You are on page 1of 54

SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR

CURSO DE LICENCIATURA EM FSICA

ODIRLEY COSTA DINIZ

APLICAES DE FSICA NA MEDICINA: RAIOS-X E RESSONNCIA MAGNTICA

BELM 2012

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR


CURSO DE LICENCIATURA EM FSICA

ODIRLEY COSTA DINIZ

APLICAES DE FSICA NA MEDICINA: RAIOS-X E RESSONNCIA MAGNTICA

Trabalho Acadmico de Concluso de Curso apresentado ao Colegiado Especfico de Fsica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par IFPA, como requisito para a obteno do Grau em Licenciatura Plena em Fsica, sob a orientao do Prof. Dr. Hardiney dos Santos Martins.

BELM 2012

INTRODUO

Poucos ramos do saber cientfico obtiveram tantos benefcios das pesquisas em Fsica nuclear como as cincias biolgicas e, particularmente, a medicina. Mostrar as maneiras mais usadas na avaliao clnica por meio das radiaes como: raios X, tomografia e a ressonncia magntica ser alvo das consideraes seguintes. E tambm a aplicao das referidas tcnica, de forma controlada, e seus benefcios j conhecidos, como tambm suas implicaes no uso inadequado. A importncia deste trabalho reside no fato de que todos os dias em muitas clnicas e centros de tratamento mdico um grande contingente de profissionais e pacientes esto expostos em menor ou maior grau radiao que pode ser ou no prejudicial sade humana. A aplicao das tcnicas de radiao controlada - no lesivas aos tecidos vivos - tem permitido aos profissionais em fsica mdica e radiologia apresentarem diagnsticos de alta qualidade atravs de imagens dos mais variados tipos de tecidos. Os raios X so radiaes ionizantes, essa particularidade requer uma aplicao com maior cuidado, tendo em vista as possveis alteraes genticas que podem causar o seu uso inadequado. Contudo, o manuseio com cautela das mesmas radiaes justifica-se nos efeitos positivos que elas vm produzindo ao longo do tempo. O ganho tambm perceptvel no campo financeiro, se comparado o raio X ressonncia magntica, devido o baixo custo operacional e o fato de no serem usadas tcnicas invasivas (procedimento que no necessita de interveno atravs de instrumentos cirrgico) no processo de investigao. As formas para obteno das imagens, no campo das doenas, atravs das aplicaes das teorias em fsica, firmaram-se como mtodos imprescindveis ao diagnstico de uma quantidade expressiva de enfermidades.

GRANDINETTI, 2008. A presente monografia enseja mostrar os ganhos e os cuidados da aplicao dos conhecimentos fsicos das radiaes nucleares, em especial, no diagnostico e no uso teraputico (tratamento) na avaliao em tecidos biolgicos. Como tambm mostrar as possveis sadas para o caso de acidentes com tais radiaes. O trabalho utiliza-se da metodologia de reviso bibliogrfica para alcanar este objetivo. Para o inicio do estudo das radiaes com aplicao no campo das cincias biolgicas ser de grande valia analisarmos a primeira forma percebida de radiao e interao com a

matria. O raios X. No captulo 2 veremos alguns aspectos relacionados com a interao da radiao com a matria. No captulo 3 trataremos do artifcios da ressonncia magntica. No captulo 4 apresentam-se as concluses do trabalho.

INTERAO DA RADIAO COM A MATRIA.

Ao tentar atravessar a matria, os raios X interagem com os tomos. Essa interao depender de dois fatores decisivos: a estrutura molecular da matria e do estado de unio em que se encontra o meio. So cinco os processos fundamentais dessa interao: espalhamento coerente; efeito fotoeltrico; efeito Compton; produo de pares e fotodesintegrao. A fsica das radiaes o nome tradicional do seguimento da fsica que estuda a interao das radiaes ionizantes com a matria, com ateno especial para os resultados dessas interaes, e em particular na transferncia de energia da radiao para o meio. H dois conceitos relacionados ao tema que precisam ser bem definidos: interao e radiao ionizante. Interao o termo que representa, na fsica, a ao de uma fora e o efeito causado por essa ao1. Como pode ser no caso de duas partculas carregadas em repouso interagirem pela ao da fora Coulombiana. Radiao ionizante, por sua vez, qualquer radiao, com ou sem massa de repouso, que pode remover eltrons de tomos e molculas. O conjunto das radiaes ionizantes usualmente estudadas : radiao eletromagntica com energia de fton acima de 12 eV, que recebe vrias denominaes de acordo com a origem: raios X originados de desexcitaes atmicas (raios X caractersticos) e da desacelerao de partculas carregadas (Bremsstrahlung); raios gama originados de desexcitaes nucleares; ftons de aniquilao originados da aniquilao de pares partculaantipartcula; partculas eletricamente carregadas e que possuem energia cintica bem maior que a energia trmica, e superior a energias de ligao de eltrons atmicos, chamadas Partculas Carregadas Rpidas. Suas origens podem ser a emisso por ncleos atmicos (partculas alfa e beta e os produtos de fisso nuclear, por exemplo), a emisso por tomos (eltrons Auger), feixes produzidos em aceleradores de partculas (eltrons, psitrons, prtons, duterons, ons em geral, de qualquer nmero atmico ou nmero de massa), a radiao csmica primria ou produtos de sua interao com a atmosfera (mons, pons etc.), produtos de reaes nucleares. Essa classificao das radiaes ionizantes tem fundamentao nas foras responsveis pelas interaes e na modelagem utilizada para descrev-las. Ftons interagem pela ao de campos eletromagnticos, atuando sobre partculas carregadas do meio; partculas carregadas tm sua ao em eltrons do meio aproximada por interaes

coulombianas consecutivas; j os nutrons atuam sobre prtons e nutrons de ncleos atmicos pela fora nuclear forte. As reas da Fsica que tratam dessas interaes so a Eletrodinmica Quntica para interaes entre campos eletromagnticos e cargas em movimento, e a Fsica Nuclear para as interaes entre nucleons. Em geral no h solues analticas para o problema completo, e a Fsica da Radiao se fundamenta em solues analticas parciais e aproximaes numricas combinadas com resultados experimentais2-6. Interaes da radiao eletromagntica

So vrias as interaes possveis com o tomo ou mesmo com os eltrons atmicos ou ainda com o prprio ncleo, na faixa de energias que inclui os raios X e gama, mas h tambm a possibilidade de no-interao, ou seja, a interao da radiao eletromagntica (REM) pode atravessar distncias considerveis em um meio material sem modific-lo e sem se modificar. As probabilidades de interao (e de no-interao) depender de caractersticas do meio e da radiao. O estudo empregado REM ionizante , em sua maioria, como um conjunto de partculas os ftons. A cada energia produzida pelo fton hv corresponde um momento associado hv / c, e, dessa forma, podem acorrer colises em que o fton transfere energia e momento para outras partculas. A maioria das interaes existentes na matria com ftons de energias na faixa de poucos keV at dezenas de MeV so: espalhamento coerente (ou efeito Rayleigh): equivale absoro e re-emisso da radiao atravs do tomo, na direo oposta a de incidncia. Particularmente neste efeito que a radiao tratada como onda; nos demais se considera a REM como constituda de ftons; efeito fotoeltrico: o fton absorvido pelo tomo e um eltron atmico liberado para se mover no material. O eltron ganhar energia cintica graas diferena entre a energia do fton e a energia de ligao do eltron ao tomo; efeito Compton (ou espalhamento inelstico): o espalhamento de um fton ocasionado por um eltron livre do material. Haver transferncia de parte da energia e do momento do fton para o eltron, e um fton com a energia restante espalhado em outra direo; produo de pares eltron-psitron: Neste particular, o fton absorvido e toda sua energia transformada em massa de repouso e energia cintica de um par partcula/antipartcula eltron/psitron.

A transio de um eltron de um estado de energia total negativa para um estado de energia total positiva; a diferena de energia entre os dois estados a energia do fton incidente, que absorvido; a lacuna de um eltron no conjunto de estados de energia negativa observada como um psitron7. Existe a possibilidade da criao de outros pares de partcula/antipartcula, mas a demanda por energia necessria do fton ser muito mais elevada. Nas adjacncias do ncleo acontece o efeito resultado da interao entre o fton e o campo eletromagntico, mais poder tambm acontecer como fruto da interao do fton com o campo de qualquer partcula carregada, incluindo os eltrons atmicos. Neste caso em especial, um eltron atmico tambm ejetado e o efeito chamado de produo de tripleto. A probabilidade aumentar na proporo em que mais intenso for o campo; reaes fotonucleares: a principal reao nuclear provocada por ftons a fotodesintegrao, que equivale a um efeito fotonuclear num paralelo com o efeito fotoeltrico. O fton com energia maior que a energia de ligao de nucleons absorvido pelo ncleo que por sua vez libera um prton ou um nutron com energia cintica suficiente para sair do ncleo, que se transforma em outra espcie nuclear. O fton absorvido nos processos do efeito fotoeltrico, produo de par e reaes fotonucleares. A Tabela 1 mostra, para cada efeito, quais so as consequncias para o meio e para a radiao, e quais radiaes ionizantes so produzidas ou liberadas em decorrncia da interao. Revista Brasileira de Fsica Mdica. 2009.

Tabela 1.Interaes possveis de ocorrer para radiao eletromagntica ionizante.


Interao smbolo da seo de choque Espalhamento Coerente coef (espalhamento da O que muda no meio O que muda na radiao incidente Direo de propagao, (mantm energia) Radiao ionizante produzida REM espalhada de mesma energia

radiao pelo tomo)

Fotoeltrico (ejeo de eltron ligado)

Ionizao e excitao do tomo, recuo do ncleo

Fton absorvido

Eltron rpido, raios X caractersticos, eltrons Auger

Compton (espalhamento do fton por um eltron) Produo de par k (energia do fton consumida na criao do par (e e )) Reao fotonuclear (ejeo de nucleon ligado)
- +

Ionizao do tomo

Fton perde energia e de direo

Eltron rpido, fton com menor energia, espalhado

Recuo do ncleo; aniquilao do psitron

Fton absorvido

Eltron e psitron rpidos, raio X de aniquilao

Ncleo modificado (Z ou A) e excitado

Fton absorvido

Partculas subnucleares, em geral nutrons

Fonte: Yoshimura (2009).

