You are on page 1of 29

DIREITOS HUMANOS E PROSTITUIO FEMININA1 Anna Marina Barbar* Patrcia Portela Nunes** 1.

Introduo

O presente artigo tem como objetivo discutir o tema da prostituio em sua relao com a questo dos direitos humanos. Para tanto, buscamos desvendar a lgica da desqualificao social atualizada por aqueles que protagonizaram recentemente cinco situaes de violncia contra prostitutas no espao urbano brasileiro.

Considerando que no mbito do capitalismo o pertencimento ou no ao mundo do trabalho constitui-se em importante fator de desclassificao social, buscaremos discutir o processo de construo, definio e instituio da figura da prostituta enquanto uma ameaa a ordem burguesa tal como construda no Brasil. De outra parte, a violncia exercida sobre o corpo das prostitutas parece-nos indicar que a desqualificao do trabalho indissocivel da desqualificao do feminino que elas representam. Nesse sentido, buscaremos analisar o sistema de representaes sociais a partir do qual se d a construo de diferentes percepes acerca do corpo feminino que concorrem para a produo do estigma da prostituio. Em desdobramento discutiremos as possibilidades de reverso deste estigma. Alm disso, trataremos das diferentes competncias cientficas, notadamente a dos mdicos e a dos juristas, que so tidas como habilitadas a intervir seja no corpo das mulheres que se prostituem, seja nas suas atividades de trabalho, seja em sua prpria vida, disciplinando e normatizando suas condutas. Por fim, buscaremos problematizar os dispositivos legais referidos questo dos direitos das prostitutas no Brasil.

2. Colocao do problema

1 O presente artigo parte das reflexes realizadas para a elaborao do projeto de pesquisa intitulado Prostituio Feminina e Direitos Humanos, apresentado a ONG DAVIDA Prostituio, Direitos Civis, Sade com a finalidade de obteno de financiamento da UNFPA/ONU.

A imprensa, tanto quanto a mdia virtual, registrou no perodo compreendido entre 23 de junho a 07 de julho a ocorrncia de cinco casos de violncia cometidos contra prostitutas no Rio de Janeiro e So Paulo. O primeiro deles evidencia o ato deliberado de agresso na medida em que os agressores teriam investido contra uma mulher a partir da suposio de que se tratava de uma prostituta. Tratava-se de Sirley Dias, empregada domstica de 32 anos, que aguardava num ponto de nibus s cinco horas da madrugada do dia 23 de junho, na orla da Barra da Tijuca, uma conduo que a levaria ao mdico. Em seu depoimento prestado na 16 Delegacia de Polcia Sirley relata:

"Eles pararam em frente ao ponto de nibus. Quatro saltaram, puxaram minha bolsa e comearam a me agredir. Em seguida, eles fugiram. Eles foram embora rindo e dando gargalhadas. Eu estava olhando na direo que os nibus vm quando eles chegaram me xingando. Depois de pegar a minha bolsa, eles comearam a me bater. Levei muitos pontaps e chutes no rosto. Coloquei o brao na frente, para me proteger e eles passaram a me dar socos e cotoveladas na cabea". (Sirley; www.globo.com: 24/06/2007).

Na semana seguinte, uma prostituta acusa de agresso o mesmo grupo de rapazes presos pelo espancamento de Sirley Dias. A mulher, que se identificou como ngela, afirmara na 16 Delegacia de Polcia que fora agredida no mesmo dia num ponto de nibus anterior ao que Sirley estava. No depoimento prestado ela reconhece um dos agressores e relata que teria sido ameaada quando estava com um cliente e que, posteriormente, j sozinha, tivera sua bolsa roubada e fora agredida com chutes.

Poucos dias depois, na madrugada do dia 04 de Julho de 2007 a prostituta Fabiane Pereira Costa denunciou os atores Luis Mendes e Rmulo Arantes Neto de t-la agredido e roubado-lhe a bolsa. Apesar dos acusados negarem a agresso, Fabiane confirma ter sido lesada na prestao de seus servios, agredida fisicamente e roubada por ter se recusado a manter relaes sexuais com trs homens. Por falta de testemunhas, o caso permanece sendo investigado. Na mesma madrugada na cidade de So Jos dos Campos, a 91 km de So Paulo, uma outra prostituta denuncia um homem de 24 anos por ter-lhe ateado fogo no corpo, causando-lhe queimaduras de 1 e 2 graus do joelho para baixo. A imprensa no divulgou

os nomes da vtima e do agressor, mas especifica que o crime teria sido resultado de um dissenso com relao ao pagamento do programa. Depois de ter sido reconhecido pela vtima, o acusado foi detido e indiciado por tentativa de homicdio.

Trs dias depois, s quatro horas da madrugada do dia 07 de julho, uma prostituta foi agredida por trs homens na Avenida Atlntica em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A vtima, apresentando-se como Mnica, foi levada por policiais militares para o Hospital Rocha Maia, em Botafogo, e em seguida deu queixa na 12 Delegacia de Polcia, em Copacabana. A recusa da vtima em sair com os trs clientes teria levado um deles agredila com socos no rosto e a fugir em seguida acompanhado dos demais. A agresso resultou ainda na fratura do nariz de Mnica.

As matrias jornalsticas, virtuais e impressas, no apenas registram e divulgam os atos de violncia perpetrados a prostitutas, como ainda apresentam interpretaes crticas que sugerem o desrespeito aos direitos fundamentais deste segmento social, tal como explicitado na manchete referida agresso sofrida por Sirley Dias: Jovens acham que prostituta saco de pancada2. Pode-se considerar que o espao concedido pela imprensa a tais situaes de exerccio da violncia evidencia a vigncia de uma percepo ampla e difusa a respeito da violao dos direitos humanos das mulheres agredidas.

Por outro lado, podemos afirmar que tal percepo resulta da ao de agentes sociais coletivamente organizados. Isto , tais agentes objetivados em movimentos sociais e associaes vem conferindo maior visibilidade social ao problema da violncia praticada contra tal segmento. A primeira grande mobilizao por direitos envolvendo profissionais do sexo no Brasil, que data do fim dos anos setenta, resultou de uma situao de violncia vivenciada por um conjunto de prostitutas da Boca do Lixo, rea de prostituio da cidade de So Paulo. O delegado daquela jurisdio de polcia, Wilson Richetti, ento articulava um forte esquema de represso prostituio, ao que resultou nas mortes de uma travesti e duas mulheres, uma das quais grvida. Foi este o estopim para que prostitutas e travestis ocupassem o centro da cidade de So Paulo em uma passeata em que denunciavam as arbitrariedades da polcia e mostravam a cara pela primeira vez3. Podemos considerar tal
2 3

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL65140-5598-133,00.html. BARBAR, Anna Marina e LEITE, Otlia Silva. 2007. As Meninas da Daspu. Terespolis, RJ: Novas Idias.

evento como ato fundador do movimento social de prostitutas no Brasil uma vez que a partir dele surgiram os primeiros encontros nacionais de prostitutas, as primeiras associaes, bem como a Rede Brasileira de Prostitutas, criada em 1987. Cumpre destacar que o primeiro nmero do jornal Beijo da Rua, de dezembro de 1988, trazendo como manchete Prostituio no caso de polcia: sociedade se mobiliza para mudar lei confusa, apresenta uma fotografia que retrata a cena de uma prostituta algemada em uma rvore nas dependncias fsicas da 2 Delegacia de Polcia sem que houvesse nenhum tipo de acusao que sobre ela incidisse.

Uma anlise mais detida sobre a situao de violncia vivenciada por Sirley Dias explicita o paradoxo encerrado na argumentao de defesa dos agressores e bem denota a complexidade do problema em jogo. Isto , para os agressores, nos depoimentos prestados polcia, a justificativa do ato encontraria sua razo de ser nas vtimas eleitas (as prostitutas), de forma a sustentar que o suposto engano os eximiria da responsabilidade penal. A lgica da argumentao explicita, portanto, a desqualificao patente e ostensiva de certas categorias de indivduos. E, como corolrio, evidencia a atualizao de critrios de classificao e princpios de diviso que cindem a humanidade em dois grupos: aqueles passveis de terem seus direitos de cidado garantidos porquanto so vistos como pertencentes ao gnero humano e aqueles tidos como desprovidos de quaisquer direitos e margem da humanidade.

