You are on page 1of 14

Ensino de lngua portuguesa por meio de variao lingustica: Material de apoio

dima de Souza Mattos Unoeste Raquel Tiemi Masuda Mareco Unoeste

Resumo A pesquisa Sociolingustica: a distncia entre a fala coloquial e a norma culta no ensino mdio, realizada em 2007, constatou e documentou uma grande distncia entre a fala coloquial e a norma padro em turmas de 1 srie de ensino mdio de trs unidades escolares do municpio de Presidente Prudente. Aps anlise dos resultados, criou-se uma apostila que serve como material de apoio prtica docente do professor de lngua portuguesa do ensino mdio. As atividades propostas contrastam o coloquialismo e a norma padro, a fim de ensinar a norma culta por meio das diferenas. Palavras-chave: sociolingustica, recurso metodolgico, prtica docente, ensino mdio.

INTRODUO A pesquisa Sociolingustica: a distncia entre a fala coloquial e a norma culta no ensino mdio, realizada em 2007, constatou e documentou grande distncia entre o coloquialismo e a norma padro em todos os contedos apresentados para avaliao. Como o questionrio, base para a pesquisa, apresentava opes de fala coloquial e de norma padro, ficou claro que os alunos no reconhecem a norma culta como recurso para comunicao. A lngua portuguesa ensinada na escola difere bastante da linguagem que o aluno traz de seu ambiente social. Essa diferena leva muitos alunos a acreditar que no sabem o portugus e que sua lngua difcil. Mas isso , de fato, mais um mito, aceito por muitos como verdade (Bagno, 1999). Utilizou-se o resultado da referida pesquisa para a elaborao de uma apostila, que visa a ensinar a lngua portuguesa padro por meio de variaes lingusticas. A apostila traz

2 atividades que contrastam linguagem coloquial e padro, excluem pr-conceitos em relao ao que certo ou errado e inserem conceitos de adequao lingustica. A ideia da elaborao da apostila surgiu da necessidade de uma metodologia diferenciada para o ensino da norma padro, pois, somente por meio do ensino da mesma, o professor poder criar oportunidades para alunos de classes desprivilegiadas a concorrerem, igualmente, com os alunos que convivem em ambientes onde a norma padro fluente e, ainda, em concursos e vestibulares.

REVISO DE LITERATURA Certamente, as pessoas no falam como prescreve a norma culta da escrita da lngua materna, pois se tratam de processos diferentes. Esses diferentes processos comunicacionais, com diversas intenes, propiciam a criao de vrios tipos de linguagem que se agrupam em dois aspectos da lngua: fala coloquial e fala culta. Fatores como o contexto, a inteno do usurio e a significao so responsveis pela diferena entre a fala coloquial e a fala formal que, por sua vez, no esto estanques. Segundo teorias sociolingusticas, a lngua sofre mudanas e variaes com o tempo e no espao, alm de variar, tambm, de acordo com a situao social do falante. Mas, embora a Sociolingustica afirme que h uma liberdade de apropriao e expresso da lngua pelo falante, a sociedade discrimina aqueles que cometem muitos deslizes no uso da norma culta em situaes de comunicao. Marcos Bagno (2001, p.40) afirma que o falar errado pode criar uma baixa autoestima lingustica: os brasileiros em geral tm vergonha ou medo de falar e de escrever em situaes um pouquinho mais formais porque acreditam que a lngua que eles realmente conhecem no "serve" para essas situaes. Por outro lado, Marcuschi afirma:
[...] falar ou escrever bem no ser capaz de aplicar regras da lngua, mas usar adequadamente a lngua para produzir um efeito de sentido pretendido numa dada situao. No se trata de saber como se chega a um texto ideal pelo emprego de formas, mas como se chega a um discurso significativo pelo uso adequado s prticas e situao a que se destina (Marcuschi, 2007, p. 09).