Na perspectiva das probabilidades de ocorrncia, a sequencia em que esto dispostas as interaes na Tabela 1 corresponde, em linhas gerais, primazia de cada efeito em funo da energia de fton: para baixas energias a possibilidade dos efeitos coerente e fotoeltrico ocorrem maior, em relao ao efeito Compton ocorre para intermedirias. J no caso da produo de par e reaes fotonucleares s acontecem acima de um limiar de energia: no primeiro caso, fundamental que o fton tenha no mnimo 1,022 MeV de energia (equivalente a duas massas de repouso de eltron) para que toda sua energia se converta em massa de repouso e energia cintica do par (e- e+); no tocante as reaes fotonucleares, a energia do fton tem que ser superior energia de ligao de nucleons (ao menos alguns MeV, em geral mais de 10 MeV) para que um nutron ou prton seja retirado do ncleo. A Figura 1 mostra com mais clareza que o efeito Compton predomina para todos os elementos da tabela peridica se as energias de ftons esto entre algumas centenas de keV e alguns MeV, e predomina para todas as energias se os nmeros atmicos so baixos (regio

sombreada na Figura 1). Para nmeros atmicos elevados o efeito fotoeltrico o mais provvel para energias baixas e a produo de par para energias elevadas. A probabilidade de ocorrem s reaes fotonucleares sero muito menores que os outros efeitos e no so em geral contabilizadas nas probabilidades de interao. Porm, sua ocorrncia importante, visto que os nutrons produzidos podem ser um problema de proteo radiolgica. A conhecida lei de atenuao de um feixe de ftons, que relaciona o nmero de ftons incidentes perpendicularmente em um material homogneo (N0) e o nmero de ftons que emerge desse meio sem interagir com ele (N): Equao 1. N=N0e-mx, que tambm pode ser apresentada na sua forma diferencial: Equao 2. dN=-dx. O coeficiente , chamado de coeficiente de atenuao, representa a seo de choque de interao entre cada fton e o meio que atravessa, por unidade de volume. Este coeficiente de atenuao ser o somatrio dos coeficientes parciais (smbolos na Tabela 1) para cada um dos efeitos, considerados independentes: =coer+inc++k, ou, como mais comum, os coeficientes mssicos:

Equao 3.

, em que a diviso demonstra o resultado dos

coeficientes lineares pela densidade do material () e representam sees de choque por unidade de massa do material. O termo e-x refere-se probabilidade de no interao por qualquer dos efeitos, ao atravessar uma espessura x de material.

Figura 1. Grfico com valores de nmero atmico e de energia fotoeltrico e Compton.

Abaixo, figura 2 ilustra os trs tomos mais importantes, para o presente estudo, que compem o corpo humano oxignio, carbono e clcio , a variao desses coeficientes mssicos parciais com a energia. notrio a forte dependncia da probabilidade de ocorrncia do efeito fotoeltrico com a energia do fton:

aproximadamente)

Figura 2. Sees de choque por unidade de massa. A probabilidade de iniciar o efeito fotoeltrico diminuir na medida em que maior seja a energia do fton comparada energia de ligao dos eltrons ao tomo. Ainda na Figura 2, olhando o comportamento do tomo de Ca, notria uma descontinuidade na curva de contra energia denominada de borda K: essa expanso na seo de choque do efeito fotoeltrico acontece quando a energia do fton coincide com a energia de ligao dos eltrons mais ligados desse tomo, permitindo que tambm os dois eltrons desse nvel de energia possam ser arrancados do tomo, reafirmando a ideia de que a interao praticamente um efeito ressonante. A produo de par o nico dos efeitos cuja seo de choque cresce monotonicamente com a energia, o que produz a inverso da tendncia decrescente de com o aumento da energia do fton. Por esse fato, ftons de mais alta energia podem ser menos penetrantes que ftons de mais baixa energia e, para a maioria dos materiais, um mesmo valor de coeficiente de atenuao pode corresponder a dois valores bem distintos de energia de fton. A produo de par se torna o efeito predominante para todos os materiais em altas energias de fton, mas o crescimento de com a energia do fton muito mais lento para energias altas que para as energias logo acima do limiar de 1,022 MeV.

O comportamento do espalhamento coerente descrito na forma cuja seo de choque como funo da energia descrita na Figura 3, com forte dependncia de nmero atmico do meio e energia do fton. Recentemente tm sido desenvolvidas aplicaes desse efeito para obteno de imagens mdicas com o uso do contraste de fase para obteno da imagem ou para reduo de rudo; as defasagens da onda eletromagntica so resultado da interferncia entre ondas espalhadas coerentemente ou refratadas por meios distintos9. Para esse tipo de imagem necessrio um feixe monocromtico e coerente de um sncrotron, em geral10-12.

Figura 3. Sees de choque parciais, por unidade de massa, para o espalhamento coerente em carbono, oxignio e clcio. Uma diferente de observar a predominncia de cada efeito atravs da variao das probabilidades de interao com o material. Como j ilustrado na Figura 2, no caso do efeito Compton quase no h variao da seo de choque para os diversos elementos qumicos. Mas para efeitos fotoeltrico e de produo de par a variao expressiva com o nmero atmico do meio. Ao examinar os grficos da Figura 4, conclui-se que a variao de / com Z est prxima de uma potncia entre 3 e 4. Em relao a produo de par tem o coeficiente / que cresce de maneira quase linear com Z. Como h uma tendncia linear de aumento da densidade dos elementos com o nmero atmico (veja Apndice A), a diviso dos coeficientes lineares por tende a tornar as sees

de choque menos dependentes de Z: o coeficiente linear tem a dependncia prxima de uma potncia 4 e 5 com Z, varia com o quadrado de Z, e inc uma dependncia linear com Z.

Figura 4.Sees de choque parciais por unidade de massa. Interaes das partculas carregadas rpidas. Bem diferente da REM, partculas carregadas tm probabilidade 100% de interagir no meio material, pois h cargas distribudas no meio e a fora coulombiana de longo alcance. O modelo mais utilizado para descrever a passagem de uma partcula carregada pela matria supe que h uma sequncia contnua de interaes nas quais a partcula perde pequenas fraes de sua energia, at ser completamente freada e no ser mais considerada uma radiao ionizante. Essa aproximao recebe o nome, em ingls, de continuousslowingdownaproximation (CSDA). A esse continuum de interaes suaves somam-se algumas interaes mais intensas, nas quais uma grande perda de energia acontece. O eltron ocupa uma posio de destaque, visto que a partcula carregada de menor massa de repouso entre as radiaes ionizantes (mec2 = 0,511 MeV), de maneira que sua energia cintica (T), em geral, no desprezvel se comparada com a energia de repouso. Esse

o principal motivo para que o tratamento fsico da interao das partculas carregadas rpidas (PCRs) com a matria seja subdividido em dois grandes grupos: eltrons (que inclui eltrons e psitrons) e partculas carregadas pesadas (todas as outras PCRs). Do ponto de vista fenomenolgico, as diferenas esto explicitadas na tabela 2. So necessrias algumas observaes sobre a Tabela 2. Tabela 2. Interaes possveis de ocorrer para partculas carregadas rpidas e consequncias das interaes.
Partcula carregada Interaes possveis O que muda no meio da interao Eltrons, psitrons e ons pesados Coliso inelstica com o tomo (coliso suave) Excitao e eventual ionizao de tomos em camadas de valncia Radiao ionizante produzida Partcula primria com pequena mudana de direo, eventualmente um eltron rpido (secundrio) Coliso com eltron fortemente ligado (coliso dura) Ionizao (camada interna) e excitao do tomo Partcula primria, eltron rpido (secundrio), raio X caracterstico, eltrons Auger Choque elstico com o ncleo Recuo do ncleo Partcula primria com mesma energia e outra trajetria Eltrons e psitrons Choque inelstico com o ncleo Recuo do ncleo Partcula primria e radiao de fretamento (Bremsstrahlung) Psitrons Aniquilao com um eltron do meio Ionizao e excitao do tomo Dois ftons de aniquilao, cada um com hv 0, 511 MeV Todos Reao nuclear Ncleo modificado (Z ou A) e excitado Partculas raios subnucleares, gama de

desexcitao nuclear

Em algumas das interaes elencadas como restritas a eltrons e psitrons podem ocorrer tambm para ons pesados se suas energias cinticas forem suficientemente altas. Um caso a emisso de radiao de freamento advinda da interao da partcula carregada com o campo eletromagntico do ncleo tem uma seo de choque, obtida com clculos de Eletrodinmica Quntica7, que inversamente proporcional ao quadrado da massa da partcula2,5. Assim, um eltron com 0,25 MeV de energia cintica tem uma probabilidade trs milhes de vezes maior de emitir ftons de Bremsstrahlung que um prton com mesma velocidade (a energia cintica do prton seria de 500 MeV), interagindo com o mesmo material. As reaes nucleares so tambm pouco provveis para todos os casos, a menos que a energia cintica seja muito elevada. A ao de cada forma de interao e a consequente dissipao de energia pela PCR depender basicamente de duas variveis: da distncia entre a trajetria da partcula e o centro do tomo mais prximo. Com relao ao ncleo e suas interaes so mais raras, pois o mesmo ocupa uma rea muito pequena do tomo. A eletrosfera a regio com maior incidncia de choque, havendo uma predominando das colises suaves sobre as colises fortes. Haver uma interao que por sua vez produzir uma relao entre a energia cintica da partcula que diminuir de uma quantidade Ti, que depender do tipo de partcula, da sua energia cintica e do meio de interao. A composio dos possveis valores de Ti, ponderados pela probabilidade de ocorrncia de cada tipo de interao, d como resultado uma grandeza conhecida como stopping-power, traduzido para o portugus como poder de freamento, que representa a perda mdia de energia por unidade de caminho em um determinado meio, considerando-se a mdia sobre um conjunto grande de partculas idnticas e com mesma energia. Para representar o poder de freamento, usam-se os smbolos:

Equao 4. dT

Haver uma necessidade de tratamento diferente, separado, para as expresses e variaes do poder de freamento com energia e meio em relao aos eltrons e partculas

carregadas, por razo das diferenas entre interaes j enfatizadas, e tambm porque as PCRs leves tm tratamento relativstico que no necessrio para as pesadas. A existncia de uma distncia mxima percorrida outra caracterstica importante das interaes das PCRs, que para qualquer meio sempre possvel encontrar, para qualquer material, uma espessura especfica de que suficiente para parar (reduzir a energia cintica a valores equivalentes energia trmica) as partculas carregadas que nele incidiram. Alcance a capacidade para espessura mnima que freia todas as partculas de um determinado tipo e energia. No acontecendo mudanas de direo na trajetria da partcula o alcance coincide com o comprimento da trajetria da partcula. Na maioria dos casos Isso no ocorre, especialmente com as partculas leves, que percorrem caminhos em geral mais longos que a espessura necessria para o seu freamento total devido a espalhamentos mltiplos. Para que se tenha a definio de alcance necessrio ento clculos mdios e medidas experimentais. Conhecida a variao de S com a energia cintica da partcula, pode-se calcular um comprimento mdio de trajetria, para um nmero grande de partculas idnticas de energia cintica inicial T0 dado por:

Equao 5. Para clculos dessa natureza, com a aproximao CSDA, levam a valores disponveis em tabelas na literatura13. De maneira experimental, pode ser determinado o alcance, que feito pela interposio de espessuras crescentes de material homogneo em frente a um feixe de partculas e a contagem do nmero de partculas que o atravessam. Com o auxlio da figura 5, abaixo, exemplos da variao do nmero de partculas com espessura podem ser observados facilmente: na situao ideal (representada pela linha tracejada) simples identificar o alcance com a espessura Lmx; nas situaes reais, como as vistas na linha cheia e na linha mista, possvel definir o alcance mdio (L50) como a espessura que reduz o nmero de partculas metade, ou ainda definir, alm de outros, o alcance extrapolado (Lext) pela interseco entre a tangente curva de penetrao e o eixo x. As curvas de penetrao de PCRs leves se assemelham curva mista da Figura 5, enquanto para as PCRs pesadas, as curvas de penetrao so bem mais definidas, como a

curva em linha cheia. Isso porque desvios apreciveis de trajetria dessas partculas em choques com eltrons do meio so muito improvveis, pela grande diferena de massas. Poder de freamento de partculas carregadas pesadas.

