You are on page 1of 10

CINTED-UFRGS

Novas Tecnologias na Educao

______________________________________________________________________________________________ ______

Relato de experincia da utilizao do Podcast com deficientes visuais Report experience of using the Podcast with visually impaired
Lidianne Lima Pereira Centro Universitrio Luterano de Santarm CEULS/ULBRA lidiannellp18@hotmail.com Marialina Corra Sobrinho Centro Universitrio Luterano de Santarm - CEULS/ULBRA Instituto Esperana de Ensino Superior - IESPES linasobrinho@gmail.com Marla Teresinha Barbosa Geller Centro Universitrio Luterano de Santarm - CEULS/ULBRA marla.geller@gmail.com Resumo. Os avanos tecnolgicos vem sendo incorporados com grande intensidade no meio educacional, tornando-se de grande valia na educao especial. Dentre estes recursos, pode-se citar o Podcast que uma ferramenta da Web 2.0 e vem proporcionando uma crescente e boa aceitao por parte dos usurios da rede mundial de computadores. Este artigo tem como objetivo relatar a experincia da utilizao do Podcast com deficientes visuais. A proposta utilizar a ferramenta como meio de distribuir contedos referentes disciplina de Histria, tendo como alvo estudantes do ensino mdio. Palavras-chave: Deficientes visuais, Podcast, Tecnologias na educao. Abstract. Advances in technology has been incorporated with great intensity in the educational environment, making it invaluable for special education. Among these resources, we can mention that the podcast is a Web 2.0 tool and has been providing a growing and well accepted by users of the World Wide Web. This article aims at reporting the experience of using the Podcast with the visually impaired. The proposal is to use the tool as a means of distributing content pertaining to the discipline of history, targetinghigh school students. Keywords: Visually impaired, Podcast, Technologies in education.

1. Introduo
A utilizao de tecnologias com propsito de educar vem sendo bastante explorada nas pesquisas e na prtica, incorporando assim, novas maneiras de estimular os alunos. A internet e as ferramentas nela disponveis so o que h de mais recente sendo utilizado como tecnologia educacional, atuando ainda como meio de democratizao do conhecimento. Uma

V. 9 N 2, dezembro, 2011_______________________________________________________

CINTED-UFRGS

Novas Tecnologias na Educao

______________________________________________________________________________________________ ______

tecnologia designada como educacional, quando utilizada com a finalidade de facilitar os processos de ensino e aprendizagem. O Podcast uma destas ferramentas que esto disponibilizadas na internet, mais precisamente a partir da Web 2.0. Tem como caracterstica a colaboratividade, permitindo que seus usurios interajam diretamente com o conhecimento nela produzido. Tornando-se grande aliada no ambiente educacional, principalmente no que diz respeito educao especial. Alunos com alguma necessidade especial necessitam de recursos para ultrapassar as barreiras que lhes so impostas, para fazem uso das tecnologias assistivas, e o mais importante, assim como todo estudante, necessitam de estmulos com algo que desperte seu interesse e seja capaz de trazer benefcios, (HEIDRICH e SANTAROSA, 2003). No caso especfico dos deficientes visuais, foco do trabalho, os sentidos mais aguados tm que ser estimulados, e a audio um deles. Podendo se utilizar para isto o Podcast um arquivo de udio que pode ser disponibilizado na internet, permitindo que o usurio possa baix-lo e t-lo em seu computador ou em qualquer outro dispositivo que seja capaz de reproduzir mp3, (MOURA e CARVALHO, 2006). Por possuir tais caractersticas, foi proposta a sua utilizao como tecnologia educacional aplicada a deficientes visuais.

