You are on page 1of 5

Rita Luz 2004/2005

Mama
Introduo

A glndula mamria uma glndula sudorpara apcrina modificada. Desenvolve-se embriologicamente em locais especficos ao nvel das linhas mamrias (estendem-se das axilas at s virilhas), por influencia da prolactina materna, estrognio e progesterona placentria. O mamilo visivel por volta da 6 semana como acumulao de clulas epiteliais ectodrmicas ao longo da linha mamria, formando uma depresso. Aps o nascimento, o mamilo faz salincia. Durante o desenvolvimento da glndula mamria, o broto mamrio (derivado da ectoderme) penetra no mesoderma adjacente, proliferando durante o 1 trimestre para dar origem de 15 a 20 cordes mamrios epiteliais slidos. Durante o 2 trimestre, os cordes mamrios tornam-se ocos e desenvolvem-se lveolos. O mesoderma diferencia-se em estroma conjuntivo e adiposo assim como em msculo liso do mamilo. As mamas de ambos os sexos seguem um curso semelhante de desenvolvimento at puberdade, aps a qual as mamas femininas se desenvolvem sob a influncia das hormonas pituitrias, ovricas e outras; enquanto no homem, sofre involuo na presena de testosterona. Aps a menopausa, as mamas, tal como os outros tecidos reprodutivos femininos, sofrem atrofia e involuo progressivas.

Estrutura
Baseado em: Histologia e Biologia Celular de A. Kierszenbaum (capitulo 23) Wheater Histologia Funcional de B. Young e J.W. Heath (capitulo 19)

Histologia&Embriologia

Mama

Cada glndula composta por 15 a 25 lobos mamrios, que compreendem: 1 sistema secretor tbulo-alveolar, que abre individualmente no mamilo. Tecido fibroso intralobular que rodeia aquele sistema. Tecido adiposo na periferia, subdividido por septos colagnicos.

Os lobos mamrios esto separados entre si por tecido conjuntivo denso septos fibrosos mais robustos separam o territrio de cada lobo. Cada lobo drenado pelo ducto galactfero, atravs de uma abertura separada na superfcie do mamilo. Imediatamente antes de se abrir na superfcie (junto ao mamilo), o ducto forma uma dilatao chamada de seio galactfero. Dentro de cada lobo da mama o ducto principal ramifica-se repetidamente para formar vrios ductos terminais, cada 1 dos quais leva a 1 lbulo constitudo por mltiplos cinos Cada ducto terminal e o seu lbulo associado chamado de unidade lobular-ducto terminal. Os lbulos so separados por tecido interlobular colagnico moderadamente denso, enquanto o tecido de sustentao intralobular que circunda os ductos dentro de cada lbulo menos colagnico e + vascular.

Epitlio que reveste os ductos e canais: Prximo da superfcie os ductos galactforos


so revestidos por tecido epitelial estratificado pavimentoso. Esta estratificao vai diminuindo com a profundidade at o ducto apresentar apenas duas camadas de clulas cilndricas. Finalmente junto das unidades secretoras o epitlio torna-se cbico simples. revestido por uma camada de clulas mioepiteliais.

Mamilo: Externamente revestido por um epitlio pavimentoso estratificado


ceratinizado que se continua com o da arola. Tem fibras musculares lisas que se dispem circularmente e paralelamente aos seios galactforos. A contraco desse msculo causa a ereco do mamilo. A pele em volta do mamilo arola pigmentada e contm glndulas sebceas que no esto associadas a folculos pilosos. As secrees dessas glndulas provavelmente ajudam a proteger o mamilo e a arola durante a amamentao.

Pgina 2 de 5

Histologia&Embriologia

Mama

Alteraes da mama
Durante a puberdade (aumento das hormonas ovricas e hipofisrias): Aumento do n de ductos galactforos por proliferao celular Acumulao de tecido adiposo no tecido conjuntivo intra e inter-

lobular. Pode tambm observar-se a formao de pequenas estruturas tbulo-alveolares nas extremidades mais profundas dos ductos. Existem pequenas alteraes histolgicas que se devem a uma proliferao dos ductos e das partes secretoras aproximadamente na altura da ovulao. Na segunda metade do ciclo ovrico ocorre uma elevada hidratao do tecido conjuntivo e consequentemente um ligeiro aumento do volume mamrio.

