You are on page 1of 27

Departamento de Defesa Comercial - DECOM Secretaria de Comrcio Exterior - SECEX Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior - MDIC

Ref.: Processo 52000.020287/2011-59 Petio de Investigao para averiguar a necessidade de aplicao de medidas de salvaguarda sobre as importaes brasileiras de vinho, comumente classificadas no item 22.04.21.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM O Comit de la Communaut conomique europenne des Industries et du Commerce des Vins, Vins aromatiss, Vins mousseux, Vins de Liqueur et autres Produits de la Vigne (CEEV) vem, respeitosamente, expor e requerer o quanto segue: Introduo O CEEV um rgo representativo da indstria e comrcio de vinhos da Unio Europeia (UE). O CEEV compreende 22 associaes nacionais, que renem empresas envolvidas na produo e marketing de vinhos tranquilos, vinhos aromatizados, vinhos espumantes, vinhos licorosos e outros produtos vincolas. Diversos membros do CEEV e das associaes nacionais tambm esto envolvidos em exportaes de vinhos finos a importadores brasileiros, para revenda no mercado brasileiro. Desse modo, o CEEV e seus membros tm grande interesse em participar da investigao de salvaguardas iniciada pelas autoridades brasileiras. Por estes motivos, o CEEV solicita que seja considerado parte interessada na presente investigao e portanto submete os seus comentrios abertura da investigao pelo Brasil.

O CEEV analisou detalhadamente a petio inicial, o Parecer DECOM n 4, de 14 de maro de 2012 ("Parecer"), bem como a Circular SECEX n 9, de 14 de maro de 2012 ("Circular"), que decidiu pela abertura da presente investigao. O CEEV acredita que os fatos e as premissas sobre as quais a petio da indstria domstica se baseia esto equivocados. A conjuno desses fatos no justifica a abertura ou a continuao de uma investigao de salvaguarda. Especificamente, o CEEV demonstrar na presente manifestao que a "evoluo imprevista das circunstncias" alegada pela Peticionria no causaram o aumento das importaes do produto investigado em "quantidades tais" e "condies tais" de modo a causar prejuzo grave indstria domstica, conforme exigido pela legislao da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) sobre medidas de salvaguardas. 1) A "evoluo imprevista das circunstncias" alegada pela Peticionria no causou o aumento das importaes do produto investigado em "quantidades tais" e "condies tais" de modo a possibilitar a abertura de uma investigao de salvaguarda. O CEEV acredita que a legislao brasileira essencialmente igual ao Acordo de Salvaguardas da OMC1. Com base no exposto, a interpretao do Decreto deve ser diretamente beneficiada pelos precedentes da OMC, de modo que o Departamento de Defesa Comercial (DECOM) deveria se ater a esses entendimentos na interpretao dos fatos apresentados na presente investigao. 1.1) Requisitos da OMC O Artigo XIX:1 do GATT 1994, em seu pargrafo (a), dispe que:

Decreto 1.488, de 11 de maio de 1995, que regulamenta as normas que disciplinam os procedimentos administrativos relativos aplicao de medidas de salvaguarda, aprovado pelo Decreto Legislativo n 30, de 15 de dezembro de 1994, e promulgado pelo Decreto n 1.355, de 30 de dezembro de 1994, constante do Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comrcio - GATT, adotado pela Lei n 313, de 30 de julho de 1948.
DA # - v3

"Se, em consequncia da evoluo imprevista das circunstncias e por efeito dos compromissos que uma Parte Contratante tenha contrado em virtude do presente Acordo, compreendidas as concesses tarifrias, um produto for importado no territrio da referida Parte Contratante em quantidade por tal forma acrescida e em tais condies que traga ou ameace trazer um prejuzo grave aos produtores nacionais de produtos similares ou diretamente concorrentes, ser facultado a essa Parte Contratante, na medida e durante o tempo que forem necessrios para prevenir ou reparar esse prejuzo, suspender, no todo ou em parte, o compromisso assumido em relao a esse produto, ou retirar ou modificar a concesso" (traduo livre e grifo nosso). O rgo de Apelao, em diversas oportunidades, esclareceu o significado da expresso "evoluo imprevista das circunstncias" contida no Artigo XIX:1 do GATT 1994, e explicou as obrigaes que os membros da OMC devem atender em sua anlise. No caso de Laticnios2, o rgo de Apelao constatou que: "Em relao ao sentido de "evoluo imprevista das circunstncias", notamos que o dicionrio define "imprevista", particularmente quando relacionada com a palavra "evoluo" sinnima de "inesperada". "Imprevisvel", por sua vez, definido pelos dicionrios como sendo "incapaz de ser antecipado" ou "que no se pode prever". Logo, nos parece que o sentido ordinrio da frase "resultante da evoluo imprevista das circunstncias" requer que a evoluo das circunstncias que levaram um produto a ser importado em quantidades e condies tais que causam ou ameaam causar prejuzo grave aos produtores domsticos deve ser inesperada" (traduo livre e grifo nosso)3.

Vide Relatrio do rgo de Apelao, Korea Definitive Safeguard Measure on Imports of Certain Dairy Products, WT/DS98/AB/R. Vide WT/DS98/AB/R, pargrafo 84.
DA # - v3

No caso da Salvaguarda do Ao - EUA4, o Painel explicou que: "O foco apropriado no que deveria ou poderia ter sido previsto luz das circunstncias. O critrio no o que os negociadores especficos tinham em mente, mas o que poderiam (razoavelmente) ter em mente5". Assim, em razo do entendimento do rgo De Apelao, possvel concluir que: - Deve necessariamente haver um nexo causal entre a "evoluo imprevista das circunstncias" e o aumento de importaes que supostamente causam ou ameaam causar prejuzo grave. - A "evoluo das circunstncias" que supostamente causa o aumento nas importaes deve ter sida inesperada. - A "evoluo imprevista das circunstncias" deve ser demonstrada de fato. 1.2) A "evoluo das circunstncias" alegada pelas Peticionrias no se qualifica como "imprevistas". No presente caso, a abertura da investigao est pautada na suposio de que "um grande fluxo de produtos estrangeiros foi direcionado a mercados novos por razo de os mercados dos tradicionais pases desenvolvidos terem sofrido com a queda da demanda por motivo da crise econmica global.6" (traduo livre) Linguagem semelhante encontrada na petio inicial, que alega o seguinte: "A reduo da renda per capita nesses (Estados Unidos e Europa) blocos e em outros pases consumidores provocou queda no consumo de vinhos nesses pases a partir de meados de 2009. Diante deste fato, os exportadores mundiais de vinho comearam a buscar mercados para seus produtos em outros pases, e acabaram desembarcando no Brasil, onde os efeitos da marola econmica, provocados pela crise, j haviam se dissipado."
4 5
6

