You are on page 1of 15

21 Tempo

Alm das coisas e do imediato: cultura material, Histria imediata e ensino de Histria*
Marcos Silva**
Este artigo reflete sobre algumas possibilidades do Ensino de Histria com o universo da Cultura Material e a Histria Imediata. Ele evoca estas problemticas nos Parmetros Curriculares Nacionais Histria e comenta dois ensaios da coleo Histria da vida privada no Brasil, que lhe so pertinentes. Palavras-chave: Ensino de Histria Cultura material Histria imediata Beyond Things and the Immediate. Material Culture, Immediate History and History Teaching This article reflects on some possibilities in History Teaching concerning Material Culture and Immediate History universes. It evokes these problems in National Curriculum Parameters - History and comments two essays from the book collection History of private life in Brazil which are pertinent to the subject. Keywords: History Teaching Material culture Immediate History Au-del des choses et de limmdiat. Culture matrielle, histoire immdiate et enseignement dhistoire Cet article est ddi rflchir sur quelques possibilits denseignement dune histoire centre autour de lunivers de la culture matrielle et de lhistoire immdiate. On voque la faon comme ces problmatiques apparaissent dans les Paramtres

Artigo recebido em abril de 2006 e aprovado para publicao em junho de 2006. O autor livre-docente em Metodologia da Histria pela FFLCH/USP e Professor na mesma instituio. E-mail: marcossilva.usp@uol.com.br.
* **

82

v11n21a07.indd 82

27/6/2007 19:17:01

Alm das coisas e do imediato: cultura material, Histria imediata e ensino de Histria des Programmes Nationaux/Histoire et on commente aussi deux essais parus dans la collection Histoire de la vie prive au Brsil. Mots-clefs: Enseignement dhistoire Culture matrielle Histoire immdiate

O ensasmo marxista, desde meados do sculo XIX, interpretou o Capitalismo visando a sua superao. Abordou o fazer-se material da experincia histrica (trabalho, alimentao, sade) como uma de suas problemticas centrais, articulada em relaes de propriedade e poder, e considerou seu presente como Histria.1 Na passagem para a dcada de 30 do sculo XX, os debates que marcaram a criao da Escola dos Annales consolidaram um conceito universalizante de documento, abarcando vestgios de quaisquer fazeres humanos.2 Artefatos e o prprio corpo de homens e mulheres passaram a ser debatidos como fontes de pesquisa. O olhar dos historiadores foi tambm considerado em relao a experincias de seu presente, como se observa em artigos dedicados Economia sovitica, na etapa inicial da revista. Marc Bloch dedicou belas pginas derrota francesa diante da Alemanha nazista e sobre outras questes do panorama internacional contemporneo.3 Jacques Le Goff e Pierre Nora incluram, na trilogia Faire de lHistoire continuadora da tradio da Escola dos Annales e manifesto inaugural da Nova Histria francesa4 , alguns ensaios que abordavam a historicidade a partir de experincias ligadas materialidade da Cultura, como os textos de Andr Leroi-Gourhan, Henri Moniot, Alain Schnapp, Andr Burguire, Henri Zerner, Jacques Revel/Jean-Pierre Peter e Jean-Paul Aron. As reflexes metodolgicas de Pierre Nora e Pierre Vilar, dentre outras, incidiram tambm sobre o imediato.
Friedrich Engels, Situao da classe trabalhadora em Inglaterra, Porto, Afrontamento, 1975; Karl Marx, O Capital Crtica da Economia Poltica (Traduo de Rgis Barbosa e Flvio Kothe), So Paulo, Nova Cultural, 1988. 2 Marc Bloch, Apologia da Histria ou O ofcio do Historiador, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2002; Lucien Febvre, Combates pela Histria, Lisboa, Presena, 1977. 3 Marc Bloch, L trange dfaite, Saint-Amand, Gallimard, 1990 (Folio Histoire 27), 1 ed. 1946. 4 Jacques Le Goff e Pierre Nora (dirs.), Histria Novos Problemas, Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976; Idem, Histria Novas Abordagens. Traduo de Henrique Mesquita. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976; Idem, Histria Novos Objetos, Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976.
1

