You are on page 1of 58

FACULDADE TEOLGICA BATISTA DE ITAPERUNA

UMA ABORDAGEM TICO-TEOLGICA SOBRE A CLONAGEM HUMANA ROBSON SOARES DA SILVA - 8 PERODO

ITAPERUNA 2004

FACULDADE TEOLGICA BATISTA DE ITAPERUNA

Uma Abordagem tico-teolgica sobre a Clonagem Humana Robson Soares da Silva - 8 perodo

Monografia apresentada ao Professor Pr. Rmulo Vincius Dias, da Cadeira de Tcnicas Monogrficas de Bacharelato, da Faculdade Teolgica Batista de Itaperuna, como exigncia parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Teologia.

Itaperuna 2004

DA SILVA, Robson Soares.

Clonagem Humana.

Uma abordagem tico-teolgica sobre a Clonagem Humana. Itaperuna, FATEBI, 2004. 58 p.

Monografia 1. Clonagem; 2. Gentica; 3. Implicaes; etc.

FACULDADE TEOLGICA BATISTA DE ITAPERUNA Curso: Bacharel em Teologia

Uma Abordagem tico-teolgica sobre a Clonagem Humana

Por: Robson Soares da Silva 8o perodo

_________________________ Aluno

________________________ Professor

__________ Grau

____.____.____ Data

SUMRIO

INTRODUO

10

1. ABORDAGEM SOBRE A CLONAGEM E SUA ORIGEM

14

2. IMPLICAES TICO-TEOLGICAS SOBRE A CLONAGEM

16

3. VISO TICO-TEOLGICA DE IGREJAS E GRUPOS RELIGIOSOS

37

CONCLUSO

56

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

58

RESUMO

Esta obra objetiva apresentar ao leitor, subsdios para que possa ter um conhecimento mais profundo a cerca dos aspectos tico-teolgicos sobre a Clonagem Humana, levando-o a refletir sobre as perguntas que tem surgido dentro das igrejas e grupos religiosos sobre a clonagem para fins reprodutivos e teraputicos. Visa esta obra definir o significado da clonagem e sua origem. Visa tambm levar o leitor a analisar a clonagem dentro da tica de um Deus Criador, amoroso e justo, buscando em sua Palavra, atravs da orao e da iluminao do Esprito Santo, orientaes seguras para entender a vontade de Deus sobre esse assunto. A leitura algo essencial para o estudante, em especial para o estudante de Teologia. Esta apostila visa apresentar um pouco de conhecimento acerca do pensamento de alguns estudiosos da Clonagem Humana para fins reprodutivos e teraputicos; suas implicaes ticas, teolgicas, e a viso atual de algumas igrejas e grupos religiosos sobre o assunto. Certamente, que aps a leitura desta apostila, o leitor estar mais familiarizado com o assunto, poder chegar a algumas concluses, como tambm poder chegar a um ponto de vista tico e teolgico que agrade a Deus. A apostila inicia-se com uma abordagem sobre a Clonagem Humana e sua origem; prossegue demonstrando as implicaes ticas e teolgicas sobre a clonagem; em seguida demonstra a viso tico-teolgica de igrejas e grupos religiosos, definindo o pensamento individual de cada igreja e grupo; e termina com uma recapitulao dos principais pontos abordados, resultados que o autor chegou a res-

peito da pesquisa, alm de sugestes e novas perspectivas quanto ao estudo do assunto. Em ltima anlise, como resultado final, pretende-se que o leitor tenha em mos, um material que possa ajuda-lo a esclarecer dvidas sobre as implicaes tico-teolgicas, da Clonagem Humana para fins reprodutivos e teraputicos; e como a Igreja de Cristo deve se comportar diante desse assunto.

ABREVIATURAS

ANVISA - Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria

EUA Estados Unidos da Amrica

Gen. Gnesis

IMS\UERJ Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Isa. Isaas

Jer. Jeremias

LBV Legio da Boa Vontade

Loc. Cit Expresso latino que significa Loco Citato, no lugar, ou passagem, recentemente citado

n. nmero

Op. Cit. (Opus Citatum) = expresso latina que significa obra citada

p. pgina

PGH Projeto do Genoma Humano

Tg. - Tiago

UERJ Universidade Estadual do Rio de Janeiro

INTRODUO

A justificativa para essa abordagem a apresentao e exposio do verdadeiro sentido e finalidade da clonagem humana e suas implicaes com a tica crist e a religio.Esta pesquisa justifica-se pelo fato de existirem inmeras controvrsias quanto ao assunto, pairando sobre ns diversas dvidas concernentes ao tema. Outrossim, pela necessidade pessoal do pesquisador, pelo conhecimento

quanto ao assunto abordado para relacionar dentre as concluses, uma que se identifique com o conceito das igrejas batistas da Conveno Batista Brasileira. A presente pesquisa relevante pelo auxlio que prestar a inmeros acadmicos, estudantes e igrejas, do assunto naquilo que foi proposto abordar na mesma. No obstante ser uma pesquisa tico-teolgica, a cincia ganhar mais uma pesquisa sria quanto metodologia empregada. Ganhar com esta pesquisa o prprio pesquisador e o meio no qual est inserido bem como a comunidade evanglica batista, especificamente acadmica quanto ao assunto abordado. Devido s inmeras controvrsias quanto ao assunto, bem como a falta de posio de alguns estudiosos e telogos em relao ao mesmo, a escassez de livros sobre o assunto, fui levado ao desejo de levantar tal tema. Esta pesquisa tem possibilidades concretas de vir a ser realizadas pelo fato de estarem agrupadas informaes julgadas necessrias pelo pesquisador bem como a disponibilidade quanto ao tempo a ser usado.

As fontes usadas para a realizao desta pesquisa sero obtidas atravs de revistas e artigos da internet que abordem o assunto, dicionrios, etc. Este material de suma importncia concretizao da mesma, em sua anlise. As revistas, artigos e dicionrios, se encontram em Biblioteca Particular; Internet, entre outros. A pesquisa se realizar seguindo etapas prprias, a partir de algumas hipteses norteadoras. A pesquisa ter o seguinte procedimento: leitura de textos de orientao terico-metodolgico; leitura sobre artigos tico-teolgicos sobre clonagem; Interpretao dos textos lidos e anlise geral dos resultados. So duas as perguntas que a pesquisa procurar responder, a partir de uma pergunta central: Quais so as principais implicaes tico-teolgicas sobre a clonagem humana? A partir dessa pergunta, decorrem as seguintes: Quais as estimativas cientficas de quando ser realizada a primeira clonagem humana com sucesso? O ser humano clonado ter alma? A clonagem com clulas-tronco (de embries) ser realizada com tica? Diante dessas indagaes, a hiptese geral que se prope a seguinte: Parece melhor concluir, que a igreja evanglica est no incio de um perodo de transformao, avaliao e concluso das questes ticas e teolgicas que tm surgido em torno do assunto da clonagem humana para fins cientficos e teraputicos. Se a clonagem humana de fato por bem sucedida no futuro, o que de fato ainda no foi comprovado cientificamente (embora se cr que j existe tecnologia suficiente para que isso acontea em breve); a igreja dever estar preparada para responder os questionamentos que surgiro por parte de sua membresia.

A cincia tem evoludo rapidamente, e com isso, a igreja precisa estar preparada para as mudanas que acontecero com respeito ao crescimento cientfico no campo da clonagem. O objetivo ao levantar tal tema, portanto, levar o povo evanglico a refletir sobre as questes ticas e teolgicas que tm surgido e que ainda surgiro no nosso meio, em relao clonagem para fins reprodutivos e teraputicos. Decorrente dessa hiptese central propem-se as seguintes hipteses: A cincia tem tentado alcanar o limite das possibilidades em suas pesquisas, e tecnicamente muitas coisas ainda podero ser feitas, entretanto, tica, moral e religiosamente nem tudo deve ser feito. O Professor Ian Wilmut, um dos criadores de Dolly disse: H evidncias abundantes de que a clonagem pode e sai errado e no h justificativa para se acreditar que isso no vai acontecer com os seres humanos clonados". Acredita-se que ainda demorar algumas dcadas para que a cincia torne a clonagem uma realidade, se de fato o Criador do universo permitir que tal coisa acontea. Cr-se que ainda muito cedo para uma resposta definitiva para essa questo. No momento, o que se pode especular, pois ainda no temos certeza de quando a clonagem humana se tornar uma realidade ou se um dia de fato poder ser realizada de forma segura e eficaz, sem erros cientficos e ticos. Crem os cientistas que podero conquistar vida eterna e perptua, simplesmente refazendo a parte fsica do homem, reconstruindo o corpo e seus genes. Grande engano. Vida no representada apenas pela parte fsica, composto por esprito e alma, dois compostos sob os quais no temos o menor poder. Clonagem significa apenas copiar clulas, reproduzi-las de forma artificial, mas no fosse Deus colocar no corpo um esprito e uma alma, esse no viveria. No temos condies de criar a vida, mesmo que copiemos o corpo. Este suposto corpo clonado (se sobreviver) ter seu prprio esp-

rito e sua prpria alma, ser uma pessoa diferente da primeira, e no uma rplica apesar de fisicamente ser rplica. Sua alma responder a Deus pelos seus pecados, e seu esprito lhe dar autonomia sob suas decises. Se no sobreviver, porque Deus no lhe soprou o flego de vida (esprito), e como vimos, "um corpo sem o esprito morto" (Tiago 2:26). O relatrio constar das seguintes partes: abordagem sobre a clonagem, sua origem e como realizada; explicao tico-teolgica sobre a clonagem; consideraes sobre suas implicaes na religio; viso tico-teolgica de igrejas crists e grupos religiosos e concluso. Nesta pesquisa o pesquisador poder encontrar alguns perigos ou riscos. O primeiro de trabalhar em rea muito expansiva, podendo entrar em fogo cruzado. Podendo, tambm, no encontrar respostas satisfatrias pesquisa. Mesmo sabendo das dificuldades, o pesquisador se dispe a realizar a pesquisa, sabedor de que as lacunas podero, depois de percebidas, ser devidamente preenchidas por pesquisas posteriores.

1. ABORDAGEM SOBRE A CLONAGEM E SUA ORIGEM

1.1. Significado da palavra clone

Diante de tantas indagaes sobre a clonagem humana e grandes dvidas que tem surgido nas pessoas de modo geral, se faz necessrio definir etimologicamente qual o sentido da palavra clone e onde originou-se tal palavra.
Clone, do grego kln, 'rebento', 'broto'; conjunto de clulas ou organismos originrios de outros por algum tipo de multiplicao assexual (diviso, enxertia, apomixia, etc.); Todos os membros de um clone tm o mesmo patrimnio gentico; Cada uma das clulas, ou cada um dos organismos assim gerados; Clone obtido artificialmente: p. ex., inserindo o ncleo de uma clula somtica num vulo cujo ncleo foi adrede retirado.1

De igual maneira ser analisado a seguir a origem da palavra clone no grego. A palavra clone etimologicamente originou-se do termo grego Klon, que significa broto de um vegetal, e identifica indivduos geneticamente idnticos.2

____________
HOLANDA, Aurlio Buarque de. Dicionrio Aurlio Eletrnico Sculo XXI. Ed. Lexicon Informtica ltda.1999. AMORIM, Auta Balbino. Clonagem Humana. Viso Missionria. Rio de Janeiro: 81 (01): janeiro; 2003, p. 08-09.
2 1

2.2. A origem da Clonagem Humana

No de hoje que o homem busca a vida eterna, ou seja, vive em busca da fonte da juventude, vive em busca da cura das doenas e do retardamento da velhice. No passado existiram lendas sobre a fonte da juventude, como por exemplo, quem bebesse da fonte (da gua da juventude) voltaria a ser jovem ou nunca mais ficaria velho. No de hoje que o homem vive em busca de longevidade, de perpetuao.

Em 1902, o professor Hans Spemann usou embries de salamandra (anfbio de corpo alongado e cauda persistente), em estado inicial de diviso celular, observando o efeito organizador daquelas clulas, e recebeu em 1935 o Prmio Nobel de reconhecimento pela importncia de suas pesquisas. Em 1938 ele props teoricamente a possibilidade de se realizar a clonagem. Em 1952 foi realizado o primeiro experimento com sucesso no Instituto Carnegie, em Washington/EUA, quando os cientistas Robert Briggs e Thomas King obtiveram clones de rs por substituio de ncleos celulares. Em 1993, na Universidade George Washington, nos Estados Unidos, foi realizada uma tentativa de clonagem humana, com a utilizao de embries gerados para fertilizao in vitro pelo professor Jerry Hall, mas foi constatada m formao gentica devido penetrao mtua de espermatozides no vulo, de 3 forma que os embries no puderam ser implantados no tero.