Para fazer o clculo do poder de freamento de partculas carregadas pesadas (PCPs), levam-se em conta as colises suave e dura, no sendo contabilizadas perdas de energia por radiao de Bremsstrahlung ou por reao nuclear, sendo pouco provveis para partculas com at centenas de MeV de energia cintica. Esse processo pode receber dois nomes: poder de freamento ou tambm chamado de eletrnico. No final da trajetria das PCPs (T E trmica)

o espalhamento elstico com o ncleo outro aspecto de grande importncia, em que a perda de energia lanada separadamente, no poder de freamento nuclear.

Figura 5. Curvas de penetrao de partculas carregadas.

Vrios so os obstculos e origens para realizao dos clculos para perda de energia dos ons na matria como: a distribuio de eltrons no meio deve ser conhecida, sendo a estratgia o uso de clculos aproximados, como os de Hartree-Fock; a carga do on muda durante sua trajetria na matria, sendo definida uma carga efetiva que diminui com a velocidade do on 14,15 de uma maneira a depender do meio; ocorre um processo de

polarizao da eletrosfera dos tomos medida que o on penetra no meio; os potenciais interatmicos devem ser bem conhecidos, considerada tambm a blindagem pela nuvem eletrnica. Muitos so os conjuntos de tabelas de dados e programas disponveis para o clculo dessa grandeza12,14,16,17, baseadas em compilaes de dados experimentais e uso de cdigos de simulao pelo mtodo de Monte Carlo. Existe tambm expresses analticas para o clculo das perdas de energia 2,18, mas o desconhecimento de parmetros dos meios de interao (potencial mdio de ionizao e efeito de densidade) e a introduo de vrias correes tornam seu uso muito limitado muitas vezes a medio experimental de dT/dx em uma determinada faixa de energia efetuada para determinar experimentalmente algumas caractersticas do meio em estudo19. Com relao aos valores j conhecidos para o poder de freamento, algumas regularidades podem ser observadas. A Figura 6 mostra que, para energias cinticas relativamente altas, o decrscimo de sm quase linear com a energia cintica. De fato, observando-se o grfico direita na Figura 6, em que T dividido pelo nmero de nucleons (para ons no relativsticos com nmero de massa A, ), fica notrio que,

para energias cinticas acima de poucas centenas de keV por nucleon, acontece uma variao decrescente e quase linear de sm com v2, e tal fato independente da massa do on. O comportamento da perda de energia com o inverso do quadrado da velocidade do on foi previsto inicialmente por Bohr 20, e depois ratificada por clculos de Bethe 4,21. J o crescimento de sm com a velocidade para energias baixas , em boa parte, resultado da diminuio da carga efetiva do on medida que se torna mais lento. Apenas como exemplo, no grfico direita na Figura 6 tambm colocado o poder de freamento nuclear de prtons em gua, que s se torna importante para energias muito baixas do on. No mesmo grfico se observa a coincidncia das curvas de (sm/Z2) para quase toda a faixa de energias, inferindo-se uma dependncia de sm com o quadrado da carga do on: ons de mesma velocidade, percorrendo determinado meio, perdem energia por unidade de caminho mais rapidamente quanto maior for a sua carga e independente de sua massa.

Figura 6. Poder de freamento eletrnico, por unidade de massa, para trs ons prton (1H+), partcula alfa (4He2+).

A interao de sm com T gera como consequncia imediata uma grande perda de energia pelo on pouco antes do final de sua trajetria esse fenmeno normalmente chamado de pico de Bragg, pois foi W. H. Bragg, em 1905, ele foi o primeiro a observar o comportamento sistemtico da absoro de energia por partculas alfa na matria5. A Figura 7 descreve o comportamento esperado para a deposio de energia por um prton na gua, para trs energias distintas, e por um conjunto de prtons de 200 MeV. O alargamento da regio de maior deposio de energia em relao a uma partcula isolada uma consequncia do fato de que nem todas as partculas do feixe seguem exatamente a mesma trajetria. Esta caracterstica da deposio de energia localizada tem sido empregada para radioterapia nos ltimos anos, principalmente na protonterapia22.

Figura 7. Simulao da perda de energia por um nico prton em gua.

Poder de freamento de partculas carregadas leves (eltrons e psitrons) O poder de freamento para eltrons composto de dois momentos: um se refere a perdas de energia cintica da partcula em processos de coliso (suave ou dura) e outro s perdas por emisso de radiao S=Scol+Srad. O termo de coliso tem o mesmo comportamento com energia que o poder de freamento eletrnico para as PCRs mais velozes, como se v no lado esquerdo da Figura 8.

Figura 8. Poder de fretamento e coliso dos eltrons.

Por mais que os valores de (sm) col para eltrons sejam bem mais baixos que os observados na Figura 6 para PCPs, eles so bem prximos aos de um on de carga 1e com mesma velocidade que o eltron. No tocante as perdas de energia por processos de emisso da radiao (Bremsstrahlung) tm um crescimento quase linear com a energia do eltron, sendo o processo dominante para o freamento dessas partculas para qualquer material em altas energias de eltron. A intrnseca dependncia do poder de freamento com o meio fica ntida na relao que pode ser observada no grfico direita na Figura 8: (sm) rad cresce de forma aproximadamente linear com Z, e, consequentemente (veja Apndice A), Srad varia aproximadamente com Z2. ntida as perdas por coliso diminurem medida que aumenta o nmero atmico do meio, efeito devido em parte blindagem que a nuvem eletrnica produz no campo eltrico percebido pelo eltron rpido no meio, diminuindo a intensidade das interaes.

Partindo dessas caractersticas, pode-se inferir que 50% da perda de energia ocorrem por processos de coliso e 50% ocorrem por radiao to mais baixa quanto mais elevado o nmero atmico do meio, como se v na Figura 9. Porm, se levarmos em conta a trajetria completa da partcula at parar, encontra-se o rendimento de radiao (Y) como a razo entre a quantidade de energia perdida em mdia pelo eltron em processos radiativos e a energia inicial com que o eltron incidiu no meio:

Equao 6.

O grfico direita na Figura 9 mostra que a frao da energia total do eltron irradiada na forma de Bremsstrahlung em geral pequena, exceto se o meio tem nmero atmico alto e o eltron de alta energia. O processo pelo qual se produz raios X para fins teraputicos chamado de Bremsstrahlung, com um feixe de eltrons de energia cintica inicial T0 incidindo sobre um alvo de nmero atmico elevado (em geral W ou Mo) e com espessura maior que o alcance dos eltrons. Nos equipamentos radiolgicos T0, est na faixa de 20 a 150 keV; e nos aceleradores lineares empregados em radioterapia, no intervalo de 1 a 30 MeV. Olhando no grfico direita na Figura 9, a energia emitida nessas duas faixas, em um alvo de W, corresponde a aproximadamente de 2 a 50% da energia incidente. O restante da energia dos eltrons, que perdida em processos de coliso, quase toda convertido em calor, efeito Joule.

Figura 9. Perda de energia do eltron por processos de coliso.

O extenso e significativo o espectro de energias dos ftons de Bremsstrahlung, como ilustra a Figura 10, abaixo (feixe de radiodiagnstico, eltrons de 100 keV). Nessa mesma ilustrao, os picos observados nas energias prximas de 10, 60, 67 e 69 keV correspondem a transies de eltrons de nveis excitados para nveis de menor energia, e formam o espectro caracterstico de emisso do tungstnio. O espectro largo, entre 0 e 100 keV, corresponde a emisses de radiao de freamento do eltron incidente, e seu formato pode mudar de acordo com os materiais que atravessa dentro do prprio equipamento de raios X22.

Figura 10. Espectro de raios X emitidos quando um alvo espesso de tungstnio irradiado por eltrons com 100 keV de energia cintica. (Espectro gerado com o programa XCOMP5R23). Interaes de nutrons. Quando acontece a incidncia de nutrons na matria, estes podem sofrer espalhamento elstico ou inelstico com ncleos do meio, com possibilidade de serem absorvidos, e podem provocar reaes nucleares diversas. Alm disso, Com um comportamento semelhante aos ftons, nutrons podem atravessar diversas camadas atmicas sem sofrer qualquer interao, graas a fora nuclear forte que possui alcance muito curto e s atua entre o nutron e o ncleo. Geralmente, quanto maior a energia dos nutrons, maior a sua penetrao nos materiais, pois a seo de choque de boa parte das interaes diminui com o aumento da energia cintica. Porm, h processos especficos e ressonncias que fogem regra. No possvel fazer muitas generalizaes sobre as interaes, vamos nos ater aqui somente das consequncias em termos de produo de outras radiaes ionizantes. Na tabela 3 esto elencadas as principais interaes que sero brevemente discutidas a seguir. Os produtos dessas interaes so ftons (raios gama) ou ons (ncleos de recuo e produtos de reaes nucleares), que passam a interagir com a matria nas formas vistas nas sees anteriores. Processos inelsticos de interao de nutrons.

As reaes nucleares em geral e o espalhamento inelstico do nutron esto nesta categoria na qual se incluem os processos em que o ncleo com o qual o nutron interagiu modificado em termos de energia interna (fica excitado), ou at em termos de sua composio de prtons e nutrons. Em todos os casos h o chamado recuo do ncleo, o qual pode adquirir energia cintica suficiente para perder eltrons perifricos e se tornar uma partcula carregada rpida. Tabela 3. Interaes possveis de ocorrer para nutrons e consequncias das interaes. Interao O que muda no meio O que muda na Radiao produzida de Radiao e (desexcitao gama do ionizante

radiao incidente Espalhamento inelastico Ncleo recua e fica Direo excitado propagao eneregia do nutron

ncleo); ncleo de recuo

Reao nuclear

Ncleo

se

torrna Nutron absorvido

Emisses radioativas do ncleo final; do

outra espcie nuclear

radiao ncleo

gama

final;

produtos da reao nuclear Espalhamento elastico Recuo do ncleo Direo de Ncleo de recuo,

propagao e energia neutron com menor do nutron energia, espalhado

As reaes nucleares podem produzir ncleos radioativos, sendo chamadas ento de reaes de transmutao ou de ativao so dos principais mecanismos de produo de istopos radioativos. Como exemplos, temos reao de captura de um nutron por um ncleo, acompanhada de emisso gama:

reaes de troca entre um nutron e um prton:

reaes com emisso de partculas:

produo de radioistopos:

Espalhamento elstico de nutron. A energia interna do ncleo no mudada por ocasio deste tipo de choque, acontecer to somente troca de energia e momento entre o nutron e o ncleo. Em mecnica clssica esse problema tratado como espalhamento de corpos quaisquer, com a preservao da energia e momento totais, e definio do plano de espalhamento onde as trajetrias esto contidas e o processo pode ser descrito. Para ncleos leves a massa do nutron comparvel massa do ncleo, pode haver grande perda de energia cintica do nutron, e o ncleo de recuo pode ter velocidades suficientemente altas para caminhar no meio e ioniz-lo. Trata-se do principal processo de freamento do nutron na matria, principalmente para meios com muito hidrognio, pois, por possuir massa praticamente igual do nutron, o hidrognio de recuo (prton) pode receber at toda a energia cintica do nutron em um nico choque. A modelagem fsica da interao da radiao com a matria faz, como usual, uma srie de simplificaes. Para as interaes de ftons, a matria considerada um mar de tomos cujas caractersticas de agregao e de ligaes qumicas no fazem diferena. Para o estudo das interaes de nutrons, s os ncleos importam. J na interao de partculas carregadas rpidas, em que a frequncia de interaes grande, a constituio da matria levada em conta, seja no clculo dos potenciais de ionizao atmicos ou moleculares, seja nos efeitos de polarizao da matria, dependentes da densidade do meio e que so utilizados nos clculos do poder de freamento.

