You are on page 1of 19

Mestrado Integrado em Engenharia Qumica

Desenvolvimento de um simulador com interface grfica para processos de TSA

Trabalho
Desenvolvido no mbito da disciplina de

Processos de Separao II

Grupo 9: Ctia Mariano Catia Sofia Sampaio Jaime Estefana Neuza Patrcia Tavares

Departamento de Engenharia Qumica Junho de 2009

ndice
ndice.2 1.Introduo tecnologia TSA3 2. Processos de TSA em Leito Fixo.....4 3.Processos de TSA em Leito fluidizado/mvel..6 4.Modelo matemtico para um processo de TSA em leito fixo..7 5.Implementao do TSA em "Fortran" .11 6. Concluses..13 7. Bibliografia.13 Anexo 1..14

1.

Introduo tecnologia TSA

Num processo de Adsoro com Modulao da Temperatura (TSA: Thermal Swing Adsorption ou Parametric Pumping) o adsorvente regenerado por dessoro a uma temperatura maior do que a usada durante a etapa adsortiva do ciclo (Figura 1).

Figura 1 Isotrmicas para a adsoro e a dessoro num processo de Temperature Swing Adsorption

Esta tecnologia pode ser implementada em equipamentos de leito fixo (Fixed Bed) ou leito fluidizado/mvel ( Fluidized Bed/Moving Bed) . O TSA utiliza-se quase exclusivamente para a purificao de correntes gasosas, j que envolve velocidades de adsoro pequenas. As principais aplicaes so: - Remoo de pequenas quantidades de solvente do ar - Remoo de humidade - Remoo de CO2 - Remoo de poluentes Mundialmente existem mais de 50 unidades de TSA no mundo. A primeira etapa do processo TSA consiste na adsoro temperatura ambiente. Depois, a temperatura do leito aumentada, previamente ao passo de dessoro (regenerao de adsorvente para uma posterior utilizao deste), por transferncia de calor atravs de:
3

Uma resistncia localizada no leito, ou Uma camisa envolvendo a coluna, ou Uma injeco de gs quente, inerte e no adsorvente, tal como vapor de gua

Depois da dessoro, o leito refrigerado antes de passar etapa de adsoro. Devido aos passos intermdios de aquecimento e arrefecimento do leito, os ciclos tpicos para um processo TSA variam entre horas e dias.

2.

Processos de TSA em Leito Fixo

O mtodo TSA, na sua configurao mais simples, constitudo por dois leitos fixos em paralelo, operando ciclicamente, tal como se verifica na figura 2.

Figura 2 Leito fixo cclico

Enquanto um leito est a adsorver soluto temperatura ambiente, o outro leito regenerado por dessoro a alta temperatura, sendo a concentrao de adsorvido muito inferior concentrao de soluto no fludo. O adsorvente escolhido de maneira a no se deteriorar apesar da temperatura de dessoro ser elevada. Um ciclo ideal envolve quatro passos: 1. Adsoro at ao tempo de breaktrought 2. Aquecimento do leito 3. Dessoro a temperatura elevada de uma pequena quantidade de adsorvido 4. Refrigerao do leito
4

Na prtica, os ciclos no operam em condies isotrmicas. Em vez disso, os passos 2 e 3 so combinados para a regenerao do ciclo, com o leito sendo simultaneamente aquecido e dessorvido a partir de uma injecco de gs pr-aquecido. Os passos 1 e 4 devem tambm ser combinados, porque a onda trmica precede frente do MTZ (Mass Transfer Zone ou Zona de Transferncia de Matria). A adsoro ocorre essencialmente temperatura de alimentao do fluido. Os passos de aquecimento e refrigerao no se realizam instantaneamente devido baixa condutividade trmica do leito. Contudo, as mudanas de temperatura no leito podem ser mais rapidamente atingidas pr-aquecendo ou pr-refrigerando a corrente de fludo, como se mostra na figura 3.

Figura 3- Ciclo do mtodo TSA

A escolha do tipo de injeco de gs usada durante a dessoro depende das caractersticas do adsorvido: - Adsorvido valioso e facilmente condensvel: injeco de gs que no condense. - Adsorvido valioso, dificilmente condensvel e insolvel em gua: injeco de vapor de gua. - Adsorvido no valioso: injeco de combustvel ou ar, seguida de incinerao.

