You are on page 1of 7

APOSTILA PARA TREINAMENTO DE PINTORES

Segue abaixo uma apostila para treinamento de pintores elaborada por mim. Ela aborda alguns temas como porqu no se deve pintar sobre carepa de laminao, constituintes das tintas, a importncia da pintura industrial e uma descrio breve de algumas falhas/defeitos encontrados em uma pelcula de tinta.

Na especificao de um esquema de pintura procura-se indicar tintas de alto padro tcnico, preparo adequado de superfcie e condies de aplicao para se conseguir bom desempenho do esquema de pintura e conseqentemente adequado tempo de vida til das estruturas ou equipamentos. Entretanto por ocasio do esquema de pintura se no houver qualificao do pintor, todos os gastos na elaborao da especificao e na aquisio dos materiais podem ser perdidos pelo fato desses profissionais no terem os conhecimentos tericos bsicos para que, somados capacitao prtica, permitam atingir os objetivos da PINTURA INDUSTRIAL.

O ao o principal material utilizado pela engenharia na construo de equipamentos e instalaes. E devido sua baixa resistncia corroso, a PINTURA INDUSTRIAL tornouse o principal meio de proteo anticorrosiva da era moderna. A aplicao de PINTURA INDUSTRIAL consiste na interposio de uma pelcula, em geral orgnica, entre o meio corrosivo e o material metlico que se deseja proteger. Estes revestimentos so aplicados por forma de TINTAS.

Para que serve a Pintura Industrial? A Pintura Industrial tem uma srie de utilidades, tais como: Identificao de fluidos em tanques, reservatrios, tubulaes, etc., maior ou menos absoro de calor, finalidade esttica, sinalizao de estruturas e/ou equipamentos e para TRATAMENTO ANTICORROSIVO.

Mas, o que CORROSO? Corroso a deteriorao de um material, especialmente metlico, por ao qumica ou eletroqumica do meio, e deve ser combatido, pois com a corroso, h uma perda de matria (ao), o que implica na confiabilidade operacional do equipamento. O metal se desfaz gradativamente, causando a perda total do equipamento. E no nosso caso, minimizamos esse processo corrosivo por meio de aplicao de tintas, que formam uma proteo por barreira impedindo a passagem das intempries ao ao.

Vocs pintores, sabem o que tinta?

Tinta so substncias qumicas em forma lquida, pastosa ou em p, que aps aplicao e cura, forma um filme seco, duro e obliterante. Seus constituintes so: RESINA: o constituinte ligante ou aglomerante das partculas de pigmento e o responsvel pela continuidade e formao da pelcula; PGMENTOS: So partculas slidas finamente divididas que so utilizados para se obter uma sria de propriedades, como propriedades anticorrosivas, propriedades estticas/decorativas e impermeabilizao; SOLVENTES: So substncias puras utilizadas tanto para auxiliar na fabricao das tinas, na solubilizao de resinas e no controle da viscosidade, facilitando a aplicao; ADITIVOS: So substncias adicionadas em pequenas quantidades s tintas para conferir propriedades especificas a mesma.

Para fins de proteo anticorrosiva de estruturas metlicas ou de equipamentos, um esquema de pintura composto, na maioria dos casos, por trs tipos de tinta: Tinta de fundo (primer), Tinta intermediria e Tinta de acabamento.

TINTA DE FUNDO (PRIMER): So aquelas que so aplicadas diretamente ao substrato, portanto, a tinta responsvel pela aderncia do esquema de pintura ao substrato a se proteger e so as que contm na composio os pigmentos ditos anticorrosivos; TINTA INTERMEDIRIA: So tintas normalmente utilizadas nos esquemas de pintura com a funo de aumentar a espessura do revestimento, com o objetivo de aumentar a proteo por barreira do mesmo. Algumas tintas intermedirias so denominadas seladoras, que so utilizadas para selar uma pelcula muito porosa, antes da aplicao da tinta de acabamento, que o caso de tintas de fundo base de etil silicato de zinco (N-1661) que usado a tinta epxi xido de ferro (N-1202); TINTA DE ACABAMENTO: So as tintas que tm a funo de conferir a resistncia qumica ao revestimento, pois so elas que esto em contato direto com o meio corrosivo, possuem na maioria dos casos boa resistncia raios ultravioletas e so as tintas que conferem a cor final dos revestimentos por pintura.

