You are on page 1of 17

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO Faculdade de Cincias Sociais Curso de Servio Social

SUPERVISO ACADMICA III

SONIA REGINA FARIA GARDIN

SO PAULO MARO/2012

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS CURSO: SERVIO SOCIAL

SUPERVISO ACADMICA III


ENTENDENDO A COMPLEXA TAREFA DE FISCALIZAR O TRABALHO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL

Trabalho entregue Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo como parte de avaliao da disciplina SUPERVISO ACADMICA III, sob a orientao da professora MRCIA C. PAIXO, referente ao entendimento do texto Formulao do Projeto de Trabalho Profissional, escrito por Berenice Rojas Couto, Professora de Poltica Social nos cursos de Graduao e Ps-Graduao da Faculdade de Servio Social da PUCRS/Rio Grande do Sul.

SO PAULO 2012

Formulao de projeto de trabalho profissional Berenice Rojas Couto Professora de Poltica Social nos cursos de Graduao e Ps-Graduao da Faculdade de Servio Social da PUCRS/Rio Grande do Sul.

Texto extraido do Livro Servio Social "Direitos e Competncias Profissionais" , lanado em novembro de 2009, editado pelo CFESS e ABEPSS com apoio do CEAD/UnB. Composto por 760 pginas, o livro organizado em 7 unidades, reunindo 38 textos de autoria de importantes docentes, assistentes sociais e profissionais de outras reas que abordam temticas essenciais ao trabalho dos(as) assistentes sociais, como tambm, para a formao de estudantes de Servio Social (www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=358).

O texto de Berenice Rojas Couto, procura materializar a importncia da formulao do projeto profissional do Assistente Social como baliza para suas aes profissionais.

Segundo ela, tal projeto, de natureza tcnico-operativo e tico-poltico, dever estar embasado no Cdigo de tica do Servio Social (13/03/93) e na Lei 8662 (07/06/93) que regulamenta a profisso.

A adoo sistemtica desse procedimento por parte dos assistentes sociais possibilita a consolidao da identidade profissional e, em seu horizonte, a emancipao da classe trabalhadora, a garantia de direitos adquiridos e a diminuio da desigualdade social.

O texto de fcil compreenso e apresenta-se subdividido em 5 partes, onde a autora explicita as seguintes colocaes e idas: 1. Introduo - Formulao de projeto de trabalho profissional No cenrio atual, devido ao neoliberalismo e a categoria encontra um
3

grande desafio para elaborar e dar concretude a tal projeto, elencando as necessidades demandadas pelos sujeitos sociais, e como devero ser dados os seus encaminhamentos, de acordo com a produo terica do Servio Social e preceitos da Lei e do Cdigo de tica que norteiam a profisso.

Um dos grandes desafios hoje colocados aos assistentes sociais consiste em formular projetos que materializaro o trabalho a ser desenvolvido. Cada vez mais, imperativo ao assistente social identificar aquilo que requer a interveno profissional, bem como reconhecer de que forma essa interveno ir responder s necessidades sociais que, transformadas em demandas, sero privilegiadas nos processos de trabalho nos quais a profisso requerida. A existencia de certa autonomia nos processos de trabalho em que os assistentes sociais esto inseridos , propicia e permite pensar e desenvolver atividades teleolgicas em seus espaos scioocupacionais, comprometidos com a garantia e direitos sociais (CFESS, 1993).

ampliao dos

Em tempos neoliberais, as formas de regulao do trabalho podem comprometer essa tal autonomia, uma vez que a tenso trabalho X capital resulta em risco de alienao, de culpabilizao dos indivduos pelos desdobramentos das expresses da questo social. nesse terreno que se materializa a profisso, e, dependendo de seu comprometimento e atualizao , o assistente social poder privilegiar o
status quo ou atuar para criar outras formas de sociabilidade, que problematizem a organizao da sociedade. Para que isso ocorra, necessria uma slida formao terica e tcnica. preciso fugir das improvisaes, imperioso planejar o trabalho, dar-lhe sentido teleolgico, finalidade.