Vide Relatrio do Painel, United - States - Definitive safeguard measures on imports of certain steel products WT/DS252/R. Vide WT/DS252/R, pargrafo 10.43. Notificao da OMC (G/SG/N/6/BRA/5) de 2 de abril de 2012.
DA # - v3

Em outras palavras, a Circular tenta caracterizar a crise econmica mundial como "evoluo imprevista das circunstncias", que supostamente teria o efeito de reduzir a demanda pelo produto investigado nos mercados mais desenvolvidos, levando os denominados "produtores globais" a usarem mercados emergentes (incluindo o Brasil) de modo conveniente para direcionar o excesso de produo. O CEEV discorda veementemente dessa suposio e explica abaixo porque a recente crise econmica no pode ser considerada uma "evoluo imprevista das circunstncias" resultando no aumento das exportaes ao Brasil. 1.2.1) A falta de uma explicao adequada e razovel da sequncia de eventos que resultaram no surto de exportaes ao Brasil. Primeiramente, a crise econmica mundial um evento macroeconmico que no est relacionado especificamente com a produo de vinho. Assim a referida crise poderia ser considerada "evoluo imprevista das circunstncias" para justificar medidas de salvaguarda para quase todos os setores da economia de qualquer Membro da OMC. A economia global est constantemente sujeita a choques e comum que haja uma crise em algum lugar do mundo e algum pas seja menos afetado. Em segundo lugar, a petio inicial e a Circular de abertura no forneceram explicaes razoveis e adequadas de como a alegada "evoluo imprevista das circunstncias" resultou no aumento das importaes brasileiras. A tese das Peticionrias est pautada puramente em suposies que no so fundamentadas por qualquer demonstrao convincente do tipo de consequncia que a crise teve nos mercados externos (Europa e os Estados Unidos, por exemplo) e nas decises estratgicas feitas pelos produtores para a comercializao de seus produtos. Ao invs de simplesmente alegar que a queda do consumo de vinho iniciada na Europa e nos Estados Unidos em "meados de 2009" induziu produtores de vinho a buscar novos mercados nos pases emergentes, as Peticionrias deveriam ter demonstrado tendncias de longo prazo na evoluo do consumo de vinho, bem como comprovado as escolhas estratgicas feitas pelas produtoras para direcionar suas vendas ao Brasil. Por
DA # - v3

exemplo, as Peticionrias deveriam ter explicado o motivo pelo qual o consumo de vinho declinou na Europa, em "meados de 2009", quando os efeitos da crise econmica estavam presentes desde o primeiro semestre de 2008 (conforme demonstrado na Tabela 1). De fato, no h provas na inicial, que evidenciam o impacto da crise nos pases estrangeiros, logo no h demonstraes convincentes de se tratar de uma "evoluo imprevista das circunstncias". Quadro 1: Taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da Unio Europeia (27) 2006 Taxa de crescimento do PIB da Unio Europeia (27). Em %. Fonte: Eurostat Ademais, os dados disponibilizados pelas Peticionrias (vide Tabela 3 abaixo) no garantem suporte s suas alegaes. O consumo da maioria dos pases analisados (Chile, Frana e Portugal) aumentou ou se manteve relativamente estvel em 2009 e 2010. Vale notar que em relao aos pases europeus a reduo no consumo no iniciou (conforme alegam as Peticionrias) "em meados de 2009", mas se trata de um fenmeno estrutural aplicvel ao perodo inteiro (incluindo os anos anteriores, conforme demonstrado abaixo). Quadro 3: Tabela apresentada pelas Peticionrias sobre o consumo de vinhos (em litros) nos pases selecionados Pas CHILE FRANCA ITALIA PORTUGAL 2006 238.000.000 3.300.300.000 2.733.200.000 479.300.000 2007 298.000.000 3.216.900.000 2.670.000.000 452.300.000 2008 233.900.000 3.080.000.000 2.616.600.000 453.900.000 2009 260.500.000 2.990.000.000 2.460.000.000 451.500.000 2010 311.800.000 2.943.800.000 2.450.000.000 444.700.000 3,3 2007 3,2 2008 0,3 2009 -4,3 2010 2,0 2011 1,5

Fonte: Peticionrias (www.oiv.org)

DA # - v3

O CEEV gostaria de complementar as informaes disponveis s autoridades brasileira, por meio dos seguintes elementos, que contrariam as alegaes feitas pelas Peticionrias e oferecem uma explicao alternativa - mais crvel - para o aumento estvel de importaes brasileiras de vinho fino. a) A reduo do consumo europeu de vinho uma tendncia estrutural que completamente desconexa da crise econmica e financeira de 2008/2009. A alegao das Peticionrias de que a reduo do consumo iniciou inesperadamente em "meados de 2009" simplesmente falsa. fato que o consumo de vinho na Europa segue uma tendncia decrescente h diversos anos. Essa tendncia decrescente no consumo de vinho europeu devida a questes estruturais. Os consumidores europeus alteraram, durante um perodo de 20 a 30 anos, os seus padres de consumo: passaram a consumir vinhos de qualidade mais alta e de forma mais moderada e responsvel. O consumo de vinho na Europa reduziu em 15 milhes de hectolitros nos ltimos 20 anos, com um decrscimo de mais de 20% nos pases que so tradicionais produtores (Frana, Itlia, Espanha e Portugal) desde 1996. Essa tendncia estrutural se manteve estvel por diversos anos, conforme demonstrado na tabela do Anexo 1. O impacto da crise econmica (sentido com maior fora em 2008 e 2009) dificilmente visvel nos dados de consumo. Consequentemente, a reduo do consumo de vinho na Europa no pode ser descrita, conforme alegam as Peticionrias, como "evoluo imprevista das circunstncias". Trata-se de um fenmeno conhecido, que foi desenvolvido durante diversos anos e desconexo com a recente crise econmica.

