You are on page 1of 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANLSE E DESENOLVIMENTO DE SISTEMAS JOO ALBERTO DE VARGAS AMARAL

SISTEMAS DE INFORMAO

Uruguaiana 2011

JOO ALBERTO DE VARGAS AMARAL

SISTEMAS DE INFORMAO

Trabalho apresentado s disciplinas do primeiro semestre do Curso Superior de Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Norte do Paran - UNOPAR Professores: Everson Matias de Morais, Thiago Nunes Bazoli, Eliane Maria O. Araman, Adriane A. Loper e Veronice de Freitas.

Uruguaiana 2011

SUMRIO

1 INTRODUO...........................................................................................................3 2 Sistemas DE informao............................................................................................4 2.1 componentes basicos de um sistema de informao.........................................4 2.1.1 Hardware.......................................................................................................4 2.1.2 Software........................................................................................................5 2.1.3 Pessoas ........................................................................................................6 2.1.4 Banco de Dados............................................................................................6 2.1.5 Redes............................................................................................................6 2.2 tipos de sistemas de informao.........................................................................6 2.2.1 Sistema de Informao Operacional.............................................................7 2.2.2 Sistema de Informao Conhecimento.........................................................7 2.2.3 Sistema de Informao Gerencial.................................................................7 2.2.4 Sistema de Informao Estratgico..............................................................7 2.2.5 Sistemas de Informao de Escritrio .........................................................8 2.2.6 Sistemas de Apoio a Deciso.......................................................................8 2.2.7 Sistema de Informao Comercial................................................................9 2.2.8 Sistema de Suporte Executivo......................................................................9 2.3 Funes de uma Organizao .........................................................................10 2.3.1 REAS FUNCIONAIS FIM..........................................................................10 2.3.2 REAS FUNCIONAIS MEIO......................................................................10 3 CONCLUSO...........................................................................................................12

1 INTRODUO Sistema de Informao a expresso utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informao Computadorizado), ou seja, manual que abrange pessoas, mquinas, e/ou mtodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informao para o usurio e/ou cliente. O grande desafio que os administradores enfrentam nos dias atuais, o de prever os problemas e conceber solues prticas a eles, a fim de realizar os anseios objetivados pela empresa. Tal executivo necessita estar muito bem informado, pois a informao a base para toda e qualquer tomada de deciso. Os sistemas de informao tm um papel fundamental e cada vez maior em todas as organizaes de negcios. Sistemas de informao eficazes podem ter um impacto enorme na estratgia corporativa e no sucesso organizacional. As empresas em todo o mundo esto desfrutando de maior segurana, melhores servios, maior eficincia e eficcia, despesas reduzidas e aperfeioamento no controle e na tomada de decises devido aos sistemas de informao.

2 SISTEMAS DE INFORMAO Um sistema de informao depende de recursos humanos (os usurios finais e os especialistas em SI), de hardware (mquinas e mdia), software (programas e procedimentos), dados (bancos de dados e bases de conhecimento) e redes (mdia de comunicaes e apoio de rede) para executar atividades de entrada, processamento, produo, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informao. Os sistemas de informao so desenvolvidos por pessoas que usam os componentes da tecnologia da informao (TI), como hardware, software, sistema de telecomunicaes, para coletar dados e processar e disseminar informaes em uma organizao. 2.1 COMPONENTES BASICOS DE UM SISTEMA DE INFORMAO Todos os sistemas de informao utilizam recursos humanos, hardware, software, dados e rede para executar dados em produtos de informao. atividades de entrada, processamento, sada, armazenamento e controle que transformam recursos de

2.1.1 Hardware O Hardware a parte fsica do computador, composto por um conjunto de componentes e acessrios eletrnicos cuja principal funo receber a entrada de dados, executar os processos solicitados e apresentar as informaes de sada no formato desejado. O computador atualmente composto pelos seguintes itens: Dispositivos de entrada: teclado, mouse, scanner, microfone. Dispositivos de sada: vdeo, impressora, caixa de som. Dispositivos de redes de comunicaes: redes locais (LANs), redes remotas (WANs). Dispositivos de armazenamento: magnticos (HDs, disquetes, Zip Drive), pticos (CDs, DVDs, fitas etc.), eletrnicos (SSDs)

- chip - Exemplos: carto de memria e pen drive. 2.1.2 Software Software a parte lgica, ou seja, os programas sistemas e aplicaes executadas pelo hardware. Software camada colocada sobre hardware que torna o computador til para o ser humano. Podemos classificar os Softwares da seguinte maneira: Software Bsico: Todo o programa que necessrio para o funcionamento do computador. O mais importante o Sistema Operacional, este executa as atividades que proporcionam a interface de usurios, reconhecimento do hardware, gerenciamento de memoria, gerenciamento de processamento de rede, controle e acesso a recursos do sistema de gerenciamento de arquivos. Software Utilitrio: so programas utilizados para suprir deficincias do sistema operacional. Podemos incluir nos utilitrios programas para: compactao de dados, aumento de desempenho de mquinas, limpeza de discos rgidos, acesso internet, compartilhamento de conexes, etc. Software Aplicativo: utiliza os recursos do hardware para resolver problemas e executar tarefas, pode dar suporte a indivduos, grupos e organizaes. Na informtica, um software aplicativo um tipo de software concebido para desempenhar tarefas prticas ao usurio para que este possa concretizar determinados trabalhos. Esta caracterstica distingue-o de outros tipos de programas, como os sistemas operativos (que so os que fazem funcionar o computador), as linguagens de programao (que permitem criar os programas informticos em geral) e os utilitrios (que realizam tarefas de manuteno ou de uso general).

