You are on page 1of 4

RESUMO DE CONHECIMENTO GERAL DE AERONAVES

AERONAVE Definio 1 - Aeronave todo aparelho manobrvel em vo, que possa sustentar-se e circular no espao areo, mediante reaes aerodinmicas, apto a transportar pessoas ou coisas (art 106-CBAER - LEI N 7.565, de 19 DEZ86). Definio 2 - Aeronave significa um dispositivo que usado ou que se pretenda usar para voar na atmosfera, capaz de transportar pessoas e/ou coisas.(RBAC 01, 27NOV08, item 01.1, pg. 1) AERSTATO (princpio aerosttico): aparelho mais leve que o ar (Princpio de Arquimedes) EXEMPLOS: balo de ar quente, dirigvel. AERDINO (princpio aerodinmico): aparelho mais pesado que o ar (Princpio de Bernouilli e 3 Lei de Newton).Exemplos: avio, helicptero. AVIO: aparelho mais pesado que o ar, faz manobras e transporta pessoas e cargas, e pode ser usado para fins militares.
Bales Aerstatos (Princpio de Arquimedes) Dirigveis - Cativos - Livres - No Rgidos - Semi Rgidos - Rgidos - Helicptero Aerdinos (Teorema de Bernoulli e 3 Lei de Newton (Ao e Reao) - Autogiro - Planadores - Avies

PARTES FUNDAMENTAIS DE UM AVIO: 5 PARTES : asa, fuselagem, empenagem, trem de pouso e grupo moto-propulsor. ASA: (diviso) ponta, base, painel, envergadura, bordo de fuga, corda, extradorso e intradorso. (construo) longarinas, suportes, tirantes, montantes, nervuras e revestimento. FUSELAGEM: tubular (revestida de lona no resiste a esforos estruturais), monocoque (tem cavernas que moldam a fuselagem) e semi-monocoque (cavernas e longarinas resiste mais aos esforos estruturais. Os avies comerciais tem fuselagem semi-monocoque). EMPENAGEM: (Diviso) estabilizador vertical com o leme de direo e o estabilizador horizontal com o leme de profundidade. (Tipos) padro, extra, em V e em T. TREM DE POUSO QUANTO AO RECOLHIMENTO: fixo, retrtil ou semi-escamotevel (recolhe parcialmente) e escamotevel (recolhe totalmente). GRUPO MOTO-PROPULSOR: Avies Hlice: As hlices podem ser: TRATORAL (puxa) , PROPULSORA (empurra) e TANDEM (puxa/empurra) Motores a pisto ou convencional: o motor a pisto aproveita a energia da queima do combustvel onde os gases impulsionam os pistes. Usam Gasolina de Aviao. Motores Turbo-hlice: um motor turbojato modificado, onde a energia do jato aproveitada para girar uma turbina a qual aciona uma hlice atravs de uma caixa de engrenagens de reduo. Usam Querosene de Aviao. (QAV) Motores Reao: todos usam QUEROSENE DE AVIAO (QAV). So basicamente constitudos de: DUTO DE ADMISSO, COMPRESSOR, CMARAS DE COMBUSTO, TURBINA, TUBO DE DESCARGgA E BOCAL PROPULSOR. turbojato: o ar admitido impulsionado num fluxo de alta velocidade, utilizando a energia expansiva dos gases aquecidos pela combusto. mais apropriado para avies supersnicos; e turbofan: este motor formado por um turbojato (ncleo), cuja turbina aciona conjuntamente o compressor e um fan (ventilador). A massa de ar movimentada maior que no turbojato, resultando em maior trao e menor consumo. mais silencioso.

Classificao dos avies quanto (ao)

Nmero de asas (plano de asa) Monoplano Biplano Triplano Quadriplano Multiplano

Nmero de lugares Monoplace Biplace Triplace Multiplace

Nmero de motores Monomotor Bimotor Trimotor Quadrimotor Multimotor

Nmero de reatores Monoreator Bireator Trireator Quadrireator Multireator

Fixao da asa Posio da Meio de asa decolagem Cantilever Semi-cantilever Parassol Alta Mdia Baixa Litoplano Hidroplano Anfbio Aerobote

Tipo de Fuselagem Tubular Monocoque Semi-monocoque

Tipos de trem de pouso Convencional Triciclo

Escoamento: movimento dos fluidos (laminar ou lamelar ; turbulento ou turbilhonado). Perfil: formato em corte do aeroflio (pode ser simtrico e assimtrico) Aeroflio: corpo de formato aerodinmico que oferece reaes teis ao vo. Ex: Asa (sustentao) ; Hlice (trao) ; Estabilizadores (estabilidade) Superfcie Aerodinmica: So aquelas que produzem pequena resistncia ao avano, mas no produzem nenhuma fora til ao vo. Vento relativo: mesma direo, mas sentido contrrio. Velocidade igual ao seu deslocamento. Centro de presso: Ponto de origem das forcas que atuam na asa (sustentao, arrasto e resultante aerodinmica) . Localiza-se sobre a CMA(corda mdia aerodinmica) Forcas que atuam no avio: sustentao, oposta ao peso ...................... trao oposta a resistncia ao avano (arrasto). (L- LIFT) W-WEIGHT) (T- THRUST) (D- DRAG) CG Centro de Gravidade: o ponto de cruzamento dos trs eixos (lateral, longitudinal e vertical). o ponto de aplicao da fora PESO. Construo das asas: LONGARINAS: principais elementos estruturais da asa NERVURAS: do o formato aerodinmico a asa SUPORTES: membros estruturais que do apoio asa. TIRANTES: cabos de ao esticados em diagonal, que suportam os esforos aerodinmicos da asa. MONTANTES: so calos que suportam esforos de compresso CURIOSIDADE Peso vazio (PV): peso do avio com seus itens bsicos. Peso bsico operacional (PBO): o PV mais os itens operacionais. Peso zero combustvel (PZC): o PBO mais o Pay load (PAX`S`e bagagens,carga e correios). Peso de decolagem (PD): o PZC mais o combustvel para o percurso. Peso de pouso (PP): o PD menos o combustvel usado no vo. CURIOSIDADE A AUTONOMIA MINIMA DETERMINADA PELOS REGULAMENTOS DA SEGUINTE FORMA: Combustvel necessrio para voar da origem ao destino; Mais 10% de seu valor; Mais combustvel para voar do destino alternativa; Mais 30 minutos de combustvel para voar em regime de espera (holding) sobre a alternativa a 1.500 ps de altura.

