You are on page 1of 38

Questes das Provas da Magistratura referentes matria de Direito Constitucional

Prova de 4 de agosto de 2002


1 Questo: Assinale a alternativa correta: A Democracia Participativa possvel atravs de quais prticas: a) Eleies diretas. b) Plebiscito, referendo e lei popular. c) Plebiscito, referendo e iniciativa popular. d) Representao no Congresso Nacional. e) Eleies indiretas. 2 Questo: Assinale a alternativa correta: So de eficcia plena e de aplicabilidade imediata as normas constitucionais: a) vedativas e programticas. b) que confirmam prerrogativas e aquelas que dependem de lei integrativa. c) de princpio programtico e as de princpio institutivos. d) vedativas e as que confiram imunidades, isenes e prerrogativas. e) as de eficcia contida e eficcia limitada. 3 Questo: Assinale a alternativa correta: Os direitos e garantia individuais fundamentais estabelecidos na Constituio so assegurados aos: a) Brasileiros natos e estrangeiros. b) Brasileiros e estrangeiros domiciliados no pas. c) Brasileiros natos. d) Brasileiros naturalizados e estrangeiros domiciliados no pas. e) Brasileiros e estrangeiros residentes no pas.

4 Questo:Assinale a alternativa correta: a) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, o valor da prvia e justa indenizao na desapropriao a de ser assegurado j por ocasio da imisso provisria na posse. b) Segundo a jurisprudncia pacfica do Supremo Tribunal Federal, a retrocesso, no caso de tredestinao ou adestinao do bem expropriado, configura simples direito pessoal que se resolve em perdas e danos. c) A indenizao da propriedade, no caso de desapropriao para fins de reforma agrria, no h de ser necessariamente prvia, uma vez que o pagamento do imvel h de se fazer mediante entrega de ttulos da dvida agrria. d) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, as condies de uso, gozo e fruio da propriedade material ou imaterial no podem ser objeto de alterao mediante deciso legislativa superveniente. e) A Constituio Federal autoriza a desapropriao pelo municpio de terrenos urbanos no edificados, subtilizados ou no utilizados, com pagamento mediante ttulos da dvida pblica de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal. 5 Questo:Qual a opo correta: Nos termos da Constituio de 1988, compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre diversas matrias. Em tais hipteses: a) Sendo omisso o legislador federal na elaborao de leis complementares, os Estados exercero competncia legislativa plena para atendimento de suas peculiaridades. b) A competncia legislativa concorrente ser exercida necessariamente atravs de leis complementares. c) O estabelecimento de normas gerais privativo da Unio, vedada aos Estados produo legislativa supletiva. d) A competncia legislativa da Unio limita-se ao estabelecimento de normas gerais, no excluindo a competncia suplementar dos Estados. e) A ausncia de normas gerais federais somente autoriza aos Estados a elaborao de normas especficas.

6 Questo:Esto entre os objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I Construir uma sociedade livre, justa e solidria. II Garantir o desenvolvimento nacional. III Assegurar o exerccio dos direitos sociais individuais. IV Erradicar a pobreza e a marginalizao, reduzindo as desigualdades morais. V Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Esto corretas as alternativas: a) I, II, III e V. b) I, II, IV e V. c) I, II e V. d) I, III e V. e) I, II, III, IV e V. 7 Questo: Assinale as alternativas corretas: Com respeito ao Sistema Tributrio Nacional: I para que o Estado possa arrecadar taxa h necessidade de o usurio ou destinatrio do servio pblico vir a fazer uso efetivo dele. II o imposto sobre propriedade de veculos automotores de competncia exclusiva dos Estados. III o imposto sobre produtos industrializados de competncia exclusiva da Unio. IV a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas. a) apenas as afirmativas II e IV so corretas. b) apenas as afirmativas I e II so corretas. c) apenas as afirmativas I e III so corretas. d) apenas as afirmativas I e IV so corretas. e) apenas as afirmativas II e III so corretas.

GABARITO 01 C 02 D 03 E 04 E 05 D 06 C 07 E

Prova de 13 de outubro de 2002


1a Questo:O remdio constitucional que objetiva a proteo da esfera ntima do cidado, outorgandolhe o direito ao controle da circulao de dados pessoais chama-se: a) Mandado de Injuno b) Habeas Corpus c) Mandado de Segurana d) Habeas data e) Nenhuma das respostas acima 2a Questo:A regra inserida no art. 5o., inc. IV da Constituio da Repblica: livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato, uma norma de: a) Eficcia limitada de princpio institutivo, portanto de aplicao indireta, mediata e reduzida. b) Eficcia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional. c) Eficcia plena e aplicabilidade direta e imediata. d) Eficcia limitada de princpio programtico. e) Nenhuma das alternativas correta. 3a Questo:Tratando-se de controle de constitucionalidade, correto afirmar que: a) Pode ser exercido pela via da ao direta, pela via incidental, ou por iniciativa do juiz. b) O meio pelo qual cabe ao demandado argir a inconstitucionalidade quando apresenta sua defesa num caso concreto denominado controle de constitucionalidade por via de exceo, tambm chamado de controle concreto. c) A Constituio de 1988 ampliou a legitimao para a propositura da ao direta de

inconstitucionalidade, que anteriormente pertencia apenas ao Procurador Geral da Repblica. d) Todas as afirmaes so corretas e) Nenhuma das afirmaes verdadeira 4a Questo:De acordo com o art. 1o., da Constituio Federal, o Brasil constitui-se em Estado Democrtico de Direito. Tendo isto em mente, correto afirmar: a) A configurao do Estado Democrtico de Direito no significa a unio meramente formal dos conceitos e Estado Democrtico e Estado de Direito, consistindo, na verdade, na criao de um conceito novo. b) da essncia do Estado Democrtico de Direito a subordinao Constituio, tendo como nicos fundamentos dignidade da pessoa humana e o pluralismo poltico. c) O conceito de democracia repousa unicamente sobre dois princpios fundamentais: a soberania popular e a prevalncia do interesse pblico sobre o privado. d) O povo exerce o poder apenas por meio de representantes, que podem ser eleitos ou indicados diretamente. e) Nenhuma das alternativas acima. 5a Questo:Com relao aos Direitos e Garantias Fundamentais inscritos na Constituio Federal, correto afirmar: a) So assegurados a todos os brasileiros e estrangeiros, independentemente de estarem ou no residindo no pas. b) assegurado a todos o acesso informao, ressalvado o sigilo decorrente do exerccio profissional. c) A propriedade particular poder ser utilizada pelo Poder Pblico, em caso de perigo iminente, sem a obrigao de indenizar eventuais danos. d) A prtica do racismo considerada crime inafianvel, remetendo legislao infraconstitucional a determinao do prazo prescricional. e) Nenhuma das alternativas acima est correta.