MISTURA, DILUIO E HOMOGENEIZAO DAS TINTAS Antes e durante a aplicao, toda tinta deve ser homogeneizada para manter o pigmento em suspenso. Para tintas de dois ou mais componentes, deve ser feito a homogeneizao de cada componente separadamente antes da mistura dos mesmos e aps a mistura, a aparncia deve ser uniforme, no devendo apresentar veios ou faixas de cores diferentes. A mistura, homogeneizao e diluio s devem ser feitas por ocasio da aplicao A e homogeneizao devem ser feitas por meio de um misturador mecnico ou pneumtico, admitindo-se a mistura manual para recipientes com capacidade de at 18l, sendo que as tintas pigmentadas com alumnio, exceto da norma PETROBRAS N-2231, devem ser misturadas

manualmente. Em caso de tintas ricas em zinco, a mistura deve ser sempre mecnica, mesmo para recipientes com capacidade inferior a 18l. A diluio s deve ser feita quando h real necessidade para a aplicao das tintas e o diluente/redutor a ser usado deve ser o especificado pelo fabricante da tinta, e no ultrapassando o percentual mximo de diluio especificado do mesmo. de EXTREMA importncia respeitar a proporo de mistura das tintas de mais de um componente, indicados no rtulo do recipiente. Deve tambm ser respeitado, para tintas de 2 ou mais componentes, o tempo de induo e o tempo de vida til da mistura ( pot-life).

A IMPORTNCIA DO TRATAMENTO DA SUPERFCIE Quanto mais limpa e isenta de contaminantes como tintas velhas mal aderidas, leos, graxas, carepa de laminao, sais e CORROSO, melhor ser o desempenho do esquema de pintura e a aderncia do esquema ao substrato. Portanto, no ignorem o fato de no poder colocar a mo em peas jateadas ou tratadas, pois nossa mo contm sal e oleosa, o que pode condenar e fatalmente prejudicar o bom desempenho da pintura.

Porque no se pode pintar sobre carepa de laminao? Algumas peas novas parecem j estarem pintadas, pois sua superfcie apresenta uma camada muito dura, uniforme e aderente ao substrato, ou at mesmo por no apresentar inicialmente uma aparncia ruim, muitas pessoas pensam que podem pintar sobre a carepa de laminao. Mas NOdeve! Com o passar do tempo e a exposio do material s intempries, devido ao coeficiente de dilatao da carepa de laminao ser diferente do coeficiente de dilatao do ao, h o desprendimento dessa camada rgida e conseqentemente o encontro do meio corrosivo com o ao, o que ocasiona na Oxidao do ao, e o desplacamento da carepa de laminao, e, se pintado, da tinta.

CONDIES CLIMTICAS Alguns fatores climticos devem ser respeitados quando falamos em PINTURA INDUSTRIAL, pois passar por cima de algum desses fatores pode fatalmente condenar a integridade da pelcula. Os servios de pintura devem ser realizados dentro das seguintes condies:

A umidade relativa do ar (U.R.A) mxima deve ser de no mximo 85%; A temperatura mxima da superfcie deve ser de no mximo de 52C, exceto para as tintas de fundo ricas em zinco base de silicatos que, neste caso, de 40C; A temperatura mnima da superfcie deve ser de no mnimo 3C acima do ponto de orvalho (P.O); A temperatura ambiente deve ser de no mnimo 5C. Recentemente, com a nova reviso da N-13, tintas a base de etil silicato de zinco somente devem ser aplicadas com URA acima de 60% (e at 85%, claro).