2.1.3 Pessoas Este o componente humano que se utiliza das diversas funcionalidades dos sistemas computacionais. Antigamente software era tratado de forma irrelevante: usados para realizar tarefas restritas e localizadas mais rapidamente do que as pessoas poderiam fazer, sendo assim eram coisas independentes. Hoje software integram todas as atividades realizadas por uma organizao, e para isso precisam de comportamentos gerenciais e operacionais, dessa forma software e pessoas precisam estar alinhados.

2.1.4 Banco de Dados Banco de dados uma coleo de arquivos, tabelas e outros dados inter-relacionados que armazenam dados e suas respectivas associaes. O sucesso de uma organizao de pende de sua capacidade de processar e distribuir dados. Sendo assim de assuma importncia a definio do banco de dados de uma organizao, pois ele ter um impacto direto sobre todo o sistema de informao. 2.1.5 Redes Uma rede de computadores consiste em dois ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos fsicos e lgicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails), entre outros. 2.2 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAO Existem diversos tipos de Sistemas de Informao que possibilitam apoiar a tomada de decises e atividades de trabalho existentes nos diversos nveis e funes organizacionais. Os sistemas de informao foram divididos de acordo com as funes administrativas, que, a merc de suas caractersticas prprias, foram sendo tratadas de forma individualizadas, resultando na criao de vrios sistemas para

ajudarem os executivos, nos vrios nveis hierrquicos, a tomarem decises. Podemos ter a classificao dos Sistemas de Informao baseados em TI de acordo com o tipo de informao processada: 2.2.1 Sistema de Informao Operacional Tratam das transaes rotineiras da organizao; Comumente encontrados em todas as empresas automatizadas, estes monitoram as atividades elementares e transacionais da organizao. Sendo que seu propsito principal o de responder a questes de rotina e fluxo de transaes, como por exemplo, vendas, recibos, depsitos de dinheiro, folha etc.. 2.2.2 Sistema de Informao Conhecimento So os sistemas de informao de suporte aos funcionrios especializados e de dados em uma organizao. O propsito destes sistemas ajudar a empresa a integrar novos conhecimentos ao negcio e ajudar a organizao a controlar o fluxo de papis, que so os trabalhos burocrticos. Fazem parte desta categoria os Sistemas de Informao de Tarefas especializadas e os Sistemas de Automao de Escritrios. 2.2.3 Sistema de Informao Gerencial Agrupam e sintetizam os dados das operaes da organizao para facilitar a tomada de deciso pelos gestores e qualquer funcionrio que tome decises dentro da organizao; 2.2.4 Sistema de Informao Estratgico Integram e sintetizam dados de fontes internas e externas organizao, utilizando ferramentas de anlise e comparao complexas, simulao e outras facilidades para a tomada de deciso da cpula estratgica da organizao.

2.2.5 Sistemas de Informao de Escritrio Os sistemas de automao de escritrios auxiliam as pessoas no processamento de documentos e mensagens, fornecendo ferramentas que tornam o trabalho mais produtivo. Tais sistemas podem definir ou restringir os formatos ou mtodos das tarefas dirias e raramente afetam o contedo da informao. Estes sistemas so utilizados por funcionrios do escritrio ou aquelas pessoas que o ocasionalmente realizam a funo. 2.2.6 Sistemas de Apoio a Deciso Sistemas de apoio deciso uma classe de Sistemas de Informao ou Sistemas baseados em conhecimento, sua principal funo analisa um grande nmero de variveis para que seja possvel o posicionamento a uma determinada questo. Deciso uma escolha entre as alternativas existentes atravs de estimativas dos pesos destas alternativas. Apoio deciso significa auxiliar nesta escolha gerando estas estimativas, a evoluo ou comparao e escolha. Conforme Nascimento e Reginato (2007, p. 53), a qualidade dos resultados influenciada pela estrutura dos problemas que requerem decises classificadas como: 2.2.6.1 Decises estruturadas As estruturadas so aquelas repetitivas, cujos passos so

previsveis e possveis de serem incorporados em um sistema de informao. Por exemplo, as decises de compra de matrias-primas, para as quais j se conhecem os fornecedores e tm cincia de que o julgamento da melhor alternativa envolve uma avaliao, e comparao, entre as alternativas, de preos, prazos de entrega, qualidade e outros aspectos conhecidos, intrnsecos ao ramo de atividade da empresa. 2.2.6.2 Decises semiestruturadas As decises semiestruturadas podem ser sistematizadas at certo