2. Podcast
O termo Podcast uma juno da palavra Ipod (dispositivo de armazenamento de udio) e Cast (retirado de bradcast, que significa distribuio), ficando assim designado para a tecnologia que consiste em descarregar contedos de udio de pginas Web, (MOURA e CARVALHO, 2006). Esta prtica est se difundindo rapidamente, comum que sites realizem discusses sobre determinados temas, contedos de revistas so debatidos, aulas so disponibilizadas em sites apropriados para download o que torna este novo meio de informao muito til, demonstrando assim suas possibilidades educacionais. A utilizao do Podcast como tecnologia educacional vem despertando interesse de pesquisadores. Segundo Canfil et al. ( 2009), as universidades de Harvard e Stanford foram as pioneiras a utiliz-lo para fins educacionais. Esta experincia vem mostrando resultados satisfatrios no que diz respeito a despertar o interesse dos alunos. Em Portugal vrios relatos j foram descritos, desde sua utilizao para diminuir a dificuldade de aprendizagem dos alunos, at no estudo de lnguas estrangeiras. No Brasil experincias j foram relatadas em Sergipe e no Rio de Janeiro, mas nenhuma destas tinha como foco a sua utilizao com deficientes visuais.

3. A deficincia visual: como o deficiente visual aprende


O Podcast mais uma ferramenta que pode ser utilizada juntamente com outras tecnologias a fim de proporcionar melhorias de aprendizado aos alunos. A adequao do ambiente escolar e de uma maneira geral da sociedade so necessrias para possibilitar a incluso dos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs). Dentro deste grupo est o deficiente visual, este por sua vez tem necessidades especficas. De acordo com o Ministrio da Educao e Cultura - MEC (1998), entende-se por deficiente visual aquele

V. 9 N 2, dezembro, 2011_______________________________________________________

CINTED-UFRGS

Novas Tecnologias na Educao

______________________________________________________________________________________________ ______

que tem a reduo ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e aps a melhor correo tica. Podendo se manifestar da seguinte maneira:
Cegueira: perda da viso, em ambos os olhos, de menos de 0,1 no melhor olho aps correo, ou um campo visual no excedente a 20 graus, no maior meridiano do melhor olho, mesmo com o uso de lentes de correo. Sob o enfoque educacional, a cegueira representa a perda total ou o resduo mnimo da viso que leva o indivduo a necessitar do mtodo Braille como meio de leitura e escrita, alm de outros recursos didticos e equipamentos especiais para a sua educao; viso reduzida: acuidade visual dentre 6/20 e 6/60, no melhor olho, aps correo mxima. Sob o enfoque educacional, trata-se de resduo visual que permite ao educando ler impressos a tinta, desde que se empreguem recursos didticos e equipamentos especiais, (MEC, 1998).

Ainda dentro dos conceitos de cegueira, mas desta vez com enfoque educacional, Masini (1993), tem uma viso, voltada para as possibilidades do aluno, preocupando-se em constatar o que ele pode e o que sabe fazer para ento verificar suas limitaes. As dificuldades permeiam a vida do deficiente visual em todos os sentidos, para super-las ele conta com o apoio da famlia e da escola. No aprendizado so empregadas vrias formas de apresentar o mundo a eles.
[...] a dificuldade de acesso s TICs um outro problema enfrentado pelos cegos, pois as bibliotecas no disponibilizam materiais especiais como livros em Braille, fitas sonoras, entre outros. Verifica-se uma grande dificuldade de produo e distribuio desses livros especiais, pois necessrio digit-los ou digitaliz-los para depois imprimi-los em uma impressora Braille. A aquisio da impressora tem um custo bastante elevado e, por outro lado, existe um desconhecimento em relao aos softwares e equipamentos adaptados s PNEEs com limitao visual. ... a ausncia de um dos sentidos, no caso, a viso, pode ser superada na medida que uma tecnologia adaptativa/assistiva, possibilite a insero da PNE com limitao visual ao ambiente digital (SANTAROSA, ESTABEL e MORO, 2005).

O Braille usado para ler e escrever, mas existem ainda, outros recursos que surgiram com o avano tecnolgico, e que facilitam a aquisio de conhecimento e informao. Em todos os mtodos utilizados so exploradas a sensibilidade e a maneira como ele aprende diferenciada dos demais indivduos. Para Ochaita e Rosa (1995) apud Amrico (2002),
[...] os caminhos que a levaro aprendizagem e aquisio do conhecimento diferem daqueles comumente empregados s crianas videntes, fazendo-se necessrio estabelecer diferentes elaboraes de outros sistemas de ensino, por vias alternativas, que garantam o acesso ao conhecimento.

