You are on page 1of 5

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitria e Ambiental - I COBESA

ANLISE DO DESPERDCIO DE GUA EM ESCOLAS DA REDE PBLICA NA CIDADE DE UBERLNDIA-MG.


Marcio Ricardo Salla(1) Professor Adjunto, Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlndia/MG Fernanda Ribeiro Garcia de Oliveira(2) Graduada em Arquitetura e Urbanismo UNITRI - Uberlndia/MG Andr Luiz de Oliveira(3) Professor Adjunto, Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlndia/MG Endereo(1): Avenida Joo Naves de vila, 2121 Campus Santa Mnica Bloco 1Y Santa Mnica Uberlndia Minas Gerais - CEP: 38400-902 - Brasil - Tel: +55 (34) 3239-4170 - Fax: +55 (34) 3239-4138 - e-mail: mrsalla@feciv.ufu.br. RESUMO Este artigo abordou o elevado consumo de gua em escolas municipais e estaduais na cidade de Uberlndia/MG relacionado com vazamentos em bacias sanitrias e vlvulas de descarga. Foram selecionadas escolas que, dentro de cada categoria, apresentaram um maior consumo de gua, sendo trs da categoria EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil), quatro da categoria EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e duas da categoria EE (Escola estadual). As escolas escolhidas foram visitadas e tiveram seus sanitrios averiguados com o propsito de verificar o modelo das bacias sanitrias e se as mesmas apresentavam algum tipo de vazamento. Atravs da anlise dos resultados pode-se inferir que parte do elevado consumo de gua encontrado esteja relacionado com vazamento em bacias sanitrias na maioria das escolas; bacias sanitrias que no atendem a nova normatizao que diz que as mesmas devam possuir volume de descarga reduzido, funcionamento com descarga contnua para as escolas que possuem mictrios; entupimento freqente das bacias sanitrias. Com isso, faz-se necessrio a realizao de intervenes por parte dos rgos competentes para sanar os vazamentos, como substituio dos equipamentos por outros que tenham consumo mais racional de gua. PALAVRAS-CHAVE: Desperdcio de gua, vazamento em vaso sanitrio.

INTRODUO Considerando o cenrio mundial, a preocupao com as questes ambientais cada vez maior devido aos inmeros desastres naturais que assolam os pases de forma diferenciada, no entanto, sem distino de classe scio-econmica, localizao, etnia e outras caractersticas que identificam determinada regio. As atividades antrpicas desordenadas e com descaso ao meio ambiente reforam as possibilidades de catstrofes ambientais, como se tem visto. So recorrentes os noticirios que retratam tais acontecimentos em distintas localidades, que dependendo do tipo e intensidade, poderiam ter seus efeitos reduzidos ou at mesmo anulados. Neste sentido, na tentativa de minimizar a parcela das atividades antrpicas na incidncia destas catstrofes os governos e instituies buscam novas alternativas de gerenciamento do uso da gua na tentativa de preserv-la para as geraes futuras. Assim, de acordo com Silva et al (1999, apud LINS e RIBEIRO) o gerenciamento da demanda e da oferta refere-se a qualquer ao de benefcio que reduza o consumo de gua superficial ou subterrnea, compatvel com a proteo e melhoria na qualidade da gua. Consiste, portanto, em medidas, incentivos ou prticas que produzam o uso eficiente de gua pela sociedade pela modificao dos hbitos do usurio, sem prejuzo dos atributos de higiene e conforto, resultando em reduo do consumo final. O gerenciamento integrado demanda e oferta deve promover a interao efetiva do ciclo hidrossocial com o ciclo hidrolgico, desenvolvendo processos cooperativos institucionais com enfoque sistmico,

Salvador, Bahia 11 a 16 de julho de 2010

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitria e Ambiental - I COBESA

preditivo e adaptativo, com igual nfase em medidas estruturais e no-estruturais (TUNDISI, 2003 apud LINS E RIBEIRO). Para Arregun (1991, apud LINS e RIBEIRO) o uso eficiente da gua significa otimizar seu uso com a participao efetiva dos usurios e com um alto sentido de equidade social. A idia do uso eficiente, conservao e economia de gua deve fazer parte da conduta dos usurios, sendo bsica para o desenvolvimento sustentvel, assegurando que haja recursos suficientes para as futuras geraes. Diante do exposto, considerando a economia de gua como parte integrante da gesto dos recursos hdricos, este trabalho representa grande contribuio uma vez que tem como objetivo a anlise da relao entre o elevado consumo de gua em escolas municipais e estaduais na cidade de Uberlndia/MG e problemas de vazamentos em seus equipamentos de utilizao de gua, especificamente, vlvulas de descarga das bacias sanitrias.

