You are on page 1of 3

FACULDADE METROPOLITANA DE ANAPOLIS CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO I NOTURNO PROFESSOR: GILSON DAVID ALUNO: MAKSLANIO FERREIRA DE DEUS RODRIGEUS

DISCIPLINA: HISTORIA DA ARQUITETURA URBANISMO E DAS ARTES ATIVIDADES AVALIATIVAS 1 - Quais as formas de governo conhecidas em Roma? A Roma Antiga conheceu 3 formas de governo: Monarquia, Repblica e Imprio. 2 - Comente sobre a monarquia Romana. A forma de governo adotada em Roma at o sculo VI a.C. foi a Monarquia. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina. Esse perodo foi marcado pela invaso de outros povos (etruscos) que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarqunio o Soberbo), e fundaram uma Repblica. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar. 3 - Comente sobre a Repbilca Romana. No incio da Repblica, a sociedade romana estava dividida em 4 classes: Patrcios, Clientes, Plebeus e Escravos. A decadncia poltica, social e econmica, fez com que a plebe entrasse em conflito com os patrcios, essa luta durou cerca de 200 anos. Apesar disso, os romanos conseguiram conquistar quase toda a Pennsula Itlica e logo em seguida partiram para o Mediterrneo. 4 - O que foram as guerras pnicas? Guerras entre Roma e Cartago travadas pelo domnio do Mediterrneo. 5 - Comente sobre a influncia helenstica na cultura romana Alm disso, sociedade romana tambm sofreu forte influncia da cultura grega e helenstica: - A alimentao ganhou requintes orientais - A roupa ganhou enfeites - Homens e mulheres comearam a usar cosmticos - Influncia da religio grega - Escravos vindos do oriente introduziram suas crenas e prticas religiosas - Influncia grega na arte e na arquitetura - Escravos gregos eram chamados de pedagogos, pois ensinavam para as famlias ricas a lngua e a literatura grega 6 - Como se deu a fase do Imperio Romano? No final do sculo I, o Imprio Romano atingiu sua mxima extenso; j tinha conquistado toda a Itlia e muitos outros territrios da Europa, do norte da frica e do Oriente Mdio. Para proteg-lo, estenderam-se guarnies militares ao longo das fronteiras. Alm de tropas, deslocou-se tambm um grande nmero de funcionrios para essas regies.

7 - No imperio quais as medidas tomadas por augusto? Principais medidas tomadas por Augusto: - Profissionalizou o exrcito - Criou o correio - Magistrados e senadores tiveram seus poderes reduzidos - Criou o conselho do imperador (que se tornou mais importante que o senado) - Criou novos cargos - Os cidados comearam a ter direitos proporcionais aos seus bens. Surgiu assim trs ordens sociais: Senatorial (tinham privilgios polticos), Eqestre (podiam exercer alguns cargos pblicos) e Inferior (no tinham nenhum direito). - Encorajou a formao de famlias numerosas e a volta da populao ao campo - Mandou punir as mulheres adlteras - Estimulou o culto aos deuses tradicionais (Apolo, Vnus, Csar, etc) - Combateu a introduo de prticas religiosas estrangeiras - Passou a sustentar escritores e poetas sem recursos (Virglio autor de Eneida, Tito Lvio, Horcio) 8 - Depois de Augusto, quais dinastias sucederam? Comente. Aps a morte de Augusto, houve quatro dinastias de Imperadores: Dinastia Julio-Claudiana (14-68): Tibrio executou os planos deixados por Augusto. Porm, foi acusado da morte do general Germanicus e teve o povo e o Senado contra ele. Sua morte (78 anos) foi comemorada nas ruas de Roma. Seus sucessores foram Calgula (filho de Germanicus), Cludio (tio de Calgula) e Nero. Essa dinastia caracterizou-se pelos constantes conflitos entre o Senado e os imperadores. Dinastia dos Flvios (69-96): neste perodo, os romanos dominaram a Palestina e houve a disperso (dispora) do povo judeu. Dinastia dos Antoninos (96-192): marcou o apogeu do Imprio Romano. Dentre os imperadores dessa dinastia, podemos citar: Marco Aurlio (que cultivava os ideais de justia e bondade) e Cmodo que por ser corrupto, acabou sendo assassinado em uma das conspiraes que enfrentou. Dinastia dos Severos (193-235): vrias crises internas e presses externas exercidas pelos brbaros (os povos que ficavam alm das fronteiras) pronunciaram o fim do Imprio Romano, a partir do sculo III da era crist. 9 - Como se deu a diviso do Imprio Romano? Aps a morte do imperador Teodsio em 395, a unidade do Imprio definitivamente quebrada com a diviso feita pelos seus dois filhos: Arcdio (Augusto desde 383), o mais velho, obteve o Oriente com sede em Constantinopla; Honrio (Augusto desde 393), recebeu o Ocidente com sede em Milo ou Ravena. Na poca, este acto no representava qualquer inovao, j que a partilha das responsabilidades e atribuies era prtica corrente. Alm disso, a ideia de unidade mantinha-se devido figura de Estilico, general de origem vndala, imposto por Teodsio como tutor dos jovens soberanos. Nas duas partes do imprio mantinham-se tambm idnticas instituies, tanto nas provncias como nos organismos centrais.

