You are on page 1of 20

INTRODUO

O presente trabalho aborda o tema senso e percepo, que so reaces do sistema nervoso aos estmulos internos e externos, provocadas pela excitao dos rgos sensorial (viso, olfaco, gustao, audio e tacto). um assunto que foi abordado com profundidade por vrios cientistas nos diferentes campos da cincia nos sculos XIX e XX, tais como: filsofos, fisiologistas, psiclogos e bilogos. As sensaes so experiencias associadas dos estmulos simples que se classificam em: exterioceptiva, interioceptiva e proprioceptiva. A percepo envolve integrao, interpretao significativa das sensaes, que se classifica-se em: sensao, organizao perceptiva e identificao/reconhecimento de objectos. No h interpretao perceptiva sem a sensao e nem sensao sem estmulos externos ou internos. Trata-se de um tema de extrema importncia do ponto de vista neurofisiologico e psicolgico, porque, a boa funcionalidade dos rgos sensoriais, dependem do funcionamento saudvel das clulas nervosas que conduzem os estmulos sensoriais ao sistema nervoso, ou seja, o comprometimento destas clulas, pode causar doenas tais como: doenas oculares ( extrabismo e daltonismo); doenas auditivas ( otosclerose e otalgia) e alucinaes da percepo. Logo, a sua funcionalidade definir o comportamento do indivduo do ponto de vista psicolgico na interaco com o meio ambiente. No se trata de esgotar o tema, pois, abrangente e aspira conhecimentos profundos e slidos da matria tal como foi estudado pelos especialistas. O trabalho espelha como objectivo, consolidar os conhecimentos sobre o tema, atravs de uma reviso bibliogrfica actualizada. Para alcanar este objectivo, utilizou-se como metodologia: Quantitativo: levantamento geral dos dados bibliogrficos;
Qualitativo: seleco dos dados; Comparativo: confronto e actualizao dos dados.

Para facilitar a leitura e a compreenso do trabalho, estruturamo-lo da seguinte forma: Conceito de senso e sensao, classificao das sensaes, tipos das sensaes, conceito de percepo, classificao da percepo, tipos de percepo, bases neurofisiolgicas do comportamento, bases psicolgicas do comportamento, leis da percepo, factores da percepo, teorias da percepo e percepo complexa.

1. CONCEITOS DE SENSO E SENSAO

Senso: segundo Dicionrio de Lngua portuguesa (2011), a faculdade de entender, julgar e raciocinar. Segundo Dicionrio de Psicologia Roland e Parot (2001), senso aco de sentir, esta acepo est prxima da precedente, que reenvia ao contedo da sensao (espcie de equivalente ou rplica de excitao sensorial). Ou ainda, um factor psicofisiolgico provocado pela excitao de um rgo sensorial. Sensao: segundo dicionrio de Psicologia Roland e Parot (2001), a unidade elementar fornecida pelos sentidos de onde ser construdo o conhecimento ou psiquismo. Os mais simples dados sensoriais, tal como captado pelos receptores (por exemplo: a intensidade e altura tonal de um som). Assim percebidas, as sensaes seriam elementos combinados entre si, formariam a percepo; Ou ainda, uma reaco do sistema nervoso a um estmulo externo ou interno. um processo psquico simples que consiste em reflectir isolada dos objectos e fenmenos do mundo material assim como os estados internos do organismo ao actuarem directamente os estmulos materiais sobre os correspondentes receptores. o conhecimento consciente dos efeitos do estmulo nos receptores sensoriais. Para que haja uma sensao, necessrio que haja agentes externos ou internos, excitando os receptores sensoriais, determinando modificaes que atingem a conscincia.
Estmulo ou excitante: todo um agente susceptvel de provocar uma resposta a um organismo. Como um procedimento de investigao experimental estudado por Pavlov (1849- 1936), na sequncia dos estudos realizados sobre secrees digestiva nos ces, ele chamou de estmulo a representao do alimento e a salivao provocada como reflexo. Costa Pinto (2001). O estmulo de Pavlov, foi estudado formas diferentes, pelas grandes teorias psicolgicas. Watson e Rainor (1920), realizaram uma de experiencia para verificar se seria possvel condicionar uma criana a ter medo de um rato, que a primeira vista no despertasse qualquer receio. Thorndike fez experiencias com a inteligncia animal tendo estudado como os ces, gatos e mais tarde macacos, aprendiam a sair de uma caixa-problema para obter alimento, atravs da manipulao de dispositivos mecnicos, como roldanas, fechos, ganchos ou pedais.

O psiclogo americano Skinner (1904-1990),foi um ilustre investigador do sc. XX, que defendeu S-R, em cada estimulo exige uma resposta. Costa Pinto(2001).