PELCULA Cada demo de tinta deve estar isenta (durante e aps exposio) de falhas e defeitos, como: ESCORRIMENTO: Defeito ocorrido durante a aplicao da pintura em formas de ondas ou gotas. Suas principais causas so: aplicao excessiva de tinta, diluio excessiva de tinta e erro na proporo de mistura de tintas com mais de 1 componente; EMPOLAMENTO: Tambm chamado de bolhas, um defeito estrutural da pelcula, caracterizado pelo aparecimento de salincias que variam de tamanho e intensidade. Suas principais causas so: Formao gasosa cuja origem, geralmente, se deve a reteno de solvente, motivado por no respeitar o intervalo mnimo para repintura e poliuretanos quando aplicados sob condies de alta umidade ou contaminados com gua, tendem a apresentar esse defeito; ENRUGAMENTO: Defeito que torna a pintura semelhante superfcie de um papelo ondulado e/ou conrrugado e tpico das tintas alqudicas ou leo-resinosas. Suas principais causas so: Ocorre quando no se respeita os intervalos para repintura, a ao do solvente da demo anterior e ocorre quando tinta aplicada com espessura excessiva; surgindo aps secagem/cura; FENDIMENTO: Pintura com rachaduras/trincas que podem chegar at o substrato. Ocorre quando se movimenta muito uma superfcie (entorta), e uma caracterstica das tintas ricas em zinco base de silicatos quando aplicadas em espessura excessiva; CRATRAS: Tambm chamado de olho de peixe, um defeito na pelcula seca, caracterizado por uma depresso arredondada sobre a superfcie pintada. Ocorre devido contaminao do substrato com gua, leos, graxa, etc., e quando h reteno de gases na pelcula anterior; IMPREGNAO DE ABRASIVO E/OU MATERIAIS ESTRANHOS: Nada mais de que a Incluso de plos, fiapos, sujeira na pelcula da tinta, devido a contaminantes que no foram removidos da pelcula antes da aplicao de tinta, tais contaminantes podem vir do ar e o material para aplicao pode estar sujo ou contaminado; DESCASCAMENTO: Defeito causado pela perda de aderncia da pelcula seca, espontnea ou provocadamente. Ocorre pela Contaminao da superfcie principalmente por leo, sal, graxa, gua, umidade, etc., devido a tintas incompatveis, superfcies de difcil aderncia (lisas, com pouca rugosidade) ou pela falta de um primer de aderncia, por condensao no substrato ou aplicao de tinta sobre superfcie no tratada; ENFERRUJAMENTO: a degradao da pelcula em relao ao meio, com visvel deteriorao do substrato. Ocorre quando h defeitos visveis na pelcula da tinta, causados ou no por danos mecnicos e pela deposio de espessura insuficiente ao substrato, pois a pelcula da tinta no capaz de cobrir os picos e os vales, deixando o ao em contato direto com o meio corrosivo, causando a Ferrugem, que o produto de corroso; PULVERIZAO SECA (OVERSPRAY): Defeito estrutural da pelcula decorrente da pulverizao deficiente, de modo que as partculas no se aglutinem, resultando espaos

intersticiais ou poros na pelcula, com penetrao dos agentes corrosivos. O filme seco fica poroso, assim como uma lixa fina, mas ao passar dos dedos no sai p. Ocorre principalmente por realizao da aplicao em tempo com muito vento, em aplicao de tintas em superfcies muito elevadas e pela distncia incorreta da pistola em relao ao substrato. AMPOAMENTO/GIZAMENTO: No confundir com defeito, apenas uma falha caracterstica das tintas de resinas epxi quando expostas ao sol, onde a pelcula perde seu brilho e solta um p esbranquiado que sai ao passar dos dedos.

PRINCIPAIS NORMAS DE TINTAS:

N-1202: TINTA EPXI XIDO DE FERRO

Tinta de fundo utilizada por diversos esquemas de pintura e dentro do campo da PETROBRAS, esta tinta utilizada com a funo de tinta intermediria seladora (ou tie-coat) em esquemas de pintura com tintas de fundo ricas em zinco base de silicatos (ex.: N-1661) e tem a funo de evitar a formao de bolhas na aplicao da tinta de acabamento.

