You are on page 1of 92

DICIONRIO DE TERMOS TCNICOS ARQUITETURA E INTERIORES (Nota: os termos tcnicos de decorao de interior que esto juntos com os de Engenharia

civil e Arquitetura no precisam ser estudados para a avaliao)

Art Nouveau Art nouveau ([aR.nu'vo], do francs arte nova), foi um estilo esttico essencialmente de design e arquitetura que tambm influenciou o mundo das artes plsticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle poque, nas ltimas dcadas do sculo XIX e primeiras dcadas do sculo XX. Relaciona-se especialmente com a 2 Revoluo Industrial em curso na Europa com a explorao de novos materiais (como o ferro e o vidro, principais elementos dos edifcios que passaram a ser construdos segundo a nova esttica) e os avanos tecnolgicos na rea grfica, como a tcnica da litografia colorida que teve grande influncia nos cartazes. Devido forte presena do estilo naquele perodo, este tambm recebeu o apelido de modern style (do ingls, estilo moderno). O nome surgiu de uma loja parisiense (capital internacional do movimento), chamada justamente Art nouveau e que vendia mobilirio seguindo o estilo. Caracteriza-se pelas formas orgnicas, escapismo para a Natureza, valorizao do trabalho artesanal, entre outros. O movimento simbolista tambm influenciou o art nouveau. Recebeu nomes diversos dependendo do pas em que se encontrava: Flower art na Inglaterra, "Modern Style", "Liberty" ou stilo "Floreale" na Itlia. Os alemes criam sua prpria vertente de Art Nouveau chamada Jugendstil. No Brasil, teve fundamental participao na divulgao e realizao da art nouveau o Liceu de Artes e Ofcios de So Paulo. Um dos maiores nomes desse estilo, no Brasil, o artista Eliseu Visconti, pioneiro do design no Pas.

Arts and Crafts O movimento das arts & crafts (do ingls artes e ofcios, embora seja mais comum manter a expresso original) foi um Movimento Esttico Social ingls surgido na Inglaterra, na segunda metade do sculo XIX, defendia o artesanato criativo como alternativa mecanizao e produo em massa. Entre outras idias, defendia o fim da distino entre o arteso e o artista. Fez frente aos avanos da indstria e pretendia imprimir em mveis e objetos o trao do arteso-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas idias do romntico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris. Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francs da art nouveau e considerado por diversos historiadores como uma das razes do modernismo no design grfico, desenho industrial e arquitetura.

Barroco O Barroco foi um perodo estilstico e filosfico da Histria da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do sculo XVI at ao sculo XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Perodo Barroco, vai de 1580 a 1756. O termo Barroco advm da palavra portuguesa homnima que significa "prola imperfeita", ou por extenso jia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas lnguas francesa e italiana. O barroco libertao espacial, libertao mental das regras dos tratadistas, das convenes, da geometria elementar. libertao da simetria e da anttese entre espao interior e exterior. Por essa ser a vontade, de libertao, o barroco assume um significado psicolgico, para significar o estado de esprito de liberdade, uma atitude criativa liberta de preconceitos intelectuais e formais. a separao da realidade artstica do maneirismo. O Conclio de Trento foi o mais longo da histria da Igreja: chamado Conclio da contra-reforma. Emitiu numerosos decretos disciplinares, em oposio aos protestantes e estandardizou a missa atravs da igreja catlica, abolindo largamente as variaes locais. Regula tambm as obrigaes dos bispos e confirma a presena de Cristo na eucaristia atravs de imagens. Definiu de uma forma explcita e intencional que a arte deve estar ao servio dos ritos da igreja catlica. So criticados pelos protestantes precisamente pelo uso das imagens sagradas por todo o lado, os quais tinham uma postura iconoclasta. Para o catolicismo, as imagens so elementos mediadores entre a humanidade e Deus. Para os tericos da contrareforma constitui um meio privilegiado de doutrina crist e da histria sagrada.

Bauhaus A Staatliches Bauhaus (literalmente, casa estatal de construo, mais conhecida simplesmente por Bauhaus) foi uma escola de design, artes plsticas e arquitectura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expresses do que chamado Modernismo no design e na arquitectura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.

A escola foi fundada por Walter Gropius em Weimar no ano de 1919, a partir da reunio da Escola do Gro-Duque para Artes Plsticas com a Kunstgewerberschule. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. A inteno primria era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitectura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. A Bauhaus tinha sido grandemente subsidiada pela Repblica de Weimar. Aps uma mudana nos quadros do governo, em 1925 a escola mudou-se para Dessau, cujo governo municipal naquele momento era de esquerda. uma nova mudana ocorre em 1932, para Berlim, devido perseguio do recm-implantado governo nazista. O principal campo de estudos da Bauhaus era a arquitectura (como fica implcito at pelo seu nome), e procurou estabelecer planos para a construo de casas populares baratas por parte da Repblica de Weimar. Mas tambm havia espao para outras expresses artsticas: a escola publicava uma revista chamada Bauhaus e uma srie de livros chamados Bauhausbcher. O diretor de publicaes e design era Herbert Bayer. Apesar de ter passado por diversas alteraes em seu perfil de ensino medida que a direo da escola evolua, a Bauhaus, de uma forma geral, acreditava que os seus prprios mtodos de ensino deveriam estar relacionados s suas propostas de mudanas nas artes e no design. Um dos objetivos principais da Bauhaus era unir artes, artesanato e tecnologia. A mquina era valorizada, e a produo industrial e o desenho de produtos tinham lugar de destaque. O Vorkurs - literalmente curso preparatrio - era um curso exigido a todos os alunos e ministrado nos moldes do que o moderno curso de Desenho Bsico, fundamental em escolas de arquitectura por todo o mundo. No se ensinava histria na Bauhaus durante os primeiros anos de aprendizado, porque acreditava-se que tudo deveria ser criado por princpios racionais ao invs de ser criado por padres herdados do passado. S aps trs ou quatro anos de estudo o aluno tinha aulas de histria, pois assim no iria influenciar suas criaes.

