You are on page 1of 77

CONCURSO PETROBRS

ENGENHEIRO DE PRODUO JUNIOR

ERGONOMIA - PARTE I

SUMRIO

Apresentao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 02

1. Histrico da Ergonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04

2. Histrico da NR 17 e Comentrios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16

3. Noes Fundamentais de Estudo Ergonmico do Trabalho . . . . . . . . . . . . . . 39

4. Anlise Ergonmica do Trabalho sob a tica da Fiscalizao . . . . . . . . . . . . 50

ANEXO I - O Corte Manual da Cana-de-acar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61

APRESENTAO

A elaborao desta apostila teve como objetivo subsidiar as reunies de treinamento sobre a Aplicao Prtica da Norma Regulamentadora NR 17-Ergonomia para auditores fiscais do trabalho, em sade e segurana no trabalho, e fornecer material de consulta para o exerccio de suas atividades.

Neste sentido buscou-se reunir documentos de diferentes reas e "correntes" da ergonomia, sem uma discusso aprofundada de cada uma. Esta opo baseou-se no princpio de que deveria ser fornecido o maior volume de informaes aos auditores e que durante o curso os principais aspectos seriam debatidos.

No volume I esto contidos Histrico da Ergonomia, Histrico da NR 17 e Comentrios, Noes Fundamentais de Estudo Ergonmico do Trabalho com uma Experincia de Fiscalizao, e um anexo sobre O Corte Manual da Cana-de-acar. Aqui so definidos o processo e as fases de uma interveno nas empresas, assim como situaes prticas referentes colheita de cana-de-acar.

Do segundo volume, constam dados sobre os Distrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho, selecionados porque representam a doena do trabalho de maior notificao junto Previdncia Social, alm de Lombalgia, Fadiga, Autropometria, Biomecnica, Concepo de Posto de Trabalho, assim como Ferramentas e Monitores de Vdeo, pela larga utilizao destes equipamentos.

Esclarecemos que o engenheiro Cludio Cezar Peres traduziu e adaptou para o portugus o documento Pantallas de Visualizacion, elaborado pelo INSHT Instituto Nacional de Seguridad y Higiene en el Trabajo, da Espanha.

Os captulos do Volume I foram preparados por Maria Cristina Gonzaga, pesquisadora da Fundacentro, Carlos Alberto Diniz Silva, ex-auditor fiscal do trabalho da DRT/SP, Lvia Santos Arueira, auditora fiscal do trabalho da DRT/RJ e Paulo Antonio Barros Oliveira, auditor fiscal do trabalho da DRT/RS, cada um deles com suas prprias referncias bibliogrficas.

Os textos do volume II foram preparados pelos auditores fiscais do trabalho Rosemary Dutra Leo, da DRT/SC e Cludio Cezar Peres, da DRT/RS, que, em seu final, relacionaram referncias bibliogrficas nacionais e estrangeiras que devem ser consultadas para o aprofundamento no tema.

1. H i s t r i c o d a E r g o n o m i a

A ergonomia nasce da constatao de que o Homem no uma mquina como as outras, diferentemente do que props Descartes e La Mettrie no sculo XVII pois: B B B B B B ele no um dispositivo mecnico; ele no transforma energia como uma mquina a vapor; seu olho no funciona como uma clula fotoeltrica; seu ouvido no sensvel aos sons apenas como um microfone e um amplificador; sua memria no funciona como a de um computador; os riscos a que est submetido no trabalho no so anlogos aos de um dispositivo tcnico, apesar de termos anlogos aplicados ao Homem e mquina: fadiga, desgaste, envelhecimento, polias, vlvulas, juntas, bombas, tubos.

E quando que se comeou a pensar que o homem era uma mquina como as outras? At o sculo XV o homem, na tradio crist, ocupava o centro do universo. Tinha sido criado imagem e semelhana de Deus e seu corpo sempre foi objeto de respeito. A dissecao de cadveres era rigorosamente proibida pela Igreja Catlica. Todo o restante do universo tinha sido criado especificamente para seu uso e gozo. Com a demonstrao, por Galileu, de que a terra no era mais o centro do universo, a verdade revelada perde sua importncia. Um intenso ceticismo toma conta de todos os pensadores pois tinha ficado patente que os nossos sentidos podem nos enganar. Afinal, nossos sentidos sempre nos indicaram de que era o sol que se movia ao redor da terra. E nem mesmo a nossa razo foi capaz de corrigir este erro. Logo, lana-se uma dvida sobre

os sentidos e a razo. Descartes leva esta dvida a extremos: doravante tudo tem que ser submetido a uma verificao j que estava perdida a f na tradio.