No que diz respeito educao de deficientes visuais existem dois marcos importantes, o Braille e a internet. O primeiro possibilitou o desenvolvimento da leitura e da escrita por eles; o segundo mostrou novos horizontes em busca de informao e tambm de entretenimento. Segundo (ESTABEL, MORO e SANTAROSA, 2003).
A utilizao da informtica pelos PNEEs com limitao visual e, mais especificamente, da internet muito recente. O surgimento dos leitores de tela um marco na vida dos usurios da informtica tanto quanto foi o surgimento do Braille.

V. 9 N 2, dezembro, 2011_______________________________________________________

CINTED-UFRGS

Novas Tecnologias na Educao

______________________________________________________________________________________________ ______

O portador de necessidades educacionais especiais visuais (PNEEV) deve estar inserido em classes regulares e os professores prontos para receb-los, conforme Lei da Acessibilidade (2000). Promover o acesso desses alunos dar a eles ferramentas que atendam suas necessidades. Para Santarosa (2002), a acessibilidade passa a ser entendida como sinnimo da aproximao, um meio de disponibilizar a cada usurio interfaces que respeitem suas necessidades e preferncias. A utilizao de tecnologias na educao de deficientes visuais tem se mostrado muito eficiente, oferecendo oportunidade de conhecer outro mundo e utiliz-lo como porta de entrada ao conhecimento, seja por meio de software educacional seja por meio de ajudas tcnicas, tambm chamadas de tecnologia assistente (CAMPOS e SILVEIRA, 1998). As tecnologias da informao e comunicao (TICs) como um todo podem oferecer inmeros benefcios aos deficientes visuais, facilitando atividades dirias assim como pode ser um meio de adquirir informao na Web. Dentre elas est o uso do Podcast com deficientes visuais, o que pode trazer alm de incluso no contexto digital:
Um interesse maior para aprendizagem dos contedos devido a uma nova modalidade de ensino introduzida na sala de aula (para alm das aulas e recursos disponveis atravs da utilizao dos recursos em Braille); Um recurso que ajuda nos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos visto que os mesmos podem escutar inmeras vezes um mesmo episdio a fim de melhor compreenderem o contedo abordado; A possibilidade da aprendizagem tanto dentro como fora da escola; Falar e ouvir constitui uma atividade de aprendizagem muito mais significativa do que a leitura em Braile (BOTTENTUIT JUNIOR e COUTINHO, 2009).

As potencialidades do Podcast podem ser exploradas pelos deficientes visuais, uma vez que ele se baseia em udio e pessoas que no enxergam tem seus outros sentidos muito apurados. A portabilidade dos contedos e o fcil acesso aos mesmos o tornam um grande aliado do professor e principalmente para os invisuais. Algumas estratgias para o uso de Podcast facilitando a participao e incluso de deficientes visuais so descritas por Bottentuit Junior e Coutinho (2009), dentre elas a criao de bibliotecas digitais elaborada por professores, onde o material seria disponibilizado em formato de udio contribuindo para enriquecer o conhecimento dos alunos. Alm dessa possibilidade, possvel utiliz-lo como meio de informao, uma vez que existem instituies que disponibilizam contedos em formato Podcast, assim como sites, revistas, etc. Novas tecnologias podem ser utilizadas para agregar mais valor aos processos de ensino e aprendizagem. O Podcast permite este enfoque. O professor pode utiliz-lo para disponibilizar suas aulas, entrevistas, contedos extras relacionado aos temas abordados. Tudo isso, pode estar disponvel em um arquivo de udio e transportado para qualquer lugar. 4. Podcast como ferramenta de ensino para defi cientes visuais A motivao para essa proposta foi a dificuldade encontrada por pessoas com deficincia visual para estudar, principalmente no que diz respeito disponibilizao dos contedos das disciplinas. Ao levar em considerao as caractersticas do Podcast, percebeu-se que este poderia tambm ser utilizado na educao de deficientes visuais. Como citado anteriormente,