Excitao: a modificao momentnea (impresso) a que se segue uma reaco de um organismo a um estmulo.

2. CLASSIFICAO DAS SENSAES

Com o progresso da psicologia, novos sentidos(externos e internos), foram descriminados, e as sensaes passaram a ser classificadas de seguinte forma: 2.1 Sensao exterioceptivas ou extrospectiva: aquelas com receptores externos e podem ser repetidas em sentido impressionveis a distncia (viso, audio, olfacto), e sentido impressionveis por contacto directo (tacto e gosto). 2.1.2 Sensao interioceptiva ou introceptiva: a aquela que tm receptores internos. Informam ao homem sobre o estado do seu organismo. Existem em todos os rgos internos (sensao da fome, de sede, cansao, etc.). 2.1.3 Proprioceptivo-so aquelas que tm receptores prprios que se encontram nos msculos, tendes e nas articulaes. Fornecem os movimentos e posies do corpo. So repetidas em sentido de equilbrio do corpo e sentido cinestsico (velocidade e direco dos movimentos).

3. TIPOS DE SENSAES

3.1Sensao visual: o estmulo da viso a radiao ou vibrao luminosa. A vista tem por dispositivo receptor, o nervo ptico. Os receptores fotorreceptores respondem ao estmulo da luz que atinge as clulas receptoras e so necessrias para viso. 3.1.2 Sensao auditiva: o estmulo sonoro constitudo por vibraes mecnicas transmitidas por um meio elstico geralmente o ar. 3.1.3 Sensao gustativa: so estmulos excitados por substncias qumicas existentes nos alimentos. 3.1.4 Sensao olfactiva: a partcula de substncias volteis transportadas na corrente respiratria que passa pelas fossas nasais. O olfacto ou sentido de cheiro,

ocorre como resposta a odores que estimulam os receptores sensoriais localizados na regio mais superior da cavidade nasal. 3.1.5 Sensao tctil: qualquer corpo(slido, liquido ou gasoso),que produz uma aco mecnica. 3.1.6 Sensao trmica: qualquer objecto que actuando sobre uma zona determinada do organismo lhe comunique ou subtraia calor. 3.1.7 Sensao lgica: qualquer excitante mecnica, fsica ou qumica que atinja certa intensidade ou durao. 3.1.8 Sensao quenestsica: que se pode chamar de atitude dos movimentos que enquadrama posio e deslocao do corpo e dos membros. 3.1.9. Sensao cinestsica: um estmulo visceral e orgnico. Os receptores cinestsicos encontram-se distribudos pelos vrios rgos: aparelho digestivo, respiratrio, circulatrio e muscular. 3.1.10 Sensao de orientao e de equilbrio: a capacidade de situar no espao e de se dirigir para um lugar no directamente percebido. So de natureza mecnica respectivamente a fora da gravidade e as foras centrfugas produzidas pelo movimento do corpo.

4.PERCEPO

Segundo Gerrig e Zimbardo (2005), percepo o conjunto de processos que organiza a informao na imagem sensorial e a interpreta na forma de algo produzido por objectos, ou eventos no mundo exterior, ou ainda a combinao de processos atravs dos quais o sistema nervoso actua sobre os dados iniciais organiza, interpreta, para criar um produto desse tipo a que chamamos de experiencias, e por sua vez uma criao dos processos que ocorrem dentro do crebro. A percepo envolve integrao e interpretao significativa das sensaes. Roland e Parot (2001), definem a percepo como uma capacidade de captao de informao dos acontecimentos do meio externo ou interno pela via dos mecanismos sensoriais. Piaget define percepo como uma conduta e usa a expresso actividade perceptiva. Roland e Parot (2001).

5.CLASSIFICAO DA PERCEPO
O processo de percepo pode ser melhor compreendido em trs etapas: Sensao, organizao perceptiva e identificao/reconhecimento de objectos. 5.1 Sensao: est relacionada converso de energia fsica em cdigos neurais reconhecidos pelo crebro, proporcionando, por exemplo, os factos bsicos do campo visual. As clulas do crtex do seu crebro extraem caractersticas preliminares desse estmulo, ou informao retinal. 5.1.2. Organizao perceptiva: um estgio, no qual se forma uma representao interna do objecto e se desenvolve um percepto do estmulo externo. Os processos perceptivos fornecem estimativas a respeito de um objecto, tais como tamanho, forma, movimento, distancia e orientao. Tais estimativas so baseadas nas operaes mentais que integra seu conhecimento passado evidncia presente recebida dos seus sentidos e aos estmulos presente em seu contexto perceptual. 5.1.3.Identificao/reconhecimento de objecto: atribui sentidos aos perceptos. Objecto circulares se tornam bolas de futebol, moedas, relgios, etc. As pessoas podem ser identificadas como masculinas ou femininas. Nesta etapa, a questo perceptiva passa a ser uma questo de identificao.