A especializao do trabalho profissional do Assistente Social, pressupe a apresentao de propostas de trabalho que contemplem respostas para as demandas sociais, que devem ser destituidas do

senso comum, para alem da burocracia e da mera requisio institucional.


4

Nesta direo, o projeto de trabalho profissional dever engendrar a clareza de seu papel dentro da Instituio, para que no reproduza o projeto institucional como sendo o projeto do assistente social. fundamental que esse projeto seja pautado nas necessidades da populao demandatria, observando-se os recursos e limites do espao scioocupacional e a natureza tcnica de seu trabalho, explicitando, em conformidade com o artigo 5o. do Cdigo de tica, como pretende

contribuir para a viabilizao da participao efetiva da populao usuria nas decises institucionais e [...] democratizar as informaes e o acesso aos programas disponveis no espao institucional, como um dos mecanismos indispensveis participao dos usurios.

2. Os elementos constitutivos do projeto de trabalho Para a elaborao de um projeto exequvel, o profissional dever, primeiramente, conhecer a Instituio no sentido de identificar
qual a sua finalidade, como se organiza, que recursos usa na sua manuteno, como se estabelecem as relaes de poder, por que requisitou o assistente social e em que medida presta servios populao, como absorve os demandatrios na rbita institucional, qauais so as necessidades sociais da populao que se prope a atender e de que forma, se h espao institucional para alteraes nessa organizao.

O segundo passo ser identificar quem so os cidados usurios desse servio, quais so suas caractersticas, quais refraes da questo social esto sendo objeto de atendimento, como eles organizam seu modo de vida e de resistncia, no sentido de romper com o aniqiliamento que muitas vezes esto sujeitos. Desvendar a imediaticidade e agir
... conforme nos coloca o Cdigo de tica, entre os princpios fundamentais da profisso esto: [...] opo por um projeto profissional vinculado ao processo de construo de uma nova ordem societria, sem dominao-explorao de classe, etnia e gnero, bem

como o [...] compromisso com a qualidade dos servios prestados populao e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competncia profissional (CFESS, 1993).

No ambiente institucional, importante que se conhea as demais intervenes profissionais que compartilham e/ou disputam o espao com o Servio Social, para compreender a totalidade da proposta de trabalho que se estabelece nesse espao, inclusive, considerando os impactos que o modo de organizao da sociedade causa sobre a sua realidade. Essa compreenso, possibilitar ao profissional identificar os projetos solidrios ou antagnicos que partilham o mesmo espao, adequando escolha de estratgias para atingir suas metas.

Por fim, alm da filiao terica que dar concretude ao projeto, garantindo a viso crtica sobre as refraes da questo social,
fundamental que o assistente social, ao propor o projeto de trabalho, compreenda como se conforma a instituio onde trabalha, quem so os usurios que se prope a atender, que demandas lhe so colocadas e como isso pode ser compreendido dentro dos movimentos mais amplos da sociedade capitalista. Sem a interconexo das particularidades que enfeixam a demanda a ser atendida com as determinaes gerais da sociedade, o trabalho fica reduzido, perdendo a potencialidade de transformao, da qual deve ser portador.

Aes propositivas calcadas em teoria consistente garantir a conduo e execuo do fazer profissional do Assistente Social na direo da construo de relaes democrticas e emancipadoras, pressupostos bsicos do projeto tico-poltico do Servio Social.

3. A explicitao do projeto de trabalho: elemento fundamental na relao profissional Este apresenta-se subdividido em quatro partes para melhor

compeenso e assimilao, sendo frisado que de fundamental importancia que o projeto seja escrito, sistematizado, para que possa ser acessado e compreendido e reformulado estratgicamente quando necessrio. Devem conter elementos bascos como: a) a identificao, a delimitao e a justificativa, claras, do objeto da ao, no sentido de estabelecer prioridades e responder de forma efetiva s demandas, tornarndo claro o sua forma de trabalho; b) seus objetivos devero ser exequveis e definidos com clareza para haja entendimento da pretenso do que ser feito e quais objetivos sero alcanados; c) a identificao das metas: preciso quantificar e qualificar o trabalho proposto, a partir dos objetivos e indcadores para medir a efetividade do trabalho; d) clareza no apontamento dos recursos para a sua execuo; e) por fim, necessrio que o projeto indique os mecanismos de controle social de seu trabalho, como os registros sero efetuados e como o conhecimento produzido no trabalho ser potencializado.

