You are on page 1of 14

Carl Jung Reloaded

Anlise da trilogia de filmes The Matrix a partir dos estudos de Carl Jung, com elementos do Estruturalismo e do Ps-Estruturalismo como base comparativa. Adianto que um conhecimento prvio dos filmes essencial para a compreenso do texto:

A forma do mundo em que o homem nasceu j est dentro dele como imagem virtual (Carl Jung) Carl Gustav Jung era um jovem psiquiatra de Zurique na poca em que conheceu e ficou fascinado pelo revolucionrio psicanalista Sigmund Freud, no comeo do sculo passado. A admirao mtua durou pouco mais de uma dcada, tendo os dois rompido relaes por incompatibilidades pessoais e intelectuais, principalmente pela rejeio de Jung ao pansexualismo de Freud. Para Jung, o comportamento humano condicionado no somente pela sua histria individual e racial (causalidade), mas tambm pelos seus alvos e aspiraes (teologia). O passado como realidade, e o futuro como aspirao/potencialidade dirigem o comportamento presente. "O indivduo vive para os alvos, assim como pelas causas" (Carl Jung) No primeiro filme, The Matrix, Neo aprende a viver por sua aspirao, que primeiro libertar-se de algo que ele no conseguia ver ou saber, mas cuja opresso ele podia sentir em sua alma. Ele buscou essa libertao desesperada e inconscientemente, e foi ajudado por Morpheus e Trinity a sair da Matrix. Aps o conhecimento do QUE o subjugava, sobreveio o medo, e a pequenez diante do poder do carcereiro (no caso, as mquinas). Precisou, novamente, de ajuda externa, na figura de Orculo, que progressivamente o ensinou que buscar os seus objetivos como respirar (ou amar): no deve haver dvidas se voc pode ou no pode, voc apenas respira (ou ama) e aquilo o natural. Sua mente, enganada (e subjugada) pelas mquinas durante toda a vida, poderia novamente ser enganada (e subjugada) por uma fora ainda maior: ele mesmo. Inicia-se todo um esforo de desprogramao (desintoxicao) das limitaes que o cerceavam na Matrix.

Foi em um momento de absoluta necessidade, quando no havia espao para o raciocnio lgico, que uma parte do poder de Neo aflorou, e ele salvou Trinity da queda no helicptero numa seqncia de acontecimentos que poderamos chamar aqui de Sincronicidade, onde cada ao ocorreu em seu momento certo, da forma correta. Embora ele tenha tido este momento de epifania, dvidas ainda pairavam em sua mente, dvidas essas que o levaram ao erro (a bala que passou de raspo ao tentar desviar) e foi preciso que seu corpo na Matrix morresse (simblica e literalmente) para que uma nova conscincia pudesse despertar. Essa nova conscincia, finalmente liberta das amarras da iluso (Matrix), escolheu ensinar a humanidade o poder dessa libertao. Assim termina o primeiro filme, que retrata um combate no externo, mas interno, contra a iluso que nubla a prpria mente consciente, ou ego, como veremos nos estudos de Carl Jung: Ego ou mente consciente o responsvel por nossos sentimentos de identidade e continuidade e, do ponto de vista da prpria pessoa, encarado como sendo o centro da personalidade. O budismo procura justamente aniquilar o ego, essa falsa percepo de identidade. O ego no foi produzido pela natureza para seguir ilimitadamente os seus prprios impulsos arbitrrios, e sim para ajudar a realizar, verdadeiramente, a totalidade da Psique. Se, por exemplo, possuo algum dom artstico de que meu ego no est consciente, este talento no se desenvolve, e como se fora inexistente. O ego como o boi da parbola Zen, a trao. Mas no confunda: o boi no guia, guiado pelo cocheiro, mas, na maioria das vezes, ns mesmos deixamos o boi tomar o rumo que ele quer. Inconsciente individual Onde ficam as experincias que foram reprimidas, suprimidas, esquecidas ou ignoradas, e tambm experincias muito fracas para marcar a conscincia do individuo. a que se encaixam os Complexos, que so grupos organizados de sentimentos, percepes e memrias, que ficam no inconsciente, mas atuando de forma determinante no consciente, podendo atuar at mesmo como uma personalidade autnoma, usando a psique para seus prprios fins.