6. TIPOS DE PERCEPES

As percepes podem ser: 6.1.Percepo visual: a percepo de raios luminosos pelo sistema visual; 6.1.2.Percepo auditiva: a percepo dos sons pelos ouvidos; 6.1.3.Percepo olfactiva: a percepo de odores pelo nariz; 6.1.4.Percepo gustativa: o sentido dos sabores pela lngua; 6.1.5.Percepo tctil: o sentido pela pele em todo corpo. Para alm da percepo ligada aos cinco sentidos, os humanos tambm possuem capacidade de percepo temporal e espacial. 6.1.6.Percepo temporal: a capacidade que as pessoas tm de sentir a passagem do tempo;

6.1.7.Percepo espacial: a percepo que envolve a distncia e o tamanho relativo dos objectos. 6.1.8.Percepo social: um ltimo aspecto a ser considerado o facto de que a percepo de certos aspectos relacionados a caractersticas humanas, ou mesmo a "construo da percepo" de certas caractersticas humanas, tambm pode ser constituda socialmente. Por exemplo: gnero, raa, nacionalidade, sexualidade e outras, tambm podem ser interferidas por uma forma de percepo que construda socialmente. Um dos estudos recentes mais significativos sobre estes aspectos foi desenvolvido pelo historiador Barros (1967), que examinou a construo social da percepo relativamente a certos aspectos como as diferenas de sexualidade ou as diferenas tnicas.

7.BASES NEUROFISIOLGICAS DO COMPORTAMENTO

Neurofisiologia: um ramo da fisiologia que tem como objecto de estudo o funcionamento do sistema nervoso. Seeley et ali (2011,529). Comportamento: a actividade de um organismo em interaco com o seu meio ambiente.

Segundo Seeley et ali (2011,529), destacam duas percepes especiais: 7.1.Bases neurofisiolgicas da viso: o sistema visual inclui os olhos, as estruturas acessrias (sobrancelhas, plpebras,conjuntiva, aparelho lacrimal,msculos extrnsecos), as estruturas internas (esclerose, ris, crnea e a retina),e os nervos. A ris permite a entrada da luz no olho, luz essa que focada na retina pelo cristalino crnea e humores. A luz que atinge a retina convertida em potenciais de aco que so enviados ao encfalo. 7.1.2. Doenas oculares: existem vrias doenas oculares que afectam o sistema visual, dentre elas destacamos o estrabismo e o daltonismo. 7.1.3.Estrabismo: uma falta de paralelismo das vias que conduzem a luz atravs dos olhos. O estrabismo pode envolver apenas um dos olhos ou ambos e os olhos podem virar-se para dentro (estrabismo convergente), ou para fora estrabismo divergente. 7.1.4.Daltonismo: o daltonismo ou cegueira da cor resulta da disfuno de um ou mais dos trs fotopigmentos envolvidos na viso cromtica. Se umdos pigmentos no
6

estiver a funcionar e os outros dois funcionarem, h uma situao de dicromatismo. Seeley et alii (2011). 7.1.5.Bases neurolgicas da Audio: os rgos da audio podem ser divididos em trs partes: ouvido externo, ouvido mdio, e ouvido interno. 7.1.6.Ouvido externo: a parte carnuda do ouvido externo, no exterior da cabea, e consiste primariamente em cartilagem elstica coberta de pele. A sua forma contribui para a recolha do som e orienta-o para o canal auditivo externo. O canal auditivo externo pavimentado por plos e glndulas ceruminosas que produzem cermem. 7.1.7.Ouvido mdio: Internamente a membrana do tmpano, encontra-se uma cavidade cheia de ar. No lado interno do ouvido mdio, duas aberturas cobertas, a janela redonda e a janela oval, separam-no, do ouvido interno. Duas aberturas permitem a passagem do ar para o ouvido mdio. 7.1.8.Ouvido interno: Os canais de cmaras no interior do osso temporal so conhecidos por labirinto sseo. 7.1.9.Doenas da audio:

7.1.10.Otosclerose: uma doena do ouvido em que cresce osso esponjoso sobre


a janela oval, imobilizando o estribo e conduzindo a uma perda progressiva da audio. Esta doena pode ser corrigida cirurgicamente pela extirpao da excrescncia ssea e do estribo imobilizado. 7.1.11.Otalgia: uma inflamao do canal auditivo externo, causada por um abcesso dentrio ou dor da articulao temporomandibular.