6a Questo:Com relao aos Direitos Sociais inscritos na Constituio Federal, correto afirmar: a) Distingue o trabalhador urbano do rural, em razo de suas peculiares caractersticas. b) Protege o salrio, determinando constituir crime a sua reteno acidental. c) Estabelece, incondicionalmente, a irredutibilidade salarial. d) Assegura o direito licena maternidade e paternidade com durao, no mnimo, de cento e vinte dias. e) Todas as alternativas so incorretas. 7a Questo: correto afirmar que a Constituio Federal, no captulo relativo aos Direitos Polticos: a) Estabelece a obrigatoriedade do servio militar para os maiores de dezesseis anos. b) Veda a cassao de direitos polticos, ressalvando apenas a hiptese de improbidade administrativa. c) Prev a ao de impugnao de mandato eletivo. d) Determina que a lei que alterar o processo eleitoral s entrar em vigor um ano aps sua promulgao. e) Nenhuma das alternativas acima. 8a Questo:Com referncia Organizao do Estado na Constituio Federal, correto afirmar: a) Braslia a Capital Federal. b) A criao e desmembramento de municpios far-se- por lei federal. c) permitido Unio e Estados a subveno a cultos religiosos, vedado, entretanto, embaraar-lhes o funcionamento. d) Todas as alternativas so corretas. e) Nenhuma das alternativas correta. 9a Questo:Ao tratar da Organizao dos Poderes, correto afirmar que a Constituio Federal: a) Estabelece como funes essenciais Justia: Ministrio Pblico, Advocacia Pblica e Privada, e Defensoria Pblica. b) Determina que o Poder Legislativo exercido pelo Senado Federal.

c) Confere ao Presidente da Repblica e aos Ministros de Estado o exerccio conjunto do Poder Executivo. d) Institui o Supremo Tribunal Federal com a exclusiva atribuio de exercer a jurisdio constitucional. e) Nenhuma das alternativas acima est correta. 10a Questo:Indique, com fundamento no Ttulo V da Constituio Federal, que versa sobre a defesa do Estado e das Instituies Democrticas, a afirmao correta: a) O Presidente da Repblica pode decretar estado de defesa para preservar ou restabelecer a ordem pblica ou a paz social, sem ouvir o Conselho da Repblica e o Conselho de Segurana Nacional; b) Na ocorrncia de fatos que comprovem a ineficcia de medida tomada durante o estado de defesa, o Presidente da Repblica pode decretar o estado de stio; c) Em hiptese alguma o estado de stio poder ter durao superior a trinta dias, nem prorrogado, de cada vez, por prazo superior. d) Na vigncia do estado de defesa possvel determinar a incomunicabilidade do preso, obrigando-se o executor da medida a comunic-la imediatamente ao juiz competente. e) Nenhuma das afirmaes correta. GABARITO: 01 D 02 C 03 D 04 A 05 B 06 E 07 C 08 A 09 A 10 B

Prova de 16 de maro de 2003


1 Questo:A Constituio Federal assegura aos presos o respeito integridade fsica e moral, alm de declarar expressamente que ningum poder ser submetido tortura ou a tratamento desumano ou degradante. Para dotar estas normas de eficcia, alm de cominao de penas, a Carta Poltica preordena vrias garantias penais apropriadas, dentre as quais podemos citar: a) a obrigao da autoridade policial de informar ao preso seus direitos, inclusive o de permanecer

calado. b) o direito identificao dos responsveis por sua priso, garantindo, entretanto, o anonimato aos responsveis pelo interrogatrio. c) no ser levado priso ou nela mantido, desde que a lei admita a liberdade provisria sem fiana, apenas. d) a comunicao da priso autoridade competente e famlia ou pessoa indicada pelo preso, podendo o local onde se encontre ser mantido em sigilo. e) nenhuma das alternativas correta. 2 Questo: De acordo com a Constituio Federal vigente, so considerados bens da Unio: a) as ilhas fluviais e lacustres que no se encontrem situadas nas zonas limites com outros pases. b) o mar territorial e os terrenos de marinha, excludos os acrescidos deste ltimo. c) os recursos minerais, inclusive do subsolo, e os potenciais de energia eltrica. d) os lagos, rios e quaisquer correntes que no sirvam de limites com outros pases. e) nenhuma das alternativas correta. 3 Questo: A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, O Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos. A respeito da competncia atribuda pela Carta Constitucional a cada um deles, correto afirmar que: a) legislar sobre servio postal no privativo da Unio. b) os estados, devidamente autorizados por Lei Complementar, podero legislar sobre matrias inseridas na competncia privativa da Unio Federal. c) competncia privativa dos Estados proteger o meio ambiente. d) proporcionar os meios de acesso cultura insere-se na competncia comum apenas Unio e aos Estados. e) nenhuma das alternativas correta. 4 Questo: A Constituio Federal assegura aos Estados, Distrito Federal e Municpios, a autonomia como princpio bsico da forma de Estado adotada. Sendo a interveno, a anttese da autonomia, a regra constitucional estabelece, prioritariamente, o princpio da no-interveno, que, entretanto, pode ser excepcionado em alguns casos. Sobre isto, correto afirmar:

a) o Estado poder intervir em Municpio quando o Tribunal de Justia prover representao que vise assegurar a execuo de ordem ou deciso judicial. b) a Unio poder intervir nos Estados, para garantir o livre exerccio de qualquer dos poderes, independentemente de solicitao do Poder coacto ou impedido, ou de representao do Supremo Tribunal Federal. c) o decreto de interveno especificar a amplitude, o prazo e as condies de execuo, devendo ser submetido apreciao do Congresso Nacional ou Assemblia Legislativa no prazo de 5 (cinco) dias, salvo em caso de urgncia comprovada. d) cessado os motivos da interveno, as autoridades afastadas voltaro aos seus respectivos cargos, mesmo que verificados impedimentos legais. e) nenhuma das alternativas correta. 5 Questo: Assinale a alternativa correta. Ao tratar das funes essenciais Justia, estabelece a Constituio Federal, com relao ao Ministrio Pblico, que: a) incumbe-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais disponveis. b) a independncia funcional um dos seus princpios institucionais. c) a elaborao de sua proposta oramentria est excluda dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. d) uma de suas funes institucionais, exercer o controle interno da atividade policial. e) nenhuma das alternativas correta. 6 Questo: Em se tratando da ordem econmica e financeira, estabelecida na Constituio Federal, correto afirmar: a) a partir de 1988, a explorao direta de atividades econmicas pelo Estado permitida apenas quando indispensvel aos imperativos de segurana nacional. b) as empresas pblicas gozam de benefcios fiscais que no se estendem ao setor privado. c) como agente regulador da atividade econmica, o Estado exercer as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, de forma determinante, tanto para o setor pblico, como privado.

d) a importao e exportao de produtos dos derivados bsicos resultante da refinao de petrleo monoplio da Unio. e) nenhuma das alternativas correta. 7 Questo:A educao direito de todos e dever do Estado e da famlia, sendo promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Com base nisto, a Constituio Federal estabelece que o ensino ser ministrado de acordo com determinados princpios, dentre os quais correto citar: a) garantia de padro de qualidade, e gesto democrtica do ensino. b) igualdade de condies para o acesso escola, devendo a permanncia, ou no, ser avaliada conforme o rendimento individual. c) coexistncia de instituies pblicas e privadas, com unificao das concepes pedaggicas. d) valorizao dos profissionais de ensino, e planos de carreira para o magistrio pblico com piso salarial equivalente ao do setor privado. e) nenhuma das alternativas correta.

