You are on page 1of 36

A HISTRIA DO 25 DE ABRIL DE 1974

17h 30
ABRIL , 24 1974

GRUPO L 34
Grupo L34. Este grupo de oficias da Academia Militar tinha uma Misso especfica: - Misso - Captura do Comandante do Regimento de Cavalaria 7, Cor. Antnio Romeiras, a principal unidade afecta ao regime. Constittuio - Capites Alves Martins, Ribeiro da Silva, Morais Silva, Faria de Oliveira e oTenente Amrico Henriques. Os elementos do Grupo efectuaram reconhecimentos junto residncia do Cor. Romeiras, na Praa de Londres.

Academia Militar

20h 00
ABRIL , 24 1974

PREPARATIVOS PARA A TRANSMISSO DA 2. SENHA.


O locutor Leite Vasconcelos (em dia de folga no Limite) convocado por Manuel Toms para "gravar poemas", um dos seus trabalhos de rotina era precisamente gravar os poemas diariamente transmitidos pelo Limite. Carlos Albino escreve ento dois textos intencionais para serem visados pelo censor, com a finalidade de envolver a senha. Censor autoriza textos e alinhamento. Na Renascena, so efectuadas as gravae dos textos por Leite Vasconcelos que desconhece o seu objectivo. Fita Original onde foi gravada a senha

21h 00
ABRIL , 24 1974

E.P.T.
Escola Prtica de Transmisses, Lisboa (EPT) Foram montadas escutas s redes de comunicao da GNR, LP, DGS e PSP. Igualmente foram montadas escutas telefnicas permanentes ao Ministro e Subsecretrio de Estado do Exrcito, Chefe do Estado Maior do Exrcito e Ministro da Defesa. Abertura de comunicao com linha directa ao Posto e Comando da Pontinha. Estas aces foram possveis porque dois antes se iniciaram preparativos tcnicos necessrios, incluindo a montagem de cerca de 4 Km de cabo em menos de 24 horas. As operaes foram dirigidas pelo Cap. Fialho da Rosa contando com as valiosas colaboraes dos Cap. Verssimo da Cruz e Madeira e ainda do Furriel Cenoura.

22h 00
ABRIL , 24 1974

POSTO DE COMANDO DO MFA


Est Reunido, no Regimento de Engenharia n. 1 (RE1) na Pontinha Lisboa, o Postos de Comando (PC) do Movimento das Foras Armadas (MFA), com as Tudo a presenas: - Major Otelo Saraiva de Carvalho - Capito- Postos Tenente Vtor Crespo - Major Sanches Osrio - Ten-Cor. Garcia dos Santos - Ten-Cor. Fisher Lopes Pires Mais tarde, vindo de Tomar, juntar-se-ia o Major Hugo dos Santos. O Capito Luis Macedo, oficial da unidade, garantia a segurana do Posto de Comando. Presente ainda o Major Jos Maria Azevedo dando apoio ao Posto de Comando.

22h 55
ABRIL , 24 1974

1. SINAL
Avoz de Joo Paulo Dinis anuncia aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa Faltam cinco minutos para as vinte e trs horas. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74 E Depois do Adeus. Era o primeiro sinal para o incio das operaes militares a desencadear pelo Movimento das Foras Armadas.

Paulo de Carvalho

23h 00
ABRIL , 24 1974

E.P.A.
Escola Prtica de Artilharia, Vendas Novas (EPA) Foram presos o Comandante e 2. Comandante da Unidade. Foram ocupadas as Centrais Rdio e Vendas Telefnica. Foram presos a totalidade dos sargentos Novas - EPA que no aderiram. Os Furriis e cabos Milicianos aderiram na totalidade. O Cap. Santos Silva chega entretanto Unidade e assume o seu Comando falando aos restantes oficiais que de imediato aderem ao movimento. Estas aces foram executadas pelos Capites Mira Monteiro, Patrcio e os Tenentes Andrade Silva, Antnio Pedro, Sales Grade, Ruaz e Nave.

23h 30
ABRIL , 24 1974

B.C.5
Batalho de Caadores 5 em Lisboa (BC5) O Maj. Fonto convoca os 30 Oficiais que constituiam o ncleo seleccionado e outros que se encontravam na unidade e comunica-lhes os objectivos do Movimento e outros elememtos de interesse. Convidados a aderir fazem-no sem excepo. So mandados equipar e armar.

00h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.A.
Escola Prtica de Artilharia, Vendas Novas (EPA) Formatura geral na parada sendo distribuidas funes: Comando: Cap. Santos Silva; Adjuntos Tenentes Vendas Martins Ruaz, Sales Grade e Sousa Brando. - Bataria Novas - EPA de Artilharia 8.8 cm (BTR 8.8) - Cmt. Cap. Oliveira Patrcio; Subalternos Tenentes Marques Nave, Almas Imperial, Pereira de Sousa e Aspirantes Milicianos Tolentino e Gonalves. - Bataria de Artilharia 10.5 cm (BTR 10.5) - Cmt. Cap. Duarte Mendes; Subalternos Alferes Gaspar Madeira e Formeiro Monteiroe Asp. Mil. Guerra. - Companhia Art. Motorizada (4 Pelotes) - Cmt. Cap. Mira Monteiro; Subalternos Tenentes Andrade da Silva, Antnio Pedro, Ribeiro Baptista, Amilcar Rodrigues, e Aspirantes Mil. Carvalho e Salgueiro. Reserva (3 Pelotes) - Cmt. Cap. Canatrio Serafim; Subalterno Tenente Jesus Duarte e Alf. Mil. Medeiros.

00h 15
ABRIL , 25 1974

B.C.5
Batalho de Caadores 5 em Lisboa (BC5) So reunidos todos os Sargentos e Cabos Milicianos presentes na Unidade. Informados de forma idntica aos Oficiais, aderem sem excepo. So encaminhados para se juntarem aos oficiais das respectivas Companhias.

00h 20
ABRIL , 25 1974

2. SENHA TRANSMITIDA PELA RDIO RENASCENA.


Paulo Coelho o locutor de servio, nessa noite, no Limite. Sem saber dos compromissos assumidos por dois dos seus colegas, Carlos Albino e Manuel Toms, quase faz perigar a transmisso da senha hora exacta Sinal por ter antecipado a leitura de anncios publicitrios. transmitido Mas, aps alguns momentos de tenso, no final da no programa leitura do primeiro anncio, Manuel Toms , tambm Limite. presente na cabine tcnica, consegue, dando um pequeno safano (aparentemente sem inteno) na mo do tcnico de som Jos Videira, provocar o arranque da bobine que contm a senha. Ento, pela voz previamente gravada de Leite de Vasconcelos, atravs dos potentes emissores da Rdio Renascena, ouve-se a primeira quadra da cano Grndola, Vila Moreno, de Jos Afonso. J no final da transmisso o agente da Censura, ali presente, d sinais de que escutara algo que no previa

00h 20
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE ARTILHARIA LIGEIRA 1 (RAL1)


Esta unidade, entrada da Auta Estrada do Norte tinha sido reforada por por elementos do Regimento de Lanceiros 2 com capacidade de comunicao autnoma directa ao Regimento e dois Carros de Combate M-47 operacionais. O oficial do MFA, Cap. Rosrio Simes tinha acordado que a sua misso seria neutralizar a unidade evitando a sua aco contra o Movimento, pois a maioria dos oficiais no era aderente. Na vspera foram sabotadas as Bocas de Fogo por forma a no poderem ser utilizadas, mas com capacidade de retorno rpido caso elas viessem a ser necessrias para o Movimento.

00h 20
ABRIL , 25 1974

E.P.A.M.
Escola Prtica de Administrao Militar, Lisboa (EPAM) Faziam parte do Movimento os Seguinte oficiais: Cap. Tefilo Bento, Carlos Gaspar, Filipe Henriques, Jesus, Tenentes Matos Borges, Santos Silva, Flix Pereira, vila, Cerdeira e Alferes Geraldes e Martins. Aps ser ouvida a mensagem de confirmao no rdio so presos os oficiais de dia e de preveno. O Cap. Gaspar assume o oficial de dia.

00h 30
ABRIL , 25 1974

ESCOLA PRTICA DE INFANTARIA, MAFRA (EPI)


Cap. Rui Rodrigues e Aguda e ordenam a formatura da Companhia de Interveno, a trs bigrupos de 50 homens. O Cap. Silvrio pe em execuo o planeamento de defesa da unidade. O Cor. Jasmins de Freitas chamado unidade onde os Maj. Aurlio Trindade (a dirigir a actividade do Movimento) e Cerqueira Rocha pem o coronel a par da situao e convidam-no a assumir o comando da unidade, que aceita. Mafra

00h 30

R.I.14
Regimento de Infantaria 14 - Viseu (RI14) Os Cap.

ABRIL , 25 1974

Gertrudes da Silva, Arnaldo Carvalhais, Silveira Costeira, Aprgio Ramalho, Ferreira do Amaral, Amndio Augusto entram na unidade e iniciam preparativos com o controlo interno da unidade.

Viseu

00h 45
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria de Santarm (EPC) O Maj. Costa Ferreira e os Cap. Garcia Correia, Bernardo e Aguiar tentam aliciar o 2. Comandante da unidade, Ten.Cor. Sanches a aderir ao Movimento, sem sucesso. Todos os outros oficiais que se encontravam na unidade aderiram.

Santarm

01h 30
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria de Santarm (EPC) Foi dada ordem para acordar todo o pessoal e formar na parada onde cada Comandante de Esquadro ps ao corrente a situao o pessoal sob suas ordens e da parte destes a adeso foi total, ao ponto de a quase totalidade quererem marchar sobre Lisboa.

Santarm

01h 30
ABRIL , 25 1974

E.P.A.M.
Escola Prtica de Administrao Militar (EPAM). Aps a ltima abertura de portes so acordados todos os oficiais, sargentos e praas. Os oficiais e sargentos foram informados dos acontecimentos e convidados a aderir. Os que recusaram foram detidos. As praas foram armadas.

01h 45
ABRIL , 25 1974

B.C.5
Batalho de Caadores 5 em Lisboa (BC5) Os graduados acordam e mandam formar as Praas de forma mais discreta possvel com vista a evitar o alerta das foras da GNR na Penitenciria.

02h 00
ABRIL , 25 1974

CAMPO DE TIRO DA SERRA DA CARREGUEIRA (CTSC).


Os Cap. Oliveira Pimentel e Frederico de Morais tm poucos homens pois s contam o Tenente Mil. Silva Pinheiro e os Asp. Mil. Simes, Moreira, Trindade e Serrinha. Praas s dispe de 40 de diversas especialidades. - Misso - Defender a todo o custo os estdios da Emissora Nacional (EN), na Rua do Quelhas. Saem com duas viaturas pesadas e um jeep num total de 47 homens.

02h 00

R.C.3
Regimento de Cavalaria 3 (RC3). - Misso: Marchar sobre Lisboa com uma coluna de auto-metralhadoras e estacionar na zona da portagem da ponte sobre o Tejo, ficando a constituir reserva s ordens do PC. Os Cap. Andrade e Moura e Alberto Ferreira consideram problemtica a sada da unidade pois tm poucos

Estremoz

ABRIL , 25 1974

apoios internos e o Director da Arma de Cavalaria estava de visita unidade pernoitando em Estremoz. A nica possibilidade ser conquistar o apoio do Comandante Cor. Caldas Duarte. s duas horas da manh abordam o Cor. Caldas Duarte no sentido da sua adeso. Este mostra-se indeciso e pede tempo para reflectir.