3 importante considerarmos o fato de que a lngua possui diversas variantes e que qualquer indivduo pode aprender esta ou aquela para us-la em seu convvio social. Ter o domnio de diversas variantes e fazer permutas entre elas de acordo com a necessidade social do falante enriquece o conhecimento sobre sua prpria lngua. Nas palavras de Luft:
Todas as variedades da lngua so valores positivos. No ser negando-as, perseguindo-as, humilhando quem as usa, que se far um trabalho produtivo no ensino. Nem se mudaro em nada os usos de nveis culturalmente inferiores, como equivocadamente alguns pensam. Cada falante fala como sabe e consegue falar, no como ele ou outros desejariam que falasse [...] O importante ter bem claro que o aluno no precisa aprender a lngua; precisa reforar sua gramtica implcita, internalizada na primeira e na segunda infncia, ampli-la com elementos do modelo culto padro e precisa ter contato constante com bons textos, e descobrir, com o professor e toda a classe, as riquezas expressionais do nosso idioma. O mtodo natural no ensino da gramtica consiste em, atravs de tcnicas e expedientes apropriados, levar o aluno a descobrir as regras que subjazem as formas, frases e atos de comunicao, e aprender a enunci-las, explicit-las. Fazer o caminho inverso do tradicional, que dar e ditar regras, mandar decorar e obedecer. Na verdade, esse descobrir regras faz-las vir tona da conscincia lingustica, passar da intuio reflexo e ao raciocnio (Luft, 1999, p. 69).

Cada indivduo possui uma gramtica natural que lhe permite comunicar-se coerentemente. As crianas, mesmo antes de serem alfabetizadas, antes de saberem o que um sujeito, um verbo, so capazes de construir enunciados coerentes e efetivos. O ensino da norma culta a alunos de camadas desprivilegiadas tem por objetivo proporcionar-lhes o aprendizado de mais uma variedade lingustica, a qual ser adequada em algumas situaes pelas quais a maioria das pessoas passa, tais como vestibular, entrevista para um emprego, etc. De acordo com Sacconi:
Um indivduo s pode dizer-se livre no mbito da comunicao lingstica, quando conhece vrias modalidades de lngua e escolhe aquela que melhor convm ao momento do discurso. pouco conhecer apenas uma lngua funcional ou a sua variante sociolingustica. O ideal que o indivduo seja poliglota dentro de sua prpria lngua. [...] Conhecer a norma culta sentir-se mais livre para comunicar-se. A norma culta pode comparar-se etiqueta social: no preciso us-la para viver, mas absolutamente indispensvel conhec-la para conviver (Sacconi, 2003, p.03).

Ao estar em contato constante com diversas variedades, inclusive a padro, o aprendiz tem diante de si, formas lingusticas a sua escolha, para qualquer contexto ou situao (Carvalho, 2005, p. 50). Assim, a educao lingustica deve ser uma constante preocupao do professor de lngua, principalmente frente a essa forte influncia dos meios de comunicao de massa. Aceitar a linguagem que o aluno traz de seu meio social no quer dizer que no se deve ensinar a norma padro e deixar que o aluno seja livre para usar a linguagem que quiser em qualquer situao. Segundo o autor Marcos Bagno (2001), devemos ensinar a norma padro, mas ensinar a norma padro diferente de ensinar a gramtica tradicional. O ,

4 professor deve manter o aluno em contato permanente e intenso com textos falados e escritos para que ele possa depreender esses recursos.
importante ter em mente que nem tudo o que se escreve se pronuncia, assim como nem tudo que se pronuncia se escreve [...] Podemos dizer ao aluno que ele pode falar bonito ou bunito; menino ou minino, mas s pode escrever bonito e menino, porque preciso uma ortografia nica para toda a lngua, para que todos possam ler e compreender o que est escrito (Bagno, 2001, p. 87, 104).