GABARITO 01 A 02 C 03 B 04 A 05 B 06 D 07 A

Prova de 27 de abril de 2003


1 Questo:Sobre o sistema constitucional brasileiro de controle de constitucionalidade, correto afirmar: a) A cautelar concedida em ao direta de insconstitucionalidade tem o condo de restaurar provisoriamente a vigncia do direito revogado pela norma impugnada. b) Os tratados internacionais no podem ser objeto de impugnao em sede de controle abstrato de

normas. c) A liminar concedida em sede de controle abstrato de normas h de ter sempre eficcia "ex tunc". d) admissvel a argio de inconstitucionalidade de norma constitucional originria. e) Nenhuma das alternativas correta.

2 Questo:A respeito dos direitos e garantias individuais, previstos na Constituio Federal, correto afirmar: a) Os direitos e garantias individuais protegidos por clusula ptrea, so apenas aqueles elencados no captulo relativo aos direitos individuais. b) No s as normas relacionadas no captulo dos direitos fundamentais, mas tambm outras normas consagradoras destes direitos constantes do texto constitucional podem estar gravadas com a clusula de imutabilidade. c) No podem ser regulamentados por medida provisria. d) O legislador ordinrio pode alterar completamente a conformao de determinados direitos fundamentais. e) Nenhuma das alternativas correta.

3 Questo:Sobre extradio, correto afirmar: a) A constituio brasileira admite a extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio. b) admitida a extradio de brasileiro naturalizado, por crime comum, desde que praticado aps a naturalizao. c) O brasileiro naturalizado poder ser extraditado na hiptese de comprovado envolvimento com o trfico de drogas. d) legtima a extradio de brasileiro naturalizado por crime poltico, praticado aps a naturalizao. e) Nenhuma das alternativas correta.

4 Questo:A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes Pblicos, consoante a Carta Constitucional, dever obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, sendo correto afirmar que:

a) permitida a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. b) Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio. c) A publicidade dos atos, programas, obras servios e campanhas dos rgos pblicos devero ter carter educativo, informativo ou de promoo pessoal de autoridades pblicas. d) A administrao fazendria e seus servidores fiscais no podem ter, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos. e) Nenhuma das alternativas correta.

5 Questo:Produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, as decises definitivas de mrito proferidas pelo Supremo Tribunal Federal: a) na argio de descumprimento de preceito fundamental. b) na ao direta de inconstitucionalidade. c) nas aes relativas tratados. d) na ao declaratria de constitucionalidade. e) nenhuma das alternativas correta.

6 Questo: vedada a edio de medida provisria: a) Relativa a nacionalidade, cidadania e direitos polticos, ressalvadas as matrias pertinentes a partidos polticos e direito eleitoral. b) Que visem o seqestro de bens, ou de poupana popular, ressalvados outros ativos financeiros. c) Sobre matria reservada lei complementar. d) Sobre matria no disciplinada em projeto de lei do Congresso Nacional. e) Nenhuma das alternativas correta.

7 Questo:Existem alguns princpios de obedincia obrigatria na interpretao constitucional. Sobre o assunto, correto afirmar:

a) O princpio da unidade da Constituio traduz o entendimento de que dois princpios aparentemente contraditrios, do ponto de vista jurdico so passveis de harmonizao. b) A uma norma constitucional tem de ser atribudo o sentido que mais eficcia lhe d, uma vez que na Constituio no devem existir normas tidas por no jurdicas, e todas tem que produzir algum efeito. c) Os preceitos constitucionais devem ser interpretados no apenas pelo que explicitamente postulam, mas tambm de acordo com o que implicitamente encerram. d) Todas as alternativas so corretas. e) Nenhuma das alternativas correta.

8 Questo:O sistema constitucional brasileiro conhece dois critrios de controle de constitucionalidade: o controle difuso, e o controle concentrado, que distinguem-se um do outro porque: a) O primeiro verifica-se quando se reconhece o seu exerccio a todos os componentes do Poder Judicirio; e, o segundo, apenas a uma Corte especial. b) No primeiro, a declarao da inconstitucionalidade no revoga a lei questionada, mas pode determinar a sua anulao. c) A eficcia do primeiro "erga omnes", e a do segundo, inter partes. d) A competncia do senado para suspender lei declarada inconstitucional, aplica-se somente ao primeiro. e) Nenhuma das alternativas correta.

9 Questo:Assinale a alternativa correta: a) As leis de ordem pblica aplicam-se independentemente da proteo ao direito adquirido e ao ato jurdico perfeito. b) O mandado de injuno coletivo plenamente compatvel com a ordem constitucional brasileira. c) O princpio da presuno de inocncia incompatvel com a priso preventiva. d) Os direitos previstos em tratado internacional tm, no ordenamento jurdico brasileiro, hierarquia constitucional. e) Nenhuma das alternativas correta.

10 Questo: Dentre os atos normativos abaixo enumerados, assinale aquele que NO objeto prprio da ao direta de inconstitucionalidade proposta perante o Supremo Tribunal Federal: a) Medida Provisria. b) Emenda Constituio. c) Decreto regulamentador de lei. d) Dispositivo de Lei Municipal em face da Constituio Estadual. e) Nenhuma das alternativas correta.