A grande dificuldade terica e experimental para obter valores corretos do poder de freamento tem sido enfrentada por vrios autores, principalmente no que se refere a ons pesados 18, 25, 26. As dificuldades se relacionam s caractersticas dos meios (densidade de cargas e regularidade na sua distribuio, efeitos de polarizao) e das partculas (mudanas de estado de carga ao longo da trajetria, possibilidade de estados excitados do on). Como todas as radiaes acabam liberando PCRs ao interagir com o meio, melhorias nessa modelagem e superao das dificuldades atuais so assuntos importantes no futuro da Fsica das Radiaes. Revista Brasileira de Fsica Mdica. 2009; pginas 57-67.

Espalhamento coerente. Tambm conhecido como espalhamento Rayleigh ou espalhamento Thomson. Acontece no momento em que o fton transfere para um tomo-alvo toda sua energia sem causar a sua remoo da eletrosfera. O eltron salta para um orbital de maior energia, fazendo com que o tomo fique em um estado mais excitado. Depois de um determinado tempo ocorrer a reversibilidade, o eltron retorna ao seu orbital de origem, produzindo o fenmeno da devoluo da energia que recebera sob a forma de um outro fton. Este tem seu comprimento de onda igual ao do fton incidente, toda via se propaga em uma direo diferente, o que caracteriza o espalhamento. O efeito exato porque o comprimento de onda emergente igual ao comprimento incidente. Ao termino desse evento no aconteceu transferncia de energia nem ionizao do tomo-alvo. Nas radiografias o espalhamento no relevante, pois menos de 5% dos ftons do feixe de raios X sofrem essa interao. Garcia (2000). Efeito fotoeltrico. Esse efeito acontece quando h interao do fton com um eltron orbital transferindo para ele toda sua energia (figura. 1.1). Para que tal fenmeno acontea, o fton precisa ter energia suficiente para deslocar o eltron e ainda lhe fornecer energia cintica capaz de afastalo do ncleo. Nessa interao o fton desaparece e o tomo ionizado. A ao dos ftons de raios X percebida principalmente no trabalho de arrancados dos eltrons da camada K. O espao deixado nessa camada logo preenchida por outro eltron advindo da camada L ou mais dificilmente da camada M. Esse movimento eletrnico em direo

camada K acontece concomitantemente com a emisso de raio X caracterstico. Essa emisso peculiar porque sua energia depende do tomo que o produz, que reflete o quantum de energia contido no salto entre as rbitas. O efeito fotoeltrico ir produzir trs aes: raios X caractersticos; fotoeltron ejetado e on positivo. O efeito fotoeltrico acontecer quando o fton incidente tiver energia suficiente para romper a atrao eletrosttica que o ncleo exerce sobre o eltron e tambm ter que gerar a est partcula uma determinada quantidade de movimento suficiente para que ela abandone o tomo. Isso implica dizer que, quanto mais prximo do ncleo estiver o eltron, mais expressiva ser a energia para arranca-lo do seu orbital. O desprendimento de eltrons perifricos origina o aparecimento de ftons de baixa energia (calor ou luz visvel), enquanto, ao serem removidos eltrons dos orbitais K e L, aparecem, alm dessas radiaes, ftons muito energticos cujo comprimento de onda est situado na faixa dos raios X (raios caractersticos). As chances para que acontea o efeito fotoeltrico aumentam na medida em que a energia do fton e a energia de ligao do eltron sejam aproximadamente iguais. Tabela 4. Energia de ligao da camada K de tomos que participam do processo das radiografias. Nmero atmico 6 7 8 13 20 50 53 56 tomo Carbono Nitrognio Oxignio Alumnio Clcio Estanho Iodo Brio Energia da camada K (Ke V) O,284 0,400 0,532 1,56 4,04 29,2 33,2 37,4

74 82

Tungstnio Chumbo

69,5 88,0

Fonte: Christensen (1972, p. 45). O efeito fotoeltrico o mecanismo para obteno de radiografias, pois permite a formao de imagens com elevado grau de contraste entre os rgos. Mas, ele tambm responsvel por um efeito indesejvel e prejudicial aos tecidos biolgicos que ficam expostos a esse procedimento em quantidades excessivas, pois, ionizando o meio-alvo, aumenta a quantidade de radiao absorvida pelo corpo. Dentre as formas de interao dos raios X com a matria, est a que mais transfere energia ao corpo.

Figura 11. Efeito fotoeltrico. Fonte: Wikipdia. a) (20011). Efeito Compton. Na interao Compton, os raios X passam a transferir parte da sua energia para os tomos-alvo, tendo como consequncia o deslocamento de eltrons que esto localizados principalmente nos orbitais mais perifricos da eletrosfera (fig. 1.2). A energia que no transferida deixa o tomo como um fton emergente, em que a energia menor do que aquela do fton incidente. Esta forma de interao permite que um fton permanea a se propagar depois de interagir com o meio, porm, tomar outra direo diferente daquela que possua antes da interao. A consequncia desse fenmeno gera a produo de par eletrnico (eltron / tomo positivo) e de fton de baixa energia. A energia do fton incidente cumprir dois propsitos: deslocar o eltron-alvo do seu orbital e fornecer energia cintica para que saia do tomo a que pertencia. A quantidade de

energia despendida para provocar o deslocamento do eltron perifrico pequena, se comparada a do efeito fotoeltrico. Esse comportamento explicado pelo fato de que estando longe do ncleo tais eltrons se ligam a ele fracamente. A quantidade de energia que permanece no fton emergente regida por dois fatores: a energia inicial do fton incidente; o ngulo com que o fton emergente se desvia da trajetria do fton incidente (ngulo de desvio). H uma relao diretamente proporcional entre o ngulo de desvio e a energia transferida para o eltron, quanto maior for o ngulo de desvio, maior ser a energia transferida para o eltron e, como consequncia direta, menos energia ter o fton emergente. O ngulo de desvio inversamente proporcional ao momentum do fton incidente. Quanto maior for o momentum, mais complicada ser a tarefa de desvia-los. Ao fazer uso de raios X com alta energia, exemplo, 1MeV, a maior parte dos ftons emergentes sofre desvio, refrao, e continua a se afastar da ampola de raio X que os produziu. Porm, na faixa de energias usadas no diagnostico radiolgico, uma parte importante dos ftons emergentes sofre desvio do tipo reflexo e se move em direo e sentido que os aproxima da ampola de raios X. O perfil de distribuio de ftons espalhados por efeito Compton, quando se usa raios X da ordem de 100KeV, semelhante ao de uma pra, cuja a extremidade mais fina aponta em direo ampola. Os ftons emergentes com baixo ngulo de desvio so os mais energticos. Eles representam um problema de soluo, impossvel, at o momento, durante as radiografias pois, possuindo elevada energia, no so retidos pelos filtros que esto acoplados ampola. O pequeno ngulo de desvio favorece a sua passagem pela grade, e mantm a sua chance de atingir a placa radiogrfica, enegrecendo a pelcula e comprometendo a qualidade da imagem. Os ftons espalhados por efeito Compton aumentam a probabilidade de contaminao por irradiao dos tcnicos encarregados de executar o exame radiolgico. Isso mais importante durante as radioscopias, quando os tempos de exposio so longos. Acontece que, mesmo que sejam desviados 90%, os ftons emergentes permanecem com a maior parte da energia original, o que mantm seu poder significativo de penetrao. A propagao em direes aleatrias desses raios secundrios so dificilmente atenuados pelas blindagens utilizadas na proteo dos operadores de raios X.

A probabilidade de ocorrncia de uma reao Compton depende da densidade do absorvedor e do nmero de eltrons por grama de material. Entretanto, no depende do nmero atmico do elemento-alvo. Quanto maior a energia do fton incidente, menor ser a probabilidade de ocorrncia desse efeito.

Figura 12. Efeito Compton. Fonte: Wikipdia. b) (20011). Produo de par e fotodesintegrao. Na produo de par, um fton de alta energia, ao se aproximar de um ncleo pesado, passa por um processo que ir produzir duas partculas com massas semelhantes massa do eltron. Uma delas, chamada de psitron (e+), responsvel por transportar carga positiva, a outra, o ngatron (e-), negativa. Acontece um afastamento muito rpido entre essas partculas. Esse fato impede que elas se combinem e, consequentemente, sofram aniquilao. A massa do eltron e do psitron de 0,51MeV. Assim, esse tipo de interao no pode existir com ftons de energia menor do que 1,02MeV. Teremos ento, na fotodesintegrao o fton de raios X de alta energia (7 a 15MeV) absorvido pelo ncleo que, assim, se desestabiliza e acaba por ejetar um nutron, um prton, uma partcula alfa ou mesmo um grupo de partculas. Um fator de grande valia para amenizar os efeitos negativos da radiao, como foi exposta acima, ser o conceito de atenuao. Atenuao a reduo da intensidade de um feixe de raios X medida que ele atravessa a matria. A atenuao estar ligada a dois fenmenos, o de absoro e de espalhamento dos ftons do feixe incidente. Ela tambm depende de dois fatores: do fluxo e da energia dos ftons do feixe de raios X. A abordagem recair apenas na atenuao de feixes monocromticos, feixes de raios X cujos ftons tm a mesma qualidade. Com esta restrio,

cabe ento dizer que, a atenuao pode ser vista como uma reduo do fluxo de eltrons do feixe. A equao fundamental da atenuao de um feixe monocromtico com a equao: Nx=No.e-x Em que: Nx nmero ou percentual de ftons que atravessam um meio de espessura X. No nmero ou percentual de ftons incidentes. e base dos logaritmos neperianos. - coeficiente linear de absoro. x espessura do meio absorvedor (cm). A equao acima uma equao do tipo exponencial e decrescente. Em que o nmero de ftons transmitidos diminui rapidamente medida que a espessura do meio aumenta. Alguns fatores podem interferir na atenuao desse processo. Um coeficiente de importncia relevante para o estudo dos raios X o coeficiente de atenuao de massa (). A obteno do mesmo conhecida atravs da diviso do coeficiente de absoro linear () pela densidade do meio (d) da seguinte equao: = /d (8) Existe um fator que confere vantagem ao coeficiente de atenuao de massa sobre o coeficiente linear de absoro que o primeiro no sofre variao com o estado de agregao da matria a ser atravessada pela radiao. Quatro fatores determinam o grau de atenuao de um feixe de raios X ao atravessar a matria: a energia da radiao; a densidade do meio; o nmero atmico do elemento qumico principal que constitui o meio e a quantidade de eltrons por grama do meio. (Garcia, 2000). Assim sendo, quanto maior for a energia da radiao, menor ser a atenuao. O aumento da densidade, do nmero atmico ou da quantidade de eltrons por grama do meio aumenta a absoro. Portanto, a quantidade de eltrons por grama do meio pode ser obtida resolvendo-se a expresso: Ne = N.Z/A Em que: Ne o nmero de eltrons por grama. (9) (7)

