You are on page 1of 11

CESE - Centro Educacional Santa Edwiges Curso Tcnico em Minerao

Disciplina: Maquinas Aparelhos e Equipamentos Professor : Venilton Lage da Fonseca 2007

Assunto: Conceitos Bsicos de Tratamento de Minrio

1. INTRODUO.
Os minerais industriais constituem os insumos bsicos mais requisitados pela civilizao moderna. So utilizados na indstria cermica (argilas, caulim, calcrios, feldspatos, filitos, quartzo, talco, etc...), na indstria de vidro (quartzo, calcrios, feldspato, etc...), nas indstrias de cimento e cal (calcrios, gipso, etc...), na indstria qumica (cloretos, nitratos, fosfatos, enxofre, etc...), na indstria de papel (caulim, carbonato de clcio, talco, etc...), bem como na construo civil (areia, brita, seixos, etc...). No Brasil, os minerais industriais propriamente ditos respondem por cerca de 70% em peso de toda a produo mineral bruta. No entanto, o aproveitamento desses recursos naturais ainda feito, em grande parte, por empresas de pequeno e mdio porte, com pouco ou nenhum planejamento, e se utilizando de parcos insumos tecnolgicos. Desta forma, torna-se imperativo a adoo de metodologias adequadas visando racionalizar a explorao dos minerais industriais, aprimorando sua qualidade e agregando maior valor aos produtos obtidos, bem como compatibilizando as atividades de minerao com a preservao do meio ambiente.

2. TECNOLOGIA MINERAL.
A tecnologia mineral constitui o nico arsenal de informaes e metodologias ao qual se pode recorrer para promover o fortalecimento da indstria de minerao, principalmente as de pequeno e mdio porte, visando sua sobrevivncia e crescimento num mercado globalizado altamente competitivo. Sua competncia tcnica abrange as reas de geologia (prospeco e pesquisa mineral), engenharia de minas (planejamento e operao de lavra), engenharia de processos (caracterizao tecnolgica e tratamento de minrios), engenharia de projetos (bsico e detalhado), bem como meio ambiente (preveno e recuperao de reas degradadas).

3. TRATAMENTO DE MINRIOS.
O tratamento de minrios pode ser conceituado basicamente como sendo a cincia que transforma pedras em matrias primas para suprir os mais diversos ramos industriais. Na realidade, compreende um universo amplo e multidisciplinar, envolvendo diversos campos de engenharia e da cincia propriamente dita.

4. FUNDAMENTOS.
4.1. MINRIOS, PROCESSOS E CONCENTRADOS. Todos os materiais inorgnicos utilizados no suprimento de nossa civilizao so oriundos da crosta terrestre, esta fina casca de material silictico que recobre nosso planeta, com uma espessura mdia de 13 km. Os vrios elementos que constituem a crosta no esto regularmente distribudos na mesma, mas ocorrem na forma de uma mistura de minerais com a predominncia de alguns elementos maiores na sua estrutura. As irregularidades na distribuio elementar so geradas por processos geolgicos e climticos, resultando em alguns casos numa grande concentrao de minerais em locais privilegiados. Essas concentraes so definidas como jazidas minerais quando apresentam dimenses e caractersticas que permitam sua explotao econmica. Hoje, basicamente poucos minrios brutos so passveis de utilizao direta como produto final. Na maioria dos casos necessitam de um determinado tratamento, utilizando-se essencialmente de processos fsicos, sem alterar a estrutura qumica dos minerais presentes. Os materiais assim obtidos so usualmente denominados concentrados. 4.2. CARACTERIZAO DE PARTCULAS. A avaliao das caractersticas das partculas de vital importncia no tratamento de minrios. Em alguns casos torna-se simples quando se visa apenas uma adequao de tamanho. Em outros, torna-se mais complexa quando representa uma varivel de controle nos processos de com inuio, classificao ou concentrao. Na maioria das ocasies, a cominuio tem por meta a liberao fsica dos diferentes minerais presentes no minrio, de forma a permitir sua concentrao. O tamanho da partcula comumente usado para medir a extenso ou grau de liberao. Na realidade, as partculas obtidas nos

processos de reduo de tamanho possuem um conjunto de caractersticas importantes, das quais se destacam o tamanho de cada partcula, o tamanho mdio de todas as partculas, o formato, a distribuio de tamanhos, os minerais e as associaes minerais presentes nas mesmas.