Quanto maior for o tempo de um ciclo, maior dever ser o comprimento da coluna e maior a percentagem de utilizao do leito durante a adsoro. Se o caudal de escoamento da corrente de alimentao muito alto, leitos em paralelo devem ser projectados para a adsoro e a dessoro. A direco de escoamento para a dessoro pode ser ascendente ou descendente, mas a ascendente mais eficiente.

3. Processos de TSA em Leito fluidizado/mvel


Para um leito fluidizado/mvel, a adsoro ocorre num leito fluidizado e a dessoro num leito mvel. Na etapa de adsoro, o gs bruto passa atravs de perfuraes e fluidiza as partculas de adsorvente. Os slidos fluidizados escoam como um liquido atravs dos andares, e passam para o andar inferior. De seguida, passam da seco de adsoro para a seco de dessoro onde, como leitos mveis, primeiro fluem ao longo dos tubos de pr-aquecimento e depois atravs dos tubos de desssoro. O vapor usado no aquecimento dentro de ambos os conjuntos de tubos. Na cauda da unidade processual os slidos regenerados so transportados por um gs que flui ao longo de uma linha ascensional at ao topo, onde ficam retidos no andar superior, repetindo-se assim a parte adsortiva do ciclo. Considera-se que as partculas de adsorvente so resistentes ao atrito.

Figura 4- Leito fluidizado para adsoro e leito movel para dessoro

4.

Modelo matemtico para um processo de

TSA em leito fixo


Para um processo de TSA em leito fixo, durante a etapa de regenerao em contracorrente, o perfil muda progressivamente, tal como se verifica para uma srie de tempos na figura 5.

Figura 5- Sequncias dos perfis de carga durante a regenerao em contracorrente

Na ausncia de disperso axial e para uma velocidade de fludo constante, o balano material ao sistema : SOLUTOENTRADA = SAI + ADSORVIDO Assumindo: 1. 2. 3. 4. Escoamento pisto, velocidade intersticial constante Equilbrio instantneo Ausncia de disperso axial Condies isotrmicas

Chega-se seguinte expresso:


b

uAb c z

uAb c z

Ab z

c (1 t

) Ab z

q (1) t

Onde:
b

- porosidade do leito

u - velocidade intersticial (m/s) Ab - rea efectiva de um prato (m2) c - concentrao de soluto no fludo (mol/L) z - comprimento da coluna (m) q - quantidade adsorvida (gadsorvido/gadsorvente)

Dividindo por

z , e fazendo o limite quando

0 chega-se seguinte expresso

para a velocidade da frente de concentrao ( u c , (m/s)):

uc

z t

c t c z

u 1 1
b b

(2)

dq dc

A equao diferencial parcial (PDF: Partial Diferential Equation) derivada desta expresso a seguinte:
2

DL

c
2

(uc) z

c t

1
b

q t

0 (3)

Onde DL a difusividade longitudinal. A quantidade mdia adsorvida dada pela expresso:

3 3 RP

Rp 0

r 2 qdr (4)

Onde Rp(m) o raio da partcula de adsorvente. Tendo em conta o transporte interno por difuso, pode-se fazer um balano material camada esfrica de volume de uma partcula de adsorvente.

4 (r

c r ) De r
2

4 r
r r

q r t

4 r

c r

De
r

c
2

2 r

c r

q (5) t

Combinando as equaes (3) e (5) obtm-se:

De

c r

k c (c c R p ) (6)
Rp

Aplicando o modelo de Fora Directriz Linear (LDF: Linear Driving Force) chega-se equaao (7)

q t

k (q * q )

kK(c c*) (7)

Na ausncia de disperso axial e para uma velocidade de fludo constante podem-se relacionar as equaes (4) e (7) obtendo-se:

1 z t
b

kK(

) 0 (8)

k(

) (9)

Onde a concentrao e a quantidade adsorvida normalizadas so dadas pelas seguintes expresses:

(10)
F

* F

(11)

As condies iniciais para a dessoro so: Em t = 0:

(z) no fim do passo de adsoro (z) no fim do passo de adsoro


Para a dessoro em contracorrente, melhor comear a varivel z desde a cauda da coluna (sendo agora z e no z), aumentando-a na direco da injeco de gs, pelo que u na equao (8) positiva. Em z=0:

0 (no h soluto na injeco de gs) 0

As equaes diferenciais parciais (8) e (9) (de variveis independentes z e t) podem ser convertidas numa srie de equaes diferenciais ordinrias EDOs (de varivel independente t) utilizando o Mtodo das Linhas (MOL: Method Of Lines). Neste mtodo, as linhas referem se localizao de z nas EDOs, e z dividida em N incrementos (N + 1 pontos) (para muitos dos problemas N = 20 suficiente). Desta maneira as equaes (8) e (9) transformam-se nas equaes (12) e (13).