DA # - v3

Quadro 2: Importaes do produto objeto de investigao


2006 2006 (%) (litros) Argentina 11.893.686 25,70% Chile 15.170.164 32,80% Uruguai 715.470 1,50% Mercosul + Chile 27.779.320 60,10% Espanha 971.618 2,10% Frana 2.557.462 5,50% Itlia 7.979.036 17,30% Portugal 5.875.421 12,70% Europa 17.383.537 37,60% frica do 358.866 0,80% Sul Outros 701.601 1,50% Outras Orgens 1.060.467 2,30% e frica do Sul Total 46.223.324 100,00% Pases Evoluo das Importaes - Volume e Participao 2007 2008 2009 2007 (%) 2008 (%) 2009 (%) (litros) (litros) (litros) 15.512.400 27,30% 14.407.064 26,50% 13.902.694 24,90% 18.743.425 32,90% 18.661.895 34,40% 22.476.355 40,30% 2.386.207 4,20% 920.384 1,70% 741.040 1,30% 36.642.032 64,40% 33.989.343 62,60% 37.120.089 66,60% 827.452 1,50% 990.102 1,80% 1.116.625 2,00% 2.657.817 4,70% 2.461.889 4,50% 2.372.347 4,30% 9.122.320 16,00% 9.721.935 17,90% 8.377.757 15,00% 6.562.199 11,50% 6.098.474 11,20% 5.743.348 10,30% 19.169.788 33,70% 19.272.400 35,50% 17.610.077 31,60% 367.889 736.645 1.104.534 0,60% 1,30% 315.375 697.439 0,60% 1,30% 493.087 539.503 0,90% 2010 2010 (%) (litros) 16.965.216 24,00% 26.434.715 37,40% 1.219.382 1,70% 44.619.313 63,10% 1.622.064 2,30% 2.799.015 4,00% 11.911.106 16,80% 7.801.646 11,00% 24.133.831 34,10% 966.261 1,40% 2011 2011 (%) (litros) 16.673.338 23,00% 26.632.710 36,80% 1.253.506 1,70% 44.559.554 61,60% 1.969.146 2,70% 3.326.797 4,60% 12.005.256 16,60% 8.295.917 11,50% 25.597.116 35,40% 507.509 0,70% 2,40% 3,10%

1,00% 1.017.999 1,90% 1.984.260

1,40% 1.705.421 2,80% 2.212.930

1,90% 1.012.814

1,90% 1.032.590

56.916.353 100,00% 54.274.558 100,00% 55.762.756 100,00% 70.737.404 100,00% 72.369.600 100,00%

Fonte: Peticionrias (2006 e 2010), MDIC (aliceweb) b) O aumento nas importaes brasileiras no est relacionado crise financeira nos pases estrangeiros, mas evoluo dos padres de consumo no Brasil. O aumento das importaes brasileiras de vinho durante a ltima dcada um fato, mas de modo algum relacionado a uma estratgia intencional de produtores de vinhos em "mercados desenvolvidos" para inundar o mercado brasileiro com vinhos de baixo preo em decorrncia das dificuldades advindas de seus respectivos mercados domsticos. O aumento de importaes de vinho fino no Brasil tem sido estvel por diversos anos conforme demonstra a tabela 2 (total das importaes) e a tabela 4 (importaes do Mercosul e Israel7). O referido aumento est diretamente relacionado com a demanda domstica por vinhos finos. Isso pode ser explicado pelo fato de que os padres de consumo esto mudando no Brasil: o desenvolvimento econmico brasileiro, o aumento no nmero de brasileiros consumindo vinhos finos, portanto vinhos finos ao invs de produtos locais produzidos a partir de uvas no vitis viniferas (vide Anexo 3). Essa tendncia observada em todos os mercados emergentes (China, ndia, Coreia, por exemplo), onde alteraes em padres de consumo e padres de vida resultaram no aumento da demanda por produtos de melhor qualidade. Considerando que a grande maioria do vinho produzido e vendido no Brasil composta de "vinhos locais" feito de uvas de mesa, tal tendncia no consumo resulta no aumento da demanda
7

O nico surto nas importaes ocorreu em 2010 devido introduo de nova regulao fiscal, explicada na seo 1.2.2 abaixo.
DA # - v3

por vinhos estrangeiros, especialmente dos pases com longa tradio de produtos de qualidade. Essa evoluo no imprevista (tendncia comum em todos os mercados emergentes) tampouco repentina (segue uma tendncia estvel) e tem impacto favorvel tanto nas importaes quanto na produo domstica de vinhos de qualidade. Tal atrao por vinhos importados tambm explicada pela competitividade desses produtos no perodo mais recente, em consequncia da valorizao da moeda brasileira. Esse ponto reconhecido pelas prprias Peticionrias em sua petio: "A manuteno da taxa cambial valorizada frente ao Real estabelece condies difceis produo e exportao de vinhos, tornando os produtos nacionais menos competitivos. Por outro lado, esta poltica facilita e estimula as importaes, tornando os produtos importados mais baratos do que os nacionais, considerando-se produtos de qualidade assemelhados. A valorizao do real serve apenas de estmulo e subsidio s importaes, retirando toda a competitividade do produto nacional, o que , no mnimo, injusto.8" Quadro 4: Evoluo das Importaes do cdigo tarifrio NCM 22.04.21.00 (Total das Importaes Exclusive Mercosul e Israel) 2006 Em 1000lt 33.607 2007 39.006 2008 38.939 2009 41.110 2010 52.537 2011 54.427

Fonte: Parecer. 1.2.2) As estatsticas disponveis de importaes relacionadas a importaes de vinho fino no Brasil no so conclusivas em relao existncia de um aumento de importaes "recente, repentino e acentuado". O padro estabelecido pelo rgo de Apelao da OMC requer os seguintes fatores: " necessrio que as autoridades analisem importaes recentes, e no simplesmente as tendncias durante os ltimos cinco anos - ou, para essa finalidade, durante qualquer outro perodo de diversos anos. Em nossa viso, a frase "importaes daquele produto" implica que o aumento nas importaes deve ser recente e repentino." (traduo livre)
8

Item 5.3.1 da Petio inicial.


DA # - v3

Especificamente, o rgo de Apelao alegou que: "O perodo de investigao relevante no deve somente terminar no passado recente, o perodo de investigao deve ser o passado recente."9 (traduo livre) De fato, os dados apresentados pela Circular so imprecisos, pois se baseiam em um perodo de 5 anos, de 2006 a 2010, e no contm dados recentes (2011 e o incio de 2012). Isso afeta a relevncia das provas apresentadas e est em discrepncia com os requisitos estabelecidos pelo rgo de Apelao da OMC. De fato, as estatsticas disponveis de 2011 demonstram que no houve aumento nas importaes de vinhos classificados no cdigo 22.04.21.00 (aumento de 3% em comparao a 2010). Alm do exposto, deve-se considerar que a prpria indstria brasileira reconhece que no h estatsticas nacionais disponveis para o mercado de vinho brasileiro. As estatsticas relacionadas situao do mercado de vinho brasileiro so baseadas em estatsticas locais do Estado do Rio Grande do Sul (onde as empresas representadas pelas Peticionrias se localizam). Essa limitao provavelmente afeta a anlise do mercado feita pelas Peticionrias, e em especial ao alegado impacto das importaes no mercado domstico. A anlise das informaes prestadas pelas Peticionrias devem, por esses motivos, ser consideradas com muita cautela pela autoridade investigadora. De qualquer modo, os dados apresentados na Circular (at 2010) demonstram uma tendncia estvel no aumento de importaes de vinhos finos no Brasil, ao invs de um surto "repentino, recente e acentuado", conforme exigido pela jurisprudncia da OMC. A nica acelerao genuna de importaes de vinho fino pode ser notada em 2010. Isso pode ser explicado pelo fato de que as autoridades brasileiras introduziram uma nova regulao fiscal (selo de controle) no referido ano. A Instruo Normativa n. 1.026, de 16/04/2010, tornou obrigatrio a aplicao de selos de controle a todos os vinhos locais e importados a partir de 01/01/2011. De modo a evitar esse nus adicional, importadores reorganizaram a cadeia de fornecimento para importar vinhos antes da entrada em vigor da referida medida. Esse evento especfico inflou artificialmente o
9