Inconsciente coletivo

o alicerce de toda a estrutura da personalidade. Sobre ele esto erigidos o ego, o inconsciente individual e todas as outras aquisies individuais. Jung v a personalidade como um produto do passado ancestral, sendo o homem moderno concebido e moldado pelas experincias acumuladas de geraes passadas, recuando at as origens obscuras e desconhecidas da humanidade. Segundo ele, o homem nasceu com muitas predisposies (legado de seus ancestrais) que dirigem sua conduta e determinam, em parte, aquilo de que ele tomar conscincia e a que responder em seu prprio mundo de experincias. Ou seja, uma personalidade coletiva, que atua seletivamente no mundo da experincia e modificada e elaborada pelas experincias que recebe (assim como o conceito de egrgora, s que, no caso de Jung, mais determinante e menos intuitiva). Uma personalidade individual, nesse caso, seria o resultado da interao de foras internas e externas. Mas ele deixa espao para a individualidade, pois se assim no fosse, no haveria lugar para a variao e o desenvolvimento. Assim como Jung, o estruturalista Claude Lvi-Strauss tambm acreditava que o esprito era influenciado por uma energia superior inconsciente. Acredito que o inconsciente coletivo seja, na verdade, uma abordagem mais cientfica para a reencarnao (tema carregado de profundo significado religioso e Tabu at hoje para os cientistas), que Jung conhecia bem, mas preferiu deixar de fora de suas concluses. Ele narrava que, nas suas viagens pela Europa, antes de chegar a determinado lugar, tinha a impresso ntida de que antes houvera estado ali. Conhecia detalhes, hbitos, cultura e, ao chegar, para sua surpresa, verificava que aquela percepo era verdadeira. Naturalmente, sua abordagem foi psicanaltica.

"O conhecimento baseia-se no somente na verdade, mas no erro tambm" (Carl Jung) No segundo filme, Neo alado a um patamar de semi-Deus pelos seus amigos e habitantes de Zion. No apenas ele libertou-se, como dominou o cdigo da Matrix. Neo fica um pouco desconfortvel com o assdio, mas seu ego se acomoda bem posio de Super-Homem, e sua autoconfiana dentro da Matrix visvel, e perigosa. Vejamos o que Jung tem a dizer sobre os papis que tomamos para ns mesmos e para a sociedade: Arqutipos So imagens recorrentes no inconsciente coletivo (formas-pensamento), que expressam e definem uma situao. So mais que um cone, pois contm uma grande carga de emoo (alm da informao) que transmitida a quem v. Ex: Jesus na cruz simboliza um arqutipo de ser bondoso que sofreu injustamente e resignado, o que causa um efeito anestsico (inconsciente) em quem est passando por provaes (por identificao). J a andrgina e decidida Trinity se tornou (pra muitos) um arqutipo feminino desta gerao, assim como sensual e produzida Marilyn Monroe o foi para a gerao dos anos 60. Uma vez que esses arqutipos so assimilados pela pessoa, so trabalhados individualmente, podendo at assumir o controle da personalidade (no caso da Sombra). No preciso entrar em contato sensorial com o arqutipo para que eles atuem, j que cada indivduo nasce com acesso a toda a "biblioteca de Arqutipos", via Inconsciente Coletivo. Persona a mscara usada pelo indivduo em resposta s convenes e tradies sociais e s suas prprias necessidades arquetpicas internas. o papel que a sociedade lhe atribui, que espera que voc represente na vida. O propsito da mscara produzir uma impresso definitiva nos outros e, muitas vezes (embora no obrigatoriamente) dissimula a verdadeira natureza do indivduo, em oposio personalidade privada, que existe por trs da fachada social. Se o ego se identificar com a persona, como freqentemente o faz, o indivduo ter mais conscincia do papel que est representando do que de seus sentimentos genunos. Ser sugado pelo personagem, tornando-se um alienado de si mesmo e toda a sua personalidade toma um aspecto superficial e bidimensional (a persona assemelha-se, em certos casos, ao superego categorizado por Freud). O ps-estruturalismo veio reforar a idia do papel como esvaziador da potncia do indivduo, como um chefe que se deixa tomar pela importncia do cargo, ou homem/mulher que sofre ou se anula em prol de um smbolo, que a famlia ou o casamento. Lidamos com esses smbolos todo dia, seja em casa (com o pai, irmo), seja na rua (com o guarda), nos afazeres (com o professor, o chefe), at mesmo indiretamente (como o governador e o presidente), os smbolos se interpem entre ns e as pessoas, assim como um software de computador nos apresenta um conjunto de smbolos que intermedia nossa comunicao com o processador da mquina. "Mais cedo ou mais tarde tudo se transforma no seu contrrio" (Carl Jung)