GABARITO: 01 A 02 B 03 C 04 B 05 D 06 C 07 D 08 A 09 B 10 D

Prova de 9 de novembro de 2003


1 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA: a) A forma federativa do Estado brasileiro constitui-se em clusula ptrea. b) So instrumentos de manifestao da vontade popular: o plebiscito, o referendum, a iniciativa popular. c) O municpio no entidade federativa. d) A soberania um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. e) A repblica como forma de governo adotada pela Constituio Federal de 1988 no se constitui em clusula ptrea. 2 Questo: Assinale a alternativa correta: A garantia constitucional do livre acesso Justia est enunciada na Constituio Federal de 1988, da seguinte forma:

a) A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. b) O Estado prestar assistncia integral e gratuita aos necessitados que comprovarem insuficincia de recursos. c) Ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. d) Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. e) Aos litigantes em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa com os meios e os recursos a eles inerentes. 3 Questo: Assinale a alternativa correta: Ao estado federado pertencem, desde que localizados em seu territrio ou na extenso do seu litoral: a) Os recursos minerais. b) O mar territorial. c) Os stios arqueolgicos e pr-histricos. d) As ilhas fluviais e lacustres no pertencentes a Unio. e) Os potenciais de energia hidrulica. 4 Questo: Assinale a alternativa correta: da competncia comum da Unio, dos Estados, Distrito Federal e Municpios: a) Proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia. b) Legislar sobre nacionalidade e cidadania e sistemas eleitorais. c) Autorizar e fiscalizar a produo e o comrcio de material blico. d) Legislar sobre a criao, funcionamento e processo de juizado especial de pequenas causas e) Seguridade social e registros pblicos. 5 Questo: Assinale a alternativa correta: A representao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal em face da Constituio Estadual da competncia: a) Originria do STF. b) Recursal do STJ. c) Originria do Tribunal de Justia.

d) Recursal do TRF. e) Originria da 1a Instncia Estadual. 6 Questo: Assinale a alternativa correta: A iniciativa de lei que objetiva criao ou extino de cargos e a fixao de vencimentos dos juzes de paz, dos servios auxiliares da justia e que visem a organizao e diviso judiciria compete privativamente: a) Ao Executivo. b) A qualquer membro ou comisso das Assemblias Legislativas ou Congresso Nacional. c) Aos cidados em geral, atravs da Procurador Geral de Justia. d) Ao Tribunal de Justia. e) Ao Conselho Superior da Magistratura. 7 Questo: Assinale a alternativa correta: O procedimento para a desapropriao por necessidade pblica ou interesse social estabelecido: a) Pela conveno das partes. b) Pela convenincia da administrao. c) Pela lei. d) Pelo Poder Judicirio. e) Pelo Poder Executivo. GABARITO 01 C 02 A 03 D 04 A 05 C 06 D 07 C

Prova de 15 de fevereiro de 2004


1 Questo:A respeito da repartio da competncia, entre a Unio, os Estados membros, o Distrito Federal, assinale alternativa correta:

a) A competncia residual - entendendo-se como tal a matria no prevista ou que no seja vedada, pela Constituio Federal, aos Estados -, pertence a UNIO. b) No mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais, porm, na ausncia de lei federal, sobre normas gerais os Estados membros exercero a competncia legislativa plena para atender s suas peculiaridades. c) A supervenincia de lei federal, sobre normas gerais, no suspende a eficcia de lei estadual, que lhe for contrria. d) Lei ordinria federal poder autorizar os Estados membros a legislarem, sobre questes especficas, da competncia privativa da Unio. e) Cabe aos Municpios e ao Distrito Federal explorar servios e instalaes de energia eltrica e o aproveitamento energtico dos cursos de gua, diretamente, ou mediante concesso local, regulamentada por medida provisria. 2 Questo:Assinale a alternativa correta: Pela Constituio Federal de 1988, segundo redao dada pela Emenda Constitucional n. 3 de 6/7/94, aos nascidos do estrangeiro de pai ou me brasileiros, desde que venham residir no Brasil e optem a qualquer tempo pela nacionalidade brasileira so: a) Brasileiros naturalizados, porque necessrio que sejam registrados, previamente, em repartio brasileira competente, para adquirirem o status de brasileiro nato. b) Brasileiros natos, desde que seu pai ou sua me sejam de nacionalidade brasileira ou portuguesa, se houver reciprocidade, com relao aos brasileiros em Portugal. c) Somente, brasileiros natos, se residirem no Brasil, h mais de 15 anos ininterruptos e sem condenao criminal e optarem pela nacionalidade brasileira, aps o aludido perodo. d) Brasileiros natos, segundo redao atual, dada pela Emenda Constitucional, n. 3 de 7/6/94, a Constituio de 1988. e) Brasileiros naturalizados, segundo redao atual da Constituio de 1988, dada pela Emenda Constitucional n. 3 de 7/6/94. 3 Questo:O princpio da separao dos poderes est inscrito na Constituio Federal, em dispositivo que afirma que:

a) A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio, indissolvel dos Estados, Municpios e Distrito Federal. b) Todo o Poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou direta-mente, nos termos da Constituio. c) So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. d) assegurado aos brasileiros o direito de petio aos poderes pblicos, em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder. e) A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio qualquer leso ou ameaa ao direito. 4 Questo: Assinale a alternativa correta. A expedio de certido requerida a repartio pblica. a) Ocorre, somente, para defesa de direitos individuais. b) Ocorre, somente, para esclarecimento de situaes de carter coletivo. c) Fica sujeito ao discricionarismo da Administrao Pblica. d) Pode ocorrer para a defesa de direitos e esclarecimentos de situaes de interesse pessoal. e) Todas as opes anteriores esto corretas. 5 Questo: A discusso e votao dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da Republica e de iniciativa popular, tero incio no(a): a) Senado Federal. b) Cmara dos Deputados. c) Congresso Nacional. d) Comisso de Constituio e Justia. e) Conselho da Repblica. 6 Questo: Assinale a alternativa correta. Os juzes gozam das seguintes garantias. a) Vitaliciedade (que no primeiro grau ser adquirida aps um ano de exerccio no cargo), inamobilidade em carter absoluto e irredutibilidade de vencimentos.

b) Vitaliciedade (que no primeiro grau s ser adquirida aps dois anos de exerccio), inamobilidade em carter absoluto e irredutibilidade de vencimentos. c) Vitaliciedade (que no primeiro grau ser adquirida aps dois anos de exerccio), inamobi-lidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso por voto de dois teros do respectivo Tribunal, assegurada ampla defesa e irredutibilidade de vencimentos. d) Vitaliciedade (que no primeiro grau ser adquirida aps dois anos de exerccio), inamobi-lidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso unnime do respectivo Tribunal, assegurada ampla defesa e irredutibilidade de vencimentos. e) Todas as respostas anteriores esto incorretas. 7 Questo: Assinale a alternativa correta. As causas em que forem parte instituio de previdncia social e segurado sero processadas e julgadas. a) Em grau de recurso ordinrio, pelo Tribunal de Segunda instncia do sistema Judicirio do Juiz que tiver prolatado a sentena. b) Na Justia Estadual, no foro do domiclio do segurados ou beneficirios, sempre que a comarca no seja sede de vara ou do juzo federal, vedado lei estabelecer a competncia da Justia Estadual a outras hipteses. c) Em grau de recurso ordinrio, pelo Tribunal de segunda instncia designado na lei estadual de organizao judiciria. d) Perante Justia Federal, no foro do domiclio dos segurados ou beneficirios, facultado Lei estadual de organizao judiciria declarar competente o juzo estadual sempre que a comarca no seja sede de vara do Juzo Federal. e) Na Justia Estadual, no foro do domiclio dos segurados, sempre que a comarca no seja sede de vara de Juzo Federal, e, se verificada essa condio, a lei poder permitir que outras causas sejam processadas e julgadas na Justia Estadual. 8 Questo: Assinale a alternativa correta: O controle da constitucionalidade de lei poder dar-se de duas maneiras: por via de ao e por via de exceo, ou via incidental esta ltima: a) S exercitvel a vista de um caso concreto de litgio posto em juzo.