N o nmero de Avogadro (6,02 x 10 23). Z o nmero atmico efetivo. A o peso atmico efetivo. Tabela 5. Caractersticas fsicas de materiais de interesse biolgico. Substncia Nmero atmico Efetivo Ar Gordura gua Osso 7,64 5,92 7,42 13, 8 Densidade (g/cm 3) 0,00129 0,91 1,00 1,85 3, 01 x 10 23 3, 48 x 10 23 3, 34 x 10 23 3,0 x 10 23 0,0039 x 10 23 3,27 x 10 23 3, 34 x 10 23 5,55 x 10 23 Eltrons /g Eltrons /cm 3

Fonte: Christensen (1972).

1.2. A ressonncia magntica nuclear. A ressonncia magntica nuclear (RMN) ganhou importncia fundamental no cenrio das cincias mdicas por motivos como: no agresso ao tecido pesquisado e gerar excelentes imagens. O seu desenvolvimento inicial remonta a dcada de 60, sua base est ancorada no estudo da fsica atmica, em especial as propriedades magnticas naturais que os ncleos atmicos apresentam. Garcia (2000).Os pioneiros da ressonncia magntica nuclear foram respectivamente: P.C. Lauterbur. P.ansfield e W.S. Hinshow (Inglaterra), J.M.S hutchinson (Esccia), R.R. Ernst (Sua) e Z.H. Cho (Coria). Ressonncia magntica nuclear, ou simplesmente ressonncia magntica, um mtodo no invasivo - procedimento que no necessita de interveno atravs de instrumentos cirrgico de aquisio de imagens que, alm de mostrar a anatomia do paciente, como em tomografia computadorizada, TC, proporciona excelentes informaes sobre o metabolismo dos tecidos, como em medicina nuclear. A RMN utiliza ondas de radiofrequncia, RF, e tambm de um forte campo magntico, que, com os cuidados necessrios, no proporciona risco ao paciente, visto que no h produo de radiao ionizante e envolve apenas ncleos estveis, no radioativos. Philips. Ressonncia magntica aplicaes clnica.

O artifcio fsico da ressonncia magntica. As bases fsicas da ressonncia magntica nuclear, RMN, que norteiam a formao de imagens so subsidiadas dos estudos da fsica nuclear, especialmente, das pesquisas da teoria quntica que determinam o comportamento dos spins nos ncleos. Os princpios da RMN so bastante complexos e envolvem conhecimentos em diversas reas das cincias exatas. (Gil & Geraldes, 1987). A grande vantagem da RMN reside na sua segurana, j que no usa radiao ionizante, nas diversas capacidades em promover cortes tomogrficos em muitos e diferentes planos, algo que vai ser explanado mais na frente, dando uma viso panormica da rea do corpo de interesse e, finalmente, na capacidade de mostrar caractersticas dos diferentes tecidos do corpo. A abordagem clssica ser suficiente para explicar a formao de imagens para o atual trabalho. O comportamento do tomo. O tomo formado por um ncleo de carga magntica positiva e por dois orbitais com eltrons de carga eltrica igual e de sinal contrrio carga do ncleo. As imagens RMN esto aliceradas nas propriedades do ncleo dos tomos, os protes, em especial no nmero quntico de spin, no nmero quntico magntico e no seu comportamento quando submetidos a um campo magntico. (Gil & Geraldes, 1987). Nmero quntico de spin. Um dos principais pilares da mecnica quntica nos d conta que o momento angular de uma partcula no pode assumir quaisquer valores, mas to somente valores discretos. Quando isso acontece fala-se que o momento angular est quantizado. Esse fenmeno implica a quantizao da energia da partcula. A grandeza do momento angular pode ser expressa em termos de um nmero quntico: nmero quntico de momento angular, que ser o prximo assunto a ser conhecido. Cada ncleo com um nmero mpar de prtons e nutrons possuem uma propriedade chamada spin, que acontece atravs de movimento de rotao do ncleo sobre seu prprio eixo. Como tais ncleos atmicos possuem carga, essa rotao ocasiona um momento magntico na direo do eixo (ver figura 3). O momento magntico trata-se de vetor que representa a intensidade, que uma propriedade do ncleo, e a orientao de um dipolo magntico. O ncleo do hidrognio (1H) possui o momento magntico mais forte e o mesmo encontrado em grande quantidade no corpo humano.

Igual para o eltron, o momento angular de spin do prton caracterizado por um nmero quntico (de momento angular de spin) com o valor . Representado pela letra I e o mesmo tambm para o nutron I = . Porm, quando nos deparamos com casos em que para ncleos com mais de um ncleon, os momentos angulares de spin individuais, em conjunto com momentos angulares do tipo orbital, possibilitam a origem de um momento angular resultante, caracterizado por um valor I que inteiro, semi-inteiro ou zero elevado a terceira, que chamado tambm de nmero quntico de spin. J o nmero quntico magntico responsvel por descreve orientao do orbital no espao. O nmero m pode ter qualquer valor inteiro entre +l e l, inclusive zero. Pereira, 2000; aplicaes clnicas em RMN. Entretanto uma observao deve ser feita em relao aos ncleos excitados, neste caso para o efeito Mossbauer, podem possuir valores I diferentes do que tm no seu estado fundamental. Sendo, entretanto, as diferenas de energia grandes, ser suficiente considerar os estados fundamentais dos ncleos como os nicos povoados. Pereira, 2000 e outros. Momento quntico magntico. No havendo um campo magntico externo, os dois estados de spin e no se diferenciam em energia; so degenerados. Na presena de um campo magntico aplicado, porm, um estado mais estvel que o outro. Esse fato advm da interao entre o campo e o momento magntico associado ao spin nuclear. O momento magntico nuclear proporcional ao momento angular de spin a, podendo tratar-se de vetores como o mesmo sentido (o prton) ou com sentidos opostos (no ncleo 15 N): =a = az Em um entendimento clssico, o momento magntico do prton tido como resultante da mesma rotao em torno de um dos seus eixos: carga eltrica em movimento de spin. O mesmo aplica-se ao nutron que, embora a partcula globalmente neutra possua uma distribuio no uniforme de densidade de carga eltrica. Gil & Geraldes, 1987. O principio da desigualdade no ncleo do tomo envolve uma definio em fsica, chamada de "momento angular" do ncleo. Se o ncleo contm diferentes nmeros de prtons e nutrons, ento, ele possuir um momento angular ou uma resultante angular. No existindo

a desigualdade entre o nmero de prtons e nutrons, o momento ser zero. Qualquer outra combinao ter uma resultante diferente de zero. Ncleos como esses podem ser considerados pequenos ms, sem orientao preferida na ausncia de um campo magntico. Sujeitos a um campo magntico externo H, porm, tendem a orientar-se segundo a direo deste, semelhana de uma agulha magntica no campo terrestre. Alterar essa orientao exige energia; uma pequena energia j que se trata de ms muito fracos (momentos magnticos muito pequenos). Sendo que o momento magntico desses ms diferente conforme a espcie nuclear, a energia necessria para essa perturbao de orientao oscila de nucldeo para nucldeo; assim, quase a mesma para 1H e 19F, mas respectivamente inferior para 31P e 13C. Isto permite utilizar cada um destes ncleos, individualmente, como sondas magnticas. A energia de qualquer sistema microfsico no pode ser qualquer: est quantizada, isto , s determinados nveis de energticos so possveis. Para um ncleo 1H, por exemplo, dois nveis de energia magntica (por interao com o campo H) so possveis. O de menor energia corresponde orientao preferida pelo m 1H; j o de maior energia corresponde a uma orientao oposta. Gil & Geraldes, 1987. O entendimento deste fenmeno ser obtido nos estudos da mecnica quntica. Em particular nas explicaes oferecidas pelo modelo atmico de Bohr e com a soluo matemtica de Schrodinger, os nmeros qunticos aparecem espontaneamente caracterizando as partculas e seus movimentos. O leitor interessado no aprofundamento do assunto achar subsdios em livros como: Eisberg &Resnick,1979; Tipler &Llewellyn, 1999. O momento angular do prton definido pelo respectivo nmero quntico de momento angular 1, em conjunto com a sua energia cintica. Segundo a teoria eletromagntica, qualquer carga eltrica em rotao ou que seja acelerada produzir um campo magntico comportando-se como um pequeno m (Figura 3). Por essa razo o prton tem um momento magntico que quantificado pelo nmero quntico magntico ml.

Figura 13. Momento magntico gerado pelo momento angular do prton. O momento angular de spin, gerado pelo pequeno m em rotao, pode ter o movimento de rotacional em dois sentidos, o sentido horrio e anti-horrio, o numero quntico de spin ms, pode ter dois valores: -1/2 e +1/2. Entretanto, apenas alguns tomos so usados em RMN. Sendo necessrio relembrar a sua estrutura atmica. Os tomos possuem camadas eletrnicas ou nveis de energia que so formados por subcamadas ou subnveis de energia nos quais os eltrons esto situados em orbitais. Os orbitais so a localizao mais provvel dos eltrons, em um nmero mximo de dois. Em cada orbital atribudo um nmero quntico magntico cujo valor oscila entre: -ml a +ml. Segundo o princpio de excluso de Pauli, os dois eltrons do mesmo orbital possuem spin opostos e, portanto, momento magntico zero, para soma do orbital. Com a exceo da existncia de um orbital com um nico eltron desemparelhado e neste caso com um determinado valor de momento magntico. Cabe, portanto, afirmar que os tomos com nmero atmico par no possuem momento magntico. Ento, so exemplos de elementos biologicamente abundantes na natureza e com nmero atmico impar os seguintes casos: 1H, 19F, 31P e o 23Na. Somente tomos que possuem nmero impar de prtons e/ou nutrons tero a capacidade de produzir um sinal em RMN. Uma grande variedade de mais de 300 diferentes tipos de ncleos possuem momento angular, apenas um pequeno grupo tem utilidade para medicina nuclear. O Hidrognio o mais simples de todos os tomos, pois ele em sua estrutura possui apenas um prton. Ele o mais importante tomo para a RMN, sobretudo porque em humanos, ele encontrado em abundancia, correspondendo por mais de dois teros do nmero de tomos encontrados no corpo humano. Alm de sua grande quantidade nos sistemas biolgicos, o hidrognio altamente magntico, o que o torna extremamente sensvel a RMN. Outros ncleos tambm podem gerar imagens em RMN, porm, geram imagens com pouca qualidade se comparadas s do Hidrognio. Gil &Geraldes, 1987; Garcia, 2000; Philips,senseandsimplicity; ressonncia magntica aplicaes clnica.
Tabela 6. Caractersticas dos ncleos atmicos.