"Aceite que tudo gira em torno do sexo, Mr. Jung. inevitvel!"

Continuando o filme, surge o combate de Neo com Smith. Neo fica surpreso em ver como ele est mais forte, e tem de fugir para no perder o combate. Aqui fica claro que h uma estreita relao entre os dois, que ambos podem intuir, mas, como ambos se detestam, no podem compreender as implicaes de que um instrumento de evoluo do outro. Sombra O arqutipo da Sombra o lado escuro da mente, moradia do inconsciente. L estariam guardados os instintos animais que o homem herdou de espcies primitivas na evoluo, e tambm as funes menos utilizadas da personalidade. representada pelas idias, desejos e memrias que foram reprimidos pelo consciente, por ser incompatvel com a Persona e contrrias aos padres morais e sociais. Quanto mais forte for nossa Persona, e quanto mais nos identificarmos com ela, mais repudiaremos outras partes de ns mesmos. A Sombra representa aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade e tambm aquilo que negligenciamos e nunca desenvolvemos em ns mesmos. Em sonhos, a Sombra freqentemente aparece na forma daquilo que detestamos. No caso de Neo, um engravatado do governo. Quanto mais a Sombra tornar-se consciente, menos ela pode dominar. Entretanto, a Sombra uma parte integral de nossa natureza, e nunca pode ser simplesmente eliminada. Uma pessoa sem Sombra no uma pessoa completa, mas uma "caricatura bidimensional" que rejeita a ambivalncia presentes em todos ns. Alm disso, a Sombra no apenas uma fora negativa na Psique. Ela um depsito de considervel energia instintiva, espontaneidade e vitalidade, e a fonte principal de nossa criatividade. Lidar com a Sombra um processo que dura a vida toda, consiste em olhar para dentro e refletir honestamente sobre aquilo que vemos l. Mas cuidado para no se tornar a sombra, pois ela tambm um arqutipo "bidimensional". Smith no o nico caso de sombra no filme. Somos apresentados a uma pessoa cuja trajetria de vida lembra a de Neo, s que muito mais arrogante e manipulador: O Merovingeo. Ele, que j foi um Iluminado, um liberto da Matrix, se rendeu aos prazeres da Matrix, gerenciando um "inferninho" (qualquer semelhana com o mito do Anjo cado no coincidncia). Ele aparentemente controla a Matrix, mas tambm controlado por ela. As prprias mquinas so outra forma de sombra: a Projeo.

Projeo A Sombra mais perigosa quando no reconhecida pelo seu portador. Neste caso, o indivduo tende a projetar suas tendncias indesejveis em outros. Abaixo, um timo exemplo:

"Durante mais de 5 anos este homem percorreu a Europa como um louco,em busca de qualquer coisa a que pudesse deitar fogo. Infelizmente sempre haver mercenrios prontos a abrir as portas da sua ptria a este incendirio internacional." A frase acima no sobre Hitler, e sim de Hitler falando mal do primeiro-ministro ingls Winston Churchil!! Desconfie se sua namorada tiver a parania de que voc a est traindo, sem voc ter dado motivo, ou daquele seu amigo que vive dizendo que todo mundo gay. A Sombra o oposto do ego e encarna, precisamente, o trao de carter que mais detestamos nos outros. E a lembro do esprito Joana de ngelis, que diz que "o dio o amor distorcido". Na verdade, ao odiarmos, estamos sufocando algo que temos dentro da gente (por isso a ressonncia) que cultivamos (quem cultiva, ama), mas no admitimos. Se no a cultivssemos, a Sombra no existiria desta forma. Da a necessidade do caminho do meio, do equilbrio. Se o ego for bem trabalhado nas 4 funes (pensamento, sentimento, sensao e intuio) no vai sobrar grandes opostos para a Sombra encarnar. No filme vemos a simbologia da projeo dos humanos sobre as mquinas. Criticam nas mquinas exatamente seu maior defeito: a explorao e a subjugao pela fora. Ao ver o episdio de Animatrix onde contada a histria da humanidade ANTES da escravizao, vemos o quanto os humanos foram (e ainda so) arrogantes e cruis com as mquinas. Foram os humanos, e no as mquinas, os responsveis pela destruio da atmosfera do planeta, o que obrigou as mquinas a usarem humanos como fonte de alimentao. No dilogo de Neo com o Conselheiro Hamann, vemos a questo ser retomada, e a constatao de que eles continuam dependentes das mquinas tanto quanto antes, mas admitir isso seria uma fraqueza, pois a iluso humana acreditar que est no controle. At hoje mais fcil para o ser humano confrontar ao invs de conviver, tirar ao invs de pedir, desperdiar ao invs de compartilhar. Introverso e extroverso Jung descobriu que cada indivduo pode ser caracterizado como sendo primeiramente orientado para seu interior ou para o exterior, sendo que a energia dos introvertidos se dirige em direo a seu mundo interno, enquanto a energia do extrovertido mais focalizada no mundo externo. Entretanto, ningum totalmente introvertido ou extrovertido. Algumas vezes a introverso mais apropriada, em outras ocasies a

extroverso mais adequada, mas, as duas atitudes se excluem mutuamente, de forma que no se pode manter ambas ao mesmo tempo. Jung tambm enfatiza que nenhuma das duas melhor que a outra, citando que o mundo precisa dos dois tipos de pessoas. Darwin, por exemplo, era predominantemente extrovertido, enquanto Kant era introvertido por excelncia. O ideal para o ser humano ser flexvel, capaz de adotar qualquer dessas atitudes quando for apropriado, operar em equilbrio entre essas duas qualidades.

"O pndulo da mente se alterna entre perceber e no-perceber, e no entre certo e errado" (Carl Jung) O estruturalismo (Lvi-Strauss, Barthes, Lacan etc) e a teoria dos sistemas (Luhmann) decretaram a "morte do sujeito", o indivduo do pensamento iluminista, em favor da sociedade ex-machina, vista de cima, de forma pragmtica e objetiva. Esse o papel do Arquiteto, o programa que construiu a Matrix. Para ele pessoas so nmeros, equaes que ele deve manter equilibradas. Entretanto, o ser humano imprevisvel, e alguns poucos desequilibraram o sistema vrias vezes, causando um colapso. O ps-estruturalismo defende que a interao entre os elementos de um sistema que causa a entropia que destri a estutura. Cuidar desses elementos individuais o papel de Orculo, um programa de salvaguarda do "sistema Matrix". Ela tenta equilibrar os interesses do Arquiteto com o dos humanos "revoltados", e naturalmente evoluiu para ser a intermediadora entre os dois lados.

Anima e Animus Anima (alma, em latim) a representao feminina no inconsciente do homem (que idia ele faz, no seu ntimo, da mulher). O carter da Anima , em geral, determinado pela sua me. Se o homem sente que sua me teve sobre ele uma influencia negativa, sua Anima se manifestar de forma negativa, ou seja, ele poder ser inseguro, aptico, com medo de doenas, de impotncia ou de acidentes (se ele conseguir combater essas influncias negativas da Anima, sua masculinidade tende a fortalecer-se). A vida adquire um aspecto tristonho e opressivo, que pode levar o homem at mesmo ao suicdio. Se, por outro lado, a experincia com a me tiver sido positiva, a Anima poder deix-lo efeminado ou explorado por mulheres, incapaz de fazer face s dificuldades da vida (menino criado com v d nisso!). A manifestao mais freqente de Anima a que toma forma como fantasia ertica, que leva o homem a consumir revistas pornogrficas, sex-shows, etc. um aspecto primitivo e grosseiro da Anima, mas que s se torna compulsivo quando o homem no cultiva suficientemente suas relaes afetivas - quando sua atitude para com a vida mantmse infantil.