02h 00
ABRIL , 25 1974

ESCOLA PRTICA DE INFANTARIA (EPI).


Comandada pelo Cap. Rui Rodrigues, sai da unidade a Companhia de Interveno a trs bigrupos. - Misso: Ocupar e defender o Aeroporto de Lisboa. Mafra

02h 30
ABRIL , 25 1974

R.A.P. 3
Regimento de Artilharia Pesada 3 - Figueira da Foz (RAP 3) Os Cap. Ferreira Cal, Moo, Martelo e o Ten. Garcia que, vindos do ECS se iriam juntar ao RAP3 levantam suspeitas. Os Cap. Diniz de Almeida e Almeida Pereira alertadas iniciam o plano de controlo da unidade. O Cap. Diniz de Almeida detem os oficiais sublternos milicianos e o Comandante da Unidade Cor. Aires de Figueiredo. O Cap. Almeida Pereira d entrada aos oficiais vindos do ECS.

Figueira da Foz

02h 30
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE INFANTARIA 10 (RI10).


Comandada pelo Cap. Pizarro sai de Aveiro uma coluna para se juntar ao RAP3 da Figueira, formando o Agrupamento Norte. Aveiro

02h 50
ABRIL , 25 1974

E.P.A.M.
Escola Prtica de Administrao Militar (EPAM). Sai uma coluna com duas viaturas ligeiras e trs pesadas, com um efectivo de cerca de 100 homens armados de G3 e com metralhadoras Bren e lana granadas foguete, comandados pelo Cap. Tefilo Bento. - Misso: Penetrar e dominar os estdios da RTP no Lumiar, prevendo a hiptese de cerco. Na unidade ficam os Cap. Gaspar, Jesus, Flix Pereira, Tenente vila.

03h 00
ABRIL , 25 1974

B.C.5
Batalho de Caadores 5 em Lisboa (BC5) As 2 Companhias Operacionais iniciam marcha apeada e saem pelo porto da Marqus da Fronteira. A 1. C. Operacional, sob o Comando do Cap. Beatriz iniciado o cerco e instalao em redor do Quartel General da Regio Militar de Lisboa em S. Sebastio (QGRML). A 2. C. Operacional, sob o Comando do Ten. Mascarenhas isola e assegura a proteco da rea dos estudios do Rdio Clube Portugus (RCP). O Maj. Fonto estabelece contacto com os elementos da Fora Area que entraram nos estudios da RCP ficando a situao sob controlo. De seguida o Maj. Fonto desloca-se para junto da 1. C. Operacional.

03h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.A.
Escola Prtica de Artilharia - Vendas Novas (EPA) Saida da unidade com as seguintes misses: BTR 8.8 Ocupar posies junto ao Cristo-Rei em Almada por forma a bater em tiro directo qualquer coluna que atrvessasse a Ponte ou qualquer navio no esturio do Tejo. Bater eventuais objectivos em Lisboa (Terreiro do Pao ou Monsanto). BTR 10.5 - Montar segurana externa unidade e controlo de vias de comunicao. Companhia Art. Motorizada - Montar segurana BTR 8.8 em Almada e controlo de acesso Ponte sobre o Tejo. Vendas Novas - EPA

03h 00
ABRIL , 25 1974

C.CA. 4241 E 4246.


Companhia de Caadores 4241 e 4246 do Campo de Instruo Militar de Santa Margarida. - Misso - Ocupar e defender as antenas do Rdio Clube Portugus em Porto Salvo e defender a Ponte Marechal Carmona em Vila Franca de Xira. As Companhias eram Comandadas pelo Cap. Mil. Luis Pessoa e pelo Tenente Anderssen. Depois de apoios vrios de ordem logstica, nomedamente por parte do Cap. Rosrio e do Cap. Cardoso, as Companhias saem com enormes dificuldades pois o pessoal era muito inexperiente, sobretudo os condutores.

Campo Militar Santa Margarida

03h0 0
ABRIL, 25 1974

CENTRO DE INSTRUO DE OPERAES ESPECIAIS (CIOE). LAMEGO


O Comandante, Ten.Cor. Sacramento Marques d ordem de sada a uma Companhia de Comandos em final de instruo, comandada pelo Cap. Delgado da Fonseca. - Misso: Conquistar e ocupar a delegao no Porto da PIDE/DGS. Esta misso iria ser alterada no sentido de reforar o CICA1 que constituia o Posto de Comando alternativo no Norte. Lamego

03h 00
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO NO NORTE.


Comandando uma fora do CICA1 o Ten.Cor. Carlos Azeredo, coadjuvado pelos Maj. Corvacho e Albuquerque, pelo Cap. Boaventura Ferreira, Alferes Mil. Barbosa, penetram no Quartel General da Regio Militar do Norte. Estabelecem o Posto de Comando no Norte.

Porto

03h 16
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC).


Atravs de um telefonema entre o Ministro da Defesa, Dr. Silva Cunha e o Ministro do Exrcito Gen. Andrade e Silva, interceptado pela EPT, o PC fica a saber que quela hora o Regime no tinha conhecimento do desenrolar das aces, o que foi recebido com jbilo no PC.

03h 20
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria de Santarm (EPC) Todo o pessoal se encontrava equipado, armado e municiado com duas raes de combate por homem. Santarm

03h 30
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria de Santarm (EPC) A coluna sai em direco a Lisboa sob o Comando do Cap. Salgueiro Maia, com a Misso de se instalar em Lisboa e controlar os acessos ao Banco de Portugal, Companhia Portuguesa Rdio Marconi e Terreiro do Pao. A coluna era composta por um Esquadro de Reconhecimento a 10 Viaturas Blindadas e um Esquadro de Reconhecimento a 160 homens com 12 viaturas de transporte, 2 Ambulncias e 1 Jeep.

Santarm

03h 30
ABRIL , 25 1974

B.C.5
Batalho de Caadores 5 (BC5). Termina o cerco ao Quartel General da Regio Militar de Lisboa (QGRML). O Cap. Bicho Beatriz concede ao Oficial de Servio, Aspirante Silva uma hora para se render.

03h 30
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
O Comandante da PSP do Porto, Cor. Santos Jnior toma conhecimento da ocupao do Quartel General da Regio Militar Norte. Comunicao imediata para o Comando da GNR.

03h 32
ABRIL , 25 1974

B.C.5
Batalho de Caadores 5 (BC5). O dispositivo de segurana em torno do Rdio Clube Portugus (RCP) est em posio. O Grupo n. 10 comandado pelo Maj. Costa Neves e constitudo entre outros por, Maj. Campos Moura, Cap. Santos Coelho, Cap. Pombinho, Cap. Santos Coelho, entram no RCP que ocupado sem incidentes. O Cap. Santos Coelho liga para o PC e comunica: "MXICO ocupado sem incidentes". O RCP passou a integrar o PC.

03h 45
ABRIL , 25 1974

GUARDA NACIONAL REPUBLICANA FORAS DO REGIME.


Batalho n. 4 da GNR no Porto entra em preveno rigorosa. O Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, Gen. Adriano Augusto Pires, contacta o Comandante do Batalho para que entre em contacto com os Comandos da PSP do Porto e do Batalho de Cavalaria n. 6 Porto (RC6) no sentido de tomar uma aco de fora contra o Quartel General da Regio Militar do Norte em poder do MFA. O Comandante e 2. comandante do RC6 respectivamente, Tenente

Coronis Arriscado Nunes e Martins Rodrigues, no s recusam como aderem ao Movimento.

03h 45
ABRIL , 25 1974

REGIO MILITAR DE LISBOA.


O Aspirante Silva, aps receber o ultimato da fora do BC5, liga para o Chefe do Estado-Maior do QG, Coronel Duque, comunicando a situao. O Coronel Duque informa o Comandante Militar, General Edmundo Luz Cunha que d ordem de preveno rigorosa s unidades da RML. O Aspirante Silva informar as unidades da preveno. O prprio Coronel Duque ligar para as unidades confirmando a ordem.

03h 50
ABRIL , 25 1974

CAMPO DE TIRO DA SERRA DA CARREGUEIRA (CTSC).


A Fora chega aos estdios da Emissora Nacional (EN), desarmando os guardas da PSP, que no oferecem resistncia. O Cap. Frederico de Morais liga para o PC e comunica: "Informo ocupamos TQUIO sem qualquer incidente".

03h 55
ABRIL , 25 1974

R.I.14
Regimento de Infantaria 14 - Viseu (RI14) Sai uma Companhia de Caadores auto-transportada em viaturas pesadas sob o Comando do Cap. Costeira, dirigindo-se para a Figueira da Foz onde ir integrar o Agrupamento November. Seguia igualmente o Cap. Gertrudes da Silva que iria Comandar aquele agrupamento. O Cap. Aprigio Ramalho assume o Comando da Unidade.

Viseu

03h 59
ABRIL , 25 1974

E.P.A.M.
Escola Prtica de Administrao Militar (EPAM). A coluna comandada pelo Cap. Tefilo Bento entra na RTP, na Alameda das Linhas de Torres, desarma os guardas da PSP, ocupa as instalaes e monta o dispositivo de defesa. O Cap. Tefilo Bento liga para o PC e comunica: "Acabamos de ocupar MNACO sem incidentes". EPAM ocupa EPAM ocupa entrada dos entrada dos estdios da estdios da RTP RTP

04h 00
ABRIL , 25 1974

GRUPO L 34
Grupo L34. O Coronel Romeiras sai de casa no seu automvel deslocando-se a alta velocidade logrando despistar os elementos do L34. Estes oficiais apresentaram-se de seguida no Posto de Comando na Pontinha.

04h 00
ABRIL , 25 1974

C.CA. 4241 E 4246.


Companhia de Caadores 4241 e 4246 do Campo de Instruo Militar de Santa Margarida. As Companhias encontram-se na Ponte da Goleg com a Coluna da Escola Prtica de Engenharia de Tancos, que j a esperava h algum tempo e entregam-lhe munies. A Coluna, agora constituda pelas trs unidades, seguiu at Porto Salvo tendo-se separado e seguido para cada um dos objectivos: - C.Ca 4241- Antenas do RCP em Porto Salvo; - C.Ca 4246 - Ponte Marechal Carmona

Campo Militar Santa Margarida

em V.Franca de Xira; - EPE - Lisboa Casa da Moeda.

04h 00
ABRIL , 25 1974

B.C.5
Batalho de Caadores 5 (BC5). enviada uma fora para a residncia do General Spnola.

04h 00
ABRIL , 25 1974

ESCOLA PRTICA DE INFANTARIA (EPI).


A coluna comandada pelo Cap. Rui Rodrigues chegue ao AB1, no interior j se encontrava o Cap. Costa Martins que, em antecipao informara o Oficial de Dia que o aerdromo se encontrava cercado e quais os objectivos do Movimento. A PSP, Guarda Fiscal, DGS so desarmados e detidos. A cabine de som e os depsitos de combustiveis so ocupados. O Cap. Costa Martins sobe torre de controlo com alguns homens armados e ordena a emisso de um comunicado NOTAM: Interdio do espao areo portugus e o desvio do trfego para Madrid e Las Palmas. Nenhum avio tem ordem para aterrar ou decolar, nem mesmo os militares nas bases areas. s 04:25 o Cap. Rui Rodrigues liga para o PC e informa: "Informo NOVA IORQUE foi ocupada e encontra-se sob controlo".