4. Os instrumentos jurdicos formais e seu papel na formulao do projeto profissional O exerccio da profisso deve ser balizado pelo Cdigo de tica em complementariedade da Lei n. 8.662/1993 (BRASIL, 1993) que coloca como atribuies privativas e competencias do assistente social, dentre outras:
a) coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na rea de Servio Social; e b) planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidade de Servio Social... elaborar, implementar, executar e avaliar planos, programas e polticas sociais, ressalvando a importante participao da sociedade civil nesse movimento (Lei n. 8.662/1993, artigo quarto) [...} tendo asseguradas as tarefas de conduo de seu projeto de trabalho.

A proposta de trabalho dever sempre referendar princpios ticos fundamentais, tais como:
Reconhecimento da liberdade como valor tico central e das demandas polticas a ela inerentes autonomia, emancipao e plena expanso dos indivduos sociais; Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbtrio e do autoritarismo; Ampliao e consolidao da cidadania, considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas garantia dos direitos civis, sociais e polticos das classes trabalhadoras; Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socializao da participao poltica e da riqueza socialmente produzida; Posicionamento em favor da equidade e justia social, que assegure universalidade de acesso aos bens e servios relativos aos programas e polticas sociais, bem como sua gesto democrtica; Empenho na eliminao de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito diversidade, participao de grupos socialmente discriminados e discusso das diferenas;

5. Consideraes finais A autora finaliza enfatizando que projeto de trabalho alem de essencial para identificar as tramas contidas no imediatismo do real, constitui um instrumento fundamental para a consolidao do projeto tico-poltico profissional e que ao desenh-lo e publiciz-lo o profissional parametriza e qualifica seu trabalho em consonancia com o compromisso assumido coletivamente com as organizaes da categoria, corroborando para o reconhecimento da importancia de seu estatuto na contemporaneidade.

O texto de Berenice Rojas Couto de extrema importancia para profissionais, principalmente para alunos e estgirios da rea, porque elucida e materializa a teoria metodolgica que norteia as aes tcnicoperativas do Sevio Social. Segundo a autora, o projeto de trabalho gera material tericometodolgico de estudo, que dever ser disseminado e compartilhado entre os profissionais da categoriade e/ou de outras outras reas correlatas, possibilitando a apreenso do modo de ser e de se reproduzir do ser social historicamente dado, propondo modalidades de interveno com vistas a respostas s demandas socioprofissionais (Battini:2009:p54). Refletir sobre o exerccio profissional dentro da lgica capitalista significa

6. Garantia do pluralismo, atravs do respeito s correntes profissionais democrticas existentes e suas expresses tericas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual; Opo por um projeto profissional vinculado ao processo de construo de uma nova ordem societria, sem dominao-explorao de classe, etnia e gnero; Articulao com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princpios deste Cdigo e com a luta geral dos trabalhadores; Compromisso com a qualidade dos servios prestados populao e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competncia profissional e, Exerccio do Servio Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questes de insero de classe social, gnero, etnia, religio, nacionalidade, opo sexual, idade e condio fsica (CFESS, 1993, p. 20-21). 7. Esses princpios, articulados, sustentam a interveno profissional e, ao serem anunciados e reafirmados tanto na instncia institucional, como na relao com os cidados usurios do trabalho do assistente social, contribuem para a constituio da identidade profissional. Refora-se a ideia de que o Cdigo de tica no um manual para ser acionado em determinadas situaes, ele deve estar expresso em todas as intervenes de todos os assistentes sociais, portanto, impensvel estruturar um projeto de trabalho sem a sua explicitao.

