You are on page 1of 7

febre tifide

INTRODUO

A febre tifide uma doena infecciosa aguda, transmissvel, de carter endmico e, esporadicamente, epidmico, causada por uma bactria Gram-negativa do gnero Salmonella (Salmonella enterica sorotipotyphi). A ocorrncia desta enfermidade guarda relao direta com as condies scioeconmicas e sanitrias desfavorveis, principalmente no que diz respeito ao saneamento bsico, distribuio e armazenamento de gua. A transmisso se faz por via oral, atravs da ingesto de gua e alimentos contaminados por fezes de pessoas doentes e portadores assintomticos. No Estado do Amazonas, os fatores epidemiolgicos relevantes so: viagens prolongadas de barco, ingesto da gua dos rios (sem tratamento prvio) e os alagamentos.

Sobre a febre.

A bactria Salmonella Typhi vive somente em humanos. Pessoas com febre tifide carregam essa bactria na corrente sangunea e trato intestinal. Adicionalmente, um pequeno nmero de pessoas -- chamadas de portadores -recuperam-se da febre tifide, porm continuam a carregar a bactria. Tanto as pessoas doentes quanto as portadoras carregam a Salmonella Typhi na fezes.

Contagio.

A pessoa pode pegar febre tifide ao ingerir alimentos ou bebidas que foram manuseadas por uma pessoa com a bactria Salmonella Typhi, ou se o sistema de guas usado para beber ou lavar alimentos for contaminado. Desta forma, a febre tifide mais comum em lugares onde lavar as mos menos freqente e onde gua tem maior probabilidade de ser contaminada. Assim que a bactria ingerida ela se multiplica e espalha na corrente sangunea. O corpo reage com febre e outros sinais e sintomas.

Preveno.

H duas aes bsicas para preveno da febre tifide: 1. Evitar alimentos e bebidas perigosos. 2. Ser vacinado contra febre tifide.

Ao viajar para reas de risco de febre tifide lavar o que ingere to importante quanto ser vacinado. Isso porque as vacinas no so completamente efetivas contra a febre tifide. Evitar comidas perigosas tambm ajuda o viajante a se proteger contra outras doenas como diarria, clera, disenteria e hepatite A.

Tratamento da febre tifide Procure um mdico imediatamente caso suspeite ter febre tifide. O mdico provavelmente dar antibitico para tratamento da doena. O trs antibiticos mais comumente receitados so ampicilina, trimetoprimasulfametoxazol e ciprofloxacina. As pessoas tratadas com antibiticos geralmente comeam a se sentir melhor em 2 a 3 dias, mortes raramente ocorrem. Porm, pessoas que no receberem tratamento podem continuar a ter febre por semanas ou meses, sendo que at 20% podem morrer de complicaes decorrentes da infeco.

Concluso ;

Bibliografia;
http://www.brasilescola.com/doencas/febre-tifoide.htm

You might also like