V. 9 N 2, dezembro, 2011_______________________________________________________

CINTED-UFRGS

Novas Tecnologias na Educao

______________________________________________________________________________________________ ______

as experincias encontradas principalmente no exterior s vieram a reforar os motivos j expostos. A proposta utilizar o Podcast como meio de distribuir contedos referentes disciplina Histria. Apresentar esse recurso aos alunos com deficincia visual e ao professor da disciplina, o qual tambm deficiente visual e tem bastante a contribuir nesta anlise para aferir qual a opinio dele respeito dessa tecnologia. A metodologia que serviu de base para a produo do material utilizado com os alunos ser descrita a seguir. Primeiramente a escolha da disciplina, optou-se por Histria, visto que o principal colaborador professor da referida matria. Em seguida foi necessrio definir o pblico alvo, sendo este, alunos do ensino mdio, a escolha por este nvel de ensino partiu da seguinte anlise: um ponto em comum que todos os estudantes desse perodo possuem, a preparao para o vestibular, sendo o primeiro ano o incio dessa trajetria. Decidiu-se que os Podcasts seriam produzidos com temas relacionados a esta srie. Foram produzidos Podcasts sobre dois contedos iniciais da srie escolhida, o surgimento da humanidade e as civilizaes grega e romana. Para gravao foi utilizado o software Mypodcast Recoder, ele foi selecionado por ter uma interface simples, o que facilita o manuseio e ainda gera arquivos de tamanho menor que outros com a mesma finalidade. E ainda, por no depender da internet, pois esta nem sempre disponvel em todos os momentos na regio, ou quando est disponvel sua velocidade pode no ser satisfatria. Pretendia-se assim eliminar esta barreira. A durao dos episdios de aproximadamente quinze minutos, a narrao dos Podcasts foi feita pelo prprio professor da disciplina. A imagem a seguir mostra a gravao do material.

Figura 1 Gravao dos Podcasts

A utilizao dos Podcasts foi feita por alunos atendidos por uma escola estadual, que estudam em um turno em diferentes escolas, mas como algumas no disponibilizam sala de recursos eles recebem atendimento no horrio contrrio ao de seus estudos nesta escola. Aconteceu uma apresentao da ferramenta para que ento pudessem ter contato com o material produzido. Dos estudantes que participaram da pesquisa um tinha perda total da viso (Aluno1) e os outros trs tinham baixa viso (Aluno2, Aluno3, Aluno4), o que possibilitou uma percepo de diferentes ngulos.

V. 9 N 2, dezembro, 2011_______________________________________________________

CINTED-UFRGS

Novas Tecnologias na Educao

______________________________________________________________________________________________ ______

Essa etapa foi dividida em dois momentos. No primeiro algumas perguntas foram feitas aos alunos com o intuito de conhecer a realidade de cada um no que diz respeito a dificuldades encontradas em seu processo de escolarizao. No segundo momento os questionamentos foram referentes ao Podcast. Antes da apresentao da ferramenta aos deficientes visuais, foram realizados alguns questionamentos aos mesmos, os quais podem ser visualizados no quadro 1.

Como so disponibilizados os contedos das disciplinas?

Eu escrevo em Braille. feito numa folha, algum vai me ditar para passar pro Braille. Quando no, eu venho aqui e escrevo na mquina que o melhor, levo transcrito para a professora entregar, e depois quando feito a prova oral fica tudo bem (Aluno1). No meu caso, eu mesma que tirava apostila, mas j ampliada, bem mais difcil porque tinha que ta lendo toda hora (Aluno2). Recebia a apostila e tirava xerox ampliada por minha conta (Aluno3). Tem a apostila ampliada, mas tambm sou eu que tiro (Aluno4).

Qual a maior dificuldade encontrada no que se refere a sua educao?