4.3. ANLISE DO PROCESSO DE SEPARAO. O tratamento de minrios se preocupa basicamente com a separao de partculas minerais, baseando-se nas variaes relativas de tamanho e composio. Essa separao obtida pela passagem do fluxo de partculas atravs de uma pea apropriada de um equipamento denominado separador. Nesse processo, uma fora adequada aplicada nas partculas e, devido s diferentes propriedades apresentadas (tamanho, formato, densidade, etc...) elas so afetadas de forma e intensidade diferenciadas, resultando na separao pretendida. Obviamente, a liberao um pr requisito para uma perfeita separao, embora em muitos casos a idia de uma liberao completa no seja praticvel. A separao depende basicamente de 3 fatores: Propriedades dos minerais. Caractersticas do separador. Nvel de produo e grau de recuperao. Destacam-se tambm os fatores relacionados ao equilbrio da separao, cintica do processo, modelos de fluxo, curvas de separabilidade e eficincia da separao.

4.4. MECNICA DOS FLUIDOS.


Embora o tratamento de minrios aborde primordialmente questes ligadas substncias slidas, interaes entre slidos e fluidos (lquidos ou gases) fazem parte integral de qualquer operao industrial. O fluido mais importante a gua, e muitos dispositivos de concentrao requerem considerveis quantidades dela. Em alguns casos a quantidade necessria atinge at 10 vezes a massa de slidos tratada, obrigando-se a reciclar o mximo possvel dentro do processo. Nas unidades de beneficiamento via mida, a gua possui tambm uma importante funo secundria como meio de suspenso e transporte dos slidos tratados. Em comparao, a interao entre ar e slido nos processos via seca geralmente menos expressiva, embora existam excees significativas. Assim sendo, fatores relacionados com o tipo de fluxo, reologia, atrito interno, fluidizao e sedimentao so fundamentais no

processamento mineral.

4.5. MECANISMOS E PROCESSOS DE SEPARAO.


Como j foi dito anteriormente, os processos de separao procuram tirar o mximo proveito das diferenas existentes nas propriedades das partculas minerais presentes. Por outro lado, nenhum fenmeno isolado comanda o comportamento das partculas no interior de um separador, mas sim um conjunto deles, constituindo efetivamente os mecanismos dos processos de separao. A velocidade diferencial de sedimentao em meio fluido obstrudo o principal mecanismo que rege a concentrao gravimtrica. Da mesma forma, a acelerao diferenciada e o escorregamento relativo interferem tambm significativamente neste processo. Outros mecanismos que se destacam so os relacionados velocidade diferenciada em escoamentos de fluxo laminar e a segregao de partculas secas.

4.6. SUPERFCIES E INTERFACES.


Para o bom entendimento dos processos envolvidos no tratamento de minrios, necessrio o estudo das propriedades fsicas e qumicas das superfcies das partculas minerais; E necessrio tambm a compreenso das inter relaes existentes entre as fases slida, lquida e gasosa, bem como das interfaces entre as mesmas. Propriedades superficiais so fundamentais tanto em processos via mida quanto via seca. A condutividade superficial a base da separao eletrosttica via seca. A fsico-qumica de superfcies e interfaces rege a flotao, a floculao e os processos de aglomerao, sendo tambm um fator determinante na gravimetria, separao magntica, espessamento, filtragem, moagem e classificao. A interface mineral/gua a mais importante no tratamento de minrios. No entanto, vrios processos de separao dependem de outras interfaces como mineral/ar ou mineral/outros lquidos.

4.7. MECANISMOS DE FRATURA.


A reduo de tamanho de vital importncia no processamento mineral. Um minrio deve ser cominuido at que os minerais teis contidos sejam fisicamente liberados dos minerais indesejveis. As vezes, a reduo de tamanho visa apenas a adequao s especificaes granulomtricas estabelecidas pelo mercado. Em todos os casos, a cominuio uma operao que envolve elevado consumo energtico e baixa eficincia operacional. Ela normalmente representa o maior custo no tratamento de minrios. Desta forma, a compreenso dos mecanismos de fratura, quer de uma partcula isolada, quer de uma distribuio de partculas, permitir se atingir a

maximizao da eficincia operacional, minimizando os custos pertinentes.

5. COMINUIO.
A cominuio, ou reduo de tamanho, como j foi dito, uma etapa importante no processamento da maioria dos minerais, visando: Produo de partculas com tamanho e formato pr requeridos. Liberao dos minerais teis passveis de concentrao. Incrementao da superfcie especfica, habilitando para processos qumicos subseqentes. Os processos de cominuio so basicamente divididos em 2 classes distintas: britagem (cominuio inicial) e moagem (cominuio final).