___________
3

AMORIM, Auta Balbino. Op. Cit. p. 9.

2. IMPLICAES TICO-TEOLGICAS SOBRE A CLONAGEM

2.1. Implicaes ticas

Ultimamente muito se tem discutido e falado sobre os aspectos ticos e teolgicos que tm surgido e que ainda surgiro sobre a clonagem para fins reprodutivos e teraputicos. Muitos estudiosos em clonagem humana acreditam que dentro de pouco tempo se ouvir a noticia do nascimento do primeiro clone humano. Atualmente muitas pesquisas no campo da clonagem teraputica com clulas-tronco de embries e principalmente do cordo umbilical tem sido desenvolvidas, algumas j com resultados positivos na viso dos cientistas. O ano de 2004 est terminando, em breve entraremos no ano de 2005, mas com certeza em todo o mundo o estudo e as experincias com a clonagem para fins reprodutivos e teraputicos esto crescendo e todos precisam estar atentos quanto s questes ticas.
Conforme se sabe, hoje em dia, os grandes problemas ticos se encontram na famlia, na sociedade civil e no Estado, e uma tica completa no pode ignor-los. A tica contempornea, pois, aprendeu a preocupar-se com as estruturas institucionalizadas de um sistema que, a partir dos programas das cincias humanas, voltaram-se ao bem comum, dignidade humana e a instaurao da paz na Terra. A humanidade encontra-se atormentada pelos problemas de desnutrio, epidemias, falta de educao sanitria, conflitos e guerras, violncia, e por isso clama por uma liderana moral e espiritual que ajudem-na a estabelecer novos rumos em busca da dignidade humana, da justia e da paz. Assim, considerando que o progresso tecnolgico nem sempre beneficia diretamente a humanidade, a lideranas religiosas polemizam a questo poltica no avano cientfico. Assim, no sem razo que o mundo se pergunta sobre a licitude do emprego de recursos (que escassamente so reservados para a sade) empregados sobre a clonagem.

Pergunta-se, pois, inicialmente, se justo gastar-se quantias mirabolantes na investigao acerca da clonagem, quando o mundo no consegue erradicar a misria e a fome. Outro aspecto polmico da clonagem a possibilidade de clonar-se o ser humano. Caso tal processo seja permitido, no ser inevitvel que vrios governos, instituies e empresas abusem desse processo, gerando indivduos com destinos traados, de acordo com os interesses de seus criadores? No seriam criadas grandes fbricas de mquinas e armas humanas, pessoas iguais s geradas sexualmente, mas tendo seus crebros lavados, programados como andrides.4 Em 1977 o professor Bernhard Haering, da Academia Alfonsiana de Roma, Itlia, argumentou favoralmente em relao prtica de clonagem, evidenciando a possibilidade de seleo e eugenia, pois, uma vez constatadas anomalias genticas, os indivduos defeituosos seriam eliminados. Em contraposio, o professor Arthur Caplan considerou inaceitvel tal prtica, at mesmo no caso de clonagem para fins teraputicos, pois grande nmero de embries seriam obrigatoriamente mortos. O livro De volta ao den, do professor Lee Silver, da Princeton University, EUA. Nele o autor se mostra favorvel clonagem humana, alegando que seria uma forma de salvar um filho porta-dor de leucemia, uma vez que a produo de um clone aumenta-ria as chances de um transplante de medula ssea. Aps todas as consideraes podemos concluir que Deus, o Criador, no imps limites inteligncia do ser humano,criado a sua imagem e semelhana. Ele prprio o abenoou e he disse: Frutificai e multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a, dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos cus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E viu Deus tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom. A Cincia tem tentado alcanar o limite das possibilidades em suas pesquisas, e tecnicamente muitas coisas ainda podero ser feitas, entretanto, tica, moral e religiosamente nem tudo deve ser feito. Embora a clonagem seja uma prtica extremamente perigosa, Deus deu ao homem livre-arbtrio, e certamente as pesquisas nesse campo iro continuar. Todavia, deveriam estar mais voltadas para o benefcio da humanidade. Perguntamos: em que seria beneficiado esse ser clonado? Teria ele a sua prpria identidade?5

__________
4

BRAGANA, Ana Maria de M. Aspectos religiosos www.geocities.com/coloquio_bioetica/clonrel.html. p. 01. AMORIM, Auta Balbino. Op. Cit. p. 9.

sobre

clonagem.

29.04.04.

Quando isso acontecer, o significado do que ser humano que at agora sempre envolveu a misteriosa combinao do DNA de duas pessoas vai mudar para sempre. E a discusso que h anos preocupa is especialistas em tica sobre at que ponto o homem pode interferir na natureza, quando o assunto reproduo - vai estar presente em toda mesa de jantar, plpito de igreja e bancada poltica. O perigo imediato a reao cincia oportunista, que pode prejudicar a cincia responsvel, comprometendo as chances de se encontrar a cura de enfermidades como a doena de Alzheimer, o mal de Parkinson, o cncer e as cardiopatias. Ian Wilmut, o cientista que clonou Dolly, mas j se manifestou publicamente contra a clonagem humana, no estava tentando ajudar ovelhas a ter filhotes. Ele estava tentando ajudar fazendeiros a criar ovelhas geneticamente melhores, observa Erik Parens, especialista em biotica do Centro Hastings. Em essncia, a grande questo : at que ponto queremos usar tecnologias reprodutivas para moldar nossos filhos geneticamente? No momento, o pblico ainda no est pronto. Numa pesquisa da Time e da CNN realizada em fevereiro de 2001, 90% dos entrevistados achavam que essa no era uma boa idia. claro que as posturas mudam. H 20 anos, a fertilizao in vitro era ilegal em grande parte dos Estados Unidos, e a idia de se transplantar um corao era considerada horripilante. A opinio pblica sobre a clonagem vai evoluir exatamente como ocorreu com esses outros temas, predizem os defensores. Quando surgir a fotografia de um beb normal, tudo vai mudar, acredita Mark Eibert, defensor da clonagem e advogado californiano. Em contrapartida, se o primeiro beb for imperfeito, a clonagem vai ser banida por uns 100 anos, observa Gregory Pence, professor de filosofia da Universidade do Alabama, em Birmingham. Mesmo depois de seis anos de prtica com clonagem animal, o ndice de fracasso surpreendente: 98% dos embries jamais so implantados ou morrem, seja durante a gestao ou logo aps o nascimento. Os animais que sobrevivem podem ser duas vezes maiores que o normal na hora do nascimento ou ter problemas de corao e sistema imunolgico frgil. (p.44). Wilmut acha quase certo que as crianas clonadas nasceriam com deformidades, e provavelmente sofreriam morte prematu6 ra. Tudo o que foi construdo em termos de padres de tica na pesquisa com pessoas humanas foi no sentido de garantir o respeito integridade fsica e moral de mulheres e homens, e que sua dignidade no viesse a ser ultrajada em projetos cientficos ou pseudo-cientficos. Essas exigncias devem ser reafirmadas hoje em dia quando interesses comerciais e financeiros se fazem presentes de forma intensa na pesquisa biomdica e biotecnolgica via, por exemplo, patenteamento de elementos vivos (clulas-tronco, genes, pedaos de informao gentica etc.), patenteamento de medicamentos, etc, diz Marilena Corra.7

____________
6 7

GIBBS, Nancy. O Clone em debate. Selees Readers Digest. Rio de Janeiro: 42-44, julho,2002.

Armazenamento comercial de clulas-tronco j realidade. 10.02.2004. www.comciencia.br. p. 0204.

Apesar de no passar pelas mesmas implicaes morais e legais que as clulas-tronco obtidas a partir de embries, a existncia dos bancos de sangue de cordo privados tambm traz alguns questionamentos ticos. "At hoje, as trocas envolvendo partes do corpo humano, fluidos corporais etc. se davam em regime voluntrio e de dom. Uma comercializao como esta [dos servios oferecidos pelos bancos privados] cria um grupo de consumidores de sade em funo exclusivamente de seu poder aquisitivo, o que nega completamente a lgica de solidariedade que vigora e deve vigorar na doao ou na defesa da sade, em geral", afirma Marilena Corra, mdica e professora do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Os pesquisadores avaliam a possibilidade da utilizao das clulas do sangue de cordo para regenerar tecidos nosanguneos, tais como o neurolgico, muscular, cartilaginoso e cardaco, por exemplo. "Com isso, o sangue de cordo umbilical poder ser fonte inesgotvel de recursos biolgicos na rea de engenharia de tecidos. Quem sabe, em um futuro prximo, possamos tratar leses traumticas, hoje ainda irreversveis, como 8 a leso da medula espinhal" acredita Tatsui.

Por enquanto, os mdicos s obtiveram resultados positivos com o transplante de clulas do sangue de cordo no tratamento de doenas como a leucemia, linfomas e mielomas, que necessitam de um transplante de medula ssea.9

____________
8 9

www.comciencia.br. Op. Cit. p. 03. www.comciencia.br. Loc. Cit.

Alguns especialistas ainda consideram que o preo dos servios oferecidos pelos bancos privados muito alto para uma chance pequena de utilizao do sangue de cordo. Armazenar o cordo seria, de certa forma, uma viso pessimista a respeito da vida. "A gente guarda o cordo e fica torcendo para o filho ter leucemia ou uma outra patologia antes do prazo de vencimento do material biolgico, ou dentro daquilo que se estava esperando", ironiza Marilena Corra. Para Aldima Mendes, coletar e armazenar o sangue de cordo umbilical de um indivduo uma viso futurista da vida. " ter uma possibilidade futura de utilizar clulas-me para pesquisar, para curar uma doena. Antes voc tinha um bem que jogava no lixo, e agora voc pode utiliz-lo para a recuperao do ser humano, muitas vezes at para salvar vidas". O armazenamento de clulas embrionrias proibido no Brasil. Mas uma mudana no projeto da Lei de Biossegurana, que regulamenta a pesquisa e a comercializao de transgnicos, deve permitir que se armazene embries humanos nos laboratrios de pesquisa. Segundo Aldima Mendes, essa situao, no entanto, poder abrir brechas para o comrcio de embries. "Tudo o que foi construdo em termos de padres de tica na pesquisa com pessoas humanas foi no sentido de garantir o respeito integridade fsica e moral de mulheres e homens, e que sua dignidade no viesse a ser ultrajada em projetos cientficos ou pseudo-cientficos. Essas exigncias devem ser reafirmadas hoje em dia quando interesses comerciais e financeiros se fazem presentes de forma intensa na pesquisa biomdica e biotecnolgica via, por exemplo, patenteamento de elementos vivos (clulas-tronco, genes, pedaos de informao gentica etc.), patenteamento de medicamentos, etc", diz Marilena Corra. Segundo ela, no existem at hoje evidncias cientficas suficientes que possam justificar que se aceite, de um ponto de vista tico, o uso de embries humanos em pesquisas. "A no ser quando se defende a manipulao e utilizao indiscriminadas do mundo vivo e dos corpos das pessoas".10 Para Borojevic, existem sujeitos criminosos e antiticos em todos os setores da sociedade. "A sociedade deve (ou deveria) se proteger de todas as malversaes e de excessos, tanto na rea de sade quanto em outras, no esquecendo que o uso de clulas-tronco pode resolver doenas graves e diminuir consideravelmente o sofrimento do paciente e o custo social de sade da populao", observa. Na opinio dele, para impedir que os interesses comerciais prevaleam sobre a prtica da pesquisa, necessrio ter leis claras e justas, e garantir o respeito s leis. Caso o armazenamento de embries humanos seja permitido, a ANVISA ser o rgo responsvel pela regulamentao desse setor.11

____________
10 11

www.comciencia.br. Loc. Cit. www.comciencia.br. Loc. Cit.