8. Assim, a proposta de trabalho elaborada estar respaldada, e o assistente social ter garantido o exerccio da profisso nos patamares da identidade construda pela profisso, na contemporaneidade. 9. Apenas como exerccio, seria importante que todo assistente social, na

tarefa de elaborar a proposta de trabalho, procurasse mape-la dentro desses referenciais, o que poderia ser feito a partir da construo de um quadro norteador, como exemplificado no Quadro 1. 10. Consideraes Finais

Nesta sistematizao a autora, de forma pertinente, dissemina seus conhecimentos acerca da necessidade e importncia da elaborao do projeto profissional dos assistentes sociais, enquanto ferramenta de trabalho, imprescindvel em seu cotidiano.

o profissional que a contemporaneidade exige deve ser criativo e competente, terica e tecnicamente, e comprometido com o projeto profissional (IAMAMOTO, 2001). ais que isso, o projeto de trabalho transforma-se em um potente recurso do prprio profissional, que, assim, cria as condies adequadas para analisar seu trabalho e os resultados do mesmo. Todo o trabalho social pressupe, ao ser executado, uma transformao sobre a realidade; para avaliar isso, fundamental, na formulao do projeto, que se anunciem os resultados a que se pretende chegar e como, principalmente, o trabalho ser monitorado, a fim de que se possam avaliar os resultados Neste item, preciso atentar para os recursos financeiros que sero despendidos. Cada vez mais, os assistentes sociais devem procurar entender de oramento, seja pblico, seja privado, dos mecanismos de formulao de propostas oramentrias e de desembolso financeiro, para no s propor um projeto de trabalho exequvel, mas tambm para buscar, nesse entendimento, estratgias de alargamento de recursos para atender s demandas dos cidados usurios;

Um projeto de trabalho deve preocupar-se com que todo o conhecimento produzido seja um elemento que realimente novos projetos e que oferea elementos de reforo populao usuria, na sua organizao por ampliao de direitos sociais. Um projeto de trabalho, para alm da formulao tcnica e precisa que essencial , deve constituir instrumento potente de impacto sobre a realidade, e seu produto deve apontar a transformao dessa realidade. Necessita ser um elemento fundamental de reafirmao do projeto ticopoltico profissional e, portanto, construdo para ser um elemento que indique, tanto para a instituio como para a populao usuria, os compromissos assumidos pela profisso. Ele deve ser o reflexo do

10

compromisso com a emancipao dessa populao e da negao do papel de controle e tutela das classes subalternas. O projeto de trabalho assim construdo materializa o compromisso profissional e tem a possibilidade de lhe conferir substncia poltica. Esse caminho poder levar ruptura com o papel de executor terminal de polticas sociais (NETTO, 1990), materializando uma identidade profissional que responde com produo de conhecimento, pela tarefa de planejar, assessorar e propor intervenes na realidade social
Garantia do pluralismo, atravs do respeito s correntes profissionais democrticas existentes e suas expresses tericas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual; Opo por um projeto profissional vinculado ao processo de construo de uma nova ordem societria, sem dominao-explorao de classe, etnia e gnero; Articulao com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princpios deste Cdigo e com a luta geral dos trabalhadores; Compromisso com a qualidade dos servios prestados populao e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competncia profissional e, Exerccio do Servio Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questes de insero de classe social, gnero, etnia, religio, nacionalidade, opo sexual, idade e condio fsica (CFESS, 1993, p. 20-21). Esses princpios, articulados, sustentam a interveno profissional e, ao serem anunciados e reafirmados tanto na instncia institucional, como na relao com os cidados usurios do trabalho do assistente social, contribuem para a constituio da identidade profissional. Refora-se a ideia de que o Cdigo de tica no um manual para ser acionado em determinadas situaes, ele deve estar expresso em todas as intervenes de todos os assistentes sociais, portanto, impensvel estruturar um projeto de trabalho sem a sua explicitao.

Assim, a proposta de trabalho elaborada estar respaldada, e o assistente social ter garantido o exerccio da profisso nos patamares da identidade construda pela profisso, na contemporaneidade. Apenas como exerccio, seria importante que todo assistente social, na tarefa de elaborar a proposta de trabalho, procurasse mape-la dentro desses referenciais, o que poderia ser feito a partir da construo de um quadro norteador, como exemplificado no Quadro 1. Para que o assistente social possa ter o projeto de trabalho como estratgia de reconhecimento profissional, o projeto deve ser escrito, no pode estar apenas na cabea do profissional, a sua materializao fundamental.