CONTEXTO A pesquisa Sociolingustica: a distncia entre a fala coloquial e a norma culta no ensino mdio foi realizada em trs escolas pblicas estaduais localizadas no municpio de Presidente Prudente SP. Dentre as unidades escolares envolvidas, duas so de bairros perifricos e uma do centro da cidade, porm constatou-se que a localizao das escolas no influenciou nos resultados, pois os alunos das trs unidades so oriundos de bairros perifricos e pertencem a comunidades discursivas semelhantes. A escolha de alunos de primeira srie deveu-se ao fato de o professor ter tempo para diminuir possveis dificuldades antes de os alunos sarem do ensino mdio.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS A pesquisa intitulada Sociolingustica: a distncia entre a fala coloquial e a norma culta no ensino mdio, realizada no ano de 2007, constatou e documentou uma grande distncia entre a fala coloquial e a norma padro em turmas de 1 srie de ensino mdio de trs unidades escolares localizadas no municpio de Presidente Prudente. Essa constatao se deu por meio de anlise de um questionrio, sem identificao, com cinquenta situaes de fala, aplicado a 256 alunos.

5 Diante disso, elaborou-se uma apostila com atividades que contrastam o coloquialismo e a norma padro, a fim de ensinar a norma padro por meio das diferenas. Os resultados da pesquisa e a apostila foram entregues s trs escolas envolvidas, com o intuito de conscientizar o professor de lngua portuguesa sobre as dificuldades de seus alunos e apresentar sugestes de soluo. Vale ressaltar que a referida apostila no um material didtico, portanto no completa em relao aos contedos a serem trabalhados no ensino mdio. Ela , na realidade, um material de apoio para que o professor trabalhe, de forma diferenciada, contedos em que os alunos tm mais dificuldades, conforme constatou a pesquisa. A apostila contm quinze unidades, cada uma com um tema e vrias atividades, alm de planos de aula e gabaritos. Devido impossibilidade de mostrarmos a referida apostila na ntegra, apresentaremos aqui trs unidades completas, a fim de proporcionar ao leitor uma visualizao do at ento dito.

APOSTILA Plano de Aula 1 - Norma Padro

Srie: 2 ou 3 ano do ensino mdio Objetivos especficos: possibilitar o contato com a norma padro por meio de vocbulos que rimam. Contedo: rimas no poema; a norma padro na criao literria. Recursos: letra da msica: Rosa, de Pixinguinha (Opcional: udio com a msica Rosa de Pixinguinha interpretada por Marisa Monte). Durao: 100 minutos duas aulas.

Desenvolvimento metodolgico (procedimentos) I. O professor faz uma breve explicao sobre rimas.

6 II. Atividade 1: os alunos lem uma letra de msica, que segue a norma padro, e tentam complet-la com palavras que julgarem adequadas (observando as rimas). III. IV. O professor toca o udio para fazer a correo da atividade 1. O professor abre uma discusso sobre o contraste do vocabulrio utilizado na letra da msica e o vocabulrio coloquial cotidiano. V. O professor pede que eles faam os exerccios de 2 a 5. Disponibiliza alguns dicionrios, caso eles queiram verificar. VI. O professor faz a correo oralmente, considerando vrias possibilidades de respostas do exerccio 3 em diante.

Sugesto O professor pode trabalhar tambm outros aspectos da linguagem culta, tais como oraes em ordem indireta, conjugao verbal etc.

Gabarito Atividade 2 a) b) c) d) e) Olor Clemente Lanceado Arfante Perenal f) g) h) i) j) Sepultas Olentes Dolentes Resplendor Onipotente k) l) m) n) Uno Remir Padecer Fenecer

ROSA (Pixinguinha/Otvio de Souza) A - Tu s, divina e graciosa A - Esttua majestosa B - do amor C - Por Deus esculturada B - E formada com ardor B - Da alma da mais linda flor B - De mais ativo olor B - Que na vida preferida pelo beija-flor A - Aqui nesse ambiente B - de luz C - Formada numa tela C - deslumbrante e bela D - Teu corao junto ao meu lanceado D - Pregado e crucificado B - sobre a rsea cruz E - do arfante peito teu