5.1. BRITAGEM.
O termo britagem se aplica quando a reduo de tamanho envolvida visa a obteno de produtos com granulometria superior a 10 milmetros. A britagem se desenvolve em estgios subseqentes denominados britagem primria, secundria, terciria e eventualmente quaternria. Em cada estgio obtm-se uma determinada relao de reduo, definida pelo quociente da dimenso da alimentao pela dimenso do produto. A relao ideal a de 4 para 1. Os mecanismos envolvidos compreendem basicamente impacto, compresso e cisalhamento. Os equipamentos tradicionalmente utilizados so os britadores giratrios, de mandbulas, cnicos, de rolos e de impacto (horizontal e vertical).

5.2. MOAGEM.
O termo moagem se aplica quando a reduo de tamanho envolvida visa a obteno de produtos com granulometria inferior a 10 milmetros. A moagem tambm se desenvolve em estgios subseqentes, considerando-se as relaes de reduo pertinentes. Os mecanismos envolvidos compreendem basicamente impacto, compresso e cisalhamento. Os equipamentos mais usados so os moinhos tubulares rotativos (bolas e barras), vibratrios, de rolos e de impacto.

6. CLASSIFICAO .
A classificao, de uma forma geral, consiste na separao de partculas com base nas dimenses fsicas das mesmas. Os processos de classificao so divididos em peneiramento e classificao propriamente dita.

6.1. PENEIRAMENTO.
O peneiramento um processo mecnico de separao de partculas que se utiliza de uma superfcie perfurada para tal. As partculas com dimenses superiores da abertura considerada tendem a ficar retidas na superfcie, e as com dimenses inferiores tendem a atravessar a mesma. Os mecanismos envolvidos compreendem basicamente estratificao e segregao. Os equipamentos tradicionalmente utilizados so as peneiras vibratrias, rotativas e estticas.

6.2. CLASSIFICAO.
Classificao o processo de separao que se baseia na velocidade de sedimentao das partculas imersas num meio fluido. Os fluidos mais utilizados so a gua e o ar, resultando nos processos denominados hidroclassificao e aeroseparao. Os mecanismos envolvidos compreendem basicamente fenmenos ligados mecnica dos fluidos. Na hidroclassificao, os equipamentos mais usados so os cones estticos, os hidrociclones, os classificadores espirais e outros hidroclassificadores. J na aeroseparao, so utilizados os ciclones e os aeroseparadores dinmicos.

7. CONCENTRAO.
O principal objetivo desse processo a recuperao dos minerais teis contidos num minrio na forma mais concentrada possvel. A seleo do mtodo de concentrao depende da natureza do minrio em si, bem como das diferentes propriedades dos minerais a ser separados. Dentre essas propriedades se destacam o tamanho relativo das partculas, cor, densidade, suscetibilidade magntica, condutividade eltrica, molhabilidade superficial e solubilidade.

7.1. SELEO (ORE SORTING).


A seleo manual o mtodo mais antigo de concentrao. Atravs de uma inspeo visual, os minerais de interesse so manualmente resgatados do restante ou, apenas os minerais contam inantes so separados para purificar o minrio original. Devido ao crescente custo da mo de obra, ela vem sendo utilizada somente em casos especiais. Atualmente a seleo de minrios segue o mesmo princpio, porm de forma mecanizada e se utilizando de uma variedade de dispositivos automticos de deteco, identificao e separao. As propriedades mais utilizadas so as ticas (reflectncia, transparncia, etc...), raios X (fluorescncia), condutividade eltrica, magnetismo e radioatividade. A seleo automatizada adotada na recuperao de diamantes, pedras preciosas e minerais nobres.

7.2. SEPARAO GRAVIMTRICA.


A concentrao gravimtrica foi a principal ferramenta do tratamento de minrios at o incio do Sculo XX, quando ocorreu o advento da flotao. Atualmente continua sendo um mtodo importante, principalmente por apresentar bons resultados com baixo custo. E um processo que se baseia na diferena de densidade existente entre os minerais presentes, utilizando-se de um meio fluido (gua ou ar) para efetivar a separao. Os equipamentos tradicionalmente utilizados so os jigues, mesas vibratrias, espirais, cones e sluices. A separao gravimtrica adotada na produo de ilmenita, zirconita, monazita, cromita, cassiterita, etc...

