You are on page 1of 5

Teoria do Conhecimento Antonio Onas Neto

A Filosofia um propsito do esprito humano para chegar a uma concepo do Universo mediante a auto-reflexo sobre suas funes valorativas tericas e prticas. Ela uma percepo racional do Universo, uma busca dos seus princpios e suas causas. Ela visa a moral, a arte, a cincia, a religio.

Embora a Religio pretenda o conhecimento total do Universo, a sua forma de enfoque bem diversa da Filosofia, posto que a religio pretende este conhecimento pela f, pela revelao, ao passo que a Filosofia o pretende pela razo.

O estudo filosfico pode ser encarado ou dividido pelas teorias seguintes:

1) Teoria da Cincia - conduta terica do conhecimento cientfico.

2) Teoria dos Valores - da conduta prtica. Os valores ticos, religiosos e estticos.

3) Teoria da concepo do Universo.

O que vai nos interessar a Teoria da Cincia, que podemos dividir em Formal e Material.

Formal a Lgica, a correo formal do pensamento, a concordncia dele consigo mesmo, responderia pergunta: " o pensamento correto?"

Material a Teoria do Conhecimento. Tambm chamada de Epistemologia ou Gnosiologia. Procura ver a certeza do conhecimento. Responde s perguntas "Existe concordncia do pensamento com o seu objeto? At que ponto o Sujeito apreende o Objeto? o pensamento verdadeiro?"

A Teoria do Conhecimento s aparece de forma autnoma a partir de John Locke, e, podemos dizer que chega ao seu pice com Kant, com sua obra "Crtica da Razo Pura".

Mas, afinal o que o Conhecimento?

Podemos encar-lo por um prisma psicolgico, que investiga o processo psquico do conhecimento. Se o observarmos pelo mtodo fenomenolgico, que estuda o fenmeno do conhecimento, vamos ver a essncia desse fenmeno, a relao dual entre o Sujeito cognoscente e o Objeto conhecido em si, e a imagem do Objeto que chega ao Sujeito.

Se observarmos o Conhecimento apenas do ponto de vista do Sujeito cairemos no chamado Psicologismo, nos restringimos ao fenmeno apenas quanto ao processo psicolgico.

A imagem do Objeto deve retratar verdadeiramente o Objeto. Qual a concordncia existente entre o Objeto e sua imagem? Se nos apegarmos apenas a este prisma teremos o que chamaramos de Logicismo.

Por outro lado se nos restringirmos apenas a explicar o fenmeno do conhecimento pelo estudo do Objeto, encontrando nele toda a explicao do mesmo, cairemos no Ontologismo, exagero na interpretao do ser fora do Sujeito cognoscente.

Vemos, portanto, que nem a psicologia, nem a lgica, nem a ontologia explicam sozinhos o fenmeno do conhecimento.

Ele deve, pois, ser visto por uma explicao filosfica, a esta teoria alguns deram o nome de Gnoseologia, Epistemologia, ou ainda, Teoria do Conhecimento.

Pode o Sujeito apreender realmente o Objeto? Qual a possibilidade do Conhecimento?

possvel o Conhecimento? Existe efetivamente a Possibilidade do Conhecimento? Este tema importantssimo para as posies filosficas do Rito Moderno, razo porque nos ateremos a ela.

Vrias so as doutrinas existentes.

Vejamos primeiro o DOGMATISMO.

A palavra dogma, na Grcia, comeou a ser usada como doutrina fixada, como decreto, como opinio aceita.

Atualmente, emprega-se o termo no sentido de afirmao sem justificativa lgica, fundada em autoridade civil, cultural, cientfica, militar ou religiosa.

O dogmatismo afirma que o Conhecimento possvel, posto que existe o contato real entre o Sujeito e o Objeto, e este contato torna o Conhecimento como exato, como verdadeiro. No h dvidas quanto a possibilidade do Conhecimento. A primeira posio do homem, histrica e psicologicamente, dogmtica, o homem ingnuo, a criana. Tudo que o homem v, sente e pensa verdadeiro.

O problema estudado pela Epistemologia no existe para o dogmtico, e que como problema filosfico s vai aparecer com os Sofistas.

Como teoria oposta ao dogmatismo temos o CEPTICISMO OU CETICISMO, quando afirma a impossibilidade do Conhecimento, para ele no h o contato real entre o Sujeito e o Objeto, o Sujeito no tem condies de apreender o Objeto.