83

v11n21a07.indd 83

27/6/2007 19:17:02

Marcos Silva

Dossi

Os debates da Nova Histria francesa retomaram tradies clssicas de pesquisa, representadas, no caso da Cultura Material, principalmente por Arqueologia e Histria da Arte, sem esquecer de Histria Local e Histria dos Costumes. Ao mesmo tempo, redirecionaram estas tradies: a Arqueologia tendia, antes, a ser encarada como adequada para as sociedades que legaram uma documentao escrita escassa, quando no eram grafas; ela priorizou, durante bom tempo, o objeto de cunho artstico; a Histria da Arte tendeu a ser isolada num plano de elevada espiritualidade da Cultura, vida de grandes artistas e aos estilos considerados mais marcantes; e as Histrias Local e dos Costumes eram freqentemente ligadas a setores menores da experincia. Num sentido similar, o trabalho da pesquisa histrica com sua contemporaneidade evidenciou o peso atribudo s relaes entre passado e presente.5 Quando aqueles Historiadores rediscutiram esses universos, driblaram as hierarquias da erudio clssica e suas compartimentaes. Tenderam, ainda, a deixar de lado projetos polticos explcitos, centrais no vis marxista, o que se consolidou com a queda do bloco sovitico, nos anos 80 e 90 do sculo XX, e o argumento ideolgico do fim da Histria.6 Apesar disto, muitas das questes debatidas pela tradio marxista continuaram a ser valorizadas e a Histria Social inglesa, de heterodoxa inspirao marxista, deu grande destaque ao de grupos populares e ao seu cotidiano, a mltiplos suportes documentais e ao dilogo presente/passado.7 Os debates sobre Cultura Material e Histria Imediata tornaram-se referncias clssicas, tanto para a Pesquisa acadmica como para o Ensino fundamental e mdio de Histria. Nos Parmetros Curriculares Nacionais Histria, tais vnculos foram evocados a partir da Nova Histria francesa e da Histria Social inglesa, mesmo que de forma ligeira, alm de enfatizar pouco, ou sequer registrar, a importncia de se problematizar o presente de que se fala historicamente. Correu-se o risco de reduzir o trabalho com Cultura Material ao arrolamento de diferentes artefatos, sem pensar sobre sua situao num mundo de homens e mulheres que se relacionam atravs de smbolos e poderes e se fazem por diferentes vias. O Imediato surgiu, por vezes, como
Jean Lacouture, A Histria Imediata, Jacques Le Goff et al., A Histria, So Paulo, Martins Fontes, 1990, p. 215-240; Jacques Le Goff, Passado/Presente, Jacques Le Goff et al., Histria e Memria, Campinas, Editora UNICAMP, 2003, p. 207-233. 6 Francis Fukuyama, O fim da Histria e o ltimo homem, Rio de Janeiro, Rocco, 1992. 7 Edward Thompson, Formao da classe operria inglesa, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987; Raphael Samuel (org.), Historia popular y Teora socialista, Barcelona, Crtica, 1984.
5

84

v11n21a07.indd 84

27/6/2007 19:17:02

Alm das coisas e do imediato: cultura material, Histria imediata e ensino de Histria

motivao pedaggica ou instncia comparativa. Verso mais recente daquele documento oficial, dedicada ao Ensino mdio, diminuiu tais deficincias, embora o Marxismo ainda seja abordado apenas a partir do sculo XX.8 No plano da Histria Imediata, muitos exemplos de Cultura Material se encontram na prpria sala de aula e nos corredores e arredores da escola: corpos humanos, roupas, mveis, equipamentos esportivos, alimentos... Esta amostragem ainda restrita, considerando-se a infinidade de outras experincias que lhe so contemporneas. O Conhecimento Histrico ganha muito quando incorpora o imediato em seu universo, mas perde mais se ficar restrito a este mundo, como presente contnuo. Um de seus objetivos pode ser sair deste crculo vicioso, permitindo a compreenso de experincias sociais em diferentes temporalidades. A Cultura Material, associada s outras problemticas de conhecimento histrico, encontra mltiplos itens para reflexo em museus. Mesmo livros didticos convencionais costumam apresentar fotografias e desenhos sobre alguns tpicos pertinentes rea, embora os explorem pouco. E o Patrimnio Histrico edificado ou disperso em diferentes fazeres e saberes contm inestimveis elementos para a discusso daquele universo. A Histria Imediata, por sua vez, oferece um torrencial de possibilidades temticas e documentais, a partir de seu trabalho com os processos histricos em andamento. Seu desafio maior a identificao de agentes sociais e suportes documentais mais significativos para diferentes questes. Discutirei aspectos da Cultura Material e da Histria Imediata a partir de dois ensaios editados numa srie de livros do final do sculo XX, pensando sobre possveis articulaes entre eles e a Cultura Histrica do Ensino. A coleo Histria da vida privada no Brasil inclui alguns escritos que abordam o universo da produo material do cotidiano. Exemplo de ponta da Historiografia brasileira na passagem para o sculo XXI, a srie uma importante referncia para o Ensino de Histria em diferentes graus, que dialoga com suas questes na definio de currculos. O passado mais recente (ou mesmo o Imediato dos Historiadores que a escreveram) se apresenta de forma mais palpvel no ltimo volume da srie, embora questes de diferentes momentos possam servir de referncia para refletir sobre prticas sociais do presente.
Parmetros Curriculares Nacionais / Histria, Terceiro e quarto ciclos do Ensino fundamental, Braslia, MEC/SEF, 1998; Parmetros Curriculares Nacionais PCN Ensino mdio, Braslia, MEC/SEMTEC, 2002.
8