Vide Relatrio do rgo de Apelao, Argentina Footwear (EC), pargrafo 131, WT/DS121/AB/R.

DA # - v3

nvel de importaes em 2010, mas os dados de 2011 demonstram que o aumento nas importaes notado em 2010 no contnuo. O Anexo 4 contm artigos confirmando os efeitos da imposio da medida supracitada pelo governo brasileiro em 2010, dentre os quais h um comunicado de imprensa do prprio IBRAVIN reconhecendo que as importaes voltaram a se estabilizar em 2011 aps o impacto da nova regulao fiscal ser absorvido pelo mercado. Em suma, os fatos apontam claramente que: Nenhuma "evoluo imprevista das circunstncias" pode ser comprovada, que possa ter resultado em um aumento de importaes de vinhos finos no Brasil. O aumento de importaes do produto investigado no recente, repentino ou acentuado, conforme requerido pelas normas e jurisprudncia da OMC. Pelos motivos expostos, o CEEV acredita que tanto a petio, o Parecer, quanto a Circular no contm, no presente estgio, provas suficientemente conclusivas para permitir a continuidade da presente investigao de salvaguarda ou a aplicao de uma medida de salvaguarda. 2) Determinao incorreta do "produto importado e da indstria domstica que produz o produto similar ou diretamente concorrente" O CEEV acredita que as Peticionrias e a Circular no definiram corretamente a indstria domstica que produz o produto similar ou diretamente concorrente. Essa definio incorreta afeta a avaliao do nexo causal entre importaes do produto investigado e os impactos dessas importaes na indstria domstica. 2.1) Requisitos da OMC O ponto de partida de uma determinao de salvaguarda a definio 1) de um produto importado especfico e 2) da indstria domstica, por exemplo, os produtores de um

DA # - v3

bem que similar ou diretamente concorrente com o produto importado, conforme os Artigos 2.1 e 4.1c) do Acordo de Salvaguardas. O Artigo 2.1 do Acordo de Salvaguarda dispe: Um Membro s poder aplicar uma medida de salvaguarda a um produto aps haver determinado, de conformidade com as disposies enunciadas abaixo, que as importaes daquele produto em seu territrio tenham aumentado em quantidades tais, seja em termos absolutos, seja em proporo produo nacional, e ocorram em condies tais que causam ou ameaam causar prejuzo grave ao setor nacional que produz bens similares ou diretamente concorrentes. O Artigo 4.1(c) do Acordo de Salvaguardas estipula que: para fins de determinao da existncia de prejuzo ou de ameaa de prejuzo entenderse- por 'indstria nacional' o conjunto dos produtores dos bens similares ou diretamente concorrentes que operem dentro do territrio de um Membro ou aqueles cuja produo conjunta de bens similares ou diretamente concorrentes constitua uma proporo substancial da produo nacional de tais bens". Essas obrigaes so fundamentais. Uma definio imperfeita do produto importado e da indstria domstica, produtora de bens similares ou diretamente concorrentes, distorce a anlise de todas as outras condies para permitir uma medida de salvaguarda, especialmente em relao existncia de um nexo causal. Qualquer erro nessa etapa fundamental, necessariamente resulta na aplicao de uma medida de salvaguarda imposta a um produto que no prejudica a indstria domstica. A definio do "produto sob investigao" no est em questo nesta ocasio: as Peticionrias focaram seu pedido em relao a importaes de vinhos finos feito a partir da uva vitis vinifera, que consistente com o fato de que essa categoria de vinho representa grande parte das importaes brasileiras de vinho. O ponto fundamental a definio da "indstria domstica" produzindo bens "similares" ou "diretamente concorrentes". O rgo de Apelao sustentou que as autoridades investigadoras devem realizar uma anlise em duas etapas: "O primeiro passo em determinar o escopo da
DA # - v3

indstria domstica a identificao de produtos que so "similares ou diretamente concorrentes" com o produto importado. Somente quando esses produtos forem identificados possvel identificar os produtores dos referidos bens.10" (traduo livre) Seria uma clara inobservncia ao Acordo de Salvaguardas, se uma medida de salvaguarda pudesse ser imposta a um subgrupo dos "produtos similares", independente do impacto das importaes no ter considerado a indstria produtora inteira do bem similar ou diretamente concorrente. A jurisprudncia recente slida nesse sentido: "O texto do Artigo 4.1c) do Acordo de Salvaguardas estabelece que a indstria domstica deve ser definida em relao aos "produtos que sejam similares ou diretamente concorrentes" aos produtos importados. No h qualquer indicao no texto desse dispositivo que permite que a indstria domstica seja definida com base em frao limitada dos referidos produtos. Caso um produto similar ou diretamente concorrente ao produto importado, tal produto deve ser considerado para finalidade de definio da indstria domstica. Fundamento para essa interpretao pode se encontrado na leitura do Artigo 4.1c) do Acordo de Salvaguarda no contexto do Artigo 4.1a). Em especial, a determinao da indstria domstica em termos de "uma frao dos produtos similares ou diretamente concorrentes" poderia falhar em estabelecer a existncia de uma determinao relativa deteriorao geral significativa da situao de uma indstria nacional, conforme exigido pelo Artigo 4.1a) do Acordo de Salvaguarda.11 " (traduo livre e grifo nosso) Em relao determinao do que seja um "bem similar ou diretamente concorrente" no contexto de uma investigao de salvaguarda, o rgo de Apelao, no caso do Algodo12, alegou que "Concorrente" uma caracterstica atrelada a um produto e denota a capacidade de um produto de competir tanto em uma situao presente quanto futura. A palavra "concorrente" deve ser distinguida das palavras "competindo"
10 11

12

Vide Relatrio do rgo de Apelao, United States - Lamb Safeguards, pargrafo 87, WT/DS177/AB/R. Vide Relatrio do Painel, Dominican Republic - Safeguard measures on imports of poypropylene bags and tubular fabric, pargrafo 7.191, WT/DS415/R. Vide Relatrio do rgo de Apelao, United-States - Transitional safeguard measures on combed cotton yarn from Pakistan para 96, WT/DS192/AB/R.