Deste modo, o cptico defende que o homem deve se abster de todo o julgamento, pois no h juzo verdadeiro. Esta posio tem origem com Pirron de Elis, chamada de cepticismo radical, geral ou universal.

Contudo o cepticismo absoluto se contradiz, pois no momento em que afirma a impossibilidade do Conhecimento, expressa um juzo, emite um julgamento, ora, diz conhecer.

O cepticismo pode ser no entanto parcial, atingindo apenas um campo do Conhecimento humano, podendo ser tico (como o de Montaigne), pode ser terico, sendo metafsico(como o positivismo de Augusto Comte), religioso (como o agnosticismo de Herbert Spencer), pode ser metdico (como a dvida de Descartes).

tambm intitulado de cepticismo acadmico, a doutrina chamada de probabilismo, pregada por Arcesilao e Carneades, que afirma no ser possvel o conhecimento total, verdadeiro, em qualquer campo do Conhecimento, posto que nunca podemos ter certeza, mas sim que parece ser, que provvel.

Ainda, dentro do mbito do cepticismo, no chegando aos seus extremos, esto o subjetivismo e o relativismo.

Defende o subjetivismo, numa posio psicologista, que o "o homem a medida de todas as coisas". S h verdades para um sujeito, tanto como indivduo como para o sujeito geral, o gnero humano.

Por sua vez, afirma o relativismo que nosso conhecimento s verdadeiro em relao a ns, s possvel o Conhecimento dentro das nossas limitaes, inclusive as externas, no se restringindo ao psicologismo do subjetivismo. A nossa possibilidade de conhecimento relativa a influncia do meio em que vivemos, do ambiente cultural em que vivemos. Uma paisagem vista a olho nu ou por intermdio de um binculo so duas verdades diferentes.

O subjetivismo teve sua primeira posio histrica com os Sofistas, e o relativismo como teoria com Pitgoras.

Modernamente vamos encontrar o relativismo com Osvaldo Spengler.Uma posio moderna de cepticismo vamos constatar no pragmatismo de William James. Para os pragmticos no possvel haver concordncia entre o sujeito e o objeto, este conceito de verdade invlido. S verdadeiro o que til, o que prtico, pois o ser humano um ser prtico por excelncia, um ser de ao. S verdade o que aproveita vida. O pensamento no existe para se conhecer a verdade, e sim para orientar o homem na sua realidade prtica. Efetivamente tal teoria nega a esfera da lgica, no reconhece a autonomia do pensamento.

Finalmente, uma posio que pretende ser a sntese entre a tese dogmtica e a anttese cptica. Chama-se Criticismo.

O Criticismo, de um lado aceita a possibilidade do conhecimento, est convencido de que h uma verdade, por outro lado desconfia de todo conhecimento determinado. Sua posio no dogmtica, nem cptica, mas sim reflexiva e crtica. Estaria entre a temeridade dogmtica e o desespero cptico.

Esta posio crtica j vemos delineada em Plato, em Aristteles, nos esticos, mais recentemente em Descartes e Leibnitz, mais ainda em Locke e Hume. Mas aquele que considerado o verdadeiro fundador do Criticismo Emanuel Kant.

O Criticismo "aquele mtodo de filosofar que consiste em investigar as fontes das prprias afirmaes e objees e as razes em que as mesmas se baseiam no mtodo da esperana de se chegar a certeza."

evidente que quando se pretende ter uma Teoria do Conhecimento, admite-se "a priori" a possibilidade desse conhecimento, por menor que seja. O que se pretende quando se estuda a Teoria do Conhecimento pesquisar seus pressupostos, suas condies, um exame crtico dos fundamentos do conhecimento humano.

Eis porque atingindo o homem a idade adulta da razo no pode aceitar teses dogmticas, eis porque o Rito Moderno se afirma como adogmtico. Para o Rito Moderno o homem no mais a criana de seus primrdios histricos, no mais o homem primitivo que aceitava verdades dogmticas, baseadas no medo, na ignorncia, na autoridade "ex-cathedra".

O homem um ser livre para pensar, refletir, criticar, como afirma o princpio da busca incessante da Verdade.

Artigo publicado na Edio de maro/maio de 1996 , pgina 9 do Jornal "Egrgora", Ano III, n 12, editado pelo ARLS "Miguel Archanjo Tolosa", n 2131, Grande Oriente do Distrito Federal - GOB

You might also like