Os avanos da cincia nos ltimos j mostram que sim, tudo que fizemos ate agora da - nos uma plida percepo de que ainda podemos fazer. Muitas das questes com que hoje nos defrontamos chegam ate a perder o significado diante daquelas com que nos veremos em um futuro ate muito prximo. obvio, porem, que nada disso nos exime da responsabilidade e do dever de discutir essas questes que, por certo, tocam as fibras mais profundas dos conceitos ticos, morais, filosficos e religiosos de toda pessoa educada. Assim, a questo se devemos ou no ir to longe quanto j fomos tem de ser confrontada com a realidade do nosso potencial. Teramos ns sido feitos por Deus com um potencial imenso, mas, para nos mantermos dentro dos limites razoveis do certo e do errado, confinados ao uso de mseros 5% desse potencial? Responder de modo afirmativo , obviamente, tambm afirmar que ao criar o homem, Deus teria desperdiado recursos, atraindo para si mesmo um problema incontornvel, porque a humanidade certamente vai trilhar todos os caminhos que puder.12

____________
12

NETO,Cristiano P. da Silva. Clonagem A cincia e a Religio. 29.04.2004.www.cacp.org.br. p.2.

Esclarecendo um pouco mais, vamos considerar, por exemplo, um casal que no pode mais ter o privilegio da maternidade, com um filho que subitamente se v acometido de meningite, prestes a morrer , sem que a medicina possa fazer qualquer coisa a respeito para preservar essa vida . Nada, obvio, ira superar a dor dessa perda, mas a clonagem poderia amenizar esse sofrimento. Colhida uma clula dessa criana, seria devolvida a essa me, primeiro a oportunidade de abrigar, dentro de si, uma nova vida. Aps nove meses, ela seria novamente me de uma criana que, em todos os aspectos, seria filha do casal, e muito parecida com aquela que se fora. Fazer experincia com o urnio certo ou errado? Bem, depende da nossa motivao. Se planejarmos a construo de uma bomba atmica, visando a guerra, muitos consideraro errado. Mas se o objetivo da experincia o controle das radiaes, a fim de que possamos ser utilizadas no tratamento de certas doenas que tanto afligem a humanidade, obvio que esta ser considerada uma boa causa. De igual modo, para que possamos estar em condies de julgar o ato de clonar um ser humano, e decidir se isto certo ou errado, precisamos saber com inteno esse tipo de experincia estar sendo levado a efeito. De qualquer forma, as poucas experincias feitas nessa direo j se mostraram teis, conduzindo-nos a um novo patamar no que diz respeito ao conhecimento relacionado herana gentica, permitindo-nos vislumbrar, em futuro prximo, o fim de doenas e males hereditrios. H, entretanto, outros pontos que transcendem esse bsico, e que tambm precisam ser considerados. Recentemente, a imprensa deflagrou um debate em torno do fato de que um laboratrio estava cogitando sobre a possibilidade de descartar embries humanos no utilizados em suas experincias. Eles haviam sido produzidos para resolver os problemas de casais estreis, mas, prevendo-se o insucesso de algumas das tentativas, foram produzidos maior numero do que o necessrio, e alguns acabaram sobrando.13 A sociedade se divide em dois grupos em relao a essa questo. H os que consideram o ser humano somente a partir do seu nascimento. Para esses, descartar os embries no envolve qualquer questo tica, moral ou religiosa. Outros, porem, entendem que o ser humano j uma realidade a partir de sua concepo.14

____________
13 14

NETO, Cristiano P. da Silva. Op. Cit. p. 3 NETO, Cristiano P. da silva. Op. Cit. p. 4

Nesse caso, seria uma atrocidade inominvel descartar os embries como se nunca houvessem existido. Essas pessoas certamente mantm o ponto de vista de que uma experincia capaz de deixar esse tipo de resduo no deveria jamais ser conduzida. A nica forma de se resolver esse problema seria a produo de um embrio de cada vez, o que talvez possa ser possvel no futuro, tanto no caso da fertilizao in vitro, quanto no caso dos clones. Todos esses detalhes nos mostram que esta no uma questo de soluo fcil. H muitos pontos obscuros a esse respeito e que ainda precisam primeiro ser detectados para que uma para que uma opinio mais abrangente acerca dos clones possa finalmente ser elaborada. Sabemos que o clone carrega consigo o mesmo material gentico do ser que o originou, isto , do qual ele foi clonado. Mas, e quanto as suas caractersticas psicolgicas, suas preferncias, suas habilidades? Estes so pontos importantes, que certamente nos permitiro uma reflexo mais acurada sobre os clones. O material gentico dos clones vem de um nico doador e o vulo em que ele implantado, que teve seu ncleo removido, funciona somente como meio adequado para que todo o conjunto se desenvolva em direo ao novo ser. Nesse caso, clone e doador so de fato geneticamente idnticos. Isto, entretanto, no significa que eles sejam replicas exatas um do outro. Isto pode no acontecer nem mesmo no que diz respeito `a aparncia fsica . Fatores externos sempre podem interferir no desenvolvimento, introduzindo diferenas que denominadas de circunstancias. Do ponto de vista psiclogo e comportamental, a situao no muito diferente. Todos somos frutos das experincias vividas e no h qualquer razo para que os clones venham a se constituir uma exceo.15

Assim, caem por terra os sonhos que alguns ainda acalentam de poder clonar um cientista famoso e obter uma pessoa capaz de dar, no mesmo nvel, continuidade ao trabalho que vinha sendo conduzido. Ou ento, de formar um time de futebol a partir de clones de um jogador famoso. Nada disso seria possvel, pelo menos no por essa via. Algumas perguntas talvez fiquem sem resposta ate que os clones se tornem uma realidade mais palpvel, se que algum dia chegaremos a esse ponto. Uma das caractersticas mais extraordinrias dos seres vivos o fato de que cada um deles nico em sua espcie, individualizado por suas caractersticas.Os clones, entretanto, caminham em sentido contrario. Teriam, um clone e seu doador, as mesmas impresses digitais? Se essa pergunta tiver resposta afirmativa, estaremos diante do principio de um caos que logo se estabelecia por toda a sociedade, mantidas as regras que hoje a governam. Por outro lado, algumas perguntas encontrariam respostas nessas experincias. A transmisso de caractersticas se constitui em um assunto polemico quando extrapolamos essas idias alem dos limites fsicos. Creio que atravs dos clones se poderia verificar que talentos, habilidades e inteligncia no so transmitidos atravs do 16 material gentico. ___________
15 16

NETO, Cristiano P. da Silva. Op. Cit. p. 4-5. NETO, Cristiano P. da Silva. Loc. Cit.

A fim de que a clonagem humana no seja proibida, os "especialistas" declaram que h uma diferena entre "clonagem reprodutiva" (que eles dizem estar dispostos a proibir) e a chamada "clonagem teraputica" (que eles insistem em que no deve ser proibida). De acordo com esse argumento, a clonagem reprodutiva consiste em implantar um embrio clonado no tero de uma mulher voluntria com o objetivo de gerar uma criana e trazla ao mundo. Os defensores da clonagem dizem que no querem isso. O que eles querem que as leis permitam que se possa fazer experincias "mdicas" com os embries clonados.17 Mas essa distino falsa. Um clone usado em pesquisas no diferente em espcie ou natureza de um clone destinado para implantao num tero. Em outras palavras, j um ser humano. A pergunta que fica no ar ento : Qual ser o destino da vida humana criada atravs da clonagem? O ato de apenas proibir clones para uso reprodutivo deixaria as empresas de biotecnologia livres para produzir todos os clones humanos que quiserem, sem limite algum - contanto que depois os destruam, em vez de deix-los nascer. desnecessrio matar embries humanos a fim de se extrair clulas-tronco. Os cientistas sabem disso. Essas mesmas clulas podem ser tiradas de cordes umbilicais doados, sem mencionar o fato de que se pode utilizar as clulas-tronco de pessoas adultas, sem nenhum sacrifcio de vidas. Mas os cientistas insistem em que eles desejam os embries Quais sero suas reais intenes? Richard Lynn, professor emrito de psicologia da Universidade de Ulster, Alemanha, afirma que a sociedade de hoje, em sua aceitao da tecnologia reprodutiva, precisa examinar se deve continuar condenando os nazistas do passado, que faziam experincias nessa rea. As experincias eugnicas dos nazistas foram condenadas porque envolviam seres humanos vivos, que eram eliminados. Do mesmo jeito, as pesquisas com embries humanos envolvem a eliminao de seres humanos vivos.18

____________
17

SEVERO, Jlio. Clonagem Humana: Manipulando a vida. 12.02.2003. www.jesussite.com.br. p. 01.


18

SEVERO, Jlio. Op. Cit. p. 03.

As pesquisas de clonagem de animais, plantas e at genes, tecidos e clulas humanas (excetuando os embries) podem ser benficas e no representam nenhum problema moral intrnseco. No entanto, quando as pesquisas voltam a ateno para seres humanos, precisamos nos assegurar de que a dignidade humana no seja minada na busca do progresso humano. Experincias com seres humanos, separadas de consideraes morais, poderiam progredir mais rapidamente num nvel tcnico - mas s expensas de nossa humanidade. Proibir a clonagem humana ajudar a dirigir os empreendimentos comerciais mdicos para pesquisas que beneficiaro os seres humanos, sem produzir, explorar e destruir nosso semelhante para ganhar esses benefcios. Criar uma vida humana com o nico objetivo de se utilizar partes de seu corpo e destru-la a utilizao mais injusta da clonagem humana - no sua desculpa mais elevada.19 No h necessidade de se manipular e destruir embries por causa das clulas-tronco. Estudos que utilizam clulas-tronco no embrionrias, extradas com tica e segurana do sangue dos cordes umbilicais, medula ssea, clulas do crebro e gordura j so realidade. Esses estudos clnicos oferecem benefcios slidos para pacientes que sofrem de doenas do corao, doenas do sangue e outras problemas de sade. Clulastronco de pessoas adultas tm sido usadas, com bastante sucesso, em pacientes: para tratar deficincias de cartilagem em crianas; restaurar a viso de pacientes cegos; aliviar esclerose mltipla e artrite reumtica e servem como auxlio em muitos 20 tratamentos de cncer. O uso das prprias clulas-tronco do paciente prefervel, em vez de se usar as clulas-tronco de embries, pois evita o problema de o corpo rejeitar clulas de outras pessoas. H evidncias dos benefcios das clulas-tronco de pessoas adultas, porm o mesmo no ocorre com clulas de embries. Os estudos mais recentes em animais revelam que as clulas-tronco de embries so instveis e imprevisveis e podem levar morte prematura ou grave anormalidade. H o mesmo problema entre 21 os seres humanos.

____________
19 20 21

SEVERO, Jlio. Op. Cit. p. 3-4. SEVERO, Jlio. Loc. Cit. SEVERO, Jlio. Op. Cit. p. 05.

O Dr. Ian Wilmut, um dos criadores da ovelha Dolly, disse que todos os animais clonados no mundo sofrem de defeitos genticos e fsicos. Ele examinou todos os estudos feitos em torno de clonagem de animais e chegou a concluso de que todas as clonagens feitas em animais, os mesmos sofrem de algum tipo de anormalidade nos rgos, com obesidade e em seu sistema imunolgico. Segundo ele, a ovelha Dolly desenvolveu artrite bem cedo e existe grande chance de isso vir a acontecer com a clonagem de seres humanos.

Cientistas americanos informam que transformaram clulastronco de medulas sseas de pessoas adultas virtualmente em todos os tipos de clulas no corpo, aumentando a esperana de que poderiam ser usadas para criar uma fonte infinita de clulas para tratar doenas. O jornal Correio Brasiliense, de Braslia, trouxe uma importante notcia: "Cientistas dos EUA publicam estudos que comprovam a capacidade das clulas adultas de 22 se diferenciar em qualquer tecido do corpo.

____________
22

SEVERO, Jlio. Loc. Cit.