85

v11n21a07.indd 85

27/6/2007 19:17:02

Marcos Silva

Dossi

A opulncia na provncia da Bahia, de Katia M. de Queirs Mattoso,9 articula a riqueza no sculo XIX com outras experincias sociais (o contraponto da pobreza, o aspecto fantasmagrico de algumas manifestaes de suntuosidade). A autora indica como fonte de inspirao o livro A Bahia no sculo XVIII,10 seguindo-lhe os passos com os instrumentos de anlise de que dispomos,11 arrolando algumas das atividades que Salvador e seu porto dinamizavam na provncia, sujeitas s dificuldades do mercado internacional, do transporte e do abastecimento. Mattoso salienta a importncia de considerar os critrios de pobreza e riqueza prprios quele momento, assinalando tambm que certo luxo escondia, s vezes, misria e sujeira.12 Para tanto, evoca a relao entre opulncia e poder, partindo dos altos escales sociais, e destaca como, na Bahia, a oposio portuguesa nobres/plebeus foi substituda pela oposio homens livres/escravos negros,13 proeminncia dos brancos que a mestiagem nuanou. Na invocao de uma genealogia baiana, Katia identifica a opulncia como meio de afirmar uma identidade nobre pelos notveis, cujo prestgio decorria da posse de terras e da exibio do luxo. Reala, todavia, a flexibilidade dessa sociedade em relao s origens dos candidatos nobreza,14 que, segundo Vilhena, incluam ricos mulatos, donde a autora retoma a caracterizao dos senhores de engenho (feita por Stuart Schwartz15) como aristocracia de riqueza e poder. Katia Mattoso comenta limites na viso que viajantes estrangeiros tiveram dessa Bahia, mas assume a imagem de uma opulncia da Bahia inteira,16 desdobrando-se dos senhores para outras camadas de livres, marcando a vida dos escravos. Identifica alguma mobilidade no mundo escravo, expressa no
Katia M. de Queirs Mattoso, A opulncia na provncia da Bahia, Luiz Felipe de Alencastro (org.), Imprio: a corte e a modernidade nacional, So Paulo, Companhia das Letras, 1997, p. 143-179. 10 Lus dos Santos Vilhena, A Bahia no sculo XVIII, Salvador, Itapu, 1969. 11 Katia M. de Queirs Mattoso, op. cit., p. 147. 12 Ibid., p. 152. 13 Ibid., p. 150. 14 Ibid., p. 155. 15 Stuart B. Schwartz, Segredos internos Engenhos e escravos na sociedade colonial (1550/1835), So Paulo, Companhia das Letras, 1988. 16 Ktia M. de Queirs Mattoso, op. cit., p. 156.
9

86

v11n21a07.indd 86

27/6/2007 19:17:03

Alm das coisas e do imediato: cultura material, Histria imediata e ensino de Histria

desempenho de tarefas mais especializadas ou no, e uma onipresente e ilusria esperana de seus membros na obteno de alforria, Embora, ao que parece, as alforrias tenham sido proporcionalmente mais numerosas na Bahia do que em outras regies do Brasil.17 A historiadora aponta a vaidade dos escravos de ricos, que se apresentavam bem vestidos e ornados com jias e outros requintados adereos, e aproxima vantajosamente o estilo de vida dos escravos de ganho do de certos homens livres, concluindo pela fluidez entre os grupos sociais baianos da poca. Ela assinala, tambm, uma dependncia recproca entre mulheres livres, que produziam diferentes mercadorias, e suas escravas, vendedoras de tais produtos nas ruas.18 So interessantes gradaes, que contribuem para superar esquemas interpretativos rgidos, carecendo de alguma nfase na preservao de um plo dominante naqueles vnculos, com direito de propriedade e mando sobre o outro, e na construo de esboos de cidadania pelos mesmos diversificados escravos, muito antes da Abolio, atravs de sua prpria presena em espao pblico, dividindo experincias com homens livres. possvel pensar nos referidos adereos como atributos dos senhores daqueles escravos as jias e a escravaria pertenciam aos primeiros maneira das selas e dos freios que colocavam em seus cavalos, embora os escravos, por serem pessoas, recuperassem tais ornamentos numa identidade social que podia enfrentar seus proprietrios. Mattoso classifica fortunas baianas do sculo XIX, lembrando posses e atividades que as caracterizavam, das muito pequenas s verdadeiras, identificando uma elite da classe mdia, detentora de cerca de um tero das somas e das posses inventariadas.19 Ela qualifica um quarto dessas riquezas como pertencentes quelas pessoas que vivem de rendas, metade delas mulheres, importante evidncia de poderes femininos na sociedade do perodo.20 Nesse universo, Katia faz algumas afirmaes de carter excessivamente genrico, como: o emprstimo fcil caracteriza todas as classes sociais da Bahia; uma honestidade natural reina entre os baianos; ningum quer

