You are on page 1of 23

EXERCCIO DE CIDADANIA: A PRTICA NAS COMUNIDADES DA REGIO ADMINISTRATIVA DE BROTAS

Antnio Roberto Silva Santos1 RESUMO O presente estudo relata informaes sobre as aes de cidadania propostas pela Administrao Regional de Brotas dentro das comunidades que formam a regio administrativa V. A metodologia utilizada para realizao desta pesquisa foi o mtodo dedutivo. Na primeira etapa de desenvolvimento, este trabalho foi realizado atravs de consultas e pesquisas bibliogrficas. A pesquisa contm relatos das obras de autores que estudam sobre o tema pesquisado. Em uma segunda etapa, para enriquecer a construo do artigo, foi realizada uma de pesquisa de campo, com uma avaliao quantitativa, em seguida foram utilizados os instrumentos de coleta de dados. A pesquisa ocorreu na cidade de Salvador-Bahia, nos meses de Novembro e Dezembro de 2011, atravs de questionrios, respondidos atravs de um total de 100 (cem) moradores dos bairros de Cosme de Farias, Campinas de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Vale do Matatu e Vila Laura, cujo objetivo foi a obteno da seguinte informao: em que medida as prticas de cidadania desenvolvidas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V, promovem benefcios e so conhecidas pelas comunidades integrantes da regio. Aps a anlise dos dados, obteve-se informaes necessrias, para solucionar a problemtica estabelecida. Na sua concluso, ficou evidenciado, que as prticas de cidadania demonstradas e mensuradas atravs da pesquisa, mostraram que o SIGA V est no caminho certo, entretanto, precisa continuar reunindo subsdios com o propsito de alavancar o verdadeiro esprito da cidadania, aumentando assim, a credibilidade, a confiana e o respeito da populao, em especial os moradores das comunidades pesquisadas. Palavras Chaves: Cidadania. Comunidades. Moradores. Sociedade. Gesto Pblica.

INTRODUO
Este artigo descreve informaes sobre as aes de cidadania propostas pela Administrao Regional de Brotas dentro das comunidades que formam a regio administrativa V. Pretendeu-se atravs de pesquisas desenvolvidas sobre a temtica cidadania obter-se informaes tcnicas para o desenvolvimento da fundamentao terica. A metodologia utilizada para realizao desta pesquisa foi o mtodo dedutivo. Na primeira etapa de desenvolvimento, este trabalho foi realizado atravs de consultas e pesquisas bibliogrficas. Desta forma, foi realizada uma pesquisa bibliogrfica onde esto presentes
1

O Autor Especialista em Gesto de Pessoas pela FAMETTIG Faculdades Olga Mettig, Especialista em Gesto Pblica pela Faculdade Visconde de Cairu, Bacharel em Administrao Pblica pela Faculdade Regional da Bahia/UNIRB, Servidor Pblico Municipal - Salvador/BA. Sargento do Exrcito no perodo de 1982 a 1990 e Instrutor de Segurana Privada. E-mail: arsilvasantos@gmail.com

relatos das obras de alguns autores, como: Albala-Bertrand (1999), Fonseca (1994), Fragata (2002), Minc (1997), Scartezzini (2006) e Severino (2002). Partindo dessa situao, surgiu a seguinte problemtica: Em que medida as prticas de cidadania desenvolvidas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V, promovem benefcios e so conhecidas pelas comunidades integrantes da regio? Seu objetivo geral foi identificar aes de cidadania, propostas e praticadas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V e objetivos especficos: caracterizar a prestao do Servio Pblico, caracterizar cidadania e o envolvimento do governo municipal, relacionar Cidadania x Comunidade, caracterizar a organizao pblica municipal SIGA V Brotas e identificar as aes de cidadania praticadas pelo SIGA V. Justificou-se para trazer informao populao, que a prtica da cidadania, capaz de gerar uma nova conscincia no cidado, partindo da premissa, de que agindo assim, daremos incio a um processo poltico-pedaggico de construo da cidadania e que na maioria das vezes no praticada, ficando apenas na teoria. No transcorrer da pesquisa foi estudada a Administrao Regional de Brotas, atualmente SIGAV Brotas. Na sua continuidade, em uma segunda etapa, foi realizado atravs de uma pesquisa de campo, com uma avaliao quantitativa junto aos moradores dos bairros de: Cosme de Farias, inicialmente este bairro pertencia a uma fazenda de propriedade da famlia Saldanha, passando depois a se chamar Quinta das Beatas; Campinas de Brotas, bairro onde existem dois cemitrios: o Jardim da Saudade e o Cemitrio de Brotas; Engenho Velho de Brotas, este bairro faz limite com a Av. Vasco da Gama, o Vale do Ogunj e o Dique do Toror; Vale do Matatu, bairro conhecido tambm pelo nome de Baixa do Tubo e Vila Laura, que era uma velha fazenda que pertenceu Dona Lalita Costa, a Laura. Foram entregues 100 (cem) questionrios2 a 100 (cem) moradores das comunidades j citadas anteriormente, os quais foram escolhidos aleatoriamente. O questionrio foi composto de 16 (dezesseis) questes objetivas, com a finalidade de obter a seguinte informao: em que medida as prticas de cidadania desenvolvidas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V, promovem benefcios e so conhecidas pelas comunidades integrantes da regio? Em seguida, foi realizada a anlise dos dados acompanhada dos devidos comentrios e as consideraes finais.

