You are on page 1of 13

Anatomia Veterinria

Roteiro prtico para dissecao e estudo do Sistema Muscular do Co

Profa. Dra.Tnia Negreiros Faria Titular de Anatomia Veterinria e Criao de Animais Silvestres da FEAD

No se esqueam de sempre acompanhar a dissecao com o Auxlio de um Atlas de Anatomia Veterinria.

Roteiro para dissecao e estudo da regio Partida-Auricular e regio da Face do co 1. Tricotomia da regio 2. Inciso e incio da dissecao com rebatimento da pele. Esta inciso e incio sero demonstrados pela professora. 3. Identifique logo abaixo da pele a tela subcutnea com o msculo platisma.ou msculo cutneo da face. 4. Inciso e rebatimento da tela subcutnea e msculo platisma. 5. Disseco do plano profundo. Identifique o msculo partidoauricular, que corre ventralmente a partir da base da orelha sobre a glndula partida. Identifique-a, disseque e diferencie esta da glndula mandibular. Disseque o ducto parotdeo, a partir da extremidade cranial da glndula partida, correndo prximo borda ventral do msculo masseter. Aproveite para identificar e dissecar tambm o nervo bucal dorsal e o nervo bucal ventral, que so dois ramos do nervo facial. 6. Identifique tambm os linfonodos mandibulares localizados cranioventralmente glndula mandibular. 7. Disseque e identifique os msculos, orbicular do olho, orbicular da boca, zigomtico, bucinador, e o digstrico da mandbula. 8. Identifique e disseque a veia facial, que se dirige caudoventralmente cruzando o ducto parotdeo e o ramo dorsal do nervo facial. Ao contornar a borda ventral da mandbula, une-se veia lingual, constituindo ento a veia linguofacial. A veia linguofacial ao se unir com a veia maxilar, forma a veia jugular externa.

No se esqueam de sempre acompanhar a dissecao com o auxlio de um Atlas de anatomia veterinria.

Roteiro para dissecao e estudo da regio Cervical Ventral do co 1. Tricotomia da regio 2. Inciso e dissecao com rebatimento da pele. Esta inciso ser demonstrada pela professora. 3. Identifique logo abaixo da pele a tela subcutnea com o msculo cutneo da face, um msculo delgado, aderido pele. 4. Inciso e rebatimento da tela subcutnea com o msculo cutneo da face. 5. Disseco do plano muscular com exposio do msculo esternohiideo. 6. Identifique o msculo esternotirideo situado dorsalmente ao msculo esterno-hiideo. 7. Exposio da traquia e abordagem do esfago.

No se esqueam de sempre acompanhar a dissecao com o auxlio de um Atlas de anatomia veterinria. Roteiro para dissecao e estudo da regio Cervical VentroLateral esquerda do co. 1. Tricotomia da regio 2. Inciso e dissecao com rebatimento da pele. Esta inciso e incio sero demonstrados pela professora. 3. Identifique logo abaixo da pele a tela subcutnea contendo o msculo cutneo do pescoo. 4. Inciso e rebatimento da tela subcutnea e do msculo cutneo do pescoo. 5. Exposio da veia jugular externa esquerda, que corre no sulco da jugular, formado entre os msculos clidoceflico (dorsalmente) e esternoceflico (ventralmente). 6. Disseco do msculo esterno-hiideo (medial e superficial) e o msculo esternotireideo (lateral e profundo). 7. Disseco dos msculos: esplnio, rombide e omotransversrio. 8. Afastamento dos msculos esternoceflico e esternotireideo, para exposio das estruturas situadas no plano profundo. 9. Identificao da traquia, do esfago e da glndula tireide, localizada na poro cranial da face lateral da traquia. 10. Identifiquem ainda o feixe vsculo-nervoso, integrado pela artria cartida comum esquerda, que corre na face ventral do pescoo, lateralmente traquia em associao com o tronco do nervo vagossimptico, a veia jugular interna esquerda, onde o nervo vago esta associado ao tronco simptico, correndo associado a artria cartida comum.