No se trata, contudo, de tomar a justificativa dos agressores de Sirley como caso isolado, como se tratasse de argumentao episdica. A prpria imprensa tratara o caso de Sirley como homlogo ao caso de Galdino Jesus dos Santos, ndio patax, que dormindo em um ponto de nibus de Braslia, fora incendiado vivo, em 1997, por um grupo constitudo por quatro homens e um menor de idade. Indiciados os primeiros pelo Ministrio Pblico Federal, os acusados alegaram justia que pretendiam apenas dar um susto num mendigo para v-lo correr e que desconheciam tratar-se de um ndio. V-se, assim, tratarse da atualizao de uma mesma lgica cuja coerncia parece centrar-se na identificao de pessoas pensadas como desprovidas da condio de humano; uma lgica cuja operacionalidade contradiz a Declarao Universal dos Direitos do Homem de 1948, que em seu artigo 1 assevera: Todos os homens nascem livres e iguais, em dignidade e direitos.

Segundo Lindgren Alves trata-se, do ponto de vista dos perpetradores, da violao deliberada de uma srie de direitos inerentes a todas as pessoas fsicas pelo simples fato de serem pessoas humanas, a partir de uma postura que denega a humanidade das vtimas (ALVES; 2005: 04)4.

Esta operao de cindir a humanidade em dois blocos aciona, no entanto, diferentes critrios de distino: nacionalidade, religio, origem tnica, raa, gnero e orientao sexual; critrios estes que podem se apresentar sobrepostos em situaes de violao de direitos. Isto , estamos nos referindo a diversas formas de violaes de direitos que tem como pressuposto a desumanizao ideolgica das vtimas.

Os cinco casos de violncia contra prostitutas aqui descritos, exigem reflexo crtica assim como demandam aes dirigidas por parte da sociedade civil organizada, notadamente por parte das instncias de representao poltica _ associaes e movimentos sociais referidos s prostitutas _ no sentido de contribuir para sua converso em problema social, em problema pblico, do qual se deve falar publicamente. Enquanto situaes empricas estes casos colocam um conjunto de questes passveis de serem discutidas e analisadas criticamente.

A interpretao da imprensa atribuiu relativo destaque posio social dos agressores, como se o pertencimento de classe se constitusse em elemento heurstico que por si s explicasse a violao dos direitos humanos; conforme se depreende da seguinte colocao veiculada pela mdia virtual: A violncia contra prostitutas no Brasil est crescendo diariamente e grande parte dos agressores so jovens de classe mdia. (grifos

Lindgren Alves bacharel em direito e diplomata de carreira, formado pelo Instituto Rio Branco em 1969. Entre 1985 e 1988, Alves serviu como Conselheiro na Misso do Brasil junto s Naes Unidas, em Nova York. Foi Chefe da Diviso das Naes Unidas do Itamaraty entre 1990 e 1995. Como membro da Subcomisso das Naes Unidas para preveno da Discriminao e Proteo das Minorias, Alves foi autor do projeto, que se transformou na Resoluo 1994/2, que propunha a realizao de uma conferncia mundial sobre o racismo, a xenofobia e intolerncia correlata; tendo assim contribudo para a realizao da Conferncia de Durban que tratara destes temas em agosto/setembro de 2001. Cumpre, pois, destacar que as formulaes de Alves sobre os direitos humanos no dispensam as modalidades intrnsecas de percepo e saber referidas seja a cincia do Direito, seja a sua formao como diplomata do Itamaraty. De outra parte, os cargos e postos assumidos por Alves sugerem uma trajetria profissional que evidenciam a sua condio de ator; isto cujos atos e prticas traduzem poderes de deciso e interveno social referidos defesa dos direitos humanos que vigoram nas ditas sociedades complexas e multiculturais.

nossos)5 Parece-nos, no entanto, que a pertinncia da posio social dos agressores s se coloca como elemento de anlise crtica se operarmos de modo relacional, isto , se deslocarmos o foco de grupos e indivduos para as relaes sociais. Nesse sentido, um conjunto de questes pode ser aventado para alm da posio social dos agressores: quem so as vtimas, as mulheres que sofreram agresso ou, dito de outro modo, que tipos de esteretipos pesam sobre elas? Quais so as suas supostas transgresses? Ou, de outra parte, que tipo de poder se investe os agressores para praticar tais atos? Como os dispositivos legais tratam a questo a respeito dos direitos das prostitutas? Quem, dentre o conjunto dos sujeitos falantes, tem boas razes para tomar as prostitutas como objeto de investigao? De onde parte a fala sobre elas? Quais, dentre as diferentes competncias cientficas, so tidas como habilitadas para professar um discurso sobre elas? Estas entre outras questes podem ser elencadas como fio condutor para um exame acurado sobre as diferentes situaes de violncia a que so submetidas s prostitutas, sejam elas fsicas ou simblicas.

3. Disciplinando o mundo do no-trabalho: o ponto de vista dos perpetradores

Tomando-se como referncia os cinco casos de exerccio de violncia aqui citados, os primeiros elementos que se colocam anlise concernem ao ato de violncia, lgica que acionam os agressores e a forma como se realizam. exceo de um nico caso, a fala das vtimas explicita situaes de agresso caracterizadas por aes praticadas em grupo (mais de um agressor) tanto quanto evidenciam seu carter deliberado: os agressores tinham como alvos prostitutas sem que houvesse necessariamente uma causa de desagrado ou confronto de interesses. Os casos referidos a Sirley Dias e ngela evidenciam aes perpetradas em conluio sem quaisquer razes aparentes com vistas a infligir castigo a mulheres que praticam a prostituio. Valem-se, para tanto, do recurso violncia fsica: chutes, pontaps, socos, o ato de atear fogo em corpos vivos, praticados entre pilhrias, que bem evidenciam os efeitos provocados pelo entrecruzamento de diferentes dispositivos de controle e dominao; dispositivos estes referidos quer sexualidade, quer ao aprisionamento enquanto forma de organizao do sistema penal moderno, quer ao fenmeno da urbanizao e s formas de controle do espao pblico. De outra parte,

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL65140-5598-133,00.html.

podemos considerar que tais atos explicitam o sistema de representaes sociais referido s mulheres que se prostituem. Tais atos inscrevem-se, no entanto, na contramarcha da histria do sistema judicirio no ocidente, posto que dispensam os mecanismos refinados de disciplinarizao dos corpos a favor de modalidades punitivas que fazem lembrar os suplcios do antigo regime; conforme as anlises de Michel Foucault (1997). Nesse sentido, para alm das agresses implicadas, faz-se necessrio perquirir como tais atos so percebidos pelas instncias legtimas de exerccio de poder: que tipos de regras infligem, a que poderes institudos confrontam e deslegitimam? Ou, inversamente, o que eles mantm, endossam e buscam legitimar?

Ao se propor a fazer uma histria da justia, da prtica judiciria, Michel Foucault identifica modificaes nas engrenagens da mecnica exemplar de punio que ajudam a entender o lugar e o sentido atribudo aos mecanismos de punio legal referidos s sociedades industriais modernas (Foucault; 1997: 26). Em sua concepo, possvel se estabelecer certa inflexo entre o que designa como justia pr-judiciria e justia moderna. Dentre as modificaes ocorridas, Foucault atm-se ao desaparecimento dos suplcios. Isto , o corpo supliciado, esquartejado, amputado, marcado simbolicamente no rosto ou no ombro, exposto vivo ou morto, dado como espetculo (Foucault; 1997: 14) deixa de ser o alvo principal da represso penal com o surgimento dos cdigos modernos: Rssia (1769); Prssia (1780); Pensilvnia e Toscana (1786); ustria (1788); Frana (1791, 1808 e 1810). Segundo o autor, a punio fsica vai se tornando a parte mais velada do processo penal de forma a implicar no desaparecimento dos suplcios. E, a despeito das variaes existentes nestes diferentes cdigos, existiria na justia moderna e entre aqueles que a distribuem uma vergonha de punir (Foucault; 1997: 15). Ao atualizar uma tal percepo, a justia deixaria de assumir publicamente a parte da violncia que est ligada ao seu exerccio. Em lugar dos suplcios e dos castigos-espetculo como instrumentos de punio v-se surgir outra modalidade punitiva, mais voltada para a correo, reeducao e para a cura dos criminosos. Trata-se de uma modificao na prpria concepo do objeto crime, aquilo a que se refere prtica penal; isto , o que passa a ser passvel de punio no apenas o corpo do criminoso, mas sua alma, seu corao, seu intelecto, sua vontade, bem como as suas disposies, passando a julgar coisa bem distinta que crime. Nas palavras do autor:

10

Julgam-se as paixes, os instintos, as anomalias, as enfermidades, as inadaptaes, os efeitos de meio ambiente ou de hereditariedade. Punem-se as agresses, mas por meio delas, as agressividades, as violaes e, ao mesmo tempo, as perverses, os assassinatos que so, tambm, impulsos e desejos (Foucault; 1997: 21). De sorte que a figura do carrasco d lugar a todo um conjunto de especialistas _ entre mdicos, psiquiatras, psiclogos e educadores _ portadores de determinados saberes, tcnicas e discursos cientficos que se formam e se entrelaam com a prtica do poder de punir. Com a emergncia de um novo sistema penal o poder de julgar foi em parte transferido para instncias distintas daquelas referidas aos juzes de infrao, relacionadas prtica deste conjunto de especialistas e que denotam a atualizao de elementos extrajurdicos no mbito da justia criminal moderna. Mas tal transferncia ocorre no no sentido de integrar tais saberes no estrito poder de punir, mas para faz-los funcionar no interior da operao penal como elementos no jurdicos (Foucault; 1997: 25).