Conforme Apndice A

1. UM BREVE HISTRICO

Comenta-se de forma demasiada e ao mesmo tempo at questiona-se que a prestao dos servios pblicos no Brasil, passa por uma decadncia, entretanto, vale salientar que este quadro vem mudando, principalmente quando trata-se dos servios oferecidos s comunidades locais, portanto, sero abordados na seqncia os seguintes tpicos: A prestao do Servio Pblico, A cidadania e o envolvimento do governo municipal, Cidadania x Comunidade e Algumas formas de cidadania praticadas pelo poder pblico municipal.

1.1 A PRESTAO DO SERVIO PBLICO

Salienta-se que, ao falarmos sobre Servio pblico, de imediato, surge uma reflexo que justamente a eficincia deste servio, porm, inicialmente vale destacar seu conceito, uma vez que temos noo, assim, ele um instituto tpico do direito francs, permeado por vrios ordenamentos, tendo at o direito comunitrio se preocupado com o tema, sob nova roupagem e denominao de servio de interesse econmico geral. (SCARTEZZINI, 2006). No entendimento de Albala-Bertrand, (1999, p. 35), este define que no mundo, hoje, atuam duas principais tendncias universalizantes: a generalizao da economia de livre mercado e as transies polticas rumo ao estabelecimento de regimes democrticos. Nesse contexto, surge a necessidade das comunidades ampliarem a cobrana dos seus direitos, principalmente os sociais, conforme descreve Fonseca (1994, p. 74):

[...] Direitos sociais que so os de sade, habitao, educao (e que hoje primordial, o de nutrio, o de atendimento de populaes famintas). Mas isso surgiu por qu? Porque o Estado tem que aparecer, assumindo a ideologia do planejamento, o papel daquele que atende s necessidades da populao.

Destaca-se, nesse contexto, que ao refletirmos quanto questo da prestao dos servios pblicos brasileiros, ocorre um pensamento, que vital na gesto pblica, uma vez que administrar para o Estado significa atingir um fim e um fim pblico. Dessa forma, a prestao do servio pblico, sendo uma das formas de exerccio da funo administrativa, objetiva satisfazer interesses econmicos e sociais. (SCARTEZZINI, 2006). Observando Fonseca (1994, p. 80), ou seja: A abertura democrtica criou condies que permitiram efetivar novas formas de participao popular e, fundamentalmente,

reorganizar os movimentos sociais. Entende-se que, quando o servio pblico prestado de forma eficiente, as comunidades esto acelerando suas conquistas na forma desta participao, em prol das liberdades individuais, incrementando seus direitos e ampliando o envolvimento em busca de uma sociedade mais justa, conforme descrito na seqncia:

O maior envolvimento dos indivduos na criao de suas prprias personalidades parte do processo de liberdades individuais. Embora existam diferenas considerveis entre as culturas, pode-se afirmar que estamos testemunhando um processo de expanso das liberdades individuais. (ALBALA-BERTRAND, 1999, p. 10).

Em outro pensamento, observa-se o seguinte comentrio: O desejo das comunidades de interferir no seu meio, combater a corrupo e retomar o controle sobre o destino dos recursos pblicos potencializou-se nas experincias de oramento participativo3. (MINC, 1997, p. 106). Vale ressaltar que, o Estado o prestador de servios pblicos, para Scartezzini (2006, p. 97), este define que: O Estado, no entanto, no mero fornecedor de servios, mas presta-os para atingir determinadas finalidades: social, econmica, etc., a fim de adimplir um dever em ateno comunidade e a cada um dos indivduos, considerada a dignidade humana. Nessa viso e para que o cidado seja mais que um mero beneficirio de obras e servios pblicos e que possa acompanhar os seus interesses e da coletividade, veremos a seguir o tpico sobre a cidadania e o envolvimento do governo municipal.

1.2 A CIDADANIA E O ENVOLVIMENTO DO GOVERNO MUNICIPAL

Compreende-se que, no momento em que nasce a discusso no seio das comunidades, em busca de suas prioridades, surge a partir da, o envolvimento do governo municipal, participando e desenvolvendo polticas pblicas para fortalecer o exerccio da cidadania, dessa forma, Morgado (2010, p. 114) define que:

[...] A ideia de cidadania surgiu na Grcia antiga: o trabalho de Aristteles representou a primeira tentativa sistemtica de desenvolver uma teoria da cidadania, enquanto a sua prtica encontrou a sua primeira expresso institucional na Polis grega, em Atenas (do sculo V ao IV a.C.). Desde ento, a evoluo e implicao do conceito tem sido notria.

um processo em que a populao decide de forma direta onde e como deve ser gasto o dinheiro pblico, de acordo com os problemas levantados e definidos pelos cidados.

Em uma outra anlise, Minc (1997, p. 27) destaca: A Cidadania Social e Econmica consagrou no sculo XX os direitos educao, sade, ao salrio digno e terra. Esse reconhecimento no tornou tais direitos reais imediatamente, pois eles so objeto de lutas cotidianas. Nessa disputa constante de interesses, sejam polticos ou individuais, salienta-se que a cidadania no apenas uma prtica poltica; deveria ser associada tambm vida civil e, particularmente como Marshall4 props, vida econmica. (ALBALA-BERTRAND, 1999). J na viso de Fonseca, (1994, p. 83) descrito que:

[...] O sentido democrtico empregado para qualificar a conduo de um processo de gesto est intimamente ligado aos valores da sociedade, da cultura da escola e, fundamentalmente, concepo de cidadania e do saber que se promove para este exerccio, de transformao da escola e da sociedade.

Ser tratado no prximo tpico a questo da Cidadania x Comunidade, fator essencial no processo democrtico.