Frequncia de Ncleo Concentrao Sensibilidade Protes/neutres Nmero ressonncia MHz

(mol/l)

Relativa

desemparelhados

quntico de spin (ms)

0,5 T

1T

1,5 T

H F

99,0000 0,0066 0, 3500 0,0780

1,000 0,830 0,066 -

1 1 1 1

1/2 1/2 1/2 3/2

21,3 20,0 8,6 5,7

42,6 40,1 17,2 11,3

63,80 60,20 25,70 17,10

19

31

23

Na

Fonte: Pereira (2000) As caractersticas apontadas na tabela acima e seus resultados experimentais conduziram ao uso do 1H Para obteno de imagens em RMN continuando a ser pesquisada a utilizao de outros ncleos dos quais s o fsforo mostrou ter aplicaes para este fim.

Figura 14. Ncleo de hidrognio na ausncia de um campo magntico. Na falta de um campo magntico os ncleos 1H estaro aleatoriamente orientados no espao (Figura 14). Entretanto quando so submetidos a forte e homogneo campo magntico Bo, o comportamento assemelha-se a minsculas agulhas de uma bssola alinhando-se com a direo do campo (figura 15) e assumindo um dos sentidos do nmero quntico de spin.

Figura 15. Ncleos de hidrognios sujeitos a um campo magntico. Condio de Bohr. A condio de Bohr em relao s transies entre nveis sucessivos descrita atravs da equao: E = hv | |Bo = hv V = | | Bo/2 (10)

Est , portanto, a relao entre o campo de induo magntica Bo e a frequncia das radiaes eletromagnticas capazes de estimular as transies entre estados de spin consecutivos para os ncleos de relao magnetogrica . Tendo em conta os campos magnticos utilizados 1,5 a 12 T (15 a 120 Kgauss) e os valores de da ordem de10 elevado a stima 10 elevado a oitava rad T-1 s-1, os valores para v so da ordem das dezenas ou das centenas de mega-hertz. As transposies de spin nuclear exigem, pois, radiaes eletromagnticas na regio das radiofrequncias. A condio de Bohr pode ser atingida quer variando a frequncia v mantendo o campo magntico fixo, quer mantendo v e provocando um incremento linear B em Bo. Neste caso, porm, a calibrao do espectro registrado faz-se ainda em termos de frequncia e no em termos de B, porque assim mais fcil e mais rigorosa. Atualmente, mais frequente a primeira modalidade, seja variando v continuamente mtodo de onda contnua- ou por aplicao de um pulso de radiofrequncia mtodo de pulsos ou de onda pulsada manter o campo e variar a frequncia a forma mais usada em instrumentos destinados a obter ressonncia de ncleos com relaes magnetogricas muito diferentes. Um exemplo para o caso de gamas de frequncias apropriadas ressonncia de muitos ncleos em um campo de 4,7 T em que para 1H se tem v = 200MHz:

1H 16F 200 MHz

31P 100

13C

14N 0

Tabela 7. Frequncia de muitos ncleos em um campo. Movimento de precesso do hidrognio. Quando o ncleo do hidrognio est em um campo magntico de potncia zero, teoricamente o mesmo encontra-se girando apenas em torno de seu eixo e a resultante dos vetores de todos os tomos de hidrognio, vetor de magnetizao efetiva, por sua vez, deve tambm girar apenas em torno do seu eixo. Sob influencia de um campo magntico, contudo, o VME apresenta uma rotao adicional em torno do eixo deste campo magntico. Esta rotao secundria chamada de precesso e faz com que o VME descreva um movimento circular em torno do eixo do campo magntico. A precesso dos ncleos de baixa energia se faz em movimentos circulares para cima e, os de alta energia, para baixo. O valor da frequncia de precesso de cada tomo obtido atravs da equao de Larmor: L = Bo equao 4. L= frequncia de precesso Bo = potncia do campo magntico = razo giromagntica A razo giromagntica a relao entre o momento angular e o momento de cada ncleo ativo em RMN. uma constante para cada um destes ncleos ativos, para um campo magntico de 1 Tesla. Desta forma ela expressa em.1 Tesla (T) equivale a 10.000 Gauss (G). A razo giromagntica do hidrognio de 42.57 MHz/T. Em diferentes magnetos, com diferentes potncias de campo, o hidrognio apresenta frequncias de precesso variveis. A frequncia de Larmor de um determinado prton constante para um determinado campo magntico. Por exemplo, a 1.5 T, Wo do hidrognio de 63.85 MHZ (42.57 MHz x 1.5 T) e, a 0.5 T, Wo do hidrognio de 21. 28 MHz (42.57 MHz x 0.5 T). Percebe-se, portanto, que quanto menor a intensidade do campo magntico, menor a frequncia de precesso e quanto maior a intensidade do campo magntico, maior a

frequncia de precesso do prton de hidrognio. Portanto, Wo, tambm conhecida por frequncia de Larmor, aumenta quando Bo aumenta e vice-versa. Gil &Geraldes,1987.

Figura 16. Movimento de precesso de um ncleo de hidrognio sujeito a um campo magntico. A frequncia de Larmor para o hidrognio proporcional ao valor do campo magntico que, para os equipamentos comercializados, varia entre 0,5 T e 3 T. Percebe-se que os ncleos de hidrognio vibram com frequncias que variam entre 21, 28 MHz a 127, 71 MHz quando submetidos aos campos magnticos dos equipamentos comercializados. Tais valores encontram-se no espectro da radiao no ionizante na faixa das radiofrequncias, estando estas abaixo dos 3 x 109Hz Gil &Geraldes, 1987.

Cada ncleo com um nmero mpar de prtons e nutrons possuem uma propriedade chamada spin, que acontece atravs de movimento de rotao do ncleo sobre seu prprio eixo. Como tais ncleos atmicos possuem carga, essa rotao ocasiona um momento magntico na direo do eixo (vide figura 3). O momento magntico trata-se de vetor que representa a intensidade, que uma propriedade do ncleo, e a orientao de um dipolo magntico. O ncleo do hidrognio (1H) possui o momento magntico mais forte e o mesmo encontrado em grande quantidade no corpo humano, algo j mencionado acima. A quantidade de ncleos de hidrognio to expressiva que chega 10 elevado a vigsima potncia por centmetro cbico de tecido, (Huda e Slone, 2002) que, em seus estados naturais, apresentam orientaes aleatrias (Figura 7 a). Quando na presena de um campo magntico externo Bo, tais ncleos tem tendncia de realizar um alinhamento paralelo com o campo (Figura 7 b). Com ncleos que possuem spin, seus eixos de rotao no mantem um

alinhamento exato com Bo, apresentar um ngulo de inclinao em relao a ele (figura 8 a). Assim acontece o movimento de precesso de seu momento magntico ao redor de Bo, com frequncia caracterstica do ncleo e trajetria que se assemelha ao formato de um cone (Figura 8 b).

Figura 17. Ncleos de 1H a) movimentos aleatrios na ausncia de um campo magntico externo Bo. b) ncleos com alinhamento paralelo ou antiparalelo na presena de Bo.

Figura 18. Eixo de rotao. a) os ncleos possuem spin, ento, no so de 0 a 180 na presena de Bo. b) precesso do momento magntico ao redor de Bo.

Vrios equipamentos de RMN usam campos magnticos que varia entre: 0.5 a 1.5 Tesla (T), gerados atravs de uma magneto supercondutor, e sinais de RF que vai de 20 a 65 MHz para estudos da distribuio dos ncleos de hidrognio (prtons) no corpo. O alinhamento antiparalelo possui um nvel de energia um pouco maior, o que ocasiona um pequeno excesso de prtons com alinhamento paralelo. Em temperatura ambiente, este excesso de 6 prtons

por 100 mil em campo magntico de 1.5 T (Puddephat, 2006). Entretanto, os ncleos com alinhamento antiparalelo podem passar o alinhamento paralelo com uma quantidade de energia que corresponde diferena de energia entre os dois estados. Porm, se a temperatura do sistema fosse zero absoluto, todos os spins adotariam uma posio paralela. Representam-se os momentos magnticos de um conjunto de ncleos de hidrognio na forma vetorial (figura 9). Em que cada vetor pode ser descrito pelos componentes perpendiculares e paralelos a Bo, que est descrito no eixo z. Quando acontece uma grande quantidade de rotaes distribudas na superfcie do cone, os componentes perpendiculares individuais a Bo se cancelam, restando apenas os componentes na direo paralela a Bo. Entretanto, como uma quantidade muito maior de ncleos segue a orientao paralela em oposio antiparalela, aparece um vetor de magnetizao M no sentido de Bo. Assim sendo, denomina-se esta magnetizao de longitudinal.

Figura 19. Conjunto de rotaes sob um campo magntico externo Bo, com o vetor de magnetizao M em sua direo.

Na deteco de um sinal do ncleo de 1H, aplicada uma energia de RF na frequncia de Larmor (Equao 4) que resulta em uma rotao nuclear entre os estados paralelo e antiparalelo. Por sua vez o componente do campo magntico B1 da RF ter sua orientao no plano xy, que produzir um alinhamento dos componentes xy de M, provocando um deslocamento de M da direo z para o plano xy (Figura 10). Dois fatores determinam quantidade de energia que ser disponibilizada para realizao da rotao em M entre os estados paralelos e antiparalelos. A intensidade e a durao de B1. O ngulo de rotao (Flipangle) depende da intensidade do sinal de RF aplicado e tambm do tempo mximo de

durao do pulso. Um em pulso de RF de 180 desloca M para uma posio oposta a Bo, com um nmero superior de ncleos preferindo o estado antiparalelo.

Figura 20. A RF (B1) inclina o vetor magnetizao M de sua posio inicial longitudinal, na direo de Bo, para um plano transversal xy, gerando um segundo campo magntico Mxy.

Logo em seguida a aplicao de um pulso de RF da ordem de 90, o vetor M gira 90 e no tem mais componente no eixo z, chamado de magnetizao transversal (Figura 21). M permanece no plano xy e os ncleos passam a realizar o processo de precesso em fase sobre o eixo de Bo, fazendo a induo de uma fora eletromotriz em uma bobina por induo magntica. Ento, o principio de funcionamento da RMN sera induo de transies entre estados magnticos do ncleo por absoro e transferncia de energia, com a finalidade de originar uma componente transversal da magnetizao, podendo ser medida.

