You are on page 1of 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao Geral
7 Srie Poltica de Negcios e Empreendedorismo
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Edna de Almeida Rodrigues


Faculdade Anhanguera de Mato

Administrao Geral - 7 Srie - Poltica de Negcios e Empreendedorismo

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente, introduzir modificaes no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de deciso. Ter iniciativa, criatividade, determinao, vontade poltica e administrativa, vontade de aprender, abertura s mudanas e conscincia da qualidade e das implicaes ticas do seu exerccio profissional. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizaes.

DESAFIO
Por meio deste desafio, o grupo dever elaborar um plano de negcio de uma empresa fictcia, cujo segmento e demais caractersticas sero escolhidas pelos prprios alunos. Para tanto, sero realizadas pesquisas de contedos para contribuir com as decises do grupo, que deve procurar simular uma situao real de abertura de um negcio empresarial com possibilidades de sucesso. Ao finalizar este desafio, esperado que os alunos desenvolvam as competncias e habilidades essenciais ao empreendedorismo, a partir de decises criativas, embasadas em anlises de possveis cenrios. Com isso, as competncias evidenciadas podero contribuir com o exerccio profissional futuro, atuando como Gerentes, Diretores ou como Empresrios.

Produo Acadmica
Descrio do que ser produzido. Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 4. Plano de Negcios na Etapa 3. Apresentao final em Power Point na Etapa 5.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 5 a 7 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro:

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Edna de Almeida Rodrigues

Administrao Geral - 7 Srie - Poltica de Negcios e Empreendedorismo

Pg. 3 de 3

em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Aula-tema: Introduo ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor. Esta atividade importante para que voc compreenda a definio de Empreendedorismo e como ocorre esse processo, possibilitando que sejam despontadas suas habilidades para atuar como administrador que visa a um novo negcio. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Estude individualmente o contedo dos captulos 1 e 2 do PLT Empreendedorismo: transformando ideias em negcios, de autoria de Dornelas, que tratam de Introduo ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor. Passo 2 Analise cuidadosamente o contedo do quadro 2.3 Caractersticas dos empreendedores de sucesso e, em seguida, desenvolva individualmente o exerccio de Auto-avaliao de seu perfil empreendedor (Ambiente, Atitudes e Know-how), para promover uma reflexo sobre o que ser empreendedor. Discuta com seu grupo sobre a aprendizagem desses temas, enfatizando a diferena entre o administrador e o empreendedor, assim como dos resultados que cada integrante do grupo encontrou do exerccio de auto-avaliao Passo 3 Utilize os resultados da discusso indicada no passo 2 e, em grupo, elabore um relatrio de uma pgina, indicando e criticando o resultado da mdia que os alunos conseguiram no exerccio de auto-avaliao. Complemente o relatrio, comentando o que o grupo compreendeu sobre as

Edna de Almeida Rodrigues

Administrao Geral - 7 Srie - Poltica de Negcios e Empreendedorismo

Pg. 4 de 4

diferenas entre ser Administrador e ser Empreendedor. Entregue o relatrio com todos os passos resolvidos ao seu professor na aula 3.

ETAPA 2
Aula-tema: Identificando Oportunidades. Esta atividade importante para que voc identifique as etapas essenciais para se criar um novo negcio, buscando o sucesso do empreendimento. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Analise criticamente os captulos 3 e 4 do PLT que tratam de Identificando Oportunidades I e II. Pesquise sobre esse mesmo tema em outras fontes de consulta disponveis na biblioteca ou localizadas na Internet. Faa essa atividade individualmente, para somente depois discutir com seu grupo. NOTA: Nem todos os sites da internet so confiveis. Quando for solicitada pesquisa da internet, para garantir a qualidade de sua aprendizagem, pesquise em sites de universidades, congressos, associaes de classe, por exemplo, evitando sites como o Wikipedia, que por no se saber ao certo quem so os autores de seus textos, no confivel, podendo levar os alunos a uma aprendizagem errada. Tambm, lembre-se: Google no fonte, ferramenta de busca, portanto no deve ser citado. Passo 2 Formada a base conceitual necessria, hora de o grupo comear a criao de um novo negcio, como se cada integrante do grupo fosse um scio dessa empresa fictcia. 1 Em conjunto, d incio s definies do negcio a ser criado, decidindo sobre as seguintes questes da nova ideia (disponveis no captulo 3, tpico Avaliando uma oportunidade): a) b) c) d) e) 2 Qual mercado ela atende? Qual o retorno econmico que ela proporcionar? Quais so as vantagens competitivas que ela trar ao negcio? Qual a equipe que transformar essa oportunidade em negcio? At que ponto o empreendedor est comprometido com o negcio?