OS SENTIDOS: VISO, AUDIO, PALADAR, OLFACTO E TACTO

8.BASES PSICOLGICAS DO COMPORTAMENTO.

Este captulo apresenta a psicobiologia, o ramo da psicologia que lida com as bases biolgicas do comportamento e dos processos mentais. O crebro centro mestre do controlo de tudo o que falmos e fazemos. um rgo extremamente complexo. Contem bilhes de clulas, dispostas sob forma de inmeros caminhos e redes superpostos, dotado de diversos sistemas de armazenamento muito mais equipamento mental do que necessitamos. O crebro apresenta uma extraordinria plasticidade, isto, a capacidade de se adaptar as novas condies do ambiente embora ele seja centro do comando do nosso corpo, tambm responsvel por nossos sentidos e nossas reaes ao ambiente externo e, ao ambiente interno, e tambm sofre alteraes, Morris (2004). O crebro o centro da conscincia e da razo, o local em que a aprendizagem, memria e as emoes esto centralizadas. a parte do nosso corpo que decide o que fazemos e se essa deciso foi certa ou errada, alm de imaginar o modo como as coisas poderia ter acontecido caso tivssemos agido de outra maneira. O crebro est composto por: 8.1.lbulo frontal: localizado na parte frontal da testa, responde por cerca da metade do volume do crebro. Recebe e coordena as mensagens provenientes de todos outros trs -lbulos do crtex. A maioria dos psicobiologistas concorda, que a mudana de personalidade especialmente a perda da motivao e a capacidade de concentrao a maior consequncia das leses provocadas no lbulo frontal. Quando adultos sofrem pancadas ou traumas no crtex frontal, sua capacidade de realizar julgamento se deteriora; 8.1.2.lbulo occipital: localizado na parte posterior dos hemisfrios cerebrais, recebe e processa informaes visuais. Leses a este lbulo podem gerar cegueira, mesmos que os olhos e suas conexes neurais com crebro estejam perfeitamente saudveis e inatas; 8.1.3. lbulos parietal: situa-se acima do lbulo temporal e occipital e ocupa a metade da parte superior posterior de cada hemisfrio. Esse lbulo recebe informaes sensoriais de todo corpo provenientes dos receptores sensoriais localizados na pele, nos msculos, na juntas, nos rgos internos e nas papilas gustativas. As mensagens que chegam desses receptores so armazenadas no crtex somatossensorial primrio. O lbulo parietal supervisiona nossas capacidades espaciais, tais como: a de seguir um
8

mapa ou dizer a algum como ir de um lugar ao outro, Raffal e Cohen,(1991), Apud Morris (2004:51); 8.1.4.lbulo temporal: localizado a frente do lbulo occipital, desempenha um importante papel em tarefas visuais complexas, como reconhecimento de rostos, tambm recebe e processa informaes auditivas, contribui para estabilidade e o equilbrio, controla as emoes e motivaes como: a ansiedade, o prazer e a raiva.

9. PERTURBAES DA PERCEPO

Um deste grupo de perturbao agnosia, em que o paciente no consegue identificar objectos familiares, usando a modalidade sensorial afectada. Por exemplo, os pacientes com agnosia visual, conseguem uma chave de carro pelo tacto mais no pelo olhar. Os pacientes com agnosia apresentam dificuldades similares na cpia de desenho, copiam razoavelmente bem em cada parte separada, mas no conseguem integr-las num todo coerente. 9.1.Agnosia visual: resulta frequentemente de leses na rea occipital do crtex e na poro da rea parietal na vizinhana da rea occipital, as reas primarias e no primrias de projeco para viso. 9.1.2Alucinao: a percepo real de um objecto que no existe, ou seja, so percepes sem um estmulo externo. Alguns autores propem o termo alucinose para designar as falsas percepes onde o sujeito tem conscincia da natureza imaginria (um mundo no real) de sua vivncia. 9.1.2.1.TIPOS DE ALUCINAO A classificao, se baseia nos cinco rgos de sentido, qualquer um deles pode ser afectado, as referidas sensaes obedecem as leis da organizao perceptiva de cada receptor ou rgos sensoriais. Contudo, o contedo percebido no necessariamente corresponde realidade mas sim imaginao e vivncias j registadas na memria. 9.1.2.1.2.Alucinaes auditivas: Geralmente so referidas vozes, dirigidas ou no ao sujeito que vivencia a experincia, com maior ou menor hostilidade, audio dos prprios pensamentos ou sons do mundo quotidiano. 9.1.2.1.3.Alucinaes visuais: so percepes visuais de objectos que no existem, to reais que dificilmente so removveis pela argumentao lgica. Exemplo: pessoas, monstros, demnios, animais, santos, anjos, bruxas, essas geralmente so integradas a um processo interpretativo delirante nas psicoses.