A - Se Deus me fora to clemente

A - Tu s a forma ideal

7 A - Esttua magistral A - Oh alma perenal B - Do meu primeiro amor, sublime amor B - Tu s de Deus a soberana flor C - Tu s de Deus a criao C - Que em todo corao B - sepultas um amor B - O riso, a f, a dor D - Em sndalos olentes B - cheios de sabor B - como um sonho em flor D - Em vozes to dolentes A - Jurei, aos ps do onipotente A - Em preces comoventes B - de dor C - E receber a uno A - s lctea estrela B - s me da realeza C - s tudo enfim que tem de belo B - Em todo resplendor da santa natureza C - da tua gratido D - Depois de remir meus desejos D - Em nuvens de beijos E - Hei de envolver-te at meu padecer E - De todo fenecer A - Perdo, se ouso confessar-te A - Eu hei de sempre amar-te B - Oh flor meu peito no resiste B - Oh meu Deus o quanto triste C - A incerteza de um amor D - Que mais me faz penar D - em esperar D - Em conduzir-te um dia ao p do altar

ATIVIDADES Aula 1 1 Leia a letra da msica e complete os espaos observando as rimas. ROSA (Pixinguinha/Otvio de Souza) A - Tu s, divina e ________ A - Esttua majestosa B - do __________ C - Por Deus esculturada B - E formada com ardor B - Da alma da mais linda _________ B - De mais ativo olor B - Que na vida preferida pelo beija-flor A - Se Deus me fora to clemente A - Aqui nesse _______ B - de luz C - Formada numa tela C - deslumbrante e __________ D - Teu corao junto ao meu lanceado D - Pregado e ____________ B - sobre a rsea cruz E - do arfante peito teu

A - Tu s a forma ________ A - Esttua magistral A - oh alma perenal B - Do meu primeiro amor, sublime amor B - Tu s de Deus a soberana flor C - Tu s de Deus a __________ C - Que em todo corao B - sepultas um amor B - O riso, a f, a _________ D - Em sndalos olentes B - cheios de _________ B - como um sonho em flor D - Em vozes to dolentes

A - Perdo, se ouso confessar-te A - Eu hei de sempre __________ B - Oh flor meu peito no resiste B - Oh meu Deus o quanto _________ C - A incerteza de um amor D - Que mais me faz penar D - em ____________ D - Em conduzir-te um dia ao p do _____

A - Jurei, aos ps do onipotente A - Em preces comoventes B - de dor C - E receber a uno C - da tua __________

A - s lctea estrela B - s me da realeza C - s tudo enfim que tem de belo B - Em todo resplendor da santa ___________

D - Depois de remir meus ___________ D - Em nuvens de beijos E - Hei de envolver-te at meu padecer E - De todo fenecer

2 Encontre no texto as palavras para as seguintes definies: a) Aroma, perfume, fragrncia: ______________________________________ b) Indulgente, bondoso, piedoso:_____________________________________ c) Ferido com lana: ______________________________________________ d) Ofegante, palpitante: ____________________________________________ e) Que dura muitos anos, eterno, incessante: ____________________________ f) Enterras, soterras: _______________________________________________ g) Perfumados, aromticos: __________________________________________ h) Lamentosas, lastimosas: __________________________________________ i) Brilho intenso: __________________________________________________ j) Que tudo pode, que tem poder absoluto, todo-poderoso: _________________ k) Sentimento de piedade: ___________________________________________ l) Resgatar, adquirir de novo: ________________________________________

9 m) Sofrer, suportar agentar: _________________________________________ n) Findar, extinguir-se, morrer, terminar, acabar: _________________________

3 Reescreva as oraes em que aparecem as palavras do exerccio 1 com palavras sinnimas. a) _______________________________________________________ b) _______________________________________________________ c) _______________________________________________________ d) _______________________________________________________ e) _______________________________________________________ f) ________________________________________________________ g) _______________________________________________________ h) _______________________________________________________ i) ________________________________________________________ j) ________________________________________________________ k)________________________________________________________ l) ________________________________________________________ m)_______________________________________________________ n) _______________________________________________________