10 - Qual o papel de Constantino no imprio? Constantino teve um papel importantssimo no incio do Cristianismo. Isso por que, a partir de 323 d.C., a f crist passou a ser aceita e at mesmo incentivada pelos romanos. Mas no era assim no incio do Cristianismo. Na verdade, durante um certo perodo, a f crist foi at tolerada pelos romanos. Mas, com o tempo, ela comeou a se expandir muito rapidamente e passou a ser vista como uma perigosa ameaa. Por isso, os imperadores comearam a perseguir os cristos. Nessa poca era comum o lamentvel espetculo de cristos serem atirados aos lees no coliseu de Roma para divertimento das multides. 11 - O que foi o imprio bizantino? O Imprio Bizantino ou Reinado Bizantino (em grego: ), inicialmente conhecido como Imprio Romano do Oriente ou Reinado Romano do Oriente, sucedeu o Imprio Romano (cerca de 395) como o imprio e reinado dominante do Mar Mediterrneo. Sob Justiniano I, considerado o ltimo grande imperador romano, dominava reas no atual Marrocos, Cartago, sul da Frana e da Itlia, bem como suas ilhas, Pennsula Balcnica, Anatlia, Egito, Oriente Prximo e a Pennsula da Crimia, no Mar Negro. Sob a perspectiva ocidental, no errado inserir o Imprio Bizantino no estudo da Idade Mdia, mas, a rigor, ele viveu uma extenso da Idade Antiga. Os historiadores especializados em Bizncio em geral concordam que seu apogeu se deu com o grande imperador da dinastia Macednica, Baslio II Bulgaroctonos (Mata-Blgaros), no incio do sculo IX. A sua regresso territorial gradual delineou a histria da Europa medieval, e sua queda, em 1453, frente aos turcos otomanos, marcou o fim da Idade Mdia. 12 - O que a poltica do po e circo, e como ela se manifestou nos dias de hoje? Com o crescimento urbano vieram tambm os problemas sociais para Roma. A escravido gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condies de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a poltica do Po e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentao e diverso. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estdios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribudos alimentos. Desta forma, a populao carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta. Dias atuais: comum conversar com pessoas de qualquer idade principalmente das classes ditas desfavorecidas e notarmos que o mais longe que vo com seus sonhos o de colocarem comida na mesa e reservarem alguns trocados para uma diverso ocasional.Entretanto, no resto do tempo, satisfazem-se com a diverso proporcionada pela mdia, joguinhos de celulares bastante acessveis, churrasquinho despretensioso etc. a poltica do po e circo! Necessidades bsicas (pobremente) satisfeitas, para qu pensar a respeito?

You might also like