b) No declarao de inconstitucionalidade de lei em tese, mas exigncia imposta para a soluo de um caso concreto. c) A deciso judicial, nesta via, opera efeitos, em princpio, somente entre as partes litigantes, nada modificando quanto as relaes de terceiros. d) A declarao no objetivo principal da lide, mas incidente, conseqncia. e) Todas as alternativas anteriores esto corretas. 9 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA. O municpio rege-se por lei orgnica cuja as caractersticas so: a) Deve ser votada pela Cmara Municipal. b) O quorum necessrio de 2/3 para sua votao. c) Necessidade de dois turnos de votao. d) Espao de, pelo menos, 10 dias entre uma votao e outra. e) Sano do prefeito em prazo estipulado pela Cmara Municipal. 10 Questo: Assinale a alternativa correta. A argio de descumprimento de preceito fundamental deve ser efetuada perante: a) Ao STF e por simetria estendendo-se aos Tribunais de Justia dos Estados. b) Aos Tribunais Superiores, exclusivamente. c) Ao STF, quando no houver medida eficaz para sanar a lesividade de ato do poder pblico. d) Ao STF, mesmo que haja medida eficaz para sanar a lesividade do ato do poder pblico. e) Exclusivamente perante a Justia Federal. GABARITO: 01 B 02 D 03 C 04 D 05 B 06 C 07 E 08 E 09 E 10 C

Prova de 2006
1 Questo: A respeito das Medidas Provisrias correto afirmar: a) So normas jurdicas adotadas pelo Poder Legislativo. b) Perdero a eficcia se no forem convertidas em lei no prazo de 60 (sessenta) dias, prorrogvel por igual perodo, uma nica vez, cujo prazo no se suspende durante o recesso do Congresso Nacional. c) Caso no apreciadas em at sessenta dias contados da data de sua publicao, entraro em regime de urgncia, subseqentemente, em cada uma das Casas do Congresso. d) Tm fora de lei a partir de sua publicao, podendo gerar direitos e deveres. e) Podero ser adotadas, no caso de relevncia e urgncia, devendo ser submetidas imediatamente ao Congresso Nacional. 2 Questo: Conforme a Constituio da Repblica Federativa do Brasil: I. Cabe ao STF julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. II. Incumbe ao Ministrio Pblico, dentre outras atribuies, a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. O Procurador-Geral de Justia o chefe do Ministrio Pblico do Estado. III. Somente pelo voto da maioria absoluta dos seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. IV. O acesso de juzes aos tribunais de segundo grau far-se- por antigidade e merecimento, alternativamente, apurados na ltima entrncia. Esto corretas: a) Todas as proposies esto corretas. b) S a proposio I correta. c) Somente as proposies II e III esto corretas. d) S a proposio I incorreta. e) Todas as proposies esto incorretas.

3 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA: a) O nmero total de Deputados Federais por Estados e pelo Distrito Federal ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao, e nenhuma unidade poder ter menos de oito e mais de setenta Deputados. b) Os Estados membros organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, devendo observncia aos chamados princpios sensveis constantes da Carta Federal. c) Compete privativamente Unio estabelecer cultos religiosos e organizar e manter o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico e a Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos Territrios. d) O procedimento legislativo sumrio aquele em que o Presidente da Repblica solicita urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa. e) competncia privativa da Cmara dos Deputados proceder a tomada de contas do Presidente da Repblica quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de 60 (sessenta) dias aps a abertura da sesso legislativa. 4 Questo: Segundo a atual Carta Poltica: I. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios so entidades que integram a estrutura federativa brasileira. II. A interveno respeita a ordem hierrquica da Constituio e, por esse motivo, correto afirmar que s os Estados podem intervir nos Municpios. III. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico. IV. competncia privativa da Cmara dos Deputados autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente da Repblica. V. O Municpio de Braslia tem como funo servir de Capital Federal e tambm sede do Governo do Distrito Federal. Esto corretas: a) S a proposio I est correta. b) Todas as proposies esto corretas. c) S a proposio II est incorreta. d) Somente as proposies I, III e IV esto corretas. e) Todas as proposies esto incorretas.

5 Questo: Assinale a alternativa correta: a) Ocorrendo a vacncia dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica nos ltimos dois anos do perodo presidencial, a eleio para ambos os cargos ser feita noventa dias da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. b) Aos membros do Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas no se aplicam as disposies da Seo I, Captulo IV, Ttulo IV da Constituio Federal (Do Ministrio Pblico) pertinentes a direitos, vedaes e forma de investidura. c) Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa do Congresso Nacional e de suas Comisses sero tomadas por maioria dos votos, presentes a maioria absoluta de seus membros. d) Os Estados e o Distrito Federal atuaro prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil. e) A Advocacia-Geral da Unio tem por chefe o Advogado-Geral da Unio, de livre nomeao do Presidente da Repblica dentre cidados maiores de trinta e cinco anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. 6 Questo: Em relao aos remdios constitucionais, assinale a alternativa INCORRETA: a) O mandado de segurana pode ser individual ou coletivo. b) A ao popular ao constitucional cuja legitimidade ativa pertence a qualquer pessoa em pleno gozo de seus direitos polticos. c) A garantia constitucional do direito de petio pode ser exercida por qualquer pessoa, fsica ou jurdica, brasileira ou estrangeira, e somente pode ser dirigida autoridade do Poder Judicirio. d) Na ao civil pblica pode ser pedido o cumprimento de obrigao de fazer ou de no fazer, sob pena de execuo especfica ou cominao de multa diria. e) Qualquer pessoa pode impetrar habeas corpus, inclusive sem advogado. 7 Questo: Sobre o sistema de controle de constitucionalidade, dentre as seguintes alternativas, assinale a INCORRETA: a) No controle de constitucionalidade exercido por via incidental, a deciso judicial ter efeito retroativo (ex tunc), somente inter partes.

