You are on page 1of 4

RESUMO DE GEOPROCESSAMENTO G1

SENSORIAMENTO REMOTO: a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados da superfcie terrestre, por meio da captao e registro da energia refletida ou emitida pela superfcie. (FLORENZANO 2011). SENSORIAMENTO OBTENO DE DADOS REMOTO DISTANTES Essas atividades envolvem: - DETECO; - AQUISIO; - ANLISE (INTERPRETAO E EXTRAO DE INFORMAES OBTIDAS) Da energia eletromagntica emitida ou refletida pelos objetos terrestres e registradas por sensores remotos. Anotaes:

As ondas eletromagnticas, que aqui chamaremos de radiao eletromagntica REM, pode ser consideradas como termmetros-mensageiros do Sensoriamento Remoto SR. Elas no apenas captam as informaes das caractersticas das feies terrestre, como tambm as leva at os satlites. A completa faixa de comprimentos faixa de comprimentos de onda e de frequncia da REM chamada de espectro eletromagntico. Este espectro varia desde radiaes gama com comprimentos de onda da ordem de 10^-6 m, at as ondas de rdio da ordem de 100 m.

10-4 RAIOS GAMA S RAI O X

10-2 ULTRA VIOLE TA

1 ----102 INFRAVEMEL HO

A energia eletromagntica utilizada na obteno dos dados por sensoriamento remoto tambm denominada radiao eletromagntica. A quantidade e qualidade da energia eletromagntica refletida e emitida pelos objetos terrestres resultam das interaes entre a energia eletromagntica e estes objetos. Portanto a energia a energia eletromagntica refletida e emitida pelos objetos terrestres base de dados para todo o processo de sua identificao, pois ela permite quantificar a energia espectral refletida e ou emitida por estes, e assim avaliar suas principais caractersticas. Logo os sensores remotos so ferramentas indispensveis para a realizao de inventrios, de mapeamento e de monitoramento de recursos naturais. RADIAO ELETROMAGNTICA Experincias de Newton (1672) constatam que um raio luminoso (luz branca) ao atravessar um prisma, desdobrava-se num feixe colorido um espectro de cores. A luz branca uma sntese de diferentes tipos de luz, uma espcie de vibraes. Cada cor corresponde a uma temperatura diferente, que a luz vermelha incidindo sobre um corpo, aquecia-o mais do que o violeta. A distncia entre dois pontos semelhantes, define o comprimento de ondas e, o nmero de ondas que passa por um ponto do espao num determinado intervalo de tempo, define a frequncia da radiao eletromagntica

104105 MICR OONDA S

106 UH F

RAIOS ULTRAVIOLETAS (UV): produzida em grande quantidade pelo sol, sendo emitida na faixa de 0,003 m at uma proximidade de 0,38 m. Seu poder de penetrao a torna nociva aos seres vivos, porm esta energia eletromagntica praticamente toda absorvida pela camada de oznio atmosfrico.
VISIVEL (LUZ): o conjunto de radiaes eletromagnticas que podem ser detectadas pelo sistema visual humano. A sensao de cor que produzida pela luz esta associada a diferentes comprimentos de ondas. As cores esto associadas aos seguintes intervalos espectrais: - Violeta: 0,38 a 0,45 m;

Azul: 0,45 a 0,49 m; Verde: 0,49 a 0,58 m; Amarelo: 0,58 a 0,60 m; Laranja: 0,60 a 0,62 m; Vermelho: 0,63 a 0,70 m;

INFRAVERMELHO (IV): a regio do espectro que se estende de 0,70 a 1.000 m e costuma ser dividida em trs sub-regies: IV Prximo: 0,70 a 1,30 m; IV Mdio: 1,30 a 6,0 m; IV Distante: 6,0 a 1.000 m ENERGIAS ELETROMAGNTICAS CORRESPONDENTES AO INTERVALO MDIO E DISTANTE (RADIAES TERMAIS) SO PROVENIENTES DA EMISSO ELETROMAGNTICA DE OBJETOS TERRESTRES MICROONDAS: So REM produzidas por sistemas eletrnicos (osciladores) e se estendem pela regio do espectro de 1mm at cerca de 1m, o que corresponde ao intervalo de frequncia de

Fig. 1 comprimento de onda. A quantidade de energia (Q) emitida, transferida ou recebida na forma de energia eletromagntica, est associada a cada comprimento de onda ou frequncia.

300 GHz a 300 MHz. Os feixes de micro-ondas so emitidos e detectados pelos sistemas de radares. RDIO: o conjunto de energias de frequncia menor que 300 MHz (comprimento de onda

maior que 1m). Estas ondas so utilizadas em telecomunicaes. Anotaes:

sol. Cerca de 99% da energia solar que atinge a terra encontra-se na faixa de 0,28 a 4 m.