d dt

1 z
i b

kK(

) (12)

d dt
Onde:

k(

) (13)

i - ndice para cada ponto em z ( i 1, N 1 ) K = constante de equilbrio de adsoro k = coeficiente de transferncia de massa

Antes que possamos integrar as equaes (12) e (13) devemos fazer uma aproximao para . O ideal fazer uma aproximao diferencial finita baseada em cinco pontos

z'

derivada da serie de Taylor. Assim tem-se:

z'

1 12 z '

i 3

i 2

18

i 1

10

i 1

(14)

z'

N 1

1 3 12 z '

N 3

16

N 2

36

N 1

48

25

N 1

(15)

Para os trs primeiros pontos, tem-se as seguintes aproximaes:

z'

1 12 z ' 1 12 z '

25

48

36

16

(16)

z'

10

18

(17)

10

z'

1 12 z '

(18)

As equaes (12) at (18), com condies fronteira para

e , constituem um
1 1 i i

conjunto de (2*N) equaes diferenciais ordinrias como um problema de valor inicial, com o tempo como varivel independente. Contudo, os valores de

e podem mudar com o

tempo a velocidades muito diferentes, pelo que se trata de um problema rgido (stiffness), no integrvel com um simples mtodo de Euler ou Runge-Kutta. A integrao de este conjunto de ODEs faz-se melhor mediante mtodos implcitos de ordem de varivel / incremento varivel. Estes mtodos so includos num software chamado ODEPACK.

5. Implementao do TSA em Fortran


Aquando da implementao dum programa para a resoluo de processos de TSA, definiu-se um exemplo onde se especificam as condies operatrias. Foi escolhido o caso no qual benzeno adsorvido do ar a 70F e 1atm em gel de slica num adsorvedor de leito fixo, de 6 ps de comprimento. O breaktrought acontece a volta dos 97,1 min para = 0,05. Determinou-se o perfil, a tempos de 0 e 30 min, da quantidade adsorvida para a dessoro com uma injeco de ar a 1 atm e 145 F, para uma velocidade de ar intersticial de 197 ft/min. A 145F e 1 atm, a isotrmica de adsoro q=1,000c* Assumiu-se que k tem um valor de 0.206. Este problema resolvido pelo MOL com 20 incrementos em z, usando a subrotina LSODE em ODEPACK para integrar o conjunto de ODEs. Para isto usou-se o programa FORTRAN MAIN e a subrotina FEX (Anexo 1) para derivar as equaes (12) ate (18). Este programa utiliza a subrotina LSODE.

11

Os resultados do programa so expostos na figura 6.

Figura 6- Perfis da quantidade adsorvida na regenerao para o exemplo escolhido

Devido ao elevado tempo que o grupo demorou a implementar o programa principal, no se conseguiu desenvolver uma interface grfica para a apresentao dos resultados calculados a partir do programa em Fortran. A rea compreendida entre as duas curvas da figura 6 representa a quantidade dessorvida durante os trinta primeiros minutos da dessoro. Tendo em conta que para t = 60 min a quantidade adsorvida praticamente nula (isto pode se adivinhar observando a tendncia das curvas de carga), o tempo permitido para o aquecimento e arrefecimento do leito antes e depois da dessoro ser aproximadamente de (tbreaktrought- 60) =(97,1-60) = 3,1 min.

12

6.

Concluses

O processo de TSA (Thermal Swing Adsorption) usado para remover pequenas concentraes de soluto de correntes lquidas ou gasosas. Tipicamente, a adsoro levada a cabo temperatura ambiente, e a dessoro a uma temperatura mais elevada. Uma vez que o aquecimento e o arrefecimento do leito entre os passos da adsoro e dessoro no instantneo, os ciclos de TSA so longos, levando entre horas e dias para se realizarem. O passo de dessoro inicia-se com um leito parcialmente saturado. Pode ser numericamente programado pelo mtodo das linhas usando um integrador rgido (LSODE para Fortran). Algumas consideraes podem ser feitas para optimizar o processo, desde a escolha da velocidade do fluido, o tamanho da partcula, ou a configurao do leito, permitindo assim uma melhor distribuio do escoamento. Tendo implementado um simulador para o processo, podem-se realizar experincias virtuais e escolher as caractersticas mais apropriadas.