Tudo isso traz uma pergunta intrigante: Por que os meios de comunicao mostram muito mais interesse em notcias sobre as experincias com embries do que em notcias sobre os sucessos reais das pesquisas que utilizam somente clulas-tronco de pessoas adultas? Se o alvo da notcia esclarecer sobre o que a cincia est fazendo para avanar os tratamentos mdicos, ento por que os noticirios do muito mais visibilidade e cobertura para as experincias com embries, quando est provado o valor das pesquisas com as clulas-tronco de adultos? Referindo-se aos especialistas em "tica" que muitas vezes so consultados para comentar e decidir questes importantes como a clonagem, o Dr. James Dobson revela o que pensam realmente alguns deles: Sabemos que h um desrespeito quase total para com o valor da vida humana em alguns crculos ps-modernos. O Dr. Peter Singer um especialista em tica e professor na Universidade de Princeton. Veja o que ele escreveu: "Muitas vezes, no , de forma alguma, errado matar uma criana quando ela sai do tero". Ele disse, e observe as palavras dele agora: "O fato simples que matar um beb jamais equivale a matar uma pessoa". O especialista em tica Dr. Scott Rae do Seminrio Teolgico Talbot, EUA, disse: "No h motivo por que no possamos ou no devamos usar as clulas-tronco de pessoas adultas Mas h um problema que vemos no ato de tirar clulas-tronco de embries humanos: equivale a matar uma pessoa a fim de beneficiar outra". O Dr. Rae compara a conduta de alguns mdicos de hoje aos mdicos nazistas que, sem consentimento, faziam experincias em judeus, sob a alegao de trazer benefcios mdicos para a sociedade. claro que impossvel obter o consentimento necessrio de uma pessoa clonada que est 23 no estgio embrionrio.

____________
23

SEVERO, Jlio. Op. Cit. p. 06.

A coalizo da Americans to Ban Cloning (Americanos a favor da Proibio da Clonagem) est promovendo uma campanha para que a clonagem humana, para todos os propsitos, seja proibida no mundo inteiro. A clonagem humana tem de ser proibida porque: - A clonagem humana representa a utilizao e a comercializao de seres humanos como se fossem produtos de consumo. - A clonagem humana criaria uma classe de seres humanos que existiriam no como fins em si mesmos, mas como meios de realizar os objetivos dos outros. - Ser impossvel proibir legalmente a clonagem como meio de se produzir seres humanos nascidos vivos, a menos que se proba tambm a clonagem para todos os propsitos - inclusive o uso da clonagem para produzir embries humanos como fontes de clulas-tronco ou para outros tipos de experincias. Classificar o uso de clulas-tronco e experincias com embries como "clonagem teraputica" algo perigoso e enganador, pois j est provado que a clonagem no necessria na produo de terapias humanas. - A clonagem humana explora experincias com seres humanos e representa perigos desnecessrios para a vida e a sade da criana e da me. - A clonagem humana destri a ordem social e confunde o significado da paternidade e as relaes familiares da criana clonada. - Os seres humanos tm o direito de no serem criados como objetos de experincias. - A clonagem humana poder levar reproduo de pessoas vivas ou mortas sem seu conhecimento ou envolvimento. - A clonagem humana uma afronta inerente dignidade e individualidade da vida humana. - A clonagem humana representaria, tecnologicamente, a porta de entrada para a realizao de mais manipulaes e controle gentico de seres humanos. - A clonagem humana engana as pessoas enlutadas pela perda de um cnjuge, um amigo ou parente ao prometer o que no poder cumprir: trazer de volta um ente querido j falecido.24

O Presidente George Bush, dos EUA, declarou sabiamente: "A vida uma criao, no uma mercadoria. Nossos filhos so presentes que precisamos amar e proteger, no produtos que devemos projetar e fabricar. Permitir a clonagem seria dar um importante passo para nos transformarmos numa sociedade em que seres humanos so desenvolvidos para a obteno de rgos como peas sobressalentes, e crianas so projetadas de acordo com as especificaes dos clientes. Isso no aceitvel" (Cloning: A Necessary No, National Review, 6 de maio de 2002, p. 15).25 ____________
24

SEVERO, Julio. Op. Cit. p. 7. SEVERO, Jlio. Loc. Cit.

25

A resposta para a questo da clonagem, diz Arthur Caplan, especialista em biotica da Universidade da Pensilvnia, que qualquer um que clone uma pessoa hoje deveria ser preso. Matar fetos e embries sem nenhum outro motivo alm da curiosidade um experimento brbaro. Mas, se no achamos que isso est errado e se a mdia prefere apenas observar, boquiaberta, a condenar essa atitude, ento a condenao de todos 26 ns.

Igrejas, associaes, convenes, comunidades, clubes de servio, grupos de direitos humanos e outros grupos de interesse, precisam mobilizar e estar atentos a projetos que certamente sero desenvolvidos no Brasil no campo da clonagem. J se fala em um banco de embries, isto , o armazenamento ce clulas embrionrias. No Brasil, ainda proibido, mas segundo rumores (at no Congresso Nacional), j se pensa em fazer uma mudana no projeto de lei de bio segurana, para que seja permitido.A sociedade precisa estar atenta!

____________
26

GIBBS, Nancy. Op. Cit. p. 47.

2.2. Implicaes Teolgicas

No Salmo 139.16, Davi assim se expressou: os Teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no Teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. Em pleno sculo 21, surge uma grande discusso teolgica: Como encarar a clonagem humana diante da Lei de Deus? A bblia diz alguma coisa sobre a clonagem? Como pastores e telogos respondero a um casal de sua igreja que quiserem clonar um filho que morreu tragicamente de um acidente ou de um cncer? Como respondero a luz da bblia, quando um membro quiser congelar vulos fecundados para no futuro ser usados os embries para substituir possveis rgos doentes de seus filhos? Davi, ao dizer as palavras acima citadas no Salmo 139.16, deixou bem claro que somente Deus tem a resposta para todas as etapas de nossa vida, do momento do encontro do espermatozide com o vulo, dando incio a fecundao, do crescimento do feto, da formao dos tecidos, ossos, msculos, at o nascimento; no desenrolar de toda a sua vida, at a sua morte fsica. Somente o Criador do Universo tem as respostas certas para as questes teolgicas da Clonagem Humana. Cabe aos pastores e telogos atuais buscar em Deus, na sua Palavra e atravs da orao, respostas certas para suas igrejas.

O homem pode buscar na cincia solues passageiras para melhorar o seu exterior, mas Deus quem tem pleno domnio sobre o interior, pois Ele quem o forma. Ele que est na origem da formao de cada ser humano, quer no corpo, quer na alma, quer no esprito. O Senhor, dirigindo-se a Jeremias, declara: "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que sasses da madre te santifiquei" (Jer. 1:5). Isaas declara que o Senhor o formou desde o ventre para seu servo (Isa. 49:5). Estas passagens bblicas provam claramente que o Senhor tem pleno controle sobre a vida humana desde o momento da concepo (e mesmo antes!...) - logo, o Senhor no pode intervir na criao de uma alma, corpo e esprito objeto de uma clonagem cientfica feita pelo prprio homem.27

H telogos que argumentam, que s atravs do processo normal de reproduo, permitir a existncia real e efetiva da alma e do esprito. Ser que de fato eles esto com a razo? Ser que os seres humanos clonados (se essa experincia j foi bem sucedida ou ainda ser) no tero esprito e alma? No respondero a Deus pelos seus atos iguais aos seres humanos gerados por meio natural? Afirma-se que o propsito verdadeiro de Deus a reproduo mediante filhos e no mediante clonagens - - aos reprodutores chama o Senhor de bem aventurados e aos filhos chama o Senhor como herana Dele (Salmo 127.3-5). Alguns afirmam que o propsito do homem ao clonar algum querer ser igual a Deus, esquecendo-se Dele e conquistar a vida eterna pelos seus prprios esforos. Esquecem-se eles que a bblia est repleta de histrias, em que todas as vezes que o homem quis ser igual a Deus e chegar a Ele pelos prprios esforos, as conseqncias foram trgicas.

___________
27

A Clonagem e a Bblia. 29.04.2004. www.pregai.com.br. p. 01.

Mas, pode o homem realmente criar a vida? A bblia diz alguma coisa sobre a clonagem? Como basear este fato na bblia? do conhecimento de todos os evanglicos que a bblia a nica regra de prtica e f do verdadeiro cristo. Por isso, entende-se que o que est na bblia, suficiente para que todos entendam a lei de Deus. evidente que nela no se tem o conhecimento total da vontade de Deus com respeito clonagem, mas, clonagem mexer com a vida que Ele d, e ela fala muito sobre a vida. Assim necessrio que pastores e telogos busquem estar no centro da vontade de Deus, orando e fazendo um estudo sistemtico da bblia, para que encontrem respostas de Deus para os homens com respeito clonagem humana, e no respostas de homens para homens.

Mais uma vez, a experincia da torre da Babel pode ser de grande valia na analise desta questo. Ela nos mostra que uma realizao no , necessariamente, boa ou m. Nenhuma realizao pode ser submetida a julgamento divorciada de suas causas e das circunstancias que a cercam. Do mesmo modo, a questo relativa aos clones, se so certos ou errados, no pode ser analisada sem que se explique as razoes para esse tipo de experincia.28 Esclarecendo um pouco mais, considere, por exemplo, um casal que no pode mais ter o privilegio da maternidade, com um filho que subitamente se v acometido de meningite, prestes a morrer , sem que a medicina possa fazer qualquer coisa a respeito para preservar essa vida . Nada, obvio, ir superar a dor dessa perda, mas a clonagem poderia amenizar esse sofrimento. Colhida uma clula dessa criana, seria devolvida a essa me, primeiro a oportunidade de abrigar, dentro de si, uma nova vida. Aps nove meses, ela seria novamente me de uma criana que, em todos os aspectos, seria filha do casal, e muito parecida com aquela que se fora.29

____________
28 29

NETO, Cristiano P. da Silva Neto. Op. Cit. p. 03. NETO, Cristiano P. da Silva Neto. Loc. Cit.

Talvez algum mais radical no meio pudesse argumentar que se Deus permitiu que a primeira criana ficasse doente e morresse, era exatamente essa a sua vontade. Mas, se o nascimento da segunda aconteceu atravs da clonagem, no poderia ser usado o mesmo argumento anterior? Deus havia permitido que a segunda criana nascesse, era plano Dele.

significativo o fato de que, durante anos, as Escrituras Sagradas foram questionadas em funo de dois de seus episdios, reputados como falsos. Um deles o da formao da mulher a partir do primeiro homem criado por Deus; o outro, o do nascimento virginal de Jesus. O argumento era sempre o de que s atravs do nascimento se pode obter um ser humano, e que isto necessariamente envolve o relacionamento sexual entre um 30 homem e uma mulher.

Com o surgimento de experincias de clonagem humana, fica claro que o argumento era falso; e que esse argumento no mais se constitui uma ameaa credibilidade da bblia.

No h, tambm, qualquer indicao, bblica ou cientifica, de que espermatozide e vulo carreguem, dentro de si, partes incompletas de esprito que tambm se fundem no momento da concepo para formar o esprito do novo ser. No! A presena do esprito em cada ser humano, no momento de sua concepo, no responsabilidade humana. Essa a parte que s a Deus compete. Assim, ainda no ser desta vez que podero trazer a vida zumbis, na forma de corpos que andam, desprovidos de esprito, se que algum tem interesse nisso. Este tema demasiadamente importante para ser tratado a sombra de idias preconcebida ou de falsos conceitos. Mente aberta e uma compreenso acurada dos fatos elementos indispensveis para que se proceda a uma analise dos clones 31 com a devida iseno.

____________
30 31

NETO, Cristiano P. da Silva. Op. Cit. p.06. NETO, Cristiano P. da Siva. Loc. Cit.

A inseminao artificial e a fertilizao in vitro provaram que no h necessidade de relao sexual para o nascimento de um novo ser. Criou-se na poca muitas discusses teolgicas a respeito. E hoje, voc saberia dizer quantos seres humanos gerados por esses mtodos so pessoas regeneradas por Cristo e membros atuantes nas igrejas? Quem sabe algum desses bebs gerados no so hoje at pastores e missionrios? Ser que a clonagem humana no veio para mostrar ao mundo que espermatozides e vulos no so meros coadjuvantes no processo de reproduo humana? Porque o astro o beb que vai nascer! A seguir examine o argumento teolgico de Cristiano P. da Silva:

Na verdade, aquilo que denominamos de tcnicas de clonagem so tcnicas de manipulao do material gentico dos seres vivos, e a clonagem, propriamente dita, apenas uma de suas aplicaes. J estamos colhendo alguns dividendos do uso dessas tcnicas, no melhoramento de plantas e animais, na possibilidade de socorro a espcies ameaadas de extino e, talvez o maior triunfo de todos, o fim j anunciado de algumas desordens genticas que h muito afligem a humanidade. Tudo isso muito bom e devemos agradecer a Deus por todas essas conquistas, porque tudo isso vem de Deus...(Tg.1.17, verso Linguagem de linguagem ) . O problema que o conhecimento que temos da natureza uma via de mo dupla, e pode tanto ser usada para o bem, quanto para o mal. Precisamos, ento, estar atentos para essa incongruncia que nos acompanha como humanidade, desde que nos afastamos do propsito para o 32 qual o Senhor nos criou.