No entanto, para este autor, estas modificaes nos sistemas punitivos so efetuadas a partir de certos elementos que sugerem a continuidade entre tais sistemas. Isto , ainda que a justia moderna no acione mais os castigos violentos e sangrentos vigentes no durante o Antigo Regime, optando pela utilizao de mtodos mais suaves como trancar ou corrigir, ainda assim o objeto jurdico dirige-se ao corpo: sempre do corpo que se trata _ do corpo e de suas foras, da sua utilidade e da docilidade delas, de sua repartio e de sua submisso. (Foucault; 1997: 28).

Por essa via de anlise, o autor descreve no apenas a formao de um saber sobre o corpo, ancorado em discursos cientficos, mas tambm atenta para relaes de poder que tm alcance imediato sobre ele. Trata-se de considerar que o corpo est diretamente mergulhado num campo poltico, a partir do qual ele passa a ser investido por relaes de poder e de dominao; o que significa considerar que o corpo como fora de trabalho que passa a ser objeto de interveno. Ou seja, esse investimento poltico no corpo est ligado aos seus usos econmicos de forma a indicar que sua utilizao como fora de trabalho s possvel se ele estiver referido a um sistema de sujeio. Assim que o corpo s se torna fora til se for ao mesmo tempo corpo produtivo e corpo submisso. A constituio deste saber sobre o corpo e o exerccio deste controle designada pelo autor

11

como tecnologia poltica do corpo (Foucault; 1997: 28). No se trata de localiz-la num tipo definido de instituio ou mesmo num aparelho de Estado. Mas de considerar que estas instncias recorrem incessantemente a esta tecnologia poltica do corpo, utilizando-a, valorizando-a e impondo-lhes as suas maneiras de agir.

De outra parte, ao deslocar o foco de observao para a justia enquanto aparelho de Estado, Foucault observa certo nmero de contradies introduzidas pelo sistema penal no seio das massas; a principal delas teria sido o estabelecimento de uma oposio entre plebeus proletarizados e plebeus no proletarizados que no dispensa a atualizao desta tecnologia poltica do corpo. Assim, se durante certo perodo, ao sistema penal tinha sido atribudo uma funo eminentemente fiscal, predominante durante a Idade Mdia, com o advento das sociedades industriais ele passa a assumir uma funo especfica na luta antisediciosa. A represso s revoltas populares deixa de ser tarefa militar para ser atualizada por um sistema complexo de justia-polcia-priso (Foucault; 1993: 50).

Trata-se de um sistema que desempenha um triplo papel, que conforme as pocas, o estado das lutas e a conjuntura histrica, faz prevalecer ora um ora outro destes aspectos. Por um lado, tal sistema desempenhou importncia capital como fator de proletarizao; isto , ele assumiu como funo coagir o povo a aceitar o seu estatuto de proletrio e as condies de explorao do proletariado. Para tanto, assistiu-se a emergncia, do fim da Idade Mdia at o sculo XVIII, de todo um conjunto de leis direcionadas ao controle de mendigos, ociosos e vagabundos.

Por outro lado, ao sistema penal tambm passam a ser atribudas funes especficas de punio e isolamento _ ou punio via isolamento com o surgimento das prises _ que foram direcionadas especificamente s consideradas classes perigosas, aqueles segmentos sociais tidos como os mais violentos da plebe e que poderiam servir como ponta de lana aos movimentos de resistncia popular. O terceiro papel do sistema penal teria sido o de fazer com que a plebe no proletarizada aparecesse aos olhos do proletariado como marginal, perigosa, imoral e ameaadora para toda a sociedade. Assim que as novas legislaes penais e a emergncia da priso desempenharam importante papel para que a burguesia pudesse impor ao proletariado certas categorias da moral dita universal que

12

serviram durante bastante tempo como barreira ideolgica entre ela e a plebe no proletarizada (Foucault; 1993: 51).

V-se, assim, como o pertencimento ou no ao mundo do trabalho constituiu-se numa das contradies mais importantes no processo de constituio do sistema capitalista. E, como indica Foucault, se uma das formas de funcionamento do sistema penal foi como sistema anti-sedicioso, ele teve que fazer uso de toda uma ideologia destinada a cindir a plebe proletarizada da no proletarizada; e isto no apenas para apartar este segmento no proletrio do proletariado, mas para servir-se dele no processo de subordinao do prprio proletariado, seja utilizando os elementos plebeus como soldados e policiais, seja como traficantes e pistoleiros.

De outra parte, os principais meios utilizados pelo sistema penal para separar as classes perigosas dos movimentos de resistncia popular foram, segundo o autor, o exrcito, a colonizao e as prises. Dentre estes o sistema penitencirio, com reforo da polcia, que no sculo XX deve por si s preencher essas funes.

O esquadrinhamento policial quotidiano, os comissrios de polcia, os tribunais (e simultaneamente os flagrantes de delito), as prises, a vigilncia ps-penal, toda a srie de controles que constituem a educao vigiada, a assistncia social, os abrigos, devem desempenhar no prprio local, um dos papis que outrora o exrcito e a colonizao desempenhavam, transferindo e expatriando indivduos (Foucault; 1993: 51). Disto poder-se-ia depreender que muito embora a funo do sistema penal como sistema anti-sedicioso no se sirva mais dos mesmos meios para fazer valer a extrao de elementos da plebe do proletariado, os elementos ideolgicos operantes para a efetivao de tal ciso permanecem atuantes. Nesse sentido, o trabalho (ou seu reverso: o notrabalho) institui grupos sociais situados margem das sociedades capitalistas, tanto quanto circunscreve, delimita e define a prpria noo de trabalho. Funciona, por esse vis, como fator de desclassificao social.

13

a fora de imposio destes elementos de ideologia que nos parece ser atualizada na argumentao de defesa dos agressores de Sirley Dias e Galdino Jesus dos Santos: a mendicncia e a prostituio so acionados como argumentao de defesa porquanto so vistos como situados para alm das fronteiras sociais referidas ao mundo do trabalho. Enquanto situaes concretas de violncia espontnea produzida para alm dos cdigos os casos aqui citados produzem como efeito social a legitimao da desqualificao social de segmentos classificados como indisciplinados pois referidos a situaes de desemprego ou de recusa das jornadas de trabalho. Em oposio a tal perspectiva, assistiu-se a partir da dcada de 1960 a emergncia dos designados novos movimentos sociais que vo conferir novos sentidos idia de trabalho e, por conseguinte, ao seu reverso: o no-trabalho. A esse exemplo pode ser citado o lema da campanha do movimento brasileiro de prostitutas, financiada pelo governo federal brasileiro em 2002: Sem vergonha, garota. Voc tem profisso. Cabe salientar que as aes do movimento de prostitutas no Brasil operam no sentido de reforar a identificao da prostituio como trabalho.

Portanto, parece-nos que os casos de violncia aqui descritos no podem ser interpretados como atos de justia pelas prprias mos ou espcies de milcias que disputam o monoplio do exerccio da punio ou de controle social. Isto , parece-nos que tais atos no confrontam as instituies formais de controle social ou o ato de punio em si uma vez que no disputam os direitos legtimos de exerccio daquilo que Michel Foucault designou como tecnologia poltica do corpo, mas podem ser lidos, numa primeira aproximao, como atualizao da lgica de desqualificao social que se estrutura simultaneamente construo da ordem burguesa. No se tratam, assim, de intervenes no sentido de disciplinar ou sujeitar o corpo, ainda que o exerccio da violncia em todos os casos enfocados incida sobre o corpo. Nas situaes descritas o corpo agredido simboliza no apenas o corpo referido ao mundo do no-trabalho, como remete a todo um conjunto de representaes referidas a imagem da mulher que se prostitui.