METODOLOGIA Com base em dados em pesquisa realizada no municpio de Uberlndia-MG, que constatou haver um elevado consumo de gua por aluno*dia e em Oliveira, 2002 que cita: As bacias sanitrias so freqentemente apontadas como as responsveis pelo maior ndice de consumo de gua em edifcios, este artigo tem como objetivo verificar se nas escolas previamente selecionadas (do estudo referido no municpio de Uberlndia-MG) os vasos sanitrios podem ser associados como um dos fatores responsvel pelo elevado consumo de gua. Do estudo realizado por Oliveira, 2009 no municpio de Uberlndia-MG foram selecionadas escolas que dentro de cada categoria apresentou um maior consumo de gua, assim, sendo trs escolas para a categoria EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil), quatro escolas para a categoria EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e duas escolas para a categoria EE (Escola estadual). Aps a escolha das escolas as mesmas foram visitadas e tiveram seus sanitrios averiguados com o propsito de verificar o modelo de suas bacias sanitrias e se as mesmas apresentavam algum tipo de vazamento. Depois de concluir a inspeo das bacias sanitrias os dados foram agrupados e computados.

RESULTADOS A Norma NBR 5626:1998 Instalao Predial de gua Fria determina que o uso da gua e energia devam ser eficientes: O projeto da instalao predial de gua fria deve ser elaborado de modo a implicar no uso mais eficiente possvel de gua e energia nela utilizados (valores mnimos necessrios e suficientes para o bom funcionamento da instalao e para a satisfao das exigncias dos usurios). Segundo a norma, a gua nas instalaes prediais de gua fria deve ter o seu uso em quantidades mnimas o suficiente para garantir o desempenho da instalao e a aprovao dos usurios. Mas ao realizar a inspeo das bacias sanitrias nas escolas selecionadas, na sua grande maioria o que se observou foi um desperdcio de gua. De acordo com a Figura 1, nas trs escolas da categoria EMEI visitadas em todas elas foi possvel detectar vazamento em algumas das suas bacias sanitrias, o mesmo ocorrendo com as escolas inseridas nas outras duas categorias, EMEF e EE.

Salvador, Bahia 11 a 16 de julho de 2010

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitria e Ambiental - I COBESA

Figura 1 Porcentagem de vazamento nas escolas com as seguintes categorias: (a) EMEI; (b) EMEF; (c) EE. Observando-se a Figura 1 possvel verificar que a maioria das escolas apresentou um percentual de vazamento nos vasos sanitrios muito elevado, onde aproximadamente 80 a 90% de suas bacias sanitrias apresentaram vazamentos, seja nos furos da argola ou no funcionamento da prpria vlvula de descarga. A anlise destes dados leva a acreditar que uma parcela da gua potvel nestes prdios pblicos est tendo o seu uso final indevido, ou seja, est sendo desperdiado. Pois segundo Ilha et al (2002) Considera-se desperdcio toda gua que esteja disponvel em um sistema hidrulico e seja perdida antes de ser utilizada para uma atividade final, ou quando utilizada para uma atividade final de forma excessiva. Assim sendo, os vazamentos podem ser relacionados como ndices de desperdcio. Outra questo a ser abordada o modelo do vaso sanitrio, pois uma bacia sanitria que necessite de uma quantidade muito grande de gua para conseguir remover e transportar os dejetos humanos tambm gera preocupao com relao ao consumo excessivo de gua, outra forma de desperdcio. Algumas das escolas visitadas j apresentam vasos que para transportar e remover os dejetos humanos consomem em torno de seis litros de gua. Este tipo de bacia vem atender um dos objetivos do Programa Setorial de Qualidade (PSQ) pertencente ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) que, objetivando o uso racional da gua, props que fossem desenvolvidas bacias sanitrias que atingissem a meta de volume mximo de descarga, em torno de 6 litros (ILHA et al, 2002, p. 48). Assim, tem-se desde o ano de 2002 as bacias de volume de descarga reduzido (VDR) que consomem em mdia 6,8 litros de gua e que vieram para substituir as que necessitavam de at 30 litros para que fosse realizada uma limpeza adequada dos dejetos (VIMIEIRO, 2005, p. 25). Tendo em vista a significativa reduo de descarga, de at 30 litros para aproximadamente 6,8 litros pode-se considerar que ocorre uma significativa economia de gua, principalmente considerando-se prdios pblicos como as escolas. Na Figura 2 pode-se visualizar a porcentagem de bacias sanitrias encontradas em cada uma das escolas que atendem a esse novo volume de descarga de 6,8 litros de gua por fluxo, chamadas de bacias sanitrias com VDR (volume de descarga reduzido).

Salvador, Bahia 11 a 16 de julho de 2010

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitria e Ambiental - I COBESA

