You are on page 1of 13

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS

HISTRIA
BRUNA DOS SANTOS

Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E SEUS RESULTADOS


Bruna dos Santos Nmero: 3 Turma: 82

Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Antecedentes

Vrios problemas atingiam as principais naes europias no incio do sculo XX. O sculo anterior havia deixado feridas difceis de curar. Alguns pases estavam extremamente descontentes com a partilha da sia e da frica, ocorrida no final do sculo XIX. Alemanha e Itlia, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, Frana e Inglaterra podiam explorar diversas colnias, ricas em matrias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfao da Itlia e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra. Vale lembrar tambm que no incio do sculo XX havia uma forte concorrncia comercial entre os pases europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrncia gerou vrios conflitos de interesses entre as naes. Ao mesmo tempo, os pases estavam empenhados numa rpida corrida armamentista, j como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro prximo. Esta corrida blica gerava um clima de apreenso e medo entre os pases, onde um tentava se armar mais do que o outro. Existia tambm, entre duas naes poderosas da poca, uma rivalidade muito grande. A Frana havia perdido, no final do sculo XIX, a regio da Alscia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. O revanchismo francs estava no ar, e os franceses esperando uma oportunidade para retomar a rica regio perdida. O pan-germanismo e o pan-eslavismo tambm influenciou e aumentou o estado de alerta na Europa. Havia uma forte vontade nacionalista dos germnicos em unir, em apenas uma nao, todos os pases de origem germnica. O mesmo acontecia com os pases eslavos.

O incio da Grande Guerra

O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, prncipe do imprio austro-hngaro, durante sua visita a Saravejo (Bsnia-Herzegovina). As investigaes levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Srvio chamado mo-negra, contrrio a influncia da ustria-Hungria na regio dos Balcs. O imprio austro-hngaro no aceitou as

Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS medidas tomadas pela Srvia com relao ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra Servia. Os pases europeus comearam a fazer alianas polticas e militares desde o final do sculo XIX. Durante o conflito mundial estas alianas permaneceram. De um lado havia a Trplice Aliana formada em 1882 por Itlia, Imprio Austro-Hngaro e Alemanha ( a Itlia passou para a outra aliana em 1915). Do outro lado a Trplice Entente, formada em 1907, com a participao de Frana, Rssia e Reino Unido. O Brasil tambm participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os pases da Trplice Entente.

Desenvolvimento

As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaos de territrio. A fome e as doenas tambm eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates tambm houve a utilizao de novas tecnologias blicas como, por exemplo, tanques de guerra e avies. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indstrias blicas como empregadas.

Fim do Conflito
Em 1917 ocorreu um fato histrico de extrema importncia : a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Trplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e Frana. Este fato marcou a vitria da Entente, forando os pases da Aliana a assinarem a rendio. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes pases fortes restries e punies. A Alemanha teve seu exrcito reduzido, sua indstria blica controlada, perdeu a regio do corredor polons, teve que devolver Frana a regio da Alscia Lorena, alm de ter que pagar os prejuzos da guerra dos pases vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercusses na Alemanha, influenciando o incio da Segunda Guerra Mundial. A guerra gerou aproximadamente 10 milhes de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrcolas, destruiu indstrias, alm de gerar grandes prejuzos econmicos.

Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS

AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Principais causas (motivos) que provocaram a Primeira Guerra Mundial:

A partilha das terras da frica e sia, na segunda metade do sculo XIX, gerou muitos desentendimentos entre as naes europias. Enquanto Inglaterra e Frana ficaram com grandes territrios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itlia tiveram que se contentar com poucos territrios de baixo valor. Este descontentamento talogermnico permaneceu at o comeo do sculo XX e foi um dos motivos da guerra, pois estas duas naes queriam mais territrios para explorar e aumentar seus recursos. No final do sculo do sculo XIX e comeo do XX, as naes europias passaram a investir fortemente na fabricao de armamentos. O aumento das tenses gerava insegurana, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito armado na regio; A concorrncia econmica entre os pases europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matrias-primas. Muitas vezes, aes economicamente desleais eram tomadas por determinados pases ou empresas (com apoio do governo); A questo dos nacionalismos tambm esteve presente na Europa pr-guerra. Alm das rivalidades (exemplo: Alemanha e Inglaterra), havia o pan-germanismo e o paneslavismo. No primeiro caso era o ideal alemo de formar um grande imprio, unindo os pases de origem germnica. J o pan-eslavismo era um sentimento forte existente na Rssia e que envolvia tambm outros pases de origem eslava.

Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS

DESCRIO DAS ALIANAS FORMADAS E PRINCIPAIS COMBATES OCORRIDOS

Trplice Aliana O acordo militar entre a Alemanha, a ustria-Hungria e a Itlia, estabelecido formalmente em 20 de Maio de 1882, em que cada uma garantia apoio s demais no caso de algum ataque de duas ou mais potncias sobre uma das partes. A Alemanha e a Itlia ainda garantiam apoio entre si no caso de um ataque vindo da Frana. A Itlia, no entanto, especificava que seu apoio no se estenderia contra o Reino Unido. Quando estourou a Primeira Guerra Mundial e a ustria-Hungria e a Alemanha se viram em guerra com a Trplice Entente (Rssia, Frana e, mais tarde, o Reino Unido), a Itlia tendo prometido apoio s duas primeiras entrou para o lado da Trplice Entente contra a Austria-Hungria em maio de 1915 e a Alemanha em agosto de 1916. A justificativa da Itlia era de que a Trplice Aliana era um acordo de defesa enquanto que na ocasio foram os imprios germnicos os ofensores. Trplice Entente A Trplice Entente foi uma aliana militar entre o Imprio Britnico, a Frana e o Imprio Russo. A nova poltica mundial iniciada por Guilherme II da Alemanha em 1890, fez com que as trs potncias, Frana, Imprio Russo e Imprio Britnico, que apresentavam diferenas significativas entre si, se aproximassem e, finalmente, se coligassem. Tal aliana foi um dissuasor eficaz para a Trplice Aliana e tambm veio ao encontro dos planos franceses de barrar a Alemanha, o pangermanismo e as expanses alems e austro-hngaras pela Europa. A aliana das trs potncias, completada por diversos acordos com Portugal, Japo, Estados Unidos, Brasil e Espanha, constituiu um poderoso contrapeso Trplice Aliana formada pela Alemanha,ustria-Hungria e Itlia, sendo que esta ltima havia celebrado um acordo secreto adicional com a Frana, neutralizando os seus compromissos de aliana.

As principais batalhas da Primeira Guerra Mundial: Batalha de Verdun: A batalha de Verdun foi uma batalha da Primeira Guerra Mundial ocorrida entre 21 de fevereiro a 18 de dezembro de 1916 em Verdun, naFrana. Ela fez cerca de 260 000 mortos entre os beligerantes (Frana e Alemanha), e foi tambm a mais longa batalha da Primeira Guerra Mundial, e a segunda mais sangrenta aps a batalha do Somme. Ofensiva dos Cem Dias: Foi o perodo final da Primeira Guerra Mundial, em que os Aliados lanaram uma srie de ofensivas contra osImprios Centrais na Frente Ocidental, de 8 de agosto de 1918 a 11 de novembro de 1918, iniciando pela Batalha de Amiens e Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS continuando at a Grande Ofensiva. A ofensiva levou os alemes desmoralizao final e retirada de seu exrcito, culminando no Armistcio de Compigne. Primeira Batalha de Ypres: tambm chamada de Batalha de Flandres, foi a ltima grande batalha do primeiro ano da Primeira Guerra Mundial (1914). Em outubro de 1914 ocorria a estagnao da frente ocidental entre Lille, norte da Frana, e os montes Suos, devido a erros cometidos pelo comando alemo no incio da ofensiva em setembro e tambm por problemas logsticos enfrentados pelo Exrcito Alemo. Aps o fracasso da ofensiva alem na Primeira Batalha do Marne, os exrcitos oponentes realizaram diversas tentativas de se flanquearem mutuamente, fase da guerra que ficou conhecida como Corrida para o mar, e que levou formao de uma extensa linha de defesas em toda frente ocidental. O Alto-Comando Alemo diante dessa situao, decidiu lanar uma ltima ofensiva no outono de 1914. Foi selecionado o flanco direito de sua frente de combate, regio de Flandres na Blgica, para o emprego das foras alemes recm-recrutadas, com no mximo seis semanas de treinamento e inexperientes no combate. O objetivo da ofensiva era romper o dispositivo inimigo, e assegurar dessa forma a vitria sobre os aliados, que escapava rapidamente. Segunda Batalha de Ypres: foi uma srie de batalhas ocorridas entre 22 de abril e 25 de maio de 1915, em que se enfrentaram as tropas daFrana, Reino Unido, Austrlia e Canad contra o Imprio Alemo. Foi a primeira batalha em que foi utilizado gs mortfero para fins militares. As foras alems lanaram gs clordrico asfixiante contra as tropas aliadas, embora este fato no tenha sido decisivo para o resultado da batalha. Tambm foi a primeira vez em que uma fora colonial (canadenses e australianos) enfrentava uma potncia europia em solo europeu. Terceira Batalha de Ypres: tambm conhecida como Batalha de Passchendaele, foi uma das principais batalhas da Primeira Guerra Mundial, ocorrida em 1917, na Frente Ocidental. britnicos, canadenses, sul-africanos e as unidades ANZAC cercaram o exrcito do Imprio Alemo. A batalha foi travada pelo controle da vila de Passchendaele, em Flandres Ocidental, Blgica. Tambm o tema de uma cano da banda de heavy metal inglesa Iron Maiden, chamada Paschendale. Campanha de Galpoli: tambm conhecida como Batalha dos Dardanelos, teve como palco a pennsula de Galpoli (em turco:Gelibolu) na Turquia, de 25 de abril de 1915 a 9 de janeiro de 1916, durante a I Guerra Mundial. Foi uma das campanhas mais custosas e trgicas da guerra. Foras britnicas, francesas, australianas e neozelandesas desembarcaram em Galpoli, numa tentativa de invaso da Turquia e captura do estreito de Dardanelos. A tentativa falhou, com pesadas perdas para ambos os lados. Os aliados se retiraram do local durante os meses de dezembro de 1915 e janeiro de 1916.

Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS As divises ANZAC (Australian and New Zealand Army Corps) se viram especialmente danificadas, e esta campanha passou a significar certa dissenso por parte do aliados oriundos da Nova Zelndia e da Austrlia, que acusaram as tropas britnicas de arrogncia, crueldade e inaptido, bem como principais responsveis pelo fracasso das operaes. O Anzac Day (25 de abril) continua a ser a comemorao mais significativa dos veteranos na Austrlia e na Nova Zelndia, superando o Dia do Armistcio / Dia da Lembrana. A Campanha de Galpoli repercutiu profundamente em todas as naes envolvidas. Na Turquia, a batalha percebida como um momento definitivo na histria da nao a defesa final da terra-me aps sculos de desintegrao do Imprio Otomano. A luta estabeleceu as bases para a Guerra de Independncia Turca e a fundao da Repblica Turca oito anos mais tarde, sob Atatrk, ele prprio um comandante em Galpoli.

O PAPEL DOS ESTADOS UNIDOS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS Em 1914, o estouro da Primeira Guerra Mundial determinou o consumo de uma tenso que se desenvolvia entre as naes da Europa desde o sculo XIX. Antes da guerra, os Estados Unidos defendiam a poltica de portas abertas como a melhor soluo para a forte concorrncia imperialista. Nesse mbito, as autoridades do governo dos EUA acreditavam que todos os imperialistas tinham direitos iguais na explorao dos territrios afro-asiticos. Apesar dessa premissa conciliadora, os pases europeus preferiam a guerra como soluo. Nesse novo contexto, os Estados Unidos passaram a lucrar custa da Primeira Guerra Mundial. Em um curto espao do tempo, as naes europeias necessitavam de enormes quantidades de alimentos e armas para o conflito. Mesmo que permanecendo neutro, por uma questo de interesse e afinidade, o governo norte-americano exportava seus produtos apenas s naes integrantes da Trplice Entente. O comportamento solidrio dos EUA logo se aprofundou, principalmente quando observamos o emprstimo de recursos financeiros para a guerra na Europa. At esse momento, o conflito se transformava em um evento bastante lucrativo e benfico para a economia norte-americana. No mbito poltico, os Estados Unidos esperavam que a nao pudesse se fortalecer ainda mais ao possivelmente assumir a condio de intermediadora dos tratados de paz. Tais projees mudariam de rumo no ano de 1917. Naquele ano, os russos abandonaram a Trplice Entente com o desenvolvimento da Revoluo Russa. Para as potncias centrais, essa seria a oportunidade ideal para vencer o conflito. No por acaso, os alemes puseram em ao um ousado plano de atacar as embarcaes que fornecessem mantimentos e armas para a Inglaterra. Nesse contexto, navios norte-americanos foram alvejados pelos submarinos da Alemanha. Nesse momento a neutralidade norte-americana se tornava insustentvel por duas razes fundamentais. Primeiramente, porque a perda das embarcaes representava uma clara provocao que exigia uma resposta mais incisiva do governo americano. Alm disso, a sada dos russos aumentava o risco da Trplice Entente ser derrotada e, consequentemente, dos banqueiros estadunidenses no receberem as enormes quantidades de dinheiro emprestado aos pases em guerra. No dia 6 de abril de 1917, os Estados Unidos declararam guerra contra os alemes e seus aliados. Um grande volume de soldados, tanques, navios e avies de guerra foram utilizados para que a vitria da Entente fosse assegurada. Em pouco tempo, as tropas alems e austracas foram derrotadas. Em novembro de 1918, o armistcio de Compigne acertou a retirada dos alemes e a rpida vitria da Trplice Entente.