Biedermeier

Popular na Alemanha e ustria entre 1820-1840. O nome vem de um personagem de Ludwig Eichrodt que representava a burguesia alem no comeo do sculo XIX. Os mveis biedermeier so simples, robustos e confortveis, geralmente de madeiras claras, elegantes sem maiores pretenses. O Biedermeier se considera o primeiro estilo com personalidade

prpria no mbito do mobilirio germnico. Seu nome foi adotado de um personagem fictcio, pequeno burgus conformista, que era objeto de stira na imprensa da poca. O mvel foi expoente desta burguesia: simples, vistoso e de custo baixo. Baseando-se nas linhas do estilo Imprio, reduziram-se os adornos de bronze, que foram substitudos por enfeites de filetes de madeira. Adquiriram importncia as superfcies forradas com madeiras caras, como o mogno, ou autctones, cortadas em vis para ressaltar as guas. As formas se simplificaram e se geometrizaram, formando volumes regulares ou curvas suaves. Voltou o torneado em forma de coluna integrada estrutura para dar vida s superfcies. Os carpetes fizeram-se coincidir com as cortinas e a cor das paredes para criar conjuntos homogneos. Os remates dos mveis evocavam elementos arquitetnicos e seu aspecto macio contrasta com a leveza da maioria dos mveis de assento. Os mveis Biedermeier so simples e racionais, e no futuro influiriam decisivamente no Sezessionstil e na Art Dco.

Clssico A arquitetura do Renascimento est bastante comprometida com uma viso-de-mundo assente em dois pilares essenciais: o Classicismo e o Humanismo. Alm disso, vale lembrar que, ainda que ela surja no totalmente desvinculada dos valores e hbitos medievais, os conceitos que esto por trs desta arquitetura so os de uma efetiva e consciente ruptura com a produo artstica da Idade Mdia (em especial com o estilo gtico).

Atravs do Classicismo, os homens do Renascimento encaravam o mundo greco-romano como um modelo para a sua sociedade contempornea, buscando aplicar na realidade material cotidiana aquilo que consideravam pertencer ao mundo das idias. Neste sentido, a arquitectura passou, cada vez mais, a tentar concretizar conceitos clssicos como a Beleza, acreditando que a canonizao e o ordenamento estabelecido pelos arquitectos da Antiguidade Clssica constituam o caminho correto a ser seguido a fim de alcanar este mundo ideal. Sabendo que os valores clssicos, do ponto de vista do Cristianismo, dominante no perodo (e lembrando que o Renascimento surge na Itlia, regio da Europa onde a influncia do Vaticano a mais visvel), eram considerados pagos e objetos de pecado, o Renascimento tambm se caracterizou pela integrao do projeto de mundo cristo com a viso de mundo clssica. A Natureza era vista como a criao mxima de Deus, o elemento mais prximo da perfeio (atingindo, portanto, o ideal de Perfeio procurado pela esttica Clssica). Assim, a busca de inspirao nas formas da Natureza, tal qual prope o Clssico, no s se justifica como passa a ser um valor em si mesmo. Sendo a Natureza uma criao perfeita, tambm o Homem volta a ser visto como ser perfeito: ele tanto se manifesta como o ser que a semelhana de Deus na Terra, como volta a se considerar como medida e referncia do Universo. neste sentido que vai se manifestar de forma bastante impactante (e talvez, com importncia ainda maior que a do Classicismo) o atributo humanista do Renascimento. O Humanismo manifestar-se- como um profundo sentimento comprometido com a valorizao da presena do Homem no Universo, na medida em que este indivduo humano afirma-se perante a Natureza e deixa de apenas observ-la para entend-la, procurando alter-la e buscando aquilo que ele considera como o Conhecimento do mundo (mais do que simplesmente o "conhecimento" da coisas). Um dado importante na definio da espacialidade do Renascimento a incorporao da perspectiva como instrumento de projeto e da noo do desenho como uma forma de conhecimento. A principal ruptura com o espao medieval se d a partir do momento em que os arquitetos do Renascimento passam a designar nos seus edifcios um ritmo de percurso em que as regras de desenho do espao so facilmente assimiladas pelos usurios e estes, a partir de uma anlise objetiva do espao, ainda que em um certo

sentido emprica, tm condies de domin-lo e impor o seu ritmo. O domnio da linguagem clssica, usada para se chegar a estes efeitos de percurso, s se torna possvel quando simulado atravs do projeto pela perspectiva. Como resultado, tem-se um espao perspctico, integralmente apreendido pelo observador e cujas relaes proporcionais se mostram de forma analtica e objetiva.

Clean O estilo clean exige leveza e harmonia e deve-se evitar que a

decorao seja fria ou minimalista.O estilo clean contemporneo leve e de linhas retas, sem lugar para muitos contornos ou rebuscamentos. Espaos visivelmente limpos, bem iluminados e com cores claras sintetizam a decorao dos nossos dias, onde a praticidade o que mais se deseja. O conceito clean est em todos os cantos da casa e suas linhas simples assimilaram perfeitamente as novas tecnologias. Telas de plasma e eletroeletrnicos de ltima gerao no agridem mais a decorao e conferem multifuncionalidade aos ambientes mais amplos. Recursos estrategicamente posicionados, como mveis giratrios, ajudam a criar numa mesma sala um canto para TV, uma sala de jantar, uma sala de estar e um peque-no escritrio. Uma novidade o telo de vidro que exibe imagem dos dois lados e pode funcionar como divisria. Acompanhando a tendncia da decorao contempornea, os mveis tambm esto mais leves, mais simples, permitindo arranjos diferentes e melhor aproveitamento do espao, sem diminuir a circulao. Aqueles com rodinhas, por exemplo, podem ser embutidos dentro do armrio da sala, prontos para dar mais conforto ao ambiente quando chegam as visitas para uma noite agradvel. Como qualquer outra, a decorao clean tambm requer cuidados. No caso, o risco pecar pela impessoalidade. Espelhos Continuam valendo, preferencialmente com molduras, como quadros. Podem ainda revestir paredes ou ser colocados em pontos estratgicos, para aumentar ou iluminar ambientes. S no valem os exageros. Tetos As sancas de gesso trabalhadas foram esquecidas. O estilo clean pede tetos brancos e uniformes. Podem ter no mximo um desnvel na altura, para dividir o ambiente. Rodaps Compensando a simplicidade exigida para os tetos, os rodaps ficaram mais altos e ganharam mais presena, o que valoriza muito os mveis dispostos no ambiente. Podem ter de 18 a 20 cm, com ou sem frisos. Bar Aqueles cercados por bancos altos entraram em desuso, em nome do conforto. As bebidas agora ficam estocadas em um