A prostituta parece agregar todo um conjunto de esteretipos ambivalentes: ao mesmo tempo em que concentra em torno de si a idia de autonomia (seja econmica, seja do uso de seu prprio corpo); tal idia no se descola de seu oposto: a subordinao, podendo ser interpretada como mulher submissa seja em termos econmicos, seja por utilizar seu corpo para satisfazer aos desejos sexuais masculinos. Os mesmos critrios em

14

sinais invertidos sustentam, pois, quer a autonomia, quer a sujeio. O corpo da mulher que se prostitui est assim referido a um sistema de representaes sociais que, operando por pares de oposio simtrica, no prescinde da oposio hierrquica e binria entre o masculino e o feminino, fundamento da dominao masculina, conforme as anlises de Pierre Bourdieu _ a qual retomaremos noutro tpico. esta ambivalncia que parece estar presente nas situaes de violncia aqui enfocadas, isto , o esteretipo da subordinao (ou inferioridade feminina) inscrito nas estruturas cognitivas que organizam a construo da ordem masculina (Bourdieu; 1998: 18) atualizado sem dispensar a imagem da autonomia, que tais mulheres, prostitutas, no deixam de insinuar. Autonomia esta sobre a qual no pesam as noes de consciente ou inconsciente. Ou seja, o homem agressor no precisa deter ntida conscincia da autonomia da mulher que se prostitui ou t-la ao nvel de seu inconsciente ao praticar atos de violncia, posto que ela est implcita no jogo das relaes sociais6, suscitando emoes igualmente ambivalentes de desejo e repulsa, dio e atrao. O olhar masculino sobre o corpo da prostituta encerra, pois, em ambigidades e contradies, fundamento das interaes entre as prostitutas e seus clientes.

De outra parte, a violncia exercida sobre o corpo feminino _ notadamente sobre o corpo de prostitutas _ parece-nos sobrepor a desqualificao do trabalho ao ideal de feminilidade passiva e domstica que se institui em face da construo da ordem burguesa no Brasil que no dispensou a hierarquizao social dos espaos da cidade, conforme trataremos no prximo tpico.

4. O Exerccio da Vigilncia no Espao Pblico: sob a mira de mdicos e policiais

Segundo concebemos o pressuposto de desumanizao ideolgica das vtimas, que identificamos nos cinco casos de violncia referenciados neste artigo, assume peculiaridades conforme a formao social a que pertenam vtimas e agressores. Como assinalado anteriormente, no mbito do capitalismo o pertencimento ou no ao mundo do trabalho constitui-se em importante fator de desclassificao social, sendo acrescido do atributo de

6 Sobre a diferena entre aplicao dos pares de oposio simtrica conscincia/ inconscincia ou explicito/implcito como noes operacionais da anlise sociolgica, consultar: Bourdieu, P. 1983. Esboo de uma teoria da prtica In: ORTIZ. Pierre Bourdieu. So Paulo: tica. pp.46-81.

15

periculosidade conferido a esses grupos a partir de processos histricos especficos que no dispensam, no caso do Brasil, a reflexo sobre o colonialismo ibrico e a escravido. Buscaremos, assim, discutir o processo de construo, definio e instituio da figura da prostituta enquanto uma ameaa a ordem burguesa tal como construda no Brasil. Segundo Magali Engel, ao longo do sculo XIX, o Rio de Janeiro passa por um amplo processo de transformaes que compreendem a diversificao de suas atividades urbanas, bem como a complexificao de sua estrutura social, tornando-se, uma cidade progressivamente desconhecida e assustadora aos olhos daqueles que se dispunham a desvend-la, orden-la, classific-la. Uma das principais caractersticas que a cidade passa a apresentar a partir de ento, seria a de um profundo descompasso entre a oferta e a procura de mo-de-obra livre. Aos que ficavam margem deste mercado de trabalho restava viver de expedientes. Ampliamse assim, e diversificam-se os segmentos sociais tidos como desclassificados no espao urbano. Conforme Laura de Mello e Souza a categoria dos desclassificados sociais, dentro da qual estariam inseridas as prostitutas, surge na sociedade colonial brasileira, como resultado da poltica metropolitana voltada para o povoamento do Novo Mundo atravs da utilizao de segmentos sociais tidos como ameaadores da ordem metropolitana. Neste processo, o carter agroexportador e escravista da economia colonial, conferindo instabilidade scioeconmica aos segmentos sociais livres e no proprietrios, constituiu-se como importante fator de manuteno e reproduo dos desclassificados, enquanto dados intrnsecos prpria dinmica da sociedade colonial (Engel apud Souza; 1982: 14 ). Com a emancipao poltica em relao metrpole, em princpios do sculo XIX, o processo de construo do Estado Imperial, alm de caracterizar-se pelo compromisso com a preservao da ordem escravista, no que se refere atuao policial, encontrar-se- marcado pela construo de um olhar que discernir trs universos de indivduos na nova ordem em construo: o Mundo do Governo, o Mundo do Trabalho e o Mundo da Desordem (Brando et alli; 1981: 55).

16

Definido pelos critrios que o diferenciavam tanto do Mundo do Governo - composto pelos proprietrios que integravam o conjunto dos cidados ativos - como do Mundo do Trabalho formado pelos escravos, tidos como no-cidados -, o Mundo da Desordem era fluidamente delimitado pela noo de no-trabalho (Engel; 1989:30). Numa sociedade hegemonicamente marcada por uma percepo, mais que pejorativa, aviltante, do trabalho, porque associado escravido, o no-trabalho seria, portanto, contraditoriamente utilizado como fator de desqualificao. Nesta perspectiva, o Mundo da Desordem, associado ao Mundo do Trabalho, demarcariam o espao das tenses sociais, compreendendo o conjunto de indivduos classificados como cidados no-ativos, conforme os critrios censitrios que estabeleciam, na Constituio de 1824, o direito de votar e de ser votado. Referida vadiagem, mendicncia e alcoolismo, a prostituio seria localizada pelos textos legais que foram vigentes durante o perodo imperial, no universo da desordem moral e social, mas no no universo do crime, tornando-se assim, objeto de represso apenas quando era percebida enquanto ameaa tranqilidade e moral pblicas. Em funo disso, na perspectiva de Engel, a ao que norteou o tratamento da questo na cidade, entre 1840 e 1890, assumiu um carter profundamente arbitrrio, variando segundo as interpretaes pessoais e as diretrizes adotadas pelas autoridades judiciais e policiais em cada caso (Engel; 1989: 32). De meados do sculo XIX em diante, com a intensificao do processo de desagregao do escravismo, inicia-se a construo de uma nova tica do trabalho, em que o mesmo passa a ser pensado como algo essencial ao homem, no sentido de enriquec-lo e dignific-lo, conferindo-lhe status de cidado, em oposio ao no-trabalho. Tais transformaes trariam consigo a construo de uma nova idia de nao, desenrolando-se lenta e contraditoriamente, no decorrer da segunda metade do sculo XIX. At a dcada de 1880, a persistncia de relaes de escravido obstaculizaria a diferenciao entre o trabalho e o no trabalho segundo critrios burgueses. A complexificao do espao urbano na cidade do Rio de Janeiro contribuiria ainda mais para a diluio de tais fronteiras, j que o trabalho e o no trabalho tendiam a compartilhar o mesmo espao fsico na cidade.

17

Enquanto as hospedarias e cortios que surgiam por toda parte, oferecendo abrigo aos mais variados tipos sociais, de operrios a mendigos, apareceriam aos cronistas da poca como espaos em que trabalhadores misturavam-se a vadios e criminosos; as ruas, cada vez mais identificadas com a diversidade social, constituam-se como o lugar em que a prostituio se exercia sem limites muito precisos. Esta indiferenciao social de espaos na cidade teria sido percebida pela intelectualidade da poca como um aspecto determinante da desordem que a caracterizava (Engel, 1989, p.37). Tida, portanto, como um lugar catico e perigoso, a cidade parecia requerer ordenao e controle, tornando-se objeto da formulao de um conjunto de estratgias voltadas para a demarcao e hierarquizao de seus espaos. O primeiro segmento de intelectuais empenhados neste projeto de normatizao do espao urbano seriam os mdicos, atuando nesse sentido, desde 1830, atravs da Academia Imperial de Medicina e da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro7. Instituda como espao de produo de um saber cientfico nos estatutos fixados por decreto de 15 de janeiro de 1830, a Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro deveria funcionar como uma espcie de consultoria do governo para os assuntos referidos higiene pblica. De modo que, caberia a ela, elaborar o cdigo de posturas da cidade, promulgado pela Cmera Municipal em 1832, tendo em vista disciplinar as diversas formas de comportamento individual que pudessem comprometer o que era concebido como o interesse pblico. Em 1835, a Sociedade seria transformada em Academia Imperial de Medicina do Rio de Janeiro, caracterizando-se, oficialmente, como instncia especializada na produo de

7 A esse respeito cabe mencionar que no Brasil a medicina e o direito tm ocupado posio hegemnica na hierarquia que estrutura as diferentes disciplinas acadmicas porquanto ao mdico, tanto quanto aos bacharis, so atribudos poderes de interveno habilitados a exercer influncia de modo duradouro na vida das pessoas, pois so encarregados de criar e controlar as prticas mais costumeiras e habituais em uma sociedade. A esse respeito consultar: PORTELA NUNES, Patrcia M. 2000. Medicina, Poder e Produo Intelectual. So Lus: UFMA-PROIN-CS; cujas anlises tratam das relaes entre a medicina e as estruturas de poder. A autora se prope a analisar como a medicina, assim como o direito, se constitui no Brasil como profisses tradicionalmente dominantes no campo da poltica. Para tanto, considera o mdico tanto como autor, que analisa e interpreta segundo modalidades intrnsecas de percepo e saber, quanto como ator cujas prticas incidem sobre todo o conjunto de uma dada sociedade na medida em que poderes de deciso e interveno lhe so atribudos nos mais variados planos de atividade social. Especifica, por esse vis, as posies ocupadas pelo mdico nas estruturas de poder e busca analisar quais atributos portados pelo mdico podem ser convertidos em atributos polticos, autorizando-o a exercer cargos e postos na estrutura de poder.

