You are on page 1of 7

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.

br/epbem

O USO DO LABORATRIO DE INFORMTICA NAS AULAS DE MATEMTICA, PARA O ESTUDO DE PROGRESSES ARITMTICA E GEMTRICA E DE GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIO

Renato dos Santos Diniz renatomatematica@hotmail.com

Abigail Fregni Lins bibilins2000@yahoo.co.uk

Resumo: Este artigo apresenta duas WebQuests elaboradas como sugesto de ensino sobre Progresses
Aritmtica e Geomtrica e Geometria Espacial de Posio. As mesmas so frutos de duas pesquisas de Iniciao Cientfica, independentes, mas interligadas, as quais buscaram discutir possibilidades de uso da Internet nas aulas de Matemtica, via WebQuest, metodologia esta desenvolvida por Dodge, em 1995, na Universidade de San Diego. Anterior a apresentao das WebQuests elaboradas pelos autores , a serem exploradas no Laboratrio de Informtica com alunos do ensino mdio da Escola Estadual da Prata, Campina Grande, Paraba, o artigo discute, brevemente, a importncia e de como vem se dando o uso de tecnologias na Educao Matemtica. Como objetivo especfico, os trabalhos de IC investigaram a possibilidade do uso da Internet na Educao Matemtica, tomando a WebQuest como ferramenta para o mesmo. Os alunos, professores em formao, exploraram dois tpicos matemticos, pertinentes s duas sries do Ensino Mdio. Eles criaram WebQuests envolvendo Progresso Aritmtica e Geomtrica (primeira srie) e Geometria Espacial de Posio (segunda srie) . Estes so tpicos por muitas vezes no trabalhados durante o ano letivo, por ficarem para o final, como tambm se apresentam em livros didticos, apesar de ressaltados nos PCNs como tpicos essenciais formao matemtica do cidado. A criao das WebQuests possibilitaram a estes professores em formao reflexo sobre o uso de tecnologia, os tpicos matemticos em questo e percepo sobre as possveis dificuldades de ensino e aprendizagem dos mesmos. Palavras-chave: Educao Matemtica, O Uso da Internet; WebQuest

INTRODUO Em pleno sculo XXI, com o advento das tecnologias e, principalmente, da Informtica (informao automtica) em que as crianas j nascem em uma sociedade informatizada e cada vez mais crescente o nmero de jovens adeptos das novidades tecnolgicas, se faz emergente a necessidade de se procurar novos mtodos educacionais que orientem os usurios para o correto aproveitamento destes novos meios, em especial, a Internet (rede mundial de computadores), pois nem sempre explorado seu lado positivo. Vale a pena salientar que se no aprenderem na escola a usarem convenientemente a Internet as pessoas aprenderam em outros ambientes de forma variada, mas quase nunca adequadamente produtiva. Como enfatiza Ecoando

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

Moran (2000), o desafio da utilizao pedaggica da Internet transformar a informao em conhecimento e integrar as tecnologias em projetos pedaggicos. Em consonncia Kenski (2007) afirma que educao e tecnologias so indissociveis por se complementarem em essncia. O uso da Internet tem estado cada vez mais presente em nossa sociedade. Por esta razo, tem sido uma preocupao constante o uso adequado da mesma em ambientes educacionais. Embasado nesta perspectiva o projeto de pesquisa em questo que envolve dois trabalhos independentes, mas interligados, de Iniciao Cientfica IC Voltados ao uso da Internet na Educao Matemtica, busca, de maneira global, iniciar vnculos com a Escola Estadual da Prata, Localizada em Campina Grande na Paraba e a UEPB objetivando estabelecer um dilogo aberto e interativo entre os membros destas Instituies abrindo, assim, possibilidade de atuao de um projeto mais amplo, envolvendo, alm desta pesquisa de Iniciao Cientfica IC, docentes do Programa de Ps-Graduao para contribuio sobre pesquisa na vertente de formao inicial e continuada de professores de Matemtica e Fsica do ensino mdio da Escola Estadual da Prata.

FUNDAMENTAO TERICA Costa (2006) questiona que:


Desde o seu surgimento, a tecnologia alvo de polmicas e controvrsias e a discusso a respeito da relao homem, mquina e sociedade tornam-se cada vez mais rico de teorias, estudos e avaliaes

A aproximao e comunicao entre formao inicial e formao continuada de professores algo muito defendido e discutido na comunidade cientfica da Educao Matemtica (Jaworski, 2001). Nem sempre se consegue alcanar esta comunicao via os estgios supervisionados, como cumprimento da grade curricular de um curso de Licenciatura em Matemtica. Por muitas vezes, o estgio acontece de modo no interativo, privando este profissional em formao de experienciar sua futura atuao. De acordo com PERRENOUD (2001, p. 17):
Quanto mais avanos rumo a didticas sofisticadas, pedagogias diferenciadas e construtivistas, mais esperamos que o professor tenha um domnio dos contedos que lhe permita no s planejar e ministrar cursos, mas tambm partir das perguntas dos alunos, de seus projetos e intervir na regulao de situaes de ensino-aprendizagem que podem ser muito menos planejados que uma sucesso de lies.