1.3 CIDADANIA X COMUNIDADE

O povo necessita ter acesso as funes essenciais justia, para que, dessa forma possa buscar seus direitos no processo de fortalecimento da cidadania e participao nos problemas existentes de cada comunidade, ou seja:

[...] a cidadania pode ser fortalecida por meio de medidas e abordagens da poltica educacional, tais como treinamento nas habilidades exigidas para participao social, aprendizagem sobre responsabilidade compartilhada, estmulo de socializao poltica na escola e fomento de deveres e direitos civis. (ALBALABERTRAND, 1999, p. 82).

Compreende-se que, as comunidades locais, principalmente as de menor poder aquisitivo, no tocante aos direitos fundamentais da pessoa humana, onde vamos colocar como essencial a educao e sade, no deixando de priorizar os demais, necessitam do envolvimento das associaes e lderes comunitrios, grupos religiosos, como toda a sociedade organizada do local, assim, a sade, consagra a Constituio, direito de todos,
4

Alfred Marshall, Economista britnico, nascido em 1842 e falecido em 1924, foi professor em Cambridge onde teve Keynes por aluno. A sua principal obra Principles of Economics, publicada entre 1890 e 1907. Disponvel em http://www.infopedia.pt/$alfred-marshall

tornando-se um dever do Estado, uma vez garantida a acessibilidade universal ao sistema integralizado em uma unidade. (SCARTEZZINI, 2006). Salienta-se que, nesse contexto, conforme Albala-Bertrand (1999, p. 56), a educao para a cidadania tambm tem um papel novo e mais complexo a desempenhar, isto , acompanhar a construo de uma personalidade mais autnoma para cidados que tambm esto envolvidos na ao poltica e com a ao poltica, j na viso de Fonseca (1994, p. 76), vale observar que: podemos fazer muito para mudar isso. Os homens como sujeitos no podem perder a dimenso da relativa autonomia que possuem diante da estrutura e de sua imensa capacidade para criar uma nova sociedade. Observa-se que a comunidade, comea a reagir, clama por uma gesto pblica5 digna, que faa valer, enfim, seja transparente, aplique os recursos pblicos de forma coletiva, trazendo uma imensa gama de servios, na conquista de novos rumos para as comunidades. Na seqncia, trataremos de mostrar algumas formas de cidadania praticadas pelo poder pblico municipal nas comunidades.

1.4 ALGUMAS FORMAS DE CIDADANIA

Identifica-se um universo amplo de aes, dentre os quais podemos enfatizar os servios de limpeza pblica, pavimentao, iluminao, poda de rvores (...) alm de que, o poder pblico municipal busca atravs das administraes regionais, parcerias com o segmento privado, completando assim, toda uma estrutura necessria para levar ao encontro da populao benefcios que, por muitas circunstncias, so privados s camadas sociais de menor poder aquisitivo. Nessa concepo, pode-se manter a narrativa de Fragata (2002, p. 9) que define: A conquista e o exerccio da cidadania, o fortalecimento da democracia e a sustentao do desenvolvimento contnuo do pas esto passando pela melhoria da educao em todos os seus nveis. Observa-se que as comunidades so frgeis, quando existe a omisso do poder pblico, ou seja:

Polcia ineficiente ou corrupta, pobreza, m distribuio de renda, desemprego, alta evaso escolar, aumento do narcotrfico, descrena na justia, valorizao dos
5

Trata-se da administrao pblica, que abrange as atividades exercidas pelas pessoas jurdicas, rgos e agentes incumbidos de atender concretamente s necessidades das comunidades.

esquadres da morte, vistos nas comunidades pobres como justiceiros. Esses fatores banalizam a morte, tornando as comunidades insensveis. (DIMENSTEIN, 2000, p. 70).

Compreende-se que, as aes relacionadas cultura levadas comunidade local, principalmente para as camadas menos afortunadas, a exemplo de atividades esportivas, aes educativas, o lazer e o entretenimento, juntamente com as aes de sade com o oferecimento de vastos servios de sade, so elementos essenciais para a promoo da cidadania, promovem alm do estmulo da prtica do esporte e uma boa qualidade de vida, a incluso social, fortalecendo assim, os laos da cidadania. Entende-se que a gesto pblica, precisa desenvolver estas prticas, uma vez estabelecidas na nossa Carta Magna de 886. A manuteno destas aes de cidadania, conforme Minc (1997, p. 44) mostram que: A preveno, o policiamento comunitrio, as delegacias de mulheres, os juizados especiais e as penas alternativas trazem segurana, usando-se mais a inteligncia que a fora bruta. Ressalta-se que, agindo assim, o poder pblico municipal, facilita o acesso das comunidades aos bens e servios pblicos disponveis em andamento nos diversos programas sociais.

2. CARACTERIZAO DA ORGANIZAO

A Administrao Regional de Brotas (AR-V), atualmente SIGA V Brotas. Esta Regio Administrativa, abrange um contingente populacional de 191.604 habitantes, numa rea de 1.115 h, distribudos nas diversas camadas sociais, da elite da sociedade ao desafortunado desempregado, causando um contraste geogrfico social. O SIGA V BROTAS tem a finalidade de intermediar os anseios da comunidade local junto a Prefeitura Municipal, assim, recepciona as demandas da populao e procede com os devidos encaminhamentos, alm de se encarregar pelo acompanhamento da execuo das referidas solicitaes de modo a garantir maior eficcia na prestao de servios populao. As aes sociais de cidadania praticadas pelo SIGA V so compostas de Feira de Cidadania e Sade, Projeto Ruas de Lazer e Projeto Cinema na Praa, dentre outras,

Constituio ou Carta Magna um conjunto de regras de governo, muitas vezes codificada como um documento escrito, que enumera e limita os poderes e funes de uma entidade poltica. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Constituio. Acesso em 04 de Agosto de 2011.

oferecendo uma enorme gama de servios. Tais aes so de fundamental importncia para qualidade de vida da comunidade da regio. Ademais, o SIGA V, com intuito de promover a cidadania na regio, realiza aes sociais visando proporcionar aos cidados do bairro e adjacncias oportunidades de lazer, servios especficos de sade, palestras educativas, emisso de documentos e orientao trabalhista/ familiar, estabelecendo assim uma maior interao entre a populao e Poder Pblico Municipal.