04h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.A.M.
Escola Prtica de Administrao Militar (EPAM). Pelas 04:00 so observadas movimentaes em torno EPAM dos estdios da RTP por parte de elementos da PSP e Garante a da DGS. So avisados que devem retirar, como no segurana da obedeceram dada a ordem para efectuar rajadas de RTP G3 para ao ar. A PSP retira, no voltando a causar mais problemas.

04h 00
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
O Gen. Edmundo da Luz Cunha telefona para o CEMGFA, seu irmo e para os Ministros do Exrcito, Marinha e Defesa e tambm para o Chefe de Esatdo Maior da Fora Area, respectivamente General Andrade e Silva, Almirante Pereira Crespo, Dr. Silva Cunha e General Brilhante Paiva. A todos d conhecimento da ecloso do Movimento.

04h 15
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
O Comandante da Regio Militar Norte, Gen. Martins Soares, tenta mobilizar os Comandantes dos RI8 e RI13 para avanar contra Quartel General da Regio Militar do Norte sem sucesso, pois os Oficiais recusam-se a actuar contra o Movimento.

04h 25

POSTO DE COMANDO (PC).


A esta hora os principais objectivos esto tomados ou sob controlo. Outras foras do movimento deslocam-se

ABRIL , 25 1974

para os seus objectivos. Consumada a ocupao do Aeroporto de Lisboa pode ser dada ordem para os elementos do PC no Rdio Clube Portugus transmitissem o 1. Comunicado do MFA.

04h 26
ABRIL , 25 1974

PC - RDIO CLUBE PORTUGUS.


dada ordem para ser transmitido o primeiro comunicado. Foi com emoo que em todo o Pas centenas de militares ouviram pela voz de Joaquim Furtado o primeiro de vrios comunicados que haviam 1. sido redigidos pelo Maj. Vitor Alves. Estava previsto que os comunicados seriam lidos pelo Maj. Costa Neves, no Comunicad entanto, Joaquim Furtado, locutor de servio ao RCP, ao o do MFA saber das intenes do Movimento de imediato se prontificou para o fazer. No comunicado pede-se para que a populao se mantenha calma e apela-se classe mdica para ocorrer aos hospitais.

04h 30
ABRIL , 25 1974

B.C.5
Batalho de Caadores 5 (BC5). Quartel General Regio Militar de Lisboa (QGRML). O Quartel General Regio Militar de Lisboa (QGRML) ocupado por foras do BC5. O regime perde um importante instrumento de comando, controlo e ligao entre unidades na rea de Lisboa. O Maj. Fonto comunica pessoalmente para o PC: "CANAD foi ocupado sem incidentes"

04h 30
ABRIL , 25 1974

R.C.3
Regimento de Cavalaria 3 (RC3) s quatro horas e trinta o Comandante, Cor. Caldas Duarte, adere ao Movimento. Iniciam-se de imediato os preparativos para a sada da coluna.

Estremoz

04h 30
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE ARTILHARIA LIGEIRA 1- LISBOA (RAL1)


Recebida a ordem de preveno rigorosa. De imediato accionado o plano de recolha de oficiais, sargentos e praas. O comandante da unidade, Coronel Almeida Frazo, embora no seja um homen do regime s ir aderir francamente ao Movimento aps as 18:00. Receber ordens directas do Ministro do Exrcito e do Chefe do Estado Maior do Exrcito para reconhecimento do Aeroporto com vista sua libertao e para controlar as entradas e sadas da Auto-Estrada do Norte. Na Unidade ir permitir aos oficiais do Movimento actuar, assim: enviado um contacto ao Cap. Rui Rodrigues (EPI) que estava a defender o Aeroporto, informando-o que mesmo que a bateria sasse ela o faria s ordens do Movimento. Sai um piquete para a Auto-Estrada com ordens favorveis ao Movimento.

04h 45

PC - RDIO CLUBE PORTUGUS.


lido o segundo comunicado do MFA. dada especial ateno s Foras de Segurana a quem se aconselha actuao prudente, e avisam-se todos os comandos que levem os subordinados a actuarem contra as Foras do

ABRIL , 25 1974

MFA que sero severamente punidos. A partir deste 2. comunicado que j se encontrava redigido, o Comunicado Ten.Cor.Lopes Pires passou a elaborar novos textos de do MFA acordo com evoluo dos acontecimentos. A emisso prossegue com canes de luta, algumas delas h muito proibidas ouviram-se: Jos Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Jos Jorge Letria, Lus Clia, Jos Mrio Branco.

04h4 5
ABRIL, 25 1974

REGIO MILITAR DE COIMBRA.


s 04:45 dado o alarme no Quartel-General da Regio Militar de Coimbra. Depressa se apercebem que as unidades esto quase todas nas mos do Movimento. Passam a ser feitos contactos directos para casa dos Comandantes das Unidades.

05h 00
ABRIL , 25 1974

C.CA. 4241 E 4246.


Companhia de Caadores 4241 e 4246. A Companhia 4241 ocupa e defende as antenas do RCP em Porto Alto. A Companhia toma posio na Ponta Marechal Carmona em V.Franca de Xira.

Antenas Porto Alto

05h 00
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
Apesar da a esta hora j vrios responsveis militares e governamentais estarem ao corrente do Movimento militar Silva Pais (Director da PIDE/DGS) que telefona ao Presidente do Conselho Marcelo Caetano informando: "Senhor Presidente, a Revoluo est na rua! O caso muito grave. Os revoltosos ocuparam j as principais emissoras de rdio e a Televiso e tomaram o Quartel General da Regio Militar de Lisboa. Caadores 5 est com eles. " Pouco depois em novo telefonema Silva Pais recomenda: " indispensvel que V.Exa. saia de casa com a maior urgncia. V para o quartel do Carmo que a GNR est fixe."

05h 00
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE CAVALARIA 7 FORAS DO REGIME


O Coronel Romeiras Jnior, comandante de Cavalaria 7, est no Gabinete do Ministro do Exrcito, dando ordens para o seu regimento, Major Pato Anselmo, para preparar os Carro de Combate para sair.

05h 05
ABRIL , 25 1974

R.I.14
Regimento de Infantaria 14 (RI14). O comandante da Unidade, Coronel Almeida Azevedo, chega porta de armas e informado pelos Cap. Ramalho e Amaral da situao da unidade e da sada de uma coluna h cerca de uma hora. No aderindo ao Movimento -lhe negada a entrada no quartel, regressando a sua casa.

Viseu

05h

PC - RDIO CLUBE PORTUGUS.


transmitido o terceiro comunicado do MFA. So

15
ABRIL , 25 1974

renovados os apelos dos comunicados anteriores.

05h1 5
ABRIL, 25 1974

REGIO MILITAR DE VORA.


Perante as ordens determinantes de Lisboa ,a Regio Militar de vora, sem saber o que se passa, o Chefe de Estado-Maior do QG Coronel Cunha Saco ordena a preveno rigorosa. Mais tarde o Comandante interino, Brigadeiro Carrinho tambm comparece no QG.

05h 27
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
Intercepo de Comunicaes (EPT) O Ministro do Exrcito, d ordem ao Regimento de Infantaria 6, para cortar todas as ligaes ao Porto. A ordem no viria a ser cumprida pelo Comandante, Cor. Passos Esmoriz que viria a assumir o cargo de Comandante da Regio Militar do Norte ordem do MFA.

05h 30
ABRIL , 25 1974

R.A.P. 3
Regimento de Artilharia Pesada 3 - Figueira da Foz (RAP 3) Entra na unidade a Companhia do RI10 Aveiro sob o Comando do Cap. Pizarro e mais tarde a Companhia do CICA2 comandada pelo Cap. Rocha Santos. O dispositivo da RAP3 em aprontamento era constitudo por: - Uma Bateria de seis bocas de fogo 10.5 e duas Companhias de Instruo, num total de cerca de 300 homens transportados em 40 viaturas. Comandava a Fora o Cap. Diniz de Almeida coadjuvado pelos Cap. Garcia e Moo. A Comandar o RAP3 fiacaria o Cap. Cal coadjuvado pelo Cap. Almeida Pereira.

Figueira da Foz

05h 30
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Dentro de Lisboa a coluna passa por foras da PSP e Polcia de Choque estacionadas no Campo Grande e Fontes Pereira de Melo, sem interferirem.

05h 30
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE ARTILHARIA LIGEIRA 3 - VORA


O Coronel Palhares Falco recebe a ordem de preveno. O Coronel um aderente ao movimento. O BART 6323 mobilizado, comandado por Machado da Silva, aps ouvir os comunicados do MFA pede ao delegado do Movimento Cap. Borges Alves misso, mandando armar e municiar a unidade. Comunica ao QG que no dispe de foras para intervir. Apesar desta adeso o BART 6323 no vir a cumprir nenhuma misso s orden do Movimento.

05h 30
ABRIL , 25 1974

CENTRO DE INSTRUO DE CONDUO AUTO 5 - LAGOS (CICA5).


A unidade recebe ordem de preveno. O Comandante da Unidade Major Castela Rio que se havia comprometido com o Movimento recua. Os Cap. Glria Alves e Ferreira Lopes desobedecem ao Comandante e sendo necessrio o uso de violncia saem numa viatura para recolher um peloto da unidade que se encontrava em exerccios na Barragem da Bravura. Pelas 07:30 cumprem a sua misso ocupando o centro retransmissor da Foia

05h 45
ABRIL , 25 1974

PC - RDIO CLUBE PORTUGUS.


transmitido um longo comunicado que uma condensao de todos os anteriores. Redigido pelo Ten.Cor. Lopes Pires. Pela primeira vez so dirigidos avisos especificando-se explicitamene Guarda Nacional Republicana, Polcia de Segurana Pblica, Direco Geral de Segurana e Legio Portuguesa.

05h 50
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). A coluna da EPC chega Baixa. montado um dispositivo na Rua do Ouro e ocupados o Banco de Portugal e a Rdio Marconi.

A EPC monta dispositivo na Baixa

06h 00
ABRIL , 25 1974

GRUPO L 34
Grupo L34. Os Cap. Morais Silva, Ribeiro da Silva e o Tenente Amrico Henriques juntam-se ao Maj. Jaime Neves e seguem para o Terreiro do Pao reforar a fora da EPC.

06h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). A coluna da EPC chega ao Terreiro de Pao. Ao entrarem no Terreiro do Pao encontrava-se um dispositivo da PSP , que cercava a zona, que no interferindo com a aco colaborou no isolamento a civis da rea. O Cap. Salgueiro Maia transmite para o PC: "Informo que ocupamos Toledo (T.Pao), Bruxelas (Banco de Portugal), Viena (Rdio Marconi). Fora da EPC no T. Pao - Fotos A.Cunha

06h0 0
ABRIL, 25 1974

REGIO MILITAR DE TOMAR


O Chefe do Estado Maior do QG da Regio Militar de Tomar, Major Correia Barrento, alerta as unidades mandando-as passar situao de preveno rigorosa, sem saber informar porqu.

06h 00

ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE INFANTARIA 3 BEJA (RI3).


O 2. Comandante, Tenente-Coronel Tovim recebe a ordem de preveno. Este oficial fora contactado na vspera pelo Cap. Feij Gomes, delegado do Movimento, sobre o desenrolar dos acontecimentos, tendo mostrado o seu desagrado por nunca ter sido anteriormante contactado. A unidade manter-se-ia neutral. Assim as misses de ocupao do Centro Emissor Ultramarino de onda curta da Emissora Nacional em S. Gabriel, e de controlo da fronteira em Vila Verde de Ficalho no seriam cumpridas.