armrio da sala, em bandejas sobre um aparador ou em mini adegas. Paredes Nos interiores, cores claras, de preferncia. Cores escuras, somente em detalhes. O mesmo sobre as texturas, que perderam o destaque dentro de casa. Em compensao, elas podem ser usadas livremente nas paredes externas. Cortinas Tecidos leves e transparentes so os mais usados agora, mas sempre com pouco volume. Quando a inteno diminuir a claridade, persianas sob o tecido funcionam muito bem.

Country Aquilo que para os Americanos do interior e seu dia a dia no vestir e no fazer, tornou-se para nos Brasileiros, fonte de inspiracao de design de moda. Inspiracao nao so na vestimenta, mas com reflexo

em tudo que nos cerca. Caminhonetes, chapus, moveis, arquitetura e comportamento sao assimilados e adaptados para nosso cotidiano. A figura do Cowboy sempre chamou a atencao por sua conotacao de virilidade. A tudo domina e tudo pode para se tornar vencedor.

Ecltico O ecletismo (no Brasil) ou eclectismo (em Portugal) foi um estilo arquitetnico predominante do incio do sculo XX. Aps a crise dos neos (neoclssico, neogtico, etc.) que dominou a arquitetura do sculo XIX, o debate sobre qual o estilo histrico mais importante tornou-se infrutfero. Da constatao de que a aplicao dos novos materiais no estava subordinada a um estilo especfico, algumas academias (tanto europias quanto americanas) passaram a propor um modelo de arquitetura historicista, resultado da mistura de estilos diversos.

Aqui a palavra estilo usada para representar apenas um certo conjunto de aspectos formais, visto que a total reproduo de um estilo histrico impossvel. Contra esse formalismo histrico da arquitetura do perdodo surgiro os principais nomes da arquitetura moderna. No Brasil, a arquitetura ecltica encontrou seu auge em So Paulo, tendo em Ramos de Azevedo seu principal nome.

Funcionalismo A partir do incio do sculo XX, as rpidas transformaes industrias trazem a preocupao com a utilidade dos espaos e objetos (funo) e no s com sua forma. Cada objeto deve ter uma funo. O raciocnio se desenvolve e, a partir dos anos 70, apenas uma utilidade no basta: funcionalidade passa a ser sinnimo de mltiplo uso.

Georgiano Se define "georgiano" o estilo arquitetnico e de decorao que se difundiu na Inglaterra durante o sculo XVIII e incio do XIX. As suas caractersticas principais so o equilbrio, a elegncia e a simetria, com uma forte tendncia harmonia clssica. Nas fachadas predominam linhas verticais, principalmente nas janelas e portas, elegantes colunas e prticos. A nogueira e principalmente o mogno, foram as madeiras mais usadas no mobilirio da poca de George I (1714-1735), um estilo

que desenvolveu-se a partir do mobilirio Rainha Ana (1702-1714). Os mveis ficaram mais ornamentados, mais pesados e ricos. Foi quando apareceu a Lion mask - cabea de leo, usada no joelho da perna cabriolet que terminava em claw-and-ball - garra e bola. Se por um lado o estilo simples Queen Anne foi continuado algum tempo, principalmente as cadeiras wing-chair, banquinhos e sofs, cmodas e mesas de jogo, por outro a arquitetura influenciou os mveis que eram terminados por frontes, as secretrias lembrando edifcios com colunas e frisos, sendo usados tambm pedestais, bases e outros motivos arquitetnicos.

Gtico O gtico um estilo arquitetnico que se desenvolveu entre os sculos XII e XV, na Idade Mdia, e colocava especial nfase na leveza estrutural na iluminao das naves do interior do edifcio, e que surgiu em contraposio massividade e deficiente iluminao interior das igrejas romnicas. Desenvolveu-se fundamentalmente na arquitectura eclesistica: catedrais, monastrios e igrejas. A palavra gtico vem de "Godo", no sentido pejorativo. Assim o batizaram os renascentistas, que somente consideravam arte antiguidade clssica. A arquitectura gtica teve sua origem em Frana e se difundiu atravs de suas catedrais, principalmente ao Sacro Imprio Romano Germnico e Coroa de Castela. Na Inglaterra tambm penetrou o estilo francs, porm logo adquiriu um forte carcter nacional. Na Itlia no teve muita aceitao, e seu impacto foi muito desigual nas distintas regies; chegou tarde e muito rapidamente foi substitudo pelo Renascimento. Existem indcios de que o verdadeiro nome dessa expresso artstica era, em latim, Opus Francigenum, "Obra Francesa". Inseriu-se no movimento cultural abrangente a vrias expresses artsticas, que, por sua vez, surgiram no contexto mais amplo do chamado Renascimento do Sculo XII. Este estilo arquitetnico estendeu-se por um longo perodo de tempo da Idade Mdia e varia de local para local, sendo no entanto possvel delimit-lo desde meados do sculo XII a incios do sculo XVI, quando do advento de um novo Renascimento que marcou o fim do perodo medieval. O primeiro gesto impulsionador da nova filosofia construtiva dado em Frana, acabando por se estender a toda a Europa, no que ficou conhecido como o tempo das grandes catedrais.

Gustaviano A verso sueca do Neoclssico, do rei Gustavo III, coroado em 1771. O estilo adapta as modas da poca para um pas com menos luxos. No lugar dos gobelins, painis de linho; em vez de mrmores e granitos, pinturas especiais. Os tecidos tm estampa xadrez ou listrada, em tons de azul, cinza e rosa.

