You are on page 1of 7

Questes de Direito Penal II Unidade do 3 Semestre FTC Das Penas Captulo 35 do Livro de Rogrio Greco 1.

1. O que o Juiz deve observar na aplicao da pena? Conforme o Art. 59 do CP, o Juiz deve atender a culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima. 2. Quais as duas finalidades da aplicao da pena, expostas no art. 59 do CP?

As penas so aplicadas visando reprovao e a preveno do crime.

3. Quais as teorias sobre a aplicao da pena? Teoria Retributiva e Teoria da Preveno. 4. Como a Teoria Retributiva? A pena no possui um fim socialmente til, seno em que mediante a imposio de um mal merecidamente se retribui, equilibra e espia a culpabilidade do autor pelo fato cometido. Trata-se de uma teoria absoluta porque para ela o fim da pena independente, desvinculado de seu efeito social. 5. Como a Teoria da Preveno? Nela assenta-se a teoria relativa. A preveno pode ser geral ou especial, e cada uma delas pode ser negativa ou positiva. 6. Fale sobre a Preveno Geral Negativa.

Tambm chamada preveno por intimidao. Visa retirar o infrator da sociedade, deixando todos tranqilos.

7. Fale sobre a Preveno Geral Positiva.

Tambm chamada de Preveno Integradora. Visa fortalecer o poder da norma, prendendo e punindo o infrator.

8. Fale sobre a Preveno Especial Negativa. O propsito neutralizar aquele que praticou a infrao penal, com a sua segregao no crcere.

9. Fale sobre a Preveno Especial Positiva.

A finalidade da pena unicamente em fazer com que o autor desista de cometer futuros delitos. Tem um carter eminentemente ressocializador.

10. Qual a teoria da pena adotada no Brasil conforme o art. 59 do Cdigo Penal?

No Brasil adotou-se a Teoria Mista ou Unificadora da Pena, visto que h a conjugao da necessidade de reprovao com a preveno do crime, unificando as teorias absoluta e relativa da pena. Quais as espcies de penas?

11.

De acordo com o art. 32 do CP, as penas podem ser Privativas de Liberdade (PPL), Restritivas de Direitos (PRD) e Multa. 12. Quais so as consideradas Penas Alternativas?

So as Penas Restritivas de Direitos e Multa. 13. Quais so as Penas Privativas de Liberdade previstas no Cdigo Penal? Recluso e Deteno. A LCP prev a pena privativa de liberdade na modalidade de priso simples. 14. Quais so as Penas Restritivas de Direitos, de acordo com o Art. 43 do CP? Prestao Pecuniria; Perda de bens e valores; Prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas; Interdio temporria de direitos; Limitao de fim de semana. Fale sobre a Multa Penal.

15.

A multa penal tem carter pecunirio e calculada de acordo com o sistema de dias-multa, que pode variar entre o mnimo de 10 e o mximo de 360 diasmulta. O valor do dia-multa de 1/30 do valor do salrio mnimo vigente data dos fatos, podendo ser multiplicado por 5 vezes. 16. Onde se d o cumprimento das Penas Privativas de Liberdade? Em presdios de segurana mxima ou mdia.

17.

Em qual situao penal o pai perde o poder familiar?

Quando comete tentativa de crime contra o filho punvel com recluso. Perde o poder familiar, mas continua com as responsabilidades civis. 18. Quando o ru considerado reincidente?

Quando j possui Sentena Condenatria transitada em julgado ao cometer outro delito. 19. Qual o prazo de durao da Reincidncia?

A Reincidncia dura todo o tempo da pena mais 5 anos, aps isso, o ru no mais reincidente. Agora carrega em seu histrico apenas os Maus Antecedentes Criminais. 20. O que o Juiz deve observar para a fixao da pena do ru?

A FIXAO DA PENA-BASE (atendendo aos critrios do art. 59 do CP); CIRCUNSTNCIAS ATENUANTES E AGRAVANTES; CAUSAS DE DIMINUIO E AUMENTO DAS PENAS. 21. Quais so os critrios do Art. 59 do CP que o Juiz deve observar na fixao das penas? Culpabilidade; Antecedentes; Conduta Social; Personalidade do Agente; Motivos; Circunstncias e Consequncias do crime; Comportamento da Vtima. Como devero ser cumpridas as Penas Privativas de Liberdade?

22.

De acordo com o Art. 33, 2, devero ser cumpridas em Regime Progressivo, segundo o mrito do condenado. 23. Como comea o Regime Progressivo do condenado a pena superior a 8 anos? Em regime fechado. 24. Como comea o Regime Progressivo do condenado a pena entre 4 e 8 anos? Se ele no for reincidente, comea a cumpri-la em regime Semi-Aberto.

25. Como comea o Regime Progressivo do condenado a pena inferior a 4 anos? Se ele no for reincidente, comea a cumpri-la em regime Aberto. 26. A opinio do julgador sobre a gravidade do crime pode contar em relao ao regime imposto ao ru? Conforme a Smula 718 do STF, a opinio do julgador no pode influenciar para a imposio de regime mais severo do que o permitido segundo a pena aplicada. A Smula 719 indica que esta imposio de cumprimento mais severo do que a pena aplicada permitir exige motivao idnea. 27. O que acontece se ocorrer omisso quanto ao regime inicial de cumprimento da pena, no havendo embargos de declarao e houver trnsito em julgado da sentena penal condenatria?