06h 00
ABRIL , 25 1974

2. GRUPO DE COMPANHIAS DE ADMINISTRAO MILITAR - LISBOA.


O Oficial de Dia, Cap. Filipe Henriques, recebe um telefonema do Coronel Duque CEM da RML para preparar uma Companhia para sair s suas ordens e para contactar o Comandante da EPAM no mesmo sentido (h muito que saira uma coluna da EPAM para ocupar a RTP). A Unidade, embora com fraca capacidade militar dispunha de um importante parque de viaturas que seria sem dvida importante em apoio a uma operao militar. O Cap. Filipe Henriques fora contactado por oficiais do Movimento da EPAM para garantir a neutralidade da Unidade, o que de imediato assumiu. O Cap. Henriques no deu qualquer andamento s ordens do Coronel Duque.

06h 00
ABRIL , 25 1974

ESCOLA PRTICA DE INFANTARIA MAFRA (EPI).


O Brigadeiro Henriques da Silva comandante da Unidade, telefona sendo informado que que o pessoal aderiu ao Movimento. Mafra

06h 00
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
O Presidente do Conselho acompanhado pelo seu adjunto militar Comandante Coutinho Lanhoso entram no Quartel da GNR no Largo do Carmo, onde so recebidos pelo comandante Geral da GNR, General Adriano Pires.

06h 15
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
Deu entrada no Terreiro do Pao um peloto reforado de Auto-Metralhadoras Ligeiras Chaimite do RC7, comandadas pelo Alf. Mil. David e Silva que de imediato Militares da adere ao Movimento. O Ministrio do Exrcito era EPC com os guardado por 2 Pelotes de Polcia Militar comandados elementos da pelo Asp. Saldida que se colocaram de imediato s PM ordens do Cap. Salgueiro Maia. Destes pelotes ficaram dentro do Ministrio sete homens que no puderam saiar porque os portes se encontravam encerrados. Estes elementos viriam a ser obrigadas a dar apoio fuga do Ministro do Exrcito.

06h 30

ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME - QUARTEL DO CARMO.


Juntam-se ao Prof. Marcelo Caetano, Dr. Csar Moreira Baptista e Alm. Henrique Tenreiro. Tomam-se posies de contra-ataque. chamado o 2. Comandante da RML, Brigadeiro Junqueira dos Reis para comandar as Foras Governamentais.

06h 30
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE LANCEIROS 2 (RL2) FORAS DO REGIME.


dada ordem para sair um Esquadro de Polcia Militar, para desalojar as Foras do Movimento no Quartel General da RML. Comanda a sub-unidade o Tenente Ravasco. Chegados Praa de Espanha o Esquadro fica sob o controlo do Major Cruz Azevedo e Campos Andrada. O Tenente Ravasco dirige-se desarmado para o QG da RML.

06h 30
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). O Cap. Salgueiro Maia pede ao Posto de Comando o envio de um oficial superior para prender o Ministro do Exrcito.

06h 30
ABRIL , 25 1974

FORA AREA - FORAS DO REGIME


O Comando da 1. Regio Area informou o Comandante do Regimento de Caadores ParaQuedistas, em Tancos, Coronel Fausto Marques, que havia movimento de tropas em Lisboa, devendo colocar a unidade em preveno rigorosa e fazer deslocar para Monsanto quatro helicpteros com Paras. O Coronel Fausto Marques desloca-se ao AB 3, mesmo ao lado, onde se encontrava o 2. Comandante da Base Ten.Coronel Freire. Decidem retardar a ordem para fazer deslocar os helis at ser tomada uma deciso.

06h 45
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC)


Ao PC tinham afluido vrios oficiais prontos a colaborar. O Maj. Otelo nomeia o Ten.Coronel Correia de Campos para prender o Ministro do Exrcito. Ser escoltado pelo Maj. Jaime Neves e os oficiais do grupo de comandos. O Cap. Lus Macedo, com a segurana no RE1 completamente garantida tambm acompanha o grupo.

06h 45
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE CAVALARIA 7 FORAS DO REGIME.


Com o Posto de Comando do Regime em Lanceiros 2, lanada a contra-ofensiva. Uma Fora de cinco carros de combate M/47 e autometralhadoras Panhard saem da Ajuda rumo ao Terreiro do Pao. Seguem na coluna o "organizador da resistncia" , Brigadeiro Junqueira dos Reis, o Coronel Romeiras Jnior, Tenente-Coronel Ferrand de Almeida e o Major Pato Anselmo. (Fotos: Alfredo Cunha) Torre do M/47

06h 45
ABRIL , 25 1974

GUARDA NACIONAL REPUBLICANA FORAS DO REGIME.


O Ministro do Exrcito solicita ao quartel do Carmo o envio de uma forte Fora da GNR para atacar as Foras do Movimento a partir do Campo das Cebolas, em manobra complementar coluna de Cavalaria 7. Sai do quartel do Cabeo de Bola uma coluna de 12 Land Rovers que estacionam no Campo das Cebolas.

06h 50
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE ARTILHARIA PESADA 2 - VILA NOVA DE GAIA


Uma bateria de obuses entra em posio em ambas as entradas da Ponte da Arrbida no Porto, s ir permitir a circulao de Foras do Movimento. Porto

07h 00
ABRIL , 25 1974

AGRUPAMENTO NORTE
Constituido no RAP3 e integravam Foras do RAP3, CICA2, RI10 e RI14 num total de mais de 60 viaturas e 500 homens. Unidades Constituintes: Comando - Cap. Gertrudes da Silva; RAP3 - 1 Bateria de seis bocas de fogo 10.5, comandada pelo Cap. Diniz de Almeida e duas Companhias de Instruo comandadas pelos Cap. Garcia e Moo. RI10 - Companhia comandada pelo Cap.Pizarro; CICA2 - Companhia comandada pelo Cap. Rocha Santos; RI14 - Companhia comandada pelo Cap. Costeira. Esta Companhia viria a juntar-se ao agrupamento um pouco mais tarde; Misso - Primeira fase - atrair as foras do R.I. 7 e R.I. 15 e tentar obter a sua adeso. - Segunda fase - deslocar-se para Peniche a fim de apreservar a integridade fsica dos presos polticos. - Terceira fase - deslocar-se para Lisboa para reforar as foras em operao na capital. Este dispositivo pe-se em marcha com excepo do RI14 que se lhes juntar no caminho.

07h 00
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE ARTILHARIA LIGEIRA 2 - COIMBRA (RAL2)


O Major Lestro Henriques o Cap. Pereira da Costa a que se juntaria o Major Duarte Figueira, aprontam para actuar uma Fora de oitenta homens e um piquete de trinta homens. O Comandante da Unidade, Coronel Pessoa Vaz, no apresentar qualquer entrave. Misso: Controlo dos movimentos sobre a ponte do Mondego e recolha de informao sobre os movimentos da GNR e PSP. Mais tarde contactaro o Major Barata Alves, comandante do CICA4 que manifesta a sua adeso total ao Movimento. Coimbra

07h 00
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE INFANTARIA 10 AVEIRO (RI10)


O Coronel Joo Dias dos Santos, comandante, entra na Unidade, ficando apopltico ao saber que uma coluna comandada pelo Cap. Pizarro saira da Unidade s ordens do Movimento.

Aveiro

07h 00
ABRIL , 25 1974

GRUPO DE ARTILHARIA CONTRA AERONAVES 2 - TORRES NOVAS (GACA2).


Recebendo a ordem de preveno os Cap. Pacheco, Dias Costa e Ferreira da Silva informam os trs Tenentes Milicianos comandantes de Companhia mobilizadas ao corrente do que se passava conseguindo a sua entusistica adeso. O Tenente Figueira manda armar e municiar a sua Companhia e ocupar o Quartel. Esta unidade que partida era considerada desafecta, passa a ser mais uma Unidade aderente ao Movimento, embora sem misso. So interditadas as entradas ao Comandante da Unidade Ten-Cor. Sousa e a outros graduados considerados no afectos. S conseguiro entrar em contacto com o Posto de Comando no dia 26, conseguindo sempre reagir com firmeza s presses externas.

07h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.A.
Escola Prtica de Artilharia (EPA). A Bateria de Artilharia 8.8 - Ocupa posies no Cristo-Rei Almada. A sua posio permitia-lhe bater em tiro directo qualquer coluna que atravessasse a Ponte, ou qualquer navio no esturio do Tejo. Permitia ainda bater posies em Lisboa, nomeadamente Monsanto e Terreiro do Pao. A Companhia de Artilharia Motorizada garante proteco BART 8.8 e controla acessos Ponte Salazar. comunicado ao PC: "Londres ocupada"

Cristo Rei

07h 00
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE LANCEIROS 2 (RL2) FORAS DO REGIME.


O Tenente Ravasco do Regimento de Lanceiros 2, desarmado contacta as Foras do Movimento no QG da RML comandadas pelo Cap. Bicho Beatriz que lhe diz: " se avanarem sai bala.". Ciente da dificuldade de reocupar o QG volta Praa de Espanha informando o Major Cruz Azevedo que ir tentar aliciar os graduados para uma aco ofensiva contra o QG. Acaba por desistir perante a firme negativa dos subordinados. O Maj. Campos Andrada entra em discusso com Cruz Azevedo, decidindo abandonar o local e indo apresentar-se ao PC na Pontinha. Os esquadres seguem para a Av. de Ceuta e posteriormente para o Cais do Sodr.

07h 00
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE CAVALARIA 7 FORAS DO REGIME.


Avana pela Ribeira das Naus uma fora de autometralhadoras Panhard comandadas pelo Ten.Coronel Ferrand de Almeida. O Cap. Salgueiro Maia coloca o Ten. Coronel Ferrand de Almeida perante o dilema de se render ou ter de disparar. O Ten.Coronel rende-se mesmo por baixo das janelas do Ministrio do Exrcito de onde o Chefe de Gabinete do Ministro o incentivava. (Fotos: Alfredo Cunha)

RC7 na Ribeira das Naus. Rendio de Ferrand de Almeida

07h 30
ABRIL , 25 1974

C.CA. 4241.
Companhia de Caadores 4241 A Companhia estacionada nas antenas do RCP em Porto Alto recebe um telefonema do Director do RCP, Jlio Botelho Moniz no sentido de cortar a emisso. O Comte. da Companhia Cap. Lus Pessoa responde-lhe que as antenas esto ocupadas pelo Movimento precisamente para manter a emisso no ar.

Antenas Porto Alto

07h 30
ABRIL , 25 1974

GUARDA NACIONAL REPUBLICANA FORAS DO REGIME


A coluna da GNR que estacionara no Campo das Cebolas avana para o Terreiro do Pao. O Cap. Salgueiro Maia dirige-se ao Comandante da coluna dizendo-lhe que deve sair da zona pois no tem potencial para o enfrentar. O Comandante da Coluna obedece e retira.

07h 30
ABRIL , 25 1974

PC - RDIO CLUBE PORTUGUS.


lido por Lus Filipe Costa novo comunicado do Movimento, no deixando dvidas em relao aos seus objectivos. claramento expresso: "as Foras Armadas desencadearam na madrugada de hoje uma srie de aces com vistas libertao do Pas do regime que h longo tempo o domina."