9.1.2.1.4.Alucinaes tcteis: estas podem ocorrer a qualquer um dos receptores (frio, calor, dor, presso) que compem esse sentido. Na concepo da neurocientista Luria: so alteraes da imagem corporal como: dor que se referem a sensaes provenientes de membros amputados como se esses ainda fossem reais, pelo menos nas fases iniciais, anula a sensao tctil e s com o passar do tempo que se forma (reorganiza) a nova imagem corporal. 9.1.2.1.5Alucinaes olfactivas: suas sensaes confundem-se com o sentido do gosto, tanto podem ser agradveis como desagradveis, a depender da patologia e personalidade dos doentes. Exemplo: cacosma e anosmia.

10. LEIS DA PERCEPO

Segundo a lei da Percepo, para interpretar a informao dos estmulos captdos pela viso, o homem serve-se de algumas estratgias, como o seu sistema visual realiza esse agrupamento perceptivo, e os factores que o controla. O problema do agrupamento foi estudado pela primeira vez em profundidade pelo psicolgo da Gestalt MaxWertheimer (1923),Apud,Richard (2005), que apresentou arranjos de figuras geomtricas simples aos espectadores. Ao variar um nico factor e observar como ele afectava a forma com que as pessoas percebiam a estrutura do arranjo, ele conseguiu formular um conjunto de leis de agrupamento. 10.1. As leis da percepo so: 10.1.2.Tendncia estrutura - Semelhana - Proximidade 10.1.3.Tendncia Figura Fundo; 10.1.4.Boa-Forma; -Constncia Perceptiva - O tamanho 10.1.2 Tendncia estrutura: de acordo com esta estratgia, o indivduo levado de uma forma natural, a organizar ou a estruturar os diferentes elementos que aparecem no seu campo de estimulaes. Essa estrutura pode ser feita de duas maneiras: Pela semelhana: quando os elementos visuais que tm cor, forma ou textura semelhantes, so vistos como pertencentes de uma mesma categoria ou de uma mesma estrutura.

10

Pela proximidade: quando mais prximo, maior a possibilidade de agruparmos os objectos.

10.1.3.Tendncia Figura-Fundo: a capacidade de distinguir adequadamente objeto e fundo numa apresentao do campo visual. (APA,2010, p. 696).

10.1.4.BoaForma: A Gestalt, encontra a maneira como percebemos um detrminado estmulo ir desencadear o nosso comportamento. O indivduo percepciona, de uma forma mais fcil, as figuras de boas formas, ou seja, simples, regulares, simtricos e equilibradas. Constncia perceptiva: a capacidade de percepcionar um objecto com os seus atributos bsicos, independentes da variedade sensorial com que ele se apresenta. Tamanho: descreve o facto do tamanho percebido de um objecto ser o mesmo, esteja ele prximo ou afastado. Um dos factores que possuem um notvel papel de resistncia mudana perceptual de tamanho, a familiaridade com os objectos. Forma: refere-se ao facto de percebermos a forma do objecto, independentemente do ngulo a partir do qual vemos.

11

11. FACTORES DA PERCEPO

Segundo Edgar, aponta o conceito do componente alucinatrio para demonstrar como as nossas percepes podem ser influenciadas por factores internos, externo. 11.1.Factores internos: so os factores que dependem do prprio sujeito que deve aprender o estmulo dos quais destacam-se: 11.1.2.Motivao: a razo de agir ao impulso que nos leva a atingir um determinado objectivo. Percebemos aquilo que temos vontade de aprender. 11.1.3.Disposio e expectativa: a disposio psicolgica corresponde ao nimo e a fisiolgica ao estado do organismo.A expectativa corresponde ansiedade, aquilo que se espera. 11.1.4.Experincia passada: permite-nos interpretar ou solucionar situaes reais. 11.1.5. Factores externos: so aqueles que dependem do meio onde o sujeito est inserido nos quais destacam-se os seguintes: 11.1.6.Intensidade do excitante: a fora de actuao do estmulo que acaba por influenciar na percepo. 11.1.7.Distncia em que se encontra o excitante: se o sujeito estiver muito distante do objecto, pode no perceb-lo bem. 1.1.1.8. Movimento do excitante ou do sujeito: em movimento quanto mais afastada uma rvore, mais lentamente aparenta mover-se; 11.1.9.Contraste: a falta de harmonia de brilho, cor que pode existir nas coisas, nos objectos ou indivduos. Por exemplo uma pessoa escura com roupa preta.