O agente ser submetido ao regime inicial que se amoldar aos parmetros trazidos no 2 do Art. 33 do CP.

28. O Juiz da Execuo pode determinar o cumprimento da execuo em regime mais severo avaliando as circunstncias judiciais? No, pois dentre as competncias do Juiz de Execuo, enumeradas no Art. 66 da Lei de Execues Penais, no est includa a competncia de fixar o regime inicial de pena. 29. Quais os crimes que, por imposio, devem ter a sua pena totalmente cumprida em regime fechado? Os crimes hediondos, a prtica de tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas e o terrorismo, devem ser cumpridos integralmente em regime fechado. 30. O condenado em regime fechado ficar obrigado ao trabalho?

No, pois o trabalho um direito subjetivo do preso, que lhe d direito de remio da pena na proporo de trs dias de trabalho para um dia de pena remida. 31. E quando o estado no oferece condies de trabalho ao condenado para que haja o benefcio da remisso, esta fica prejudicada? No, pois o condenado no pode ser prejudicado, devendo ser concedida a remio ainda que no haja o efetivo trabalho.

32. Quando ser permitido ao preso em regime fechado trabalhar em trabalhos externos?

Somente em servios ou obras pblicas, desde que tomadas as devidas cautelas contra fugas e em favor da disciplina. Para a prestao de trabalho externo so necessrios aptido, disciplina e cumprimento de 1/6 da pena.

33. Qual o exame que o condenado que inicia o cumprimento da pena no regime semi-aberto deve fazer? O art. 35 do CP estabelece que dever ser realizado o exame criminolgico, a fim de orientar a individualizao da execuo. 34. Onde o condenado em regime semi-aberto deve cumprir a pena?

Em colnias agrcolas, industriais ou estabelecimentos similares, ficando sujeito a trabalho diurno (que possibilita a remio da pena) e recolhimento noturno. 35. O condenado em regime semi-aberto pode estudar?

Sim, pode freqentar cursos supletivos profissionalizantes, de instruo de segundo grau ou superior. 36. O que a Smula 269 do STJ diz sobre condenados reincidentes?

Diz que, se favorveis as circunstncias judiciais, poder ser adotado o regime prisional semi-aberto ao condenado que, embora reincidente, tenha sido condenado a pena igual ou inferior a quatro anos. 37. Onde o condenado cumpre a pena em regime aberto?

Cumpre em um estabelecimento conhecido como Casa do Albergado. 38. Como o regime aberto?

baseado no senso de autodisciplina e responsabilidade do condenado, permitindo que este, fora do estabelecimento e sem vigilncia, trabalhe, freqente curso ou exera outra atividade autorizada, com recolhimento noturno e nos dias de folga. 39. Qual a pena estabelecida aos inimputveis?

Medidas Curativas ou Medidas de Segurana. 40. O que o STF determinou sobre a medida de segurana em um julgado?

Que a medida de segurana no pode ultrapassar os 30 anos. 41. O que pena para o Direito Penal?

a conseqncia natural imposta pelo Estado a quem pratica uma infrao penal. sempre imposta pelo Estado, o Jus Puniendi aos que praticam crimes ou infraes penais. 42. As penas so reguladas por quais princpios?

Pelos princpios constitucionais. 43. Elas podem ser aplicadas a todos?

Sim, tanto a nacionais como a estrangeiros. 44. So permitidas penas cruis no Direito Penal Brasileiro?

No. As penas consideradas cruis so terminantemente proibidas pelo Direito Brasileiro e isto regulado, tambm, pela Constituio. 45. O que leva a justia a emitir uma sentena penal condenatria?

Para que a justia brasileira emita uma sentena penal condenatria, ela tem que ser provocada. 46. Como dividida a Sano Penal?

Penas, Medidas de Segurana e Medidas Alternativas. 47. Pode ser aplicada uma pena e uma medida de segurana ao mesmo tempo? No, pois no tem como impor uma pena e uma medida de segurana a uma mesma pessoa. 48. O que a Teoria Abolicionista da Pena deseja?

Acabar com a pena. 49. Qual o princpio da Teoria da Lei e da Ordem, utilizada nos EUA?

Antes 200 inocentes presos do que um culpado solto. 50. Qual o princpio da Teoria Garantista da Pena, utilizada no Brasil?

A pena deve ser dada na medida certa, s se priva algum da liberdade se no houver outro jeito. 51. Fale sobre o Regime Progressivo.

quando o indivduo passa a cumprir parte da pena solto, em CONDICIONAL. 52. Quais as penas aplicveis a crimes?

Recluso e Deteno. 53. Qual a pena aplicvel a contravenes?

Priso Simples. 54. Como se d a pena de recluso?

So para os crimes mais graves. Pode comear em regime fechado, semiaberto ou aberto. 55. Como se d a pena de deteno?

So para os crimes menos graves. Sempre comea no Semi-aberto. Depois, a depender do comportamento do condenado, pode ir para o regime fechado. 56. Como podemos saber quando o crime punvel com recluso ou deteno? Basta olhar no cdigo. 57. O que vai determinar a progresso ou regresso de regimes?

Sempre ser o comportamento do preso.

You might also like