Comunicad o do MFA

07h 30
ABRIL , 25 1974

MARINHA
N.R.P. Alm. Gago Coutinho A Fragata em formatura integrava uma fora NATO (StaNavForlant) que navegava rumo barra Sul do Porto de Lisboa, com destino a Npoles, quando recebe ordem do Vice-Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Jaime Lopes, para abandonar a formatura e colocar-se frente ao Terreiro do Pao ordem do Estado Maior da Armada. (Fotos: Alfredo Cunha) Gago Coutinho frente ao Terreiro do Pao

07h 45
ABRIL , 25 1974

MARINHA
N.R.P. Alm. Gago Coutinho O Oficial Imdediato do navio, 1. Ten. Caldeira dos Santos, do Movimento, comunica ao Comandante do Navio, Cap. Frag. Seixas Lou, que a posio da Marinha para com o Movimento era de neutralidade activa. (Fotos: Alfredo Cunha) Gago Coutinho frente ao Terreiro do Pao.

07h 45
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
So dadas instrues para o corte da energia elctrica ao Rdio Clube e antenas de Porto Alto no sentido de interromper a emisso.

07h 50

EMISSORAS DE RDIO-DIFUSO.
A Emissora Nacional suspende a emisso.

ABRIL , 25 1974

07h 50
ABRIL , 25 1974

MARINHA
N.R.P. Alm. Gago Coutinho. O Alm. Jaime Lopes, d ordem ao Comandante do navio para abrir fogo sobre os tanques do Exrcito posocionados no Terreiro do Pao. O Comandante da unidade no cumpre a ordem, alegando que estava muita gente no Terreiro do Pao e , tambm, que vrios cacilheiros se encontravam nas proximidades. (Fotos: Alfredo Cunha) Gago Coutinho frente ao Terreiro do Pao.

08h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). O Cap. Malts Soares tristemente clebre comandante da 1. Diviso da PSP coloca-se s ordens de Salgueiro Maia que lhe atribui a tarefa de descongestionar o trnsito Policia colabora com S. Maia

08h 00
ABRIL , 25 1974

PC - RDIO CLUBE PORTUGUS.


O Governo ordena o corte de energia elctrica e telefones ao Rdio Clube Portugus, tanto nos estdios como nas antenas de Porto Alto. Entram em funcionamento geradores automticos que asseguram a emisso.

08h 00
ABRIL , 25 1974

MARINHA
N.R.P. Alm. Gago Coutinho. O Chefe do Estado Maior da Armada, Alm. Ferreira de Almeida, d ordens ao Comandante do navio para fazer fogo de salva. O navio no possuia munies de salva, mas apena munies de exerccio, que dispunham de projctil inerte. (Fotos: Alfredo Cunha)

08h 00
ABRIL , 25 1974

PC - RDIO CLUBE PORTUGUS.


O Rdio Clube fica sem energia, entra em funcionamento o gerador de emergncia, garantindo a emisso, ficando no entanto com limitaes. Os telefones seriam tambm cortados sendo a ligao telefnica ao PC garantida por uma cabine pblica junto R. Sampaio Pina. A energia s antenas de Porto Alto foi tambm cortada tendo tambm entrado em funcionamento o gerador de emergncia. A situao s se normalizar aps as 19:00.

08h 15

MARINHA
N.R.P. Alm. Gago Coutinho. O Comandante do navio d ordem ao Chefe de Servio de Artilharia, 1. Ten. Dores Sousa, para abrir fogo de salva (exerccio) tendo aquele oficial recusado e remetido o Comandante para o Imediato que refirmou a inteno dos oficiais de no Gago Coutinho

abrirem fogo, nem de salva. (Fotos - Alfredo Cunha)

ABRIL , 25 1974

frente ao Terreiro do Pao.

08h 15
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC)


Um grupo de oficiais enviados pelo PC chega ao Terreiro do Pao para prender o Ministro do Exrcito. O grupo era conduzido pelo Ten.Coronel Correia de Oficiais Campos contando, entre outros com o Maj. Jaime Neves chegam para e os oficiais do grupo de comandos, e o Cap. Lus prender o Macedo. (Fotos - Alfredo Cunha) Min. Exrcito

08h 30
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
O Ministro do Exrcito vendo a ocupao do Terreiro do Pao ordena a abertura, picareta, de uma parede de tijolo que dava par o Ministrio da Marinha. A conjuntamente com o Ministro da Marinha e outras entidades fogem, dirigindo-se para o parque de estacionamento da Marinha entrando para uma carrinha que os ir conduzir ao RL2.

Ministros fogem pelo buraco.

08h 30
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). A Fora da EPC estava reforada pelas auto-metralhadoras Chaimite do Asp. David e Silva e pelas Panhard da coluna de Ferrand de Almeida que se rendera. enviada uma fora de dois blindados para o QG da RML para reforar o dispositivo da Caadores 5.

08h 30
ABRIL , 25 1974

EMISSORAS DE RDIO-DIFUSO.
lido pela primeira vez um comunicado do Movimento na Emissora Nacional.

08h 30
ABRIL , 25 1974

MARINHA
N.R.P. Alm. Gago Coutinho. O navio recebe uma comunicao do Posto Comando da Marinha efectuada atravs da Esquadrilha de Submarinos e do Centro de Comunicaes da Armada, onde se encontrava o Cap. Ten. Almada Contreiras, dando indicao para o navio sair a barra. O Imediato, 1. Ten. Caldeira dos Santos, comunica ao PC na Marinha que a situo a bordo est controlada e que a guarnio estava com o Movimento. Gago Coutinho frente ao Terreiro do Pao.

08h 45

MARINHA
N.R.P. Alm. Gago Coutinho. O comandante do Navio exonera o Imediato e convida sucessivamente todos os oficiais para assumir o cargo, o que recusado por todos. A partir da os oficiais decidem cumprir as ordens do Comandante excepto as que de alguma forma fossem ofensivas para o Movimento. Gago Coutinho frente ao Terreiro do

Pao.

ABRIL , 25 1974

09h 00
ABRIL , 25 1974

B.C.5
Batalho de Caadores 5 (BC5). Recebe um reforo de dois blindados da EPC e passa a controlar as vias de comunicao em torno do QG da RML, nomedamente o cruzamento da Av. Antnio A. Aguiar com a Marqus da Fronteira.

09h 00
ABRIL , 25 1974

EMISSORAS DE RDIO-DIFUSO.
lido pela primeira vez um comunicado do Movimento no emissor de Miramar do Rdio Clube Portugus.

09h 50
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
O Chefe do Estado Maior da Armada, Alm. Ferreira de Almeida, contacta o Cap.Ten. Alpoim Calvo, comandante da Polcia Martma do Porto de Lisboa,no sentido de analisar a hiptese de interromper a emisso do Rdio Clube Portugus. Alpoim Calvo recomenda o bombardeamento das antenas de Porto Salvo com morteiro de 81. Como as estradas e antenas j estavam ocupadas pelo Movimento, sugere fazer deslocar uma equipa, subindo o Tejo numa lancha da Policia Maritima. Alpoim Calvo fica espera da disponibilizao do morteiro, o que nunca veio a acontecer.

10h 00
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE CAVALARIA 7 FORAS DO REGIME.


Com a sua fora j diminuida pela adeso ao Movimento do Asp. David e Silva e pela rendio do Ten.Coronel Ferrand de Almeida, o Brigadeiro Junqueira dos Reis divide a sua fora em dois grupos, avanando com dois M/47 pela Avenida Ribeira das Naus, comandados pelo Asp. Sottomayor. Seguem tambm atiradores do RI1 da Amadora e uma pequena fora de Lanceiros 2, segue como supervisor o Major Pato Anselmo. O Brigadeiro Junqueira dos Reis acompanha o fora. O Cap. Salgueiro Maia segue em direco fora com um leno branco. O Brigadeiro ordena a Salgueiro Maia que v para a retaguarda da sua fora. Salgueiro Maia prope que falem a meia distncia das duas foras. O Brigadeiro ordena ao Asp. Sottomayor para abrir fogo sobre Salgueiro Maia, este recusa e de imediato ouve voz de priso. D de seguida a mesma ordem aos apontadores dos carros de combate que tambm recusam. O Brigadeiro no conseguindo atingir os seus objectivos dirige-se para a Rua do Arsenal onde o resto da coluna se encontrava com o Coronel Romeiras. RC7 na Ribeira das Naus

10h

FORA AREA - FORAS DO REGIME

00
ABRIL , 25 1974

De novo o Comando da 1. Regio Area insiste no envio de Para-Quedistas e quatro helicpteros para Monsanto. O Coronel paraquedista Fausto Marques mantm a sua palavra de no autorizar que Foras paraquedistas actuem contra outros elementos das Foras Armadas.

10h 30
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE CAVALARIA 7 FORAS DO REGIME.


O Major Pato Anselmo deixado szinho pelo Brigadeiro, na Av. Ribeira das Naus. O Major Jaime Rendio do Neves vai tentar obter a sua rendio, vai acompanhado Major Pato pelo Cap. Tavares de Almeida e Asp. Miliciano Maia Anselmo Loureiro. A rendio rapidamente conseguida. As torres do dois M/47 so rodadas de 180 graus e o Movimento passa a contar com mais dois carros de combate. Todo o pessoal apeado tambm se entrega. Os dois carros dirigem-se de imediato para a Rua do Arsenal, onde se encontrava o que restava da fora de Cavalaria 7. (Fotos: A.Cunha)

10h 45
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE CAVALARIA 7 FORAS DO REGIME.


Os Tenentes Assuno e Santos Silva, que acabaram de aderir ao Movimento vo tentar negociar com o RC7 na Rua Brigadeiro, na Rua do Arsenal, no sendo bem do Arsenal sucedidos. Pouco depois, e sem saber o sucedido, o Tenente Assuno aproxima-se do Brigadeiro que d ordem de fogo, sem ser obedecido. O Coronel Romeiras aconselha calma e interpe-se entre as armas e o Tenente Assuno. O Brigadeiro, em ira, agride o Tem. Assuno. Este faz continncia e retira-se.

11h 00
ABRIL , 25 1974

AGRUPAMENTO NORTE.
O Agrupamento Norte chega a Peniche, comandado pelo Gap. Gertrudes da Silva dirigindo-se ao FortePriso. O Pessoal da PIDE/DGS no se mostra disposto a uma rendio. Depois de uma curta reunio decidem que a Companhia do CICA2 Comandada pelo Cap. Rocha da Silva asseguraria o cerco ao Forte, com o apoio de duas seces de obuses do RAP 3 sob o Comando do Asp. Monteiro. Os obuses ficaram apontados para o forte em tiro directo. O grosso da coluna ir marchar sobre Lisboa para se colocar s ordens do PC na Pontinha.

11h 00
ABRIL , 25 1974

B.C.5
Batalho de Caadores 5 (BC5). O Major Fonto prende o General Louro de Sousa e o Brigadeiro Silvrio Marques quando tentavam entrar nas instalaes do Quartel Mestre General, na Rodrigo da Fonseca. S mais tarde o PC veio a perceber que tinha sido preso um dos indigitados para a Junta de Salvao Nacional.

11h 30

POSTO DE COMANDO (PC).


A situao no Terreiro do Pao estava totalmente alterada. Os Ministros e Chefes Militares estavam refugiados, ou no Quartel do Carmo com Marcelo

ABRIL , 25 1974

Caetano, ou em Lanceiros 2. Grande quantidade de Posto de populao concentra-se entre as Foras do Movimento Comando e o que resta de Cavalaria 7. A EPC tinha recebido atribui nova grande reforo com a adeso de pessoal de Cavalaria 7 Misso e Lanceiros 2. transmitida ordem ao Ten.Coronel EPC Correia de Campos para dividir as Foras: uma coluna deve dirigir-se para o Largo do Carmo e obter a rendio do Presidente do Conselho; uma outra coluna deve dirigir-se para o Quartel da Legio Portuguesa na Penha de Frana, tentendo obter a sua rendio. Devem manter-se em posio os efectivos no Banco de Portugal e Rdio Marconi.