12.REA DE PROJECO
12

A rea primria de projeco sensorial e motora, forma mapas em que determinadas regies do crtex, correspondem as partes do corpo que representam ou influenciam. Uma das primeiras descobertas no estudo da funo cortical, foi a existncia de reas de projeco sensorial e motora: A rea de projeco sensorial, serve como estao da recepo, da informao que chega aos olhos, dos ouvidos e de outros rgos de sentido. Por exemplo, pacientes aqum se estimulou esta rea, relatam sensaes de formigueiro de frio e calor.

13. REA SENSORIAL PRIMRIA


Segundo Penfield, Apud Henry (1995), demonstrou a existncia de rea de projeco sensorial, atrs da rea motora primria. Esta rea localizada nos lobos parietais em cada hemisfrio a rea receptora para informao sensorial dos rgos dos sentidos

14.TEORIAS DA PERCEPO
A percepo um dos campos mais antigos dos processos fisiolgicos e cognitivos. Os primeiros a estudar com profundidade a percepo foram Hermann von Helmholtz, Gustav Theodor Fechner e Ernst Heinrich Weber. Na filosofia, a percepo e seu efeito no conhecimento e aquisio de informaes do mundo, objecto de estudo da filosofia do conhecimento ou epistemologia. Em geral a percepo visual foi base para diversas teorias cientficas ou filosficas. Estudaram a percepo de cores e algumas escolas, como a Gestalt, surgida no Sculo XIX e escolas mais recentes, como a fenomenologia e o existencialismo basearam toda a sua teoria na percepo do mundo. Para a psicologia, a percepo o processo ou resultado de se tornar consciente de objectos, relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui actividades como reconhecer, observar e discriminar. Essas actividades permitem que os organismos se organizem e interpretem os estmulos recebidos em conhecimento significativo. (APA, 2010, p. 695). 14.1.Teoria clssica SegundoHermann Von Helmholtz( 1866), sustentou a importncia da experincia ou seja, o adquerido, na percpo.Sua teoria enfatizava o papel dos processos mentais na interpretao dos estmulos, muitas vezes ambinguas, que

13

excitam o sistema nervoso.Utilizando conhecimento prvio do ambiente, o obsevador constroi hipoteses, ou inferncias, sobre a forma real das coisas. A percepo seria um processo indutivo, que avana de imagens especficas, para inferncias sobre a categoria geral de objectos ou eventos que essas imagens podem representar.Como esse processo acontece fora da consciencia, Helmholtz o denominou inferncia inconsciente.Esses processos de inferncia geralmente funcinonam bem, porem as ilusoes perceptvas podem se dar quando circunstncias incomuns permitem interpretaes mltipla do mesmo estmulo ou favorecem uma interpreto antiga e familiar, quando se faz necessria uma nova.

14.1.2 Abordagem da GESTALT A psicologia da Gestalt, fundada na Alemanha na segunda dcada do sec. XX, deu nfase nas estruturas inatas e na experincia percetva. Os principais expoentes foram: Kurt, Wolfgang e Max. Sustentavam que os fenmenos psicolgicos poderiam ser compreendidos e visto como total estrutura organizadas e no desmembradas em momentos perceptivo primitivos.O termo gestalt significa de maneira geral, forma, todo, configurao e essncia.A psicologia da Gestalt, desafiou as vias atomsticas argumentando que o todo mais do que uma de suas partes. Por exemplo, ao ouvir musica percebe-se melodias inteiras, mesmo que elas sejam opostas de notas separadas. Os psicologos da Gestalt argumentavam que a percepo holstica do mundo; porque o crtex organizado para assim funcionar, organiza a informao sensorial dessa forma porque mais econmico e simples para organiza o seu estmulo sensorial, dada a estrutura e a fisiologia do crebro. 14.1.3. Abordagem da tica ecolgica de Gibson James Gibson (1966-1979), e Eleanor Gibson,propuseram uma abordagem muito influente da percepo . Tentaram compreend-la como resultado da estrutura do organismo, sugeriram que a percepo poderia ser mais bem entendida por meio de uma anlise do ambiente.A abordagem de Gilbson ambiente no era perguntar o que est dentro da cabea, mas a cabea que est dentro do.Especficamente a teoria ecologica de Gibson concentrava-se nas propriedades de estmulos externos ao invs dos mecanismos dos quais os percebemos. As ideias de Gibson enfatizavam o acto de perceber como sendo uma explicativa do ambiente. A teoria da tica ecolgica tentava especificar a informao sobre o ambiente que estava disponvel aos olhos do observador em movimento. Os tericos da tradio de Gibson concordam que os sistemas perceptvos evoluiram para organismos que estivessem activos, procurando comida, gua, paceios e abrigo, num ambiente complexo e em tranformao.Greeno (1994), Nakayama (1994). Segundo Gibson, a resposta para a questo de como voc aprende sobre o mundo simples. Voc capta directamente a informao sobre as propriedades invariantes, ou estveis da informao sensorial disponvel no ambiente.No h necessidade de se imaginar sistemas de auto nvel de inferencia perceptva, ou seja a percepo directa.Embora o tamanho e forrmato retinais de cada objecto do ambiente mudem, dependendo da distncia e do ngulo de viso, essas mudanas
14

no so aleatrias e sim sistemticas e certas propriedades da luz reflectidas por objectos.