RESULTADOS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS

A Primeira Guerra Mundial causou profundas transformaes no cenrio poltico, social e econmico mundial. Segundo algumas estimativas, os diversos confrontos ocorridos ao longo desses quatro anos foram responsveis pela morte de cerca de oito milhes de pessoas. Alm disso, cerca de 20 milhes sofreram algum tipo de seqela em conseqncia do conflito. Paralelamente, os prejuzos econmicos trazidos aos pases envolvidos foram enormes. Cerca de um tero das riquezas acumuladas pela Inglaterra e pela Frana foram perdidas com a Primeira Guerra. O parque industrial europeu foi quase reduzido pela metade e o potencial agrcola sofreu uma queda de 30%. A Europa deixava de ser o grande smbolo da prosperidade capitalista, estando atolada em dvidas e observando a desvalorizao de suas moedas. Foi a partir de ento que os Estados Unidos alcanaram a condio de grande potncia. Apesar de tambm ter sofrido com um significativo nmero de baixas e gastar aproximadamente 36 bilhes de dlares, os EUA tiveram suas compensaes. No ano posterior guerra, o pas triplicou suas exportaes em comparao ao ano de 1913 e a renda nacional atingiu um valor duas vezes maior. Ao mesmo tempo, outras naes que no se envolveram diretamente no confronto tambm ganharam com a Primeira Guerra. Os pases no-industrializados ampliaram as exportaes de gneros agrcolas e matriaprima. Alm disso, a retrao econmica europia serviu para que algumas dessas naes como o Brasil pudessem ampliar suas atividades industriais substituindo internamente os mercados outrora controlados pelas naes europias. No Oriente, o Japo lucrou com o domnio sobre os mercados do Pacfico e no incremento de sua produo de algodo e ao. No plano poltico, a Europa comeou a sofrer uma verdadeira crise de valores. Em meio s desiluses de um continente destrudo, as tendncias comunistas e fascistas comearam a atrair boa parte da populao. Ao mesmo tempo, tendo carter extremamente punitivo, os tratados que deram fim Primeira Guerra incitaram um sentimento de dio e revanche que, algumas dcadas mais tarde, prepararam o palco de uma nova guerra.

Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS

Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS

FONTES
1. http://pt.shvoong.com/humanities/history/502446-papel-dos-estados-unidosda/#ixzz1tqGJ5caY 2. http://www.suapesquisa.com/primeiraguerra/consequencias_primeira_guerra.htm 3. http://aprovadonovestibular.com/primeira-guerra-mundial-resumo-consequnciastratado.html 4. http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=3109&idC=58134# 5. http://situado.net/causas-da-primeira-guerra-mundial/ 6. http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Batalhas_da_Primeira_Guerra_Mundial 7. http://jogligidel.tripod.com/id52.html 8. http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/primeira-guerra-mundial.htm 9. http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia031.asp 10. http://www.cursoobjetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/primeira_guerra_mundial.aspx http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/o-desenvolvimento-primeira-guerramundial.htm 11. http://www.brasilescola.com/historiag/primeira-guerra.htm 12. http://www.historiadetudo.com/primeira-guerra.html 13. http://educacao.uol.com.br/historia/1-guerra-mundial-1-atentado-contra-arquiduquedeu-inicio-ao-conflito.jhtm 14. http://www.algosobre.com.br/historia/primeira-guerra-mundial-a.html 15. http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/historia/9primguerr mund.htm 16. http://www.portalbrasil.net/historiageral_primeiraguerramundial.htm 17. http://veja.abril.com.br/historia/primeira-grande-guerra-mundial/1914-agostocomeca-guerra/indice.shtml 18. http://www.colegioweb.com.br/historia/o-que-foi-a-primeira-guerra-mundial-.html 19. Histria Ilustrada da Primeira Guerra Mundial Autor: John Keegan Editora: Ediouro http://books.google.com.br/books?id=UhwGeNu78U8C&printsec=frontcover&dq=Pri meira+guerra+mundial&hl=ptBR&sa=X&ei=H_miT_n6HeWg4gTZyajiCA&ved=0CDIQ6AEwAA#v=onepage&q=Primeir a%20guerra%20mundial&f=false 20. A Primeira Grande Guerra : o confronto de imperialismos Autor: Janotti, Maria de Lourdes Monaco Editora: Atual

Porto Alegre RS Abril de 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE Rua Eugnio Du Pasquier, 280 - Cristo Redentor Porto Alegre - RS

Porto Alegre RS Abril de 2012

You might also like