You are on page 1of 5

O Mito da Raa Ariana

Baseado no livro "Em Busca da India Vdica" de SS Devamrta Swami.


Durante as ltimas duas dcadas e durante o sculo 20, o caminho escolhido

por muitos historiadores da civilizao comeava nos portes da Grcia e de Roma. Desta forma a descrio histrica passou pelo Ranascimento at o Iluminismo, finalmente chegando ao destino no que comumente chamado do triunfo do Ocidente. Porque a civilizao ocidental deriva-se da era Greco Romana, ns geralmente temos a tendncia pensar que qualquer valor de outras culturas requer a mesma base. Um acadmico francs de Filosofia Vdica, Rene Guenon, chamou esta

inclinao de o "preconceito clssico". Elaborando mais, ele descreveu isto como uma "predisposio de atribuir a origem de toda a civilizao aos Gregos e Romanos." Anteriormente os ocidentais ficavam confusos e desorientados, quando tinham que comparar civilizaes muito mais antigas. Acerca desta tendncia Eurocentrista, Guenon opinou, "pode-se dizer que eles so mentalmente incapazes de cruzar o mediterrneo."
O Nascimento dos Vedas: Uma Viso Moderna

A viso moderna da origem dos Vedas muito diferente da descrio dada nos

prprios Vedas sobre este ponto. Alguns acadmicos admitem francamente a grande dificuldade em estabelecer uma cronologia Vdica academicamente aceitvel. Por isto, quase todos vem os Vedas como uma extravagncia mtica. Nmadas que vieram do Norte para o subcontinente indiano e impuseram suas vises criativas a um povo menos evoludo. Brbaros que trouxeram isto tudo juntamente com seu gado, cabras e ces. E esta saga "cinematrogrfica" que aceita pela maioria dos indologistas ocidentais como sendo a origem Vdica. No entanto, de uma forma assombrosa estes nmadas brbaros deixaram um legado muito valioso. E pode-se perguntar como isto foi possvel. Por exemplo, o Snscrito, que facilmente podemos reconhecer como sendo imensuravelmente mais sofisticado que as lnguas modernas. Isto tudo certamente causa repulsa quelas pessoas transcendentalistas que seriamente desenvolveram os necessrios atributos para estudar os textos Vdicos com uma mente aberta e pacfica.

Aproximando-se dos Vedas: Necessrio Somente Aplicar-se Para Ser Ariano?

Qualquer preceptor Vdico, antigo ou actual, dir que a riqueza dos Vedas na

verdade direccionada aos Arianos. Este ponto deve ficar bem claro. Mas o que um Ariano? Sobre este ponto a confuso ocidental floresceu. No considerando o mau uso deste termo na recente histria humana, imediatamente devemos esclarecer que Ariano deriva do termo Snscrito Arya e no se refere a qualquer espcie biolgica ou raa, nem tampouco queles que falam uma lngua particular, mas refere-se "queles que so avanados", almas nobres dedicadas ao conhecimento espiritual, qualidades e experincias. No entanto, os acadmicos ocidentais utilizam o termo somente como um adjectivo equivalente a "nobre" e "honrado". Fazem assim simplesmente para suportar a idia de que uma Etnia Ariana foi India e conquistou e distituiu as Etnias Dasa e Dasyu.

Contrariamente, os Vedas utilizam como critrio uma Etnia espiritual como factor discriminatrio. Arianos so aqueles que aplicam-se para tal.
O Mito Ariano

Agora que sabemos quem realmente so os Arianos, o que dizer acerca do

conceito fraudulento - da raa suprema, "super biolgica". Seria totalmente incorrecto culpar o Partido Nacional Socialista Alemo desta mania Ariana Indo Europeia. Equipado com cabelos ruivos e olhos azuis, superior a todos, e obcecado em guardar sua pureza racial, o mitico filho Ariano do Norte da Europa nasceu da unio do academicismo e do racismo. Todos os povos Europeus sempre tentaram evocar para si um glorioso "pedigree". No entanto, este fantasma do falso Ariano perseguiu o mundo ocidental at os nazistas encontrarem o seu fim. A teoria que invasores nmadas, conhecidos como a raa Ariana plantou as sementes da civilizao Vdica na India esta agora a ser atacada.

Ainda assim, "os excessos acadmicos de uma era colonial" continuam bem presentes. Todas as bibliotecas continuam a disseminar confiantes declaraes de que uma assim chamada raa Ariana invadiu a India e introduziu uma srie de Hinos religiosos conhecidos mais tarde como Rig Veda. Mas, se Indo Arianos entraram na India vindos do exterior, talves remanescentes sseos poderiam estabelecer sua origem estrangeira. Ou seja: Seriam os Arianos uma raa Indiana distinta? O acadmico Kenneth A.R. Kennedy confirma que antropologistas no encontraram nenhum remanescente sseo identificvel como sendo diferente do padro das populaes antigas do Norte da India. Certamente a tentativa de afirmar que os Arianos Rig Vdicos so uma raa fisicamente distinta um erro. O sentido Vdico para Ariano denota praticantes espiritualistas seguidores de um estilo de vida e de uma metafsica. Os Vedas mostram que as vezes certas pessoas possuem qualificaes Arianas, e as vezes podem falhar. Quando tais pessoas degeneram-se so consideradas inimigas. Portanto, Arianos caprichosamente combatem outros Arianos genunos, quando ocorre que um determinado grupo, ao desviar-se do padro Ariano, comea a actuar de uma forma condenvel.

You might also like