3. A PESQUISA DE CAMPO

Mediante pesquisa de campo realizada nos meses de Novembro e Dezembro de 2011, em Salvador-Bahia, nos bairros de: Cosme de Farias, Campinas de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Vale do Matatu e Vila Laura, foram entregues 100 (cem) questionrios (conforme Apndice A) a 100 (cem) moradores das comunidades j citadas anteriormente, os quais foram escolhidos aleatoriamente, sendo que todos (100%) foram respondidos e devolvidos. Nesse contexto, Medeiros (2000, p. 41) ressalta: A pesquisa bibliogrfica constitui-se em fonte secundria. aquela que busca o levantamento de livros e revistas de relevante interesse para a pesquisa que ser realizada. Os questionrios foram compostos com a finalidade de identificar aes de cidadania, propostas e praticadas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V. Assim, entende-se que: Exige-se conscincia da problemtica especfica relacionada com o tema abordado de determinada perspectiva, cuja natureza especificar o tipo e o mtodo de pesquisa e de reflexo a serem utilizados no decorrer do trabalho. (SEVERINO, 2002 , p.75). Verificou-se que, dos 100 (cem) entrevistados das comunidades dos bairros pesquisados, a maior parte dos moradores de acordo com o grfico 1 abaixo, situa-se na faixa etria entre 25 e 35 anos, representando assim 24% dos moradores. As demais fatias assim demonstradas neste grfico esto formadas por 20% de moradores com idade acima de 55 anos, 19% de moradores com idade entre 18 a 24 anos, 19% de moradores com idade entre 36 a 45 anos e 18 % por moradores com idade entre 46 a 55 anos, mostrando dessa forma, que o pblico na faixa de 25 a 35 anos predominou para eleborao da pesquisa de campo.

Mais de 55 anos 20%

Idade

46 a 55 anos 18%

18 a 24 anos 19%

36 a 45 anos 19%

25 a 35 anos 24%

18 a 24 anos

25 a 35 anos

36 a 45 anos

46 a 55 anos

Mais de 55 anos

Grfico 1: Perfil do morador Idade Fonte: Pesquisa Direta (2011)

Questionou-se sobre o tempo de residncia no bairro, e conforme demonstrao do grfico 2, percebeu-se que a maior parte dos moradores pesquisados, residem no bairro h mais de 4 anos, representando assim 54% dos moradores. Os demais indicadores assim demonstrados neste grfico esto formados por 26% de moradores que residem no bairro entre 2 a 4 anos, 14% de moradores que residem entre 6 meses a 2 anos e 6% que residem apenas at 6 meses, mostrando desta forma que os moradores entrevistados j residem no bairro h algum tempo, fator que destaca um alto nvel de experincia e vivncia no seio das comunidades pesquisadas.
Tempo de residncia no bairro
At 6 meses 6% 6 meses a 2 anos 14%

Acima de 4 anos 54% At 6 meses 6 meses a 2 anos 2 anos a 4 anos

2 anos a 4 anos 26% Acima de 4 anos

Grfico 2: Perfil do morador Tempo de residncia no bairro Fonte: Pesquisa Direta (2011)

Observou-se tambm que, a maior parte dos moradores pesquisados, de acordo com o grfico 3, no esto empregados, representando assim 51% dos moradores. No tocante aos moradores que esto empregados, esta fatia representou apenas 49% dos entrevistados,

10

apresentando assim um equilbrio quanto a esta situao, que mostra tambm uma realidade da nossa sociedade, principalmente no seio das comunidades que participaram desta pesquisa.
Emprego
No esto em pregado 51%

Esto em pregado 49%

Esto empregado

No esto empregado

Grfico 3: Perfil do morador Emprego Fonte: Pesquisa Direta (2011)

Questionou-se sobre a faixa salarial recebida e pode-se observar no grfico 4, que a maior parte dos moradores pesquisados, recebem menos de 2 salrios, representando assim 42% dos moradores. As demais fatias assim demonstradas no grfico em questo, esto constitudas por 20% de moradores que no souberam informar, 17% que recebem entre 2 e 3 salrios, 11% de moradores que recebem entre 3 e 4 salrios e apenas 10% recebem acima de 4 salrios. A pesquisa revelou que a situao financeira das comunidades entrevistadas apresentou uma faixa salarial em destaque, que ficou em menos de 2 salrios.

Faixa salarial
No sei informar 20% Acima de 4 salrios 10% Menos de 2 salrios 42%

Entre 3 e 4 salrios 11% Menos de 2 salrios Acima de 4 salrios Entre 2 e 3 salrios No sei informar

Entre 2 e 3 salrios 17% Entre 3 e 4 salrios

Grfico 4: Perfil do morador Faixa salarial Fonte: Pesquisa Direta (2011)

11

Questionados sobre o nvel de escolaridade, e conforme o grfico 5, percebeu-se que a maior parte dos moradores possuem o 2 grau completo, representando assim 40%. O restante das fatias esto formados por 17% de moradores que possuem o 1 grau incompleto, 14% que possuem o 2 grau incompleto, 14% que possuem o 1 grau completo, 6% que possuem o nvel superior completo, 5% no so alfabetizados , e apenas 4% dos moradores pesquisados possuem o nvel superior incompleto. Observou-se que a pesquisa evidenciou que os entrevistados esto com um nvel de escolaridade dentro da realidade, e que esto em constante evoluo, principalmente em busca de novos conhecimentos, buscando assim subsdios para o alcance da cidadania.