Ibid., p. 157. Ibid., p. 164. 19 Ibid., p. 162. 20 Ibid., p. 163.


17 18

87

v11n21a07.indd 87

27/6/2007 19:17:03

Marcos Silva

Dossi

morrer deixando dvidas e Os que tomam emprestado agem sempre de boaf.21 So observaes de efeito alusivo, pouco claras em termos empricos e conceituais. O acesso ao crdito para todas as classes sociais da Bahia pode sugerir uma absoluta isonomia social, rumo impalpvel utopia financeira, que no se realizou na Bahia nem em lugar nenhum do sculo XIX, e at hoje. A honestidade, de valor social, tende a se transformar em natureza provincial. A onipresena da boa-f, por fim, tornaria desnecessrias leis e punies sobre seu avesso. Aqueles argumentos se confundem com tributos baianidade, sem pontes para um universo historiogrfico de explicao e demonstrao. A prpria Katia se encarrega de limitar tais excessos, quando declara que A capacidade de fazer emprstimos, isto , de encontrar facilidade na praa para tal, como a capacidade de poder emprestar, isto , de dispor da liquidez necessria, so ambas sinais de opulncia e sobretudo de prestgio no pertencem, portanto, a todas as classes sociais da Bahia (...).22 O exemplo da falncia do rico negociante Cerqueira Lima, comentado pela historiadora, desempenha esta mesma funo de retorno empiria e crtica. Este prspero comerciante detentor de fortuna muito expressiva, proprietrio de moradia suntuosa, ornada com ricos adereos, servida por criadagem ricamente vestida, usando carruagens e outras evidncias de grande riqueza, alm de possuir muitos outros imveis morreu aps ter sofrido sucessivas apreenses, pela Marinha inglesa, de navios carregados de escravos, e amargou uma espera de 15 anos, movendo um processo contra a Coroa britnica devido queles procedimentos. Em seu inventrio, verificou-se um passivo de 100 mil contos de ris. Foram leiloados os objetos de luxo de sua moradia e arrendado o engenho de So Filipe famlia Bettencourt Berenguer Csar, da qual um dos membros se casou com a nica filha legtima de Cerqueira Lima.23 Com perspiccia, Mattoso conclui sobre a estratgia matrimonial que representa o casamento da filha de Cerqueira Lima ou a recusa dos credores a estender o crdito viva do negociante que a opulncia na Bahia do sculo XIX (...) no se encontrava unicamente no luxo espalhado pela casa de Cerqueira Lima.24 Aquela recusa tambm
Ibid., p. 166. Ibid., p. 166. 23 Ibid., p. 170. 24 Ibid., p. 170.
21 22

88

v11n21a07.indd 88

27/6/2007 19:17:03

Alm das coisas e do imediato: cultura material, Histria imediata e ensino de Histria

pode servir para identificar limites no acesso a crdito para uma endividada representante de abastadssima elite! Katia glosa comentrios de Vilhena sobre senhoras baianas, que justificaram o trajar roupas leves pelo clima, salientando-lhes a fineza, o luxo, extensivo s escravas, o fato de serem fiis nas amizades e o gosto pelas cerimnias sagradas. Estes temas servem de mote para a historiadora evocar o viver como nobre, prprio das elites, mas igualmente identificvel nas classes mdias,25 que explica pela presena da escravido e pela doura na vida baiana, com baixo custo de vida, possibilidade de consumir suprfluos, acesso casa prpria para assalariados.26 A autora valoriza, em sua concluso, uma verdadeira riqueza, presente em paternais elites, capazes de dar proteo e apoio, expressando-se nAs redes de solidariedade, o desenvolvimento das instituies de crdito, das associaes religiosas ou sociais, das sociedades de comerciantes ou de negociantes, referida aos valores do corao e das relaes entre os homens.27 Nesta passagem, a historiadora retoma um critrio de verdade, com o risco de silenciar as mentiras ou falsificaes como faces da experincia histrica. Vale pensar tambm sobre aquelas prticas como criadoras de dependncias para o elo mais fraco da relao, questo que aparece no texto do mesmo volume Senhores e subalternos no oeste paulista, de Robert W. Slenes.28 Junto com a tentativa senhorial de ampliar o domnio, os pactos tambm constituam atos de poder das partes envolvidas. A verdadeira riqueza ser to mais palpvel historicamente quanto mais articulada a outras dimenses da vida privada baiana e brasileira do perodo, sem perder de vista o contraponto da misria e o aspecto fantasmagrico de algumas maneiras de ser suntuoso tambm as do corao! O texto Nem preto nem branco, muito pelo contrrio: cor e raa na intimidade, de Lilia Schwarcz,29 apresenta um quadro de certa assimilao

