You are on page 1of 3

DA EXPRESSO CORPORAL

por Iran P. Moreira Necho (textos parciais da apostila completa do curso de oratria) _______________________________________________________________________ Introduo

Da funo da expresso corporal A expresso corporal desempenha um papel de suma importncia no contexto da comunicao. Funciona ela, algumas vezes, como meio de reforar uma idia que est sendo transmitida1, e, em outras ocasies, chega at mesmo a confundir-se com o prprio argumento2. Assim, o estudo da expresso corporal tem como finalidade precpua no s perquirir os meios de que se vale o orador para melhor estabelecer sua comunicao com o auditrio, como, ainda, persuadir este ltimo por meio dos sinais corpreos.

Da adequao Mas, para que se possa gesticular3 com eficincia, preciso saber adequar a expresso corporal ao ambiente e mensagem transmitida, e este um dos pontos que merecem uma ateno constante, pois, no raramente, mesmo os mais experientes oradores acabam por cometer deslizes que, muitas vezes, acabam por prejudicar-lhes as imagens, em razo do uso de uma tcnica incorreta. Para evitar tais situaes, a melhor (e talvez a nica) maneira consiste cotidiana e exaustivamente. em treinar

A cabea

Importncia A cabea , de todas as partes do corpo, a de maior importncia na gesticulao, uma vez que a regio do corpo mais observada pelo auditrio. Assim, de nada valeria uma gesticulao bem feita com as mos se acompanhada por uma expresso facial inconveniente ou aptica. Apenas para ilustrar, um bom exemplo de exerccio pode ser encontrado junto s escolas de teatro, nas quais comum observar alunos treinando expresses faciais enquanto lem um texto. como se estivessem representando, vivendo o papel apenas atravs da leitura.
V.g.: Mencionar Deus apontando para o alto. Num jri, v.g., o advogado de defesa pode, teatralizando, demonstrar que o golpe dado com uma faca na vtima no poderia ter provindo de seu cliente. 3 Quando utilizarmos o termo gestos neste captulo, estaremos nos referindo no s expresso que emana da movimentao de braos, pernas e troncos, como, tambm, das expresses faciais, em suma, de toda forma de transmisso de mensagens que no emana da fala, mas do corpo.
2 1

Posio ideal A posio ideal da cabea aquela que se utilizaria ao conversar com um velho amigo: nem altiva, pois transmitir-se-ia arrogncia; tampouco abaixada, pois o orador passaria uma impresso de insegurana com relao ao contedo da mensagem. A cabea deve acompanhar a linha traada pela viso de tal sorte que, direcionados os olhos para a direita, ento a cabea dever acompanhar tal movimento, o mesmo se dando com as demais direes.

Da expresso facial A expresso facial deve guardar relao com a mensagem que se deseja transmitir para o auditrio, e isto se d pelo fato de que o semblante funciona como um indicador da sinceridade daquilo que falado. E.g., um gesto involuntrio que ocorre com freqncia, consiste em baixar o olhar ou torn-lo vago ou ainda baixar a cabea quando h uma inconformidade entre aquilo que est sendo dito e aquilo em que o orador de fato acredita, ato que, consciente ou inconscientemente, percebido pelo auditrio.

Desta forma, a expresso facial deve atuar como um reforo daquilo que est sendo dito, e a melhor maneira de se conseguir falar com convico e segurana consiste em conhecer tais expresses e saber utiliza-las adequadamente, algo que somente torna-se possvel atravs do exerccio, pois, como j dito, a nica maneira de absorver este conhecimento consiste em treinar com freqentemente.

Do tronco
Com relao ao tronco, seria interessante apenas salientar aquilo que o orador deve e o que no deve fazer jamais. O que no deve ser feito

a) manter uma postura excessivamente rgida (militar). b) dirigir o olhar a uma parte do auditrio sem girar o corpo (olhar por cima) c) ficar balanando para um lado e outro d) ficar balanando para frente e para trs e) ficar alternando entre dobrar o tronco para direita e para esquerda
O que deve ser feito

a) agir com naturalidade b) manter o tronco ereto c) girar o tronco (sem exagerar) na direo em que se olha

d) manter-se, sempre que possvel, na postura clssica

You might also like