"O encontro de duas personalidades como o contato de duas substncias qumicas. Se h alguma reao, ambos so transformados" Animus (esprito, em Latim) o lado masculino no inconsciente da mulher. Assim, uma mulher muito feminina tem uma alma masculina no desenvolvida (trabalhada). Em seu relacionamento com o mundo, se ela impressionvel, calorosa, estimulante e envolvente, seu lado masculino interior ser muito diferente: duro, crtico, agressivo, prepotente... O Animus (assim como a Anima) possui 4 estgios de desenvolvimento: o primeiro como personificao da fora fsica (o atleta, a fora pelos msculos), no estgio seguinte, como o homem de ao (iniciativa e planejamento). No terceiro, manifesta-se como verbo, como professor, e na quarta e mais elevada manifestao torna-se (assim como a Anima) mediador de uma experincia na qual a vida adquire um novo sentido. D mulher uma firmeza espiritual e um amparo interior, que compensa sua brandura exterior. Relaciona a mente feminina com a evoluo espiritual da poca, tornando-a assim mais receptiva

a novas idias criadoras do que o homem. por este motivo que antigamente, em muitos pases, cabia mulher adivinhar o futuro ou a vontade dos Deuses. A audcia criadora do seu Animus positivo expressa, por vezes, pensamentos e idias que estimulam a humanidade a novos empreendimentos. Anima/us tambm uma Sombra, e como tal pode ser projetada. Isso feito quando a pessoa apaixona-se logo de cara, quando diz " essa/esse!" e parece que se conhece essa pessoa h tempos. Pessoas fascinantemente misteriosas so as mais fceis do homem/mulher projetar sua Anima/us, pois em torno delas pode-se tecer as mais variadas fantasias. Para sair desta iluso preciso reconhecer o Anima/us como um poder e qualidade interior. O objetivo de todo esse jogo do inconsciente forar o ser humano a desenvolver e amadurecer o prprio ser, integrando melhor a sua personalidade inconsciente e trazendo-a realidade da vida (mesmo que seja atravs de subterfgios, como projees). "Cada homem sempre carregou dentro de si a imagem da mulher; no a imagem desta ou daquela mulher, mas uma imagem feminina definitiva" (Carl Jung) Mas a Anima/us no s negativa. Ao contrrio, uma Anima bem trabalhada pode levar o homem ao seu pleno potencial. A funo mais importante da Anima ajudar a sintonizar a mente masculina com seus valores interiores positivos, assumindo ento uma posio de mediadora entre o mundo interior e o Self. E atravs deste desejo ntimo de trabalhar aspectos que o homem no possui, que um homem tmido tende a procurar algum que seja extrovertida. Como no velho ditado "os opostos se atraem", ou a "cara metade", a "banda da laranja", etc. As pessoas buscam o oposto nas outras pessoas quando na verdade um subterfgio do inconsciente para encontrar o oposto dentro delas mesmas. "Atrs de um grande homem sempre existe uma grande mulher". Verdade, embora o contrrio tambm seja verdadeiro. Vemos este arqutipo de Anima como a salvao, a luz no fim do tnel, no livro A Divina Comdia, onde Beatriz guia Dante atravs de um (significativo e simblico) caminho tortuoso e ngreme, que o leva redeno (luz). Trinity simboliza a Anima de Neo em Matrix, e atravs dela (direta e indiretamente) ele pde manifestar suas potencialidades. Na ndia vemos essa dualidade/complementao no casal de Deuses Shiva/Kali e Vishnu/Parvati.