DA # - v3

ou "em estado de competio". Possui conotao maior que "competindo" e inclui a noo de um potencial de competio. Essa anlise deve ser feita caso a caso para determinar se os produtos considerados so concorrentes ou potencialmente concorrentes: nos casos relacionados ao Artigo III.2 do GATT, os Painis fizeram a referida anlise usando diversos critrios, incluindo, mas no se limitando a: caractersticas fsicas, finalidades do produto em um respectivo mercado, preferncias, gostos e hbitos dos consumidores, classificao tarifria, canais de distribuio, etc. Em suma, os passos que a autoridade competente deve seguir so: Identificar os produtos domsticos que so "similares ou diretamente concorrentes" com o produto especfico importado. Identificar os produtores domsticos dos referidos bens para definir a indstria domstica. Assegurar que todos os produtores dos bens domsticos que so "similares ou diretamente concorrentes" estejam agrupados conjuntamente em uma indstria domstica para fins de investigao e determinao. 2.2) No presente caso, as Peticionrias arbitrariamente e injustificadamente criaram categorias do produto de modo incompatvel ao Artigo 2.1 do Acordo de Salvaguarda O CEEV acredita que a abordagem escolhida pelas Peticionrias ao definir a indstria domstica no compatvel com a jurisprudncia da OMC. De fato, as Peticionrias limitaram a definio da indstria domstica a uma poro pequena da indstria brasileira produtora dos bens similares ou diretamente concorrentes, deixando de lado a grande maioria da indstria domstica produtora de vinho. provvel que essa definio estreita de bens similares ou diretamente concorrentes afete o nexo causal entre importaes do produto investigado e o prejuzo sofrido pela indstria domstica.
DA # - v3

De fato, a produo brasileira de vinho dividida em duas categorias principais: Vinhos finos feito a partir de uvas vitis vinifera; Vinhos feitos a partir de uvas no vitis vinifera.

A grande maioria da produo brasileira feita da segunda categoria de vinhos (vinhos feitos a partir de uvas no vitis vinifera). Por outro lado, importaes so primeiramente compostas da primeira categoria de vinhos. Embora as Peticionrias estejam perfeitamente cientes dessa caracterstica importante do mercado brasileiro de vinho, estas optaram por definir a indstria domstica exclusivamente como produtores de vinhos finos feitos de uvas vitis vinifera. Essa escolha tem claras repercusses na anlise que ser conduzida no contexto da investigao de salvaguarda. O prejuzo alegado pelas Peticionrias analisado somente na poro do mercado da indstria domstica que est exposto competio estrangeira; O prejuzo foi analisado com base em uma frao da produo domstica que no representativa de sua verdadeira composio do produto similar ou diretamente concorrente. Nota-se que tanto a petio quanto a Circular no contm explicao adequada do motivo pelo qual as Peticionrias e as autoridades investigadoras decidiram excluir a indstria domstica de vinhos feitos de uvas no vitis vinifera do escopo da anlise de dano. Em ambos os documentos, no h qualquer anlise comparativa das caractersticas fsicas, finalidades do produto e preferncias do consumidor entre esses dois tipos de vinho produzidos no Brasil.

DA # - v3

De fato, evidente que vinhos feitos de uvas vitis vinifera e vinhos feitos de uvas no vitis vinifera so "produtos similares", ou, ao menos, que estejam em relao de "concorrncia direta" no mercado domstico: O processo produtivo (indicado abaixo) de ambos os tipos de vinho o mesmo13: Fermentao Prensagem Filtrao Refrigerao Envelhecimento

Desengace

As caractersticas fsicas do produto so idnticas; As finalidades dos produtos so idnticas: ambos os tipos de vinho so feitos para o consumo humano;

Em relao preferncia do consumidor, pode-se dizer que os vinhos feitos de uvas vitis vinifera esto direcionados ao nicho mais elevado do mercado, enquanto os vinhos feitos de uvas no vitis vinifera esto situados no nicho inferior do mercado. Os preos de vinhos feitos de uvas no vitis vinifera so aproximadamente entre 5 e 10 reais/garrafa via de regra, enquanto vinhos feitos de uvas vitis vinifera so entre 10 e 20 reais/garrafa (vinhos importados da Europa custam por volta de 20 a 40 reais/garrafa). Essa diferena no preo no afeta a relao de competio entre ambos os tipos de vinho domstico: a diferena entre os preos dentro da categoria de vinhos finos (importados ou no) ainda mais importante que a diferena entre vinhos finos brasileiros e vinhos de mesa brasileiros.

Os canais de distribuio so os mesmos. Ambos os tipos de vinho so normalmente engarrafados em garrafas contendo 75cl do produto. Essas so distribudas por lojas de vinho e supermercados diretamente aos consumidores ou vendidas a bares e restaurantes.

13

Nota-se que para a produo de vinho branco, a terceira fase geralmente precede a fermentao.

DA # - v3

Em decorrncia do acima exposto, a autoridade investigadora deveria ter includo os produtores de vinho de uvas no vitis vinifera na definio da indstria domstica produtora do bem similar ou diretamente competitivo. Por no ser esse o caso, o CEEV acredita que o dano analisado conduzido pelas Peticionrias no tem qualquer valor estatstico e no pode servir como base vlida para a continuao da presente investigao ou a aplicao de uma medida de salvaguarda. 3) Outros fatores de dano no foram suficientemente considerados pelas Peticionrias e a autoridade investigadora 3.1) Requisitos da OMC Artigo 4.2(b) do Acordo de Salvaguardas dispe que: No se proceder determinao a que se refere o subpargrafo (a), a menos que a investigao demonstre, com base em provas objetivas, a existncia de nexo de causalidade entre o aumento das importaes do produto em questo e o prejuzo grave ou a ameaa de prejuzo grave. Quando outros fatores que no o aumento das importaes estiverem simultaneamente causando prejuzo indstria nacional, tal prejuzo no poder ser atribudo ao aumento das importaes. No caso do Trigo14, foi esclarecido que: "O Artigo 4.2(b) pressupe, portanto, como primeiro passo na anlise de causalidade das autoridades competentes, que os efeitos prejudiciais causados indstria domstica pelo aumento de importaes sejam distinguidos dos demais efeitos prejudiciais causados por outros fatores relevantes. As autoridades competentes podem, ento, como um segundo passo em sua anlise, atribuir ao aumento das importaes, por um lado, e, consequentemente, aos outros fatores relevantes, por outro, "prejuzo" causado por todos esses fatores diferentes, incluindo aumento de importaes. Por meio desse processo de duas etapas, as autoridades competentes obedecem o Artigo 4.2(b) ao assegurar que qualquer prejuzo indstria domstica que foi causado por fatores alm do aumento de
14

Vide WT/DS166/AB/R, 22 de dezembro de 2000.


