You are on page 1of 2

Alvito O debate Modernidade e Ps-modernidade e a questo da Globalizao I 2004

Ps-modernidade: O que aparece num nvel como o ltimo modismo, promoo publicitria e espetculo vazio parte de uma lenta transformao cultural emergente nas sociedades ocidentais, uma mudana de sensibilidade para a qual o termo psmoderno na verdade, ao menos por agora, totalmente adequado. A natureza e a profundidade dessa transformao so discutveis, mas transformao ela . No quero ser entendido erroneamente como se afirmasse haver uma mudana global de paradigma nas ordens cultural, social e econmica; qualquer alegao dessa natureza seria um exagero. Mas, num importante setor da nossa cultura, h uma notvel mutao na sensibilidade, nas prticas e nas formaes discursivas que distigue um conjunto ps-moderno de pressupostos, experincias e proposies do de um perodo precedente. (A. Huyssens, 1984, Mapping the post-modern. New German Critique, No. 35, pp. 5-52, Apud Harvey,1996:45) Em vez de estarmos entrando num perodo de ps-modernidade, estamos alcanando um perodo em que as conseqncias da modernidade esto se tornando mais radicalizadas e universalizadas do que antes. Alm da modernidade, devo argumentar, podemos perceber os contornos de uma ordem nova e diferente, que ps-moderna, mas isto bem diferente do que atualmente chamado por muitos de ps-modernidade. (Giddens,1991:11-12) "Ao que se refere comumente a ps-modernidade ? Afora o sentido geral de se estar vivendo um perodo de ntida disparidade do passado, o termo com frequncia tem um ou mais dos seguintes significados: descobrimos que nada pode ser conhecido com certeza, desde que todos os 'fundamentos' preexistentes da epistemologia se revelaram sem credibilidade; que a 'histria' destituda de teleologia e consequentemente nenhuma noo de 'progresso' pode ser plausivelmente defendida; e que uma nova agenda social e poltica surgiu com a crescente proeminncia de preocupaes ecolgicas e talvez de novos movimentos sociais em geral." (Giddens,1991:52) Descartemos de incio como digna de srias consideraes intelectuais a idia de que no possvel nenhum conhecimento sistemtico das aes ou inclinaes humanas ou do desenvolvimento social.Qualquer um que mantenha uma tal concepo, para comear, dificilmente poderia escrever um livro sobre ela. A nica possibilidade seria repudiar inteiramente a atividade intelectual - mesmo a 'alegre desconstruo' - em favor de, digamos, exerccio fsico saudvel. (Giddens,1991:52-53)

Mas sempre estive interessado na sociologia da ps-modernidade, meu tema tem sempre sido compreender esse tipo curioso e em muitos sentidos misterioso de sociedade que vem surgindo ao nosso redor; e a vejo como uma condio que ainda se mantm eminentemente moderna nas suas ambies e no seu "modus operandi" (ou seja, no seu esforo de modernizao compulsiva, obsessiva), mas que se acha desprovida das antigas iluses de que o fim da jornada estava logo adiante. nesse sentido que ps-modernidade , para mim, modernidade sem iluses. Diferentemente da sociedade moderna anterior, a que eu chamo de modernidade slida, que tambm estava sempre a desmontar a realidade herdada, a de agora no o faz com uma perspectiva de longa durao, com a inteno de torn-la melhor e novamente slida. Tudo est agora sempre a ser permanentemente desmontado, mas sem perspectiva de nenhuma permanncia. (Bauman,Zygmunt, Entrevista ao caderno MAIS da Folha de So Paulo em 19/10/2003, disponvel em www.opandeiro.net, Materiais do Curso Realidade Brasileira)
PS-MODERNIDADE 1. Entende a transio corrente em termos epistemolgicos ou como decompondo totalmente a epistemologia. 2. Enfoca as tendncias centrfugas das transformaes sociais correntes e de seu carter de deslocamento. MODERNIDADE RADICALIZADA 1. Identifica os desenvolvimentos institucionais que criam um sentimento de fragmentao e disperso.

2. V a alta modernidade como um conjunto de cir cunstncias em que a disperso est dialeticamente vin culada a tendncias profundas para uma integrao global. 3. V o eu como mais do que, apenas, um lugar de foras entrecruzadas; a modernidade possibilita processos ativos de auto-identidade. 4. Afirma que as caractersticas universais das reivindicaes de verdade se impem a ns de uma maneira irresistvel dada a primazia dos problemas de um tipo global. O conhecimento sistemtico sobre estes desenvolvimentos no impedido pela reflexividade da modernidade. 5. Analisa uma dialtica da falta e da posse de poder em termos tanto da vivncia como da ao. 6. V a vida cotidiana como um complexo ativo de reaes aos sistemas abstratos, envolvendo tanto apropriao quanto perda. 7. V o engajamento poltico coordenado como possvel e necessrio, num nvel global bem como localmente.

3. V o eu como dissolvido ou desmembrado pela fragmentao da experincia.

4. Afirma a contextualidade das reivindicaes de verdade ou as v como 'histricas'.

5. Teoriza a falta de poder que os indivduos sentem em face das tendncias globalizantes. 6. V o 'esvaziamento' da vida cotidiana como re Sultado da introduo dos sistemas abstratos.

7. V o engajamento poltico coordenado, impossibilitado pela primazia da contextualidade e da disperso. 8. Define a ps-modernidade como o fim da epistemologia/ do indivduo / da tica.

8. Define a ps-modernidade como transformaes possveis para 'alm' das instituies da modernidade.

(Giddens,1991:150)

You might also like