____________
32

NETO, Cristiano P. da Silva. Op. Cit. p. 07.

Outro ponto muito discutido se clones humanos tero ou no esprito e/ ou alma. Para examinar essa questo do ponto de visto bblico, temos de recorrer aos captulos iniciais da Escritura, onde encontramos os detalhes referentes criao do gnero humano: Formou o Senhor Deus o homem do p da terra, e soprou-lhes nas narinas o flego de vida, o homem tornou-se alma vivente (Gn. 2.7). O passo seguinte foi ordem para que nos reproduzssemos, obviamente atravs de relaes sexuais entre homens e mulheres. Hoje, porm, sabemos que, de um ponto de vista puramente reprodutivo, o papel das relaes sexuais o de proporcionar condies para que o vulo e espermatozides se encontrem e assim ocorra concepo de um novo ser. Esse conhecimento nos possibilitou, h algumas dcadas, a experincia de fertilizao in vitro, uma novidade que trouxe novo alento a mulheres que experimentavam dificuldades para engravidar. Nesses casos, o encontro entre espermatozide e vulo se realiza em um tubo de ensaio e o embrio que ali se forma depois implantado no tero da mulher para que ocorra o restante do processo de gestao. Quando isso comeou a ser feito, alguns segmentos da sociedade pretenderam discutir a questo espiritual, mas hoje vemos que as pessoas geradas atravs desse tipo de procedimento so to humanas quanto s 33 outras geradas por um processo natural.

Analisando o fato acima, natural que com o surgimento da clonagem, telogos e pastores inicialmente, tenham dificuldades para formar uma opinio definida em relao s implicaes espirituais, como foi no caso do incio da fertilizao artificial. Todavia, cr-se que com a evoluo das experincias nas questes reprodutivas e teraputicas, se forme luz da Palavra de Deus uma conduta correta diante da clonagem.

____________
33

NETO, Cristiano P. da Silva. Op. Cit. p. 08.

Observe abaixo a continuao do comentrio de Cristiano P. da Silva a respeito das implicaes espirituais com respeito s tcnicas de clonagem:

Quando observamos as tcnicas de clonagem, vemos que elas so apenas um avano nessa direo. O material gentico, extrado do ser que ser clonado, teve sua origem no encontro entre um espermatozide e um vulo, de modo que no estamos, de um ponto de vista bsico, fazendo nada realmente novo. Assim a expectativa em relao clonagem de seres humanos, se isto algum dia se tornar realidade, a de que teremos seres to humanos quanto todos ns que hoje expressamos nossas preocupaes a esse respeito. Em outras palavras, o que estamos dizendo que, no importa que atalhos tomemos no sentido de viabilizar a reproduo entre seres vivos (homens, animais ou plantas) o resultado ser sempre aquele que o Criador programou desde o inicio, quando as espcies foram por Ele criadas.34

Da forma em que a cincia e a sociedade tm caminhado com respeito ao assunto clonagem humana, sem buscar orientao bblica segura; cr-se que em breve as igrejas tero que se substiturem as suas preocupaes atuais sobre a clonagem, com os problemas que surgiro com a aplicao dessas tcnicas em seres humanos.

____________
34

NETO, Cristiano P. da Silva. Loc. Cit.

3. VISO TICO-TEOLGICA DE IGREJAS E GRUPOS RELIGIOSOS

3.1. Igreja Presbiteriana do Brasil

Posicionamento da Igreja Presbiteriana do Brasil face ao progresso da cincia e do projeto do genoma humano (PGH) e criao de Comisso de Biotica em nvel federal, Considerando a pertinncia deste posicionamento no atual momento histrico da humanidade, resolve: 1. Aprovar o documento nos seguintes termos: POSICIONAMENTO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL FACE AO PROGRESSO DA CINCIA E DO PROJETO DO GENOMA HUMANO (PGH) Introduo: A Igreja Presbiteriana do Brasil tem como marco de origem a data de 12 de agosto de 1859. Surgiu com a reinterpretao da f crist, luz da Bblia com a chamada Reforma Protestante, em Genebra, inicialmente com Ulrico Zwinglio, depois com Joo Calvino, Guilherme Farel e Joo Knox. , portanto, uma Igreja Protestante Histrica que representa a F Reformada no Brasil. Ns somos, hoje, 3.715 igrejas em todo o Brasil, com mais de meio milho de fiis, 225 Presbitrios e 58 Snodos. Esta Igreja vem, perante Sua Excelncia, o Dr. Fernando Henrique Cardoso, Presidente da Repblica, perante Sua Excelncia Senador Jader Barbalho, Presidente do Senado Federal, perante Sua Excelncia Deputado Federal Acio Neves, Presidente da Cmara dos Deputados, portanto, perante o Poder Legislativo; e ainda perante Sua Excelncia: O Ministro Carlos Velloso, Presidente do Supremo Tribunal Federal, portanto, perante o Poder Judicirio, para expor, requerer e propor o que segue: Resumo Histrico Joo Calvino foi, no seu tempo, grande paladino dos direito humanos: lutou contra os abusos do poder, lidou com o problema poltico-filosfico da desobedincia civil e do direito de revolta; lanou os fundamentos da forma republicana de governo; tornou-se o pai da democracia moderna. Ainda hoje, as Igrejas calvinistas so verdadeiras escolas de liderana e exemplos de democracia, praticando eleies diretas em todas as suas entidades internas. Calvino, inteiramente em sintonia com os movimentos polticos e sociais de sua poca, entendeu que o emergir dos estados nacionais europeus, o desenvolvimento do comrcio e da classe burguesa, e a vasta expanso do mercado financeiro exigiram uma reviso da retrgrada proibio da prtica de emprstimo a juros, nova conceituao do trabalho como vocao de Deus, o incentivo de uma mentalidade de poupana e de investimento, alm de uma rgida tica que preconizava um estilo de vida simples e frugal, e a riqueza como resultado do aumento da produtividade por meio do trabalho. Calvino tornou-se, assim, um dos pais do capitalismo moderno, pioneiro da justia social e dos direitos humanos. Somos herdeiros da mesma f bblica, na perspectiva reformada; vimos a pblico para afirmar que Calvino deu importante apoio cultura e s cincias mdicas, encorajando o estudo cientfico da natureza. Aprovou e incentivou o estudo da medicina e da astronomia. No fora o impulso do calvinismo cincia na Inglaterra,

dificilmente a humanidade teria chegado fsica newtoniana. Outra importante contribuio de Calvino para o avano da cincia foi o seu combate ao literalismo bblico. Em sua obra, ele no visava apenas a uma reforma espiritual ou doutrinria na vida da Igreja, mas tambm a uma interveno transformadora na cultura e na histria, em nome da Jesus e para a glria de Deus. De acordo com a doutrina de Calvino no h dicotomia entre cristianismo e cultura, cincia e f: Deus o autor e senhor soberano sobre toda a ordem da criao. Ao pensador calvinista no prprio fazer distino entre as esferas da atividade divina e humana nos campos da cultura, da cincia, da f e da histria. O Deus-Criador convidou o homem a ser o cooperador na obra de sua criao. O cientista verdadeiro e sincero age sobre a criao com a bno e mediante convite do Criador. A cincia pesquisa a verdade, a f a proclama. Deus opera e o homem coopera nas fantsticas iniciativas da clonagem humana de rgos, visando ao bem do ser humano, melhor qualidade de vida e glria de Deus, em termos ltimos e finais. Eis a base para os seguintes posicionamentos na perspectiva das cincias mdicas, e da tica crist-bblica e presbiteriana: I Posicionamento Cientfico: A evoluo inexorvel dos processos cientficos e da descoberta de novas metodologias para o estudo nos levam fronteira do conhecimento humano, principalmente nas biocincias e na cosmologia. O recente anncio do trmino do seqenciamento do genoma humano e a corrida para a identificao de todos os genes do Homo sapiens envolveram laboratrios de dez pases e investimentos superiores a trs bilhes de dlares. A importncia do vulto de dinheiro e do envolvimento internacional denota o quo estratgico e/ou vital para a humanidade o conhecimento do seqenciamento gentico, ou seja, a identificao e manipulao dos pares de genes, e a conseqente leitura da produo de protenas responsveis pela formao e funcionamento do organismo humano. Em uma anlise inicial, o genoma humano constitudo por um nmero entre 31 e 39 mil genes. A euforia cientfica passa pela compreenso de que, em pouco tempo, teremos o tratamento de doenas at ento incurveis, bem como algumas respostas sobre o comportamento e a biologia humanas. Quando, em 1665, Robert Hoor identificou e nominou uma clula e suas organelas, propiciou o ponto de partida para que, em 1953, Francis Crick e Robert Watson descrevessem a estrutura, em dupla hlice, da molcula do DNA (cido desoxirribonuclico), e explicassem a produo de protenas pelas clulas. Aps o completo seqenciamento do genoma humano, o prximo passo ser a leitura e a identificao do alfabeto e do idioma gentico. A traduo das informaes contidas nas bases nitrogenadas de adenina, citosina, timidina, e guanina elucidaro todo processo de fabricao das molculas necessrias vida. Portanto o agora denominado Projeto Proteuma pretende compreender como os genes interagem entre si e com as protenas, tornando to eficaz o cdigo gentico. Investimentos governamentais superiores a 100 milhes de dlares, e investimentos privados cinco vezes superiores (inclusive oriundos de empreendimentos ligados ao ramo securitrio) trabalham com a possibilidade de lucros exorbitantes provenientes de patentes e royalties do domnio da farmacogentica. A tcnica cientfica e a epistemologia do conhecimento podero estar pervertidos por interesses econmicos e financeiros, empurrando ainda mais as naes do Terceiro Mundo a um estgio de maior dependncia. A lei das patentes em cincia e os direitos autorais devero ser

abusivamente debatidos e amadurecidos para que a evoluo da cura de doenas genticas e a utilizao plena da farmacogentica no estejam ligadas a grupos privados sem o compromisso desenvolvimentista. Uma segunda vertente do estudo e aperfeioamento da gentica humana e da embriologia nos leva clonagem ou reproduo assexuada de um ser vivo. Apesar de, atualmente, os nveis de eficincia tcnica serem muito baixos (a clonagem da ovelha Dolly teve um nvel de eficincia tcnica inferior a 30%), esta manipulao dever aprimorarse a nveis prximos da eficincia absoluta, ou seja, a clonagem ser to eficiente e factvel quanto hoje uma inseminao artificial. Portanto, as questes bioticas e desenvolvimentistas devero encarar no apenas questes simples como clonagem de tecidos para transplante transgnico e transplante entre humanos (evitando as terrveis e limitantes reaes imunolgicas), bem como questes mais concretas como a clonagem humana, o reducionismo e a limitao de combinaes gnicas, posto que se trata de reproduo assexuada. Estamos vivendo um grande amanhecer cientfico e todas as questes ligadas ao conhecimento do homem e do planeta devem ser democratizadas, divididas e compartilhadas. A cincia e o conhecimento no podem ser exclusivistas ou limitantes. O projeto Genoma, o Projeto Proteoma, a clonagem e a biodiversidade devem ser debatidos como um patrimnio cientfico da humanidade e no podem estar tabulados por qualquer determinante poltico ou econmico. A redundncia da informao vale: O bem maior da humanidade o homem e seu meio. Utilizemos este novo conhecimento com juzo e maturidade, evitando os erros passados (e no to passados) aos racismos e eugenias. A cincia destina-se ao bem e ao progresso de toda a humanidade. II. Posicionamento tico - A Igreja Presbiteriana do Brasil, fiel sua herana de f bblica e boa tradio reformada no se ope pesquisa cientfica, antes a estimula decididamente. Eis porque expe, requer e prope luz do transfundo cientfico acima exposto, o que segue: 1. Que apoiemos com nossas oraes e investimentos as pesquisas relacionadas com os Projetos Genoma e Proteoma. O seqenciamento do genoma humano e os desdobramentos do PGH no diagnstico de doenas, incluindo os distrbios hereditrios, as terapias gnicas, com intervenes diretas no DNA no se constituem em ameaas morais e ticas so antes desafios alimentadores de esperanas. 2. A nossa postura tica preconiza a maximizao das pesquisas genticas para benefcio de toda a humanidade e os cuidados legais preventivos contra as ameaas da genetizao. Nem tudo causado, determinado ou controlado pelos genes; e tambm das ameaas privacidade e aos direitos individuais, tais como: a) Avaliao de pessoas com base na sua codificao gentica para empregos e venda de seguros, busca de atletas geneticamente controlados ou geneticamente perfeitos; b) A escolha do parceiro e da parceira para a vida, com base exclusiva no seu cdigo gentico; c) A seleo de tipos a serem gerados e/ou o aprimoramento da espcie humana, a eugenia que pode agredir a soberania de Deus e o direito vida para os mais fracos, pondo em risco a diversidade da famlia humana, alm de poder servir a interesses escusos. 3. Um sinal de alerta que ainda est vivo num passado recente foi o uso e o abuso da pseudogentica por nazistas e estalinistas, como justificativa para incontveis horrores, inclusive a busca do mito da raa pura. 4. Agora a vez do DNA: Na Engenharia Gentica h riscos de abusos, sim, mas as possibilidades so infinitamente