DA # - v3

importaes no seja "atribudo" ao aumento de importaes e no seja, portanto, tratado como se fosse prejuzo causado pelo aumento de importaes, quando no . Desse modo, as autoridades competentes determinam, como ltimo passo, se "o nexo causal" existe entre o aumento de importaes e prejuzo grave, e se o referido nexo causal envolve a genuna e substancial relao entre causa e efeito entre esses dois elementos, conforme exigido pelo Acordo de Salvaguardas" (ponto 69, traduo livre e grifo nosso) No caso EUA - Cordeiro15, o rgo de Apelao tambm adicionou que: "Em uma situao onde diversos fatores esto causando prejuzo "simultaneamente", uma determinao final sobre efeitos prejudiciais causados pelo aumento de importaes s pode ser feita se os efeitos prejudiciais causados por todos os diferentes fatores causais sejam distinguidos e separados. Caso contrrio, qualquer concluso baseada exclusivamente em uma anlise de somente um dos fatores causais - aumento de importaes - resta sobre alicerce incerto, pois assume que outros fatores causais no estejam causando prejuzo que foi atribudo ao aumento de importaes. A linguagem de no-atribuio do Artigo 4.2(b) impede tal presuno e, ao invs, requer que as autoridades competentes analisem apropriadamente os efeitos prejudiciais dos outros fatores, para que esses efeitos sejam desatrelados dos efeitos prejudiciais do aumento de importaes. Desse modo, a determinao final resta, apropriadamente, na relao genuna e substancial de causa e efeito entre aumento de importaes e prejuzo grave" (item 179, traduo livre e grifo nosso). Finalmente, o rgo de Apelao decidiu no caso dos Tubos que: "para preencher o requisito do Artigo 4.2(b), ltima sentena, as autoridades competentes devem estabelecer explicitamente, atravs de uma explicao razovel e adequada, que prejuzo causado por fatores alm do aumento de importaes no seja atribudo ao aumento de importaes. Tal explicao deve ser clara e no ambgua. No deve ser meramente sugestiva ou implicativa. Deve ser uma explicao direta em termos expressos" (item 217, traduo livre e grifo nosso).

15

Vide WT/DS177/AB/R, 1 de maio de 2001.


DA # - v3

A partir da interpretao do rgo de Apelao, entende-se que: Deve haver uma relao genuna e substancial de causa e efeito entre aumento de importaes e o prejuzo grave; Como primeiro passo na anlise de causalidade, os efeitos prejudiciais causados indstria domstica pelo aumento de importaes devem ser distinguidos dos efeitos prejudiciais causados por outros fatores. A partir disso, como segundo passo, as autoridades devem atribuir ao aumento de importaes, por um lado, e, consequentemente, a outros fatores relevantes, por outro lado, o "prejuzo causado por todos esses fatores distintos"; Deve ser explicitamente estabelecido, atravs de uma explicao razovel e adequada, que o prejuzo causado por fatores alm do aumento de importaes no possa ser atribudo ao aumento de importaes. 3.2) Os indicadores de prejuzo apresentados pelas Peticionrias no fundamentam a alegao de existncia de um nexo causal entre aumento de importaes e o alegado prejuzo grave. Mesmo se as Peticionrias pudessem superar a questo de como a indstria domstica foi definida para fins de anlise de prejuzo, o CEEV entende que os fatores econmicos apresentados pela indstria domstica para demonstrar a existncia de um preju[izo grave no esto em conformidade com os requisitos do Artigo 4.1 do Acordo de Salvaguardas. Uma anlise minuciosa dos indicadores de prejuzo fornecidos pelas Peticionrias inevitavelmente leva concluso de que o alegado aumento de importaes em 2010 no resultou em qualquer "prejuzo grave". O rgo de Apelao no caso EUA - Cordeiro descreveu "prejuzo grave" como exigindo "um alto grau de prejuzo":

DA # - v3

O grau de prejuzo grave estabelecido no Artigo 4.1(a) , em sua face, muito alto. De fato, no caso EUA Salvaguarda do Trigo, nos referimos a esse grau como 'exigente'. Ademais, a respeito disso, notamos que a palavra 'prejuzo' qualificada pelo adjetivo 'grave', que, do nosso ponto de vista, ressalta a extenso e o grau de 'deteriorao geral significativa' que a indstria domstica deva estar sofrendo, ou prestes a sofrer, para esse requisito ser atingido. ... Em uma determinao sobre... a existncia de 'prejuzo grave' ... os painis devem sempre considerar o alto grau de prejuzo que esses termos implicam16." Nenhum dos fatores econmicos principais indicados abaixo (alm da produo e importaes j analisadas nessa manifestao) aparentam respeitar as exigncias de elevado grau de "prejuzo grave", se que qualquer prejuzo pode ser demonstrado. a) Vendas e Receita As vendas domsticas do produto investigado decresceram em 2010, mas somente aps um forte aumento em 2009, conforme demonstra a tabela abaixo. Quadro 6: Tabela apresentada pela Peticionria sobre as Vendas da Indstria Domstica Perodo 2006 2007 2008 2009 2010 Mercado Interno 8.318.328 8.334.456 7.877.942 9.617.295 9.264.430 Mercado Externo 239.363 403.366 352.895 235.181 160.250 Vendas Totais 8.557.691 8.737.822 8.230.837 9.852.476 9.424.680

Fonte: Parecer.

16

Vide o Relatrio do rgo de Apelao, United States - Lamb, pargrafo 124, WT/DS177/AB/R.

DA # - v3

Na mesma linha, a receita das vendas da indstria domstica em Reais decresceu fortemente em 2008, porm se recuperou em 2009, e permaneceu estvel em 2010, conforme a tabela 7 abaixo. Alm disso, os dados de 2006 e 2007 para receita, demonstrados na tabela abaixo, podem estar levemente distorcidos devido inflao acumulada no perodo. Quadro 7: Tabela apresentada pela Peticionria sobre a Receita de vendas da Indstria Domstica relativa ao produto similar (Em R$ Corrigidos) 2006 2007 2008 2009 2010 96.540.647 87.449.624 74.949.581 85.945.727 85.732.785

Fonte: Parecer b) Margem Bruta e Margem Operacional Os resultados financeiros tambm refletem o fato de que nenhum prejuzo pode ser razoavelmente relacionado ao aumento de importaes em 2010 ou at mesmo em 2009. A tabela 8 abaixo, apresentada pelas Peticionrias, demonstra que a margem operacional decresceu severamente em 2007 e 2008, e aumentou no final do perodo (2009/2010), onde o prejuzo supostamente ocorreu. Nota-se tambm que os "resultados financeiros" (custo de financiamento para essas empresas) tiveram um forte (e muito negativo) impacto na rentabilidade da indstria.