High Tech A Arquitetura High Tech, ou de Alta Tecnologia, uma corrente da arquitetura, emergente nos anos 70, muito centrada no emprego de materiais de tecnologia avanada nas construes, como o prprio nome indica. No Design, tambm, teve forte marcao. Historiadores classificam-na dentro de um chamado Tardomodernismo, juntamente com outras atitudes estticas, como o Slick-tech, numa aluso aos valores contrapostos s atitudes psmodernas associadas este tipo de interveno que caracteriza a High Tech. Um exemplo famoso deste tipo de arquitetura o Centro Pompidou em Paris, projetado por Richard Rogers e Renzo Piano.

Imprio

O estilo imprio um estilo arquitetnico, de decorao de interiores, mobilirio e moda em geral, que se desenvolve em Frana no incio do sculo XIX, e se insere dentro do esprito neoclssico. Este perodo pode-se delimitar entre aproximadamente 1803-04 e 1815-21, altura da proclamao do Primeiro Imprio Francs (1804-1814), por parte de Napoleo Bonaparte. A fase inicial do estilo pode tambm ser designada por estilo consulado (ou Retour dEgypt), fase que se inicia por volta de 1799, e que coincide com o perodo do Consulado Francs (1799-1804). Os primeiros indcios j se fazem sentir durante o estilo diretrio, mas o estilo imprio s atingir o seu auge aps o regresso das campanhas militares de Napoleo em Itlia e no Egipto. Ser ento Napoleo, o imperador, a impor o seu gosto pela grandiosidade e imponncia, em comunho com elementos decorativos de inpirao no universo militar e motivos revivalistas da Antiguidade Clssica e Antigo Egito. Extremamente ligada figura do imperador e glorificao do seu poder, a arte traduz-se, de um modo geral, por formas massivas e monumentais ao servio do poder absoluto e da corte. Com a expanso do imprio este gosto estender-se- um pouco por todo a Europa, principalmente nas regies de maior influncia napolenica, a Itlia e a regio da Confederao do Reno. Com a queda do imprio, o estilo ser particularmente adotado pela Rssia imperial a modo de celebrao sobre a vitria contra Napoleo. Em Itlia o estilo sobreviver mais que no resto da Europa (designado estilo imprio italiano), fato que se deve, por um lado, herana do Imprio Romano no pas, e, por outro lado, instituio deste estilo como o estilo nacional arquitetnico aps a unificao de Itlia em 1870.

Kitsch O kitsch um termo de origem alem (verkitschen) que usado para categorizar objetos de valor esttico distorcidos e/ou exagerados, que so considerados inferiores sua cpia existente. So freqentemente associados predileo do gosto mediano e pela pretenso de, fazendo uso de esteretipos e chaves que no so autnticos, tomar para si valores de uma tradio cultural privilegiada. Eventualmente objetos considerados kitsch so tambm apelidados de brega no Brasil. Kitsch chique, cult, polmico. Na onda do ecltico e do psmoderno, nada se cria, tudo se transforma. "O kitsch o contrrio do Clssico. Trata-se de resgate de peas excessivamente utilizadas, como o pinguim de geladeira", diz Mali Frota Villas-Bas. Ela

acredita que, quando assumido com bom-humor o kitsch cult.

Regncia O estilo regncia, tambm conhecido como regncia francesa, um estilo decorativo arquitectnico (interiores e exteriores) e, acima de tudo, um estilo de mobilirio. Este estilo desenvolve-se em Frana durante a regncia de Filipe de Orlans entre 1715 e 1723, aps o reinado de Lus XIV e enquanto Lus XV menor de idade (tem apenas 5 anos de idade quando morre o seu bisav, Lus XIV). Em termos artsticos faz a transio entre o estilo Lus XIV (inserido no movimento barroco) para o estilo Lus XV (inserido no movimento rococ). De um modo geral, e por ser um estilo de transio, possui ainda muito da sumptuosidade controlada do anterior, demonstrando j alguns elementos tpicos do rococ, a leveza e liberdade das linhas. Neste pequeno perodo de tempo, estas duas vertentes decorativas vo coexistir em harmonia, resultando em criaes de elegante flexibilidade. Durante o perodo de regncia, em que a corte deixa Versailles para se acomodar em Paris, a Frana atravessa um perodo econmico difcil, e opta-se agora pela construo de palcios de menores dimenses e interiores menos sumptuosos, mais virados ao intimismo e simplicidade, mas sem perder totalmente o esplendor anterior. Tambm os exteriores diminuem em severidade e controle, adoptando j algumas linhas mais espontneas, que tero o seu apogeu na total liberdade imaginativa do rococ. Este desejo

de uma maior liberdade formal, fora da rigidez artstica do sculo anterior, desponta simultaneamente com a mudana social e mental que toma lugar no sculo XVIII, onde a sociedade aspira a uma maior independncia, descontraco e alegria no quotidiano.

Tudor Enquanto na Itlia a cultura renascentista estava em seu momento de maior esplendor, a sociedade inglesa estava ainda levando um estilo de vida tipicamente medieval. Somente posteriormente, durante o reinado da Dinastia Tudor (1475/1603), a influncia do Renascimento comeou a se manifestar com maior intensidade. Inicialmente, viu-se um enriquecimento das severas estruturas gticas com motivos mais ornamentais de inspirao renascentista. Com o passar do tempo, e graas sempre forte influncia francesa, tomou corpo um estilo mais original e marcante, no s na decorao das fachadas exteriores das casas, como tambm em particulares detalhes na construo dos mveis, como a riqueza dos entalhes, o uso de bordas torneadas, o uso de apliques decorativos,

e o uso frequente de madeiras escuras e pesadas.