7.3. SEPARAO POR MEIO DENSO.


A separao por meio denso tambm se baseia na diferena de densidade existente entre os minerais presentes. A diferena reside no fato de se utilizar um meio fluido com densidade intermediria dos minerais considerados para realizar a separao. Esse meio obtido atravs da dissoluo de sais em gua ou pela disperso tambm em gua de partculas finas de material com elevada densidade (ferro silcio). Apresenta boa eficincia apenas para material liberado em granulometrias mais grosseiras. Os equipamentos mais usados so os tambores, cones e centrifugadores. A separao por meio denso adotada na produo de carvo, fluorita, etc...

7.4. SEPARAO MAGNTICA.


A propriedade determinante nesse processo a suscetibilidade magntica. Baseado nesse fato, os minerais podem ser divididos em 3 grupos, de acordo com o seu comportamento quando submetidos um campo magntico (natural ou induzido): Ferrom agnticos (forte atrao). Paramagnticos (mdia e fraca atrao). Diamagnticos (nenhuma atrao). Os processos podem ser desenvolvidos via seca ou via mida. Os equipamentos mais utilizados so os tambores, correias, rolos, carrossis e filtros. A separao magntica adotada na produo de areias quartzosas, feldspatos, nefelina sienitos, etc...

7.5. SEPARAO ELETROSTTICA.


Nesse processo, a propriedade determinante a condutividade eltrica, sendo os minerais classificados em condutores e no condutores de corrente eltrica. Os equipamentos utilizados so os separadores eletrodinmicos que operam com elevadas tenses. As partculas minerais quando submetidas um campo eltrico de elevada intensidade, de acordo com sua condutividade, so atradas ou repelidas por um dispositivo devidamente energizado. A separao eletrosttica adotada na recuperao de rutilo.

7.6. FLOTAO.
Atualmente, a flotao o processo dominante no tratamento de quase todos os tipos de minrios, devido sua grande versatilidade e seletividade. Permite a obteno de concentrados com elevados teores e expressivas recuperaes. E aplicado tanto no beneficiamento de minrios com baixo teor, quanto nos que exigem moagem fina para se atingir a liberao desejada. O processo se baseia no comportamento fsico-qumico das superfcies das partculas minerais presentes numa suspenso aquosa. A utilizao de reagentes especficos, denominados coletores, depressores e modificadores, permite a recuperao seletiva dos minerais de interesse por adsoro em bolhas de ar. Os equipamentos tradicionalmente adotados se dividem em 2 classes, mecnicos e pneumticos, dependendo do dispositivo utilizado para efetivar a separao. A flotao adotada na produo de areias quartzosas de elevada pureza, cloretos, feldspatos, fluorita, fosfatos, magnesita, sulfetos, talco, etc...

8. DESAGUAMENTO.
A gua desempenha um papel expressivo no tratamento de minrios. No entanto, numa determinada etapa do processo se faz necessria sua retirada para poder se obter produtos com baixa umidade. As operaes unitrias destinadas para tal constituem o desaguamento.

8.1. SEDIMENTAO.
A sedimentao pode ser definida como a tcnica de desaguamento obtida atravs da concentrao de partculas slidas em suspenso num lquido por ao exclusiva da fora da gravidade. As operaes so divididas em 2 classes: espessamento e clarificao. O espessamento visa uma concentrao efetiva de slidos e a clarificao a remoo das partculas slidas presentes numa suspenso diluda. A utilizao de reagentes especficos, denominados floculantes, favorecem sobremaneira as operaes pertinentes. Os equipamentos usados compreendem basicamente cones, espessadores e clarificadores.

8.2. FILTRAGEM.
Filtragem o mtodo de desaguamento obtido pela passagem forada de uma suspenso aquosa atravs de um elemento filtrante que retm as partculas slidas na sua superfcie. O processo pode ser conduzido de forma contnua ou intermitente, sob a ao de vcuo ou presso induzidos. Os equipamentos tradicionalmente utilizados so os filtros vcuo (tambor, disco, correia, etc...) o os filtros prensa.

8.3. CENTRIFUGAO.
A centrifugao a tcnica de desaguamento que se utiliza de um dispositivo rotativo que induz uma sedimentao forada sob a ao de uma acelerao significativamente elevada. As centrfugas so equipamentos caros, porm versteis, podendo ser usadas como classificadores, espessadores, clarificadores e filtros. No tratamento de minrios elas so utilizadas quando a sedimentao gravitacional insuficiente para promover a separao de partculas muito finas, ou quando se requer baixos nveis de umidade no produto final. Classificam-se em 2 tipos bsicos: centrfugas espirais decantadoras e centrfugas de cesto vibratrio.