DA # - v3

Quadro 8: Tabela apresentada pela Peticionria demonstrando a margem bruta e operacional da produo domstica Margem Bruta 58,1 58,1 50,4 50,9 45,3 Margem 12,6 8,3 -3,8 2,5 2 Margem 20 14,7 5,4 11,4 9,6

Perodo 2006 2007 2008 2009 2010 Fonte: Parecer

Operacional* Operacional**

* Inclusive resultados financeiros. ** Exclusive resultados financeiros. Conforme explicado em detalhes na Circular (pargrafo 5.10, "Do Desempenho Econmico-Financeiro da Indstria Domstica"), e na tabela 9 abaixo, o lucro bruto do ramo domstico da indstria decresceu de 2006 a 2010 (mesmo com alegaes de que as importaes prejudiciais iniciaram em 2010). A queda no lucro bruto foi de -9,4% de 2006 a 2007 e 25,7% de 2007 a 2008. Nesse contexto, uma queda de 11,3% em 2010 no conclusiva, dado que a performance no ano anterior (+15,8% em 2009) foi excepcionalmente boa.

DA # - v3

Quadro 9: Tabela apresentada pela Peticionria demonstrando o Lucro Bruto do produto similar obtidas com vendas para o mercado interno Item (=) Receita Operacional Lquida (-) Custos dos Produtos Vendidos (=) Lucro Bruto (-) Despesas Operacionais Despesas Administrativas Despesas de Venda Despesas Financeiras Outras Despesas/Receitas (=) Resultado Operacional* (=) Resultado Operacional** Fonte: Parecer DECOM n 4, de 14 de Maro de 2012 * Inclusive resultados financeiros. ** Exclusive resultados financeiros. 19.285.122 12.882.989 4.050.621 9.832.572 8.202.736 12.167.664 7.290.233 -2.877.968 2.129.478 1.752.920 43.443 -145.499 -190.372 -320.965 -587.170 7.117.458 5.592.755 6.928.589 7.703.094 6.449.816 29.626.324 31.802.585 26.024.425 27.321.709 24.777.655 7.093.970 6.259.471 7.883.702 6.893.151 6.401.416 56.048.859 43.881.195 50.799.546 43.509.312 37.768.376 40.646.344 43.726.467 41.596.989 38.794.637 37.041.717 40.491.788 36.650.078 37.181.205 42.219.260 46.938.148 2006 96.540.647 2007 87.449.624 2008 74.949.581 2009 85.945.727 2010 85.732.785

DA # - v3

Baseado nesses nmero, aparenta-se que claramente a indstria domstica se depara com a deteriorao de sua rentabilidade (mesmo sendo positiva), mas esse problema no pode ser atribudo ao impacto das importaes, pois no h coincidncia temporal entre o alegado aumento nas importaes e a baixa rentabilidade. c) Emprego e Salrios No h alteraes significativas no nmero de empregados no decorrer do perodo. Reitera-se que caso possa ter ocorrido uma leve reduo, est ocorreu em 2009, no havendo relao entre o suposto aumento de importaes em 2010. Os salrios demonstraram um aumento durante o perodo investigado. Quadro 10: Quadro do nmero de funcionrios e salrios Nmeros de empregados Perodo 2006 2007 2008 2009 2010 Fonte: Peticionria 3.3) Outros fatores que provavelmente afetaram a indstria domstica No presente caso, as Peticionrias, bem como a Circular de abertura, descartam, sem discorrer suficientemente, outros fatores potencialmente prejudiciais que provavelmente impactaram na situao da indstria domstica. Produo 183 177 234 217 200 Salrios em in R$

Outras reas Produo Outras reas 232 249 249 212 239 3.544.282 3.699.046 4.576.769 4.483.308 4.335.572 4.245.306 4.377.060 3.503.105 3.388.709 4.700.220

DA # - v3

a)

Disponibilidade

de

matria-prima

no

contexto

de

condies

meteorolgicas desfavorveis O impacto da disponibilidade de matria prima (uvas vitis vinifera) em 2009 e 2010 no Brasil aparenta ser um fator relevante, que no foi considerado pelas Peticionrias ou pela autoridade investigadora. De fato, devido a condies meteorolgicas ruins nas reas de produo da uva vitis vinifera, as colheitas de 2009 e 2010 foram excepcionalmente ruins. Esse fator afetou diretamente a disponibilidade de matria prima e consequentemente o processamento de uvas em 2009 e 2010 e a venda do produto no mercado em 2010. Conforme demonstrado no Anexo 2 ("produo de uvas e vinhos"), o volume de uvas (vitis vinifera) produzido e processado em 2009 e 2010 sofreu reduo acentuada em relao aos anos anteriores. Essas dificuldades no fornecimento de uvas seria suficiente para explicar a reduo nos ndices de produo do mesmo ano, bem como a relativa reduo em vendas do produto domstico no ano seguinte. Enquanto a colheita de 2011 produziu volumes mais elevados (comparvel a 2008), a produo de vinhos de uvas vitis vinifera voltou ao normal. A correlao entre a disponibilidade de matria prima e os ndices de produo (e eventualmente de vendas) portanto muito clara e deve ser levada em considerao pela autoridade investigadora como tendo um impacto significativo na situao da indstria domstica ao final do perodo de investigao. b) Impacto das Importaes do Mercosul O CEEV v problemas na deciso preliminar da autoridade investigadora de excluir do escopo desta investigao as importaes dos Membros do Mercosul. Os dados claramente demonstram que as importaes dos pases que compem o Mercosul representam uma parcela significativa de todas as importaes brasileiras, logo devem ser consideradas como relevante parcela do mercado de vinhos finos e o seu preo , em mdia, muito abaixo do preo mdio das outras importaes. Portanto, qualquer alterao no volume de importaes dessa fonte provavelmente resultar em um impacto relevante na situao do mercado: observando os dados de importaes do perodo investigado, percebe-se que as importaes do Mercosul contriburam fortemente no aumento total do nvel de importaes (+45% entre 2006 e 2010).
DA # - v3

CEEV

encoraja

as

autoridades

investigadoras

brasileiras

analisarem

cuidadosamente o impacto real desses fatores na situao da indstria domstica. 4) Concluso e Pedido O rgo de Apelao da OMC deixou claro que "ao interpretar os requisitos para aplicar medidas [de salvaguarda], sua natureza extraordinria deve ser levada em considerao."
17