ESPECTRO VISIVEL: refere-se ao conjunto das energias eletromagnticas percebidos pelo sistema visual humano, tambm denominado de luz.

ESPECTRO TERMAL: refere-se ao conjunto

das energias eletromagnticas emitidas pelos objetos terrestres e encontra-se nos intervalos espectrais correspondentes ao infravermelho mdio e distante.

O SR REALIZADO NA FAIXA DO ESPECTRO TERMAL. ATENUAO ATMOSFRICA A energia eletromagntica ao atravessar atmosfera terrestre pode ser absorvida, refletida e espalhada. Os gases presentes na atmosfera apresentam capacidades de absoro muito variveis em relao ao comprimento de ondas da energia solar incidente no sistema terra-atmosfera e da energia emitida pela superfcie terrestre. Os principais gases absorvedores da radiao eletromagntica so vapor dgua (H2O), oxignio O2, Oznio O3 e gs carbnico CO2. INTERAO REM X MATRIA A intensidade, largura e localizao das bandas de absoro dependem do material do alvo e resultam de trs processos: - Rotacional: se verifica a nvel molecular e onde ocorrer absoro da banda localizada nas faixas do infravermelho distante e micro-ondas. - Vibracional: tambm acontece no nvel molecular e responsvel pelas bandas de absoro situada entre 1,0 e 2,5 m.

- Eletrnico: ocorre a nvel atmico.

Algumas regies do espectro eletromagntico tm denominaes que indicam alguma propriedade especial. Ex.: ESPECTRO PTICO: refere-se regio do espectro eletromagntico que compreende as energias que podem ser coletadas por sistemas pticos (cmeras, filmes fotogrficos, etc.) (ultravioleta visvel e infravermelho).

A radiao solar incidente na superfcie terrestre interage de modo diferente com cada tipo de alvo. Esta diferena determinada principalmente pelas diferentes composies fsico-qumicas dos objetos ou feies terrestres. Estes fatores fazem com que cada alvo terrestre tenha sua prpria assinatura espectral, cada alvo absorve ou reflete de modo diferente cada uma das faixas do espectro da luz incidente.

ESPECTRO SOLAR: refere-se regio espectral


que compreende os tipos de energia emitida pelo

Anotaes:

que controla o comportamento espectral das rochas. - A gua pode-se apresentar na natureza em trs estados fsicos, os quais apresentam comportamento espectral totalmente distinto. Agua pura apresenta baixa reflectncia menor do que 10% na faixa entre 0,38 e 0,70 m. O comportamento espectral da gua modulado conforme os materiais suspensos nela. A presena de matria orgnica dissolvida em corpos de gua desloca o mximo de reflectancia espectral para o verde-amarelo, enquanto a presena de matria inorgnica em suspenso resulta num deslocamento em direo ao vermelho. Anotaes:

Em decorrncia desta interao, a radiao que deixa os alvos, leva para os satlites a assinatura espectral do mesmo. Os sistemas de sensores instalados nos satlites so sensveis a estas diferenas, que as registram em forma de imagens.

Nos minerais e rochas, os elementos e substancias mais importantes que determinam as bandas de absoro so os ons ferrosos e frricos, agua e hidroxila. A assinatura espectral do solo funo principalmente da porcentagem de matria orgnica, granulometria, composio mineral, umidade e CTC. O aumento do contedo de M.O no solo provoca aumento na absoro espectral, na faixa espectro reflexivo (0,4 a 2,5 m). Quando a granulometria, o aumento da concentrao de textura muito fina, e diminuio das partculas, incrementa a reflectncia diminuindo as bandas de absoro. Solos midos refletem menos que os solos secos no espectro reflexivo. O aumento da CTC tambm aumenta a absoro da REM. - A vegetao tem na regio do visvel, um pico de absoro decorrente da forte absoro dos pigmentos do grupo clorofila. Existem duas bandas de absoro distintas. Uma delas situada prxima a 0,48 m devido presena de carotenos. A outra prxima a 0,68 m correlacionada com o processo de fotossntese. Entre estes dois pontos de absoro existem um pico de refletncia em torno de 0,50 m, correspondente regio de cor verde do espectro visvel. - O comportamento espectral de rochas resultante dos espectros individuais dos minerais que as compe. Os minerais apresentam caractersticas decorrentes de suas bandas de absoro. Portanto a absoro o principal fator

CARACTERISTICAS DOS SENSORES Os sensores remotos so dispositivos capazes de detectar a energia eletromagntica (em determinadas faixas do espectro eletromagntico) proveniente de um objeto, transforma-las em um sinal eltrico e registra-las, de tal forma que este possa ser armazenados ou transmitidos em tempo real para posteriormente ser convertidos em informaes que descrevem as feies dos objetos que compe a superfcie terrestre. As variaes de energia eletromagnticas da rea observada podem ser coletadas por sistemas sensores: Os sistemas de sensores tambm podem ser classificados como ativos e passivos: - Os sensores passivos no possuem fonte prpria de energia eletromagntica, como por exemplo, os sensores do satlite LANDSAT 5, os radimetros e espectroradiometros. - Os sensores ativos possuem uma fonte prpria de energia eletromagntica. Eles emitem energia eletromagntica para os objetos terrestres a serem imageados e detectam parte dessa energia que refletida por estes na direo dos sensores.