14.1.4.Abordagem de Skinner A teoria da percepo explicada por Skinner atravs do conceito do comportamento perceptvo: um comportamento complexo que se inter-relaciona com muitos outros. O estudo da percepo na teoria de Skinner pode ser dividido em: Estudo do comportamento perceptvo como precorrentes; Estudos dos precorrentes do comportamento perceptvo. Estudo do comportamento perceptvo precorrente: A investigao passa pelo processo de problemas no qual o comportamento percetvo desempenha o papel fundamental modificando o ambiente, o que permite a emisso do comportamento discriminativo e a soluo do problema. Estudo dos precorrentes do comportamento perceptvo: A investigao trata com uma srie de outros comportamentos, tais como, propsito, ateno e conscincia que modificam a probabilidade da emisso de comportamento perceptvo. A anlise das relaes entre o comportamento perceptvo e demais comportamentos culmina num esboo de uma teoria de percepo no behaviorismo radical, que mais convincente do que explicaes mentalistas que fazem uso da teoria da cpia.

15.A PERCEPO DE SI OU O AUTO CONCEITO


No mundo exterior de cada individuo, h uma parcela reservada de si mesmo. Trata-se de auto- imagem, imagem de si, eu, self ou auto-conceito.So denominaes diferentes que expressam o mesmo fenmeno: da mesma forma que o um individo percebe e atribui valores realidade que o cerca, percebe e atribui significados a si mesmo, formando seu auto coneito a medida que se relaciona com os outros e com o ambiente. O auto conceito, forma-se durante a infncia, podendo alterar-se ao longo da vida.O processo de formao do auto conceito vai levar criana a compr um perfl, uma imagem daquilo que ela julga ser.Algumas vezes, ela pode vir a incorporar valores de outrem ao seu autoconceito, sem nem sequer perceber isso.Quando isto acontece um fenmeno denominado interjeio no qual surge uma obstruo na comunicao do indivduo com ele mesmo. Para que a interjeio seja bem compreendida basta dizer que a maior necessidade psicolgica de uma criana ser aceite e amada em especial pelas pessoas mais importantes para ela, normalmente os pais.

15

Nesse processo podem ser incorporados ao auto-conceito da criana, valores que na verdade expressam o desejo do amor dos seus pais. Significa que a interjeio leva incorporao de valores de outrem ao auto conceito do individuo o que pode eventualmente levar conflitos e sofrimentos difceis de terem suas causas identificadas. O fenmeno da interjeio no restrito infncia, podemos introjeitar valores de pessoas significativas ao longo de toda a nossa vida. Da professara(o), do namorado(a), de um profissional de destaque que admiramos.

16.PERCEPO COMPLEXA
A percepo como sendo a identificao do estmulo, um outro aspecto do estmulo no ambiente que torna a percepo complexa, o estmulo ambguo, e a iluso perceptiva. Richard (2005). Ambiguidade: um dos objectivos principais da percepo, obter uma fixao precisa do mundo. A sobrevivncia depende de percepo acurada dos objectos e eventos em seu ambiente, os quais no so sempre fceis de ler. Ambiguidade a qualidade do objecto perceptivo que pode ter mais de uma interpretao. um conceito importante na compreenso da percepo, porque demonstram que uma nica imagem em nvel sensorial pode resultar em mltiplas interpretaes nos nveis perceptivos e de identificao.