Ibid., p. 176. Ibid., p. 177. 27 Ibid., p. 178-179. 28 Robert W. Slenes, Senhores e subalternos no oeste paulista, Luiz Felipe de Alencastro (org.), Imprio: a corte e a modernidade nacional, op. cit., p. 236. 29 Lilia Moritz Schwarcz, Nem preto nem branco, muito pelo contrrio: cor e raa na intimidade, Idem (org.), Contrastes da intimidade contempornea, So Paulo, Companhia das Letras, 1998, p. 173-243 (Histria da vida privada no Brasil - 4).
25 26

89

v11n21a07.indd 89

27/6/2007 19:17:04

Marcos Silva

Dossi

cultural no Brasil, mesclada excluso social, de contingentes populacionais definidos por cor e raa particularmente, negros. Na abertura do ensaio, figura o tema do tornar-se branco, atravs de conto infantil brasileiro, publicado originalmente em 1912: uma princesa nascera negra devido m formulao de pedido que a branca rainha sua me e at ento sem filhos fizera rainha das fadas: Oh! Como eu gostaria de ter uma filha, mesmo que fosse escura como a noite que reina l fora. No final da narrativa, depois de sofrimentos e dificuldades, Negrina, aquela personagem, se transforma em alva e feliz esposa do Prncipe Diamante a felicidade incolor e preciosa... Este episdio literrio foi situado nos quadros do projeto racista de branqueamento da populao nacional, ideologia disseminada na passagem para o sculo XX, de acordo com a qual quanto mais branco melhor, 30 malgrado alguns argumentos da poca, contrrios miscigenao, vista como degenerescncia. Importantes nomes do ensasmo social brasileiro aparecem entre estes idelogos racistas: Sylvio Romero, Euclides da Cunha, Roquette Pinto e Nina Rodrigues. O branqueamento interpretado por Schwarcz como vontade de ver ndios e negros desaparecerem da populao nacional, conforme projeo de Roquette Pinto para o ano 2012.31 A autora no mencionou alguns pioneiros crticos destes escritores e do racismo no mesmo perodo, como o mdico, educador e ensasta Manoel Bomfim e o romancista e cronista Lima Barreto.32 Tambm no foram realadas conquistas interpretativas mesmo em alguns daqueles outros ensastas mais vinculados s teorias raciais, como Romero e Cunha.33 O ncleo principal debatido no texto de Schwarcz a transformao das abordagens sobre raa e mestiagem no pas, a partir dos anos 30 do sculo XX, e j esboada entre os primeiros modernistas: a condio mestia vista como ideal no plano da cultura, alada dupla identidade de mito de estado e tema antropolgico, numa estetizao da democracia racial; raa e racismo

Ibid., p. 136. Apud ibid., p. 177. 32 Manoel Bomfim, Amrica Latina Males de origem, Rio de Janeiro, Topbooks, 1998 (1 ed.: 1905); Afonso Henriques de Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma, So Paulo, Brasiliense, 1976 (Obras Completas - II), 1 ed. 1915. 33 Sylvio Romero, Contos populares do Brasil, Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1954 (Documentos brasileiros 75B), 1 ed. 1883; Euclides da Cunha, Os Sertes, edio crtica por Walnice Nogueira Galvo, So Paulo, tica, 2000, 1 ed. 1902.
30 31

