You are on page 1of 6

Vidas as servio do Esprito Santo de Deus Atos 13:1-5 Texto bblico: 1 Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnab,

Simeo, chamado Nger, Lcio de Cirene, Manam, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Esprito Santo: Separem-me Barnab e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mos e os enviaram. 4 Enviados pelo Esprito Santo, desceram a Selucia e dali navegaram para Chipre. 5 Chegando em Salamina, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. Joo [Marcos] estava com eles como auxiliar. Introduo Existem textos bblicos que me constrangem e me mostram que em muitas reas da vida espiritual ainda somos falhos ou superficiais. Um destes textos bblicos o que lemos, onde apresenta crentes, servos sinceros do Senhor, que separavam tempo para juntos orarem, adorarem e jejuarem ao Senhor, sem qualquer interesse pessoal. E neste ambiente foram capazes de ouvir claramente a vontade de Deus. Decises j tomadas - Isto me chama a ateno, porque na maioria das vezes quando temos alguma deciso a tomar, buscamos ao Senhor com o corao j inclinado para o que queremos, mas como somos levados pelo medo do desconhecido, oramos e ficamos inconscientemente buscando sinais para confirmar aquilo que nosso corao j decidiu a fazer. Por isso que quando vamos procurar uma pessoa madura e experiente para nos ajudar a tomar alguma deciso, ela sempre diz: voc j tem a deciso tomada, ento tenha coragem e siga enfrente. Impactando as pessoas - Mas, no caso daquele grupo de crentes, eles estavam num perodo de adorao e orao, sem pretenses, e o Esprito Santo achou ocasio para mostrar a vontade dele. Esta vontade mudou a vida de Paulo, de Barnab e tambm do mundo, includo a nossa. Porque a partir deste ponto da histria do Evangelho, ele se espalhou mais profundamente na vida social do mundo. Gostaria de usar este texto bblico para trazer o sermo que tem como ttulo Vidas a Servio do Esprito Santo de Deus. E meu objetivo mostra que vidas que servem ao Esprito Santo provocam impacto nas pessoas e nos lugares onde esto. Ser que voc, eu e nossa igreja estamos servindo ao Esprito Santo? Se estamos, qual o impacto que temos feito ao nosso redor?

Pr. Jason Silva - 2012

1) Vidas ao servio do Esprito Santo separam momentos para adorao, sem pretenses pessoais, para saber a misso de Deus para elas Neste ponto da histria do cristianismo, a igreja importante e que tinha a liderana na expanso do Evangelho era a igreja de Jerusalm, onde estavam os apstolos. E a igreja de Antioquia, onde encontrava-se Saulo e Barnab, era uma igreja nova, formada por crentes ainda jovens na f, porm, pessoas dispostas a aprender como viver a servio do Esprito Santo. Ento, elas no se juntavam em culto de orao para mandar ou requisitar o quebra-galho Esprito Santo. Mas, elas se juntavam em orao para saber qual era a vontade do Esprito Santo para suas vidas e sua igreja. S quando nos colocamos em orao e adorao ao Senhor com a mente vazia, de nossas vontades e ansiedades, que o Esprito tem espao para nos falar. Quantos de vocs j sinceramente disseram ao Senhor: Eis aqui seu servo para que se cumpra a sua palavra em mim, como fez Maria, mo de Jesus, ao receber o chamado do anjo para ser a me do salvador? (Lc 1:38); Quandos de vocs j disseram para o Esprito Santo de Deus: fala, pois o teu servo ouve, como fez o profeta Samuel? (1Sm 3:10) Se voc nunca faze isso, como voc quer viver a servio do Esprito Santo? Deus tem uma misso: Meus irmos, Deus tem uma misso para todos os crentes. No estou falando para trabalhar na igreja somente, mas estou falando de misso para impactar vidas. Gostaria de citar exemplos bblicos para te ajudar a entender qual a misso de Deus para voc hoje: Deus chamou Abrao e sua famlia para impactar o mundo. E Abrao foi obediente, se tornando um estrangeiro por causa de Deus. E o Senhor nunca deixou lhe faltar absolutamente nada. E nos momentos de tribulao na vida de Abrao, Deus lhe deu os livramentos; Deus usou J e todos os seus recursos para mostra a Satans e a ns o que viver pela f. J perdeu tudo, famlia, bens e sade, porque Deus permitiu. Mas, no final da misso dada por Deus, J recebeu tudo em dobro. Deus no o esqueceu; Deus usou as habilidades profissionais de Jos, para ajudar o mundo a passar por um perodo terrvel de fome. Mas, para isso, Jos foi trado, injustiado e preso. Porm, Deus no o abandonou em momento algum, o erguendo mesmo quando ele se encontrou no fundo do povo. E no final da misso, Jos se tornou governado do Egito; No Novo Testamento encontramos o ladro da cruz, que Deus usou a sua morte para que e o seu testemunho transformasse vidas pelos sculos at hoje.