Analise o texto Quando o sonho se transforma em uma oportunidade de negcio no blog do Mundo SEBRAE, disponvel em <http://mundosebrae.com.br/2010/10/quando-o-sonhode-transforma-em-uma-oportunidade-de-negocio/>, acesso em 03 de novembro de 2010, e

Edna de Almeida Rodrigues

Administrao Geral - 7 Srie - Poltica de Negcios e Empreendedorismo

Pg. 5 de 5

confronte as respostas elaboradas pelo grupo no passo 2 com o contedo da figura 3.1 Critrios para avaliar oportunidade (adaptado de Timmons, 1994). Passo 3 Decidam sobre qual ser o ramo do novo negcio e a regio onde ser instalado. Para auxiliar nessas decises, assistam ao vdeo Empreendedorismo tambm se aprende na escola produzido pela Globo Vdeos, disponvel em: <http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM914373-7823EMPREENDEDORISMO+TAMBEM+SE+APRENDE+NA+ESCOLA,00.html>, acesso em 20 de outubro de 2010. Outra boa dica explorar o que o SEBRAE (Servio Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) oferece de apoio e que est disponvel em: <http://www.negociocerto.sebrae.com.br/, acesso em 20 de outubro 2010 e tambm a ferramenta Bssola disponvel em http://www.sebrae.com.br/customizado/bussola-sebrae/>, acesso em 20 de outubro de 2010. Passo 4 Elaborem em grupo o relatrio, de uma pgina, com as respostas das questes propostas no passo 2 e as decises solicitadas no passo 3 (comentadas). Entreguem o relatrio com todos os passos resolvidos ao seu professor na aula 7.

ETAPA 3
Aula-tema: O Plano de Negcio: definies e criao. Esta atividade importante para que voc compreenda o conceito de Plano de Negcios, para servir de fundamento para a criao de seu Plano de Negcio. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Compreenda, individualmente, os temas dos captulos 5 e 6 do PLT e explore o contedo do SEBRAE disponvel em <http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio>, acesso em 21 de outubro de 2010. Nesse site voc encontrar muitas orientaes sobre a abertura de novos negcios, inclusive um guia para elaborao do plano de negcios.

Edna de Almeida Rodrigues

Administrao Geral - 7 Srie - Poltica de Negcios e Empreendedorismo

Pg. 6 de 6

Passo 2 Monte, com seu grupo, o plano de negcios da empresa escolhida na Etapa 2 deste desafio. Lembre-se: o importante ter uma boa ideia; se o grupo considerar necessrio, essa a hora de mudar as decises sobre o ramo e a localidade. Se a empresa escolhida pelo grupo for manufatureira, utilize a Estrutura 1. Se a empresa escolhida for focada em inovao e tecnologia, utilize a Estrutura 2. As duas estruturas esto indicadas no captulo 5 do PLT. Desenvolva a Matriz BCG (Boston Consulting Group) e a Anlise Estratgica SWOT (tambm conhecida como Anlise FOFA) do novo negcio. Esses modelos esto no captulo 6 do PLT, mas podem ser encontrados em outras fontes disponveis na biblioteca e na internet. Passo 3 Entregue o plano de negcios (at 5 pginas) ao seu professor na aula 11.