b) Somente o Governador do Estado, o Procurador Geral da Repblica, o Conselho Federal da OAB e partidos polticos com representao no Congresso Nacional podem propor ao direta de inconstitucionalidade. c) O sistema constitucional brasileiro combina os sistemas de controle concentrado e difuso. d) No controle de constitucionalidade exercido por via incidental, a deciso judicial ter efeito jurdico somente entre as partes. e) A eficcia do controle concentrado erga omnes. 8 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA: a) O princpio do devido processo legal envolve a garantia do contraditrio, a plenitude do direito de defesa, a isonomia processual e a bilateralidade dos atos procedimentais. b) O princpio da eficincia orienta a atividade administrativa no sentido de conseguir os melhores resultados com os meios escassos de que se dispe e a menor custo. c) So princpios constitucionais da administrao pblica os da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia. d) O princpio da legalidade, segundo o qual ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei, est consagrado no art. 5, da Constituio da Repblica. e) O princpio da subsidiariedade, estreitamente ligado ao princpio da repartio de competncias, no se aplica ao sistema federal. 9 Questo: Tratando-se dos direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa INCORRETA: a) Os direitos de liberdade constitucionalmente assegurados so o de locomoo; o de pensamento; o de reunio e de associao; o de profisso; o de ao; o de liberdade sindical e o de greve. b) A desapropriao, consistente em limitao ao direito de propriedade, meio pelo qual o Poder Pblico determina a transferncia compulsria da propriedade particular para o seu patrimnio ou de seus delegados, o que s pode se verificar por necessidade ou utilidade pblica ou por interesse social. c) O princpio da funo social da propriedade est consagrado na Constituio entre os direitos sociais. d) As entidades associativas tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, independentemente de autorizao. e) A liberdade de pensamento o direito de exprimir, por qualquer forma, o que se pense em tema de cincia, religio, arte, ou o que for.

10 Questo: Acerca do Poder Judicirio, INCORRETO afirmar: a) Compete Justia do Trabalho processar e julgar as aes de indenizao por dano moral e patrimonial decorrentes da relao de trabalho. b) Aos Juzes vedado exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio. c) Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus prprios Ministros, o Procurador-Geral da Repblica e os Governadores dos Estados e do Distrito Federal. d) Compete privativamente aos Tribunais de Justia julgar os juzes estaduais e do Distrito Federal e Territrios, bem como os membros do Ministrio Pblico, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral. e) Compete ao Superior Tribunal de Justia processar e julgar, originariamente, os conflitos de competncia entre juzes vinculados a tribunais diversos. GABARITO: 01 E 02 A 03 C 04 D 05 C 06 C 07 B 08 E 090 D 10 C

Prova Agosto de 2007


1 Questo: De acordo com a Constituio da Repblica, compete privativamente Unio legislar sobre: a) Seguridade social, previdncia social e telecomunicaes. b) Desapropriao, propaganda comercial e servio postal. c) Direito financeiro, direito urbanstico, trnsito e transporte. d) Assistncia judiciria, direito econmico, produo e consumo. e) Sistemas de consrcios e sorteios, educao e cultura.

2 Questo: Assinale a alternativa correta, com fundamento na Constituio da Repblica: a) Nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado em caso de crime poltico ou de opinio. b) O sigilo das comunicaes telefnicas inviolvel, salvo por ordem judicial, nas hipteses e forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. c) A sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser sempre regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros. d) A criao de associaes e de cooperativas depende de autorizao por lei especfica. e) So clusulas ptreas a forma federativa do Estado; a ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa; o voto direto, secreto, universal e peridico; a separao dos poderes e os direitos e garantias individuais. 3 Questo: Considerando a Ordem Econmica e Financeira constante na Constituio da Repblica, INCORRETO afirmar: a) A lei disciplinar, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro, incentivar os reinvestimentos e regular a remessa de lucros. b) Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. c) O Estado favorecer a organizao da atividade garimpeira em cooperativas, levando em conta a proteo do meio ambiente e a promoo econmico-social dos garimpeiros. d) A ordem econmica dever observar os princpios da soberania nacional; propriedade privada; funo social da propriedade; livre concorrncia; defesa do consumidor; defesa do meio ambiente; reduo das desigualdades regionais e sociais; busca do pleno emprego e tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras que tenham sua sede e administrao no Pas. e) Como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e privado. 4 Questo: Assinale a alternativa que, de acordo com a Constituio da Repblica, no cargo privativo de brasileiro nato:

a) De Ministro de Estado da Defesa. b) De oficial das Foras Armadas. c) De Ministro do Supremo Tribunal Federal. d) De Presidente da Cmara dos Deputados. e) De Ministro do Superior Tribunal de Justia. 5 Questo: A respeito do processo de criao da MEDIDA PROVISRIA correto afirmar: a) A Emenda Constitucional n 32, de 11/09/2001, modificou radicalmente o processo de tramitao da medida provisria para sua converso em lei, impedindo, inclusive, sua prorrogao. b) A regulamentao estabelecida na Emenda Constitucional n 32/2001 se dirige quelas medidas provisrias editadas antes e aps sua promulgao. c) A medida provisria tem a particularidade de nascer como diploma normativo pela to s manifestao do Chefe do Executivo. A discusso posterior. A aprovao converte a medida provisria em lei. d) Se o projeto de lei de converso da medida provisria alterar o seu texto, suspender-se- imediatamente sua vigncia. e) A votao da medida provisria dar-se- de forma conjunta pelas Casas do Congresso Nacional. 6 Questo: Conforme a nossa estrutura federativa e o sistema de competncias diz-se: I. No campo interno a Unio apenas autnoma, como so autnomos os Estados-membros e os Municpios, cada qual dentro de sua rea de competncia. II. Na nossa ordem constitucional prevaleceu a tcnica do federalismo cooperativo, que se qualifica pela diviso de uma mesma matria, em diferentes nveis, entre os diversos entes federativos. III. H casos em que prevalece a tcnica da distribuio horizontal de competncia, ou seja, de separao radical das competncias dos entes federativos, em que cada qual exerce atribuies prprias. IV. O centralismo a regra, no sentido de que a predominncia do Poder Central to extraordinria que a diviso de rendas pe os Estados a mendigar auxlios da Unio, sujeitando-os a verdadeiro suborno. a) S a proposio I incorreta.

b) S a proposio I correta. c) Todas as proposies esto incorretas. d) S as proposies II e III esto corretas. e) Todas as proposies esto corretas. 7 Questo: Sobre a Ao Declaratria de Constitucionalidade correto afirmar: I. Introduzida por meio da Emenda Constitucional n 3/93 Constituio Federal, criou um novo mecanismo de controle concentrado da constitucionalidade dos atos normativos. II. O pedido ser juridicamente impossvel quando se pretender a declarao de constitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal. III. A legitimidade ativa para propor a ao declaratria, nos termos constitucionais, : a) do Presidente da Repblica; b) da Mesa do Senado Federal; c) da Mesa da Cmara dos Deputados; d) do ProcuradorGeral da Repblica. IV. No necessria a manifestao do Advogado-Geral, no precisando atuar como curador da lei, j que o objetivo da ao reafirmar a constitucionalidade desta. a) Todas as proposies esto corretas. b) Todas as proposies esto incorretas. c) S a proposio II est incorreta. d) S a proposio I est correta. e) S as proposies I, III e IV esto corretas. 8 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA: a) Aos juzes vedado exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio. b) O Conselho de Defesa Nacional rgo de consulta do Presidente da Repblica nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrtico. c) Admitida a acusao contra o Presidente da Repblica, por dois teros da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infraes penais comuns. d) O Conselho Nacional de Justia ser presidido pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, que votar em caso de empate, ficando excludo da distribuio de processos naquele tribunal.