11

necessrio que ele possa ser acessado, acompanhado e entendido. Assim, a sua formulao deve conter alguns elementos fundamentais, como: a) a identificao, a delimitao e a justificativa, claras, do objeto da ao: o que o assistente social, com seu trabalho, se prope a atender, que refraes da questo social sero objetos de sua interveno. Nessa identificao, o assistente social deve estabelecer prioridades, que, por sua vez, devem responder de forma efetiva s demandas colocadas; b) a definio de seus objetivos com esse trabalho: o que pretende fazer, quais objetivos pretende alcanar. Os objetivos devem ser claros e exequveis. A definio de objetivos d a clareza necessria para compreender a proposta de interveno profissional; c) a identificao das metas: preciso quantificar e qualificar o trabalho proposto. Essas metas devem estar relacionadas com os objetivos. necessria a explicitao de indicadores, que sero os medidores da efetividade do trabalho. Todo o trabalho social pressupe, ao ser executado, uma transformao sobre a realidade; para avaliar isso, fundamental, na formulao do projeto, que se anunciem os resultados a que se pretende chegar e como, principalmente, o trabalho ser monitorado, a fim de que se possam avaliar os resultados; d) o apontamento dos recursos: o projeto deve deixar muito claro quais recursos sero necessrios para a sua execuo. Neste item, preciso atentar para os recursos financeiros que sero despendidos. Cada vez mais, os assistentes sociais devem procurar entender de oramento, seja pblico, seja privado, dos mecanismos de formulao de propostas oramentrias e de desembolso financeiro, para no s propor um projeto de trabalho exequvel, mas tambm para buscar, nesse entendimento, estratgias de alargamento de recursos para atender s demandas dos cidados usurios; e) por fim, necessrio que o projeto indique os mecanismos de controle social de seu trabalho, como os registros sero efetuados e como o conhecimento produzido no trabalho ser potencializado. Um projeto de trabalho deve preocupar-se com que todo o conhecimento produzido seja um elemento que realimente novos projetos e que oferea elementos de reforo populao usuria, na sua organizao por ampliao de direitos sociais. Um projeto de trabalho, para alm da formulao tcnica e precisa que essencial , deve constituir instrumento potente de impacto sobre a realidade, e seu produto deve apontar a transformao dessa realidade. Necessita ser um elemento fundamental de reafirmao do projeto ticopoltico profissional e, portanto, construdo para ser um elemento que indique, tanto para a instituio como para a populao usuria, os compromissos assumidos pela profisso. Ele deve ser o reflexo do compromisso com a emancipao dessa populao e da negao do papel de controle e tutela das classes subalternas.
12

O projeto de trabalho assim construdo materializa o compromisso profissional e tem a possibilidade de lhe conferir substncia poltica. Esse caminho poder levar ruptura com o papel de executor terminal de polticas sociais (NETTO, 1990), materializando uma identidade profissional que responde com produo de conhecimento, pela tarefa de planejar, assessorar e propor intervenes na realidade social. 3 Os instrumentos jurdicos formais e seu papel na formulao do projeto profissional Como j enunciado, a lei que regulamenta a profisso e o Cdigo de tica profissional so elementos essenciais na formulao de um projeto de trabalho. Todo assistente social deveria recorrer a esses instrumentos na elaborao do projeto, procurando identificar o cumprimento de seus preceitos, quando no exerccio da profisso. Assim, cabe lembrar que a Lei n. 8.662/1993 (BRASIL, 1993) coloca como atribuies privativas do assistente social, dentre outras: a) coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na rea de Servio Social; e b) planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidade de Servio Social. Alm disso, so competncias do assistente social, segundo a lei, as tarefas de elaborar, implementar, executar e avaliar planos, programas e polticas sociais, ressalvando a importante participao da sociedade civil nesse movimento (Lei n. 8.662/1993, artigo quarto). Como demonstrado no enunciado da Lei, so garantidos ao assistente social os elementos para que se constitua em profissional competente terica e tecnicamente, tendo asseguradas as tarefas de conduo de seu projeto de trabalho. Essa garantia de que a Lei reconhece as competncias dos assistentes sociais se fortalece quando essas tarefas so complementadas pelo enunciado do Cdigo de tica profissional. Se a Lei diz o que se deve e pode fazer, o Cdigo anuncia quais valores devem ser preservados, quando se explicita o trabalho a ser desenvolvido. Assim, ao elaborar uma proposta de trabalho, preciso ter claro que ela deve referendar sempre os princpios ticos fundamentais, a saber: Reconhecimento da liberdade como valor tico central e das demandas polticas a ela inerentes autonomia, emancipao e plena expanso dos indivduos sociais; Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbtrio e do autoritarismo; Ampliao e consolidao da cidadania, considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas garantia dos direitos civis, sociais e polticos das classes trabalhadoras; Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socializao da participao poltica e da riqueza socialmente produzida;