Nvel superior completo 6% 2 grau incompleto 14%

Nvel superior incompleto 4%

Nvel de escolaridade
No alfabetizado 5% 1 grau completo 14%

2 grau completo 40% No alfabetizado 2 grau completo Nvel superior incompleto


Grfico 5: Perfil do morador Nvel de escolaridade Fonte: Pesquisa Direta ( 2011)

1 grau incompleto 17% 1 grau completo 2 grau incompleto 1 grau incompleto Nvel superior completo

Quando questionados se participam das atividades de cidadania, tipo: Feiras de Cidadania e sade, mutiro de limpeza, vacinao, campanhas contra dengue, etc, praticadas pelo SIGA V Brotas no seu bairro, e conforme o grfico 6, a pesquisa mostrou que a maior parte dos moradores participa, representando assim 34% dos moradores. As demais fatias assim demonstradas no grfico em questo, esto constitudas por 31% de moradores que no participam das atividades, 18% dos moradores de vez quando, 10% dos moradores no possuem interesse em participar e apenas 7% somente quando convocado participam das atividades de cidadania praticadas pelo SIGA V Brotas. Observa-se que o exerccio da cidadania est sendo colocado em prtica, principalmente no que refere-se a participao das comunidades.

12

Participao nas atividades de cidadania do SIGA V - Brotas


No tenho interesse 10% Somente quando convocado 7% Sim 34%

De vez em quando 18%

No 31%

Sim

No

De vez em quando

No tenho interesse

Somente quando convocado

Grfico 6: Participao nas atividades de cidadania praticadas pelo SIGA V-Brotas Fonte: Pesquisa Direta (2011)

Questionou-se junto aos entrevistados qual o servio mais prioritrio que a comunidade necessita, indicaram conforme o grfico 7 a seguir, que a maior parte dos pesquisados, optaram por Feira de Sade, representando assim 26% dos moradores. As demais fatias assim demonstradas no grfico em questo, esto constitudas por 18% de moradores que optaram por Limpeza Pblica, 16% optaram por citar outros servios, 14% optaram por Transporte, 10% no souberam informar, 9% optaram por Iluminao Pblica e apenas 7% optaram pela realizao de Campanhas e Ao contra Dengue. Observa-se que o servio mais prioritrio para as comunidades entrevistadas, e evidenciado na pesquisa de campo, foi a realizao de feiras de sade, uma vez que nestas feiras, existe um amplo atendimento em todas as reas de sade, a exemplo de vacinao, medio de glicemia, oficinas de escovdromo, palestras sobre DST, planejamento familiar, medio de presso arterial, etc.
Servio mais prioritrio necessitado pela comunidade
Outro 16% No sei informar 10% Transporte 14% Campanha e aocontra dengue 7%
Iluminao pblica Feira de Sade Transporte Outro

Iluminao pblica 9% Limpeza pblica 18% Feira de Sade 26%


Limpeza pblica Campanha e aocontra dengue No sei informar

13

Grfico 7: Servio mais prioritrio necessitado pelas comunidades Fonte: Pesquisa Direta (2011)

Questionados de que forma tomaram conhecimento de alguma ao de cidadania na comunidade realizada pela Administrao Regional de Brotas - SIGA V, e conforme dados do grfico 8 abaixo, 33% dos entrevistados presenciaram a execuo da ao, 32% tomaram conhecimento atravs de outros moradores, 10% tomaram conhecimento atravs da internet, 9% tomaram conhecimento atravs do jornal, 8% atravs da televiso e 8% atravs do Rdio. Vale destacar que a pesquisa revelou de forma bastante explcita, que as aes de cidadania praticadas pela Administrao Regional de Broats SIGA V, so realmente executadas, fator que ganhou destaque na mensurao dos dados nesta questo, apresentando seu maior percentual.
Conhecimento das aes de cidadania realizadas pelo SIGA V
Atravs de outros moradores 32% Jornal 9% Televiso 8% Internet 10%

Presenciei a execuo 33% Jornal Televiso Internet Rdio Presenciei a execuo

Rdio 8% Atravs de outros moradores

Grfico 8: Conhecimento das aes de cidadania realizadas pelo SIGA V Fonte: Pesquisa Direta (2011)

Quando questionados sobre a classificao da realizao das atividades de cidadania (Feiras de Cidadania e sade, mutiro de limpeza, vacinao, campanhas contra dengue, iluminao pblica, etc), na sua comunidade, praticadas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V, o grfico 9 mostrou que a maior parte dos moradores optou pela classificao boa, reperesentando assim 35% dos entrevistados, as demais fatias do grfico revelaram que 30% dos entrevistados optaram pela classificao regular, 13% pela classificao timo, 9% pela classificao excelente, 7% no souberam informar e apenas 6% classificaram como ruim.

14

Observa-se que a pesquisa desmonstrou que a maioria dos entrevistados considerou que a realizao das atividades de cidadania na sua comunidade, praticadas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V, so classificadas como boas, fator que faz com que a Administrao Regional sinta-se que est contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos moradores, e que continue nesse caminho, buscando ampliar os servios e aes de cidadania dentro das comunidades integrantes da regio.