Figura 2 - Porcentagem de bacias sanitrias encontradas em cada uma das escolas que atendem a esse novo volume de descarga de 6,8 litros de gua por fluxo, chamadas de bacias sanitrias com VDR (volume de descarga reduzido), sendo: (a) EMEI; (b) EMEF; (c) EE. Atravs da anlise dos dados apresentados na Figura 2 possvel atribuir que parte do consumo elevado de gua nestas escolas possa ser devido tambm ao tipo de bacia sanitria que as mesmas possuem, com exceo das escolas EMEI 3, EMEF 3 e EE1 que apresentaram a maioria ou se no, a totalidade de seus vasos sanitrios do tipo VDR, todas as demais possuem em sua maioria ou totalidade bacias sanitrias que consomem uma quantidade de gua superior a 6,8 litros de gua por fluxo. A norma NBR 5626/98 afirma que: Ateno especial deve ser prestada s situaes de no utilizao, ou de baixa freqncia de utilizao de mictrios, evitando-se assim o desperdcio de gua atravs de sistemas de limpeza automticos ou mistos. Em particular, destacam-se os seguintes perodos de no utilizao: perodo noturno, finais de semana, poca de frias, faixas de utilizao entre horrios de pico, entre outros (FREIRE E PRADO). Durante a verificao dos sanitrios das escolas foi encontrado em duas delas um outro tipo de aparelho sanitrio destinado aos sanitrios de uso masculino e do qual trata a norma acima, o mictrio tipo calha ou mictrio coletivo e nos dois casos com descarga contnua. Na EMEF 1, uma funcionria pertencente ao quadro dos servios gerais relatou que a descarga dos mictrios (a escola tem dois sanitrios masculinos) acionada no incio da manh e s fechada no final do dia. J na EMEF 4 foi relatado, tambm por uma funcionria dos servios gerais que a descarga dos mictrios (tambm em nmero de dois) permanece aberta 24 horas por dia.

Salvador, Bahia 11 a 16 de julho de 2010

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitria e Ambiental - I COBESA

De acordo com Freire e Prado, a descarga contnua presente nos mictrios consiste de um tubo perfurado percorrendo toda a extenso do mictrio gotejando continuamente, no necessitando da interveno do usurio para que se tenha a descarga, em contrapartida, permanece gotejando mesmo quando o mictrio no est em uso. Nas duas escolas mencionadas, EMEF 1 e EMEF 4, o tipo de descarga encontrada nos mictrios exatamente como descrito acima, ou seja, ocorre um grande desperdcio de gua o que tambm pode contribuir para o elevado consumo de gua que estas escolas possuem. Silva et al (2008, p. 43) quando fazem referncia qualidade de operao nas redes hidrulicas diz: A principal recomendao no submeter s redes hidrulicas a condies para as quais elas no tenham sido projetadas. Outro tipo de problema relatado pelos funcionrios das escolas e que pode ser verificado em duas delas, o entupimento dos vasos sanitrios. O uso indevido dos vasos sanitrios (alunos jogam papis, absorventes e outros tipos de lixo) ocasiona seu entupimento e conseqentemente, o acionamento repetido da vlvula de descarga com a inteno de desobstru-lo, o que tambm leva ao uso indevido da gua e colabora com o aumento do volume de gua consumido pela escola.

CONCLUSES Atravs da anlise dos resultados pode-se inferir que parte do elevado consumo de gua encontrado nas escolas selecionadas esteja relacionado com os seguintes problemas: a maioria das escolas apresentou vazamento em suas bacias sanitrias; na maioria das escolas foi encontradas bacias sanitrias que no atendem a nova normatizao que diz que as mesmas devam possuir volume de descarga reduzido, ou seja, que consigam eliminar os dejetos com aproximadamente 6,8 litros de gua por fluxo; nas escolas que possuem mictrios os mesmo funcionam com descarga contnua; o entupimento das bacias sanitrias freqente. Sob este prisma, faz-se necessrio a realizao de intervenes por parte dos rgos competentes para sanar os problemas relacionados aos vazamentos e substituio dos equipamentos por outros especiais existentes no mercado e que economizam gua. Alm disto, o desenvolvimento de projetos ambientais que insiram no mbito escolar a importncia da preservao e conservao dos recursos hdricos de suma relevncia, visto que o espao escolar destinado formao de novos cidados. Cidados conscientes de seu papel e importncia na sociedade e no meio ambiente. REFERNCIAS 1. FREIRE, C. do C. A. e PRADO, R. T. A. O emprego de dispositivos automticos em aparelhos sanitrios para o uso racional da gua. Disponvel em: http://publicacoes.pcc.usp.br/. Acessado em: 13/02/10. LINS, G. M. de L. e RIBEIRO, M. M. R. Gesto da demanda de gua em centros urbanos no semirido nordestino. Disponvel em: www.hidro.ufcg.edu.br/twiki/pub/GDA. Acessado em: 26/02/10. MARINOSKI, A. K. Aproveitamento de gua pluvial para fins no potveis em instituies de ensino: estudo de caso em FlorianpolisSC. Florianpolis, SC. Disponvel em: www.equipeadoletta.com.br. Acessado em: 12/02/10. 2007. SILVA, G. S. da; TAMAKI, H. O.; LOUREIRO, R.S. e GONALVES, O.M. Eliminao de vazamentos em redes externas no contexto de programas de uso racional da gua Estudo de caso: Universidade de So Paulo. Ambiente Construdo, Porto Alegre, v.8, n. 2, p. 41-52, abr./jun. Disponvel em: www6.ufrgs.br/seermigrando/ojs. Acessado em: 26/02/10. 2008.

2.

3.

4.

Salvador, Bahia 11 a 16 de julho de 2010

You might also like