7. Bibliografia
Seader and Henley; Separation process principles, J. Wiley & Sons, 2006. ISBN: 13 9780-471-46480-8 (2nd edition) Alrio E. Rodrigues, M. Douglas LeVan, Daniel Tondeur; Adsorption: Science and Technology

Wankat, Phillip C.;Rate-controlled separations. ISBN: 0-7514-0284-2 P. C. Wankat; Separation Process Engineering, Prentice Hall, 2007. ISBN: 0-13-084789-5

Douglas M. Ruthven. Principles of adsorption and adsorption processes Apontamentos das aulas tericas (Processos de Separao II)

13

Anexo 1: Programa para a resoluo do TSA


c c Programa TSA IMPLICIT DOUBLE PRECISION (A-H,O-Z) EXTERNAL FEX DIMENSION C(60), ATOL(60),RWORK(4162),IWORK(90),CH(60),DL(60) COMMON CF, VEL,AK,A(20) open (unit=3,file='n1.out',status='new') write(3,*)'desorption velocity=197ft/min, desorption time=30 min' NEQ=60 CF0=0.00181 CF1=0.0 TCA=97.1 NUMCYCLE=1 MXSTEP=2000 DO 55 I=1,20 55 C(I)=0.0

DO 56 I=21,40 C(I)=0.0 56 CONTINUE

T=0. D0

TOUT=0.0 ITOL=2 RTOL=1.D-6 DO 57 I=1,60 ATOL(I)=1.0 D-12 57 CONTINUE

ITASK=1 ISTATE=1 IOPT=1 IWORK(6)=2000 LRW=4162 LIW=90 MF=22

CF=CF0 C0=CF AK=5120 Q0=AK*C0

14

13 s

CALL lsode(FEX,NEQ,C,T,TOUT,ITOL,RTOL,ATOL,ITASK,ISTATE, IOPT,RWORK,LRW,IWORK,LIW,JEX,MF) WRITE(3,*)'CONDITIONS AT THE BEGINNING' WRITE(3,*)'TIME(SEC)=',TOUT WRITE(3,*)'CONC.OF GAS PHASE' write(3,*)C0 do 10 i=1,20

10

WRITE(3,*)C(I) WRITE(3,*)'LOADING gm/gm' write(3,*)Q0 do 11 i=21,40

11

WRITE(3,*)C(I) write(3,128)

128 C0DL=1.0 Q0DL=1.0

format(///)

DO 989 I=1,20 DL(I)=C(I)/C0 DL(I+20)=C(I+20)/Q0

989

CONTINUE

WRITE(3,*)'DIMENSIONLESS CONDITIONS AT THE BEGINNING' WRITE(3,*)'TIME(SEC)=',TOUT WRITE(3,*)'DIMENSIONLESS GAS CONCENTRATION C/CF' write (3,*)C0DL do 14 i=1,20 14 WRITE(3,*)DL(I) WRITE(3,*)'DIMENSIONLESS LOADING Q/Q0' write(3,*)Q0DL do 15 i=21,40 15 WRITE(3,*)DL(I) write(3,129) 129 format(////////) DO 1000 KK=1,NUMCYCLE

C C C T=0.0 ADSORPTION STEP

CF=CF0 C0=CF AK=5120.

15

Q0=AK*C0

VEL=197.0 ISTATE=1 TOUT=97.1 CALL lsode(FEX,NEQ,C,T,TOUT,ITOL,RTOL,ATOL,ITASK,ISTATE, s IOPT,RWORK,LRW,IWORK,LIW,JEX,MF) IF(KK.EQ.1)GOTO18 IF((KK/25)*25.NE.KK)GOTO81 18 WRITE(3,*)'CONDITIONS AT THE END OF ADSORPTION STEP' WRITE(3,*)'STEP TIME(SEC)=',TOUT WRITE(3,*)'CONC.OF GAS PHASE' write(3,*)C0 do 16 i=1,20 16 WRITE(3,*)C(I) WRITE(3,*)'LOADING gm/gm' write(3,*)Q0 do 17 i=21,40 17 WRITE(3,*)C(I) WRITE(3,741) 741 FORMAT(///) C0DL=1.0 Q0DL=1.0

DO 990 I=1,20 DL(I)=C(I)/C0 DL(I+20)=C(I+20)/Q0

990

CONTINUE

WRITE(3,*)'DIMENSIONLESS CONDITIONS AT THE END OF ADSORPTION' WRITE(3,*)'TIME(SEC)=',TOUT WRITE(3,*)'DIMENSIONLESS GAS CONCENTRATION C/CF' write(3,*)C0 do 21 i=1,20 21 WRITE(3,*)DL(I) WRITE(3,*)'DIMENSIONLESS LOADING Q/Q0' write (3,*)Q0DL do 22 i=21,40 22 WRITE(3,*)DL(I) write(3,238) 238 format(////////)