Vitoriano O estilo vitoriano uma fonte infinita de inspirao. De 1837 a 1901, anos em que a Inglaterra foi governada pela Rainha Vitria, o pas viveu um perodo mximo de esplendor, conhecido como "poca vitoriana". O Reino gozava de grande prestgio e o clima social era de euforia devido aos sucessos militares na ndia, ao desenvolvimento cultural e prosperidade econmica resultante da Revoluo Industrial. A nova burguesia, enriquecida com a indstria e o comrico nas colnias de alm-mar, queria exibir em suas casas uma decorao que ostentasse sua nova riqueza e prosperidade. Esse comportamento mudou por completo o modo de viver, com a introduo de importantes inovaes. A mais caracterstica foi a criao de um andar inferior sob o nvel da rua, onde ficavam a cozinha e outras dependncias de servios. Outra inovao foi o surgimento da "sala de banho" como um local

independente para os cuidados pessoais cotidianos. Na decorao dos mveis, usava-se em abundncia madeiras nobres exticas, como o jacarand, a rdica e o mogno. Os objetos como quadros, candelabros, enfeites, tapetes e luminrias eram numerosos, a maioria das peas oriundas do distante Oriente, como porcelanas chinesas ou tecidos de decorao em seda bordados com fios de ouro. Tecidos com motivos florais constituem o esquema de decorao. O estilo agrega estofados em couro e tecidos xadreses propiciando uma atmosfera de um lar ancestral.

enviada por Carol (comentar | 2 comentrios) | (envie esta mensagem) | (link do post)

14/10/2007 18:33

Abbada Todo o teto cncavo pode-se chamar abbada. Cobertura

encurvada. Do ponto de vista geomtrico, a abbada tem origem num arco que se desloca e gira sobre o prprio eixo, cobrindo toda a superfcie do teto. As abbadas variam de acordo com a forma do arco de origem. Abbada ogival, tambm chamada gtica, cujo arco tem forma de ogiva, uma marca da arquitetura rabe. Abbada aviajada tem origem num arco cujas extremidades esto em desnveis. H ainda a abbada de lunetas. De menor altura, esse tipo est presente nas casas de estilo colonial americano e facilita a iluminao interior.

Abrigo Lugar onde o homem pode se proteger das intempries. No uso corrente, indica locais como garagem, tambm chamada abrigo de carro, automvel

Acabamento Arremate final da estrutura e dos ambientes da casa, feito com os diversos revestimentos de pisos, paredes e telhados.

Acesso Rampa, escada, corredor ou qualquer meio de entrar e sair de um ambiente, uma casa ou um terreno.

Aclive Quando o terreno se apresenta em subida em relao rua; ladeira, vista de baixo para cima.

Adega Tambm conhecida como cave. A palavra, provavelmente, tem origem no termo francs cave: lugar especial da casa, em geral no subsolo, onde se guardavam os vinhos e os azeites. A adega precisa de ter condies climticas controladas, para melhor conservar os vinhos e outras garrafas de bebidas, em condies adequadas de temperatura e umidade.

Afresco Afresco ou fresco o nome dado a uma obra pictria feita sobre parede, com base de gesso ou argamassa. Assume, frequentemente a forma de mural.

Aglomerado Placa prensada, composta de serragem compactada com cola ou resina e arrematada com duas lminas de madeira.

gua de TElhado Cada uma das superfcies inclinadas da cobertura, que principia no espigo horizontal (cumeeira) e segue at beirada.

gua Furtada Vo entre as tesouras do telhado. ngulo do telhado por onde correm as gua pluviais. Quando provido de janelas, tambm recebe o nome de mansarda. Sto com janelas que se abrem sobre as guas do telhado.

Alapo Portinhola no piso ou no forro que d acesso a caves ou stos.

Alcova Quarto pequeno de dormir, sem aberturas para o exterior, que faz comunicao com ante-salas.

Aldrava Tranca de ferro para escorar portas ou janelas; pequena tranqueta com dispositivo que permite que a porta possa ser aberta pelo lado de fora. Tambm argola que fica do lado de fora da porta e serve de instrumento para bater porta.

Almofada Na marcenaria e carpintaria, pea com salincia sobreposta superfcie podendo possuir tambm reentrncias.

Alpendre Cobertura suspensa por si s ou apoiada em colunas sobre portas ou vos. Geralmente, fica localizada na entrada da casa. Aos alpendres maiores d-se o nome de varanda.

Andaime Equipamento em forma de plataforma usada para alcanar pavimentos superiores das construes e executar servios em diversos nveis acima do piso.

Ante-Projeto Primeiras linhas traadas pelo arquiteto em busca de uma idia ou concepo para desenvolver um projeto.

Aparador Mvel da sala de jantar, relativamente longo, da altura da mesa de refeies, onde geralmente guardada a loua, e cujo tampo pode servir para receber os pratos ou travessas com comida durante o almoo ou jantar.

Apicoado Superfcie submetida a desbastamento do qual resulta uma textura

rugosa, anti-derrapante. Normalmente feito em pedras como granitos e mrmores. Suja mais que o flameado.

Arabesco Ornamento rabe no qual se entrelaam linhas, espirais e formas geomtricas. Modernamente designam qualquer traado que lembre a arte mourisca.

Arandela Luminria presa parede para valorizar o ponto de luz. Concebida como suporte para cera (que caa da vela) acoplado ao castial.

Arco Semi-circunferncia que cobre um vo. Nome dado construo que d origem s abbadas.

Arenito Rocha composta de pequenos gros de quartzo, calcrio ou feldspato, usada em pisos externos. Nos pisos internos, o arenito normalmente recebe polimento e rejunte de granilite.

Argamassa Mistura de materiais inertes (areia) com materiais aglomerantes (cimento e/ou cal) e gua, usada para unir ou revestir pedras, tijolos ou blocos, que forma conjuntos de alvenaria. Ex.: argamassa de cal (cal+areia+gua). A argamassa magra ou mole a mistura com menor quantidade de aglomerante (cal e/ou cimento), responsvel pela aglutinao. J a argamassa rica tem o aglomerante em abundncia.

Arquitrave Viga de sustentao ou verga principal que se apoia, em suas extremidades, em colunas ou pilares. Caracteriza o sistema arquitravado de envasaduras, cujas vergas so planas e horizontais. a primeira parte do entablamento, ficando entre os capitis das colunas e o friso.

