You are on page 1of 4

AULA ELABORADA PELO PROF. LUIZ ANTONIO BURIM. PADRO DE ENSINO RELIGIOSO .

Nesta aula iremos fazer uma sntese do que representa a semana Santa para ns Catlicos. Muitas vezes celebramos apenas por celebrar, sem percebermos a grandeza do Mistrio da Paixo, Morte e Ressurreio de Cristo, de modo especial o Trduo Pascal, que o momento mais importante da Liturgia Catlica. A semana Santa inicia com o Domingo de Ramos e encerra-se no Domingo de Pscoa. Nessa Semana vemos toda a paixo, morte e ressurreio de Jesus. Domingo de Ramos Neste dia a Igreja Catlica recorda a entrada de Cristo em Jerusalm para realizar o seu mistrio Pascal. Comemora esta entrada na MISSA principal, com uma grande procisso. Este Domingo comemora o ingresso triunfal de Jesus em Jerusalm. O povo reconhece Nele o enviado por Deus, o proclamam VENCEDOR. Aqueles que negaram aceita-lo pensam em condena-lo. Os ramos que o povo carrega e que ns carregamos hoje proclamam que ns aceitamos o senhorio de Jesus; e se os guardamos durante o ano todo sinal e lembrete de nossa felicidade. Queremos que Ele governe a nossa vida. Crer na grandeza de Deus e de seu filho, que vem para nos Salvar. Cristo anuncia que o Reino de Deus j est presente no meio de ns. A entrada de Cristo em Jerusalm foi apenas um curto preldio verdadeira Paixo e morte de Cristo. A semana santificada por Jesus que enfrenta a morte injusta para no negar sua filiao divina. Evangelhos lidos conforme o ano. (Mt.21,1-11; Mc.11,1-10; Jo.12,1216 e Lc.19,28-40). Tambm lida a leitura da Paixo (Mt.26,14-27; Mc.15,1-39; Lc.23,1-49). No esqueamos que o mesmo povo que o aclama pelas ruas logo depois gritou contra Ele a condenao. No sejamos covardes e traidores de Cristo em nossa vida. Saibamos que seus ensinamentos valem e devem guiar nossa vida. Segunda-feira Santa Esse dia reservada para a celebrao Penitencial, precedida pelas confisses. o momento em que somos convidados a fazer uma parada, a olhar para dentro de ns mesmos e examinar nossa caminhada de cristo. Fazer uma reflexo de como est: Meu relacionamento com Deus. Meu relacionamento comigo mesmo.

Meu relacionamento com os outros. Meu relacionamento com as coisas. Tera-feira Santa Em muitas comunidades costume-se fazer a procisso do encontro. Jesus que, a caminho do Calvrio, encontra sua Me Santssima. Geralmente as mulheres levam o andor de Nossa Senhora das Dores, e os homens, o andor de Nosso Senhor do Passos. O coordenador da procisso marca um local onde se dar o encontro das duas imagens. Quarta-feira Santa Durante todo o dia reservado para confisses. A noite em muitas dioceses, inclusive na Diocese de Apucarana realizada a missa da Renovao dos compromissos Sacerdotais. Esta missa celebrada pelo Bispo na catedral (sede da diocese) Missa que concelebrada com todos os padres e diconos e onde so abenoados os santos leos (leo do Batismo, leo do Crisma, leo dos Enfermos), como um sinal de comunho dos presbteros com o seu Bispo. Todos os padres devem participar, pois os mesmos fazem a renovao de seus compromissos sacerdotais perante o bispo, que so: pobreza, castidade e obedincia, votos estes que foram feitos no dia da ordenao sacerdotal. ( Leitura Is.61,1-9 e Ev. Lc.4,16-21). Quinta Feira Santa Inicia o chamado Trduo Pascal. Na ceia Cristo celebrou com seus discpulos a ltima ceia da primeira aliana de Deus com seu povo e inaugurou a Ceia Nova da Aliana feita com toda a humanidade no seu sangue, Jesus anunciou o sacrifcio novo em que Ele estava oferecendo a sua prpria vida e morte para a Salvao. Mandou seus seguidores perpetuarem o ritual da Ceia fraterna, a memria que Ele prprio fez. Explicou-lhes que a salvao fruto de seu sacrifcio e que pela celebrao da Eucaristia entramos em comunho com Ele de volta para o Pai atravs dos caminhos da nossa luta cotidiana. A celebrao da Eucaristia nos alimenta e sustenta. LAVAR OS PS servir com amor aos irmos sem olhar se ele maior ou menor. atender s necessidades. cumprir o dever imposto pela delicadeza. NA CEIA Cristo nos deu o meio de oferecermos pessoalmente com Ele ao Pai tornando seu sacrifcio realidade presente em sinal. Nele encontramos Perdo e vida nova. TRANSLADAO Simbolismo do Cristo ausente. Morto, trado por Judas Iscariotes. Aps a transladao da Eucaristia o povo se organiza em grupos para fazerem a adorao ao Cristo que est preste a morrer. Sexta-feira Santa

