You are on page 1of 4

Lentes oftlmicas so lentes destinadas a compensar alguns problemas de viso denominados erros de refrao (ou vcios de refrao miopia,hipermetropia,

presbiopia ou astigmatismo). Elas diferem das lentes utilizadas em instrumentos pticos porque so lentes projetadas para produzir uma interao com o olho humano, corrigindo assim o problema de viso. As lentes positivas so indicadas para hipermetropia e presbiopia, as lentes negativas para miopia e as lentes cilndricas para astigmatismo. Sua geometria caracterstica porque so usualmente compostas de uma superfcie convexa e outra concava para se adaptar melhor a anatomia ocular. Existem duas classes de lentes oftlmicas: as lentes para culos, chamadas simplesmente de lentes oftlmicas e as lentes de contato que so aplicadas diretamente sobre a crnea do paciente para corrigir sua viso. As lentes bifocais so lentes oftlmicas formadas por duas partes, uma para ver de perto e outra lente para se ver de longe. Estas lentes perderam espao para as lentes chamadas progressivas, porque so lentes que prejudicam a esttica do rosto do usurio.

--------------------------------------------------------------------------

O QUE LENTE?
um meio de cristal ou sinttico, transparente e limitado por superfcies curvas.

LENTES CONVERGENTES So mais espessas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) mais acentuada do que a curva cncava (base interna).

Quando se desloca uma lente positiva, o objeto caminha em sentido contrrio. O centro tico de uma lente positiva coincide com sua espessura mais grossa. Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente aumentar o tamanho dos olhos.

LENTES DIVERGENTES So mais finas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) menos acentuada do que a curva cncava (base interna).

Quando se desloca uma lente negativa, os objetos se deslocam no mesmo sentido. O centro tico de uma lente negativa localiza-se no seu ponto mais fino. Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente diminuir o tamanho dos olhos.

CENTRO TICO o ponto mais espesso de uma lente positiva e o mais fino de uma lente negativa, onde o raio de luz atravessa sem sofrer desvio, e deve ser posicionado no centro geomtrico da pupila do usurio.

TIPOS DE LENTES
QUANTO SUPERFCIE Quanto superfcie, as lentes so classificadas como lentes esfricas ou cilndricas. Explicando de um modo mais simples, a lente cilndrica serve para corrigir problemas de astigmatismo. Para todas as outras ametropias, a lente do tipo esfrica. No entanto, se uma pessoa sofre de astigmatismo combinado a outra ametropia qualquer, sua lente ser esfrico-cilndrica. QUANTO AO CAMPO DE VISO Refere-se ao nmero de distncias focais que uma lente pode ter, ou seja, quantos campos de viso que ela pode possuir. As lentes oftlmicas se dividem em lentes simples (ou monofocais) e lentes compostas (ou multifocais).

MONOFOCAIS As lentes de viso simples so aquelas que se destinam a um s campo de viso. MULTIFOCAIS As multifocais constituem dois ou mais campos de viso, com distncias focais diferentes, classificadas em bifocais, trifocais ou progressivas. Elas so como que duas ou mais lentes simples unidas num s bloco, onde uma parte empregada para viso de longe e outra para viso de perto. Quanto mais aperfeioada a lente multifocal, menor o desconforto do usurio, devido diminuio do chamado salto de imagem e a aberrao cromtica. O salto de imagem provocado pela diferena de efeito prismtico entre a parte empregada para viso de longe e o segmento(nome dado parte da lente que se destina viso de perto), cujos centros pticos normalmente se colocam afastados um do outro, provocando um deslocamento da posio da imagem entre a viso de longe e a viso de perto. Com a elaborao de tipos de segmentos nos quais se procura aproximar mais os centros pticos, bem como a elaborao de lentes de focos progressivos, o problema do salto de imagem tem sido satisfatoriamente solucionado. Bifocais: So lentes com dois campos de viso, sendo um para longe e outro para perto, separados por uma linha divisria visvel. So usados por pessoas que possuem presbiopia (falta de viso para perto).

Multifocais Progressivas: So lentes com mltiplos campos de viso, isto : para longe, para perto e tambm para meia distncia, porm no apresentando nenhuma linha divisria, dando muito mais conforto ao usurio.

ALGUNS TIPOS DE LENTES


Lentes tricas: So lentes com curvas mais acentuadas, sempre possuindo duas foras focais, uma esfrica e uma cilndrica.(grosso modo significam lentes cilndricas). Lentes base flat: So lentes com uma das curvas plana. Lentes asfricas: lente que aumenta o campo de viso ntida, na sua periferia, reduzindo o astigmatismo marginal e sua asfericidade geomtrica ajuda a reduzir a espessura central da lente e com isso diminui o efeito olho de boi. Termo asfericidade: No design atual das lentes so trs os tipos de asfericidades empregadas. 1. Asfericidade tica, para produzir lentes mais planas. 2. Asfericidade geomtrica, para diminuir a espessura das lentes. 3. Asfericidade progressiva, para produo de mudanas de grau na superfcie da lente. Lentes Omega ndice 1.502: so asfricas e indicadas para compensao de afacia, para operados de catarata a moda antiga.

Resina ndice 1.530: hiperlight trivex asfrica Tipos de lentes asfricas mdio e alto ndice: hyperal ormex 1.560, sola light 1.560, 1.600 positivo1.670 positivo. Uma das principais vantagens das lentes asfricas proporcionar a diminuio das espessuras centrais e automaticamente a espessura de perifrica e de bordas. Com isso termos lentes mais leves, mais finas, e quanto menor a espessura central menor ficar o tamanho dos olhos. Lentes negativas NPU 1.700 bi-asfrica.

LENTES PARA ESTTICA


Esttica de prisma Recurso usado nos casos extremos quando percebemos que as lentes ficaro muito grossas no lado nasal. No um recurso aconselhado, pois pode trazer algum tipo de desconforto para o usurio. (maiores informaes leia artigo Esttica de prisma: ser que compensa?) Cilndrico cruzado Esse recurso nos possibilita dividirmos a espessura exagerada nas bordas da lente quando o cilndrico dela muito forte. Fosca ou ocluida Lentes com uma das superfcies sem polimento obstruindo a viso. utilizada em tratamentos de estrabismo para obrigar a viso a ser exercitada pelo olho atrofiado ou em casos de afcia monocular. Equilbrio de peso Aproximao da espessura entre as lentes com finalidade esttica. Usadas em casos em que o cliente no tem viso alguma em um dos olhos. So recomendadas para uma melhor aparncia dos culos. Em casos de dioptrias positivas ou negativas fortes, a melhor opo se o cliente no tiver viso ser aproximar as dioptrias para melhorar aparncia dos olhos. (aproxima tambm o tamanho dos olhos). Lenticuladas Definida em coroa circular, so feitas para altas dioptrias negativas e positivas com desejo de disfarar suas bordas. So lentes indicadas na confeco de altas dioptrias negativas e ou positivas. Ex: lenticuladas negativas e lenticuladas katral positivas.

You might also like