ponto, dependendo de estruturas mais complexas do sistema de informao para que os resultados esperados de cada alternativa de escolha sejam confrontados rigorosamente a partir dos mesmos critrios. Nessas situaes, parte do problema pode ser incorporada ao sistema de apoio s decises e parte no. Normalmente, quando variveis ambientais podem interferir no resultado final da deciso, o momento em que entra em cena a capacidade de julgamento do gestor, dependendo isso de sua experincia com o contexto do problema no contorno da deciso. Esse aspecto pode ser complementado com o uso de sistemas de simulao, com o propsito de ampliar a viso de quem decide sobre as consequncias que a tomada de deciso pode causar s outras atividades organizacionais. 2.2.6.3 Decises no estruturadas As decises no estruturadas so aquelas para as quais a capacidade de julgamento do gestor ainda mais requerida, e para as quais o nvel de complexidade do sistema de apoio s decises ainda maior e os resultados podem ser incertos. Tais problemas de deciso envolvem em sua grande parte situaes novas para a organizao, ou variveis sobre as quais se tem pouco ou nenhum controle, exigindo, desse modo, um alto grau de inferncias e de experincia, percepo e intuio daqueles por elas responsveis. 2.2.7 Sistema de Informao Comercial Referem-se ao processo de coleta, anlise, compartilhamento e monitoramento de informaes que oferecem suporte gesto de negcios de uma organizao, tanto em relao ao comrcio e colaborao com outras empresas, como ao atendimento direto com o cliente. 2.2.8 Sistema de Suporte Executivo So voltado para os Administradores com pouco, ou quase nenhum contato com Sistemas de Informao Automatizados. As caractersticas deste tipo de sistemas consistem em combinar dados internos e externos; na utilizao de

10

menus grficos; no acesso a banco de dados internos e externos; e os dados so mostrados nos relatrios impressos de forma comprimida. Fornecem informaes prontamente acessveis, de forma interativa. 2.3 FUNES DE UMA ORGANIZAO As funes representam o conjunto de processos que aplicam um recurso da organizao. Cada funo realizada dentro de uma organizao atravs de uma rea funcional, que pode ser concretizada atravs de uma ou mais unidades organizacionais (setores), reas funcionais, so agrupamentos de processos que juntos sustentam o ciclo de vida de um recurso e possibilitam que os objetivos e misso da empresa sejam atingidos. As reas funcionais so espaos de administrao dos recursos dentro de seu ciclo de vida. reas funcionais bsicas de uma organizao: 2.3.1 REAS FUNCIONAIS FIM Englobam as funes e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformao de recursos em produtos e de sua colocao no mercado. Podem pertencer a essa categoria as seguintes reas funcionais: Marketing: a funo relativa identificao das necessidades de mercado, bem como colocao dos produtos e servios junto aos consumidores. Produo: a funo relativa transformao das matrias-primas em produtos e servios a serem colocados no mercado.

2.3.2 REAS FUNCIONAIS MEIO Renem as funes e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformao de recursos em produtos e servios e sua colocao no mercado. Podem ser desse tipo, para uma empresa industrial e comercial qualquer, as seguintes reas funcionais:

11

Administrao financeira: a funo relativa a planejamento, captao, oramentao e gesto dos recursos financeiros, envolvendo tambm os registros contbeis das operaes realizadas nas empresas. Administrao de materiais: a funo relativa a suprimento de materiais, servios e equipamentos, normatizao, armazenamento e movimentao de materiais e equipamentos da empresa. Administrao de recursos humanos: a funo relativa a atendimento de recursos humanos da empresa, planejamento e gesto desse recurso, de seu desenvolvimento, benefcios, obrigaes sociais etc. Administrao de servios: a funo relativa a transporte de pessoas, administrao dos escritrios, documentao, patrimnio imobilirio da empresa, servios jurdicos, segurana etc. Gesto empresarial: a funo relativa ao planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistema de informaes.

12

3 CONCLUSO Os Sistemas de Informaes esto se tornando parte indispensvel das organizaes modernas. Atravs de um SI o administrador, pode visualizar todas as reas internas e externas da empresa de forma analtica ou sinttica no necessitando ter conhecimentos aprofundados em informtica, pois os sistemas dispem de um layout claro e simplificado. A utilizao de tcnicas de sistemas especialistas em um Sistema
de Informaes Estratgicas traz grandes vantagens ao executivo, pois a partir de

regras j previamente definidas, por ele mesmo ou por outros especialistas no assunto, ele pode ter uma ideia de qual caminho tomar na tomada de decises. Com o Sistema de Informaes Estratgicas fornecendo todas as informaes estratgicas e tambm j propiciando uma viso das decises a empresa tem um grande diferencial em relao aos concorrentes, pois seus executivos podem tomar decises mais rpidas e sair na frente dos concorrentes e neste mundo globalizado, mais do que nunca, tempo dinheiro.

13

REFERNCIAS NISHIMURA , Ruy Tsutomu. Organizao de Computadores. 2009. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Prof. Marcelo Cohen. http://www.inf.pucrs.br/~flash/cbp/software_cbp.pdf. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_suporte_%C3%A0_decis%C3%A3o
http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_8mod/logica_processo_decisorio/pdf/aula02.pdf

You might also like