Neste dia no se reza missa em lugar nenhum do mundo, pois a Igreja est de luto. O altar despojado...Sem nada. realizadas as 15:00 hs a celebrao da cruz, provavelmente segundo os historiadores aconteceu nesta hora a morte de Jesus. A cruz apresentada em trs momentos, na entrada da Igreja, no meio da Igreja e em frente ao altar. O celebrante a apresenta coberto com um pano roxo com a seguinte frase: Eis o lenho da Cruz, da qual pendeu a salvao do mundo,e a cada apresentao descobre a mesma; aps ser descoberto colocada defronte ao altar para adorao dos fiis/ O silncio, o jejum e a reviso de nossa vida marcam este dia em que comemoramos a paixo e a morte de Jesus. Para tomarmos parte na redeno do mundo temos que unir a Cristo, pois por causa dos pecados de todos os homens...Que com imenso amor aceitou a sua morte e ressurreio. A noite em torno das 19:00 hs. Com a Imagem do Cristo morto, realizada em todas as comunidades catlica a procisso da via-crucis, isto , a procisso juntamente com a via-sacra. importante lembrar que neste dia apenas relembramos a morte de Jesus, pois o Jesus que devemos crer o Jesus Vivo que habita em nossos coraes e no o Jesus da Sexta feira Santa. Sbado Santo ou sbado de aleluia o dia da viglia Pascal. realizada a Beno do fogo, que representa o Cristo como luz do mundo. Esta beno realizada fora da Igreja com a presena de todos os fiis. As luzes da Igreja so apagadas. O Sacerdote acende o Crio no fogo novo e faz trs apresentaes comunidade com a seguinte frase; Eis a luz de Cristo . O povo responde Graas a Deus. A seguir so acesas as luzes da Igreja para se efetuar a Beno da gua. A gua que representa Vida. Pois alm de ser usada para o nosso Batismo, gua se faz presente em tudo no nosso dia-a-dia.

DOMINGOS DE PSCOA - o ponto culminante da Semana Santa e do Cristianismo catlico, pois nesse dia celebra-se a Ressurreio de Cristo.

SMBOLOS DA PSCOA JUDAICA # PSCOA CRIST. Vamos fazer uma comparao com origem da pscoa que ns celebramos, fazendo um paralelo da Pscoa Judaica que se encontra no livro do xodo captulo 12, e a nossa Pscoa Crist, e percebermos a diferena entre a Antiga Aliana e a Nova Aliana

PSCOA JUDAICA. Os judeus, no judasmo, renem-se para comemorar a Pscoa, para celebrar a libertao do povo de Israel da escravido do Egito. As ervas amargas na Pscoa judaicas relembram o sofrimento do povo de Israel, rumo Terra prometida. O cordeiro animal; era comumente sacrificado a Deus. O vinho, pela sua cor avermelhada, representa as dores do povo. O po zimo - po sem fermento, que o povo de Israel levou consigo para se alimentar durante a longa caminhada rumo terra prometida.

PSCOA CRIST. Para o Cristianismo a pscoa o ponto central de sua doutrina. Pois no dia da Pscoa que os Cristos comemoram a ressurreio de Jesus. PSCOA VIDA, FESTA. No Cristianismo, o sofrimento relembrado na Paixo e Morte de Jesus. No cristianismo o Cordeiro o prprio Jesus Cristo.Eis o Cordeiro de Deus. O vinho da pscoa Crist representa o sangue de Jesus (1cor. 11,23-26). O po na Pscoa crist se torna o corpo de Jesus. Ele nos deixou este memorial da Histria da Salvao em sua ltima Ceia. Isto o meu corpo.

*Aula elaborada pelo Prof. Luiz Antonio Burim Prof. Padro de Ensino Religioso Nre de Apucarana Paran;

You might also like