13

Posicionamento em favor da equidade e justia social, que assegure universalidade de acesso aos bens e servios relativos aos programas e polticas sociais, bem como sua gesto democrtica; Empenho na eliminao de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito diversidade, participao de grupos socialmente discriminados e discusso das diferenas; Garantia do pluralismo, atravs do respeito s correntes profissionais democrticas existentes e suas expresses tericas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual; Opo por um projeto profissional vinculado ao processo de construo de uma nova ordem societria, sem dominao-explorao de classe, etnia e gnero; Articulao com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princpios deste Cdigo e com a luta geral dos trabalhadores; Compromisso com a qualidade dos servios prestados populao e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competncia profissional e, Exerccio do Servio Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questes de insero de classe social, gnero, etnia, religio, nacionalidade, opo sexual, idade e condio fsica (CFESS, 1993, p. 20-21). Esses princpios, articulados, sustentam a interveno profissional e, ao serem anunciados e reafirmados tanto na instncia institucional, como na relao com os cidados usurios do trabalho do assistente social, contribuem para a constituio da identidade profissional. Refora-se a ideia de que o Cdigo de tica no um manual para ser acionado em determinadas situaes, ele deve estar expresso em todas as intervenes de todos os assistentes sociais, portanto, impensvel estruturar um projeto de trabalho sem a sua explicitao. Assim, a proposta de trabalho elaborada estar respaldada, e o assistente social ter garantido o exerccio da profisso nos patamares da identidade construda pela profisso, na contemporaneidade. Apenas como exerccio, seria importante que todo assistente social, na tarefa de elaborar a proposta de trabalho, procurasse mape-la dentro desses referenciais, o que poderia ser feito a partir da construo de um quadro norteador, como exemplificado no Quadro 1.

Quadro 1 Formulao do projeto profissional

PROJETO DE TRABALHO LEI N. 8.662/93 Objeto Objetivos Metas Indicadores Avaliao

CDIGO DE TICA

14

Princpios do Cdigo que devem balizar a proposta.

Prerroga tivas da Objetivos que Lei que indicam o que pode embasa ser esperado com a Manifestaes da questo social que devero ser ma interveno enfrentadas no projeto. proposta profissional. .

Aonde se busca chegar. importante quantificar, deixar claro quais metas devero ser atingidas.

Identificao dos indicadores que sero utilizados para a interveno e avaliao do processo.

fundamental explicitar a forma de avaliao do projeto proposto. Lembrar-se da importncia do espao para a participao da populao usuria.

