You are on page 1of 10

3

1. Introduo O que luz? Energia, radiao, onda, partcula... O que afinal a luz? Newton, como Leonardo da Vinci, acreditava que a luz tinha natureza corpuscular, ou seja, formada por partculas. Diferentes cores correspondem a diferentes partculas, e a luz branca seria uma mistura de todas as partculas. Hooke e Huygens propuseram que a luz era uma onda, onde diferentes cores corresponderiam a diferentes comprimentos de onda. O fenmeno que efetivamente decidiu a favor da teoria ondulatria foi a interferncia; no h como partculas sofrerem interferncia, fenmeno observado na luz por Thomas Young, um cientista ingls (seu experimento, a dupla fenda, o que melhor distingue o comportamento de uma onda e de uma partcula, e define que a luz uma onda). Com a descoberta de Maxwell de que a luz uma onda eletromagntica, a teoria corpuscular foi completamente descartada. Porm Einstein, ao estudar o Efeito Fotoeltrico, conseguiu provar finalmente que a luz tambm formada por partculas, os ftons j que a fsica clssica (que diz que a luz uma onda) no podia explicar os resultados obtidos, ficou claro ento que a luz no integralmente uma onda. Em certas condies, a luz se comporta como onda, e em outras, como partcula. Essa personalidade mltipla da luz referida como dualidade ondapartcula. A noo clssica de que onda e partcula so entidades diferentes no se aplica a partculas subatmicas. Portanto, a luz tem natureza dual: exibe tanto caractersticas ondulatrias quanto corpusculares. Os modelos completam-se mutuamente. No entanto focaremos nossa ateno para a luz como uma onda e fenmenos nos quais comprovam a caracterstica ondulatria da luz.

Figura 1. A aurora boreal uma prova de que luz tambm partcula. Os tomos so excitados pelos choques, causados pelo vento nas regies polares, e descarregam emitindo ftons (energia quantizada).

As ondas tm fenmenos muito interessantes. Entre eles a difrao, a interferncia e a refrao. A rede de difrao da luz, o efeito visual da difrao, foi descoberta por Fraunhofer em 1814, acontece quando a onda caminha e encontra uma fenda. Quando a fenda da mesma ordem de grandeza do comprimento de onda em questo, a difrao acontece e a onda contorna o objeto; exemplo disso ao olharmos para as lmpadas da rua e vermos o brilho emitido por ela que lembra o formato de uma cruz.

Figura 2. Onda simples

A interferncia um fenmeno descrito pelo cientista ingls Thomas Young, j citado anteriormente. Pode ser descrito como o encontro entre ondas, e existem dois tipos. A interferncia destrutiva quando o vale de uma se encontra com a crista da outra e interferncia construtiva quando cristas ou vales se

encontram, dobrando a amplitude da onda ( possvel identificar as regies de uma onda observando a Figura 2). J a refrao a variao da velocidade da onda quando passa de um meio mais ou menos refratrio para outro, descoberta por Snell e Descartes. A relao entre a difrao e a interferncia pode ser vista na Figura 3.

Figura 3. Ocorre primeiro a difrao, e depois a interferncia.

No relatrio temos a explicao de um exemplo de difrao e interferncia, realizado atravs de um laser (feixe de luz, no caso infravermelho, condensado) para assim analisar os fenmenos. Apresenta tambm os desvios da luz assim como os resultados da mesma, a refrao do laser na gua, e a mudana nos fenmenos observados quando os objetos de anlise so mudados (utilizao de um fio de cabelo, mdia de CD e DVD).

2. Objetivos Os objetivos eram: entender os conceitos de difrao e interferncia da luz; observar o padro de difrao da luz que incide em um fio de cabelo e calcular a espessura do mesmo; observar a interferncia da luz que passa por uma rede de difrao de transmisso (mltiplas fendas); calcular a distncia entre duas trilhas de um CD e de um DVD (duas fendas); observar os padres de difrao e interferncia em meios diferentes (ar e gua) e calcular o ndice de refrao da gua.

3. Materiais e Mtodos Parte Experimental Materiais: - Lpis; - Papel milimetrado; - Trena; - Rgua; - Fonte LASER, Classe II, 1 ~ 655 nm e P ~ 1mW; - pedao de um CD transparente; - pedao de um DVD transparente; - Bquer com gua; - Fio de cabelo (de um dos integrantes do grupo); - 2 macacos para apoio; - Suporte universal. Procedimentos PARTE A Determinao da espessura do fio de cabelo Monta-se o experimento conforme mostrado na Figura 1. Observa-se a projeo da luz sobre o anteparo e verifica-se se ocorrem franjas no anteparo, isto , mximos e mnimos de luminosidade e com a trena, mede-se a distncia entre o anteparo e o fio de cabelo. Mede-se tambm a distancia entre a metade de uma das franjas (pontos luminosos) at a metade do prximo ponto.

Calcula-se a espessura do fio de cabelo utilizando as frmulas de difrao. PARTE B Determinao entre a distncia entre duas trilhas nas mdias Monta-se o experimento conforme mostrado na Figura 1, substituindo o fio de cabelo pela mdia (pedao do CD). Mede-se cuidadosamente a distncia entre o centro do mximo central e o primeiro mximo da imagem formada pelo laser no anteparo. Calcula-se a distncia entre as duas trilhas do CD. O mesmo procedimento realizado utilizando a mdia do DVD.