No se esqueam de sempre acompanhar a dissecao com o auxlio de um Atlas de anatomia veterinria. Roteiro para dissecao e estudo da regio Torcica Lateral esquerda do co 1. Tricotomia da regio 2. Inciso e incio da dissecao com rebatimento da pele desde a linha mediana ventral at a linha mediana dorsal. Esta inciso e incio sero demonstrados pela professora. 3. Identifique logo abaixo da pele a tela subcutnea com o msculo cutneo do tronco. 4. Inciso e rebatimento da tela subcutnea e msculo cutneo do tronco. 5. Disseco e exposio do msculo grande dorsal. Observe a origem deste msculo junto s ltimas costelas e fscia toracolombar. 6. Identifique a poro torcica do msculo trapzio, que se relaciona dorso cranialmente com o msculo grande dorsal. 7. Seco e rebatimento cranial do msculo grande dorsal, com exposio das costelas, msculo intercostal externo, msculo escaleno, msculo reto do abdmen, msculo oblquo externo do abdmen e poro torcica do msculo serrtil ventral. Identifique cuidadosamente cada um destes msculos. 8. Seco e rebatimento do msculo intercostal externo (no seu tero proximal) acompanhando a borda cranial da costela, com exposio do msculo intercostal interno. A seco deve obedecer borda cranial da costela dada a relao topogrfica da veia, artria e nervo intercostais. 9. Seco e rebatimento do msculo intercostal interno, com exposio da fscia endotorcica ou pleura parietal.

No se esqueam de sempre acompanhar a dissecao com o auxlio de um Atlas de anatomia veterinria.

Roteiro para dissecao e estudo da regio Braquial do co Face Lateral 1. Tricotomia da regio 2. Inciso e rebatimento da pele e da tela subcutnea com exposio da veia ceflica do mero ou veia ceflica do brao. 4. Dissecao do plano muscular com exposio dos seguintes msculos: Trceps braquial (cabea longa, cabea lateral) e msculo braquial. 5. Seco e rebatimento da cabea lateral do msculo trceps braquial com exposio dos msculos braquial e cabea acessria do msculo trceps braquial, msculo ancneo, alm do nervo radial com seus ramos superficial e profundo. Face Medial 1. Tricotomia da regio. 2. Inciso e rebatimento da pele e da tela subcutnea. 3. Disseco do plano muscular com exposio dos seguintes msculos: tensor da fscia do antebrao, msculo trceps braquial (cabea medial e longa), msculo bceps braquial e msculo peitoral superficial.

No se esqueam de sempre acompanhar a dissecao com o auxlio de um Atlas de anatomia veterinria.

Roteiro para dissecao e estudo da regio do Antebrao do co 1. Tricotomia da regio. 2. Inciso e rebatimento da pele e da tela subcutnea. 3. Dissecao dos msculos extensores que esto situados crnio lateralmente e msculos flexores que esto situados caudomedialmente: Face lateral: Msculo extensor carporadial, Msculo extensor digital comum, Msculo extensor digital lateral, Msculo extensor ulnar lateral, Msculo abdutor longo do dedo I, Msculo flexor carpoulnar, Face medial: Msculo flexor digital superficial, Msculo flexor digital profundo Msculo flexor carporadial, Msculo pronador redondo,

No se esqueam de sempre acompanhar a dissecao com o auxlio de um Atlas de anatomia veterinria.

Roteiro para dissecao e estudo da regio Abdominal Ventral do co 1. Tricotomia da regio 2. Inciso e incio da dissecao com rebatimento da pele desde a linha mediana ventral at a linha mediana dorsal. Contorne o prepcio ou a mama e rebata a pele dorsalmente. Esta inciso e incio sero demonstrados pela professora. 3. Identifique logo abaixo da pele a tela subcutnea com o msculo cutneo do tronco. 4. Inciso e rebatimento da tela subcutnea e msculo cutneo do tronco. 5. Seco e rebatimento da lmina externa da bainha do msculo reto do abdmen com exposio do msculo reto do abdmen. Observe que o msculo reto do abdmen um msculo poligstrico, estando seus vrios ventres separados pelas interseces tendneas. 6. Separao das aponeuroses dos msculos oblquo externo e interno do abdmen. 7. Rebatimento do msculo oblquo externo do abdmen e sua aponeurose com a exposio do msculo oblquo interno do abdmen e sua aponeurose; observe que suas fibras tm direo inversa s do oblquo externo. 8. Rebatimento do msculo oblquo interno do abdmen e sua aponeurose com exposio profundamente a ele do msculo transverso do abdmen, cuja aponeurose forma no tero mdio, a lmina interna da bainha do msculo reto do abdmen. Note que as aponeuroses dos msculos abdominais unem-se com as do lado oposto na linha mediana ventral, formando uma linha branca,