8.4. SECAGEM.
A secagem consiste na retirada da gua contida num produto slido particulado atravs da evaporao da mesma por ao do calor. E utilizada quando se requer um nvel de umidade bem baixo. Trata-se de um processo relativamente caro, uma vez que no s os slidos devem ser aquecidos, como tambm a gua deve ser vaporizada para poder ser retirada do material. Os equipamentos mais usados so os secadores rotativos, de bandejas e de leito fluidizado. 9. MANUSEIO DE MATERIAIS. O transporte e estocagem de materiais constitui uma das maiores operaes em qualquer unidade de tratamento de minrios. O transporte requerido entre cada etapa do processo e freqentemente como parte do mesmo. Areas de estocagem tambm so necessrias antes, durante e depois do beneficiamento. O manuseio de materiais abrange no s produtos slidos e secos como tambm suspenses aquosas de partculas minerais. 9.1. SLIDOS SECOS. As operaes de tratamento requerem usualmente o manuseio de slidos secos, tais como minrios brutos, produtos britados e concentrados secos. Com relao estocagem, so utilizadas pilhas para grandes volumes de material grosseiro e silos para menores quantidades de material mais fino. Com relao ao transporte, so utilizados carregadeiras, caminhes, vages, alimentadores e transportadores, mecnicos ou pneumticos. 9.2. POLPAS. A maior parte das unidades de tratamento de minrios utiliza processos via mida. A gua o meio preferido nas operaes de manuseio, moagem e classificao. O transporte das partculas feito na forma de uma suspenso aquosa denominada polpa. Em muitos casos, concentrados so transportados por longas distncias em minerodutos, freqentemente cruzando regies inspitas onde outras formas de transporte seriam inviveis. Rejeitos de processos tambm so descartados para as barragens pertinentes na forma de suspenses aquosas. O manuseio de polpas inclui tambm operaes de suspenso e agitao em tanques durante o processo. Como j foi dito, a mecnica dos fluidos rege o mecanismo dessa classe de manuseio. Os equipamentos mais usados so as bombas centrfugas, bombas de deslocamento positivo e tanques com agitao.

9.3. DEPOSIO DE REJEITOS. A deposio dos rejeitos provenientes de uma unidade de beneficiamento constitui uma tarefa delicada, quer por questes econmicas, quer por questes ambientais. Os problemas dependem do tipo de minrio e do tipo de operao adotada. Na maioria dos casos, a maior frao do minrio lavrado se torna rejeito. Por no possuir valor comercial, ele precisa ser descartado da forma mais econmica possvel, minimizando porm os impactos ambientais resultantes. No caso de rejeitos slidos secos, a deposio em reas pr determinadas tem equacionado o problema. No caso de rejeitos na forma de polpas, a construo de barragens especiais, criteriosamente projetadas, com reaproveitamento da gua recuperada, tem se mostrado a soluo mais adequada. Em alguns casos, os rejeitos so utilizados para preenchimento de cavas, na recuperao ambiental de reas j lavradas. Os equipamentos tradicionalmente utilizados so carregadeiras, caminhes, tratores, bombas centrfugas e eventualmente hidrociclones.

10. AMOSTRAGEM.
Define-se amostragem como sendo uma seqncia de operaes com o objetivo de retirar uma parcela representativa (densidade, teor, distribuio granulomtrica, constituintes minerais) de seu universo. A importncia da amostragem ressaltada principalmente quando entram em jogo a avaliao de depsitos minerais, o controle de processos em laboratrio e na indstria, bem como o controle de qualidade na comercializao de produtos. Uma amostragem mal conduzida pode resultar em prejuzos considerveis ou em distoro dos resultados com conseqncias tcnicas imprevisveis.

11. PRTICA INDUSTRIAL.


Nas unidades industriais de tratamento de minrios, dois fatores so particularmente importantes. O primeiro que cada minrio nico, e requer um tratamento especfico sob medida para se obter o resultado pretendido. O segundo diz respeito s interaes entre as vrias operaes que constituem o processo em si. Embora cada equipamento presente se preste para um propsito especfico, qualquer alterao funcional que ocorra num deles afetar o comportamento das operaes subseqentes. Assim sendo, o desenvolvimento do processo para beneficiamento de um bem mineral deve ser conduzido por uma equipe de profissionais experientes, visando subsidiar corretamente o projeto, a instalao e a perfeita operao da unidade industrial pertinente.

You might also like