18

um saber destinado a viabilizar a perspectiva poltica de higienizao do espao urbano no pas (ENGEL, 1989, p 40). No mbito desta Academia, a comunidade mdica seria incentivada a refletir sobre temas que, previamente escolhidos pela instituio, eram tidos como fundamentais para a sociedade brasileira. Quanto ao contedo da produo elaborada e difundida, tanto pela Academia de Medicina, quanto pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, observa-se a predominncia da percepo que identificava e tratava o suposto estado de desordem geral da cidade, enquanto doena8. Adquirindo, assim, um carter, eminentemente poltico, a medicina que se desenvolveria no Brasil, a partir de meados do sculo XIX, tal como a medicina francesa do mesmo perodo, assumiria, na gesto da existncia humana, uma postura normativa que a autorizava a reger as relaes fsicas e morais dos indivduos e das sociedades em que viviam. (ENGEL; 1989: 50). No caso do Brasil, o carter prtico das reflexes mdicas aqui produzidas, se manifestaria na inteno de agir sobre o corpo doente, curando-o, ou seja, sobre a cidade, ordenando-a dentro dos padres mdicos que definiam a higiene e a sade. (Engel; 1989: 51). Percebida como um espao infectado, a cidade deveria ser conhecida e tratada. Identificada como um dos muitos aspectos desse espao a requerer tratamento, a prostituio transformar-se-ia numa temtica recorrente nos textos mdicos produzidos sobre a cidade a partir da dcada de 1840. Sua incorporao ao campo do saber mdico trazia, portanto, implcita a necessidade de que fosse transformada em objeto da ao do mdico. (Engel; 1989: 63). Antes de converter-se, porm, em objeto de ao, fazia-se, necessrio, tornar-se objeto de reflexo, o que, segundo Engel, s seria possvel mediante a superao de interdies de ordem moral que a identificavam como pecado9. Transformada

8 Um dos atributos que garantem legitimidade ao mdico para intervir na gesto da coisa pblica parece ser a metfora do corpo humano com a sociedade sustentada segundo o princpio: aquele que cuida bem do corpo estaria habilitado a cuidar bem da sociedade. ( PORTELA NUNES: 2000: 278). Tal princpio parece assim habilitar o mdico a intervir no mbito de uma cidade vista como catica. 9 Quanto a tal aspecto, vale salientar que a teologia catlico-romana opera na lgica da classificao e hierarquizao de pecados desde seus primrdios, tendo em vista a necessidade de conferir orientao aos padres confessores quanto aos procedimentos a serem adotados por ocasio do sacramento da confisso, necessidade que deu origem aos conhecidos manuais de confisso do perodo medieval. Para este assunto ver: HEINEMANN, Uta Ranke. Eunucos pelo Reino de Deus: mulheres, sexualidade e a Igreja Catlica. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1996. Em relao ao Brasil, a Igreja Catlica a partir de 1930, desempenhou um papel fundamental no processo de valorizao da continncia sexual e da contestao do carter patognico da abstinncia sexual completa e, apesar de ter rejeitado radicalmente a possibilidade de uma educao sexual laica, padres e intelectuais catlicos passaram, progressivamente a escrever seus prprios manuais e obras sobre a questo. Quanto ao tratamento deste debate entre Igreja e Medicina no Brasil, do ponto de vista do pensamento mdico, ver: CARRARA, Srgio. Tributo a Vnus: a luta contra a sfilis no Brasil, da passagem do sculo aos anos 40. Rio de

19

em doena, a prostituio passaria a poder ser observada, definida, classificada e, portanto normatizada pelo mdico. Estabelecendo os limites entre a normalidade e a doena no campo da sexualidade, o discurso mdico sobre a prostituio traria, ainda, consigo um projeto de normatizao higinica do corpo, concebido no apenas num sentido fsico, mas tambm num sentido moral e num sentido social (Engel; 1989: 63). Nos textos sobre a prostituio produzidos no Rio de Janeiro, entre 1840 e 1890, os mdicos conceberiam a sexualidade como uma funo orgnica associada necessidade de reproduo da espcie e, por conseguinte, como um aspecto da natureza humana. A satisfao do desejo sexual atravs do prazer seria reconhecida como uma exigncia fisiolgica. Mas, o desejo resultante do instinto natural seria simultaneamente percebido como necessidade e veneno para o corpo. Nesta perspectiva, sua livre manifestao definida pelas noes de excesso de prazer e/ou ausncia da finalidade reprodutora poderia produzir a destruio do organismo. (ENGEL; 1989:71). Estreitamente vinculada s idias de prazer excessivo e no-reproduo, a prostituio seria localizada pelo saber mdico no espao da sexualidade pervertida e, uma vez situada neste espao seria, freqentemente diagnosticada como uma enfermidade do corpo, um foco infeccioso que ameaava a sade e a vida. (Engel, 1989, p.74). A dimenso de perigo da prostituio, nestes textos, se ampliaria mediante a associao idia de contaminao. A prostituio ostensiva, espalhada pelas ruas da cidade, seria identificada como fator de disseminao da sexualidade pervertida. O espetculo pblico da prostituta exibindo seu corpo em atitudes supostamente provocantes era, freqentemente, interpretado como estmulo aos instintos de outros corpos, aprisionando nas malhas da perverso as vtimas saudveis. (Engel; 1989: 74). A nfase maior deste discurso incidiria, sobretudo, sobre a prostituio enquanto agente de propagao da sfilis. A idia de contgio elaborada no mbito do pensamento mdico relacionava intrinsecamente a ameaa da sfilis sade pblica, sobretudo nos centros urbanos que se constituam no espao privilegiado da ao mdica. (Engel; 1989).
Janeiro: FIOCRUZ, 1996. Para o estudo das fontes catlicas no perodo compreendido entre 1946 e 1973 ver: BARBAR, Anna Marina. Igreja Catlica, Medicina e Imprensa Feminina: Representaes sobre o Corpo da Mulher no Brasil Republicano. Tese de Doutorado. Universidade Federal Fluminense. Niteri. 2005.

20

Comparada s epidemias de clera, tifo, febre amarela, peste e etc., a sfilis parecia, entretanto, representar, uma ameaa mais terrvel, porque o prazer presente no ato que veiculava sua transmisso ocultava o verdadeiro contedo do que era transmitido, isto , uma doena que era percebida como sinnimo de morte. Nesse sentido, a ameaa que a prostituta representava a outros corpos se aprofunda ainda mais, j que seu corpo passa a ser visto como foco de contaminao e veculo da morte. Cabe salientar, tambm, que os elementos utilizados pelo mdico do sculo XIX, para compor o cenrio da prostituio e a personagem da prostituta, apresentavam-se carregados de um sentido moral e que, tal sentido, embora se revestisse de aspectos da moralidade crist, implicava na renovao desta moralidade atravs da noo mdica de higiene. Segundo Jurandir Freire Costa, a higiene retomaria a problemtica sexual religiosa conferindo-lhe outro estilo e novos fins. Preservaria a represso ao prazer supostamente gratuito e irresponsvel, mas passaria a exaltar a sexualidade conjugal, assinalando-lhe um papel decisivo na coeso do casal e na concretizao do casamento modelo (Costa, 1983). Espao da sexualidade tida como moralmente sadia, a famlia, embora mantivesse traos de instituio sagrada, seria considerada pelo mdico, sobretudo, como instituio higinica. Associada s noes de adultrio, unio criminosa e de degradao dos costumes, a prostituio seria tida como espao da sexualidade moralmente doente e assim, considerada pelo mdico como um grande perigo para a instituio da famlia. O carter moral e contagioso da doena ampliava-lhe ainda mais a periculosidade. Disseminada pelas ruas da cidade, a prostituio era considerada em si, como um atentado moralidade pblica. O perigo representado para as famlias honestas era, explicitamente, relacionado ao carter mais pblico, ou mais aparente das cenas abjetas da prostituio (Engel; 1989: 88). Mas, o mdico no se contentaria apenas com o estabelecimento do carter geral da ameaa, arvorando-se tambm a detalh-la, investig-la melhor, classific-la. Nesse sentido, as prostitutas seriam divididas entre pblicas, aquelas que assumiriam a prtica da prostituio, ou clandestinas, aquelas que ocultariam tal fato, cada um desses dois