Eu no tenho a mquina, demora mais pra escrever, s melhora quando venho pra c (Aluno1). Tenho dificuldade de leitura, a apostila ampliada ajuda, mas ainda no muito bom (Aluno2). s vezes a gente vai pra sala de aula mesmo e no vai muito concentrada na aula. Depois tem que ler em casa e mais difcil (Aluno3). a leitura mesmo, pra ler o que ta no quadro s se for bem perto e ainda difcil (Aluno4). Quadro 1 Depoimentos antes de utilizar o Podcast

A figura a seguir mostra um aluno cego utilizando o Podcast. Lembrando que todas as

imagens disponveis neste trabalho tem autorizao por escrito para sua veiculao.
Figura 2 Aluno com perda total da viso utilizando o Podcast

V. 9 N 2, dezembro, 2011_______________________________________________________

CINTED-UFRGS

Novas Tecnologias na Educao

______________________________________________________________________________________________ ______

Depois de realizada a apresentao e utilizao do Podcast com os alunos, foram feitas algumas perguntas, conforme quadro 2.
Achei interessante isso, porque da de entender bem aquilo que se explica. Ento Depois de ter utilizado quando um aluno tiver o material na casa dele, escuta quantas vezes quiser, o Podcast, qual sua estuda pra prova e sem problemas. Ento eu achei que da de entender, achei opinio sobre a interessante (Aluno1). ferramenta? Tendo esse programa bom, por mais que no entenda na hora, mas tendo como ouvir depois melhor. Achei legal (Aluno2). bem bacana poder ter a aula depois em casa, e da pra entender legal ouvindo (Aluno3). Gostei porque da de colocar no celular e escutar depois e quando for estudar pra prova (Aluno4). Voc gostaria que o Podcast fosse utilizado pelos professores para disponibilizar os materiais referentes s disciplinas? Gostaria sim, ia ajudar muito. a melhor maneira que tem, j ta aqui tudo gravado (Aluno1). Seria bom, ia ser melhor porque no ia precisar ta lendo toda hora s escutar (Aluno2). Queria sim. Eu achei que isso me ajudaria bastante, se isso j tivesse esse programa antes quando eu estudava, eu achei que me ajudaria mais (Aluno3). Sim. Realmente fica bem mais claro, agente pode ouvir enquanto ta fazendo as coisas, por exemplo no celular, coloca o fone e vai fazer o que tem que fazer e vai ouvindo. Pode ouvir vrias vezes, at compreender melhor (Aluno4). Em que sentido voc Pra ter como estudar depois, fica mais fcil, no precisa ter outra pessoa pra ditar acha que o Podcast (Aluno1). pode ajudar os alunos? Pra lembrar dos assuntos pra estudar depois. Tava relembrando mesmo de coisas que no lembro, ai ouvindo agora foi como se eu tivesse voltado l pro 1 ano de novo, tendo aquelas mesmas aulas, s que agora diferente n . Da pra entender bem melhor agora (Aluno2). Tem assunto que chato, assim fica melhor (Aluno3). Voc me disse que tambm da pra baixar da internet, ento poderia pesquisar pra trabalho (Aluno4). Quadro 2 Depoimentos depois de utilizar o Podcast

O professor da disciplina tambm contribuiu com a sua opinio a respeito do Podcast. O que foi pertinente pelo fato de ser docente, e ao mesmo tempo por ser deficiente visual e principalmente o autor da gravao dos Pocasts.
Voc sabe que tudo que ns temos em termos de melhoria nos ltimos tempos, a maioria do que temos fruto da pesquisa acadmica. E a ferramenta, o Podcast com certeza mais uma daquelas que veem para tentar driblar, para tentar superar as imposies feitas pela deficincia visual. Que mu itas vezes impede o aluno de ter acesso a determinada informao visual. Na verdade voc percebe que ela uma ferramenta muito simples, mas muito til, por que na medida que o professor est ministrando sua aula, est com seu esquema no quadro, na medida que ele faa essa leitura o aluno est tendo acesso. Evita dele estar anotando com equipamento Braille, que normalmente produz algum tipo de barulho, mas permite que ele fique com a informao. Ento esta mais uma das tantas e com certeza este trabalho mais um dos tantos que vai contribuir com a incluso das pessoas com deficincia visual, voltada sobretudo para seu rendimento escolar (SILVA, 2010).