Art Dec Movimento que atinge o seu apogeu entre os anos 20 e 40. Surge em oposio aos excessos do Art Nouveau e marca a arquitetura com linhas geomtricas e tons pastel. O movimento concilia a produo industrial e as artes, influenciando os primeiros trabalhos do arquiteto franco-suo Le Corbusier. Ele tornou ainda mais despojadas as formas desse estilo, criando as bases da arquitetura funcional ou moderna. Os projetos enfatizam vos e grandes espaos envidraados. As colunas, antes ornamentadas, agora assumem funo estrutural e passam a ser denominadas pilotis.

Art Nouveau A Arte Nova refere-se ao estilo arquitectnico e de arte decorativa que marcou o final do sculo XIX e o comeo do XX. Muitos dos seus elementos retomam o Rococ e o Gtico. Assim, os edifcios mostram ornatos como ninfas com flores nos cabelos. Na Europa, misturou-se a elementos regionais, ganhando diversas verses. A primeira construo art nouveau foi projetada pelo arquiteto belga Victor Horta, em 1892, em Bruxelas. Mais tarde, o metro de Paris (Frana), recebeu portes projetados por Hector Guimard, que traziam formas sinuosas. Antonio Gaudi, um dos mais brilhantes arquitetos espanhis, foi buscar inspirao s tradies medievais do seu pas para erguer obras dentro do novo estilo. Em Barcelona, projetou a Sagrada Famlia, catedral que comeou a ser construda em 1883, com torres gticas e adornos barrocos. O estilo art nouveau comeou a perder fora pouco antes da Primeira Guerra Mundial (1914-18).

Arts And Crafts O movimento das arts & crafts (do ingls artes e ofcios, embora seja mais comum manter a expresso original) foi um Movimento Esttico Social ingls surgido na Inglaterra, na segunda metade do sculo XIX, defendia o artesanato criativo como alternativa mecanizao e produo em massa. Entre outras idias, defendia o fim da distino entre o arteso e o artista. Fez frente aos avanos da indstria e pretendia imprimir em mveis e objetos o trao do arteso-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas idias do romntico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francs da art nouveau e considerado por diversos historiadores como uma das razes do modernismo no design grfico, desenho industrial e arquitetura.

Assentar Colocar e ajustar tijolos, blocos, esquadrias, pisos, pastilhas e outros acabamentos.

Assoalho

trio Ptio de entrada das casas romanas, cercado por telhados pelos quatro lados, porm descoberto. Hoje o termo identifica um ptio de entrada de uma habitao.

Baccarat Com a permisso do rei Luis XV, o bispo de Metz, monsenhor Louis De Montmorency-Laval, funda em 1764 a companhia de cristais Baccarat, na provncia de Lorraine, leste da Frana. Estavam implantadas as razes daquela que viria a ser uma das mais conceituadas cristalerias do mundo. O primeiro cristal fabricado data de 15/11/1816. Foi transformada em primeira cristallerie da Frana em 1817. Desde ento, a marca sinnimo universal de lapidao precisa, manufatura delicada em objetos nicos e nas formas mais variadas. Vasos, cinzeiros, lustres, espelhos, candelabros e acessrios ultrafemininos. De reis a plebeus abastados, Baccarat status e opulncia, charme e sofisticao real. A fbrica sobreviveu s guerras e revolues, sempre produzindo copos, garrafas, baldes(muitos encomendados com monogramas), seus tradicionais lustres em cascata, abajures, jias, bijuterias, frascos de perfumes, vasos, candelabros, esculturas, maanetas, entre outros. As peas so lapidadas mo como pedras preciosas,

em processo artesanal com caprichos e requintes.

Baixo-Relevo Trabalho de escultura em que as figuras sobressaem muito pouco em relao superfcie que lhes serve de fundo.

Balastre Pequena coluna ou pilar em metal, madeira, pedra ou alvenaria que, alinhada lado a lado, sustenta corrimos e guarda-corpos. Tem origem no latim balaustium, nome da flor de rom, cuja forma inspirou os primeiros balastres.

Baldaquim Espcie de plio ou dossel. Obra de arquitetura ou de marcenaria, que serve de coroa a um trono, a um altar. Requintada verso oitocentista dos mosqueteiros usados sobre cama. A cama

protegida por uma cobertura fixada parede numa das extremidades e presa ao prprio mvel na outra. Esse elemento abriga um cortinado que veda as laterais.

Baldrame Designao genrica dos alicerces de alvenaria. Conjunto de vigas de concreto armado que corre sobre qualquer tipo de fundao. Peas de madeira que se apoiam nos alicerces de alvenaria e que recebem o vigamento do assoalho.

Bandeira Caixilho fixo ou mvel, situado na parte superior de portas e janelas. Pode ser fixo ou mvel, favorecendo a iluminao e a ventilao dos ambientes.

Bangal Do ingls bungalow, designa as casa de campo construdas na ndia, trreas e com grandes varandas cobertas.

Batente Rebaixo onde a porta ou a janela encaixam-se ao fechar. A folha que fecha primeiro, na portas ou janela.

Bauhaus A Staatliches Bauhaus (literalmente, casa estatal de construo, mais conhecida simplesmente por Bauhaus) foi uma escola de design, artes plsticas e arquitectura de vanguarda que funcionou

entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expresses do que chamado Modernismo no design e na arquitectura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.

Bay Window Janela de trs faces, instalada no nvel trreo, projetada para fora do prumo da construo.

Beiral Prolongamento do telhado para alm da parede externa, protegendo-a da ao das chuvas. As telhas dos beirais podem ser sustentadas por mos-francesas e fixadas por arames de cobre.

Bergre Uma espcie de sof com apoio laterais para apoiar a cabea.

Biedermeier Popular na Alemanha e ustria entre 1820-1840. O nome vem de um personagem de Ludwig Eichrodt que representava a burguesia alem no comeo do sculo XIX. Os mveis biedermeier so simples, robustos e confortveis, geralmente de madeiras claras, elegantes sem maiores pretenses.

Bisot Vidro que recebe corte em forma de bisel nas arestas no confundir com lapidao ou lapidado cuja dimenso menor e serve para dar arremate nas arestas.

Boisrie Trabalhos de entalhe ou moldura, dos mais simples aos mais elaborados, que ornamentam portas e paredes.