Figura 21. Depois da aplicao de um pulso de RF de 90, M permanecer no plano xy e gira sobre o eixo z. A componente Mxy decai exponencialmente com o tempo, induzindo uma corrente alternada na bobina receptora.

O sinal de RF recebido da precesso do ncleo, denominado de induo por decaimento livre (FID freeinductiondecay), decai de maneira exponencial com o tempo e possui a informao que ser determinante para a formao da imagem em RMN. O sinal de advindo da FID baixo, por ter um pequeno nmero de ncleos que ajudam para o sinal e da intensidade baixa dos momentos nucleares magnticos. Os sinais so detectados, digitalizados e, por meio do uso de algoritmos de reconstruo, utilizados para gerao de imagens em RMN. Relaxamento o processo de volta de M ao seu estado de equilbrio na direo do eixo z. Relaxamento o tempo necessrio para que os ncleos restabeleam o tempo de equilbrio, que depende da intensidade do campo. Existem trs fatores que influenciam o decaimento de M: a diferena do campo magntico, relaxamento longitudinal T1 (relaxamento spin-eco) e relaxamento transversal T2 (relaxamento spin-spin). Havendo impossibilidade de existir um campo magntico intenso uniforme Bo, outros campos magnticos so usados para estabiliz-lo, ocasionando diferena de fase em vrios pontos atravs do tecido que levam os ncleos a realizar a precesso em diferentes frequncias. Tal diferena de fase aumenta com o tempo, reduzindo o componente Mxy. Pereira, 2000 ; Gil &Geraldes, 1987.

Ressonncia e excitao dos ncleos. A ressonncia um fenmeno cotidiano na natureza. Sendo que os prtons estaro mais uma vez na base do entendimento. Estes possuem um momento ou spin, mas os prtons tambm transladam em torno do eixo de um campo magntico, pode ser o campo magntico da terra ou pode ser um campo magntico aplicado para a formao de imagens, como acontece no caso da lua em volta da terra ou da terra em torno do sol. A ressonncia a frequncia com que o prton gira em torno desse eixo, e foi matematicamente definida por um fsico britnico chamado Joseph Larmor. A frequncia, descrita por Larmor, proporcional ao campo aplicado e a cada ncleo usado. Frequncia

caracterstica usada por cada aparelho de RMN ser baseada somente na intensidade de seu campo magntico. Visto que o de maior interesse ncleo de Hidrognio. O espectro eletromagntico apresenta radiaes ionizantes de alta energia e alta frequncia, que incluem Raios-X e vrias outras formas que podem ser utilizados para formao de imagem mdica, pois podem atravessar o organismo. A desvantagem fica por conta dos efeitos ionizantes desse tipo de radiao, visto que o perigo est no dano que pode causar as clulas do corpo. Outras formas de radiao so potencialmente mais seguras que as radiaes ionizantes, porm, no ser de muita utilidade em medicina, aja vista no ser o corpo humano transparente a elas. Como o caso das radiaes de baixa frequncia e baixa energia, que incluem a luz visvel, a luz infravermelha e a ultravioleta. Para que ocorra a produo de um sinal em RNM e ento uma imagem, o vetor resultante, previamente orientado de acordo com o campo magntico aplicado, dever ser deslocado da posio inicial e induzir a formao de uma corrente eltrica em uma bobina especialmente preparada para perceber a mudana de posio. Para que acontea mudana na direo do vetor resultante de sua posio inicial usa-se uma onda de Radio Frequncia (RF) na faixa do espectro eletromagntico. A RF dever estar em plena sintonia com a frequncia de ressonncia do sistema. Caractersticas como amplitude e a durao da RF devem ser controladas para que se produza uma variedade de angulaes e mudanas do vetor resultante. Com imagens tradicionais de RMN usa-se uma RF que fica entre osngulos de 90 a 180 graus. Para diminuir o tempo de obteno de uma imagem usa-se a mesma tcnica, porm, com outras variaes de ngulos menores. O fenmeno da RMN e da excitao dos ncleos.

Cada objeto que pode vibrar ir faze-lo com maior amplitude sob a influncia de uma fora aplicada mesma frequncia que a frequncia de ressonncia natural do objeto. exemplo desse fenmeno a vibrao de um diapaso por influencia de outro igual que na sua proximidade foi posto a vibrar, por transferncia de energia do primeiro para o segundo. O fenmeno da ressonncia magntica acontece quando um ncleo atmico est sobre influncia de um campo eletromagntico cuja frequncia igual frequncia de precesso. O campo eletromagntico B1, gerado a partir do sinal de radiofrequncia frequncia de

Larmor, ser ento perpendicular direo do campo magntico Bo, e como os ncleos so inclinados a partir da direo de equilbrio deste at XY. O campo B1 ter a amplitude e durao tais quais podem ser que o ncleo se incline para qualquer ngulo, por exemplo, 90 ou 180, a partir da direo de equilbrio Bo.

Figura 22. Excitao de um ncleo com o vetor de magnetizao M descrevendo um movimento de precesso desde a posio de equilbrio at posio perpendicular aquela durante este deslocamento de M o ncleo absorveu energia ficando excitado. O efeito de relaxao ou relaxamento. Percebeu-se no inicio dos anos 70 uma caracterstica que passou a fazer grande diferena na utilizao desse mtodo de avaliao, as propriedades de relaxao magnticas dos ncleos diferiam entre os tecidos biolgicos, ainda que no mesmo tecido, esse tempo de relaxamento magntico dependia do estado de vitalidade em que ele se encontrava. Tempo de relaxamento T1. Como mencionado anteriormente, o relaxamento longitudinal, ou relaxamento spin-eco, corresponde ao tempo para o realinhamento dos spins e do vetor magnetizao M, com o campo magntico externo Bo. Responsvel por transferir a energia dos ncleos excitados para as molculas adjacentes, logo depois do trmino do pulso de RF, os ncleos dissiparo o excesso de energia como calor e retornar a posio de equilbrio. A taxa de dissipao de calor a responsvel direta pelo tempo que ncleo necessita para retornar ao seu estado de equilbrio. Portanto, seja M0z a magnetizao paralela com B0 antes do pulso de RF e Mz a componente de Mno eixo z no tempo t aps um pulso de RF a 90 no tempo t = 0. A restaurao do processo ser descrita por meio da equao:

Equao 11.

T1 o tempo necessrio para que 63% dos ncleos voltem ao seu estado de magnetizao longitudinal aps o pulso de RF de 90 (Figura 13 a). O relaxamento T1 para o caso de molculas pequenas ser longo, como a gua, e molculas grandes, como protenas. O tempo T1 em lipdios (gorduras) e em molculas de mdio porte ser pequeno. Na maioria das vezes T1 aumenta com a intensidade do campo magntico. O equilbrio do vetor de magnetizao acontece aps um intervalo de tempo de 5 x T1.

Figura 23 a. magnetizao longitudinal (Mz) cresce em funo do tempo, atingindo 63% do valor de M0z em T1. b) magnetizao transversal (Mxy) diminui em funo do tempo, atingindo 37% do valor de M0 xy em T2. Tempo de relaxamento T2. O relaxamento transversal ou spin-spin necessrio para diminuio da componente transversal da magnetizao M. Os ncleos de energia liberam o excesso de energia aps o pulso de RF, os spins que se encontram em regies com campo magntico maior giram com velocidade maior e vice-versa, ocasionado na perda de fase entre os spins e diminuio na magnetizao transversal, denominada de decaimento. T2 o tempo necessrio para que a magnetizao transversal diminua para 37% de seu valor inicial (Figura 13 b). Sendo M0xy o valor inicial da magnetizao transversal aps o pulso de 90 no tempo t = 0 e Mxy o valor da magnetizao transversal no tempo t, a relao com T2 ser descrita como: Mxy = M0xy.e t/T2 equao 12. A defasagem dos ncleos devido a falta de homogeneidade do campo magntico principal B0 descrita como uma constante temporal T dois estrela, T2*. As variaes indesejveis na intensidade de B0 induzem os ncleos prximos a terem frequncias

diferentes. Tais variaes so mnimas, porm, suficientes para introduzirem defasagem significativa. O decaimento de Mxy em relao a T2* conhecido como: Mxy = M0xy.e t/T2* equao 12. Sendo que T2 >> T2*. Uma quantidade de pulsos de RF, conhecida como spin-eco, usada para obter um sinal com dependncia de T2 ao invs de T2*, diminuindo a heterogeneidade de B0 em Mxy. Esta sequencia de pulsos possui dois fatores relacionados ao tempo: o tempo de repetio (TR), que separa dois pulsos consecutivos de 90 e o tempo de eco (TE), que separa o pulso de 90 da leitura do eco. A figura 24 a, mostra um grfico de uma sequencia de pulsos de RF e o sinal recebido em funo do tempo. Aps um pulso de 90, um sinal ser formado com caractersticas de T2*. No tempo TE/2, um pulso de 180 aplicado para inverter o spin, que se tornam coerentes no tempo TE, produzindo um sinal conhecido como spin-eco (Figura 24 b). No caso da figura 24 a, o tempo de relaxamento T1 definido como o tempo de retorno ao equilbrio da componente longitudinal da magnetizao. Em T1, o sinal cresceu a 63% do seu valor mximo. Na figura 24 b, o tempo de relaxamento T2 descrito como um decrscimo na componente transversal de magnetizao devido perda de fase. No tempo T2, o sinal decaiu 37% do seu valor mximo. Em um tempo de aproximadamente 5 x T2, o sinal decaiu quase completamente.

(Figura 24 a) formao de spin-eco no TE aps um pulso de 90. b) decaimento do sinal em funo do tempo em uma sequencia de spin-eco. So poucos milissegundos o tempo T2* de durao e mais curto do que T2. A perda paulatina de fase devido ao T2* pode ser contornado atravs da gerao de ecos, em contra partida, a perda de sinal devido o relaxamento T2 ainda irreversvel. T2 aumenta com o tamanho molecular e diminui com a mobilidade molecular. Em geral, os lquidos tm tempos

T2 longos e as molculas grandes e solidas tem tempos T2 pequenos. O tempo T2 tem uma dependncia pequena com a intensidade do campo magntico (Peters, 1999). As imagens de RMN contem uma matriz numrica de 256 x 256, um fator duas vezes menor que nas imagens de tomografia computadorizada, TC, em cada dimenso. A formao de imagens baseia-se nas diferenas entre as propriedades de relaxamento magntico dos ncleos sob variao de intensidade do sinal de RF e no registro da localizao espacial da distribuio de gua no tecido ou sua densidade de prtons (PD prton density). O contraste de imagem de RMN obtido pela intensidade do sinal de eco do spin, fornecido atravs da equao: I N(H) e TE/T2(1 e-TR/T1) equao 13. Sendo que N(H) o numero de prtons que contribuem para o sinal. Para TR e TE mais longo, a nfase do sinal em T2 e para TR e TE mais curtos, predomina o sinal em T1. No caso em que TR longo e TE mais curtos, prevalece o fator de densidade de prtons. Uma imagem em T1 de um tecido depende de sua capacidade de transferir energia para a vizinhana, e uma imagem de T2 de um tecido depende da rapidez com que os ncleos se defasam em seu movimento de precesso. Abaixo, para fins comparativos e melhor compreenso, imagens em RMN do tipo, T1, T2 e PD, obtidas de um mesmo paciente.