No terceiro filme Neo fica cego (simbolicamente perdido, cercado pela escurido) e guiado (literalmente pela mo) por Trinity, que pilota a nave at seu objetivo (a cidade das mquinas). Antes, porm ela Neo at a luz do Sol (smbolo pra uma nova iluminao, uma nova compreenso). A Anima/us vai muito mais fundo na contraparte da personalidade (lado oposto inconsciente) que a Sombra. Se a imagem da Sombra desperta medo e apreenso, a Anima/us, ao contrrio, estimula o desejo de unio. A Sombra leva a pessoa de encontro a parte indesejada da Psique total, suas qualidades inferiores. Mas no vai alm disso, a menos que se deseje ir de encontro com o mal absoluto. A estrutura Anima/Animus leva a pessoa a nveis muito mais profundos do Self, pois est ancorada em aspectos do inconsciente coletivo e arqutipos, no sendo apenas reflexos negativos de si mesmo. "At o ponto que podemos compreender, o nico propsito da existncia humana acender a luz do SENTIDO na escurido do mero SER." (Carl Jung) Funes psquicas H quatro funes psicolgicas fundamentais para se analisar o ser humano: pensamento (pessoas assim so grandes planejadoras e tendem a se agarrar a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontados com contraditria evidncia), sentimento (Preferem emoes fortes e intensas - ainda que negativas - a experincias apticas e mornas. Faz seu julgamento com base em seus prprios valores, como por exemplo, se bom ou mau, se certo ou errado, agradvel ou desagradvel), sensao (O enfoque est na experincia direta, e tem sempre prioridade sobre a discusso ou a anlise da experincia. Tem a ver com o que a pessoa pode ver, tocar, cheirar. Os sensitivos trabalham melhor com instrumentos, aparelhos, veculos e utenslios do que qualquer um dos outros tipos) e intuio (O homem intuitivo vai alm dos fatos, sentimentos e idias, em busca da essncia da realidade. As implicaes da experincia - o que poderia acontecer, o que possvel so mais importantes para os intuitivos do que a experincia real por si mesma. Do significados s suas percepes com tamanha rapidez que, via de regra, no conseguem separar suas interpretaes conscientes dos dados sensoriais brutos obtidos).

As duas primeiras so funes racionais (fazem uso da razo, do juzo, da abstrao e da generalizao) e as duas ltimas so irracionais (por serem baseadas na percepo do concreto, do particular e do acidental). O pensamento ideacional e intelectual. O sentimento mede o valor das coisas para o sujeito. A sensao a percepo da realidade, traz fatos concretos ou representaes do mundo. A intuio a percepo por meio de processos inconscientes e contedos subliminares. Embora todo mundo tenha as quatro funes, elas no so desenvolvidas em sua totalidade. Geralmente uma delas predominante na conscincia, e chamada de funo superior, e uma entre as trs restantes pode agir como auxiliar da funo superior. Em caso de "pane" da principal, entra automaticamente em cena a outra. A menos usada das quatro chamada de funo inferior,e fica reprimida, relegada ao mais profundo do inconsciente.

"Os maiores e mais importantes problemas so fundalmentalmente insolveis. Eles nunca sero resolvidos, e ainda crescero alm do esperado" (Carl Jung) Se todas as funes pudessem ser igualmente fortes no consciente e harmonizadas (como se dispostas na borda de um crculo) o centro desse crculo seria o Self realizado plenamente. o ncleo, mas tambm toda a esfera. O problema que nem sempre acessamos este ncleo. Mas no fiquem pensando que um ponto localizvel na alma humana, algo que possa ser acessado tipo "ah, eu estou falando com o Self" porque ele um conjunto que define o ser humano como um TODO, e o ser humano TAMBM sua coletividade e seu meio (inconsciente coletivo). A abordagem do Self vem de encontro filosofia Zen, quando diz: "Se o Zen Budismo considerasse importante expressar-se aqui apoiado no uso da terminologia, poderia faz-lo do seguinte modo: o centro do ser situa-se alm da multiplicidade, da identidade/diversidade e, no entanto, no se situa alm delas. E, como situar-se alm e no-alm disto igualmente uma contradio, acrescentar-se-ia como explicao: o centro do ser no um nem outro, nem ambos, e absolutamente no pode ser descrito por meio do pensamento. Quem desejar saber o que ele , deve percorrer o Caminho Zen" (O caminho Zen, de Eugen Herrigel)

Nicolau de Cusa, monge filsofo do sculo XV, j usara imagem semelhante ao referir-se oniscincia divina: "Deus uma esfera cujo centro est em toda parte e cuja circunferncia no se delimita em parte alguma".