Boleado Acabamento abaulado ou torneado no contorno da superfcie de madeira, pedra, plstico ou metal. Quando o boleio completa 180 graus chamamos de 1/2 cana

Boton Trabalho de tapearia em que os botes so costurados superficialmente no estofado, formando losangos ou quadrados.

Bow Window Janela semicircular que se projeta para fora das paredes.

Brise Do francs brise-soleil; quebra-sol produzido com peas de madeira, concreto, plstico ou metal, disposto vertical ou horizontalmente diante das fachadas ou muros para atenuar ou impedir a ao direta do sol, sem perder a ventilao

Caiar Pintar com cal diluda em gua, requer preparo antecipado.

Caibro Pea de madeira , geralmente de seo prxima ao quadrado, que junto com outras sustenta as ripas de telhados ou de assoalhos ( Brasil ) e soalhos ( PT ). Nos telhados, o caibro assenta nas cumeeiras, nas teras e nos frechais. No piso, apoia-se nos barrotes.

Caixa de Escada Espao, em sentido vertical, destinado escada.

Caixilho Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas.

Calafetar Vedar fendas e pequenos buracos surgidos durante a obra em diversos materiais, e executada aps a raspagem de pisos de madeira pelo "calafate" com aplicao de p de serragem fina e cola, resina ou verniz poliuretano.

Canap Mvel longo para estender o corpo, com espaldar e braos.

Cantoneira Pea em forma de L que remata quinas ou ngulos de paredes. Tambm serve de apoio a pequenas prateleiras.

Capitel Parte superior, em geral esculpida, de uma coluna. Alguns capitis so simples, pouco ornamentados, a exemplo dos dricos. Outros, como os jnicos, so arrematados com volutas.

Capiton Trabalho de tapearia com botes costurados no estofado de forma profunda e regular, compondo desenhos geomtricos.

Cerca- Viva Sebe viva; arbustos plantados para formar um elemento de vedao e fechamento.

Chaise- Longue Cadeira estofada,que surge nos finais do sculo XVII , cujo assento muito alongado sustentado por pernas extras.

Chamalote Tecido de l de camelo. / Fazenda de plo ou de l, em geral tecida com seda.

Chapu Coroamento do muro ou da chamin com uma ou duas guas.

Chapiscar Lanar argamassa de cimento e areia grossa (proporo geralmente 1:3) contra a superfcie para torn-la spera e facilitar a aderncia da primeira camada de argamassa.

Chesterfield O nome advm de um modelo de sof criado na Inglaterra. As caractersticas principais deste modelo so: encosto captonado, almofadas soltas no assento e braos na mesma altura do encosto. Suas linhas clssicas lhe proporcionam incomparvel beleza, o que lhe garante grande procura por parte dos clientes, independente dos modismos passageiros

Clapboard Um tipo de revestimento externo para paredes, feito com tbuas sobrepostas de madeira, caracterstico do Early American, estilo dos colonizadores dos EUA.

Clarabia Abertura no teto da construo, fechada por caixilho com vidro ou outro material transparente, criada para levar iluminao e/ou ventilao naturais aos ambientes em geral sem janelas.

Closet

Palavra inglesa; pequeno cmodo usado como quarto de vestir.

Coifa Coifa ou depurador o equipamento eletrodomstico responsvel pelo tratamento dos gases e vapores resultantes da coco. A depurao do ar feita por dois sistemas distintos de filtragem.

Colonial Tipo de arquitetura praticada nos pases que foram colnias em Portugal. Assim, as influncias portuguesas esto presentes j nas primeiras construes brasileiras e as espanholas marcam alguns pases da Amrica do Sul, Central e do Norte. Os ingleses deixaram a sua herana na Amrica do Norte. J elementos da arquitetura holandesa e francesa aparecem na Amrica Central, sobretudo na regio das Carabas.

Coluna Elemento estrutural de sustentao, quase sempre vertical. Ao longo da histria da arquitetura, assumiu as formas mais variadas e diversos ornamentos. Pode ser de pedra, alvenaria, madeira ou metal e consta de trs partes: base, fuste e capitel. Esses elementos aparecem inicialmente nas colunas dricas e jnicas dos templos gregos. A partir da viso funcionalista do arquiteto suo Le Corbusier, ainda na primeira metade deste sculo, as colunas

passaram a ser chamadas internacionalmente de pilotis e ganharam formas limpas.

Compensado Chapa composta de lminas torneadas de madeiras, sobrepostas em sentido alternado, sempre em nmero mpar, fixadas com cola do tipo uria -formol, qual se adiciona imunizante, prensadas e lixadas. Apresenta uma das faces com lmina de tonalidade homognea e outra com pequenas variaes de colorao.

Condute Conduites so eletrodutos embutidos na alvenaria, por onde passa a fiao eltrica. Podem ser metlicos, isolantes, magnticos, no magnticos, e tambm rgidos, curvveis, elsticos e flexveis. Tm por funo proteger os condutores eltricos contra choques mecnicos, agentes qumicos, etc.

Contrapiso Camada, com cerca de 3 a 5 centmetros de cimento e areia, que nivela o piso antes da aplicao do revestimento.

Cornija Conjunto de molduras que serve de arremate superior s obras de arquitetura.

Corrimo Apoio para a mo colocado ao longo das escadas.

Craquel A principal caracterstica o efeito trincado que aparece .Pode ser feito com tintas especiais, vidros, ceras e outros materiais.Sua aplicao pode ser feita em cermica, madeira, vidro e o que a criatividade permitir.

Cromado Metal que recebe uma camada de cromo. Elemento metlico, duro, que d brilho semelhante ao ao inoxidvel.

Cumeeira Parte mais alta do telhado, linha de cume , onde se encontram as superfcies inclinadas (guas). A grande viga de madeira que une os vrtices da tesoura e onde se apoiam os caibros do madeiramento da cobertura. Tambm chamada espigo horizontal.

