You are on page 1of 3

Projeto Higiene e Segurana do Trabalho

Higiene do Trabalho A higiene do trabalho est relacionada com as condies ambientais de trabalho que asseguram a sade fsica e mental e com as condies de bem-estar das pessoas. Do ponto de vista de sade fsica, o local de trabalho constitui a rea de ao da higiene do trabalho, envolvendo aspectos ligados exposio do organismo humano a agentes externos como rudo, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho. Assim, um ambiente saudvel de trabalho deve envolver condies ambientais fsicas que atuem positivamente sobre todos os rgos dos sentidos humanos, como viso, audio, tato, olfato e paladar. Do ponto de vista de sade mental, o ambiente de trabalho deve envolver condies psicolgicas e sociolgicas saudveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais como o estresse.

Projeto Supermercado Nova Estrela Atualmente sei que o Supermercado esta passando por processo de restaurao fsica e ampliao, e que os futuros ambientes sero adequados, mas com pequenos investimentos podemos deixar os locais atuais de manipulao de alimentos mais limpos higinico e livre de contaminao, segue abaixo uma relao de pequenos investimentos e procedimentos que ir gerar um grande impacto no mbito da Higiene do local. Fase I Lanchonete: Investimentos: - Lixeira de 120 litros com tampa e pedal, para armazenamentos das cascas e resduos das frutas utilizadas para elaborao dos sucos e vitaminas. - Filtro de gua para retirar gua para a elaborao dos sucos. -Hipoclorito para higienizao dos alimentos. - Adicional uma cuba para higienizao de frutas e alimentos separadamente da rea que feita a higienizao de utenslios e copos. - Saboneteira e papeleira para higienizao das mos. Procedimentos: - Aps a higienizao dos utenslios esterilizar com lcool 70%

- Higienizao das mos aps acabar cada procedimento ou tarefa. - Descartar o lixo da lixeira sempre que necessrio. - Armazenar diariamente uma amostra de cada tipo de salgado, suco, ou outra preparao sob refrigerao a - 04 C - Manter o ambiente de trabalho organizado e sem poluio visual com panos, vassouras e outros objetos de limpezas armazenados em locais indevidos. - Usar luvas amarelas de borracha sempre que for fazer higienizao de utenslios.

Cozinha Investimentos: - Lixeira de 120 litros com tampa e pedal, para armazenamentos das cascas e resduos das frutas utilizadas para elaborao dos sucos e vitaminas. - Saboneteira e papeleira para higienizao das mos. - Um avental anti-chamas. -Sapatos de segurana. Procedimentos - Usar luvas amarelas de borracha sempre que for fazer higienizao de utenslios. Armazenar diariamente uma amostra de cada tipo de salgado, suco, ou outra preparao sob refrigerao a - 04 C - Manter o ambiente de trabalho organizado e sem poluio visual com panos, vassouras e outros objetos de limpezas armazenados em locais indevidos. - Descartar o lixo da lixeira sempre que necessrio. -Aps o termino das tarefas higienizar o ambiente de trabalho e esterilizar as bancadas, utenslios e equipamentos. - Usar luvas amarelas de borracha sempre que for fazer higienizao de utenslios.

Abaixo segue uma reclamao de um cliente de uma rede de Supermercados do Estado de So Paulo para reflexo:
Sou cliente da rede de supermercados Zaffari desde que nasci, e sou frequentador assduo das lanchonetes da rede, em especial da loja situada na Avenida Plnio Brasil Milano. Sempre que vou lanchonete, como e bebo a mesma coisa. Peo um lanche e um refrigerante de COPO. O que aconteceu foi o seguinte: me serviram o lanche e quando me deram o refrigerante, a atendente que me serviu, ao me alcanar o copo, segurou o copo pela parte superior, exatamente no local onde colocamos a boca quando vamos ingerir o liquido do copo. Parece ser pouca coisa, mas a mesma atendente que me atendeu foi a que recebeu o meu dinheiro com a mesma mo, no lavou a mo e tambm no sei se ela estava gripada ou com alguma doena. Alm do mais, pedi para ser trocado o refrigerante, e a atendente repetiu o ato de segurar o copo pela parte de cima (acho que no havia entendido), e ao me servir de novo me entrega o copo com 4/5 da capacidade do copo ( mostrou sinais de raiva e nervosismo) nesse momento. Falei pra ela em tom educado e calmo para que trocasse o copo e esta mesma atendente pediu que uma segunda atendente terminasse o meu atendimento, ou seja, me servisse um copo sem segurar pela parte superior. Sim, esta entendeu o que eu havia solicitado e resolve. Meu nico pedido que resolvam esse problema de higiene, ou que tenha uma pessoa responsvel pelo atendimento e OUTRA que sirva as bandejas! Obrigado Att. Gabriel Luz

Coloquei o caso acima para observarmos que muitas vezes podemos perder clientes ou deixar de ganhar novos clientes por simples procedimentos de m higienizao e atendimento.

Responsvel: Francieli B. B. Godino Nutricionista: CRN3- 18.767

You might also like