11h 45
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC).


Uma coluna da EPC comandada por Salgueiro Maia segue para o largo do Carmo. Uma coluna comandada por Jaime Neves, constituida por pessoal aderente de RC 7, RL 2 e RI 1, contar com oficiais do grupo de Comandos L34 e os Tenentes do RC 7 Cadete e Balula Cid. Esta Coluna dirige-se para o Quartel da Legio Portuguesa.

11h 45
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC).


No PC o Ten.Coronel Lopes Pires afadiga-se na elaborao de comunicados que iam sendo difundidos regularmente pelo Rdio Clube Portugs. s 11:45 comunicado que o Movimento domina a situao de Norte a Sul do Pas e que em breve chegar a hora da libertao.

12h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Saindo do Terreiro do Pao a coluna de Salgueiro Maia, vai ser alvo de grande apoio dos milhares de pessoas que na baixa de Lisboa acompanhavam as movimentaes militares. A EPC no Chegando ao Rossio a coluna vai encontrar uma fora Rossio rumo do Regimento de Infantaria 1, comandada pelo Cap. ao Carmo Fernandes, que fora enviada para deter as foras do Movimento. O Cap.Fernandes vai colocar as suas foras ordem do Movimento e seguir retaguarda da coluna da EPC.

12h 15
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Os blindados sobem com dificuldade as ruas ngremes da baixa lisboeta, rumo ao Largo do Carmo. So apoiados e aplaudidos por numerosos populares. Jornalistas seguem na coluna numa viatura militar disponibilizada por Salgueiro Maia

A EPC nas ruas ngremes do Chiado

Chegar ao Largo do Carmo

12h 30
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Depois do curto, mas difcil trajecto em que os blindados venceram as ingremes e estreitas ruas , a EPC e reforos chegam ao Largo do Carmo, no meio de enorme entusiasmo da multido. A fora da EPC contava agora com dez blindados que so distribuidos pelos acessos ao Largo e frente aos portes do quartel. Os atiradores so colocados em locais chave por forma a cercar a zona.

A EPC chega ao Carmo

Foras da EPC tomam posies o Lg. do Carmo

13h 00
ABRIL , 25 1974

ESCOLA PRTICA DE INFANTARIA MAFRA (EPI).


O Comandante e 2. Comandante, Brigadeiro Henriques Silva e Coronel Brando Loureiro, apresentam-se porta de armas sendo recebidos pelo Coronel Jasmins de Freitas e outros oficiais superiores que lhes comunicam a sua adeso ao Movimento. O Brigadeiro tenta por todos os meios apoderar-se da unidade para a colocar s ordens do governo. So no entanto convidados a aderir ao Movimento, recusam, pelo que so obrigados a retirar-se da unidade. Mafra

13h 00
ABRIL , 25 1974

PC - RDIO CLUBE PORTUGUS.


difundido um comunicado em que se noticia que todos os elementos que integram as foras do Movimento se encontram bem.

13h 00
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
So dadas ordens pelo Posto de Comando das foras do regime, em Lanceiros 2, para o conjunto de foras ainda disponiveis tentarem um cerco s foras de Salgueiro Maia no Largo do Carmo. As foras desfalcadas de Cavalaria 7 comandadas pelo Brig. Junqueira dos Reis vai ocupar posies no Largo de Cames. Foras da GNR vo ocupar posies no Largo da Misericordia e Rua Nova da Trindade. Uma companhia da Polcia de Choque ocupa posies no Largo do Chiado.

Comunica es da GNR

Comunica es da GNR

13h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Chegado ao Largo do Carmo Salgueiro Maia monta o dispositivo e fala aos jornalistas Salgueiro Maia chega ao Lg. do Carmo Salgueiro Maia fala aos jornalistas

13h 10
ABRIL , 25 1974

PC - RDIO CLUBE PORTUGUS.


O Ten.Cor. Quintino entra no RCP e informa que o seu filho conseguiu captar ocasionalmente as comunicaes das Foras do Regime e que as estava a gravar. Mrio Pereira, o responsvel pela discoteca do RCP deslocase a casa do Ten.Cor. Quintino com um gravador. A partir desse momento passaram a ser transmitidas pelas ondas do RCP as comunicaes das Foras do Regime que denotavam j clara desorientao. Este facto constituiu um factor moralizador para as Foras do Movimento e um acrscimo de desorientao no inimigo.

13h

R.C.3

15
ABRIL , 25 1974

Regimento de Cavalaria 3 (RC3). O Esquadro chega Ponte Salazar comunicando ao PC que tomara posies. O PC determina que a Fora marche sobre a Casa de Recluso da Trafaria para libertar os militares presos. O Comte. da unidade permanece na Ponte Salazar seguindo posteriormente para Lisboa com os Cap. Miquelina Simes e Gasto da Silva que em carro particular tinham auxiliado, como batedores, chegada do esquadro Ponte.

13h 30
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC).


Ao PC comeam a chegar notcias da tentativa de cerco s foras da EPC. Face gravidade da situao o PC d ordem s foras do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz que se dirigiam ao presdio da Trafaria para o mais rapidamente inverterem o sentido e rumarem zona do Largo do Carmo para dar apoia retaguarda das foras da EPC.

13h 30
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). A coluna da EPC reforada por foras do RC7 que se entregaram, comandadas pelo Maj. Jaime Neves, montam um dispositivo na Rua da Penha de Frana e Calada do Poo dos Mouros exigindo a rendio do QuartelGeneral da Legio Portuguesa em 15 minutos. No foram esgotados os 15 minutos e o General Pereira de Castro apresenta a sua rendio, permitindo a entrada das foras do Movimento no quartel. "Marrocos ocupada sem incidentes".

13h 45
ABRIL , 25 1974

R.C.3
Regimento de Cavalaria 3 (RC3). Recebe ordem para inverter sentido e dirigir-se zona do Largo do Carmo dar cobertura retaguarda da EPC. A fora do RC3 segue a toda a velocidade chegando em tempo record zona do Largo do Carmo. Os Capites Andrade Moura e Alberto Ferreira dispe as foras no Largo e Rua da Misericrdia, Largo do Cames. As foras da GNR so contactadas pelos Capites Andrade Moura e Alberto Ferreira. O comandante das foras da GNR contacta o Comando-Geral e aps 30 minutos recolhem a quartis. O Brigadeiro Junqueira dos Reis abandona o local 10 minutos aps a chegada do RC3. O pessoal restante do RC7 apresenta-se ao Cap. Andrade Moura aderindo ao Movimento.

14h 00
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
Aps a entrada em cena do RC3 as foras do regime que tentavam o cerco EPC no Largo do Carmo desmobilizam. A GNR reagrupa no Largo da Misericrdia e recolhe a quartis. O Brigadeiro Manifestao Junqueira dos Reis abandona. Parte do pessoal do RC7 Popular adere ao Movimento colocando-se disposio do RC3. Contra o Regime

14h 00

FORAS DO REGIME.
O Dr. Pedro Pinto, Secretrio de Estado da Informao e Turismo, apercebera-se da inevitabilidade da queda do regime. Resolve assumir a mediao entre o

ABRIL , 25 1974

Governo e o General Spnola. O Dr. Nuno Tvora, Chefe de Gabinete do Dr. Pedro Pinto desloca-se a casa do General Antnio de Spinola entregando-lhe uma carta do Secretrio de Estado. O Dr. Pedro Pinto, Secretrio de Estado da Informao e Turismo, apercebera-se da inevitabilidade da queda do regime. Resolve assumir a mediao entre o Governo e o Gen. Spnola.. O General Antnio de Spinola afirma nada ter a ver com o Movimento e que nunca levantaria armas contra o Governo, e que este deveria ter o bom senso de encontrar uma soluo para o problema e evitar um banho de sangue. O General informa ainda que se o Governo entender resolver o problema pacificamente ele estaria na disposio de assumir o poder.

14h 15
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC).


O Major Otelo no PC decide telefonar ao Chefe-EstadoMaior da GNR, coronel ngelo Ferrari tentando a sua rendio. A conversa inconclusiva pois o Coronel Ferrari tenta ganhar tempo, desmentindo a pemanncia do Prof. Marcelo Caetano naquela unidade. O momento critico no PC. No se conhecia bem a situao envolvente ao Largo do Carmo: - Os movimentos do RC7 e GNR no estavam completamente esclarecidos; As comunicaes com o RC3, eram dificeis. Uma rpida soluo no Largo do Carmo afigurava-se urgente.

14h 30
ABRIL , 25 1974

PC - RDIO CLUBE PORTUGUS.


lido um comunicado, pela voz de Clarisse Guerra, em que se noticiavam os objectivos j conquistados, era ainda divulgado o cerco ao Professor Marcelo Caetano e membros do governo no quartel do Carmo.

14h 30
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC).


Por via rdio o PC contacta o Cap. Salgueiro Maia, as comunicaes so deficientes. O Major Otelo informa que a GNR tenta ganhar tempo, pelo que necessrio forar a rendio. A priso do chefe do governo desmobilizaria as foras governamentais. dada indicao para forar os portes da GNR, ou por encosto de um blindado ou por rajadas de metralhadora. Salgueiro Maia mostra alguma reticncia em abrir fogo. Otelo decide enviar uma mensagem por estafeta a Salgueiro Maia com indicaes para forar a porta de armas da GNR.

14h 30
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC).


Chegam ao PC, vindos do Estado-Maior do Exrcito o Major Vtor Alves e o Ten.Cor. Franco Charais. So recebidos com alegria e emoo. Estes oficiais fizeram parte da Comisso que redigira o Programa do MFA.

15h 00

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). O Capito Rosado da Luz que no Largo do Carmo serve de elemento de

ABRIL , 25 1974

ligao entrega pessoalmente a mensagem do PC ao Otelo Cap. Salgueiro Maia, que dizia: " Com o megafone tenta envia entrar em comunicao e fazer um aviso-ultimato para a ordens a rendio. Eu j ameacei o coronel Ferrari, mas ele Salgueiro parece no ter acreditado. Com autometralhadoras Maia rebenta fechaduras do porto para verem que a srio. Julgo que no reagiro. Felicidades. Uma abrao. Otelo"

15h 00
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
O Dr. Nuno Tvora aps as conversaes com o General Spnola passa pelo Palcio Foz, onde se encontrava o Director Nacional da Informao, Dr. Pedro Feytor Pinto, deslocando-se ambos para o Grmio Literrio para reunirem com o Secretrio de Estado da Informao, Dr. Pedro Pinto. O Dr. Nuno Tvora informa da disponibilidade do Gen. Spnola de assumir o poder, caso o Prof. Caetano resignasse. O Dr. Pedro Pinto escreve uma mensagem ao Prof. Marcelo Caetano.

15h 10
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Salgueiro Maia concede atravs de megafone um prazo de 10 minutos para a rendio do Quartel do Carmo, findo os quais abrir fogo sobre o quartel.

Salgueiro Maia exige rendio

15h 15
ABRIL , 25 1974

E.P.A.
Escola Prtica de Artilharia (EPA). dada ordem para as foras estacionadas no alto do Cristo Rei se deslocarem ao presidio da Trafaria e libertarem os 11 oficiais que al se encontravam face aos acontecimentos do 16 de Maro. Com um obus colocado na direco do porto princpal o Ten. Andrade e Silva no tem dificuldade de obter a rendio e libertar os camaradas presos que sob escolta se dirigem a Lisboa.