90

v11n21a07.indd 90

27/6/2007 19:17:04

Alm das coisas e do imediato: cultura material, Histria imediata e ensino de Histria

virando quase tabus; o preconceito projetado como problema do passado; o deslocamento do racismo para os espaos da intimidade; as condies de vida de negros, mestios e ndios permanecendo como fantasmagorias e encobertas pela idealizao daquela suposta democracia. Schwarcz destacou que a escravido legitimou a inferioridade e, enquanto durou, inibiu qualquer discusso sobre cidadania. (...) o trabalho limitou-se exclusivamente aos escravos.34 Vale a pena lembrar que, mesmo no perodo colonial, determinadas tarefas foram reservadas ao trabalhador assalariado caso de atividades especializadas no engenho.35 Argumentos de legitimao da inferioridade so muito significativos para o debate, mas houve nuances da cidadania brasileira em construo, no sculo XIX, que passaram pela presena escrava na cena pblica da Inconfidncia Baiana, no final do sculo anterior, construo de redes de comunicao entre escravos, em cidades e reas rurais, e definio de sentimentos de honra e privacidade por eles.36 A associao entre as teorias racistas e a Repblica, no Brasil, no deve fazer esquecer que tais argumentos se faziam presentes noutras partes do mundo poca (nos Estados Unidos, por exemplo), e mesmo depois (sul dos Estados Unidos, at a dcada de 60 do sculo XX, e frica do Sul, ainda mais), assumindo contornos especficos em cada historicidade nacional. Aquelas mudanas dos anos 1930 abrangeram a criao oficial de um Dia da raa (1938), sem se restringirem ao Estado Novo nem s instituies brasileiras, como se observa no endosso da UNESCO a projeto de pesquisa sobre a harmonia racial no pas, em 1951 (ps-guerra, com a trgica lembrana do Holocausto), e na difuso internacional da Literatura de Jorge Amado e da Sociologia de Gilberto Freyre. As crticas ao mito da democracia racial, atentas s desigualdades sociais e identidade de classe, foram indicadas por Schwarcz nos estudos sociolgicos de Luiz Costa Pinto, Roger Bastide e Florestan Fernandes (mesmo nos quadros daquele projeto da UNESCO), depois desdobrados nos trabalhos de Octavio Ianni e Fernando Henrique Cardoso. Nas obras de Fernandes, Lilia destacou a identificao de um racismo brasileiro de carter privado e pouco
Lilia Moritz Schwarcz, op.cit., p. 185. Antonil, Cultura e opulncia do Brasil, Belo Horizonte/So Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982 (1 ed. 1711). 36 Jos Carlos Barreiro, Imaginrio e viajantes no Brasil do sculo XIX Cultura e cotidiano, tradio e resistncia, So Paulo, Editora UNESP, 2002; Robert W. Slenes, op. cit.
34 35

91

v11n21a07.indd 91

27/6/2007 19:17:04

Marcos Silva

Dossi

formalizado, que engloba a defesa do branqueamento como ideal, a imagem do negro de alma branca e a hierarquizao a partir de critrios de cor.37 Salientou, ainda, que movimentos negros, a partir dos anos 70 do sculo XX, ampliaram tais crticas. O carter no-oficial do preconceito, no Brasil, preservou a ecloso de racismos, em nome de Cincias ou Costumes. O texto cita, dentre outras evidncias desta situao, pesquisa de Srgio Adorno, sobre prticas penais os negros sendo identificados, em processos, como mais perigosos, os rus embranquecendo ou escurecendo, nos registros, de acordo com inocncia ou culpabilidade. A autora exps um quadro de manuteno de hierarquias raciais atravs deste preconceito no-oficial, situado na esfera da intimidade. Apontou condies sociais inferiores da populao brasileira negra e mestia, com menor acesso Educao e a saneamento pblico, taxas mais altas de mortalidade infantil, menor expectativa de vida, casamento mais tardio e maiores percentuais de celibato masculino. Mesmo a legislao anti-racista (Lei Afonso Arinos) foi identificada como pouco eficaz, situao reiterada na Constituio de 1988, que considerou discriminatrios apenas atos pblicos.38 Comentando padres de matrimnio no Brasil, Schwarcz lembra que a endogamia maior entre brancos e as mulheres desta cor tm maiores vantagens. Evoca, ainda, a expresso raa social para designar identificaes derivadas de condies socioeconmicas, caso de uma mulher, definida como branca pelo agente de recenseamento e que, caracterizando-se como negra ou parda, ouviu: Mas a senhora no professora da USP?.39 Os textos de Mattoso e Schwarcz trabalham dimenses da Cultura Material e da Histria Imediata presentes em sala de aula: os corpos dos seres humanos, em sua multiplicidade de cores, tipos de cabelos, lbios, narizes e outros atributos fsicos, traduzidos em valores sociais; a associao entre estes seres humanos e experincias histricas de seus semelhantes fsicos e/ou culturais; diferentes aproximaes, em mltiplas experincias histricas, entre cor, raa, direitos e poderes. A eventual ausncia desta pluralidade em algumas escolas (os estabelecimentos de elite, talvez mais brancos, com tonalidades amarelas, em que
Lilia Moritz Schwarcz, op.cit., p. 205. Ibid., p. 213. 39 Apud ibid., p. 231.
37 38