Cpula Parte superior interna e externa de algumas construes. Uma curiosidade das cpulas o aparecimento do culo, abertura no seu ponto mais alto que permite a entrada de luz e que, muitas vezes, conta com uma pequena edcula, chamada lanterna ou lanternim. Outra curiosidade que, normalmente, as cpulas so duplas, ou seja, feita uma cpula interna, oca, e outra externa, encarregada da proteo da construo. Ver Abbada.

Decap Tcnica que imita o gesso e cria efeitos especiais em alto relevo, dando imponncia e estilo. uma textura muito apropriada em mveis, portas, janelas, esquadrias em geral (molduras de quadro, de espelho, etc...) dando sempre um ar de rstico com muita classe. A tcnica se adapta melhor com as tonalidades desde o marrom escuro at o bege claro, como tambm, com a cor verde at o azul, podendo no entanto ser usada qualquer cor . Sugere-se usar sempre tom sobre tom.

Deck

Piso em madeira ripada, geralmente para circundar piscinas, banheiras e represamentos de gua ou servir de palco criando desnvel.

Declive Ladeira. Quando o terreno se apresenta em subida em relao rua.

Dcoupage Arte de revestir com gravuras. A palavra de origem francesa "dcoupage" (existe controvrsia) significa recortar gravuras de

papel e com estas revestir superfcies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido.

Demo Cada uma das camadas de tinta ou qualquer outro lquido aplicada sobre uma superfcie qualquer.

Dicrica uma lmpada incandescente halgena que possui um refletor em vidro coberto com um revestimento dicrico, cuja finalidade refletir a luz e deixar passar os raios ultraivioleta e infravermelhos para a parte posterior da lmpada. A dicrica mais comum tem 50 Watts de potncia e funciona em 12 Volts, necessitando de transformador. a lmpada mais usada para iluminao de destaque em residncias.

Domer Window Abertura ou janela sobre o telhado; janela de gua furtada, trapeira.

Domo Cpula convexa (quando vista de baixo para cima) ou arredondada que corre uma abertura no alto de uma construo, oferecendo iluminao e ventilao naturais.

Dormente

Duto Tubo que conduz lquidos (canos), fios (condutores) ou ar.

Edcula Construo complementar principal, onde, geralmente, ficam instalados a rea de servios, as dependncias de empregados ou o lazer.

Elemento Vazado Pea produzida em concreto, cermica ou vidro, dotada de aberturas que possibilitam a passagem do ar e luz para o interior da casa. Comum em muros, paredes e fachadas.

Espelho-d'gua Pequeno tanque dentro ou fora de casa, onde a gua reflete o que estiver a sua volta.

Esquadria Qualquer tipo de caixilho usado numa obra, como portas, janelas, etc. Seus lados devem formar esquadro, mas emprega-se essa designao mesmo com outras formas

Estaca Pea longa, geralmente de concreto armado, que cravado nos terrenos. Transmite o peso da construo para as partes subterrneas - e mais resistentes.

Estncil Um estncil (do ingls stencil) um desenho ou ilustrao que representa um nmero, letra, smbolo tipogrfico ou qualquer outra forma ou imagem, figurativa ou abstrata, que possa ser delineada por corte ou perfurao em papel, papelo, metal ou em outros materiais. O estncil obtido usado para imprimir imagens sobre um sem-fim de superfcies, do cimento ao tecido de uma roupa. Por extenso de sentido, um estncil tambm um tipo de folha de papel fino que serve de matriz para impresso por mimegrafo e a base da pintura serigrfica. Tanto na mimeografia, como na serigrafia, mltiplos estnceis so usados sobre a mesma superfcie, produzindo imagens em mais de uma cor.

Estuque Massa base de cal, gesso, areia, cimento e gua, usada no revestimento de paredes e de forros. Toda a argamassa de revestimento, geralmente acrescida de gesso ou p de mrmore. Tambm usada para fazer forros e ornatos.

Fachada Cada uma das faces de qualquer construo, a de frente denominada fachada principal, e as demais: fachada posterior ou fachada lateral.

Faiana A faiana uma forma de cermica branca, que possui uma massa cermica menos rica em caulim do que a porcelana e associada a

argilas mais plsticas. So massas porosas de colorao branca ou marfim e precisam de posterior vitrificao. Uma classificao usual da cermica branca baseia-se no teor em peso da gua absorvida pelo corpo cermico: a faiana um dos tipos mais porosos, apresentando absoro geralmente superior a 3%. Os produtos de faiana so compostos de massas semelhantes ao grs (matrias-primas menos puras, podendo incluir rochas cermicas como granito, pegmatito e filito como fundentes, ao invs de feldspato puro), mas usualmente podem incorporar, diferentemente da composio do grs, fundentes carbonticos, portadores dos minerais calcita e dolomita. As peas de faiana so fabricadas a temperaturas inferiores a 1250C e caracterizam-se pela menor resistncia do que as porcelanas e o grs. Seus produtos incluem aparelhos de jantar, aparelhos de ch, xcaras e canecas, peas decorativas etc. No Brasil, a indstria de loua de faiana fina teve seu maior desenvolvimento no incio do sculo XX, sendo que seu declnio se inicia na dcada de 1940, quando a produo de porcelana se acelera e dissemina pelo pas. Com a maior oferta de loua de porcelana, mais resistente e durvel, e de acabamento mais fino e mais branco, a loua de faiana foi gradualmente sendo preterida, o que levou ao fim de vrias das fbricas pioneiras de loua no Brasil.

Folha Elemento da asa de dobradia; cada parte de portas ou janelas que necessita de dobradias para se mover.

Forro Material que reveste o teto, promove o isolamento trmico e acstico entre o telhado e o piso. Pode ser de madeira, gesso, estuque, placas fibrosas, tecidos, etc. H ainda o forro gamela, tpico do colonial mineiro, que formado por cinco superfcies, quatro delas inclinadas e trapezoidais, enquanto a quinta retangular, horizontal e fecha o forro.

Fronto Componente de arremate superior das janelas ou portas; o acabamento que veda o espao entre duas guas da cobertura; o arremate triangular do encontro entre a parede e duas guas da cobertura.Atualmente, sua funo original foi praticamente abandonada, e o elemento passou a servir de mero ornamento.

You might also like