Figura 1. Esquema do arranjo experimental tendo como exemplo a PARTE A.

PARTE C Determinao do ndice de refrao da gua Monta-se o experimento da PARTE B com um CD, porm utilizando um bquer com gua limpa pela metade, posicionado entre o anteparo e o laser. Faz-se primeiramente o feixe laser incidir no CD e atravessar o Bquer na metade sem gua. Mede-se cuidadosamente a distncia entre o centro do mximo central e o primeiro mximo da imagem formada pelo laser no anteparo. Repete-se o procedimento na metade do Bquer com gua. Calcula-se o ndice de refrao da gua.

4. Resultados ETAPA 1 Clculo da espessura de um fio de cabelo A luz, ao passar pelo fio de cabelo, difrata seguindo o mesmo padro da difrao por uma fenda. Logo, os mesmos clculos que determinam a largura da fenda, podem ser usados para determinar o dimetro do fio de cabelo. A largura d dada por: d = (n L)/(Xn), onde: n (1,2,...) o mnimo de difrao, o comprimento de onda da luz incidente, L distncia entre o fio/fenda ao anteparo e Xn a distncia entre o mximo central e o respectivo mnimo de difrao. As medidas obtidas na realizao do experimento foram: L= 38cm e X1= 0,3cm. Tendo n=1, = 655nm. Assim podemos calcular a espessura do cabelo pela frmula j apresentada: d = (1x655x10^-9x38x10^-2)/(3x10^-4) d = 0,08 mm

O valor obtido ficou dentro da variao esperada consultada na literatura. ETAPA 2 Clculo da distncia entre as mdias de um CD A distncia entre as fendas (mdias) dada por: dsen = m, onde d o espaamento entre as fendas, o ngulo formado entre o mximo central e o primeiro mximo de difrao, m (1,2,...) o mximo de difrao, e o comprimento de onda da luz incidente. Temos tambm que sen=Xm/L, onde L distncia entre o CD e o anteparo. Utilizando os valores obtidos e sabendo que sen = 0,505, possvel calcular a distncia: dsen=m d = (m)/sen d=1x655x10^-9/0,505 d=1,29x10^-6 m d=1,29 m

10

Esse valor obtido para a distncia entre as trilhas de um CD se aproximou do esperado, mas ainda guardando uma considervel diferena. Isso se d pelo fato de as medidas de distncias terem sido realizadas com instrumentos de baixa preciso como a rgua de plstico. ETAPA 3 Clculo da distncia entre as mdias de um DVD Temos as mesmas frmulas do clculo anterior para tentar chegar ao valor do espaamento entre as trilhas de um DVD. Logo: sen=Xm/L sen= 1,8/2 sen= 0,9 d= 1x655x10^-9/0,9 d= 0,7x10^-6 m d= 0,7 m

A distncia obtida nos clculos no se aproximou tanto do esperado, tambm devido a falhas na leitura das medidas e pela dificuldade em se visualizar os mximos de difrao. Porm, percebeu-se que as trilhas de um DVD tm um espaamento menor que as de um CD, fato verdadeiro j que um DVD armazena mais mdia que um CD em um mesmo espao fsico. ETAPA 4 Clculo do ndice de refrao da gua Para se calcular o ndice de refrao da gua, observou-se o comportamento de difrao e as linhas de interferncia que a luz do laser incidente quando passado pelas fendas do mesmo CD do qual foi calculado o espaamento. Porm, primeiro, o meio em que a luz se propagou at atingir o anteparo foi o ar, e foi medida a variao Xm (distncia entre o mximo central e o primeiro mximo, m=1), e depois, com o mesmo fenmeno de difrao, fez-se a luz difratada passar pela gua antes de atingir o anteparo, e novamente foi medido xm. O ndice de refrao da gua dado por: n(gua) = X(ar)/ X(gua) n= 15,8/11,2 n= 1,41

11

O valor obtido se aproximou bem do valor real (n(gua) = 1,3) s no sendo mais prximo pelos problemas de medio citados anteriormente. 5. Concluso Com os experimentos, foi possvel entender os conceitos de difrao e interferncia da luz e observar o padro de difrao da luz que incide em um fio de cabelo e calcular sua espessura, a distncia entre duas trilhas de um CD e um DVD, calcular o ndice de refrao da gua e do ar.

12

6. Referncias Sites: http://educar.sc.usp.br/otica/refracao.htm#topo http://socrates.if.usp.br/~lkono/grad/fge327/exp6.pdf Livros e outros: Roteiro 3 difrao e interferncia, BECN, UFABC. Staff (March 2006). Fraunhofer-Gesellschaft: International Locations. FraunhoferGesellschaft organisational web site. Staff (February 2009). Fraunhofer ISST. Cantor, G. Optics after Newton: theories of light in Britain and Ireland, 1704 - 1840, Manchester University Press: Manchester, 1983. Silva, C. & Martins R. "Nova teoria sobre luz e cores: uma traduo comentada", Revista Brasileira de Ensino de Fsica18(4): 313-27, 1996. Cohen, B. & Westfall, R. Newton: textos, antecedentes e comentrios,

Contraponto/EdUerj: Rio de Janeiro, 2002. Newton, I. ptica, EDUSP: So Paulo, 1996.

You might also like