15h 25
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Esgotado o tempo concedido para a rendio do Quartel do Carmo, o Cap. Salgueiro Maia d ordem ao Ten. Santos Silva para com as metralhadoras da torre da sua Chaimite, abrir fogo sobre a parte superior da frontaria do quartel. So Preparativo disparadas vrias rajadas estoirando vidraas da s para abrir frontaria do edificio. fogo

EPC dispara sobre a frontaria do Quartel do Carmo

15h 30
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
Nos dois pontos de deciso do regime o desnimo comea a instalar-se. No Quartel do Carmo o efeito psicolgico da abertura de fogo pelas foras de Salgueiro Maia foi enorme. H gritos e correrias no interior do quartel. O Prof. Marcelo Caetano j tem conhecimento que as foras comamandadas pelo Brig. Junqueira dos Reis estavam desfeitas e que no RL2 alm do Comandante, 2. Comandante e Major Cruz Azevedo, que se mantinham leais, os Capites, Subalternos e Praas da unidade assumiam posies hostis ao Regime.

15h 30
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
Um helicoptero pousa no RL2 levando os Ministros da Defesa e do Exrcito para Monsanto. Este helicptero s no transportou tambm o Prof. Marcelo Caetano porque no Quartel do Carmo no havia local onde pudesse aterrar. Helicptero transporta Ministros para Monsanto

15h 30
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Aps ter cessado fogo surge junto do Cap. Salgueiro Maia o Coronel Abrantes da Silva. Salgueiro Maia pede ao Coronel para entrar no quartel do Carmo e dialogar com o Comando da GNR, tentado mostrar que "quem est l dentro no pense que esta guerra est a ser feita por um simples Capito." O Coronel Abrantes da Silva entra no quartel do Carmo ficando junto dos sitiantes o Major Velasco da GNR, como refm do Coronel.

15h 45
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Sem resposta do interior do Quartel do Carmo e com a presso do PC, Salgueiro Maia ordena nova rajada sobre a fachada do quartel. Sem resposta sua intimao de rendio Salgueiro Maia decide utilizar armas pesadas. H suspeitas que a fora pode ser atacada por um heli canho. Dr. Feytor Pinto aproxima-se do Largo do Carmo

Suspeita de amea de helicoptero

16h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Salgueiro Maia ordena a colocao de um blindado em posio de tiro. Os motores arrancam, a populao em redor do edificio procura abrigos. Salgueiro Maia inicia a contagem: "um" . O silncio no Largo enorme, gritado "dois" e antes da contagem final sugem junto do Cap. Salgueiro Maia conduzidos pelo Ten. Assuno dois civis que se apresentam como o Dr. Pedro Feytor Pinto (Director dos Sevios de Informao) e Dr. Nuno Tvora, secretrio do Dr. Pedro Pinto (Secretrio de Estado da Informao e Turismo) que portadores de uma credencial do Gen. Spnola pretendendo dialogar com o Prof. Marcelo Caetano. autorizada a sua entrada no quartel.

Ordem de Tiro

Chega Dr. Pedro Feytor Pinto

16h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.A.
Escola Prtica de Artilharia (EPA). A EPA recebe ordem para ocupar o RL2

16h 00

MARINHA
Pelas 16:00 o cap-mar-guerra Pinheiro de Azevedo, comandante da Fora de Fuzileiros do Continente, nomeia o cap. ten. Costa Correia para comandar uma

ABRIL , 25 1974

fora constituda por um Destacamento de Fuzileiros Especiais (Comando. 1. ten. Vargas de Matos) e uma Companhia de Fuzileiros (Comando. 1. ten. Varela). A fora deveria dirigir-se ao Ministrio da Marinha e obter a declarao formal de adeso da Marinha por parte do Chefe de Estado-maior da Armada.

16h 05
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
O Dr. Nuno Tvora e o Dr. Feytor Pinto so recebidos pelo Prof. Marcelo Caetano. Nuno Tvora informa o ainda Presidente do Conselho da disponibilidade do Gen. Spnola para aceitar a sua rendio e assumir o poder. Marcelo Caetano encontrava-se acompanhado pelo Ministro dos Negcios Estrangeiros, Rui Patricio e o Feytor Pinto dialoga com seu Adjunto Militar, Comandante Coutinho Lanhoso. Salgueiro Marcelo Caetano decide pela sua rendio Maia desabafando: "assim o poder no cai na rua". redigida, pelo punho do Comandante Lanhoso a seguinte mensagem: "O Presidente do Conselho est pronto a entregar o Governo ao General Antnio de Spnola, e espera-o, para tal fim, no Quartel do Carmo"

16h 15
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). O Dr. Pedro Feytor Pinto e o Dr. Nuno Tvora saem do quartel e informam que iro falar com o gen. Spnola. Salgueiro Maia ordena ao Ten. Assuno que acompanhe os dois interlocutores a casa do General, deslocando-se num jeep da EPC.

Os interlocutores saem do Quartel

16h 30
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). O Cap. Salgueiro Maia dirige-se ao Quartel do Carmo onde dialoga com o Comandante da unidade e outros oficiais verificando que a intenso era de rendio. Salgueiro Maia pede para falar com o Prof. Marcelo Caetano. O Cap. Salgueiro Maia recebido pelo Prof. Marcelo Caetano. A conversa Salgueiro Maia fala decorreu a ss e com grande dignidade. Nela o Prof. aos Caetano solicitou que um Oficial General fosse receber jornalistas a transmisso de poderes para que o governo no casse na rua, confirmando a sua rendio.

Salgueiro Maia dialoga com oficiais da GNR

16h 35
ABRIL , 25 1974

FORAS DO REGIME.
O Dr. Nuno Tvora e o Dr. Feytor Pinto so recebidos pelo Gen. Spnola que perante o documento que lhe entregue afirma no reconhecer a letra do Presidente do Conselho. O telefone toca. O Prof. Marcelo Caetano deseja falar com o Gen. Spnola. Marcelo Caetano confessa a sua derrota ao estar cercado por uma fora de blindados e por uma multido ululante. Afirma que ao render-se o queria fazer perante algum que pudesse garantir a ordem pblica. No desejaria render-se a um capito. Pede a Spnola para vir assumir o poder. Spnola mais uma vez reafirma que nada tem a ver com o Movimento. Marcelo Caetano mais uma vez lhe pede para vir quanto antes.

16h

GENERAL ANTNIO SPNOLA.

45
ABRIL , 25 1974

O General Antnio Spnola liga para o PC falando com o Major Otelo. Pede para ser mandatado para receber a rendio do Prof. Marcelo Caetano. Spnola mandatado pelo PC para receber a rendio de Marcelo Caetano. Spnola tambm informado que os dirigentes do regime sero conduzidos ao Funchal por um DC 6 da Fora Area.

18h 00
ABRIL , 25 1974

GENERAL ANTNIO SPNOLA.


O General Spnola chega ao Quartel do Carmo em automvel. completamente submerso por uma multido que o aplaude O General recebido por Salgueiro Maia Spnola fala com Marcelo Caetano informando-o que seguir em avio militar para o Funchal.

Reportagem - Adelino Gomes

18h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.A.
Escola Prtica de Artilharia (EPA). A coluna da EPA comandada pelo Cap. Mira Monteiro monta o dispositivo cercando o RL2.

18h 00
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE LANCEIROS 2 (RL2).


Dois Aspirantes, abrem os portes, dirigem-se ao comandante da fora da EPA dizendo que todos os graduados milicianos e praas esto com o Movimento. O Capito Mira Monteiro entra na unidade armado e acompanhado por dois furrieis, dirigindo-se ao Bar onde todos os oficiais se encontravam. A confuso era grande. Os subalternos tentam convencer o Comandante a aderir ao Movimento. Os Capites afirmam aderir ao Movimento mas recusam a sairs da unidade. Os oficiais superiores no se manifestam. O Comandante da Unidade Coronel Pinto Bessa e o Major Cruz Azevedo recusam aderir ao Movimento. Pouco mais tarde a fora sitiante entra no RL2 sem incidentes.

18h 15
ABRIL , 25 1974

REGIMENTO DE CAVALARIA 7.
Oficiais do RC7 dirigem-se ao comandante da fora da EPA, que cercava o RL2, afianando a sua adeso ao Movimento.

18h 30
ABRIL , 25 1974

ESCOLA PRTICA DE INFANTARIA (EPI).


EPI, estacionada no aeroporto, dada a ordem de se deslocar ao RAL1 para libertarem os oficiais presos naquela unidade des 16 de Maro. Naquela unidade o Comandante Coronel Almeida Frazo mantinha-se numa posio hesitante entre a presso do Cap. Simes e do Alferes Covelo e as ordens da hierarquia. Com a chegada ao RAL1 dos Cap. Rui Rodrigues e Albuquerque da EPI os oficiais presos no 16 de Maro foram soltos.

18h 30
ABRIL , 25 1974

AGRUPAMENTO NORTE.
Chega a Lisboa e dirigem-se ao RAL1. Contactam com o Cap. Rosrio Simes que acabava de convencer o Coronel Frazo a aderir ao Movimento. Encontram a tambm a fora da EPI. Seguem para a Manuteno Militar no Beato, onde as viaturas militares reabastecem, sendo distribuidas raes de combate para dois dias.

19h 00
ABRIL , 25 1974

ESCOLA PRTICA DE INFANTARIA (EPI).


dada ordem para o Cap. Rui Rodrigues se deslocar com uma fora ao Comando da Regio Area em Monsanto e prender as individualidades que a se refugiaram. Foram presos o Ministro de Exrcito, Gen Andrade e Silva, o Ministro da Defesa Dr. Silva Cunha e o Ministro da Marinha Alm. Pereira Crespo e mais quatro generais. Estas entidades foram conduzidas ao PC instalado no RE1 na Pontinha.

19h 00
ABRIL , 25 1974

AGRUPAMENTO NORTE.
O Agrupamento Norte vai-se separar: As foras do RI14 e RI10 apresentam-se no Quartel general da Regio Militar de Lisboa e o RAP3 segue com a EPI prender os membros do Governo em Monsanto.

19h 30
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Perante um Largo do Carmo a transbordar de populao entusiamada o Cap. Salgueiro Maia teme que a operao da retirado dos membros do regime do Quartel do Carmo acabe numa onda de violncia. Uma Chaimite, de nome Bula, encosta porta de armas nela entrando Marcelo Caetano, Rui Patrcio, Csar Moreira Baptista e outros membros do Governo. A auto metralhadora rompe devagar por entre a multido conduzindo Marcelo Caetano para o PC na Pontinha.

Auto metralhadora Chaimite encosta ao Bula encosta porto do ao porto do Quartel quartel da Carmo GNR

19h 35
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Sa do Quartel do Carmo, numa Auto-Metralhadora Chaimite, sob escolta da EPC, o Prof. Marcelo Caetano. Com ele seguem alguns ex-Ministros. Dirigem-se ao Posto de Comando do MFA no regimento de Engenharia 1, na Pontinha.

Sada de Marcelo Caetano do Quartel do Carmo.

20h 00

FORA AREA.
O Ten-Cor.pra-quedista Silva e Sousa e o Cap. Pra Lopes Nunes apresentam-se no PC colocando o Batalho de pra-quedista s ordens do Movimento. So dadas ordens para render algumas unidades que se encontravam mais esgotadas e para enviar uma

Companhia para o forte de Caxias.

ABRIL , 25 1974

20h 00
ABRIL , 25 1974

MARINHA.
A fora comandada por Costa Correia chega s instalaes do Ministrio da Marinha no Terreiro do Pao. O chefe do Estado-maior da Armada, Almirante Ferreira de Almeida, manda informar a fora que j comunicara oficialmente a adeso da Marinha ao Movimento.