21

grupos podendo contar ainda com novas subdivises, a cada uma das quais caberia ao mdico identificar e estabelecer a periculosidade. A noo de clandestinidade utilizada no mbito do discurso mdico para classificar a prostituio, faria emergir, entre outros significados a oposio entre as categorias de prostituio e de trabalho, a que j nos referimos. As prostitutas clandestinas eram identificadas como aquelas que ocultavam o exerccio da prostituio, por traz de outras atividades, ou profisses reconhecidas. Identificada como mscara acobertadora do vcio, a profisso reconhecida como trabalho se oporia prostituio, atribuindo-lhe um novo significado manifesto na vinculao idia do no-trabalho. As noes de trabalho e de honestidade seriam exclusivamente qualificadoras da profisso ou ofcio utilizado como disfarce de modo que, acerca da atividade da prostituio continuaria a pesar a desqualificao da ociosidade/desonestidade. Alm disso, verificar-seia tambm, uma vinculao entre a prostituio e certos tipos de ocupao que constituam, comumente, o meio de sobrevivncia das mulheres pobres da cidade. Condenando a prostituio por se opor ao trabalho e retirar as mulheres das tarefas produtivas, os mdicos no deixavam tambm costureiras, de desqualificar outras formas de e trabalho etc. feminino. Ao considerarem enfermeiras, lavadeiras, floristas como possveis

prostitutas enrustidas, evocavam o ideal de mulher esposa-me burguesa. Assim sendo, lanavam um olhar de suspeio sob todas as mulheres dos setores populares da cidade, mais presentes no espao pblico porque excludas da possibilidade de exerccio do referido papel social feminino. A lgica do olhar que desqualifica as mulheres pobres, tendo em vista limitar-lhes a liberdade de movimentao pelo espao da cidade j estava, portanto, construda no mbito do pensamento mdico de meados do sculo XIX, no Brasil. tal a lgica que se manifesta, no apenas no discurso formulado pelos agressores de Sirley no sentido de justificar a agresso cometida, como tambm no prprio ato de agredi-la. O ato de agresso cometido por mais de um homem contra uma mulher, pelo simples fato da mesma encontrar-se parada na rua, num ponto de nibus, durante a madrugada, identifica o espao da rua, como masculino e aponta para a desqualificao das mulheres que nele circulam, pelo menos na faixa de horrio - cerca de cinco horas da madrugada - em

22

que os casos de violncia contra mulheres discutidos neste artigo ocorreram. O discurso formulado por um dos agressores, tendo em vista justificar a violncia cometida contra Sirley em funo do desconhecimento de que se tratava de uma empregada domstica, e no de uma prostituta, alm de desumanizar a vtima pelo exerccio de uma ocupao que, afinal de contas no era a sua de prostituta -, sugere paralelismos entre esta ocupao e a de empregada domstica. Mais amplamente presentes no espao pblico do que as mulheres dos setores dominantes da sociedade, tendo em vista os deslocamentos necessrios ao exerccio de suas atividades laborais, as mulheres das classes trabalhadoras, desde que se constitui um espao propriamente urbano no Brasil, aos olhos do poder, sempre pareceram ameaar o ideal de feminilidade passiva e domstica cunhado pelo pensamento europeu em meados do sculo XVIII. As mulheres que se prostituam, tendo em vista as questes de ordem moral relacionadas ao exerccio da prostituio, pareciam ainda mais ameaadoras ao exerccio do controle social na cidade, tal como o atesta, o discurso mdico esquadrinhado por Magali Engel. Em conjunturas de crise poltica, como a da virada do sculo XIX para o XX no Brasil, a necessidade de controle sobre as classes trabalhadoras, tidas como perigosas, adquire carter de urgncia aos olhos dos setores dominantes da sociedade. Em conjunturas como estas a elaborao de estratgias de interveno no espao urbano no sentido de demarcar os espaos do trabalho e do no-trabalho, reforando as fronteiras entre os universos da ordem e da desordem, recorrente. De acordo com o trabalho de Magali Engel, verificou-se que a prostituio foi incorporada pela reflexo mdica enquanto doena, cujo sentido transcendia o ato de comercializar o sexo. Foco de contaminao siflica, ncleo de disseminao da imoralidade, espao da ociosidade, a prostituio foi classificada como ameaa sade fsica, moral e social do conjunto da populao urbana, requerendo, enquanto tal, interveno e controle. A profilaxia da doena da prostituio implicou uma relevante atuao por parte do mdico, nos mais diversos campos que compunham o universo da sociedade carioca de ento. Ao se atribuir o direito e o dever de zelar pelo correto e saudvel desempenho de papis referidos a instituies tais como a famlia, a escola e a igreja, o mdico estabeleceu

23

as premissas necessrias para o exerccio de um poder especfico, buscando torn-lo necessrio e legtimo. No que diz respeito ao tratamento da prostituio, entendida num sentido mais restrito, os mtodos prescritos e os fins perseguidos expressaram, pelo menos, duas tendncias distintas: a normatizao, mediante um regulamento sanitrio, e a extino, atravs da represso policial. Apesar da posio pr-regulamentarista ter sido hegemnica no mbito da comunidade mdica do Rio de Janeiro, pelo menos entre 1870 e 1890, a regulamentao sanitria da prostituio jamais seria implantada no Brasil10. Por outro lado, no se pode deixar de verificar que muitos dos aspectos que constituam o projeto mdico de normatizao dos comportamentos da populao urbana, de um modo geral acabariam se impondo ao cotidiano da cidade. No que diz respeito prostituio, nota-se que a violncia explcita e a arbitrariedade policial permanecem sendo as formas predominantes de tratar a questo. Tambm possvel, observar a delimitao de reas ou ruas no espao urbano destinadas prostituio. De nossa parte, acreditamos que as fronteiras que demarcam tais espaos, precisamente na cidade do Rio de Janeiro, estejam se diluindo o que restitui, novamente, cidade, o aspecto de caos urbano identificado por Magali Engel no discurso mdico de meados do sculo XIX. Nesse sentido, a visibilidade tida como excessiva da prostituio de rua notadamente, em algumas regies da cidade como o bairro de Copacabana, localidade em que ocorreram dois dos casos de agresso a prostitutas discutidos no mbito deste artigo passa a ser considerada por parte das instncias de poder como fator de agravamento das tenses, nestas localidades, entre prostitutas e seus clientes em potencial
11

. Trs das cinco

10 Afirmao que no perde legitimidade apesar do estudo de Srgio Carrara sobre a construo de um campo especfico de saber e interveno sobre a sfilis no Brasil, da passagem do sculo aos anos de 1940 em que o autor identifica experincias pontuais de regulamentao sanitria da prostituio no pas, como parte de modelos de combate a epidemia da doena. CARRARA, Srgio. Tributo a Vnus: a luta contra a sfilis no Brasil, da passagem do sculo aos anos 40. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1996. 11 A esse respeito, pode-se citar como exemplo aes arbitrrias tomadas por policiais no bairro de Copacabana: em maro de 2004, o movimento de prostitutas da cidade denunciou junta a Secretaria de Direitos Humanos do Estado a tentativa anticonstitucional perpetradas por policiais de efetuar o cadastro das prostitutas que trabalham no bairro, precisando e delimitando assim as zonas do bairro onde se pratica a prostituio. Sobre a delimitao e

24

mulheres cujas agresses comentamos, foram vitimadas por ocasio da negociao do programa com possveis clientes. Em todos os casos a formulao de propostas de programa por parte dos agressores foi considera pelas vtimas como abusiva como a exigncia de que apenas uma mulher atendesse a trs homens, em horrio j avanado da madrugada. Nesse sentido, poder-se-ia considerar que a reao to imediata ao limite imposto pelas prostitutas realizao do programa refere-se recusa pelo cliente da autonomia das mulheres. Autonomia esta que se evidencia tambm no ato das mesmas a encaminharem-se s delegacias de polcia para prestar queixa sobre as agresses sofridas.

5. Cdigo Penal: entre crimes e criminosos

Tomando como referncia o Cdigo Penal Brasileiro institudo pelo Decreto Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940, ainda em vigor, possvel perceber a vigncia de certa contradio com relao aos direitos das mulheres que se prostituem: _ apesar de no constar qualquer referncia com relao criminalizao das prostitutas, o que aponta para o fato de que no Brasil a prostituio no seja considerada crime, h um conjunto de outros dispositivos legais que comprometem de forma direta o acesso das prostitutas aos direitos fundamentais.