T1

T2

PD

Figura 25. Imagens de RMN em T1, T2 e PD de um mesmo paciente. Nota-se a mesma regio (p.ex. rbitas) com diferentes tonalidades: a) hipo-intensa em T1; b) hiper-intensa em T2 e c) isso-intensa em PD.

Na figura 25, os lquidos apresentam uma tonalidade hipo-intensa (mais escura) em T1 e hiper-intensa (mais clara) em T2, como pode ser notado nos globos oculares. Os slidos so mais hipo-intenso e iso-intenso (intensidade mdia) em T1 e hipo/isso-intenso em T2. Gorduras so hiper-intensas em T1 e isso/hiper-intensa em T2. As calcificaes e os metais no apresentam sinais em T1 e T2 pela ausncia de prtons de hidrognio (Medeiros, 2010). Concluso Depois de vrias observaes feitas ao longo desse trabalho concluiu-se que as descobertas e aplicaes da fsica das radiaes no tratamento de pacientes tm propiciado enormes ganhos a sociedade, que podem ser constatados no somente na rapidez dos resultados dos mais variados diagnsticos como tambm na preciso do uso das radiaes, otimizando dessa forma o tempo de tratamento. Apesar dos riscos no manuseio para aqueles que o fazem de forma descuidada ou mesmo por falta de manuteno peridica nos aparelhos, ou ainda os longos perodos em que os profissionais desse ramo especializado ficam expostos radiao, ato que coloca em risco a vida do paciente e mais ainda do profissional que faz uso desse meio para fins de diagnostico e terapia, ou ainda pela defasagem e deficincia tcnica no conhecimento de tais aplicaes cientficas. A evoluo dos mtodos e cuidados de avaliao clnica via radiao, tem alcanado nveis de satisfao tanto do ponto de vista dos resultados positivos quanto dos baixos ndices de acidentes em pacientes e profissionais da rea. Isso garante alta satisfao por todas as partes envolvidas. Gerando assim grande confiana no mtodo utilizado. A fsica mdica firmou-se ao longo dos anos como o brao mais forte e contundente da medicina no combate ao cncer. As tcnicas de deteco e tratamento mais eficazes para salvar vidas dessa enfermidade ainda so encontradas na fsica das radiaes. Por tanto, os mtodos empregados so totalmente justificveis. Requerendo dos rgos competentes a devida ateno que o presente tema merece, haja vista quando ocorre negligncia com esse assunto consequncias srias com a sociedade acorre. Resumo Explicar os mecanismos de funcionamento das radiaes em fsica mdica, assim como os cuidados necessrios para com seu uso nos tratamento e diagnsticos por imagem. Usou-se como meio para obter o presente resultado deste trabalho a pesquisa bibliogrfica. Grandes avanos tecnolgicos foram feitos desde que a primeira chapa radiogrfica foi tirada, chegando at os mais avanados meios de obteno de imagens e tratamento mdico via radiao. Requerendo com isso maior cuidado por todos quantos fazem uso de tais procedimentos.

A aplicao das leis fsica da radiao na medicina quando realizada dentro dos parmetros do cuidado e pericia podem gerar grandes benefcios para sociedade.

BIBLIOGRAFIA REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. GRANDINETTI, Helvcio. Histria da radiografia. Revista Imagem, So Paulo: volume 30 (2): 61-69, 18/12/2008. 2. Feynman RP, Leighton RB, Sands M. The Feynman Lectures in Physics, v. 1. Massachusetts: Pearson Addison Wesley; 2006. 3. Attix FE. Introduction to Radiological Physics and Radiation Dosimetry. New York: John Wiley and Sons; 1986. 4. Hubbell JH. Review and history of photon cross section calculations. Phys Med Biol. 2006;51(13): R245-62. 5. Turner JE. Interaction of ionizing radiation with matter. Health Phys. 2004;86(3):22852. 6. Evans RD. The Atomic Nucleus, New York: McGraw-Hill; 1955. 7. Davisson CM, Evans RD. Gamma-ray Absorption Coefficients. Rev Mod Phys. 1952;24(2):79-107. 8. Heitler W. The Quantum Theory of Radiation. 3rd ed. New York: Dover Publication; 1953. 9. NIST (Berger MJ et al). XCOM: Photon Cross Sections Database. [Pgina na internet] [acesso em mar. 2010]. Disponvel em: http://physics.nist.gov/ PhysRefData/Xcom/Text/XCOM.html. 10. Gureyev TE, Mayo SC, Myers DE, Nesterets Y, Paganin DM, Pogany A, et al. Refracting Rntgens rays: propagation-based x-ray phase contrast for biomedical imaging. J Appl Phys. 2009;105:102005. 11. Davis TJ, Gao D, Gureyev TE, Stevenson AW, Wilkins SW. Phase-contrast imaging of weakly absorbing materials using hard x-rays. Nature 1995;373(6515):595-8. 12. Fitzgerald R. Phase-sensitive x-ray imaging. Phys Today 2000;53(7):23-6. 13. Dreossi D et al. The mammography project at the SYRMEP beamline. Eur J of Radiol 2008; 68S: S58-S62. 14. NIST (Berger MJ et al). Stopping-power and range tables for electrons, protons and helium ions. [Pgina na internet] [acesso em maio. 2010]. Disponvel em: http://physics.nist.gov/PhysRefData/Star/Text/contents. html. 15. Bohr N. Velocity-range relation for fission fragments. Phys Rev. 1941;59:270-5. 16. Ziegler JF, Biersack JP, Ziegler MD. SRIM, the stopping and range of ions in matter. Morrisville: Lulu Press Co; 2008. 17. Paul H, Schinner A. Empirical stopping power tables for ions from 3Li to 18Ar and from 0.001 to 1000 MeV/nucleon in solids and gases. Atomic Data and Nuclear Data Tables. 2003;85:377-452. 18. Paul H. Stopping power for light ions. [Pgina na internet] [acesso em ago. 2009]. Disponvel em: http://www.exphys.uni-linz.ac.at/stopping/. 19. Johns HE, Cunningham JR. The physics of radiology, 4th ed. Springfield, Illinois: Charles C. Thomas; 1983. 20. Sabin JR, Oddershede J. Stopping power - What next? Adv Quantum Chem. 2105;49:299-319.

21. Bohr N. On the decrease of velocity of swiftly moving electrified particles in passing through matter. Phil Mag. 1915;30:581-612. 22. Inokuti M. Inelastic collisions of fast charged particles with atoms and molecules the Bethe Theory revisited. Rev Mod Phys. 1971;43(3):297-347. 23. Smith AR. Proton therapy, Phys Med Biol. 2006;51:R491-504. 24. Nowotny R, Hofer A. A computer code for the calculation of diagnostic-x-ray spectra. Fortschritte Auf Dem Gebiete Der Rontgenstrahlen Und Der Nuklearmedizin 1985;142:6685-9. 25. Kantele J. Handbook of Nuclear Spectroscopy. London: Academic Press; 1995. 26. Inokuti M. Remarks on stopping power: Its connections with particle transport and with the electronic structure of matter. Int J Quantum Chem. 1996;57(2):173-82. 27. Nobel JA, Trickey SB, Sabin JR, Oddershede J. Basis set limitations on the ab initio calculation of stopping cross-sections via generalized oscillator strengths. Chem Phys. 2005;309(1):89-94. 28. NIST (Dragoset RA). Periodic Table: Atomic Properties of the Elements. [Pgina na internet] [acesso em jul. 2010]. Disponvel em: http://physics. nist.gov/PhysRefData/PerTable/index.html. 29. Garcia, Eduardo. Biofsica. So Paulo, 2000. 30. Dias, Jos. Espectroscopia molecular. Coimbra, Portugal, 1986. 31. Gil & Geraldes. Ressonncia magntica nuclear. Coimbra, Portugal, 1987. 32. Eisberg & Resnick. Fsica quntica,1979. 33. Eisberg. Fundamentos de fsica moderna, 1979. 34. Revista Brasileira de Fsica Mdica, 2009. 35. Junior, Edilson et. Al. Radiologia mdica. So Paulo, 2007. 36. Medeiros, R.B. Ressonncia magntica. Disponvel em: http://cfhr. epm.br/download/aulas/grad/RM.pdf. Acesso em: 23/06/2010.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 1. INSTITUTO NACIONAL DO CANCER INCA. Programa de qualidade em radioterapia: Curso de atualizao para tcnicos em radioterapia. Disponvel em:<http://www.inca.gov.br/pqrt/download/tec_int/PQRT_curso_atual_rdtrp_p3.pdf>. Acesso em: 07/10/2010. 2. INSTITUTO NACIONAL DO CANCER INCA. Caractersticas dos tratamentos de cncer. Disponvel no endereo eletrnico: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=100. Acesso em 06/08/2011. 3. INSTITUTO NACIONAL DO CANCER INCA. Caractersticas da radioproteo. Disponvel no endereo eletrnico: http://www.cnen.gov.br/seguranca/radioprotecao.asp. Acesso em 06/08/2011. 4. SCAFF, Luiz A. M. Fsica da radioterapia. So Paulo: Sarvier, 1997. 5. SCHABERLE, Fabio e SILVA, Nelson Canzian da, Introduo Fsica da Radioterapia, Florianpolis: Depto de Fsica UFSC, 2000. Disponvel em: www.fsc.ufsc.br/canzian/intrort. Acesso em 09/05/09. 6. SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA SBRT. Radioterapia. Disponvel em: <http://www.sbradioterapia.com.br/booklet.doc>. Acesso em: 06/05/09. 7. TAUHATA, Luiz, SALATI, Ivan, DI PRINZIO, Renato e DI PRINZIO, Antonieta,

Radioproteo e dosimetria: fundamentos, Rio de Janeiro: Instituto de Radioproteo e Dosimetria, 2003. 8. http://video.if.usp.br/

APNDICE A: DENSIDADE DE NMERO ATMICO O grfico da Figura A1 mostra a densidade dos elementos qumicos slidos (), em funo do nmero atmico (Z). Embora a variao de com Z dentro de cada um dos 7 perodos da tabela peridica apresente uma forma de pico, a tendncia de aumento da densidade com Z notvel, como se observa pelas linhas de tendncia ajustadas aos pontos experimentais. Para os 11 elementos gasosos (os 6 gases nobres e H, N, O, F e Cl), tambm includos no grfico, a tendncia especialmente forte. Essa tendncia de aumento de densidade com nmero atmico justifica a utilizao de sees de choque para ftons e poder de freamento nas formas / e dT/dx, que tm ento dependncias com o nmero atmico mais fracas que e dT/dx.

Figura 26. Comportamento da densidade dos elementos qumicos com o nmero atmico.

You might also like