You are on page 1of 5

EMP - Arma capaz de destruir computadores (ART340)

Escrito por Newton C. Braga Seg, 27 de Setembro de 2010 09:03 -

Pulsos eletromagnticos de alta intensidade consistem na nova ameaa integridade dos computadores. Uma nova forma de terrorismo ou arma pode destruir circuitos sensveis e por isso ser motivo de grande preocupao nos prximos anos. Tcnicas de defesa e at mesmo de deteco que permitam localizar as possveis fontes de destruio devem entrar na relao das preocupaes dos tcnicos que cuidam da segurana dos dados e dos prprios circuitos dos computadores. Veja neste artigo o que o EMP e de que modo ele pode destruir os circuitos dos computadores.

H algumas dcadas os americanos no entendiam porque os russos tinham uma tecnologia desenvolvida totalmente em torno das vlvulas terminicas, deixando de lado os transistores e circuitos integrados, base de materiais semicondutores, portanto.

A guerra fria levava suspeita de que havia algo nas vlvulas que as tornava superior em alguns aspectos aos transistores e circuitos integrados mas os estrategistas americanos, inicialmente no puderam perceber exatamente o que era.

A resposta para esta questo suspeita surgiu com estudos mais profundos sobre o que ocorreria com a exploso de uma bomba atmica nas camadas altas da atmosfera: a produo de um EMP.

EMP a abreviao do ingls de Electro-Magnetic Pulse ou Pulso Eletromagntico.

A idia dos russos era espantosa: entre a terra e a alta atmosfera de nosso planeta (ionosfera), que se comportam como condutores eltricos h a atmosfera que se comporta como um isolante. O resultado disso que a alta atmosfera e a prpria terra formam um gigantesco capacitor capaz de armazenar uma tremenda carga eltrica, conforme sugere a figura 1.

1/5

EMP - Arma capaz de destruir computadores (ART340)


Escrito por Newton C. Braga Seg, 27 de Setembro de 2010 09:03 -

Terra e ionosfera formam um gigantesco capacitor.

Os clculos mais simples mostram que a terra, pelas suas dimenses se comporta como um capacitor esfrico de 1 Farad e que a tenso desenvolvida entre as armaduras imaginrias citada chegaria a milhes de volts.

Se uma bomba atmica fosse detonada nas camadas altas da atmosfera ocorreria a ionizao do local da exploso pelo calor gerado e esse gigantesco capacitor seria colocado em curto descarregando toda sua energia. Essa energia produziria um pulso eletromagntico, ou seja, uma "onda" eltrica de potncia milhes de vezes superior a qualquer emissora de rdio, ocupando uma larga faixa do espectro e propagando-se em todas as direes, conforme mostra a figura 2.

Uma bomba atmica curto-circuita as armaduras do gigantesco capacitor.

Os russos sabiam que os aparelhos que usam vlvulas so imunes aos efeitos dessa onda. Pela sua construo as vlvulas no so destrudas por faiscamentos entre seus eletrodos provocados por um surto ou pulso de alta tenso, mas isso no ocorre com aparelhos que usam transistores e circuitos integrados. Os circuitos integrados, principalmente os de tecnologia MOS podem ser destrudos facilmente por qualquer pulso de uma tenso um pouco maior do que aquela com que devem funcionar.

2/5

EMP - Arma capaz de destruir computadores (ART340)


Escrito por Newton C. Braga Seg, 27 de Setembro de 2010 09:03 -

Isso significa que, com a exploso na ionosfera todos os equipamentos sofisticados desenvolvidos pelos americanos para equipar suas armas, tanques, avies, radares, detectores, sistemas de comunicaes, msseis seriam imediatamente destrudos pelo pulso, deixando-os assim totalmente sem ao. Por outro lado, os equipamentos dos russos, baseados nas "velhas" vlvulas continuariam a funcionar normalmente.

Se bem que existam alguns obstculos de ordem prtica para se levar avante um plano de neutralizao dos equipamentos eletrnicos por estes meios, a idia de se usar o EMP, agora para "destruir computadores", voltou a ser comentada com fora total e muita preocupao.

DESTRUINDO COMPUTADORES

Dentre as "armas" usadas por bandidos da era ciberntica para destruir computadores estaria uma que geraria justamente pulsos eletromagnticos.

Os computadores possuem circuitos integrados muito sensveis a estes pulsos, conforme sabemos, pois utilizam tecnologia MOS. Se bem que a maioria dos aparelhos que nos cercam no os produzam em intensidade suficiente para causar danos aos circuitos e os aterramentos do sistema sejam uma proteo razovel que impede sua entrada pela rede de energia (na maioria dos casos), nada impede que seja criada uma arma de destruio bastante compacta para esta finalidade.

Esta arma geraria um pulso eletromagntico de intensidade suficiente fazer estragos no raio de alguns metros ou quem sabe algumas dezenas de metros.

O aparelho seria uma pequena caixinha do tamanho de um mao de cigarros e teria um circuito interno muito semelhante ao que encontramos nos flashes de mquinas fotogrficas, conforme mostra a figura 3.

3/5

EMP - Arma capaz de destruir computadores (ART340)


Escrito por Newton C. Braga Seg, 27 de Setembro de 2010 09:03 -

O circuito de um gerador de EMP

Este circuito teria pilhas que forneceriam uma baixa tenso a um inversor que, por meio de um oscilador e um transformador elevariam a tenso das pilhas para algo entre 400 e 800 Volts. Esta tenso carregaria um ou dois capacitores de valor elevado.

Nos flashes eletrnicos, quando apertamos o boto de disparo da mquina, o capacitor se descarrega numa lmpada de xennio produzindo um pulso de luz de alta intensidade.

No "destruidor de computadores", o capacitor se descarregaria numa bobina de baixa resistncia produzindo uma corrente de grande intensidade e curta durao. O resultado seria a produo de um pulso eletromagntico de alta intensidade.

Produzido nas proximidades de um computador este pulso destruiria imediatamente os circuitos mais sensveis como o microprocessador, as memrias, circuitos de apoio e muitos outros.

No sabemos se algum j montou este circuito, mas bom ficar atento com o que ligam perto de seu computador. Caixinhas suspeitas podem gerar pulsos eletromagnticos de grande intensidade que, inofensivos para ns humanos poderiam perfeitamente destruir no s computadores como tambm outros equipamentos de uso domsticos que fazem uso de circuitos integrados como videocassetes, televisores, etc.

4/5

EMP - Arma capaz de destruir computadores (ART340)


Escrito por Newton C. Braga Seg, 27 de Setembro de 2010 09:03 -

CONCLUSO disso entradasdos pequenas providncias que por geradas parte condies que fazem uso a proteo dascircuitos blindagens mais servir, pulsos eletromagnticos AUm "destruidor dedestruioque curto-circuitem as altas tenses masfazernestasdos PCs do cincia cria constantemente novas tecnologias para nos eficientes sempre existem aqueles como Circuitos futuro.j existem de com algumas em ao poderia ser para nas para destruir. fontes, dos computadores podem seriam alguns exemplos. proteo evitada computadores"

5/5

You might also like