You are on page 1of 2

http://www.sorocaba.unesp.

br/graduacao/cursos/eca/historico/ (extrado em maro/2007)

Breve Histrico da Profisso no Brasil e no Mundo


Desde o incio dos tempos, o Homem tem procurado facilitar as suas tarefas do cotidiano atravs da automatizao das mesmas. O emprego de dispositivos automticos remonta aos tempos antigos. Entre os primeiros exemplos, pode-se citar controles de vazo e nvel nos reservatrios de gua da Roma Antiga, o relgio mecnico inventado no Sc. XII e a mquina aritmtica de Pascal (1642). No Sc. XVIII, a automao teve papel preponderante na Revoluo Industrial. O "regulador centrfugo" de James Watt, desenvolvido em 1769, foi o primeiro controlador industrial. Ele era aplicado no controle de velocidade de mquinas a vapor. O grande avano da teoria e aplicao de controle, entretanto, verificou-se durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, na Era Espacial, quando tornou-se necessrio construir sistemas de controle precisos e de alta complexidade, para guiar os foguetes, sondas e naves espaciais. Nos tempos modernos, o advento e a contnua queda de preos dos computadores digitais so, sem dvida, os fatores que mais contribuem para a aplicao de sistemas de controle.

Na dcada de 70, no Japo, j com o controle e a automao de sistemas evoluindo e entrando mais significativamente no dia a dia das pessoas, o termo "mecatrnica" foi concebido, por Ko Kikuchi, para descrever a integrao das engenharias mecnica, eletrnica e de computao para concepo de projetos de produtos e sistemas. Uma boa definio para o termo "mecatrnica" a estabelecido pelo Comit Assessor para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Comunidade Europia (IRDAC): "Mecatrnica a integrao sinrgica da Engenharia Mecnica com a Eletrnica e Controle Inteligente por Computador no projeto e manufatura de produtos e processos." No Brasil, a "mecatrnica" ocupa lugar de destaque pelas suas implicaes scioeconmicas, no que diz respeito ao conjunto da sociedade brasileira. A imperiosa necessidade de as indstrias modernizarem-se, visando atender crescente competitividade gerada pela globalizao da economia, tem exercido forte presso sobre os demais setores econmicos, abrindo, cada vez mais, o mercado de trabalho para profissionais desta rea.

H, hoje, a clara conscincia de que modernizar-se condio vital para a permanncia das empresas no mercado, com agregao de novos valores aos seus produtos. Essa modernizao caracterizada pela adoo de novas formas de gesto e de produo, com a finalidade de reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a satisfao dos clientes. A automao industrial responsvel pela disseminao de modernas tcnicas de gesto e produo, uma vez que elas contribuem para a diminuio de custos, prazos de entrega, perdas de insumos, estoques intermedirios e "down time". Alm disso, contribuem, ainda, para o aumento da qualificao da mo-de-obra, da qualidade do produto e de seu nvel tecnolgico, da adequao do fornecedor a novas especificaes, da capacidade de produo, da flexibilidade do processo e da disponibilidade de informaes.

You might also like