editora, 1982.

Congresso Paulistano de Educao Fsica Escolar

2009

KOREN, S. B. R. A ginstica vivenciada na escola e analisada na perspectiva da criana. Campinas, So Paulo, 2004. Dissertao [Mestrado], Faculdade de Educao Fsica, UNICAMP.

MOREIRA, M. As Actividades Gmnicas na Escola: Uma perspectiva. Boletim Sociedade Portuguesa de Educao Fsica, 32, 2007, p.97-106.

NUNOMURA, M. Ginstica olmpica ou ginstica artstica? Qual sua denominao? Revista Brasileira de Cincia e Movimento, Braslia, dezembro, 2004, v. 12 n. 4 p. 69-74.

NUNOMURA, M.; PICCOLO, V. L. N. Compreendendo a Ginstica artstica. 1 ed., SP: Phorte, 2005.

PUBLIO, N. S. Evoluo histrica da ginstica olmpica. 2ed., SP: Phorte, 2002.

RINALDI, I. P. B. A ginstica como rea de conhecimento na formao profissional em educao fsica: encaminhamentos para uma reestruturao. Campinas, So Paulo, 2004. Tese [Doutorado], Faculdade de Educao Fsica, UNICAMP.

SCHIAVON, L. M. Crescendo com a ginstica artstica: uma possibilidade na escola. Campinas, So Paulo, 2003. Dissertao [Mestrado], Faculdade de Educao Fsica, UNICAMP.

SCHIAVON, L.; PICCOLO, V. L. N. A ginstica vai escola. Revista Movimento, Porto Alegre, setembro/dezembro, 2007, v. 13, n. 03, p. 131-150.

SCHIMIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e Performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2ed., Porto Alegre: Artmed, 2001. SERON, T. D.; MONTENEGRO, J.; RINALDI, I. P. B.; LARA, L. M. A ginstica na educao fsica escolar e o ensino aberto. Revista da Educao Fsica/UEM, Maring, setembro, 2007, v. 18, n. 2, p. 115-125.

You might also like