e) Somente o Supremo Tribunal Federal tem jurisdio em todo o territrio nacional. 9 Questo: So princpios que devem ser observados na atividade econmica: I. Propriedade privada e funo social da propriedade. II. Livre concorrncia e defesa do consumidor. III. Defesa do meio ambiente e reduo das desigualdades regionais e sociais. IV. Busca do pleno emprego e pluralismo poltico. a) As proposies I, III e IV esto corretas. b) As proposies I, II e III esto corretas. c) S a proposio II est incorreta. d) Todas as proposies esto incorretas. e) S a proposio I est correta. GABARITO: 01 B 02 B 03 E 04 E 05 C 06 E 07 A 08 E 09 B

Prova Junho de 2008


1 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA no tocante aos direitos individuais e coletivos, elencados no art. 5 da Constituio Federal: a) O Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos. b) Em caso de guerra declarada, poder haver pena de morte. c) Ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. d) livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. e) exigncia para a impetrao de mandado de segurana coletivo que o partido poltico seja detentor de registro definitivo.

2 Questo: Quanto aos Estados Federados INCORRETO afirmar: a) As terras devolutas, no compreendidas entre as da Unio, so bens seus. b) Juntamente com o Distrito Federal so os integrantes da Repblica Federativa do Brasil. c) O nmero de Deputados Assemblia Legislativa guardar proporcionalidade com a sua representao na Cmara dos Deputados. d) Organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, observados os princpios da Constituio Federal. e) So-lhes reservadas as competncias no vedadas pela Constituio Federal. 3 Questo: Quanto aos Municpios correto afirmar: a) Os Vereadores detm inviolabilidade por suas opinies, palavras e votos no exerccio do mandato e na circunscrio municipal. b) O nmero de Vereadores proporcional ao eleitorado, observados limites postos pela Constituio Federal. c) As funes legislativas e fiscalizadoras das Cmaras Municipais so por elas prprias definidas em regimento interno. d) A fiscalizao externa exercida exclusivamente pelo Poder Legislativo Municipal. e) Regem-se por Constituio, votada em 2 (dois) turnos, com quorum qualificado. 4 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA em relao ao Poder Executivo: a) O Chefe do Poder Executivo detm a prerrogativa de vetar, total ou parcialmente, por inconstitucionalidade ou contrariedade ao interesse pblico, projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo. b) Urgncia e relevncia so os pressupostos para o Presidente da Repblica editar medida provisria. c) Rejeitado o veto oposto pelo Chefe do Executivo, o projeto de lei novamente submetido a ele para promulgao. d) Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o Presidente do Senado Federal, o da Cmara dos Deputados e o do Supremo Tribunal Federal.

e) Os mandatos dos Chefes dos Poderes Executivos Federal e Estaduais so coincidentes e tem durao de 4 (quatro) anos, sendo admitida a reeleio. 5 Questo: O servidor pblico, luz da Constituio Federal: a) Ser posto em disponibilidade, com remunerao integral, na hiptese de extino do cargo que exercia. b) Far jus contagem de tempo ficto para fim de aposentadoria. c) Nomeado para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico ser estvel aps 2 (dois) anos de exerccio. d) Aposentar-se- por invalidez permanente, compulsoriamente ou voluntariamente. e) Poder, excepcionalmente, desde que haja compatibilidade de horrios, acumular 2 (dois) cargos de professor, 2 (dois) cargos de mdico ou 2 (dois) cargos de advogado. 6 Questo: So princpios fundamentais da Administrao Pblica direta e indireta, nos precisos termos do art. 37, caput, da Constituio Federal: a) Legalidade, impessoalidade, moralidade, finalidade e efetividade. b) Legalidade, legitimidade, moralidade, razoabilidade e eficcia. c) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. d) Legitimidade, impessoalidade, proporcionalidade, publicidade e eficincia. e) Legitimidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficcia. 7 Questo: O processo legislativo, consoante a Constituio Federal, compreende a elaborao das seguintes proposies: a) Emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, medidas provisrias e decretos legislativos. b) Emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, medidas provisrias, decretos e resolues. c) Emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias e decretos legislativos.

d) Emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos e resolues. e) Leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias e decretos legislativos. 8 Questo: Sobre o Poder Judicirio correto afirmar que: a) Todos os julgamentos sero pblicos, e fundamentadas todas as suas decises, sob pena de nulidade, no sendo admitida, em nenhuma hiptese, a limitao presena das partes. b) Um dcimo dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados e do Distrito Federal ser composto de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional. c) A Constituio do Estado estabelecer a competncia do seu Tribunal de Justia, sendo a lei de organizao judiciria de iniciativa do Poder Executivo. d) Pode ser constitudo rgo especial, para o exerccio de atribuies administrativas e jurisdicionais, em tribunais com nmero superior a vinte julgadores. e) As garantias asseguradas aos membros da magistratura so duas: vitaliciedade e inamovibilidade. 9 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA: a) No processo de criao das resolues a promulgao efetivada pela Mesa da Casa Legislativa que a expedir ou, quando se tratar de resoluo do Congresso Nacional, pela Mesa do Senado Federal. b) No processo de criao das resolues a iniciativa cabe aos membros do Congresso Nacional, na forma estabelecida regimentalmente. c) No processo de criao do decreto legislativo a promulgao feita pelo Presidente da Repblica, que o manda publicar. d) No processo de criao do decreto legislativo a aprovao se d por maioria simples. e) No processo de criao das resolues no h sano, por tratar-se de matria privativa, ora do Senado, ora do Congresso Nacional. 10 Questo: Segundo a Constituio Republicana de 1988, observadas as proposies abaixo, assinale a alternativa correta:

I. A argio de descumprimento de preceito fundamental ser apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei. II. S podem propor a ao direta de inconstitucionalidade o Presidente da Repblica, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Cmara dos Deputados, o Procurador-Geral da Repblica e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. III. O Procurador-Geral da Repblica dever ser previamente ouvido nas aes de inconstitucionalidade e em todos os processos de competncia do Supremo Tribunal Federal. IV. Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citar, previamente, o Advogado-Geral da Unio, que defender o ato ou o texto impugnado. a) Todas as proposies esto corretas. b) Todas as proposies esto incorretas. c) Somente a proposio III est incorreta. d) Somente as proposies I, III e IV esto corretas. e) Somente a proposio I est correta. GABARITO: 01 E 02 B 03 A 04 D 05 D 06 C 07 D 08 B 09 C 10 D