maiores. No podemos estacionar diante dos riscos. 5. A Igreja Presbiteriana do Brasil sustenta que o mapeamento do genoma humano pode abrir caminhos para revelar a histria da vida; faltam apenas os cdigos para a sua correta leitura, interpretao e aplicao. Apela comunidade cientfica mundial para que prossiga a pesquisa, contando com o nosso apoio, as nossas oraes e com nossa eterna vigilncia. Somos protestantes. Por fim requeremos e propomos o que segue: 1. Ao Poder Executivo que invista mais intensamente em pesquisa cientfica e que desafie o empresariado para que tambm invista em pesquisa; que o Ministrio da Educao, com base na nova LDB vele para que todas as universidades invistam o percentual mnimo de lei em pesquisa direta; 2. Ao Poder Legislativo para que nomeie uma Comisso Permanente de Estudos da Biotica e, para comp-la, convide pessoas de notrio saber, e da qual faa parte, pelo menos, uma voz de cada um dos segmentos religioso-base (Judasmo, Catolicismo e Protestantismo). Esta Comisso de Bio-tica dever estar atenta em relao biodiversidade, s tentativas de patenteamento de microorganismos, explorao da farmacogentica, e aos riscos das categorizaes por fentipos e gentipos. Esta deve ser uma Comisso de alto nvel, mas no restritiva ao progresso cientfico, mas bem pr-ativa: no impedir, antes suscitar pesquisas e o uso inteligente de todas as descobertas cientficas para o bem da humanidade e para a glria de Deus. 3. Ao Poder Judicirio que esteja atento s leis das patentes da engenharia gentica, dos microorganismos e dos direitos da humanidade sobre a biodiversidade e sobre as riquezas insondveis da gentica, inclusive para a cura de doenas, at ento, tidas como incurveis e a prolongar a vida com qualidade, impedindo ou retardando o processo de envelhecimento; e que as leis no discriminem os idosos nem os menos dotados geneticamente. Este o nosso posicionamento hoje, que h de se atualizar, acompanhando o avano da cincia, sem temores, antes com gratido, pois o Deus-Eterno, criador e sustentador da vida quem d aos homens inteligncia para serem criativos, agindo a seu convite, sobre a ordem da criao. Assim cremos e assim nos posicionamos no tempo que se chama hoje. Pela Igreja Presbiteriana do Brasil e por sua Comisso Executiva Nacional, representada por 58 Presidentes de Snodos de todo o Brasil, por sua Mesa e pelos Presidentes de Comisses, Juntas e Autarquias, incluindo mais de 200 escolas confessionais presbiterianas, com mais de 80 mil alunos; e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, em So Paulo, com mais de 35 mil alunos. Com humildade, grandeza de esprito e respeito. Rio de Janeiro, 15 de maro de 2001. 2. Nomear, no mbito da Igreja Presbiteriana do Brasil, Comisso de Estudos sobre Bio-tica, composta de especialistas, que continuem a estudar a matria, analisando suas conseqncias luz da Bblia. Comisso: Reverendo Oswaldo Hack, Presbtero Luiz Salomo, Presbtero Oziel Gueiros, Diacno Assuero Silva e Presbtero Pedro Ronzelli Jnior.35

____________ CURSINO, Timteo. Proposta da mesa da CE- SC/IPB de posicionamento da IPB face ao progresso da cincia e do projeto do Genoma Humano.13.09.2004. www.executivaipb.com.br. p. 01-04.
35

3.2. Igreja Catlica Apostlica Romana

Domingo, 22 de agosto de 2004 s 10h32m-Castelgandolfo, Itlia - O papa Joo Paulo II condenou, neste domingo, a clonagem humana, tcnica definida por ele como "uma arrogante tentativa de melhorar a criao de Deus". - O sentimento de poder que cada progresso tcnico inspira no homem conhecido de sobra - disse o Pontfice numa mensagem enviada de sua residncia de vero em Castelgandolfo a uma reunio de lderes polticos, empresariais e culturais catlicos na cidade de Rimini. - A inteno do homem de apropiar-se da fonte de vida experimentando com a clonagem humana um exemplo satisfatrio. Os comentrios do papa foram feitos menos de duas semanas depois de cientistas britnicos receberem permisso das autoridades de seu pas para clonar embries humanos para fins teraputicos. O papa disse que a pesquisa mdica no deveria tentar "manipular" os seres humanos "de acordo com um projeto considerado com arrogncia, no lugar do prprio do criador". - O caminho ensinado por Cristo outro: de respeito aos seres humanos - disse. O Vaticano tem condenado repetidamente todas as tentativas de clonagem humana, comparando os experimentos com os 36 realizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

____________ 36 Papa Joo Paulo II condena Clonagem Humana. 22.08.2004. www.oglobo.com.br. p. 01.

A posio da Igreja Catlica em relao ao tema clonagem muito bem definido: totalmente contra. O homem quer substituir Deus. O homem, na sua procura desesperada por poder e glria, quer atingir o mximo: imitar Deus, no ato da criao. - E criou Deus o homem Sua Imagem e Semelhana (Gen. 1:26,27). Uma criao tambm mpar porque Deus soprou em seu nariz o flego da vida, tendo nesse mesmo instante o homem sido feito alma vivente. E isto que o homem, com todo o avano da cincia, no poder jamais fazer: dar o flego da vida e criar uma alma, porque a vida e a alma pertencem exclusivamente a Deus. Foi tambm Deus quem fez a primeira e nica clonagem humana. De acordo com a Bblia, O Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Ado, e este adormeceu: e tomou uma de suas costelas e cerrou a carne em seu lugar, e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher (Eva) e trouxe-a a Ado. (Gen. 2:21,22). Em Samuel 2:6, a vida um dom de Deus, uma prerrogativa subordinada a vontade de Deus. S Deus tem o direito de dar e tirar a vida. S Ele soberano; o Seu conselho firme, faz toda a sua vontade (Isaas 46:10) e ningum se lhe pode opor (Isaas 44:6-8). Somente o resultado do processo normal de reproduo permite a existncia real e afetiva de alma e esprito humanos. Esse verdadeiramente o propsito do Senhor - a reproduo mediante filhos, e no mediante clonagens - aos reprodutores chama o Senhor de bem aventurados (Salmo 127:3-5) e aos filhos chama o Senhor de herana dEle proveniente. O papa Joo Paulo II, em uma mensagem do Dia Mundial da Paz (01/01/99) citou: Os desenvolvimentos mais recentes na rea da tecnologia gentica, incorporam um perigo que preocupa profundamente. Para que a pesquisa cientfica sirva pessoa nesta rea, ela precisa fazer-se acompanhar em cada estgio uma vigilante reflexo tica que se reflita em correspondentes normais legais para proteo da integridade da vida humana. Jamais a vida pode ser degradada ao nvel de objeto. O papa se manifestou tambm da seguinte maneira: Essas experincias perigosas mostram uma falta de respeito pela vida. O ser humano tem o direito de nascer de forma humana e no em um laboratrio. urgentemente necessrio que os Estados examinem imediatamente uma lei proibindo a clonagem dos seres humanos, e que, se houver presso dos pesquisadores, que tenham fora para no fazerem qualquer concesso. 37

____________
37

BRAGANA, Ana Maria de M. Op. Cit. p. 5.

Tanto sob o prisma cientfico, quanto religioso, h um quase consenso na rejeio da Clonagem Reprodutiva, minhas colocaes tero como horizonte a Clonagem Teraputica, que, por sua vez, tem como pano de fundo a louvvel preocupao com as inmeras doenas de origem gentica. Uma vez esclarecido o limite de minhas colocaes, irei dar apenas trs passos: O primeiro mostrando a acolhida da Igreja Catlica em relao s cincias e aos avanos cientficos; o segundo, apontando o porqu de certas condenaes e de certas reservas crticas relacionadas a certas posturas e a certos experimentos em seres humanos; o terceiro passo apresentar alguns questionamentos em relao Clonagem Teraputica, seja a que seria obtida com clulas-tronco oriundas de embries, seja a que seria obtida com clulas tronco adultas, ambas visando a obteno de rgos novos e a busca da cura de inmeras doenas. A Igreja Catlica sada os avanos cientficos e tecnolgicos. Infelizmente, e por razes histricas, h ainda certos setores da sociedade que vem na Igreja Catlica uma espcie de inimiga permanente e onipresente quando se trata de qualquer avano cientfico e tecnolgico. No irei cans-los com mltiplas e longas citaes de documentos oficiais que exaltam as cincias e a tecnologia. Direi apenas que a prpria compreenso dinmica e evolutiva que temos da Criao e do ser humano, nos obriga a acolhermos com alegria os verdadeiros avanos, pois eles manifestam e exaltam a sabedoria do Criador. Certamente Deus no criou um mundo acabado", e no nos instalou num jardim de delcias para que ns apenas usufrussemos tudo isto. Pelo contrrio, como inmeras passagens da Bblia sugerem, Deus quis que o homem e a mulher fossem co-criadores, verdadeiros parceiros de uma obra grandiosa. Por isto confiounos a administrao de todas as coisas, desde que esta seja exercida com sabedoria. Como j sugeria um grande pensador cristo do segundo sculo, a glria de Deus consiste em que o ser humano seja um grande administrador, colaborador criativo e no um mero executor de ordens. A frase soa assim: a glria de Deus que o ser humano viva e viva plenamente". Com isto j estamos sugerindo que tambm a biogentica e a biotecnologia em vez de se constiturem numa espcie de afronta ao Criador, podem se constituir num maior louvor, deste que nos faam cair de joelhos diante da inefvel sabedoria deste mesmo Criador, que fez o ser humano s um pouquinho menor do que os anjos. Nem o ser humano nasce harmnico e prontinho: tambm ele dever organizar-se em meio a uma espcie de caos de foras contrastantes. Ademais, ainda na linha da acolhida da Igreja Catlica das verdadeiras conquistas, convm ressaltar seu apoio a tudo o que se constitui em verdadeira terapia. Para convencer-nos desta sensibilidade, que herdamos do Cristo que ia ao encontro dos enfermos para cur-los, basta ouvir umas frases do Papa Joo Paulo II: "Uma interveno estritamente teraputica que se proponha como objetivo a cura de diversas doenas, como as que se devem a defeitos cromossmicos, como regra geral deve ser considerada desejvel, suposto que tenda a realizar a verdadeira promoo do bem-estar pessoal do indivduo, sem prejudicar a sua integridade ou deteriorar suas condies de vida. Uma tal interveno, de fato, se insere na lgica da tradio da moral crist". Mas, se assim, porqu ento os "nos" da Igreja Catlica em relao a certos processos biotecnolligocos? O porqu de alguns "nos" categricos e algumas reticncias relacionadas com certos processos biotecnolgicos:

