You are on page 1of 3

Portal MEC - Sitio SEB

Criao, Composio e Atribuies do Conselho Municipal de Educao

Criao do Conselho Municipal de Educao - CME

A Criao CME deve resultar da vontade poltica da sociedade e do Executivo e no do simples cumprimento de uma formalidade legal. uma prerrogativa do executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educao, a quem cabe propor a formao de uma comisso, composta por representantes de toda a sociedade, incumbida de efetivar as discusses sobre as necessidades e as possibilidades de se criar o CME. Deve ocorrer por meio de projeto de lei, aprovado pela Cmara Municipal. O projeto de lei de criao do Conselho Municipal de Educao geralmente precedido de uma lei de criao do Sistema Municipal de Ensino, onde consta o Conselho como rgo normativo do Sistema.Mas tambm existem casos em que a Lei que cria o Conselho antecede Lei que organiza o sistema ou em que uma nica lei organiza o Sistema Municipal e cria o Conselho.

Natureza do CME Aprovada e sancionada a lei, cabe Secretaria Municipal de Educao, organizar, conforme a Lei de Criao do Conselho Municipal de Educao, fazer o encaminhamento das providncias necessrias para a instalao do CME e a posse dos conselheiros que, depois de empossados iro elaborar o seu Regimento Interno. O CME rgo pblico, integrante da estrutura do poder executivo municipal, e faz parte do sistema municipal de ensino. O CME um rgo representativo da sociedade. Deve instituir prticas consultivas sociedade em geral, com a organizao de frum participativo para a definio dos princpios gerais e das prioridades na rea da educao.

Composio do CME Para garantir a ampla participao, o CME poder ser composto por representantes de pais, alunos, professores, associaes de moradores, sindicatos, Secretaria Municipal de Educao e demais rgos e entidades ligados educao municipal do setor pblico e privado, indicados e/ou eleitos democraticamente. Nesse caso interessante a garantia, por meio de lei, de que a escolha dos representantes se faa de forma democrtica salientando que a composio deste rgo observe uma proporcionalidade. O nmero de membros que integram o Conselho Municipal depende de cada realidade. No Brasil a maioria dos CME possui de 6 a 11 membros titulares (66% dos CME).

Durao do mandato

O mandato dos conselheiros pode ser de, no mnimo, 1 (um) ano e de, no mximo 4 (quatro) anos. permitida a reconduo por um mandato consecutivo, com renovao parcial e peridica dos conselheiros, com o objetivo de garantir a continuidade dos trabalhos e das polticas municipais de educao. Se o tempo do mandato do conselheiro for inferior a 1 (um) ano, poder dificultar o andamento do CME, por falta de conhecimento dos conselheiros. Se a renovao for total, o Conselho, a cada mandato, ter que recomear. importante que no coincida com o mandato do executivo. Nomeao dos conselheiros Os Conselheiros so nomeados por meio de ato legal (portaria, decreto leis) assinados pelo prefeito, depois de eleitos ou indicados pelos seus segmentos.

Aes necessrias para o funcionamento do CME

importante que o CME possua uma estrutura fsica prpria de no mnimo uma sala para reunies e outra para a equipe tcnica, adequadamente equipada com computador, telefone, fax, acesso internet, mobilirio, material administrativo e
http://portal.mec.gov.br/seb Fornecido por Joomla! Produzido em: 17 February, 2009, 11:22

Portal MEC - Sitio SEB

acervo bibliogrfico. Uma equipe de apoio administrativo e assessoramento tcnico, dever ser colocada disposio do CME pela Secretaria de Educao. Esses funcionrios do CME podem ser do quadro de servidores efetivos, admitidos por concurso pblico. O nmero de funcionrios depender muito do volume de trabalho e das atribuies do CME conferidas em Lei.

Responsabilidade pelas despesas do CME

fundamental que o CME tenha condies objetivas de funcionamento. Cabe ao rgo executivo, ao qual o CME est vinculado, em geral a Secretaria de Educao, assegurar dotao oramentria e recursos financeiros especficos, provenientes do oramento da educao. Embora o oramento do CME integre o oramento da Secretaria de Educao, o CME dever ter uma rubrica prpria administrada com autonomia e resguardadas as normas gerais de direito financeiro pblico. Funes e Atribuies do CME O CME um rgo normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador das polticas municipais para a educao. Deve constituir-se em um instrumento de assessoramento, sendo um provocador das discusses bsicas sobre a educao no Municpio. As funes e atribuies do CME devem estar definidas na Lei de criao do CME, podendo, tambm j estar indicadas na Lei Orgnica Municipal.

Podem ser:

- Funo Normativa; - Consultiva; - Propositiva, - Deliberativa, - Fiscalizadora e - Mobilizadora.

Cabe ao CME participar da formulao da poltica educacional de seu municpio.

Funo Normativa

- Autorizao de funcionamento das escolas da rede municipal; - Autorizao de funcionamento das instituies de Educao Infantil da rede privada; particular; comunitria; confessional e filantrpica (quando o municpio tiver sistema Municipal de Ensino implantado); - Elaborao de normas complementares para o sistema de ensino;

Tambm as previstas na Lei n 9.394/96, cuja a normatizao compete aos respectivos Sistemas Municipais de Educao art 23 e 24.

Funo Consultiva

Versa sobre a exposio e o julgamento acerca de determinados assuntos, a saber:

- Projetos, programas educacionais e experincias pedaggicas renovadoras do Executivo e das escolas; - Plano Municipal de Educao;
http://portal.mec.gov.br/seb Fornecido por Joomla! Produzido em: 17 February, 2009, 11:22

Portal MEC - Sitio SEB

- Medidas e programas para titular e/ou capacitar e atualizar os professores; Acordos e convnios; - Questes educacionais que lhe forem submetidas pelas escolas, SME, Cmaras Municipais e outros, nos termos da Lei.

Funo Deliberativa

- Elabora o seu Regimento e Plano de atividades; - Cria, amplia, desativa e localiza escolas municipais; - Toma medidas para melhoria do fluxo e do rendimento escolar; - Busca formas de relao com a comunidade, entre outras.

Funo Fiscalizadora

- Acompanhamento da transferncia e controle da aplicao de recursos para a educao no Municpio; - Cumprimento do plano municipal de educao; - Experincia pedaggica inovadoras; - Desempenho do Sistema Municipal de Ensino, entre outras.

http://portal.mec.gov.br/seb

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 17 February, 2009, 11:22

You might also like