You are on page 1of 2

Pegada de Carbono carbon footprint

A pegada de carbono uma forma de medirmos o nosso impacto no meio ambiente. No entanto, podemos agir e reduzir a nossa pegada de carbono!

A pegada de carbono mede a quantidade de CO2 que produzes no teu dia-adia.


mede o impacto ambiental provocado pelos consumos individuais em nosso planeta. Os elementos levados em conta so, entre outros: a quantidade de gua, os kw de electricidade e os litros de combustvel utilizados diariamente por pessoa. Este clculo permite saber que hbitos devem ser alterados para a sua vida ser mais verde

As pegadas do pistas de onde viemos e para onde vamos. As impresses das pegadas do-nos informaes sobre os animais que as deixam. As pegadas reais oferecem detalhes sobre o tamanho, peso e velocidade, ao passo que as pegadas de carbono medem quanto dixido de carbono (CO 2) ns produzimos no nosso dia-a-dia. Uma ida ao trabalho de carro, um movimento do interruptor de luz ou at uma viagem de avio para surfarmos em Marrocos, tudo isso utiliza combustveis fsseis, como petrleo, carvo e gs. Quando combustveis fsseis so queimados, so emitidos Gases do Efeito Estufa (GEE), como o CO2, que contribuem para o aquecimento global. Com a crescente preocupao com o ambiente e o aquecimento global, muitas pessoas comearam a reduzir as suas emisses de carbono aumentando a eficincia energtica de suas casas e utilizando menos o automvel. Com recurso a algumas ferramentas, comearam a calcular as suas pegadas de carbono para estabelecer um marco - como se se pesassem antes de uma dieta. Uma pegada de carbono simplesmente um valor: geralmente um total mensal ou anual de emisso de CO2 medido em toneladas. Os sites com calculadoras de carbono transformam informaes fceis de fornecer, como a quilometragem anual e o uso mensal de energia, em uma tonelagem de carbono mensurvel. A maioria das pessoas tenta reduzir sua pegada de carbono, mas outras tm como objectivo apag-la completamente. Quando as pessoas tentam a neutralidade de carbono, elas cortam suas emisses o mximo possvel e compensam o restante. Como possvel compensar? As cotas de compensao ou neutralizao de carbono (carbon offsets) permitem que pagues para reduzir os gases do efeito estufa global total em vez de fazer redues radicais por conta prpria. Quando compras um certificado de compensao, ests a financiar projectos que reduzem as emisses por meio do reflorestamento, modernizam centrais energticas e fbricas ou aumentam a eficincia energtica de prdios e transportes. Algumas empresas comearam a incluir pegadas em seus rtulos. Os rtulos de carbono apelam aos consumidores que entendem e calculam as suas pegadas de carbono e desejam apoiar produtos que faam o mesmo. Os rtulos estimam as emisses criadas com produo, embalagem, transporte e descarte de um produto. O conceito similar s anlises do ciclo de vida, o precursor mais intrincado das pegadas de carbono. As anlises ou avaliaes do ciclo de vida medem todos os impactos ambientais potenciais que um produto pode ter durante sua existncia: elas so uma verso mais focada de uma pegada de carbono. Como podemos reduzir a nossa pegada de carbono? As pegadas de carbono ajudam as pessoas a promover as mudanas necessrias para combater os problemas ecolgicos do planeta. Como as pegadas quantificam um montante de carbono que aumenta ou diminui com base no

Pegada de Carbono

H. Abacassamo

uso de energia, elas permitem que as pessoas saibam que um novo carro hbrido realmente ajuda a diminuir as emisses. Pegadas Primrias: Emisso directa de CO2 - consumo de energia e transporte (temos controle directo). Pegadas Secundrias: Advinda dos produtos que consumimos (associados a sua manufactura). Resumindo: QUANTO MAIS COMPRAMOS, MAIOR A EMISSO DE GASES.

- Contribu para projectos que visam reduzir as emisses de carbono! Desta forma compensars a tua pegada de carbono apoiando projectos como, por exemplo, a plantao de rvores. Como posso reduzir as minhas pegadas de carbono? Diminuindo a sua dependncia diria por combustveis fsseis e economizar a energia elctrica e a gua: Um dos maiores poluidores do ar so meios de transporte que utilizam combustveis fsseis ento:

Compre veculos que possuam tecnologia flex, pois se tem a opo de abastecer com etanol; Use sempre que possvel a bicicleta; Use mais o transporte colectivo de sua cidade; Caronas solidrias; Faa calibragem peridicas em seu veculo e certifique-se de que ele no esteja poluindo em excesso; Sempre que possvel, v a p.

Os transportes. S nos EUA, so responsveis por 33% das emisses de CO 2 No s nas ruas que voc pode contribuir com as redues de sua pegada de carbono, veja:

Apague luzes e desligue electrodomsticos quando no estiverem em uso; Troque as lmpadas incandescentes por lmpadas fluorescentes; Encha completamente a mquina de lavar roupa e loua antes de liga -la (economiza gua e energia); Desconecte o carregador de celular da parede assim que a carga da bateria do celular estiver completa; Faa a compra semanal de uma vez s, ou v a p; V andando ao ginsio; Descongele o congelador regularmente; Opte por fontes de energia renovvel em casa como aquecedores solares e painis de energia solar para produo de energia elctrica; Compre sempre electrodomsticos e electrnicos que possuam baixo consumo de energia; Aproveite bem a luz do sol para iluminar a casa e para secar a suas roupas; Compostagem do lixo sempre que possvel, pois alm dar um fim para o lixo orgnico voc tambm poder cultivar uma bela horta no quintal de casa; No desperdice; Tenha sua horta em casa; Compre produtos orgnicos; Compre produtos fabricados nas localidades de sua residncia; Compre frutas e vegetais na feira (produzidos localmente) e apenas aqueles dentro de sua estao; Desligue o ar condicionado quando for sair de casa; NO TRABALHO: desligue o computador (no esquea tambm o monitor) e apague as luzes antes de ir embora, no imprima documentos desnecessrios, use os dois lados da folha;

Pegada de Carbono

H. Abacassamo

You might also like