Se por um lado o homem sofre um intenso golpe no seu narcisismo, por outro isto permite que seu corpo seja estudado como um objeto qualquer como os vrios outros que compem a natureza s que animado por uma alma.

Com o desenvolvimento de engenhos mecnicos que se propem a ajudar os homens no seu trabalho, quase inevitvel que o funcionamento do corpo humano seja estudado do ponto de vista mecnico e mais tarde o modelo da mquina a vapor torna-se o paradigma predominante. O homem concebido como um engenho mecnico transformador de energia.

Se Descartes propunha explicar o homem como uma mquina animada por uma alma, mais tarde La Mettrie (um ateu convicto) faz um esforo grandioso e se prope a explic-lo mesmo sem o recurso a uma alma.

Dentro da Ergonomia h duas correntes: B

a corrente produtivista que procura a adaptao dos meios de trabalho ao homem; e

a corrente higienista mais interessada no conhecimento dos riscos e eliminao de suas causas.

Antes da 2 Guerra Mundial, sempre houve os que procuravam adaptar os meios de trabalho ao homem: B os prprios usurios: desde a pr-histria havia uma busca incessante por instrumentos que pudessem melhorar o desempenho humano, como os machados de pedra, os estiletes etc.;

B B

os mdicos e os higienistas: interessados nas conseqncias do trabalho sobre a sade; os engenheiros e organizadores do trabalho cuja questo central era: qual a quantidade de trabalho mecnico que se pode esperar de um homem?

J os pesquisadores de laboratrios se dividiam em : B


B

fsicos e fisiologistas que tentavam medir o custo energtico do trabalho, o rendimento etc. psiclogos mais interessados na avaliao das capacidades e aptides sensoriomotoras e cognitivas, porm visando uma seleo. O objetivo era encontrar um homem certo para uma condio de trabalho previamente estabelecida.

At o fim do sculo XVIII, privilegiava-se os estudos e pesquisas privilegiavam de campo. Depois passou-se aos estudos de laboratrio pois havia a pretenso de maior rigor nas mensuraes pois a cincia nascente adotava o modelo matemtico como sendo o mais correto. O universo havia sido geometrizado e matematizado.

OS ESTUDOS DOS MDICOS E HIGIENISTAS

Na Antigidade (Imprio Romano) j eram conhecidos os problemas na coluna nos carregadores de pedra, as clicas pelo chumbo nos mineiros e a intoxicao pelo mercrio.

A Idade Mdia conheceu um grande interesse pelos fatores ambientais. Fatores como o calor, a umidade, as poeiras e os agentes txicos eram correlacionados com o estado de sade. Os males do sedentarismo entre os tabelies tambm eram comentados.

No Renascimento, Ramazzini estuda as doenas venreas nas parteiras, as lceras de pernas e os desmaios nos mineiros provocados pelo calor, a ruptura de vasos na garganta de cantores e os distrbios visuais nos ourives.

J no sculo XIX, Patissier se volta para o saturnismo e a silicose e insiste na proteo individual. Preconiza o uso de bexigas animais para proteo respiratria e de culos para proteo contra corpos estranhos. Ele recomenda aos ourives levantar a cabea de vez em quando e olhar para o infinito como modo de evitar a fadiga visual. Tambm preconiza proteo nos moinhos e concebe mquinas para diminuir o esforo fsico, como as mquinas de lavar.

A marca deste perodo a de fraco desenvolvimento dos meios de mensurao mas, em contrapartida, havia uma observao fina do trabalho e interrogatrio sobre doenas e atividade laboral. Ramazzini pede aos colegas para perguntar: Qual o trabalho do paciente?

Em 1832, Villerm encarregado de elaborar um relatrio sobre as condies de vida da classe operria. Ele vai a campo e estuda os postos de trabalho. Interessa-se pelos horrios, salrios por produo, alojamento e alimentao. Estuda a mortalidade segundo as classes sociais e profisses.

Villerm age, no plano tcnico, recomendando dispositivo de proteo de correias de transmisso. J no plano regulamentador e legislativo sua atuao vai se estende proteo do trabalho infantil, limitando a idade para comear a trabalhar. Primeiro a 8 anos, mais tarde a 12. A jornada de trabalho tambm fica reduzida a dez horas ao dia.

Ele tambm institui a reparao dos danos causados pelos acidentes de trabalho ao fazer promulgar a lei que garante a gratuidade do tratamento dos acidentados e tambm que obriga os empregadores a indenizar monetariamente os que sofreram danos sua integridade fsica.