4 O texto de Pixinguinha foi escrito de acordo com as regras da norma padro. Retire do texto 3 trechos que comprovem essa afirmao. a) ____________________________________________________________ b) ____________________________________________________________ c) ____________________________________________________________ 5 Reescreva os trechos do exerccio 3 na linguagem coloquial que voc utilizaria em seu dia-a-dia. a) ____________________________________________________________ b) ____________________________________________________________ c) ____________________________________________________________

Plano de Aula 2 - Marcas de Plural, Troca do LH pelo I e Concordncia Verbal

10

Srie: 2 ou 3 ano do ensino mdio Objetivos especficos: entendimento da concordncia verbal e das flexes necessrias para construir enunciados no plural; corrigir pronncias, por meio de exerccios de audio. Contedo: concordncia verbal; marcas de plural. (Opcional: udio: msica Cuitelinho de Nara Leo interpretada por Milton Nascimento; ou por Rio Negro e Solimes). Durao: 100 minutos duas aulas (geminadas).

Desenvolvimento metodolgico (procedimentos) I. II. O Professor entrega as fotocpias com a letra da musica Cuitelinho. Toca o CD com a msica interpretada por Milton Nascimento (que fiel ao texto escrito). III. Abre discusso sobre o que os alunos acham que acontece naquela letra de msica; possvel compreend-la? Que tipo de linguagem foi usada? IV. V. VI. O professor faz uma breve explicao sobre concordncia verbal. Os alunos fazem os exerccios propostos. Para fazer a correo o professor toca o CD com a msica interpretada por Rio Negro e Solimes (que aplica os plurais e a concordncia de acordo com a norma padro)

ATIVIDADES AULA 2 Leia a letra da msica, abaixo. CUITELINHO (Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antnio Xand) Cheguei na beira do Porto onde as onda se espaia As gara, d meia volta, senta na beira da praia E o Cuitelinho no gosta, que um boto de rosa cia, ai, ai Ai quando eu vim da minha terra, despedi da parentaia Eu entrei no Mato Grosso, dei em terras Paraguaia L tinha revoluo, enfrentei fortes bataia, ai, ai A tua saudade corta como ao de navaia O corao fica aflito, bate uma a outra faia E os io se enche dgua, que at a vista se atrapaia, ai, ai

11

1 A letra de msica mostrada acima apresenta desvios em relao norma padro nos seguintes contedos: plural, troca do lh pelo i, concordncia verbal entre outros. Complete a tabela com os desvios e coloque-os na norma padro. Concordncia Verbal Portugus No Padro Portugus Padro

Plural Portugus No Padro Portugus Padro

Troca do LH pelo I Portugus No Padro Portugus Padro

2 Reescreva as frases de acordo com a norma padro, com o inicio proposto, sem mudar o sentido. Ex: na beira do Porto onde as onda se espaia As Ondas se espalham na beira do porto.

a) Quando eu vim da minha terra, despedi da parentaia. Despedi _____________________________________________________ b) A vista se atrapaia. A vista fica ___________________________________________________

3 H no texto um desvio de regncia verbal. Escreva a orao em que ele se encontra. __________________________________________________________________________

12 4 Escreva a orao na qual se encontra o maior numero de desvios, em relao norma padro. ___________________________________________________________________________

Plano de Aula 3 - Candidato Presidncia Srie: 2 ou 3 ano do ensino mdio Objetivos especficos: desenvolver a oralidade, a argumentao e a conscientizao em relao poltica e ao voto, alm de reconhecer a variedade lingustica que dever ser utilizada. Contedo: texto oral criado pelos alunos. Durao: 200 minutos quatro aulas, ideal que sejam duas e duas em dias diferentes, pois essa aula dividida em duas partes.