AS PRINCIPAIS PARTES DE UM SENSOR SO: COLETOR : um componente ptico capaz de concentrar o fluxo de energia proveniente da amostra no detetor; FILTRO: o componente responsvel pela seleo da faixa espectral da energia a ser medida; DETETOR : um componente de pequenas dimenses feito de um material cujas propriedades eltricas variam ao absorver o fluxo de energia, produzindo um sinal eltrico; PRECESSADOR: um componente responsvel pela amplificao do fraco sinal gerado pelo detetor e pela digitalizao do sinal eltrico produzido pelo detector; UNIDADE DE SADA: um componente capaz de registrar os sinais eltricos captados pelo detector para posterior extrao de informaes; A qualidade de um sensor geralmente especificada pela sua capacidade de obter medidas detalhadas da energia eletromagntica. As caractersticas dos sensores esto relacionadas com a resoluo espacial, espectral e radiometrica. RESOLUO ESPACIAL: representa a capacidade de o sensor distinguir objetos. Ela indica o tamanho do menor elemento da superfcie individualizado pelo sensor. A resoluo espacial depende principalmente do detector, da altura do posicionamento do sensor em relao ao objeto. Para um dado nvel de posicionamento do sensor, quando menor for resoluo geomtrica deste maior ser o grau de distino entre objetos prximos. O sistema sensor do Thematic Mapper (TM) do LANDSAT 5 possui uma resoluo espacial de 30 metros. A resoluo espacial refere-se largura espectral em que opera o sensor. Portanto ela define o intervalo espectral no qual so realizadas as medidas, e consequentemente a composio do fluxo espectral do fluxo de energia que atinge o detetor. Exemplos: o sensor Thematic Mapper (TM) do satlite LANDSAT cobre uma faixa de 185 km, o sensor Charge Copled Device (CCD) do satlite SPOT cobre uma faixa de 60 km, o sensor AVHRR do satlite NOAA cobre uma faixa de 2.700 km.

metros, a imagem tem 6.000 linhas com 6.000 pixels em cada linha. Como a imagem LANDSAT tem 7 bandas espectrais, o espao total ocupado por uma imagem LANDSAT , portanto 6.000 x 6.000 x 7 =252 Megabytes.

RESOLUO ESPACIAL: Cada sistema de sensor tem uma capacidade de definio do tamanho do pixel, que corresponde a menor parcela imageada. A dimenso do pixel denominada de resoluo espacial. As imagens LANDSAT tem uma resoluo espacial de 30 m, a resoluo espacial do SPOT de 20 metros e a do NOAA de 1.100 m. quando menor for dimenso do pixel, maior a resoluo espacial da imagem. Imagens de maior resoluo espacial tem melhor poder de definio de alvos terrestres. A REM decomposta, pelos sensores, em faixas espectrais de larguras variveis. Estas faixas so denominadas bandas espectrais. Quando mais estreitas forem essas faixas espectrais, e ou quanto maior for o numero de bandas espectrais captadas pelo sensor, a resoluo espectral da imagem. Anotaes:

RESOLUO TEMPORAL: o intervalo de tempo que define a rbita do sensor (exemplo: 16 dias, 2 dias, etc.) RESOLUO ESPECTRAL: uma medida da largura das faixas espectrais do sistema sensor. Por exemplo, um sensor que opera na faixa de 0.4 a 0.45m tem uma resoluo espectral menor do que o sensor que opera na faixa de 0.4 a 0.5m. RESOLUO RADIOMTRICA : est associada sensibilidade do sistema sensor em distinguir dois nveis de intensidade do sinal de retorno. Por exemplo, uma resoluo de 10 bits (1024 nveis digitais) melhor que uma de 8 bits.
Um aspecto que deve tambm ser observado a dimenso do espao ocupado por uma imagem. Este espao tem relao direta com a quantidade de pixel e a quantidade de bandas espectrais das imagens. Uma imagem LANDSAT, por exemplo, cobre uma rea de 180 km x 180 km, com a dimenso do pixel deste satlite de 30

You might also like