C C DESORPTION BY TEMPERATURE SWING

16

C 81 T=0.0 VEL=197.0 TOUT=30.0 ISTATE=1

CF=CF1 C0=CF AK=1000.0 QO=AK*C0

DO 91 I=1,40 CH(I)=C(I) 91 CONTINUE

DO 92 I=1,19 C(I)=CH(20-I) 92 CONTINUE C(20)=CF0

DO 95 I=1,19 95 C(20+I)=CH(40-I) C(40)=CF0*5120. CALL lsode(FEX,NEQ,C,T,TOUT,ITOL,RTOL,ATOL,ITASK,ISTATE, s IOPT,RWORK,LRW,IWORK,LIW,JEX,MF)

DO 93 I=1,40 CH(I)=C(I) 93 CONTINUE

DO 94 I=1,19 C(I)=CH(20-I) C(20+I)=CH(40-I) 94 CONTINUE C0=C(20) QO=C(40) C(20)=CF1 C(40)=1000.*CF1 IF(KK.EQ.1)GOTO38 IF((KK/25)*25.NE.KK)GOTO1000 38 WRITE(3,*)'CONDITIONS AT THE END OF DESORPTION ' WRITE(3,*)'STEP TIME(SEC)=',TOUT WRITE(3,*)'CONC.OF GAS PHASE' write (3,*)C0 do 23 i=1,20

17

23

WRITE(3,*)C(I) WRITE(3,*)'LOADING gm/gm' write(3,*)Q0 do 24 i=21,40

24

WRITE(3,*)C(I) WRITE(3,264)

264

FORMAT(///) C0DL=C0/CF0 Q0DL=Q0/(CF0*5120.) DO 991 I=1,20 DL(I)=C(I)/CF0 DL(I+20)=C(I+20)/(CF0*5120.)

991

CONTINUE

WRITE(3,*)'DIMENSIONLESS CONDITIONS AT THE END OF DESORPTION' WRITE(3,*)'TIME(SEC)=',TOUT WRITE(3,*)'DIMENSIONLESS GAS CONCENTRATION C/CF' write (3,*)C0DL do 25 i=1,20 25 WRITE(3,*)DL(I) WRITE(3,*)'DIMENSIONLESS LOADING Q/Q0' write (3,*)Q0DL do 26 i=21,40 26 WRITE(3,*)DL(I) write(3,365) 365 1000 C C C WRITE(3,60)IWORK(11),IWORK(12),IWORK(13) 60 FORMAT(/12H NO. STEPS =,I4,11H NO. F-S =,I4,11H NO. J-S =,I4) STOP 80 90 WRITE(3,90)ISTATE FORMAT(///22H ERROR HALT.. ISTATE =,I3) close(unit=3) STOP END C SUBROUTINE FEX (NEQ,T,C,CDOT) IMPLICIT DOUBLE PRECISION(A-H,O-Z) DIMENSION C(40), CDOT(40) COMMON CF,VEL,AK,A(20) E=0.5 C0=CF format(////////) CONTINUE

18

Q0=AK*C0 DZ=6.0/20.0 AA=-VEL BB=-(1.0-E)/E !FT

R4FDX=1./(12.*DZ) A(2)=R4FDX* 1(-3.*C0-10.*C(1)+18.*C(2)-6.*C(3)+1.*C(4))

A(3)=R4FDX* 1(1.*C0-8.*C(1)+0.*C(2)+8.*C(3)-1.*C(4))

A(1)=R4FDX* 1(-25.*C0+48.*C(1)-36.*C(2)+16.*C(3)-3.0*C(4))

DO 455 I=4,19 A(I)=R4FDX* 1(-1*C(I-3)+6.*C(I-2)-18.*C(I-1)+10.*C(I)+3.*C(I+1)) 455 CONTINUE A(20)=R4FDX* 1(3.*C(16)-16.*C(17)+36.*C(18)-48.*C(19)+25.*C(20))

DO 676 I=1,20 CDOT(20+I)=0.206*(AK*C(I)-C(20+I)) CDOT(I)=AA*A(I)+BB*CDOT(20+I) 676 CONTINUE

RETURN END

19

You might also like