Ao ser enunciada a proposta, a composio dos dados relacionados no quadro deve estar baseada em uma leitura da realidade que aponte os elementos que fundamentaro a proposta formulada. Dessa forma, a pesquisa transforma-se em elemento fundamental para o trabalho. essencial que o assistente social esteja respaldado por dados da realidade que assegurem a legitimidade de sua proposta e lhe confiram qualidade. Essa tarefa tambm coloca como requisito fundamental para a elaborao da proposta o conhecimento das legislaes especficas do campo da poltica social, como ferramenta essencial para o exerccio profissional. Assim, a Constituio de 1988, bem como a legislao da seguridade social (previdncia social, sade e assistncia social) e as leis criadas para defender os direitos dos segmentos populacionais especficos devem compor o arsenal a ser utilizado pelos profissionais. 11 Consideraes finais O projeto de trabalho constitui um instrumento fundamental para a consolidao do projeto tico-poltico profissional. Ao desenh-lo e publiciz-lo, o assistente social estabelece os parmetros profissionais que demarcam o seu trabalho e o compromisso assumido com o projeto coletivamente construdo pela profisso, ao longo das ltimas dcadas, em conjunto com as organizaes da categoria. A vinculao desse projeto com os ditames da profisso fez com que o estatuto profissional conquistasse relevncia nos ltimos anos. preciso lembrar que o projeto tico-poltico profissional materializado pela soma de todos os projetos de assistentes sociais na ocupao dos espaos scio-ocupacionais. Quanto mais qualidade tico- poltica esses projetos encerrarem, mais a profisso ter reconhecido seu estatuto na sociedade contempornea. Os desafios colocados na sociedade capitalista de hoje exigem, cada vez mais, clareza, pois os desafios de trabalhar com necessidades sociais advindas da explorao do trabalho requerem um grande preparo terico e tcnicooperativo. Essas constataes indicam que os projetos de trabalho so necessrios e essenciais, para no se sucumbir nas tramas do real e no pragmatismo individual que busca capturar o trato da questo social. Todos os

15

assistentes sociais, quando da ocupao de um espao profissional, esto desafiados a estabelecer projetos de trabalho que possam lhes assegurar o reconhecimento do valor social de seu trabalho e que serviro de instrumento potente na busca de afirmao do projeto tico poltico profissional. 12 12 Referncias A Prtica Profissional do Assistente Social teoria, Ao, construo do conhecimento Vol. 1 So Paulo: Veras Editora, 2009.

Citao do Livro Resenhado seguindo a seguinte ordem: Sobrenome, Nome do


Autor. Ttulo. (Cidade: Editora, ano), Nmero de pginas. Tradutor se houver. Apresentao do autor e da obra. 1. Argumentao Central O que o autor prope? Qual o seu Objetivo? Qual o seu Pblico? Leigo? Acadmico? Etc. (escreva em forma de tpicos frasais) 2. Pontos Positivos ou Valiosos Quais pontos so positivos? Linguagem do autor (clara, simples, complexa, jarges, etc.), Contedo do texto, Coerncia no texto, nas idias, etc. Quantidade exemplos, recursos visuais (figuras, grficos, tabelas, etc). Houve extensa pesquisa. 3. Pontos Negativos ou Deficincias Que tipo de deficincia o autor apresenta? Sua argumentao fraca? Em que voc no concorda? Se discorda qual a sua argumentao e sua fundamentao? O autor se contradiz? O autor deixou de avaliar algum ponto controverso? Deixou de considerar as argumentaes contrrias a sua exposio? repetitivo? Est em constante digresso? 4. Idias Principais Liste 4 ou 5 pontos que expressem as idias principais da leitura, ou seja, em forma de tpico digite as afirmaes expostas nos temas desenvolvido 5. Idias a serem desenvolvidas Escreva, em forma de perguntas, as idias que podem ser elaboradas posteriormente, ou seja, quais tpicos possuem algum valor que merecem maior ateno e reflexo posterior. Cerca de 3 5 idias principais.

16

6. Idias para Reflexo Escreva 3 5 tpicos que merecem reflexo ou que tenham chamado a sua ateno, que o fizeram pensar mais detidamente sobre o assunto ou que o tenha convencido. Aps esta elaborao, retirar a numerao (e subttulos) e organizar coerentemente um pargrafo para o outro. O trabalho deve ser digitado dentro das Normas da ABNT apresentado no Mdulo de Metodologia da Pesquisa Cientfica (Margens 3 x 3 x 2x 2; Fonte 12; Arial ou Times New Roman; Espao duplo; Citao com mais de 4 linhas: Pargrafo recuado 4cm com espao simples).

17

You might also like