Classificao das atividades de cidadania


No sei informar 7% Ruim 6% Excelente 9% timo 13%

Regular 30%

Bom 35%

Excelente

timo

Bom

Regular

Ruim

No sei informar

Grfico 9: Classificao da realizao das atividades de cidadania praticadas pelo SIGA V Fonte: Pesquisa Direta (2011)

Quando perguntado sobre a participao em uma das aes de cidadania praticadas pelo SIGA V Brotas, qual o benefcio que o servio oferecido lhe trouxe?, o grfico 10 abaixo, mostra que a maior parte dos pesquisados informou que o benefcio foi conhecer mais o servio pblico, representando assim 31% dos moradores. As outras fatias referem-se ao indicador de 24% que no souberam informar, 12% que optaram pelo envolvimento da comunidade com o poder pblico, 11% em poder exercer meu direito de cidado, 10% em ter acesso ao rgo pblico com mais facilidade, 8% em conquistar novos horizontes e apenas 4% optaram em apresentar outros benefcios. Entende-se que as aes de cidadania praticadas pelo SIGA V, e que conforme a pesquisa destacou, provocam um estmulo na comunidade, fazendo com que procurem

conhecer mais o servio pblico, e isso importante para a administrao pblica, principalmente para a Administrao Regional, que est ligada diretamente s comunidades.

15

Benefcio alcanado na participao das aes do SIGA V


No sei informar 24% Outro 4% Poder exercer meu direito de cidado 11% Ter acesso ao rgo pblico com mais facilidade 10% Conhecer mais o servio pblico 31%
Poder exercer meu direito de cidado Ter acesso ao rgo pblico com mais f acilidade Conquistar novos horizontes Conhecer mais o servio pblico Envolvimento da comunidade com o poder pblico No sei inf ormar Outro

Envolvimento da comunidade com o poder pblico 12%

Conquistar novos horizontes 8%

Grfico 10: Benefcio alcanado na participao das aes do SIGA V Fonte: Pesquisa Direta (2011)

Quando os moradores foram questionados sobre o que considera como ao mais importante visando proporcionar aos cidados o exerccio da cidadania na regio, realizadas pelo SIGA V, pode-se observar no grfico 11 abaixo, que a maior parte dos moradores pesquisados, consideram como ao mais importante os servios especficos de sade, representando assim 28% dos moradores. As demais fatias esto formadas por 19% de moradores que optaram por atividades de lazer, 18% escolheram palestras educativas, 14% assinalaram emisso de documentos, 11% no souberam informar e apenas 10% responderam que a ao mais importante orientao trabalhista/familiar. A pesquisa revelou, atravs da opinio dos entrevistados que a opo mais destacada ficou para os servios especficos de sade, fato que desperta na Administrao Regional de Brotas SIGA V, permanecer com a realizao das feiras de cidadania e sade, que j so desenvolvidas semestralmente, uma vez que existe uma carncia destes servios nas comunidades.
Ao do SIGA V considerada mais importante
Orientao trabalhista/familiar 10%

No sei informar 11%

Atividades de lazer 19%

Emisso de documentos 14%

Palestras educativas 18% Servios especficos de sade Orientao trabalhista/familiar

Servios especficos de sade 28% Palestras educativas No sei informar

Atividades de lazer Emisso de documentos

16

Grfico 11: Ao do SIGA V considerada mais importante Fonte: Pesquisa Direta (2011)

Vale destacar, que os entrevistados quando questionados sobre o que podia melhorar em relao aos servios pblicos prestados atravs do SIGA V Brotas, indicaram conforme o grfico 12 a seguir, que a maior parte escolheram ampliar os canais de comunicao entre comunidade e o SIGA V representando assim 30% dos moradores. As outras fatias esto assim distribudas: 23% optaram pelo atendimento, 14% escolheram a mobilizao junto a comunidade, 14% para o acompanhamento junto aos demais rgos executores, 11% no souberam informar, ficando apenas o indicador de 8% de moradores que consideraram como melhoria do servio a questo sobre o retorno ao cidado solicitante. Observa-se que a pesquisa mostrou uma questo importante quanto a ampliao dos canais de comunicao entre o SIGA e as comunidades, ficando como indicativo com maior percentual, entretanto, a Adminsitrao Regional j usa desta ferramenta, devendo apenas aperfeioar as formas como esta comunicao chega at as comunidades.

Opinio para melhorar os servios pblicos prestados pelo SIGA V - Brotas


No sei inform ar 11% Am pliar os canais de com unicao entre com unidade e o SIGA V 30% O atendimento A mobilizao junto a comunidade O acompanhamento junto aos demais rgos executores O retorno ao cidado solicitante Ampliar os canais de comunicao entre comunidade e o SIGA V No sei informar O atendim ento 23% A m obilizao junto a com unidade 14% O acom panham ento junto aos dem ais rgos executores 14% O retorno ao cidado solicitante 8%

Grfico 12: Opinio para melhorar os servios pblicos prestados pelo SIGA V Fonte: Pesquisa Direta (2011)

A pesquisa revelou que dos 100 (cem) entrevistados, a faixa etria de idade predominante ficou entre 25 e 35 anos, evidenciou que residem no bairro h mais de 4 anos, destacou ainda que a maior parte dos moradores participantes da entrevista esto na situao de desemprego com a diferena de apenas 1% aos que esto empregados, e que a maioria recebe menos de 2 salrios mnimos, quanto ao nvel de escolaridade, a maioria possue o 2 grau completo.

17

Destacou ainda que participam das atividades de cidadania praticadas pelo SIGA V no bairro e ainda ficou evidenciado que o servio mais prioritrio a realizao de feiras de sade, no tocante a forma pelo o qual tomaram conhecimento da realizao das aes de cidadania desenvolvidas pelo SIGA V, a maioria presenciou a execuo da ao. Ficou em evidncia tambm, que as atividades de cidadania praticadas pela Administrao Regional de Brotas foram classificadas como boas, a maioria ainda afirmou que o benefcio do servio oferecido ao participar de uma das aes de cidadania foi a de conhecer mais o servio pblico, ficou em destaque tambm que a maioria dos entrevistados considera como ao mais importante os servios especficos de sade. Finalizando a pesquisa, os entrevistados optaram em sua maioria, pela ampliao dos canais de comunicao entre a comunidade e o SIGA V.