Meus irmos, Deus tem uma misso para voc. Ento, separe momentos em sua vida para dizer: eis me aqui Senhor, fala que o teu servo ouve.

Pr. Jason Silva - 2012

2) Vidas que desejam servir o Esprito Santo aceitam os desafios da vida crist a) Uma vida que deseja servir o Esprito Santo se entrega a misso Voltando ao texto de Atos 13, quando o Esprito Santo disse ao grupo para separar Saulo e Barnab, os escolhidos, no questionaram, nem pediram detalhes da misso, nem rejeitaram o chamado do Esprito Santo e nem pediram evidncias. Eles aceitaram e foram para a jornada sem noo do trabalho e dos perigos que encontrariam. Ilustrao: o pastor Ageu da igreja Batista em Porto da Madama, que eu fui membro durante anos, ele fazia algo que eu no concordava. Mas, a experincia pastoral me fez concordar com ele. Quando ele pedia uma pessoa para fazer e a pessoa lhe dizia: vou orar. Ele considerava esta resposta como um no, porque ele sabia que ela no era a pessoa escolhida pelo Esprito Santo para a obra. E na maioria das vezes ele acertava, porque o Esprito do Senhor trabalha no corao antes da convocao. Meu irmo, se o Esprito Santo lhe incomoda o corao, no resista a sua voz. Aceite o seu chamado. Um crente no deve rejeitar um pedido do Esprito Santo, porque isso uma ddiva, um presente de Deus. Servir ao Senhor, pregar o Evangelho, dar o testemunho e ajudar na igreja no uma obrigao, mas um privilgio. A Bblia diz que Deus tem milhares de anjos que lhe serve, lhe adoram e esto em sua presena. Se ele necessitasse de alguma coisa, mo de obra no lhe faltaria. Mas, diz Efsios 4:8-12 8 Por isso que foi dito:Quando ele subiu em triunfo s alturas,levou cativos muitos prisioneiros,e deu dons aos homens. 9 (Que significa ele subiu, seno que tambm havia descido s profundezas da terra? 10 Aquele que desceu o mesmo que subiu acima de todos os cus, a fim de encher todas as coisas.) 11 E ele designou alguns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministrio, para que o corpo de Cristo seja edificado. Meus irmos, servir ao Senhor um privilgio. Mas, para muitos crentes servir ao Senhor tem sido uma carga pesada. A misso de Deus se torna pesada por duas razes: ou voc se enganou ou voc procura perdeu o foco em Deus e colocou nas pessoas. Jesus disse que tudo o que vem dele suave e leve (Mt11:30), mas quando olhamos nossa vida segundo o jugo das pessoas, nos sentimos cansados e abatidos. Ento, olhe a sua vida na perspectiva de Deus e voc ver como bom ter uma vida de servio ao Senhor.

Pr. Jason Silva - 2012

b) Numa igreja que serve o Esprito Santo, ningum se torna pedra de tropeo para a misso do crente Continuando no verso 3 de Atos 13, diz que depois que o Esprito Santo deu a misso, a igreja imps as mos sobre Saulo e Barnab e os enviaram. Ningum do grupo se intrometeu na misso de Saulo e Barnab. Mas, diz que os enviaram. Meu irmo, numa igreja onde pessoas servem ao Esprito Santo, ningum se intromete na misso do outro. Mas, apia e ajuda dentro do possvel. fato que igrejas onde as pessoas tem liberdade para exercer seus dons livremente, elas crescem e impactam o sociedade. Mas, nas igrejas onde pessoas discordam do pastor, se intrometem no trabalho do lder e no do apoio aos programas, so igrejas que no chegam em lugar nenhum e nem crescem, porque as pessoas da igreja so instrumentos para a obra que o Esprito Santo quer fazer e quando algum est indo contra, no vai contra o pastor, o lder ou a pessoa que se dispe a ajudar. Mas, est sendo uma pedra de tropeo a obra do prprio Esprito de Deus. Portanto, meus irmos, vamos apoiar, ajudar, investir e se integrar na obra de Deus. Vamos ser parceiros do Esprito Santo, no vamos desistir no meio do caminho!