ngulo diedro: formado pela linha media da asa e o eixo lateral(melhora a estabilidade lateral). ngulo de enflechamento: formado pela linha do bordo de ataque e o eixo lateral (melhora a estabilidade lateral e direcional). ngulo de incidncia: formado pela corda da asa e o eixo longitudinal. Este ngulo fixo, de fbrica, no varia. ngulo de ataque: formado entre a corda da asa e a direo dos Superfcie de comando primria: leme de direo, profundor (ou leme de profundidade) e ailerons. filetes de ar (vento relativo). Pode ser positivo (cabrando), Superfcie de comando secundria: compensadores do leme de direo, do profundor e dos negativo (picando) neutro (mesma direo dos filetes de ar). ailerons. ngulo crtico: ngulo de ataque mximo. Se o Piloto continuar Dispositivos hipersustentadores: flaps e slats. cabrando a aeronave entrar no ngulo de Estol, perdendo Flaps: simples, ventral e fowler (deslizante). Melhoram a sustentao no pouso e decolagem. velocidade e a sustentao. Para recuperar, deve baixar o nariz da Spoilers (freio aerodinmico): diminui a velocidade do avio em vo. No solo, quando acionados aeronave(picar) a fim de ganhar velocidade para recuperar a aps o pouso destroem a sustentao, empurrando a aeronave no solo para aumentar o atrito do sustentao. trem de pouso com a pista, a fim de diminuir a velocidade. Slots: fendas que servem para suavizar o escoamento do ar no extradorso, mantendo-o laminar. Slats: Flaps de bordo de ataque que funcionam de forma idntica aos slots.

NMERO MACH a relao entre a velocidade do avio e a velocidade do som, ao nvel mar, equivalente a 340m/seg ou 1224 km/h ou 660 ns. Esta velocidade foi calculada na temperatura de 15C. Avies Subsnicos so os que voam a velocidades inferiores a Mach 1 Avies Transnicos Avies que atinjam velocidades Mach entre 0.8 e 1.2 Avies Supersnicos Avies que atinjam velocidades entre 1.2 a 5 Mach Avies Hipersnicos Avies que atinjam velocidades acima 5 Mach. Ex: nibus espacial (SPACE SHUTTLE) Movimentos ao redor dos eixos Comando que Movimenta a Superfcie primria Manche para as laterais Superfcies de comando primrias Superfcies de comando secundrias Tipos de Estabilidade Fatores que melhoram a Estabilidade.

Eixo Longitudinal

Rolamento, Rolagem, Bancagem ou Inclinao Lateral

Ailerons Compensadores - dos Ailerons

Eixo Vertical

Eixo Lateral ou Transversal

Pedais Leme de direo - do Leme de ( empurrar o direo pedal) - Profundor Arfagem ou Tangagem (cabrar Manche para Profundor ou (subir, nariz pra cima) e picar frente e para trs Leme de (descer, nariz pra baixo) Profundidade Guinada

Diedro Enflechamento Lateral Efeito de Quilha Efeito de Fuselagem Distribuio de Peso Direcional Enflechamento Efeito de Quilha CG frente do CP nariz longitudinal ligeiramente pesado, o que facilita a atuao do estabilizador horizontal

DIVISAO DA ASA: PONTA: extremidade da asa. a parte mais distante da fuselagem. RAIZ: parte que serve de fixao fuselagem. PAINEL: distancia da ponta ate a raiz. ENVERGADURA: distancia em linha reta de uma ponta a outra da asa. BORDO DE ATAQUE: parte anterior, da frente, mais grossa da asa. BORDO DE FUGA: parte posterior, de trs, mais afilada da asa. EXTRADORSO ou DORSO: parte superior da asa. INTRADORSO ou VENTRE: parte inferior da asa. CORDA: linha reta que une o bordo de ataque ao bordo de fuga. CORDA MDIA AERODINMICA: linha eqidistante que vai do bordo de ataque ao bordo de fuga, dividindo cada painel da asa em duas partes iguais. LINHA DE CURVATURA MDIA linha curva eqidistante em todos os pontos do extradorso e do intradorso. S existe no perfil assimtrico (asa), dividindo-o em duas partes iguais.

PRESSO DINMICA: a presso produzida pela fora de impacto do vento relativo. Quanto maior a velocidade do avio, maior ser a presso dinmica. PRESSO ESTTICA: a presso que exercida pelo ar em um corpo mergulhado na atmosfera. Ex. presso atmosfrica.

You might also like