CONSIDERAES FINAIS

Torna-se fundamental comentar, que na concluso deste artigo, a pesquisa evidenciou que as informaes sobre as aes de cidadania propostas pela Administrao Regional de Brotas dentro das comunidades que formam a regio administrativa V foram mensuradas e obtidas, apresentando um resultado com credibilidade, fator que deixa o SIGA V mais confiante na sua misso de continuar com o pensamento de que estamos no caminho certo, trabalhando para melhorar a vidas dos nossos muncipes. No seu desenvolvimento, verificou-se a importncia que a cidadania exerce perante a sociedade, portanto, foi estudado em que medida as prticas de cidadania desenvolvidas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V, promovem benefcios e so conhecidas pelas comunidades integrantes da regio. Ficou constatado que os moradores participam das atividades de cidadania, tipo: Feiras de Cidadania e sade, mutiro de limpeza, vacinao, campanhas contra dengue, etc, praticadas pelo SIGA V Brotas no seu bairro A pesquisa demonstrou que foi atravs da execuo da ao, a forma a qual os moradores tomaram conhecimento de alguma ao de cidadania na comunidade realizada pela Administrao Regional de Brotas - SIGA V. Ficou evidenciado tambm que a maioria dos entrevistados considerou que a

realizao das atividades de cidadania na sua comunidade, praticadas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V, so classificadas como boas.

18

Observou-se ainda, que os moradores informaram sobre o benefcio que o servio oferecido lhe trouxe quando participaram de uma das aes de cidadania praticadas pelo SIGA V Brotas, sendo considerado como destaque o de conhecer mais o servio pblico. Aps a anlise dos dados obtidos atravs da pesquisa, obteve-se a informao de que os moradores consideram como ao mais importante visando proporcionar aos cidados o exerccio da cidadania na regio, realizadas pelo SIGA V, os servios especficos de sade. No questionamento sobre o que podia melhorar em relao aos servios pblicos prestados atravs do SIGA V Brotas, indicaram na sua maioria que existe a necessidade da ampliao dos canais de comunicao entre comunidade e o SIGA V, portanto, sugere-se que seja realizada uma maior divulgao no momento da realizao das atividades de cidadania, para que as comunidades, possam interagir com mais facilidade, e que assim participem de forma plena, colocando em prtica as propostas oferecidas pela Administrao Regional de Brotas. Neste contexto, ao final deste artigo, entende-se que a pergunta orientativa foi respondida, ao tempo em que as prticas de cidadania desenvolvidas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V foram reconhecidas e esto promovendo benefcios nas comunidades integrantes da regio. Vale salientar ainda que, a Administrao Regional de Brotas (SIGA V), um rgo que est diretamente focado nas comunidades, sendo assim, as prticas de cidadania demonstradas e mensuradas atravs da pesquisa, mostraram que este rgo da administrao pblica municipal, est no caminho certo, entretanto, precisa continuar reunindo subsdios com o propsito de alavancar o verdadeiro esprito da cidadania, aumentando assim, a credibilidade, a confiana e o respeito da populao, em especial os moradores das comunidades pesquisadas. REFERNCIAS ALBALA-BERTRAND, Luis (Org.) Cidadania e Educao Rumo a uma prtica significativa. Traduo: Mnica Saddy Martins. Campinas SP: Papirus; Braslia: UNESCO, 1999. 215p.

DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do futuro Cidadania hoje e amanh. 9.ed. So Paulo: tica, 2000. 95p.

FONSECA, Dirce Mendes (Org.). Administrao Educacional: Um compromisso democrtico Campinas, SP: Papirus, 1994. (Coleo magistrio: Formao e trabalho pedaggico). 135p.

19

FRAGATA, Cssia. Investindo na Cidadania: o avano da educao no Brasil. So Paulo: Prmio Editorial, 2002. 64p.

MEDEIROS, Joo Bosco. Redao Cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 4 Ed. So Paulo: Atlas, 2000. 237p.

MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. So Paulo: Moderna, 1997. (Coleo Polmica). 128p.

MORGADO, Isabel Salema. Cidadania Digital. Isabel Salema Morgado e Antnio Rosas (Orgs.). LabCom Books 2010 - Covilh 2010. 214p. Disponvel em: <http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20101103-morgado_rosas_cidadania_2010.pdf>. Acesso em 02 de Agosto de 2011.

SALVADOR, Cultura Todo Dia:Vida e Memria Cultural dos Bairros de Salvador. Disponvel em: <http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/index3.php> Acesso em: 03 de Agosto 2011.

SCARTEZZINI, Ana Maria Goffi Flaquer. O princpio da continuidade do servio pblico. So Paulo, SP - Editora: Malheiros. Ano: 2006. 135p.

SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22 Ed. Ver. E ampl. So Paulo: Cortez, 2002. 335p.

ABSTRACT

This study reports information about the actions of citizenship of the Regional Administration of sprout within the communities that form the administrative region V. The methodology for this research was the deductive method. In the first stage of development, this work was carried out through consultation and literature searches. The survey contains reports of the works of authors who study on the researched topic. In a second step, to enrich the construction of the article, was made a field research with a quantitative assessment then tools were used for data collection. The research took place in Salvador, Bahia, in the months of November and December 2011, through questionnaires answered by a total of one hundred (100) residents of the neighborhoods of Cosme de Farias, Campinas Brotas, Old mill Brotas, Matatu Valley Village and Laura, whose goal was to achieve the following information: to what extent the practice of citizenship developed by the Regional Administration of sprout FOLLOW V, beneficially and are known by the communities of the region. After analyzing the data, we obtained information needed to solve the problem set. In its conclusion, it was evident that the practice of citizenship demonstrated and measured by the survey showed that SIGA V is on track, however, must continue to meet subsidies in order to leverage the true spirit of citizenship, thus increasing the credibility, trust and respect of the population, especially the residents of these communities.