92

v11n21a07.indd 92

27/6/2007 19:17:04

Alm das coisas e do imediato: cultura material, Histria imediata e ensino de Histria

h descendentes dos imigrantes asiticos) tambm constitui elemento de interesse para discutir tal faceta de Cultura Material e Histria Imediata e tem por contrapartida a maioria negra e mulata em filmes que falam de pobreza e violncia social, como Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, ou as associaes entre cor e criminalidade, dispersas em noticirio jornalstico e comentadas criticamente por Schwarcz, a partir de pesquisa sobre processos penais. Aquela diversidade ou uma correspondente homogeneidade de cores humanas so problemas de conhecimento, bastante acessveis aos alunos de diferentes graus de ensino, nos planos de Cultura Material e Histria Imediata. Que fazer para ir alm da Histria Imediata, sem a perder? E como integrar neste percurso de Conhecimento Histrico as evidncias de Cultura Material que ultrapassam os corpos humanos ali presentes? No pretendo responder a estas questes com alguma sada universal. O melhor Ensino de Histria ocorre em dilogos entre o Professor, a escola em que ele atua, o pblico com quem ele trabalha e as instituies especializadas deste campo de Conhecimento. A escola do Ensino fundamental e a do mdio so espao multidisciplinar de disputa entre diferentes projetos de Conhecimento e concepes de Educao. No se trata, portanto, de supor que todos os professores de Histria optaro pelo universo metodolgico aqui abordado nem enfrentaro as conseqncias polticas derivadas de algumas das opes aqui feitas. Considerarei, portanto, apenas uma situao hipottica do professor que faz um percurso de dilogo intradisciplinar (depois, tambm, multidisciplinar) e de escolha pedaggica e poltica. No espero uma resposta em comum de todos para estas situaes, que anularia os atos de dilogo e escolha. Partindo de minha experincia na formao de professores e de contatos com a prtica destes profissionais, indicarei algumas possibilidades de trabalho neste universo de conhecimento. Um primeiro passo na discusso identificar a Histria Imediata como uma necessidade do Conhecimento Histrico, em geral, e de seu Ensino, em particular. Sem ela, a noo de tempo histrico se restringe ao puro passado e origem, mitos to bem criticados por Marc Bloch.40 Sem ela, a Histria ensinada se configura como espetculo para alunos que no fazem parte da cena risco epistemolgico e poltico, que refora argumentos da dominao social: a Histria se transforma em privilgio de alguns personagens e acon40

Marc Bloch, op. cit.

93

v11n21a07.indd 93

27/6/2007 19:17:05

Marcos Silva

Dossi

tecimentos, os demais so platia ou cenrio. Os limites da Histria Imediata (infinitude de informaes e agentes, possibilidades em aberto) contribuem para entender outros momentos como dotados de situaes paralelas, desmontando a imagem daquele espetculo dos passados como inevitabilidade. E a Histria Imediata se reporta a problemas clssicos de Conhecimento Histrico, desde os pais fundadores gregos: Herdoto e Tucdides no escreviam sobre seu tempo presente?41 Justificada a Histria Imediata, vem a urgncia de seu alm: ela no existe sem as experincias pretritas, ela se abre sempre para possibilidades mais ou menos palpveis, sem descartar o acaso e no para um vazio. Este estar entre o passado e o futuro42 reala a necessidade terica, pedaggica e poltica de se pensar sobre a Histria Imediata, sem nela permanecer, e expressa um projeto de Conhecimento Histrico auto-reflexivo, que pretende refletir sobre seu processo e a sociedade em que ocorre, sem assumir um mero papel legitimador daquele mundo e de si mesmo. Para ir alm da Histria Imediata, o trabalho do professor com as instituies especializadas de sua rea de conhecimento (Historiografia, universidades, museus, bibliotecas, arquivos, etc.) necessrio. Evidentemente, estas unidades de pesquisa e divulgao do saber histrico no oferecem respostas prontas. Tomando os textos de Mattoso e Schwarcz como referncias para este percurso, guisa de exemplo, levantarei alguns tpicos para pensar sobre o dilogo metodolgico com aqueles nveis da anlise histrica. Mattoso reala a complexidade das relaes entre senhores e escravos, citando o refinamento das roupas e dos adereos de alguns cativos, que chegavam a incluir jias de alto valor. Estes ornamentos caros foram representados por artistas que estiveram no Brasil na poca. No costumam ser encontrados em museus e instituies similares, na condio de objetos de alto preo, usados pelo escravo X ou pela escrava Y. Em contrapartida, jias e roupas de luxo, que pertenceram a pessoas ricas da mesma poca (a baronesa K, o ministro L algumas delas proprietrias de escravos semelhantes queles), fazem parte do acervo de importantes museus histricos brasileiros. Por que esta diferena de destino?