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

Dois so os objetivos deste projeto. O primeiro o de iniciar integrao e familiarizao entre UEPB e a Escola Estadual da Prata, na inteno de abrir possibilidades de atuao de um projeto mais amplo, envolvendo, alm destas pesquisas de Iniciao Cientfica IC, docentes pesquisadores do Programa de Ps-Graduao para contribuio sobre pesquisas na vertente de formao inicial e continuada de professores de Matemtica e Fsica do ensino pblico. Como objetivo especfico, os trabalhos de IC investigaro a possibilidade do uso da Internet na Educao Matemtica, tomando a WebQuest como ferramenta para o mesmo.

O USO DA INTERNET NA EDUCAO MATEMTICA Atualmente dispomos de diversos tipos de software e variadas metodologias de ensino e aprendizagem produto de pesquisas anteriores. No entanto vamos nos ater a uma metodologia especfica chamada WebQuest criada em 1995 pelo professor de tecnologia educativa, Bernie Dodge, da Universidade de San Diego. Tal metodologia definida, segundo Marinho (1999) como:
Uma atividade orientada para a pesquisa na qual algumas ou todas as informaes com as quais os alunos interagem provm de recursos da Internet... Ela surgiu a partir da idia de como usar a internet de forma criativa na Educao.

Uma das vantagens da WebQuests que pode se adaptar a realidade dos alunos , por se tratar de uma metodologia, esta caracterstica fundamental para que o discente perceba a importncia do objeto de estudo em seu cotidiano e aprenda a aplicar na prtica os novos conhecimentos, dessa forma despertando o interesse e empolgao que torna a aprendizagem significativa. primordial ainda para enfatizar a contribuio que a Internet capaz de oferecer quando somos aptos a selecionarmos as informaes e de socializar as idias que resulta em um crescimento mtuo. Apesar de tentativas de enquadrar a WebQuest em determinados modelos tericos, a idia original de Dodge (2005) baseia-se em alguns princpios que uma WebQuest de seguir: proporcionar ao aluno acesso a informaes autnticas(Internet), Fazer com que o aluno construa um produto a partir da transformao dessas informaes e promover a cooperao entre os alunos envolvidos na construo de seus produtos. Tomando como referncia a problemtica que envolve a Educao Matemtica mediada pelas tecnologias, este projeto de pesquisa, que envolve dois trabalhos

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

independentes, mas interligados de Iniciao Cientfica IC voltados para o uso da Internet na Educao Matemtica so diferentes entre si apenas pelo objeto matemtico em estudo e detalhes referentes coleta de dados. Enquanto este Trabalha com Progresses Aritmticas e Geomtricas cuja escolha se deu pela omisso destes por ficarem para o final do ano letivo, como tambm aparecem na maioria dos livros didticos o outro estudar Geometria Analtica e de Posio escolhido por motivos anlogos, ambos pesquisados atravs e juntamente com a WebQuest. METODOLOGIA Esta foi uma pesquisa de cunho qualitativo. Sendo assim, os mtodos de pesquisas utilizados, adequados a essa natureza, foram entrevistas e questionrios semiestruturados (Bogdan e Biklen, 1994). Apesar de estar devidamente planejada a forma como se trabalhou esta em sala de aula, foi adotado um carter flexvel que ajustaram melhor os detalhes ao objetivo principal, ou seja, durante a coleta das informaes previstas para a primeira quinzena do ms de Maio novas questionamentos surgiram, no entanto, o caminho a ser percorrido foi considerado as modificaes necessrias ao desenvolvimento do trabalho, para que assim o almejado fosse alcanado com sucesso. Para melhor esclarecimento desta complexidade Silva (2006) relata:
Podemos fazer um paralelo entre as caractersticas da aprendizagem cooperativa e o trabalho com a WebQuest, cujas informaes so selecionadas e contextualizadas segundo as necessidades e interesses momentneos do grupo professor e aluno estabelecendo mltiplas e mutuas relaes, o que atribui as informaes um novo sentido que ultrapassa a compreenso individua.