20

Keywords: Citizenship. Communities. Residents. Company. Public Management.

APNDICE A QUESTIONRIO Pesquisa de Campo FAMETTIG FACULDADES OLGA METTIG COORDENAO TCNICA DE PS-GRADUAO E PESQUISA CTPGP

CURSO: ESPECIALIZAO EM GESTO DE PESSOAS Prezados (as) moradores (as)

Sou ps-graduando do curso de Especializao em gesto de Pessoas e solicito sua contribuio como informante nesta pesquisa sobre A proposio de um exerccio de cidadania: a prtica na Administrao Regional de Brotas SIGA V. Portanto, responda ao questionrio abaixo, que tem como objetivo identificar aes de cidadania, propostas e praticadas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V. Lembramos que os dados coletados no questionrio so confidenciais. O procedimento necessrio para o preenchimento do questionrio o seguinte: Nas questes de mltipla escolha marque apenas uma resposta. Procure responder todas as questes, deixando em branco apenas a questo que no se aplicar a sua resposta. A devoluo deste questionrio necessria e indispensvel para o sucesso do meu trabalho. Desde j, agradeo sua colaborao.

Atenciosamente, _______________________ Antnio Roberto Silva Santos Estudante do Curso de Especializao em Gesto de Pessoas

I . DADOS PESSOAIS 1. Nome: (opcional)____________________________

2. Local de nascimento: Cidade:________ Estado____

21

3. Idade ( )18 a 24 anos ( )25 a 35 anos ( ) 36 a 45 anos

( ) 46 a 55 anos ( ) Mais de 55 anos 4. Bairro onde mora:____________________________ 5. H quanto tempo reside neste bairro? ( ) At 6 meses ( ) 2 anos a 4 anos ( ( ) 6 meses a 2 anos ) Acima de 4 anos

6. Profisso __________________________________ Est empregado(a) ( ) Sim ( ) No

7. Quantas pessoas que residem em seu domiclio? _________________________________ 8. Qual a sua faixa salarial? ( ) Menos de 2 salrios ( ) Entre 2 e 3 salrios ( ) Entre 3 e 4 salrios ( ) Acima de 4 salrios ( ) No sei informar 9. Qual o seu nvel de escolaridade? ( ) No alfabetizado ( ) 1 grau completo ) 2 grau completo ) Nvel superior completo

( ) 1 grau incompleto ( ( ) 2 grau incompleto (

( ) Nvel superior incompleto

II. INFORMAES SOBRE CIDADANIA NAS COMUNIDADES

10) Voc participa das atividades de cidadania, tipo: Feiras de cidadania e sade, mutiro de limpeza, vacinao, campanhas contra a dengue, etc, praticadas pelo SIGA V Brotas, no seu bairro? ( ) Sim ( ) No ( ) De vez em quando ( ) No tenho interesse ( ) Somente quando

convocado Por que ? __________________________________________ 11) Qual servio mais prioritrio, que a sua comunidade necessita? ( ) Iluminao Pblica ( ) Limpeza pblica ( ) Feira de sade ( ) Campanha e ao contra dengue

22

( ) Transporte ( ) No sei informar ( ) Outro ________________________________________ 12) De que forma voc tomou conhecimento da realizao de alguma ao de cidadania na sua comunidade, desenvolvida pela Administrao Regional de Brotas SIGA V? ( ) Jornal ( ) Televiso ( ) Internet ( ) Rdio ( ) Presenciei a execuo ( ) Atravs de outros moradores 13) Como voc classifica a realizao das atividades de cidadania (Feiras de Cidadania e sade, mutiro de limpeza, vacinao, campanhas contra a dengue, iluminao pblica, etc), na sua comunidade, praticadas pela Administrao Regional de Brotas SIGA V? ( ) Excelente ( ) timo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) No sei informar

14) Ao participar de uma das aes de cidadania, praticadas pelo SIGA V Brotas, qual o benefcio que o servio oferecido lhe trouxe? ( ) Poder exercer meu direito de cidado ( ) Ter acesso ao rgo pblico com mais facilidade ( ) Conquistar novos horizontes ( ) Conhecer mais o servio pblico ( ) Envolvimento da comunidade com o poder pblico ( ) No sei informar ( ) Outro ________________________________________ 15) O SIGA V, realiza aes sociais visando proporcionar aos cidados o exerccio da cidadania na regio, o que voc considera como ao mais importante? ( ) Atividades de lazer ( ) Servios especficos de sade ( ) Palestras educativas ( ) Emisso de documentos e ( ) Orientao trabalhista/ familiar ( ) No sei informar ( ) Outra ________________________________________

23

16) Na sua opinio, o que pode melhorar no que se refere aos servios pblicos prestados atravs do SIGA V Brotas? ( ) O atendimento ( ) A mobilizao junto a comunidade ( ) O acompanhamento juntos aos demais rgos executores ( ) O retorno ao cidado solicitante ( ) Ampliar os canais de comunicao entre comunidade e o SIGA V ( ) No sei informar ( ) Outro __________________________________________

ANEXO A ORGANOGRAMA

SERVIO INTEGRADO DE ATENDIMENTO REGIONAL SIGA V - BROTAS

Administrador Regional

Secretrio Administrativo

Setor de Atendimento e Acompanhamento Comunitrio

Setor de Apoio Administrativo

You might also like