A Igreja Catlica sempre disse e sempre dir no a todos os atentados contra a vida, desde o momento da fecundao at a morte. Para ela, a vida em todas as suas formas e em todas as suas etapas, dom de Deus, e como tal deve ser respeitada. Entretanto, os "nos" tm muitas vezes o sentido positivo, pois nos alertam para certos riscos muito presentes, justamente no campo da biotecnologia. Irei apenas acenar para alguns destes riscos: Esprito de dominao em vez de reverncia; Reduo do ser humano sua dimenso biolgica, deixando de lado todos os outros aspectos que o constituem; Tentao de eugenia e mesmo de racismo; Interesses escusos de empresas que s visam o lucro e que por isso logo correm para garantir seus direitos de patentes, como se o genoma e o ser humano fossem objeto de consumo; Interesses ideolgicos; O controle e a conseqente discriminao de inmeras pessoas a partir do banco de dados biolgicos; E poderamos ir enumerando muitos outros riscos. Mas prefiro deixar agora as razes de Igreja, para lembrar algumas concluses a que chegaram alguns dos mais renomados cientistas envolvidos com o Projeto Genoma. De fato no so poucos os cientistas que manifestam a conscincia de que ao lado de pessoas competentes e preocupadas com o bem da humanidade, h outras como o italiano Antinori mais preocupadas com a auto-promoo, lanando descrdito sobre as cincias e os cientistas. Eis algumas destas concluses: O ser humano mais complexo do que se supunha; As caractersticas humanas, bem como as doenas e anomalias, so resultantes no de genes determinados e isolados mas de uma infinidade de combinaes e variveis, de osis e desertos; Em vista disto preciso acabar com expectativas ingnuas de curas miraculosas de terapias genticas. a eterna tentao de vencer na vida sem fazer fora; avanamos muito, mas ainda sabemos muito pouco sobre todo este complexo universo gentico.Os genes so apenas um rascunho tosco de um ser vivo e complexo. Ou como afirma Collings, comandante do Projeto Genoma, o genoma um texto de medicina escrito numa linguagem que ainda no deciframos totalmente. Eu diria: todo este universo dentro do qual se localiza a questo da clonagem como um livro que ainda no foi lido porque s encontrado numa biblioteca que ainda no foi construda. Traduzindo: a Gentica, como cincia, encontra-se ainda na infncia. Ademais muito dos nossos conhecimentos nos provm de pesquisas feitas com plantas e animais. O que dizer da clonagem denominada teraputica? Vamos partir de uma assertiva de Grffin, do Instituto Roslin, na Esccia, onde, h cinco anos, baliu a ovelha Dolly que assustou a todos ns: "As chances de sucesso na clonagem humana so to pequenas que irresponsvel encorajar as pessoas a acreditarem nesta possibilidade. Muito provavelmente um clone humano j traria incipientes desde o nascimento todas aquelas doenas degenerativas mais comuns de uma pessoa adulta: reumatismos, artrites, diabetes etc. A clonagem no um captulo parte: ela deve ser compreendida num mundo de extraordinrias conquistas mas tambm de extraordinrias formas de dominao e de manipulao. A clonagem a expresso mais perfeita de nossos sonhos prometecos. No nos esqueamos da primeira tentao: "Sereis como deuses.... E conhecemos a seqncia da primeira queda. Com certeza diro alguns: isto vale para clonagem reprodutiva e no para a clonagem teraputica inspirada em fins to nobres. A observao vlida, mas s em termos, pois nos encontramos diante de uma expresso

terrivelmente ambgua. Sabemos o que se esconde, por exemplo, por trs da expresso "aborto teraputico": Para muitos justifica abortamentos injustificveis. Assim, se por teraputicos entendemos a necessidade de produzir ou utilizar embries j existentes, nos deparamos, no com um conglomerado de clulas ou um protoplasma qualquer, mas nos deparamos com uma vida humana incipiente com tudo o que isto significa. E se trabalharmos com clulas-tronco extradas do cordo umbilical ou da medula ssea, portanto de pessoas adultas, para produzir rgos necessrios para uma reposio ou a superao de certas doenas? Talvez aqui se encontre uma perspectiva que sustente nossas esperanas de sanar tantos males. Entretanto, mesmo nesta compreenso de clonagem teraputica seria bom no nos esquecermos dos riscos acima assinalados, e acrescentar mais duas interrogaes. A primeira diz respeito aos milhes de crianas e adultos que teriam tudo para viver uma vida normal, e que, no entanto, por razes conhecidas, apenas vegetam, martirizados pela misria e pela fome. E isto sem falar de que os mesmos laboratrios que geram a vida acabam promovendo terrveis engenhos de morte. A segunda: o ser humano no uma mquina composta de peas mecnicas que possam ser substitudas a qualquer momento e numa oficina qualquer. A questo da qualidade de vida no diz respeito apenas Gentica, mas remete a todo um contexto scioeconmico-cultural-poltico e religioso. Querer resolver tudo pela Gentica e negligenciar os caminhos convencionais pode ser uma tentao fatal. Sei que nesta altura algumas das senhoras e dos senhores esto se sentindo confusos. Quem sabe estaro com vontade de proceder como os atenienses em relao a um certo discurso de S. Paulo: sobre isso te ouviremos outra vez. Sentir-se confuso sentir o peso das questes e um sinal de seriedade e de responsabilidade. Cabe ao ser humano mergulhar cada vez mais nos segredos do universo e do seu prprio ser; cabe s cincias oferecer subsdios para nos compreendermos melhor e vivermos mais humanamente; cabe aos Comits de tica zelar pela Humanitas ou seja, pela humanizao; cabe ao Legislativo indicar direes e estabelecer limites; cabe a ns, representantes das religies, incentivar nesta trajetria cheia de esperanas mas tambm cheia de riscos. Entretanto cabe a ns representantes das religies, sobretudo recordar um velho ditado: Sigam em frente; mas, devagar com o andor, porque o santo de barro.38

____________
38

MOSER, Frei Antonio. ClonagemHumana: O porqu das restries. 12.06.2002.www.catlica.net.br. p.01-04.

3.3. Igreja Catlica Anglicana

Reverendo Abimael, afirma o perigo dessa clonagem, em virtude de ser o homem quem a manipular. Por isso, se coloca contra.39

____________
39

BRAGANA, Ana Maria de M. Op. Cit. p. 01.

3.4. Judasmo
A viso do Judasmo quanto ao tema clonagem de uma certa forma bem semelhante ao Cristianismo.O Judasmo aceita perfeitamente o desenvolvimento tcnico e das cincias. Mas acha indispensvel discutir e impor limites ticos sua aplicao. Alerta para que as novas possibilidades abertas pelas cincias sejam to somente aproveitadas para o benefcio integral do homem, impedindo eficazmente seu abuso. O ser humano do ponto de vista bblico: A Igreja parte do princpio de que a incumbncia criativa e cultural bblica - Dominai a terra (Gen 1,28) e Cultivai e guardai-a (Gen 2,15 - tambm aplicvel avaliao das atuais possibilidades de interveno pelo homem. A natureza no intocvel: ela pode e deve ser moldada pelo homem. Caso contrrio, o homem ficaria completamente incapacitado de agir em face da natureza. caracterstica do homem como ente cultural que ele participe da configurao da criao, moldando-a pelo uso da razo e utilizando-a responsavelmente). Segundo a f judaico-crist, Deus criou o homem segundo a sua imagem. Em vista disso, a vida humana mais do que um fato biolgico qualquer. E a vida humana tambm mais do que um objeto com o qual se possa lidar arbitrariamente. Pelo fato de Deus ter criado o homem sua imagem, sua vida sagrada. A vida no est disposio do homem. Como todos os homens esto sob a proteo de Deus, ningum pode abusar da vida do outro.40

O judasmo a mais antiga religio a ensinar a crena num Deus nico, onipotente e onisciente. Os judeus acreditam que Deus os designou como Povo Eleito e que Ele lhes revelou Sua palavra na Tor. Ela fornece aos judeus inmeras instrues de conduta e descreve tambm a histria remota do povo judeu. A verdadeira essncia da Tor, entretanto, pode ser resumida numa frase: "Aquilo que te odioso, no o pratiques contra teu vizinho". O Rabino Moiss, sinteticamente, afirma que a Lei no se ope clonagem humana, se esta se realizar para salvar uma vida. Tanto que faz um breve comentrio sobre a possibilidade de Is41 rael ser o bero da clonagem.

____________
40 41

BRAGANA, Ana Maria de M. Op. Cit. p. 05. BRAGANA, Ana Maria de M. Op. Cit. p. 01.

3.5. Espiritismo
Atravs de uma entrevista com a doutora Elizabeth Souza, orientadora espiritual do Centro Esprita Ivon Costa, o espiritismo contra a clonagem. Em seu parecer, o Espiritismo s entender e aceitar a clonagem quando a cincia estiver iluminada pelo conhecimento do esprito e trabalhando pelo engrandecimento espiritual da humanidade. Se com a continuidade do desenvolvimento da tecnologia da clonagem humana vier a descoberta do mundo espiritual pela Cincia, a sim haver a aceitao da clonagem pelo Espiritismo. Atravs da edio n 35 da Revista Esprita Allan Kardec, podemos concluir que h uma viso dentro do Espiritismo que diz que quando o homem da cincia utiliza as leis naturais para construir os alicerces do conhecimento humano, est lanando mo do princpio divino da inteligncia para desvendar os segredos encastelados na natureza. O bom uso desse conhecimento que far a diferena entre o bem e o mal emanante de cada ser. No livro Planto de Respostas - Pinga Fogo II, coletnea de respostas dadas por Francisco Cndido Xavier, sob a direo de Emmanuel e outros espritos, encontramos a firmao de que quando a humanidade est suficientemente evoluda para absorver um novo conhecimento e dele fazer bom uso, a Espiritualidade que governa o planeta permite que ele seja descoberto pelos homens da cincia. afirmado que quando um experimento cientfico coroado de xito nos laboratrios dos cientistas da Terra, porque foi aprovada sua manifestao entre ns, pela Espiritualidade Superior. Por conseguinte, se os experimentos da tcnica da clonagem foram coroados de sucesso em laboratrios terrestres, significa que temos de fazer bom uso desses resultados. Podemos concluir que no Espiritismo existem somente grandes dvidas como: - Caso se concretize a clonagem humana, o que acontecer com o esprito? - Saber a humanidade utilizar esta conquista para o bem? - Qual a orientao da Espiritualidade 42 Superior sobre o assunto?

____________
42

BRAGANA, Ana Maria de M. Op. Cit. p. 06.

O espiritismo, mais que religio, para seus adeptos um sistema complexo que abrange tambm Filosofia e Cincia. Inspirado nas idias de Allan Kardec em obras como O Livro Dos Espritos (1857) difundiu-se rapidamente na Europa e na Amrica, em especial no Brasil. Trata-se de uma doutrina sincrtica que combina uma adaptao de base hinduista-budista com a tica da caridade crist. Pra os espritas, a comunicao com os mortos possvel por intermdio de pessoas dotadas, os mdiuns. Geraldo Magela fala que o corpo ser o mesmo, mas o esprito no. Menciona tambm o perigo da falta de tica.Divaldov Franco em Dias Gloriosos, tem um posicionamento de certa forma melanclico a respeito da clonagem. Mas que aguarda em breve, a criao de uma biotica sria para a gentica.Richard Simonetti em Reencarnao Tudo o que voc precisa saber, menciona que o Espiritismo, segundo Kardec, acompanharia a Cincia, por isso no motivo para se opor clonagem humana, j que nada descoberto ou desenvolvido sem o consentimento de Deus.43

____________
43

BRAGANA, Ana Maria de M. Op. Cit. p. 02.

3.6. Islamismo
Entrevistamos o Professor e Historiador Shazan, autor de diversos livros sobre a cultura libanesa. O professor relatou a posio do Islamismo sobre a clonagem de uma forma contrria. Por ser uma religio muito radical, eles no aceitam nenhum desenvolvimento tcnico cientfico. Em termos religiosos a justificativa da no aceitao a de que 44 Al o nico Criador.

3.7. Mrmons
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias Mrmons:Deus na sua infinita sabedoria fez o homem um pouco menor do que os anjos, diz a Bblia, dando a inteligncia. Ento, analisando a humanidade, ns temos cientistas que nem acreditam em Deus, mas, no entanto eles fizeram grandes descobertas para a prpria humanidade. Ns temos hoje 60.000 missionrios pregando o Evangelho em todo os lugares e seria impossvel sem a tecnologia da aviao, por exemplo. No entanto, Satans, com o seu poder de influncia sobre os homens fracos de esprito, consegue utilizar-se da tecnologia para corromplos, por exemplo, utilizando-se das novelas para a introduo de comportamentos indevidos nas famlias (homossexualismo, quebra do casamento, licensiosidade, etc...). Sobre a clonagem de seres humanos, a igreja ainda no tem um posicionamento definido.45

____________
44

BRAGANA, Ana Maria de M. Op. Cit. p. 07.

Qual a opinio em relao Clonagem de seres humanos? 29.04.2004. www.edeus.org/port/mnuentrevrelbr.html. p.01.