Imagem ambgua. O animal da figura pode ser um coelho ou um pato. Na psicologia, o estudo da percepo de extrema importncia porque o comportamento das pessoas baseado na interpretao que fazem da realidade e no na realidade em si. Por este motivo, a percepo do mundo diferente para cada um de
16

ns, cada pessoa percebe um objecto ou uma situao de acordo com os aspectos que tm especial importncia para si prpria. Muitos psiclogos cognitivos e filsofos de diversas escolas, sustentam a tese de que, ao transitar pelo mundo, as pessoas criam um modelo mental de como o mundo funciona Ou seja, elas sentem o mundo real, mas o mapa sensorial que isso provoca na mente provisrio, da mesma forma que uma hiptese cientfica provisria at ser comprovada ou refutada ou novas informaes serem acrescentadas ao modelo. Um exemplo de "percepo mutvel" Iluso: os estmulos ambguos apresentam a seus sistemas perceptivos o desafio de reconhecer uma figura nica a partir de vrias possibilidades. Uma ou outra interpretao do estmulo,est correcta ou incorrecta com relao a um determinado contexto.Quando seus sistemas perceptivos o levam a experimentar um padro de estmulos de forma passvel de ser demonstrada como incorrecta, uma experincia ilusria.A palavra iluso,vem do latim-illudere,que significa zombar de.As iluses so compartilhadas pela maioria das pessoas na mesma situao perceptiva em funo da fisiologia compartilhada nos sistemas sensoriais e experiencias de mundo que se sobrepem.

CARACTERSTICAS DO OBSERVADOR
Segundo Morris (2004), afirmava que as nossas motivaes, valores, expectativas, estilos cognitivos, e idias culturais preconcebidas, tambm pode afectar nossas experincias perceptivas. Embora o foco desta seco recai sobre diferenas dos indivduos; considera como as experincias sensrias e perceptivas de cada pessoa, so afectadas por sua raa, cultura, e gnero.

17.PARTICULARIDADES DA PERCEPO
A percepo tem as seguintes particularidades: 17.1.Integridade: a carecteristica que permite obter a imagem integral ou real do objecto, quer dizer as diferentes partes e propriedades que se percebem como um toda o nico; 17.1.2.Selectividade: a acentuao de uma parte do objecto sobre os demais que o rodeiam; 17.1.3.Constncia: caracterstica permite manter relactivamente constante a percepo de um objecto, o indivduo com todos os seus atributos ou elementos bsicos independentemente da variao sensorial, distancia ou movimento. Por

17

exemplo: a cinco mil ps o avio parece pequeno mas ns sabemos o seu tamanho real. 17.1.4.Objectividade: a caracterstica que permite ter conscincia do objecto distinto e independente de nos mesmos.

Condies orgnica para ocorrer uma percepo: 1-Excitao (estmulo); 2-impreenso sensorial (nervo condutor); 3- Resposta ou reaco (rgo efector).

18

18.CONCLUSO

Aps uma abordagem reflexiva e analtica sobre o assunto, urge a necessidade de deixarmos em destaque o essencial que ficou refinado e retido sobre o trabalho: A sensao e a percepo, so reaces neurofisiolgica dos organismos vivos, a um estmulo interno externo ou. S se percebe uma informao, se existir sensao, e s h sensao se existir estmulos do meio ambiente interno ou externo. Mas para que haja uma funcionalidade perfeita, necessrio que os receptores nervosos estejam de sade. As doenas que aparecem nos rgos sensoriais (audio, viso e olfao), afectam o funcionamento destes rgos, que definir o tipo de comportamento perceptivo da pessoa. Foi isso que interessou vrios cientistas que estudaram a sensao e a percepo. Helmholtz sustentou a importncia da experincia ou seja, o adquirido, na percepo. Sua teoria enfatizava o papel dos processos mentais na interpretao dos estmulos, muitas vezes ambguas, que excitam o sistema nervoso. Utilizando conhecimento prvio do ambiente, o observador constri hipteses, ou inferncias, sobre a forma real das coisas. Eleanor e Gibson, propuseram uma abordagem muito influente da percepo. Tentaram compreend-la como resultado da estrutura do organismo, sugeriram que a percepo poderia ser bem entendida por meio de uma anlise do ambiente. A abordagem de Gilbson sobre o ambiente, no era perguntar o que est dentro da cabea, mas a cabea que est dentro do meio ambiente. Especficamente a
19

teoria ecologica de Gibson concentrava-se nas propriedades de estmulos externos ao invs dos mecanismos dos quais os percebemos. As ideias de Gibson enfatizavam o acto de perceber como sendo uma explicativa do ambiente. Kurt, Wolfgang e Max. Sustentavam que os fenmenos psicolgicos poderiam ser compreendidos e visto como total estrutura organizadas e no desmembradas em momentos perceptivo primitivos. A argumentavam que o todo mais do que uma de suas partes. Por exemplo, ao ouvir musica percebe-se melodias inteiras, mesmo que elas sejam opostas de notas separadas. Os psiclogos da Gestalt argumentavam que a percepo holstica do mundo; porque o crtex organizado para assim funcionar, organiza a informao sensorial dessa forma porque mais econmico e simples para organiza o seu estmulo sensorial, dada a estrutura e a fisiologia do crebro.

20

You might also like