N-1259: TINTA DE ALUMNIO FENLICA

Tinta de acabamento muito utilizada em esquemas que vo ser expostos em diversos tipos de ambientes, exceto em condies de imerso e em meios cidos e alcalinos fortes. Deve se tomar muito cuidado o intervalo de pintura e a aplicao, do contrrio pode causar o ENRUGAMENTO; A mistura e homogeneizao deve ser sempre feito manualmente e aps mistura da resina oleosa (componente A) e a pasta de alumnio (componente B), a tinta pode ser guardada e reaproveitada, porm apresentar um aspecto com menos brilho.

N-1277: TINTA DE FUNDO EPXI P DE ZINDO AMIDA CURADA

A tinta de fundo epxi rica em zinco bastante usada em retoques para esquemas de pintura cuja tinta de fundo rica em zinco base de silicatos, porm s at 120C de temperatura de operao.

N-1661: TINTA DE ZINCO-ETIL SILICATO

Tinta de fundo rica em zinco com alto teor de zinco na composio. Sua cura no afetada se aps aplicao, a U.R.A atingir ou superar 85%. O controle de espessura deve ser muito rgido, pois em espessura excessiva pode ocasionar o FENDIMENTO. Requer o mximo de limpeza possvel da superfcie. A mistura, homogeneizao e a aplicao deve ser feito com uso de um agitador mecnico/pneumtico afim de manter o p de zinco em suspenso.

N-2198: TINTA DE ADERNCIA EPXI-ISOCIANATO XIDO DE FERRO

Tinta condicionadora de aderncia para aplicao de esquemas de pintura em ao galvanizado e alumnio.

N-2231: TINTA DE ETIL SILICATO DE ZINDO-ALIMNIO

Tinta utilizada para proteo anticorrosiva de estruturas metlicas ou de equipamentos sujeitos a altas temperaturas (at 500C). utilizada em revestimento nico (uma demo apenas). Requer o mximo de limpeza possvel da superfcie. A mistura, homogeneizao e a aplicao deve ser feito com uso de um agitador mecnico/pneumtico afim de manter o p de zinco em suspenso.

N-2288: TINTA DE FUNDO EPXI PIGMENTADA COM ALUMNIO

utilizada, principalmente, em esquemas de pintura para proteo de superfcies ferrosas, preparadas por meio de ferramentas mecnicas e uma alternativa de revestimento para os casos que no se possvel realizar tratamentos com Jateamento abrasivo, so denominadas tinas surface tolerant.

N-2492: ESMALTE SINTTICO BRILHANTE

Tinta de acabamento alqudica brilhante utilizada em esquemas de pintura para atmosferas de baixa a mdia agressividade. No necessita de lixamento aps passado o intervalo mximo para repintura, apenas um trapeamento com solvente da prpria tinta pois apresentam boa aderncia entre demos. No tem resistncia qumica.

N-2628: TINTA EPXI-POLIAMIDA DE ALTA ESPESSURA

Tinta de alto teor de slidos. utilizada como tinta intermediria para encorpar a pelcula ou em alguns casos tintas de acabamento.

N-2629: TINTA DE ACABAMENTO EPXI SEM SOLVENTE

Tinta de alto teor de slidos. indicada, principalmente, para pintura interna de tanques de produtos claros.

N-2630: TINTA EPXI-FOSFATO DE ZINDO DE ALTA ESPESSURA

Tinta com alto teor de slidos. Tinta de fundo sobre a qual se pode aplicar uma srie de tintas de acabamento. Contm a presena de um pigmento anticorrosico atxico chamado fosfato de zinco. So fornecidas nas cores branco, vermelho xido e cinza.

N-2677: TINTA DE POLIURETANO ACRLICO

Tinta de acabamento fornecida em dois componentes. Apresentam boa resistncia radiao solar e boa reteno de cor e brilho.

N-2678: TINTA EPXI POLIAMIDA PIGMENTADA COM ALUMNIO

Mesma funo e caractersticas da norma N-2288, porm com agente de cura poliamina.

N-2680: TINTA EPXI, SEM SOLVENTES, TOLERANTE A SUPERFCCIES MOLHADAS

Tintas de fundo/acabamento aplicvel a superfcies de ao-carbono secas, com umidade residual ou molhadas, portanto as restries de ponto de orvalho e umidade relativa do ar no so aplicveis. isenta de solvente, tem 100% de slidos.

You might also like