Self O Self o objetivo da vida. Um alvo pelo qual as pessoas sempre lutam, mas raramente atingem. Os arqutipos dessa realizao so Jesus e Buda (meus heris, meus heris!). O Self pode ser definido como um fator de orientao intima. Jung o compara ao daemon, ou gnio (que hoje chamamos de guia espiritual ou anjo da guarda), seja ele interior ou exterior a voc. O Self o ponto central da personalidade, em torno do qual giram todos os outros sistemas. Ele sustenta a unio desses sistemas, e fornece unidade, equilbrio e estabilidade personalidade. Antes de o Self emergir, necessrio os vrios componentes da personalidade se desenvolvam plenamente. Por essa razo, o arqutipo do Self no se torna evidente at que o indivduo tenha atingido a idade madura. Nessa poca, ele procura deslocar-se do ego consciente para um ponto a meio caminho entre o consciente e o inconsciente. Manter-se nessa regio intermediria constitui-se no domnio do Self. Qualquer semelhana com o caminho do meio, de Buda, no coincidncia. "No posso lhe dizer como um homem que goza de uma completa autorealizao, nunca vi nenhum... Antes de buscar a perfeio, devemos viver o homem comum, sem mutilao" (Carl Jung) Individuao um processo ininterrupto de aprimoramento pessoal. A harmonizao do consciente com o Self. O caminho para a iluminao. Todos estamos num processo de Individuao, no entanto, a grande maioria no o sabem. Mas os que esto suficientemente conscientes deste processo, podem tirar algum proveito disso. Mas no assim to fcil: o ego reclama, pois se sente tolhido em suas vontades ou desejos, e projeta essa frustrao sobre qualquer objeto exterior (Deus, a economia, o vizinho, o namorado(a) ou o trabalho). Algumas vezes tudo parece estar bem com a pessoa, mas no ntimo ela sente tdio e um vazio mortal. H tambm o perigo de identificao com a Persona. Aqueles que o fazem tendem a tentar tornar-se perfeitos demais, incapazes de aceitar seus erros ou fraquezas, ou quaisquer desvios de sua auto-imagem idealizada. Aqueles que se identificam totalmente com a Persona tendero a reprimir todas as tendncias que no se ajustam, e a projet-las nos outros,

atribuindo a eles a tarefa de representar aspectos de sua identidade negativa reprimida. "Ns no podemos mudar nada sem que primeiro a aceitemos" (Carl Jung)

H alguns estgios bsicos para a Individuao, que so: reconhecer as mscaras (persona), confrontar a Sombra, a Anima / Animus, e finalmente, o desenvolvimento do Self. Mas no pensem que acaba por a, ou que isso seja fcil. necessrio ter em mente que, embora seja possvel descrever a Individuao em termos de estgios, o processo bem mais complexo que isso. Todos os passos mencionados sobrepem-se, e as pessoas voltam continuamente a problemas e temas antigos (espera-se que de uma perspectiva diferente). A Individuao poderia ser apresentada como uma espiral na qual os indivduos permanecem se confrontando com as mesmas questes bsicas, de forma cada vez mais refinada. Este conceito est muito relacionado com a concepo Zenbudista da Iluminao, na qual um indivduo nunca termina um Koan, ou problema espiritual, e a procura por si mesmo vista como idntica finalidade. como falei antes: a vida um eterno "Saindo da Matrix". Neo se defronta com as questo do que "real" vrias vezes durante os filmes. Primeiro, ele teve de se libertar da iluso da Matrix, depois da iluso do ego e, por fim, da iluso da individualidade. Somente quando percebeu que no tinha sentido combater pela eternidade a Sombra (Smith) foi que Neo se deixou levar pelo SENTIDO dos acontecimentos, que no filme chamado de propsito. Todos ali tm uma misso, uma programao, mesmo fora da Matrix. Era o indicativo de que, para alm do Arquiteto e da Matrix, existiria uma OUTRA Matrix mais sutil, e percebemos isso claramente quando Neo, ao Individuar-se (na fuso com Smith) simbolicamente retratado como Jesus na cruz - pois cumpriu o trajeto dos Mestres Crsticos, que colocaram a misso acima da individualidade - para depois sumir em uma luz que representa uma flor de Ltus (smbolo da transcendncia da alma).

You might also like