O primeiro destes dispositivos corresponde ao chamado lenocnio, que consiste em favorecer, induzir ou tirar proveito da prostituio alheia ou, ainda, manter casa de prostituio como "Crime contra os costumes" (RODRIGUES; 2004)
12

. Isto , no se

restrio das atividades profissionais em determinadas "zonas" da cidade vale perquirir a respeito da emergncia do conceito de "zoneamento". Segundo o arquiteto italiano Mancuso em "Le vicende dello zoning" (1978), o conceito de "zoneamento" atualizado atualmente na maioria das legislaes referidas ao planejamento urbano foi originado no domnio das administraes pblicas. A idia de criar "zonas" que delimitam e restrinjam o uso e a ocupao do solo no mbito das cidades foi ventilada por um prefeito de uma cidade californiana de nome Paradise em 1908 que instituiu um decreto proibindo a criao de lavanderias no centro da cidade; seu objetivo: coibir a migrao asitica intensiva ocorrida no incio do sculo XX. A maior parte dos asiticos que migravam para esta cidade ocupava-se no exerccio desta atividade profissional: eles eram donos das lavanderias locais. Tratou-se, pois, de uma medida de carter racista que tinha como objetivo reprimir o fluxo migratrio asitico. Conforme indica Mancuso o conceito de "zoneamento" - juntamente com o conceito de "gabarito"- constitui na atualidade um dos principais instrumentos de planejamento e gesto urbana.
12 Cumpre mencionar que h um Projeto de Reforma Penal para substituir o Cdigo Penal de 1940, ainda no implementado. Tal Projeto apresenta algumas inovaes com referncia aos designados Crimes contra os costumes. A primeira delas diz respeito a proposta de adoo da denominao Crime contra a dignidade em

25

criminaliza a prostituio, mas consideram-se criminosos todos aqueles que auferem lucros com a prostituio; estabelecendo-se com isso uma srie de delitos relacionados prostituio e que ficam ao encargo da polcia13.

Nesse sentido, consoante a legislao brasileira, a polcia que tem a competncia de fazer cumprir a legislao penal e tomar parte na implementao da poltica de segurana pblica, executando aes que previnam, reprimam e cobam atividades de promoo e favorecimento da prostituio, alm de outras consideradas atentatrias ordem pblica e aos bons costumes, previstas no Cdigo Penal (RODRIGUES; 2004). A centralidade atribuda polcia na interveno estatal sobre a prostituio vai ao encontro da funo mais geral, destacada por Foucault no tpico anterior, referida ao sistema complexo justia-polcia-priso: a de separar as classes perigosas dos segmentos sociais inscritos no mundo do trabalho. A legitimidade da interveno policial para deter prostitutas que circulam no espao pblico fundamenta-se nos delitos referidos ao Captulo VI Ultraje pblico ao pudor, do Ttulo VI Dos crimes contra os costumes, consoante nosso Cdigo Penal. Isto , na prtica a este dispositivo de lei que se valem os policiais para efetuarem detenes de prostitutas, na ausncia de justificativa para faz-lo. (RODRIGUES; 2004).

Deste modo, ainda que a prostituio no seja criminalizada no Brasil, o fato de a legislao penal criminalizar todo o conjunto de atividades comerciais e de atribuir polcia
substituio a Crimes contra os costumes em referncia aos crimes de natureza sexual. Segundo Rodrigues, tal alterao aponta para uma mudana de percepo destes crimes na medida em que se desloca o foco dos costumes para a dignidade, o que significa para a jurisprudncia conceder prioridade ao indivduo em detrimento dos costumes valorizados no mbito de uma sociedade. Esta nfase no indivduo parece constituir-se em prerrogativa da cincia do direito, servindo de inspirao para formulao do que considerado mais moderno em termos de Cdigos e Cartas Constitucionais. No entanto, no mbito das ditas sociedades plurais, tomar o indivduo como foco em termos de acesso aos direitos fundamentais tem sido interpretado como obstculo pelos defensores de um pluralismo jurdico. Foco no indivduo pode prestarse como instrumento que deslegitima o acesso a direitos de minorias e grupos tnicos que, politicamente organizados, sustentam a afirmao de identidades sociais. Trata-se de considerar que as lutas coletivas que sustentam a afirmao destas identidades prescindem de rtulos atribudos por outrem tanto quanto contradizem o repertrio de categorias que os naturalizavam, atrelando-os a elementos da ordem da natureza. No caso dos crimes sexuais a idia de dignidade (e a nfase no indivduo, que lhe correlata) no assegura que a idia de natureza humana, ou de uma sexualidade natural a espcie humana, no seja acionada como critrio de julgamento dos acusados; do mesmo modo como no asseguram que os pleitos referidos s mobilizaes sociais em defesa dos direitos das autodenominadas profissionais do sexo estejam contemplados pelo Cdigo Penal. No que se refere especificamente ao designado lenocnio, segundo Rodrigues, o Anteprojeto de Lei que prope a reforma do Cdigo Penal mantm de forma praticamente idntica a formulao anterior. H, no entanto um Projeto de Lei encaminhado Comisso de Constituio e Justia e de Redao em 30 de setembro de 2003 pelo deputado Fernando Gabeira que trata da exigibilidade de pagamento por servio de natureza sexual e suprime os arts. 228, 229 e 231 do Cdigo Penal; os dois primeiros tratam do designado crime de lenocnio, definindo como crime a induo, facilitao ou atrao de algum prostituio ou ainda o impedimento para que a abandone e a manuteno de casa de prostituio ou lugar destinado a encontros, respectivamente (RODRIGUES; 2004).
13

26

o poder de reprimir e coibir o exerccio de tais atividades torna as prostitutas vulnerveis s intervenes policiais. Esta vulnerabilidade potencializada se observarmos a ambivalncia encerrada pelo Cdigo Penal Brasileiro que permite que a polcia intervenha no exerccio da prostituio, embora no criminalize a prtica da prostituio em si. Isto porque alm de criminalizar todo o conjunto de atividades correlatas prostituio, a legislao penal versa sobre a moralidade pblica, atravs de um conjunto de dispositivos de lei direcionado aos designados "Crimes contra os costumes". Como bem retrata a fotografia veiculada pelo jornal Beijo da Rua (Vide anexo 1), as prostitutas no apenas permanecem como alvo da ao policial, mas tornam-se ainda mais vulnerveis a situaes de violao dos direitos humanos. Diferentemente de segmentos considerados como espcies de ponta lana dos movimentos de resistncia popular, a periculosidade que lhes atribuda passa por critrios de ordem moral; so, pois, inscritas no mbito das designadas classes perigosas porquanto inflijam a dita moralidade pblica.

Alm dos dispositivos referidos ao crime de lenocnio, outros dispositivos parecem violar o acesso das prostitutas aos direitos fundamentais e constam nos captulos referentes aos "Crimes contra a liberdade sexual" (estupro, atentado violento ao pudor, posse sexual e atentado ao pudor mediante fraude) "Seduo e corrupo de menores" e ao "Rapto"; inclusos no Ttulo VI, dedicado aos "Crimes contra os costumes". Como evidencia Rodrigues (2004), ao estabelecerem como pr-condio para a tipificao do delito o fato de a mulher ser "honesta" e no levar "vida dissoluta, determinados artigos definem como vtimas apenas mulheres honestas; excetuando com isto as prostitutas. Assim, o explicitam os artigos 215, 216 e 219 que se referem, respectivamente, "Posse sexual mediante fraude", ao "Atentado ao pudor mediante fraude" e ao "Rapto violento ou mediante fraude". Alm destes o artigo 213 estabelece, de modo similar, que a viga mestra da estrutura probatria a palavra da vtima que tem "relevante valor", caso seja honesta e de bons costumes, e que deve ser apreciada cuidadosamente, se a mesma for leviana (Rodrigues; 2004). De forma ainda mais direta, outros artigos do cdigo penal excluem da proteo legal as menores j corrompidas moralmente e as mulheres "dissolutas": tratam-se dos artigos 218, que trata da "Corrupo de menores", e do artigo 220, relativo ao rapto consensual.

Pelo exposto fica patente a contradio implicada no Cdigo Penal Brasileiro referente ao exerccio da prostituio: pelo cdigo no se criminaliza a prostituio, mas exclui-se a

27

possibilidade de punir aqueles que cometem diferentes tipos de delitos contra mulheres consideradas desonestas ou de vida dissoluta, como o caso daquelas mulheres que vivem da prostituio. Deste modo, a legislao penal brasileira, na prtica, cassa-lhes o acesso aos direitos elementares.