V. 9 N 2, dezembro, 2011_______________________________________________________

CINTED-UFRGS

Novas Tecnologias na Educao

______________________________________________________________________________________________ ______

As vantagens da utilizao do Podcast j so conhecidas, inclusive a sua utilidade na educao, mas a possibilidade de empreg-lo com deficientes visuais era algo somente especulado por Bottentuit Junior e Coutinho (2009), devido a sua principal caracterstica, o udio; mas ainda no havia acontecido uma experincia de fato com os mesmos. Ao realizar esse experimento, observou-se o entusiasmo por parte dos alunos. Estes por muitas vezes encontram dificuldades no que diz respeito a condies de vida e tambm no processo de escolarizao. E ao se depararem com a ferramenta perceberam que ela poderia ser til em atividades anteriormente realizadas com maior esforo, facilitando assim o aprendizado. Em conjunto com outros recursos o Podcast pode amenizar as limitaes que os deficientes visuais tm de enfrentar nas atividades escolares e em outras do seu dia-a-dia, nas quais ele tambm pode ser utilizado.

5. Concluses
Este trabalho possibilitou constatar que a utilizao de tecnologias na educao tende a despertar o interesse dos alunos. Quando este aluno possui deficincia visual, tem um papel imprescindvel. Atuam atenuando as dificuldades encontradas no dia-a-dia, no que diz respeito educao, e em outras atividades. O Podcast se mostrou uma ferramenta que pode ser utilizada com deficientes visuais. De acordo com as respostas que foram obtidas foi possvel perceber que houve ainda uma compreenso quase que instantnea dos temas abordados. Isso se deve ao fato da ferramenta ter como caracterstica marcante o udio, fato que desperta a capacidade auditiva desses indivduos. O que torna o Podcast mais interessante o fato dele poder ser produzido no computador por meio de um software ou na internet, em sites onde possvel alm de gravar, realizar a publicao dos mesmos; poder ser utilizado on line, ou em dispositivos mveis. Os diferentes formatos que ele apresenta, em udio, vdeo e tambm com locuo. Vale ressaltar que no trabalho foi abordado somente seu formato em udio pois o pblico alvo era de deficientes visuais. Sem mencionar que ao ter os contedos em Podcast o professor tambm pode adotar essa metodologia com o restante da turma, beneficiando assim toda a sala, uma vez que os alunos esto inseridos em classes regulares. Contudo, o melhor dos resultados proporcionar ao deficiente visual outra maneira de adquirir informao e consequentemente produzir conhecimento. Durante a realizao do trabalho, que ocorreu no ano de 2010, a principal dificuldade encontrada foi a disponibilidade do professor da disciplina Histria que estava auxiliando na escolha dos temas e gravao do material utilizado. Outro obstculo foi a falta de local para a gravao do material e tambm para utilizao com os alunos. Isso aconteceu por que a sala de recursos da escola encontrava-se em reforma. Grande parte das referncias estava disponibilizada na internet, por se tratar de um enfoque mais recente desta tecnologia. Os estudos realizados em sua maioria so em outros pases, o que dificulta encontrar obras impressas. Alunos e professores tm uma ferramenta com inmeras possibilidades a serem exploradas. Durante a pesquisa foi abordada somente a possibilidade de o docente disponibilizar o contedo das aulas atravs do Podcast.

V. 9 N 2, dezembro, 2011_______________________________________________________

CINTED-UFRGS

Novas Tecnologias na Educao

______________________________________________________________________________________________ ______

Em trabalhos futuros pode ser abordada outra possibilidade, os prprios alunos produzirem os Podcasts, orientados pelo professor ou ainda como pesquisa. Acompanhar um grupo de alunos em suas turmas e verificar o rendimento daqueles que utilizaram a ferramenta, e dos que no tiveram acesso mesma, por um perodo de um ano, o suficiente para chegar aos resultados.