A elaborao desta WebQuest, fruto de um processo contnuo, fundamentado em uma pesquisa bibliogrfica, do professor em formao, orientado por um professor pesquisador e o professor em exerccio que melhorou, adaptando-a a realidade do aluno, tornando a aprendizagem mais significativa Objetivando dinamizar as atividades e uma mais apurada socializao dos alunos entre si e com os professores, antes de se engajarem na tarefa os alunos tiveram a oportunidade de expressar, oralmente e/ou por escrito suas expectativas no que diz respeito ao uso da Internet nas aulas de Matemtica, a metodologia WebQuest.

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

Os dados levantados foram discutidos pelos membros do Grupo de Pesquisa CNPq GITPEM (Grupo de Investigao em Teorias e Prticas em Educao Matemtica) do qual fazem parte o orientando e o orientador envolvidos neste Projeto de Iniciao Cientfica IC e, tambm, foi exposto como pster no encontro de iniciao cientfica. Como a WebQuest foi trabalhada em grupos de dois ou trs discentes que discutiam suas idias e no encadeamento destas produziriam o produto final, no caso as atividades propostas nas webquest, que foram socializadas com a turma. A WebQuest uma metodologia, tambm chamada de estrutura por Costa (2006), aqui foi objeto de estudo, pelos alunos de graduao, juntamente com os contedos de Progresses Aritmticas,Geomtricas e Geometria Espacial de Posio. A estrutura apresentada a seguir a considerada por Dodge, ressaltando que as explicaes mostradas sempre consequentemente, foram os objetivos e procedimentos em cada parte, tomados pelos alunos de graduao para com os alunos do ensino mdio participantes do projeto. Introduo A introduo tem a importante funo de chamar a ateno e motivar os alunos a prosseguir em sua investigao despertando a curiosidade sobre algo que essencial saber, mas que eles ainda no sabiam, nas atividades do dia-a-dia e que at ento eles no se dava conta. Tarefa Considerada a parte mais importante de uma WebQuest por corresponder a uma atividade que promove o desenvolvimento do pensamento crtico no aluno. A partir desta tela o aluno tomar conhecimento do objetivo que se almeja alcanar no decorrer da pesquisa. Portanto esta precisa, necessariamente, est bem definida. Processo

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

Nesta parte o aluno ter alguns subsdios para norte-lo no percurso da pesquisa sem desconsiderar o alvo que o produto final, ou seja, informaes capazes de conscientizar os demais da importncia deste objeto matemtico tanto nos ambientes educativos como nas atividades do cotidiano, bem como da facilidade de aprend-lo. Recursos Este um recurso de apoio para facilitar a busca de informaes, uma vez que todos os sites aqui referenciados foram previamente selecionados pelo autor para tal finalidade. Pode ser utilizar outros recursos, inclusive of-line, caso o aluno entenda ser necessrio e conveniente. Avaliao Tem como objetivo avaliar o aproveitamento dos alunos, a eficcia da forma como a WebQuest foi aplicada na tentativa de contribuir para novas perspectivas de ensino aprendizagem e para prpria WebQuest em si. Para SILVA (2006)
fundamental que antes de qualquer passo a ser dado no ensino, sejam especificados os contedos a serem ensinados e seus objetivos, pois so meios necessrios para se determinar qual a aprendizagem que se espera.

Concluso Aqui feito um fechamento da atividade como um todo, provocando no aluno uma reflexo sobre o conhecimento adquirido no decorrer do trabalho, ou seja, uma sntese de todas as atividades depois que estas foram concludas, objetivando verificar se a pesquisa foi satisfatria finalizando o trabalho. Incita a percepo do aluno para se autoavaliar criticamente. Crditos Na ltima parte, os crditos, so mencionados o nome do autor da WebQuest, seu email para contato, instituio na qual estuda e financiou a pesquisa em nosso caso, localidade em que se deu a coleta de dados, ano da aplicao da mesma pela primeira vez, e pblico.

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BOGDAN, R. e BIKLEN, S. Investigao Qualitativa em Educao. Porto Editora, 1994. COSTA, Carlos Henrique de Jesus. Uso de Novas Tecnologias na Educao Matemtica: O Professor e a WebQuest. Dissertao de Mestrado Profissional em Ensino de Cincias e Matemtica: UNICSUL, So Paulo, 2006. KENSKI, Vani Moreira. Educao e Tecnologias: O novo Ritmo da Informao. Campinas, SP:Papirus. 2007.-( Coleo Papirus Educao). MORAN, Jos Manoel. Novas Tecnologias e Mediao Pedaggica. Campinas: Editora Papirus, 2000. SILVA, Mauricio Barbosa. A Geometria Espacial no Ensino Mdio a partir da Atividade WebQuest: Anlise de uma Experincia. Dissertao de Mestrado em Educao Matemtica. PUCSP, 2006.

You might also like