Em outras palavras, o propsito de uma determinao de salvaguarda no fornecer

o maior vu de proteo indstria domstica afetada, mas fornecer um remdio para "situaes de emergncia extraordinria." 18 Diante do exposto, o CEEV respeitosamente requer que a autoridade investigadora analisem com muita cautela as alegaes das Peticionrias, com o objetivo de equilibrlas com fatos precisos e argumentos que a indstria europeia apresentou nessa manifestao. Conforme demonstrado nessa petio, a suposta "evoluo imprevista das circunstncias" alegada pelas Peticionrias no resultou no aumento das importaes do produto investigado em "quantidades tais" e "condies tais" de modo a causar prejuzo grave indstria domstica. Por todas essas razes, o CEEV respeitosamente requer que este d. DECOM encerre a investigao de salvaguardas sem a aplicao de medidas provisria ou definitiva de salvaguarda.

17

18

Vide relatrio do rgo de Apelao, WT/DS202/AB/R, United States Line Pipe Safeguards, pargrafo 81. Vide tambm, relatrio do rgo de Apelao, Argentina Footwear Safeguards, WT/DS121/AB/R, para. 93 and 94. Vide WT/DS202/AB/R, pargrafo 82.
DA # - v3

Anexo I: Consumo de vinho na Unio Europeia desde 1980 (Fonte: European Comission, DG Agri)
TODOS OS VINHOS: CONSUMO HUMANO - Interno na UE (1,000 Hl)
Ano de Colheita Blgica Alemanha Grcia Espanha Frana Itlia Luxemburgo Austria Portugal Reino Unido Dinamarca Irlanda Holanda Finlndia Sucia Novos Estados Membros Unio Europia 126.672 123.248 139.270 144.821 141.197 134.913 138.357 141.868 139.745 131.286 136.432 131.445 132.949 132.407 129.140 129.114 128.147 127.552 128.077 128.935 124.891 124.747 127.044 129.962 131.895 132.505 133.104 136.279 130.175 131.182 132.825

1980/81 1981/82 1982/83 1983/84 1984/85 1985/86 1986/87 1987/88 1988/89 1989/90 1990/91 1991/92 1992/93 1993/94 1994/95 1995/96 1996/97 1997/98 1998/99 1999/2000 2000/2001 2001/2002 2002/2003 2003-2004 2004-2005 2005-2006 2006-2007 2007-2008 2008-2009 2009-2010 2010-2011 Est

2.015 2.020 1.631 1.814 1.693 1.601 1.792 1.883 1.848 1.958 1.837 2.092 2.289 1.971 1.998 2.194 2.106 2.345 2.042 2.089 2.005 2.524 2.236 2.657 2.561 2.981 2.810 2.850 2.810 2.856 2.987

15.227 15.328 16.304 15.777 15.608 14.067 15.767 15.880 16.137 16.292 20.781 18.290 18.196 18.773 18.207 18.728 18.974 19.345 18.734 19.324 18.201 20.362 19.545 19.971 19.719 19.979 20.429 20.569 20.429 20.080 20.180

4.314 4.075 3.613 3.306 3.094 2.931 2.808 2.988 3.336 3.198 2.623 2.595 2.860 3.124 2.348 3.043 2.636 2.686 2.884 2.752 2.747 2.921 2.498 3.181 3.113 3.640 3.611 3.478 3.029 2.925 2.800

18.808 18.623 18.368 18.815 18.704 18.451 17.883 15.892 17.158 16.834 16.283 15.965 15.335 14.459 14.529 14.589 14.792 14.547 13.843 14.059 12.993 14.885 14.187 14.290 12.852 11.678 9.542 10.533 10.995

49.378 47.862 46.602 45.159 43.906 44.157 42.411 41.780 41.010 40.484 38.019 36.903 37.354 36.664 36.515 35.091 34.941 35.500 35.002 34.755 33.150 33.261 32.521 30.715 29.330 31.524 30.890 29.590 29.392 29.246 28.559

48.723 46.549 44.666 44.195 39.042 33.987 37.881 41.387 40.081 33.375 35.782 35.572 35.843 35.859 34.121 34.693 33.820 32.134 31.839 31.692 26.669 27.942 29.533 22.236 27.169 24.354 22.988 26.466 21.975 24.218 21.987

164 169 237 231 209 213 220 209 230 220 226 227 228 254 231 220 242 270 279 305 300 273 256 300 274 274 250 239 250 267 215

2.588 2.476 2.567 2.595 2.681 2.689 2.619 2.608 2.604 2.483 2.544 2.544 2.420 2.499 2.470 2.574 2.263 2.454 2.362 2.337 2.236 2.757 2.514 2.437 2.514 2.688 2.690

0 0 0 7.271 7.103 7.337 6.171 6.509 5.435 5.559 6.532 5.636 5.956 5.818 5.746 5.684 5.443 5.055 5.056 5.054 4.538 4.522 5.316 5.239 5.027 4.457 4.598 4.226 4.598 4.378 4.595

4.194 4.434 4.482 5.307 5.241 5.114 5.855 5.935 6.709 7.340 6.250 6.001 6.777 6.732 7.187 7.211 7.587 8.045 8.523 9.391 10.226 9.599 9.967 13.131 12.548 12.295 12.380 12.438 12.341 11.664 13.176

725 851 857 924 1.016 991 952 956 1.087 947 1.118 1.156 1.149 1.203 1.358 1.451 1.605 1.627 1.540 1.641 1.527 1.747 1.701 1.680 1.474 1.579 1.539 1.454 1.539 1.652 2.301

0 0 0 0 0 0

117 109 100 116 119 115 121 128 147 154 158 137 140 205 188 250 284 312 341 423 453 510 389 654 759 666 706 696 906 795 761

1.815 1.851 1.970 2.098 2.143 2.031 1.994 2.027 1.996 1.955 2.098 2.111 1.941 2.009 1.996 2.170 2.242 2.001 3.224 3.230 2.577 2.615 2.956 3.447 3.623 3.645 3.639 3.921 3.755 3.860 4.164

100 102 114 147 142 162 183 223 243 246 256 261 235 231 283 316 343 389 508 507 499 588 671 627 671 646 699

967 976 1.000 993 1.023 1.061 1.048 1.060 1.086 1.101 1.110 1.115 1.083 1.107 1.068 1.290 1.406 1.336 1.553 1.387 1.440 1.503 1.989 1.943 1.829 1.731 2.168

7.636

7.477 7.973 8.113 13.667 14.596 13.643 14.548

You might also like