Herdoto. Histria, Braslia, EdUnB, 1985; Tucdides, Histria da Guerra do Peloponeso, Braslia, EdUnB, 1987. 42 Hannah Arendt, Entre o passado e o futuro, So Paulo, Perspectiva, 2000.
41

94

v11n21a07.indd 94

27/6/2007 19:17:05

Alm das coisas e do imediato: cultura material, Histria imediata e ensino de Histria

Uma primeira questo diz respeito prpria relao de propriedade: as jias no pertenciam aos escravos, eles mesmos eram propriedades de outras pessoas. Jias e roupas que chegaram aos museus, freqentemente, foram doadas por herdeiros de seus proprietrios originais, que demonstraram esprito pblico (poderiam ganhar muito dinheiro se as vendessem no mercado de antigidades) e vontade de ter reconhecida uma imagem de origem nobre (no qualquer um que possui objetos to preciosos, herana de famlia, e pode abrir mo de seu valor comercial para ser nobilitado no acervo de uma instituio respeitvel: melhor que rvore genealgica duvidosa...). Houve casos de escravos que compraram a alforria e enriqueceram. possvel que alguns de seus pertences cheguem a museus, como objetos de pessoas livres e ricas. Apesar disto, o comentrio de Mattoso sobre o aspecto luxuoso de alguns escravos merece ateno, embora no se possa contar com as evidncias materiais diretas de jias e roupas caras por eles usadas. Mesmo sem possurem aqueles objetos nem poderem leg-los como herana para seus descendentes, os escravos deviam sentir prazer em seu uso, ndice de uma auto-estima e do convvio com a beleza. Nos Maracatus, cortes negras se apresentavam e apresentam, em cortejo festivo, com roupas que remetem suntuosidade e riqueza.43 Uma exposio itinerante, organizada pelo Ministrio da Cultura, nos anos 90 do sculo XX, reuniu materiais de vrios museus brasileiros, sob o ttulo Tesouros do Patrimnio. Uma das salas agrupou um vestido de dama da corte de Pedro II, um vestido de princesa do Maracatu, uma rica bandeja de prata e um instrumento de prender e torturar escravos. Esta seqncia, aparentemente desconexa, lembra-nos relaes de natureza material (no haveria vestido de dama e bandeja sem os escravos) e de memria cultural (escravos podiam ver-se como pessoas belas e dignas de ornamentos que evocavam o direito ao esplendor, e seus descendentes biolgicos e culturais podem preservar esta viso). No texto de Schwarcz, os comentrios sobre a mescla brasileira entre preconceitos contra negros e mestios e a idealizao cultural dos negros e dos mestios como sntese da nao podem contribuir para o debate recente sobre cotas para afro-descendentes (e, em menor escala, indgenas) nas universidades.
Lus da Cmara Cascudo, Dicionrio do Folclore brasileiro, So Paulo, Global, 2001, p. 361362 (1 ed., 1956).
43

95

v11n21a07.indd 95

27/6/2007 19:17:05

Marcos Silva

Dossi

Esta discusso possui um grande mrito: reconhecer que existe diferena entre descendentes de europeus, africanos e indgenas no acesso universidade brasileira. Se a questo for discutida apenas no nvel racial, corre-se o risco de repor perspectivas preconceituosas (chegou-se a falar em provas cientficas de ser negro!) e de esquecer que amplas parcelas da populao euro-descendente tambm esto excludas da universidade brasileira e do acesso adequado sade, moradia, alimentao... Silencia-se a existncia de uma estrutura de classes que no atinge os afro-descendentes (e, em menor escala, os prprios indgenas) apenas pela excluso. No descabido falar numa classe mdia negra, j atendida por produtos e servios (artigos para maquiagem, revistas, etc.) e que se fazia presente na universidade mesmo antes dos debates sobre cotas. Omitida esta discusso sobre estrutura de classes, perde-se de vista que as cotas repem prticas excludentes: jovens afro-descendentes, de classe mdia, at podem beneficiar-se daquela poltica, classificando-se para bons cursos pblicos ou privados, enquanto seus semelhantes mais pobres continuaro excludos daquele espao ou tero que se contentar com escolas privadas de m qualidade. Precisamos, ento, de Cultura Material e Histria Imediata no Ensino de Histria para crianas e adolescentes? A resposta afirmativa, se ousarmos pensar num Ensino de Histria que, problematizando o mundo, se problematiza. Mas claro que este no o nico caminho.

96

v11n21a07.indd 96

27/6/2007 19:17:05

You might also like