45

3.8. Testemunhas de Jeov


As Testemunhas de Jeov tem feito uso dos vrios avanos tecnolgicos em sua obra mundial, particularmente dos recursos de comunicao, transporte e impresso. A nvel pessoal tambm usam a tecnologia para facilitar a vida domstica, no trabalho e na sade. Muitas trabalham em servios de tecnologia de ponta e algumas fizeram invenes conhecidas e usadas vastamente. A tecnologia certamente avanar cada vez mais. de conhecimento que o homem moderno, na melhor das circunstncias, no chega a usar 10% de sua capacidade cerebral mesmo durante toda sua vida. Aguardamos o tempo em que o ser humano ser soerguido perfeio, e com um fsico e crebro perfeitos e vida sem fim, ser capaz de obras mais grandiosas e surpreendentes, inclusive no campo do progresso tecnolgico. importante, no entanto fazer uma ressalva quanto ao uso atual da tecnologia. O ser humano tem usado sua inteligncia muitas vezes para fins destrutivos, tanto para si mesmo como para as outras formas de vida do planeta, at chegar ao ponto em que pode inviabilizar a vida na Terra. necessrio fazer um uso responsvel deste atributo divino. Em outras palavras, a tecnologia s vlida acompanhada de moralidade e responsabilidade.46

____________
46

Qual a opinio em relao Clonagem de seres humanos? Op. Cit. p. 02.

3.9. Igreja Adventista


A Igreja plenamente a favor qualquer forma de progresso. Porque a cincia o desenvolvimento da sabedoria, o que Deus nos deu. Agora, tudo na vida, inclusive a cincia, tem que partir de um princpio. O respaldo para tudo Deus. Deus ele o equilbrio. No plano de Deus, a cincia no deveria ter caminhado para chegar a uma bomba atmica, por exemplo.
47

3.10. Assemblia de Deus


O progresso tecnolgico uma beno, o conhecimento humano muito bom, pena que, quanto mais conhecimento o homem tem mais ele duvidoso, ele fica a respeito de Deus. "Osias 6:3 Conheamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua sada, como a alva, certa; e ele a ns vir como a chuva, como a chuva serdia que rega a terra. Que aumente a tecnologia, e o conhecimento humano, mas no podemos esquecer do conhecimento de Deus.
48

3.11. Igreja Batista

Com relao clonagem, nem a cincia exata quanto a sua utilizao muito menos ns.49

____________
47

Qual a opinio em relao Clonagem de seres humanos?. Op. Cit. p.04.

48

Qual a opinio em relao Clonagem de seres humanos?. Loc. Cit.


Qual a opinio em relao Clonagem de seres humanos?. Loc. Cit.

49

3.12. Budismo
Em relao ao progresso cientfico-tecnolgico creio que a resposta da pergunta anterior pode servir para esta questo. A clonagem dos animais ou seres humanos, o progresso ou outros fatos do mesmo tipo refletem a busca do ser humano pela "perfeio", porm, quanto mais o ser humano estuda mais egosta e ignorante ele se torna (espiritualmente). Apesar de vivermos numa poca "moderna" com um avano tecnolgico intenso, s vezes nos parece que o ser humano est "atrasado", pois est provocando guerras, violncias, mortes, etc.50

3.13. Seicho-No-Ie
A Seicho-No-Ie v com bons olhos o progresso cientficotecnolgico, pois, melhora a qualidade de vida do ser humano, que na essncia um filho de Deus e merece viver como o grande herdeiro da Proviso infinita de Deus. Quanto clonagem, como j dissemos, a vida algo que est imanente no Universo e havendo condies propcias para se manifestar, ela se manifesta. Entretanto, como o ser humano foi criado por Deus como uma expresso individualizada de Deus, a clonagem de seres humanos no poderia jamais ser aceita.51 3.14. Hare

Krishna

Se o homem desenvolve coisas boas para se difundir e propagar a conscincia de Krsna, os devotos ficam felizes, achar que isso ruim ter uma mentalidade arcaica. 52

____________
50 51 52.

Qual a opinio em relao Clonagem de seres humanos?. Loc. Cit. Qual a opinio em relao Clonagem de seres humanos?. Loc. Cit. Qual a opinio em relao Clonagem de seres humanos?.Op. Cit. p. 05.

3.15. Religio de Deus


S os insensatos so contra o progresso. O que no se tolera que o preo desse progresso seja uma multido de mulheres esterilizadas; centenas de trabalhadores desempregados; excedente da produo agrcola sendo jogado no lixo, quando h multides de famintos no mundo; a destruio do meio ambiente, com o emporcalhamento dos rios, mares e das fontes das guas; o extermnio dos animais silvestres; a construo de engenhos de guerra para o extermnio em massa da populao: recursos que poderiam ser utilizados para a descoberta de novos medicamentos para a cura de doenas. O progresso ordem natural do perseverante caminho da humanidade, mas que o seja o da construo e no o da destruio. No podemos, jamais, ser contra o progresso tecnolgico e o conhecimento. Se a humanidade no buscasse a evoluo dos meios dos quais se utiliza como estaramos agora? Talvez ainda andando em carro de boi (e para ser bem otimista!). O que no pode faltar, e infelizmente tem acontecido, a espiritualidade, iluminando e fazendo com que todas as conquistas sejam utilizadas realmente para a melhoria da humanidade. Lamentavelmente temos presenciado o progresso da destruio, o desrespeito natureza, de todas as formas. O homem precisa debruar-se, tambm, na busca do conhecimento espiritual, saber porque nasce, porque vive e porque um dia voltar sua Ptria de origem, a Ptria Espiritual. Desta forma no se utilizar do conhecimento de forma errada, cavando sua prpria sepultura. A utilizao da energia atmica para a fabricao da bomba atmica um dos infelizes exemplos. Por tudo isso, vemos que apesar do avano tecnolgico a humanidade no tem evoludo como era de se esperar, apenas agita-se, num mundo cada vez mais corrido, longe de realmente saber qual a sua destinao espiritual. Em sntese, isso: "nem tanto ao cu nem tanto terra". E como escreveu o saudoso fundador da Legio da Boa Vontade, Alziro Zarur, "... atingir o equilbrio a meta suprema". Quanto clonagem, como disse a psicanalista Purificacin Barcia Gomes, em entrevista revista Claudia(maio 97): " possvel apenas clonar um corpo, no um Ser Humano. O Ser Humano resultante de um corpo animado por um Esprito que se forjou por meio de mltiplas experincias de vida, de alegrias, sofrimentos, acasos, relacionamentos. A cpia, o clone, apenas biologia. O Esprito no duplicvel. "O clone, como mera duplicao de um corpo, o que de fato , no se distingue de uma inseminao artificial ou de um beb de proveta. Surgir uma criana( bom lembrar, clones no nascem adultos) que se desenvolver conforme o meio social e a famlia na qual estiver inserida. As profecias bblicas j nos revelaram sobre a multiplicao do saber(veja em Daniel, 12: 4 e 10), contudo o verdadeiro conhecimento o espiritual, pois disse o Cristo: "Conhecereis a Verdade (de Deus) e a Verdade (de Deus) vos libertar". oportuno, mais uma vez, lembrar o pensamento do jornalista, escritor, radialista e presidente da LBV Mundial, Jos de Paiva Netto: "A Cincia, iluminada pelo Amor, eleva o Homem conquista da 53 verdade.

___________
53

Qual a opinio em relao Clonagem de seres humanos?. Loc. Cit.

3.16. Umbanda e Candombl


O progresso tecnolgico, se aplicado em benefcio da maioria, meritrio. Quanto clonagem de seres humanos, ainda no h um consenso formado. Mas, sem princpio, a dispensamos porque entendemos que Deus j nos dotou dos recursos necessrios perpetuao da nossa espcie.54

____________
54

Qual a opinio em relao Clonagem de seres humanos?. Op. Cit. p. 04.

CONCLUSO

O ato da clonagem no ocorre quando o beb nasce. O clone criado quando o ncleo de um vulo humano removido e implantado com material gentico tirado da pessoa que est sendo clonada. O vulo ento estimulado e reage como se tivesse sido fertilizado. Quando esse processo comea, j existe um clone humano. Depois disso, s uma questo do que se far com a vida humana que se criou: pesquisas que a destruiro (clonagem teraputica) ou implantao num tero (clonagem reprodutiva). As pesquisas de clonagem de animais, plantas e at genes, tecidos e clulas humanas (excetuando os embries) podem ser benficas e no representam nenhum problema moral intrnseco. No entanto, quando as pesquisas voltam a ateno para seres humanos, preciso assegurar-se de que a dignidade humana no seja minada na busca do progresso humano. No h na bblia referncias clonagem humana ou temas que so relacionados, todavia, para o lder espiritual de uma congregao ou um telogo, fazse necessrio estudar esse assunto tendo a bblia como regra de prtica e f, regado de orao e iluminao do Esprito Santo, para que possa transmitir aos seus ouvintes, uma orientao sadia e verdadeira, vinda diretamente do trono do Criador da vida. Os avanos da cincia nos ltimos tempos com relao clonagem, j mostram que tudo que foi feito at o presente d-nos uma plida percepo do que ainda pode ser feito. Muitas das questes com que hoje se defrontam a humanidade

chegam at a perder o significado diante daquelas com que surgiro em um futuro muito prximo. obvio, porm, que nada disso eximir lderes religiosos, pastores, telogos, etc., da responsabilidade e do dever de discutir essas questes que, por certo, tocam as fibras mais profundas dos conceitos ticos, morais, filosficos e religiosos de toda pessoa educada. No existe qualquer indicao, bblica ou cientifica, de que espermatozide e vulo carreguem, dentro de si, partes incompletas de esprito que tambm se fundem no momento da concepo para formar o esprito do novo ser. A presena do esprito em cada ser humano, no momento de sua concepo, no responsabilidade humana. Essa a parte que s a Deus compete. Analisando a viso tico-teolgica de algumas igrejas e grupos religiosos no Brasil, ficou claro que existem ainda dvidas a respeito da clonagem humana e que algumas idias se divergem. Alguns grupos ainda no chegaram a uma viso definida, contudo, a grande maioria alega que preciso ter tica para lidar com clones. Uma abordagem tico-teolgica sobre a Clonagem Humana - este tema demasiadamente importante para ser tratado a sombra de idias preconcebida ou de falsos conceitos. Mente aberta e uma compreenso acurada dos fatos elementos indispensveis para que se proceda a uma anlise de forma segura, coerente e dentro da vontade do Criador. Em suma, muitas discusses j esto acontecendo em todo mundo com relao aos aspectos ticos e teolgicos da clonagem. Como tambm experincias positivas em relao clonagem teraputica, como j se ouve no prprio Brasil. Que Deus ilumine pastores e telogos para que compreendam a Sua vontade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. AMORIM, Auta Balbino. Clonagem Humana. Viso Missionria. Rio de Janeiro: 81 (01): 08-05, janeiro; 2003. 2. A Clonagem e a Bblia. 29.04.2004. www.pregai.com.br. 3. Armazenamento comercial de clulas-tronco j realidade. 10.02.2004. www.comciencia.br. 4. BRAGANA, Ana Maria de M. Aspectos religiosos sobre a clonagem. 29.04.04. www.geocities.com/coloquio_bioetica/clonrel.html. 5. CURSINO, Timteo. Proposta da mesa da CE-SC/IPB de posicionamento da IPB face ao progresso da cincia e do projeto do Genoma Humano.13.09.2004. www.executivaipb.com.br. 6. GIBBS, Nancy. O Clone em debate. Selees Readers Digest. Rio de Janeiro: 4244, julho,2002. 7. HOLANDA, Aurlio Buarque de. Dicionrio Aurlio Eletrnico Sculo XXI. Ed. Lexicon Informtica Ltda.1999. 8. MOSER, Frei Antonio. Clonagem Humana: O porqu das restries. 12.06.2002.www.catlica.net. 9. NETO, Cristiano P. da Silva. Clonagem A cincia e a Religio. 29.04.2004.www.cacp.org.br. 10. Papa Joo Paulo II condena Clonagem Humana. 22.08.2004. www.oglobo.com.br. 11. Qual a opinio em relao Clonagem de seres humanos? 29.04.2004. www.edeus.org/port/mnuentrevrelbr.html. 12. SEVERO, Jlio. Clonagem Humana: Manipulando a vida. 12.02.2003. www.jesussite.com.br.

You might also like