Prova de 2009
1 Questo: Sobre as chamadas funes essenciais justia correto afirmar: a) Que o advogado indispensvel administrao da justia, sendo inviolvel por todos os seus atos e manifestaes, no limite da lei. b) Que Defensoria Pblica cumpre promover a orientao jurdica e a defesa dos direitos dos que a ela recorrerem. c) Que a proposta oramentria do Ministrio Pblico elaborada pelo Poder Executivo, observados os parmetros da legislao de regncia. d) Que elas so exercidas pelo Ministrio Pblico, Advocacia Pblica, Advocacia e Defensoria Pblica.

e) Que compete ao Conselho Nacional da Justia zelar pela autonomia funcional, administrativa e financeira do Ministrio Pblico. 2 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA no tocante ao instituto da medida provisria: a) Dentre outras hipteses, defeso edit-la sobre matria j disciplinada em projeto de lei pendente de sano ou veto. b) Cumpre ao Poder Legislativo disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas decorrentes de sua no converso em lei. c) vedada sua reedio, na mesma legislatura, se rejeitada ou tornada ineficaz por decurso de prazo. d) Urgncia e relevncia so pressupostos para sua adoo. e) Perder sua eficcia se no convertida em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel, uma vez, por igual perodo. 3 Questo: Examine as proposies abaixo, concernentes ao funcionamento do Poder Judicirio, e responda: I. Os integrantes do Supremo Tribunal Federal so nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovados em sabatina pela maioria absoluta do Congresso Nacional. II. O Superior Tribunal de Justia composto de um tero de desembargadores federais, outro tero de desembargadores estaduais e o tero restante, de metade de advogados e metade de membros do Ministrio Pblico. III. As smulas vinculantes, editadas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justia, tm aplicabilidade no s aos demais rgos do Poder Judicirio, como tambm administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. IV. O Tribunal de Justia poder funcionar descentralizadamente. a) Somente as proposies II e IV esto corretas. b) Somente a proposio II est correta. c) Todas as proposies esto corretas. d) Somente as proposies I e III esto corretas. e) Nenhuma das proposies est correta.

4 Questo: INCORRETO asseverar, em tema de processo legislativo, que: a) No h sano, pelo Chefe do Poder Executivo, em emenda constitucional, nem tampouco em resoluo editada pelo Poder Legislativo. b) So de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo, entre outras, leis versantes sobre servidores pblicos, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria. c) No admissvel aumento de despesa ao projeto original pela via de emenda parlamentar. d) Compreende a elaborao das seguintes proposies: emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos e resolues. e) O qurum para a aprovao de emenda constitucional de trs quintos. 5 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos direitos e garantias fundamentais assegurados pela Constituio: a) A todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. b) O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. c) So gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei, o registro civil de nascimento e a certido de bito. d) Os tratados e convenes internacionais, exceto sobre direitos humanos, que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. e) As normas que os definem tm aplicao imediata. 6 Questo: De acordo com o texto constitucional, assinale a alternativa correta quanto a estado de defesa e estado de stio: I. O Presidente da Repblica pode, ouvidos o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pblica ou a paz social ameaadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes propores na natureza.

II. O Presidente da Repblica, ao solicitar autorizao para decretar o estado de stio ou sua prorrogao, relatar os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta. III. Solicitada autorizao para decretar o estado de stio durante o recesso parlamentar, o Presidente da Cmara dos Deputados, de imediato, convocar extraordinariamente o Congresso Nacional para se reunir dentro de cinco dias, a fim de apreciar o ato. a) Somente as proposies I e II esto corretas. b) Somente as proposies I e II esto incorretas. c) Todas as proposies esto corretas. d) Somente a proposio I est correta. e) Todas as proposies esto incorretas. 7 Questo: correto afirmar que compete privativamente Unio legislar sobre: a) Direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico. b) Registros pblicos, podendo lei complementar autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas dessa matria. c) Populaes indgenas e juntas comerciais. d) Procedimentos em matria processual. e) Proteo infncia e juventude. 8 Questo: Assinale a alternativa correta a respeito do Congresso Nacional: a) O Senado Federal compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado e no Distrito Federal. b) A Cmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comisses, podero convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de rgos diretamente subordinados Presidncia da Repblica para prestarem, pessoalmente, informaes sobre assunto previamente determinado, importando em crime de responsabilidade a ausncia sem justificao adequada. c) O Senador ser eleito com suplentes tambm submetidos a voto. d) Perder o mandato o Deputado ou Senador investido no cargo de Secretrio de Prefeitura de Capital ou chefe de misso diplomtica temporria.

e) Compete privativamente ao Senado Federal autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado. 9 Questo: Assinale a alternativa correta, luz da Constituio, sobre o Supremo Tribunal Federal: I. Compete a ele, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente, a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal. II. Podem propor a ao direta de inconstitucionalidade: o Presidente da Repblica, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Cmara dos Deputados, Mesa de Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa do Distrito Federal, o Governador de Estado ou do Distrito Federal, o Procurador-Geral da Repblica, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, partido poltico com representao no Congresso Nacional e confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional. III. Ao apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citar, previa-mente, o Procurador-Geral da Repblica, que defender o ato ou texto impugnado. IV. As decises definitivas de mrito por ele proferidas, nas aes diretas de inconstitucionalidade e nas aes declaratrias de constitucionalidade produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. a) Somente as proposies II e IV esto corretas. b) Somente as proposies I e III esto corretas. c) Todas as proposies esto corretas. d) Somente as proposies I, III e IV esto corretas. e) Todas as proposies esto incorretas. 10 Questo: Sobre o municpio pode-se afirmar de maneira correta que: a) Rege-se por lei orgnica, votada em dois turnos, aprovada por qurum qualificado e promulgada pela Cmara Municipal. b) admitida a criao de Tribunais, Conselhos ou rgos de contas no seu mbito. c) Pode ter eleio em segundo turno se contar com mais de duzentos mil habitantes.

d) Os subsdios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretrios Municipais so fixados por lei de iniciativa do primeiro. e) Tem nmero de vereadores com base no total do eleitorado. 11 Questo: Quanto administrao pblica correto dizer que: a) permitida a vinculao ou equiparao de espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. b) A administrao fazendria e seus servidores tero precedncia sobre os demais setores, na forma da lei. c) Adquire estabilidade, aps dois anos de efetivo exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. d) Admite-se a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social para os servidores titulares de cargos efetivos. e) Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos legais e vedados aos estrangeiros.

GABARITO: 01 D 11 B 02 C 03 A 04 C 05 D 06 A 07 B 08 B 09 A 10 A

You might also like