You are on page 1of 3

LISTA DE EXERCCIOS 1) Que tipos de perdas poderemos perceber decorrentes dos maus tratos, ou destratos com o homem e com

o meio ambiente? 2) Como voc conceitua sade? 3) O que a sade ocupacional busca? 4) Defina o que segurana. 5) O que segurana do trabalho? 6) O que higiene do trabalho? 7) O que condio de trabalho? 8) Cite algum exemplo de condio de trabalho no adequada em sua rea de atuao. Diga o que esta condio pode afetar na sade do trabalhador. O que voc sugere para melhorar essa condio de trabalho? 9) O que acidente do trabalho? 10) Quais os tipos de acidentes de trabalho que existem? 11) De que forma poderemos evitar acidentes de trabalho? 12) Quais so as causas mais comuns de acidentes de trabalho? 13) Por que interessa a preveno de acidentes ao trabalhador? 14) Por que interessa a preveno de acidentes ao empregador? 15) Por que interessa a preveno de acidentes ao governo? 16) Conforme a CLT, as empresas e os trabalhadores tem algumas competncias no que se refere a segurana e medicina do trabalho. Cite quais so elas. 17) Se voc fosse comear em sua empresa um sistema de segurana e medicina do trabalho, quais elementos voc consideraria? 18) Qual a finalidade dos Servios Especializados em Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT)? 19) Quem constitui o SESMT? 20) O que implica em assumir que somente os profissionais especializados (tcnicos, engenheiros, mdicos e enfermeiros) que devem atuar no gerenciamento de questes ligadas a segurana e medicina do trabalho?

21) O que CAT? Para quem (ou onde) e em que prazo ela deve ser comunicada? 22) O que EPI? O que EPC? 23) O que voc acredita ser melhor: capacitar os trabalhadores em Segurana e Medicina do Trabalho, ou fornecer EPI e EPC? Justifique sua resposta. 24) Qual a relao existente entre o Certificado de Aprovao e os equipamentos de proteo (EPI e EPC)? 25) Quais as obrigaes do empregador quanto aos equipamentos de proteo (EPI e EPC)? 26) Quais as responsabilidades do trabalhador quanto aos equipamentos de proteo (EPI e EPC)? 27) O que compete ao rgo Nacional competente quanto aos

equipamentos de proteo (EPI e EPC)? 28) Quais as penalidades para as empresas e para os trabalhadores que no cumprirem suas obrigaes no que se refere s observncias referentes aos equipamentos de proteo (EPI e EPC)? 29) Que consideraes voc pode descrever relacionando os seguintes elementos: o fornecimento de equipamentos de proteo; o uso incorreto de EPI e EPC; e o conjunto de informaes e regras bsicas sobre Segurana e Medicina do Trabalho? 30) Explique a teoria do fogo. 31) Explique os mtodos de extino do fogo. 32) Quais recomendaes para extinguir incndio nas pessoas? 33) Quais as causas mais comuns de incndios? 34) Como proceder ao usar um equipamento de combate ao incndio? 35) Quais fatores influenciam no uso de extintores? 36) Descreva sobre o que consiste a inspeo e a manuteno de extintores. 37) Cite cinco itens que compem o sistema de proteo contra incndios? Explique cada um deles. 38) Descreva sobre o que fazer em situaes de incndio? 39) Caso no saiba usar um extintor e/ou no consiga apagar o princpio de incndio, como agir?

40) Como evacuar a rea de perigo com segurana em situaes de incndio? 41) O que preveno contra incndio? 42) Descreva algumas dicas para a preveno de incndios. 43) O que so primeiros socorros? 44) Quais os objetivos dos primeiros socorros? 45) Quais os procedimentos (plano de ao) a adotar em caso de voc precisar adotar os primeiros socorros?

You might also like