De outra parte, ao se voltar a ateno para certos dispositivos de lei atinentes s mulheres ditas honestas encontram-se determinaes legais relativas extino da punibilidade nos "Crimes contra os costumes" mediante o casamento da vtima com o autor do delito ou terceiros, definidos nos Captulos I, II e III do referido Ttulo VI referidos respectivamente: Dos crimes contra a liberdade sexual, Da Seduo e da Corrupo de menores, Do rapto. A extino da punibilidade nos referidos dispositivos torna patente que a preservao da honra feminina mantm-se atrelada ao casamento e sob o controle masculino. Segundo Rodrigues, evidencia-se nestas determinaes legais que o qualificativo de honestidade difere substancialmente de significado em se tratando de homens e de mulheres.

Em vez de tomarmos tais distines simplesmente como modalidades de expresso de uma tradio que teramos herdado, poder-se-ia apontar certos elementos referidos a um sistema de representaes sociais ou a um sistema de viso e de diviso, consoante as indicaes de Pierre Bourdieu (1988). Ao tomar como objeto de reflexo a dominao masculina, Bourdieu chama ateno para fato de que a oposio masculino/feminino dotada de uma necessidade objetiva e subjetiva pelo fato de sustentar e ser sustentada por um sistema de oposies homlogas que estruturam os esquemas de percepo. Isto , tais pares de oposio funcionam como categorias cognitivas atravs das quais os indivduos vem e constroem o mundo como realidade significativa; a saber: o alto e o baixo, o acima e o abaixo, a frente e o atrs, a esquerda e a direita, o reto e o torcido, (tanto no sentido fsico quanto no moral), o seco e o molhado, o duro e o mole, o saboroso e o inspido, o brilhante e o escuro, o dentro e o fora, etc. (Bourdieu; 1988: 17). A sistematizao destas categoriais redobrada e reforada por confirmao natural; ou seja, esses pares de oposies correspondem (em parte) a oposies geogrficas, a ciclos biolgicos, a ciclos agrrios ou csmicos, de tal forma que a oposio hierrquica e binria, masculino e feminino parece fundamentada na natureza das coisas: ela ecoa praticamente em toda a parte.

28

Nesse sentido, a construo da ordem masculina do mundo aciona um amplo conjunto de divises objetivas que se vem inscritas nos corpos, na forma de disposies e se tornam princpios subjetivos de viso, atravs das quais os indivduos percebem o mundo como realidade significativa. Por essa via de anlise, possvel entender como a ordem masculina impe-se como auto-evidente, como universal uma vez que dispensa toda e qualquer justificao. Tratar-se-ia, assim, de considerar que estes esquemas de percepo, referidos construo da ordem masculina, esto de acordo com a ordem objetiva das coisas e nos inclinam a tomar o mundo como dado. esta concordncia espontnea entre as estruturas sociais e as estruturas cognitivas, quando ocorre, que se constitui no fundamento da experincia dxica da dominao masculina, porquanto se apresenta inscrita na prpria natureza das coisas. (Bourdieu; 1998: 17-18).

Ao cotejarmos as consideraes deste autor ao Cdigo Penal Brasileiro, v-se em primeiro lugar como a oposio hierrquica e binria entre o masculino e o feminino colocase como auto-evidente. Isto , os direitos legais so construdos partir de uma lgica que aciona diferentes critrios consoante o gnero, justificando assim a vigncia de certos dispositivos legais que retiram os direitos fundamentais das mulheres. Observa-se, ainda, que enquanto os homens constam referidos no Cdigo de modo unssono _ a condio de homem indissocivel, posto que eles so percebidos como semelhantes, iguais uns aos outros _ as mulheres constam dividas, partidas e cindidas em dois tipos: as ditas mulheres honestas e as ditas levianas ou "de vida dissoluta".

6. Concluso

Os mltiplos processos de estigmatizao que incidem sobre as prostitutas, resultaram em diversas formas de destituio da fala delas sobre si e de imposio de uma identidade que foi construda para elas de fora. Nesse sentido, poder-se-ia afirmar que as prostitutas, tendo em vista os processos histricos e sociais discutidos no mbito deste artigo, no falaram, mas foram faladas; isto , no detiveram os instrumentos do processo de construo de sua prpria subjetividade.

29

Michel Foucault ao se deter nas formas de resistncia ao poder identifica nas lutas contemporneas a prevalncia do combate submisso da subjetividade. Isto , trata-se no apenas de lutas contra a autoridade, mas fundamentalmente de lutas contra tudo aquilo que possa constranger o indivduo a debruar-se sobre si prprio e a ligar-se sua individualidade prpria. Em sntese, para este autor, todas as lutas atuais rodam em torno de uma mesma questo: quem somos ns? Elas so uma recusa destas abstraes, uma recusa da violncia exercida pelos aparatos de Estado que ignoram que ns somos indivduos, e tambm uma recusa da inquisio cientfica e administrativa que determina a nossa identidade. (Foucault; 1984). Tratar-se-ia, assim, de uma recusa a formas de identidade que so atribudas por outrem de modo a se evidenciar que aquele que detm o poder de classificar o "outro" pode fazer prevalecer seu prprio arbtrio e seu prprio sentido de ordem de forma a assegurar a submisso e a sujeio daqueles que so objetos de classificao.

Nesse sentido, poder-se-ia inscrever a ao dos agentes sociais coletivamente organizados e que se apresentam objetivados em associaes e ONGs de prostitutas e na Rede Brasileira de Prostitutas no conjunto dessas lutas contemporneas de combate submisso da subjetividade, tratadas por Michel Foucault. Tais agentes por intermdio destas instncias de mobilizao poltica sugerem a construo de um discurso sobre a prostituio que rivaliza com aqueles abordados no mbito deste artigo referidos a fala de mdicos, clrigos e legisladores do direito. O discurso veiculado, por estes agentes, combate, assim, tanto o estigma relacionado ao simples exerccio da prostituio, quanto a desqualificao do trabalho que lhe correlata, como se v sintetizado pelo lema da campanha do movimento brasileiro de prostitutas de 2002: Sem vergonha, garota. Voc tem profisso; combate a vergonha (ou os estigmas que suscitam este sentimento) e defende o trabalho recusando a atribuio de pertencimento ao mundo da desordem. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALVES, J.A. Lindgren. 2005. Os direitos humanos na ps-modernidade. So Paulo: Perspectiva. CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. COMISSO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. 1999. Direitos Humanos: conquistas e desafos. Braslia: Letraviva.

30

BARBAR, Anna Marina e LEITE, Otlia. 2007. As meninas da Daspu. Terespolis, RJ: Novas Idias. BOURDIEU, Pierre. 1983. Esboo de uma teoria da prtica In: ORTIZ. Pierre Bourdieu. So Paulo: tica. pp.46-81. _________.1989. Conferncia do Prmio Goffman: a dominao masculina revisitada. IN: LINS, Daniel (org.) A dominao masculina. Campinas, S.P.: Papirus. _________.1993. O poder simblico. Lisboa, DIFEL. BRANDO, B. C. e outros. A Polcia e a Fora Policial no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC, 1981 (Srie Estudos, n 4) CARRARA, Srgio. Tributo a Vnus: A Luta Contra a Sfilis no Brasil, da Passagem do Sculo aos Anos 40. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1996. COSTA, Jurandir Freire. Ordem Mdica e Norma Familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1979. ENGEL, Magali. Meretrizes e Doutores: saber mdico e prostituio no Rio de Janeiro. So Paulo: Brasiliense, 1989. FOUCAULT, Michel. 1987. Vigiar e Punir: O nascimento da priso. Petrpolis: Vozes. _________.1993. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Edies Graal. _________. 1984. Deux essais sur le sujet et le pouvoir In: Dreyfus, Hubert e Rabinow, Paul. Michel Foucault. Un parcours philosophique. Paris: Gallimard. p. 297-321. GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em cincias sociais. Rio de Janeiro: Record, 2005. HEINEMANN, Uta Ranke. Eunucos pelo Reino de Deus; mulheres, sexualidade e a Igreja Catlica. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1996. NUNES, Patrcia Portela. 2000. Medicina, Poder e Produo Intelectual. So Lus: UFMAPROIN-CS.

SUMRIO: O presente artigo tem como objetivo discutir o tema da prostituio e dos direitos humanos. Tomamos como ponto de partida a descrio e a anlise das cinco situaes de violncia vivenciadas por prostitutas no Rio de Janeiro e em So Paulo, e amplamente noticiadas pela imprensa e mdia virtual, no perodo compreendido entre

31

23 de junho e 07 de julho.

PALAVRAS-CHAVE: prostituio feminina, direitos humanos, estigma, movimento social.

* Doutora em Histria pela UFF. Professora Adjunta do Departamento de Cincia Poltica do IFCS-UFRJ. ** Doutoranda em Antropologia pela UFF. ANEXO 1: FOTO DO JORNAL BEIJO DA RUA, n1, dez 1988

32

You might also like