ETAPA 4
Aula-tema: Colocando o Plano de Negcios em prtica. Esta atividade importante para que voc identifique a metodologia da execuo do Plano de Negcios, inclusive quanto aos recursos, a fim de concretizar o empreendimento que foi pensado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Estude individualmente o captulo 7 do PLT que tem como contedo Colocando o Plano de Negcios em prtica, com ateno especial figura 7.1 Estgios de investimento em empresas emergentes (adaptado de Inovar, 2000). Passo 2 Elabore com seu grupo um roteiro de execuo do Plano de Negcio desenvolvido na Etapa 3 deste desafio, procurando manter o foco na possibilidade de sucesso do empreendimento. importante que o grupo faa previses de tempo para colocar o plano em prtica por meio de um cronograma de atividades para direcionar a execuo, conforme modelo abaixo: Atividades: 1. (descreva a atividade 1)
Edna de Almeida Rodrigues

Administrao Geral - 7 Srie - Poltica de Negcios e Empreendedorismo

Pg. 7 de 7

2. 3. 4. 5.
1 2 3 4 n

(descreva a atividade 2) (descreva a atividade 3) (descreva a atividade 4) n ...


Ms 1 Ms 2 Ms 3 Ms 4 Ms 5 Ms 6 Ms 7 Ms 8 Ms 9 Ms 10 Ms 11 Ms 12

atividade

NOTA: O alinhamento entre atividade e perodo (ms) pode ser por meio da pintura da clula com uma cor escura como est no modelo ou uma simples marcao com um X. Por exemplo, no modelo acima, a atividade 1 ser realizada durante os meses 1 e 2. Passo 3 Redija um relatrio de uma a duas pginas contendo o roteiro de execuo, inclusive das formas de financiamento do projeto, a lista de atividades e o cronograma elaborado pelo grupo. Entregue o relatrio com todos os passos resolvidos ao seu professor na aula 13.

ETAPA 5
Aula-tema: Buscando assessoria para o negcio e questes legais da constituio da Empresa. Esta atividade importante para que voc compreenda como a assessoria pode auxiliar na criao e execuo do Plano de Negcio a partir das determinaes legais. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Explore atenciosamente, em grupo, os captulos 8 e 9 do PLT que apresentam os temas Buscando assessoria para o negcio e Questes legais de constituio da empresa, para que as ltimas decises do novo negcio sejam definidas, para enfim divulgar a ideia trabalhada pelo grupo durante este desafio. Passo 2 Identifique com seu grupo quais assessorias sero necessrias para o negcio escolhido pelo grupo, explicando as razes das necessidades. O grupo tambm deve descrever as caractersticas legais do negcio, inclusive os procedimentos de oficializao da empresa. Provavelmente

Edna de Almeida Rodrigues

Administrao Geral - 7 Srie - Poltica de Negcios e Empreendedorismo

Pg. 8 de 8

algumas dessas decises j esto indicadas no plano de negcio, que servir como um importante instrumento de apoio deste passo 2. Aqui aconselhvel que o grupo procure fazer contato com as instituies de assessoria e os rgos oficiais para que as definies sejam as mais prximas possveis da realidade. Passo 3 Elabore uma apresentao em Power Point para apresentar o negcio escolhido pelo grupo, considerando, pelo menos: Slide 1: Instituio em que o grupo estuda, curso, disciplina, nome e ttulo do professor da disciplina, composio do grupo seguido de RA, e data; Slide 2: Apresentao do negcio (como se fosse um cartaz de inaugurao); Slide 3: Estrutura societria, capital social, produto ou servio a ser comercializado/produzido, caractersticas gerais do negcio resumidas, como: localidade, tamanho, funcionrios, etc. Slide 4: Cenrios: Matriz BGC; Slide 5: Cenrios: Anlise Estratgica SWOT; Slide 6: Assessorias que sero consultadas; Slide 7: Questes legais do negcio; Slide 8: Finalizao da aprendizagem. Passo 4 Entregue a apresentao elaborada no passo 3 ao seu professor na aula 16 e prepare a apresentao dos seminrios para a aula 17, conforme os critrios do professor, possibilitando que todos os demais alunos da turma conheam os detalhes sobre a empresa que o grupo escolheu abrir.

Edna de Almeida Rodrigues

You might also like