Durante o ciclo menstrual:

Na gravidez
A proliferao da mama na gravidez depende de: Estrognios e progesterona Prolactina Somatomamotropina corinica humana Hormona tiroideia Corticoesteroides Verifica-se

Proliferao e ramificao dos ductos galactforos. Grande neoformao de elementos secretores (tbulos e alvolos), sob a influncia dos estrognios e da progesterona produzidos pelo corpo lteo e mais tarde pela placenta Grande crescimento dos lbulos da mama, custa do tecido intralobular e do tecido adiposo interlobular, apesar de os septos de tecido interlobular ainda permanecerem. cinos esto dilatados. As clulas epiteliais variam de cbicas a cilndricas baixas e contm vacolos citoplasmticos. O estroma intralobular muito menos proeminente e contm 1 infiltrado de linfcitos, eosinfilos e plasmcitos. Os ductos galactforos e as suas dependncias comeam ento a expandir-se custa de tecido fibroso intralobular e tecido adiposo, que diminuem de massa consideravelmente. medida que a gravidez progride, os cinos comeam a secretar 1 lquido colostro: A sua acumulao dilata o lmen dos cinos e dos ductos

Pgina 3 de 5

Histologia&Embriologia

Mama

a forma da secreo mamria disponvel durante os 1s dias aps o nascimento Contm uma substncia laxativa e anticorpos maternos diferena do leite, o colostro contm pouco lpido

A secreo das mamas controlada pela prolactina Durante a gravidez, a secreo de prolactina aumenta progressivamente, mas a sua actividade suprimida pelos altos nveis de estrognios e de progesterona circulantes. Sinais de secreo s aparecem na fase final da gravidez.

Aps o parto e durante a lactao Ocorre diminuio dos nveis de estrognios e progesterona (que
inibem a secreo do leite), sendo que a prolactina estimula a secreo de leite, em conjunto com vrias outras hormonas. O leite produzido nas clulas epiteliais das pores secretoras e acumula-se no seu lmen e nos prprios ductos galactforos. Clulas secretoras: Apresentam um RER mt aumentado e abundantes vacolos lipdicos. Existem tb, no polo apical, grnulos de natureza proteica que so constitudos por proteinas sintetizadas no RER, este localizado na parte basal das clulas. Alm de protenas e lpidos estas clulas secretam tambm hidratos de carbono. Ncleos so grandes, c nuclolos proeminentes. Cada cino limitado por uma membrana basal Entre cada membrana basal e as clulas secretoras esto os prolongamentos citoplasmticos das clulas mioepiteliais, cuja contraco expele o leite da glndula. A mama em lactao composta por alvolos distendidos por leite: O tecido inter-lobular reduzido a delgados septos fibrosos. Existe ainda um aumento considervel do nmero de plasmcitos e linfcitos do tecido conjuntivo em volta das unidades secretoras, os quais sintetizam IgA que passam para o leite. A produo do leite prossegue enquanto continua a suco e pode continuar por alguns anos aps o nascimento da criana. A suco estimula receptores que existem em redor do mamilo, e: 1 reflexo neuro-hormonal causa libertao de prolactina 1 reflexo neuro-hormonal diferente leva libertao de de oxitocina

Pgina 4 de 5

Histologia&Embriologia

Mama

Provoca a contraco das clulas mioepiteliais que circundam os alvolos e ductos secretores, impulsionando assim o leite para os seios galactforos. A interrupo da suco resulta numa regresso da estrutura da glndula em lactao e o restabelecimento dos ciclos ovricos.

Composio do leite (varia durante a lactao) gua (88%) Ies (principalmente Na+, K+, Cl-, Ca2+ e fosfato) Protena (1,5%, sobretudo lactalbumina e casena) Glcidos (7%, principalmente lactose) Lpidos (3,5%, sobretudo triglicridos) Vitaminas Anticorpos (da classe IgA)

A gua e alguns ies difundem-se livremente pela membrana celular apical. As protenas so sintetizadas no RER, embaladas no aparelho de Golgi e secretadas em vacolos por exocitose. Os vacolos secretores carregados de protena tambm contm uma quantidade considervel de material menos electro-denso, incluindo lactose e clcio. O citoplasma das clulas secretoras contm gotculas de lpidos de vrios tamanhos que no so limitadas por membrana. O lpido descarregado por secreo apcrina, o que implica que a gotcula de lpido, o citoplasma circundante e a membrana plasmtica sejam lanados no lmen. IgA captada por endocitose mediada por 1 receptor na base da clula, transportada atravs da clula em pequenas vesculas membranosas e libertada por exocitose.

Aps a menopausa
Iniciase a atrofia dos ductos, unidades secretoras e estroma conjuntivo, verificando-se uma involuo progressiva da glndula mamria.

Pgina 5 de 5

You might also like