Desenvolvimento metodolgico (procedimentos) I. II. O professor divide a sala em grupos. Faz uma breve explicao de algumas tcnicas de oratria, tais como; postura corporal, entonao, etc. III. Explica que eles sero um poltico, candidato a presidente, portanto devem falar sobre as melhorias que faro no pas, caso eleitos e, que setores sero beneficiados (sade, educao, trabalho, etc.). IV. Sugere que os alunos no devem exagerar nas promessas, e propor somente o que for possvel fazer. V. D um tempo para discutirem com o grupo o que vo falar e prope a apresentao (um aluno de cada grupo representar o candidato a presidente). VI. Depois de todos os grupos terem apresentado, o professor faz uma eleio real; distribui cdulas e cada aluno deve escrever o nmero do candidato o qual votaria. VII. Se houver tempo o professor pode discutir com a sala sobre o resultado. Por que aquele candidato ganhou? Ser que as propostas dele eram melhores ou ele soube se expor e argumentar melhor?

Sugestes O professor pode premiar o grupo cujo candidato foi o vencedor.

13

CONSIDERAES FINAIS O ensino de lngua portuguesa consiste em no impor ao aluno a lngua culta como nica maneira de se expressar, nem deix-lo cair no coloquialismo, utilizando a linguagem que quiser em qualquer situao. O fato de o coloquialismo ser mais freqente do que a linguagem formal, no dia-a-dia dos adolescentes, faz com que eles considerem a norma culta como estranha. Para introduzirmos a norma padro na vida desses adolescentes, sugerimos a leitura e o constante contato com textos que seguem a norma padro, bem como possibilitar aos alunos situaes de fala e de escrita que visem ao uso de uma linguagem mais apurada. Como auxlio ao professor nesse grande desafio, propomos a apostila citada neste trabalho, no como um material imposto, mas como uma opo a mais para o professor de lngua portuguesa. Espera-se que, alm de utilizar as atividades propostas, os professores (re)criem outras e/ou adaptem as mesmas realidade de sua sala de aula.

REFERNCIAS Andre, H. A. (1997). Gramtica ilustrada. So Paulo: Moderna. Bagno, M. (2001). Portugus ou brasileiro? Um convite pesquisa. So Paulo: Parbola. --------. (2001). A Lngua de Eullia. Novela sociolingstica. So Paulo: Contexto. --------. (2002). Preconceito lingstico: o que ? Como se faz? So Paulo: Loyola. Bueno, S. (2000). Mini-Dicionrio da lngua Portuguesa. So Paulo: FTD. Barroso, M. E. G. (1999). Dicionrio Aurlio eletrnico - SCULO XXI. So Paulo SP Lexikon Informtica LTDA. Carvalho, M. C. M. (2005). Concordncia verbal e variao no ensino fundamental e mdio. Dissertao de Mestrado indita. Universidade Estadual de Londrina. Kock, I. V. & Travaglia, L. C. (1990). A coerncia textual. So Paulo: Contexto. ,

14

Marcushi, L. A. (2007). Da fala para a escrita: Atividades de textualizao. So Paulo: Cortez. Sacconi, L. A. (2003). No erre mais. So Paulo: Atual. Simes, D. et al. (2007). Portugus se aprende cantando. Rio de Janeiro: Dialogarts.

AS AUTORAS dima de Souza Mattos professora titular da Unoeste Universidade do Oeste Paulista. Compe o corpo docente dos cursos de graduao em Letras e Comunicao Social. Sua rea de pesquisa envolve lingustica, sociolingustica, lngua portuguesa, com nfase em educao e cultura. E-mail: edimamattos@bol.com.br. Raquel Tiemi Masuda Mareco graduada em Letras pela Unoeste - Universidade do Oeste Paulista e cursa, na condio de aluna especial, uma disciplina no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da UEL Universidade Estadual de Londrina. Seu foco de pesquisa em sociolingustica, lngua portuguesa. E-mail: rachelmareco@hotmail.com.

You might also like