Referncias
AMRICO, Solange Maria. Memria auditiva e desempenho em deficientes visuais. 2002, 134 f. Trabalho de Concluso de curso Universidade Estadual de Campinas, So Paulo, 2002. Disponvel em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000271563>. Acesso em: 27 de mar. de 2010. BOTTENTUIT JUNIOR, Joo Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast: uma ferramenta tecnolgica para auxilio ao ensino de deficientes visuais . 2009. In VIII LUSOCOM: Comunicao, Espao Global e Lusofonia. Lisboa: Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias. p.2114-2126. Disponvel em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9030/1/Podcast%20%20Lusocom.pdf>. Acesso em: 22 de mar. de 2010. BERSCH, Rita. O que tecnologia assistiva. <http://www.assistiva.com.br>. Acesso em: 20 de jul de 2010. 2010. Disponvel em:

BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura - MEC. Parmetros curriculares nacionais. Braslia, 1998. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 04 de abr. de 2010. CAMPOS, Mrcia de B.; SILVEIRA, Milene Selbach. Tecnologias para educao especial. Anais do IV Congresso RIBIE, Braslia 1998. Disponvel em: <http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt2003423195334167.PDF>. Acesso em: 04 de abr. de 2010. CANFIL, Daniele Cristina; ROCHA, Diana; PAZ, Camila Candeia. Podcats: a contribuio das novas mdias para o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. 2009. X Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2009/resumos/R16-0112-1.pdf>. Acesso em: 05 de set. de 2010. ESTABEL, Lizandra Brasil; MORO, Eliane L. da Silva; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Abordagens de cooperao e colaborao na utilizao de ambientes de aprendizagem mediado por computador pelos portadores de necessidades especiais com limitao visual. Informtica na educao: teoria & prtica, Porto Alegre, v.6, n. 1, p.41-54, jan./jun2003. HEIDRICH, Regina de Oliveira; SANTAROSA, Lucila M. Costi. Novas tecnologias como apoio ao processo de incluso escolar. 2003. Revista Novas Tecnologias na Educao, V.1, N 1. Disponvel em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/13035/000581087.pdf?sequence=1>. Acesso em: 25 de jul. 2010.

V. 9 N 2, dezembro, 2011_______________________________________________________

CINTED-UFRGS

Novas Tecnologias na Educao

______________________________________________________________________________________________ ______

LEI DE ACESSIBILIDADE. Decreto de lei 10.098.19 de dezembro de 2000. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/l10098.htm>. Acesso em: 27 de mar. de 2010. MASINI, Elcie F. Salzano. A educao do portador de deficincia visual as perspectivas do vidente e do no vidente. 1993. Disponvel em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/888/795>. Acesso em: 04 de abr. de 2010. MOURA, Adelina M.C.; CARVALHO, Ana Amlia Amorim. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. 2006. Disponvel em: <http://ubicomp.algoritmi.uminho.pt/csmu/proc/moura-147.pdf>. Acesso em: 05 de abr. de 2010 SANTAROSA, Lucila M. Costi; CONFORTO, Dbora. Acessibilidade Web: internet para todos. Revista de informtica na educao: Teoria e Prtica, 2002. SANTAROSA, Lucila M. Costi; ESTABEL, Lizandra Brasil; MORO, Eliane L. da Silva. O acesso as tecnologias de informao e de comunicao e a superao das limitaes dos PNEES com limitao visual incluindo-os em um ambiente de aprendizagem mediado por computador. 2005. Revista Novas Tecnologias na Educao, V.3, N 1. Disponvel em: <http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a16_ticscegos.pdf>. Acesso em: 30 de mai. de 2010. SILVA, Odilon Jerter de Almeida da. Avaliao do podcast. Santarm, 23 de nov. 2010. Entrevista concedida as autoras do artigo.

V. 9 N 2, dezembro, 2011_______________________________________________________

You might also like