20h 30
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC).


O General Antnio Spnola, chega ao PC. Com ele os membros do Governo presos. Spnola cumprimenta o Maj. Otelo e os outros elementos no PC dizendo: "Senhores oficiais, devo comear por inform-los que acabo de assumir o poder no Quartel do Carmo. Agora vamos ao trabalho" De imediato os oficiais afetos ao Gen. Spnola comeam a dar ordens e efectuar nomeaes, com especial evidncia o Ten-Cor Almeida Bruno que nomeia o Major Manuel Monje para comandar RL2 e o Major Casanova para ir tomar conta do aeroporto.

20h 30
ABRIL , 25 1974

POPULAO DE LISBOA.
O Povo de Lisboa que desde manh seguia as movimentaes militares, comeava a engrossar pelas ruas da Baixa, medida que as Foras do Movimento iam conquistando objectivos. A populao comeou a dirigir-se maciamente para a sede da PIDE/DGS na Rua Antnio Maria Cardoso.

20h 30
ABRIL , 25 1974

P.C.
Posto de Comado Marinha. O Comandante Victor Crespo no PC, comunica que estacionou no Ministrios da Marinha uma fora comandada pelo Comandante Costa Correia.

21h 00
ABRIL , 25 1974

PIDE/DGS.
Agentes da PIDE vendo a sua sede cercada de populao abrem fogo indiscriminado tendo efectuado 4 mortes e 45 feridos que sero socorridos pela Cruz Vermelha e encaminhados para o Hospital S. Jos e Fuga dos Hospital Militar. tiros da PIDE

21h 00

R.C.3
Regimento de Cavalaria 3 (RC3). O Cap. Andrade Moura do RC3, estacionado no Largo do Carmo, ouve os disparos e informado por populares do que se passava na sede da PIDE. Faz deslocar uma viatura blindada e alguns jeeps com pessoal do RC3 e RI1para

ABRIL , 25 1974

o local. Com enorme dificuldade consegue aproximar-se e monta um cerco, distncia sede da PIDE. No tem, no entanto, pessoal suficiente para tentar qualquer assalto.

Pide abre fogo

21h 15
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC).


O ambiente de alguma descontrao que se vivia no PC, com os oficiais afetos ao Gen. Spnola a tomar posies, interrompido pelo Cap.Rosado da Luz, que quase aos grito, comunica que a "guerra ainda no est ganha" e relata a situao explosiva na Rua Antnio Maria Cardoso.

21h 30
ABRIL , 25 1974

POSTO DE COMANDO (PC).


O Major Otelo pede ao gen. Spnola para convencer o ex-Ministro do Interior, Csar Moreira Baptista, que estava preso na unidade para convencer o Director da PIDE, Silva Pais a render-se. O telefonema feito, Silva Pais mostra-se disposto rendio, caso as Foras Armadas garantam proteco aos agentes.

22h 00
ABRIL , 25 1974

MOVIMENTO DAS FORAS ARMADAS. (MFA)


Foram chamados telefonicamente os elementos indigitados para a Junta de Salvao Nacional. Foram chegando pela seguinte ordem: General Costa Gomes, Capito de Fragata Rosa Coutinha, Brigadeiro Jaime Silvrio Marques que fora preso essa manh no BC5, Coronel Galvo de Melo, Capito de Mar e Guerra Pinheiro de Azevedo. O General Diogo Neto est ausente em Moambique.

22h 00
ABRIL , 25 1974

E.P.C.
Escola Prtica de Cavalaria (EPC). Aps escoltar o General Spnola e a Chaimite que conduzia Marcelo Caetano ao RE1, as foras da EPC seguem para o Colgio Militar onde servida uma refeio quente a todo o pessoal. Pelas 22:00 a EPC com seis viaturas blindadas s ordens do Major Manuel Monje com o fim de terminar qualquer hiptese de resistncia do RL2 e RC7 e prender os Comandantes. Ao chegarem a situao estava completamente controlada pela EPA. O pessoal da EPC ir pernoitar no RC7.

22h 00
ABRIL , 25 1974

MARINHA
Almada Contreiras, que fazia a ligao da Marinha ao PC, comunica a Costa Correia que a sede da PIDE/DGS resistia e que teriam aberto fogo sobre a populao, pelo que seria necessrio isolar a zona e obter a sua rendio. Costa Correia de imediato ordena a preparao da fora pedindo a Contreiras que avise outras foras no local da sua deslocao.

23h 00
ABRIL , 25 1974

MOVIMENTO DAS FORAS ARMADAS. (MFA)


Vai iniciar-se uma reunio entra a Junta de Salvao Nacional e oficiais que estiveram ligados redaco do Programa do MFA. Eram eles: Tenente Coronel Charais, Spinola Major Vtor Alves e Capito Tenente Vtor Crespo a que Presidente se juntara o Capito Costa Martins. O projecto de poder da Junta pessoal de Spnola de imediato emerge. Iria acontecer o primeiro de muitos confrontos entre o General Spnola e o MFA. Spnola afirma ser necessrio rever o Programa do MFA que anteriormente aceitara. O impasse s se desfaz quando o Capito Tenente Vtor Crespo lhe diz: "os blindados e tropas ainda esto na rua, se for preciso continua-se com o golpe".

23h 00
ABRIL , 25 1974

FORA AREA.
Duas companhias de praquedistas aterram na Portela vindas de Tancos. Uma das companhias sob o comando do Cap. Silva Pinto rende as foras esgotadas da EPI. A outra companhia segue para o forte de Caxias, em viaturas do 2. GCAM tendo frente os Capites Jos Brs e Mrio Pinto.

23h 45
ABRIL , 25 1974

JUNTA DE SALVAO NACIONAL. (JSN)


A JSN reune-se e aprovam a Proclamao da Junta e designam com Presidente da Repblica o General Antnio de Spnola. Esta designao foi contrria ao anteriormente acordado com o MFA que escolhera o General Costa Gomes. Spnola Presidente

23h 45
ABRIL , 25 1974

MOVIMENTO DAS FORAS ARMADAS. (MFA)


publicada legislao referente destituio do Regime Deposto e legitimao do novo Poder Revolucionrio; Lei n. 1/74: destitui das suas funes o Presidente da Repblica e o Governo, dissolve a Assembleia Nacional e o Conselho de Estado e determina que todos os poderes atribudos aqueles aos referidos rgos passem a ser exercidas pela JSN. - D.L. n. 169/74: exonera os Governadores Gerais dos Estados de Angola e Moambique e determina que as suas funes passem a ser desempenhadas interinamente pelos Secretriso Gerais desse Estados. - D.L. n. 171/74: extingue a DGS, LP e MP. - D.L. n. 172/74: dissolve a ANP. - D.L. n. 179/74: exonera os Governadores Civs do Continente e Ilhas.

01h 00
ABRIL , 26 1974

JUNTA DE SALVAO NACIONAL. (JSN)


A JSN sa do RE1 na Pontinha rumo aos estdios da RTP, escoltada por blindados ligeiros comandados pelo Maj. Jaime Neves do Grupo L34. Chegada da Junta Televiso Spnola Presidente da Junta

01h 30
ABRIL , 26 1974

JUNTA DE SALVAO NACIONAL. (JSN)


Ladeado pelos elementos da JSN o General Antnio de Spnola l, perante as camaras da RTP a Proclamao da Junta de Salvao Nacional. Apresentao Proclamao da Junta de da Junta de Salvao Salvao Nacional Nacional

02h 00
ABRIL , 26 1974

MOVIMENTO DAS FORAS ARMADAS. (MFA)


Aps a leitura da Proclamao a JSN regressa ao RE1 e reune com os representantes do Grupo de Redaco do Programa - Charais, Vtor Alves e Vtor Crespo. Aps Reunio longa discusso que terminaria s 07:00 so aceites as JSN com ao exigncias de Spnola e Costa Gomes em relao Comisso redaco inicial do Programa assim: retirado do texto Coordenado o " claro reconhecimento dos povos autodeterminao ra do MFA e indepedncia" e anunciada a reorganizao da PIDE/DGS no Ultramar passando a designar-se por "polcia de informao militar". Este embate com Spnola ir prolongar-se nos meses seguintes.

Conferncia de Imprensa da JSN

02h 00
ABRIL , 26 1974

MARINHA
A fora de Marinha chega s imediaes da sede da PIDE/DGS na Antnio Maria Cardoso. Costa Correia contacta o cap. Moura comandante da fora do RC3. Acordaram que a fora do RC3 se encarregaria do controlo das traseiras e que a Marinha controlaria o resto do edifcio.

03h 00
ABRIL , 26 1974

MARINHA
Costa Correia no conhecendo as intenes no interior da PIDE/DGS, decide, em contacto com Contreiras aguardar pelo nascer do dia e tentar acalmar os nimos dos populares que se encontravam nas imediaes. ainda decidido utlizar um dos agentes capturados para servir de medianeiro entre a fora e a Direco da PIDE/DGS.

07h 00
ABRIL , 26 1974

MOVIMENTO DAS FORAS ARMADAS. (MFA)


O Almirante Amrico Toms, sob escolta de uma fora do Movimento, comandada pelo Ten. Cor. Almeida Bruno segue para o aeroporto de Lisboa. mesma hora o Ten.Cor. Lopes Pires acompanha o Prof. Marcelo Caetano e os ex-Ministros Silva Cunha e Moreira Baptista ao aeroporto onde todos embarcam em avio da Fora Area rumo ao Funchal onde ficam com residncia vigiada.

07h 30

MOVIMENTO DAS FORAS ARMADAS. (MFA)


O Major Vtor Alves, destacado membro do MFA e um dos principais responsveis pelo Programa do MFA, em Conferncia de Imprensa l a nova redaco do Programa do MFA. A sala de operaes do RE1 estava

repleta de jornalistas nacionais e estrangeiros.

ABRIL , 26 1974

08h 30
ABRIL , 26 1974

MARINHA
O agente que servia de intermedirio dirige-se a Costa Correia informando que o Director da PIDE/DGS, Major Silva Pais estava com todo o pessoal disposio do Comando da Fora de Marinha. Almada Contreiras informado da entrada na sede da PIDE/DGS. Costa Correia convida o cap. Moura, Comandante da Fora de RC3 para o acompanhar.

09h 00
ABRIL , 26 1974

MARINHA
O cap.ten. Costa Correia e o cap. Andrade Moura entram na sede da PIDE/DGS, onde aparece a correr o major Campos Andrada que se juntou ao grupo. O Major Silva Pais, acompanhado por alguns dos mais prximos colaboradores, dirige-se a Costa Correia dizendo que a organizao que dirigia aderia aco que o Movimento estava a desenvolver. Costa Correia responde , dizendo que se essa a inteno porque que os retratos dos altos dirigentes do regime ainda se encontram na parede. Silva Pais pediu cadeiras e ele prprio retirou uma das fotografias. A PIDE/DGS acabava de se render

09h 30
ABRIL , 26 1974

MARINHA
Homens do RC3 desarmam os agentes da PIDE/DGS e passam revista s instalaes. No exterior as foras de Marinha tentam conter a multido ouvindo-se gritos de "justia popular". Foram de seguida tomadas medidas para: Segurana das instalaes; Manter em funcionamento o Servio de Estrangeiros e a Interpol. pedido a Contreiras medidas para evacuar os agentes uma vez que a animosidade dos populares era crescente.

You might also like