denominada de Linha Alba, sendo esta avascular e stio de eleio para incises ventrais na parede abdominal.

No se esqueam de sempre acompanhar a dissecao com o auxlio de um Atlas de anatomia veterinria.

Roteiro para dissecao e estudo da regio da Coxa do co Face Lateral 1. Tricotomia da regio. 2. Inciso e rebatimento da pele e da tela subcutnea. 3. Dissecao do plano muscular com exposio do msculo bceps femoral, msculo vasto lateral e fscia lata. 4. Seco e rebatimento do msculo bceps femoral com exposio do msculo abdutor crural caudal ou abdutor da coxa, msculo semitendinoso e nervo isquitico. Face Medial 1. Tricotomia da regio. 2. Inciso e rebatimento da pele e da tela subcutnea. 3. Dissecao do plano muscular com exposio do msculo: sartrio cranial e sartrio caudal, msculo grcil e msculo pectneo. 4. Seco e rebatimento da poro caudal e cranial do msculo sartrio e do msculo grcil para exposio do msculo vasto medial, msculo reto femoral, msculo adutor da coxa e msculo semimembranoso.

10

No se esqueam de sempre acompanhar a dissecao com o auxlio de um Atlas de anatomia veterinria.

Roteiro para dissecao e estudo da regio da Perna do co 1. Tricotomia da regio. 2. Inciso e rebatimento da pele e da tela subcutnea. 3. Dissecao dos msculos extensores que esto situados crnio lateralmente e msculos flexores que esto situados caudo medialmente: Face lateral: Msculo tibial cranial, Msculo extensor digital longo, Msculo fibular longo, Msculo flexor digital profundo, Msculo gastrocnmio. Face medial: Msculo gastrocnmio, Msculo flexor digital superficial,

11

No se esqueam de sempre acompanhar a dissecao com o auxlio de um Atlas de anatomia veterinria.

Roteiro para dissecao e estudo da regio Inguinal 1. Tricotomia da regio 2. Inciso e rebatimento da pele e da tela subcutnea com exposio da aponeurose do msculo oblquo abdominal externo e orifcio externo do canal inguinal ou canal vaginal. No co macho, observe a exposio do funculo espermtico ainda recoberto pela fascia escrotal e msculo cremaster 3. Inciso e rebatimento do msculo oblquo abdominal externo e interno do abdome com exposio do msculo transverso do abdome. Observe aqui a direo das fibras de cada um destes msculos, em relao ao tendo de cada um, que do origem ao nome deles. 4. Inciso e rebatimento do msculo transverso do abdome e identificao do peritnio parietal onde neste ponto atingimos a cavidade abdominal. 5. Afastamento dos msculos largos do abdome (lateralmente) e do msculo reto do abdome (medialmente) para visualizao do orifcio interno do canal inguinal.

12

No se esqueam de sempre acompanhar a dissecao com o auxlio de um Atlas de anatomia veterinria. Roteiro para dissecao e estudo da regio Perineal 1. Tricotomia da regio 2. Inciso e rebatimento da pele e da tela subcutnea, com muito cuidado porque as estruturas aqui localizadas so muito delicadas e recobertas por gordura. 3. Dissecao do plano profundo com exposio do msculo retrator do pnis, msculo bulboesponjoso, msculo squiocavernoso, fossa squioretal, artria perineal, veia perineal, e nervo perineal, glndula ad-anal, msculo esfncter externo do nus.

13

You might also like