Pr. Jason Silva - 2012

3) Vidas que servem ao Esprito Santo fazem integralmente No texto de Atos 13, lemos at o verso 5, onde surge uma terceira pessoa na misso dada pelo Esprito Santo, que foi Joo Marcos. O Esprito Santo separou Saulo e Barnab, mas eles levaram Joo Marcos, que era um bom servo do Senhor e sobrinho de Barnab. Mas, Joo Marcos abandonou a misso. Faltava corpo: ningum sabe a razo da desistncia de Joo Marcos, porm comum entender que faltava em Joo, aquilo que havia em Saulo e Barnab: envolvimento integral na misso. Joo tinha o corao na obra de Jesus, mas seu corpo estava fora. Quando ele viu que a jornada seria perigosa, cansativa e dispendiosa, ele voltou para o lugar mais fcil para servir a Jesus, Jerusalm. Ali, ele estaria entre amigos, irmos em Cristo e perto de casa. Ele no sofreria nenhuma perseguio e nem se cansaria. Vejam o resultado de se colocar uma pessoa dividida na obra do Esprito Santo: Atos 15:36-41 - 36 Algum tempo depois, Paulo disse a Barnab: Voltemos para visitar os irmos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor, para ver como esto indo. 37 Barnab queria levar Joo, tambm chamado Marcos. 38 Mas Paulo no achava prudente lev-lo, pois ele, abandonando-os na Panflia, no permanecera com eles no trabalho. 39 Tiveram um desentendimento to srio que se separaram. Barnab, levando consigo Marcos, navegou para Chipre, 40 mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmos graa do Senhor. 41 Passou, ento, pela Sria e pela Cilcia, fortalecendo as igrejas. Quando uma pessoa est divida na obra do Senhor, ele s causa confuso e contenda. Tem crente que s coloca o corpo na obra de Deus. Ele o conhecido pau para toda obra. Se algum quer fazer alguma coisa, pensa logo em fulano. Mas, se lhe falta corao na obra d confuso, porque a obra no humana, ele divina e precisa corpo e corao. Tambm tem crente que s coloca corao na obra de Deus. Ama a Jesus, gosta do Evangelho, ora e cr na salvao. Mas, no coloca o corpo na obra. No quer suar a camisa por amor a Jesus. E o resultado o empobrecimento da igreja e da evangelizao local. Barnab perdeu a beno: vejam o prejuzo que a dupla Saulo e Barnab tiveram quando foram discutir sobre colocar uma pessoa divida no grupo? Eles se separaram. E Barnab como insistiu no erro, perdeu o privilgio de continuar na jornada maravilhosa que o Esprito Santo lhe havia dado. A partir deste texto, Barnab no continuou, enquanto Saulo foi e abriu as portas para o Evangelho na Europa. Meus irmos, uma igreja que tem crentes com o corpo presente, mas o corao em outro lugar acaba atrapalhando aqueles que esto servindo ao Senhor com integridade. Ento, se voc est aqui divido, procure um lugar onde voc possa servir ao Senhor com o corpo e com o corao. Assim, voc vai ser beno e no vai atrapalhar a obra que o Esprito Santo tem para esta igreja. Concluso

Pr. Jason Silva - 2012

Meus irmos, Deus tem uma misso para cada crente. Voc tem uma misso dada pelo Esprito Santo. Ento, esvaziei sua mente e clame a Deus dizendo: eis me aqui Senhor, cumpra em mim a sua vontade, pois eu quero ser um crente no seu servio. Hino 410, Felicidade no Servio.

Pr. Jason Silva - 2012

You might also like