De suma importncia, a criao por Villerm da inspeo do trabalho entre 1874 e 1892.

At Villerm, o interesse era restrito insalubridade. Ele vai alm. Verifica que o trabalho forado, as condies dos alojamentos, a qualidade da alimentao e o salrio abaixo das necessidades reais exerciam grande influncia sobre o mau estado de sade. Ou seja, em alguns casos a falta de alimentao e as ms condies de vida extraprofissional eram mais responsveis pelo estado de sade que a nocividade derivada das condies de trabalho propriamente ditas.

Assim, Villerm alarga o campo da patologia profissional e inclui nesta o conceito de fadiga e envelhecimento precoce.

At 1851, todos compartilham das idias de Villerm. Depois, h uma ruptura: os mdicos higienistas comeam a negar as influncias das condies de trabalho industrial sobre a sade, baseados em argumentos estatsticos ingleses mal interpretados. Estes mostravam que a esperana de vida variava de acordo com a profisso mais que com o meio ecolgico. O efeito do ambiente urbano era ilusrio: era devido concentrao urbana das ms condies de trabalho. Os franceses se aproveitaram dos dados que indicavam maior esperana de vida para os membros da sociedade de seguros composta, sobretudo, de pequenos burgueses, empregados ou autnomos. Da, conclurem que a riqueza no determinava a esperana de vida mas sim quando o ganho apenas do necessrio.

OS ENGENHEIROS, OS FSICOS E OS FISIOLOGISTAS

At o fim do sculo XIX, s se reconhece o trabalho fsico. O homem visto como um sistema de transformao de energia e nenhuma importncia dada aos aspectos cognitivos.

Vaucanson (metade do sculo XVIII) projeta autmatos que encanta, inclusive, os reis. Jacquard: aprimora os autmatos de Vaucanson, principalmente na indstria
8

txtil onde trabalhou quando menino. Seu objetivo era suprimir os postos mais penosos. Lavoisier (fim do sculo XVIII) faz estudos calorimtricos e metablicos, estabelecendo relaes entre a alimentao ingerida e a quantidade de calor despendida. Marey o primeiro a fazer registro sistemticos dos movimentos humanos e descobre que a freqncia do pulso cardaco aumenta quando se exerce um esforo fsico.

Portanto, at o incio do sculo XX, o trabalhador visto como um sistema transformador de energia. Os riscos do trabalho so conhecidos mas as aes para limit-los so modestas. Um exemplo disto o saturnismo. Esta patologia conhecida h 25 sculos mas s em 1904 a proibio do carbonato de chumbo debatida no parlamento francs. Os proprietrios de empresas de pintura dizem que os empregados se intoxicam por falta de uso de EPI. Clemenceau, que era mdico, defende a proibio argumentando que impossvel trabalhar evitando o contato com o chumbo. O decreto s proibia o contato da mo na massa de pintura. Ora, analisando a atividade, Clemenceau constatou que os pintores tinham tinta at abaixo dos punhos, regio no protegida pelas luvas. Logo, as luvas de cano curto no protegiam eficazmente. O decreto proibia tambm o lixamento e o polimento a seco de superfcies pintadas. Ora, lixamento e polimento por via mida sete vezes mais caro que pelo mtodo a seco. Da, como obrigar os empresrios a utilizar o meio mais caro? Alm disso, os inspetores do trabalho s podiam punir os empresrios se constatassem a operao no momento em que era realizada. Testemunhos retrospectivos no valiam para lavrar a infrao. Logo, havia necessidade de um batalho de fiscais inspecionando toda obra em fase de pintura. O SCULO XX Jules Amar e Frmont simulam atividades profissionais em laboratrio. Imbert e Lahy fazem estudos de campo.

Jules Amar estuda, na Arglia, as aes da luz sobre os seres humanos. Protesta contra a explorao sem limites da energia humana. Mas emite opinies racistas afirmando que os marroquinos eram mais rpidos e produtivos que os rabes. Ele redige o livro O motor humano, obra em que faz contraponto a Taylor e seus Princpios de Organiza9

o Cientfica do Trabalho. Ele defende uma filosofia baseada em um modo energtico: o trabalho o exerccio de uma fora para vencer uma resistncia. E tem uma preocupao produtivista com uma vertente social. Um exerccio indisciplinado acompanha-se de numerosas contraes sem efeito o que faz aumentar a fadiga. A fadiga prejudicial sade individual e coletividade.

Jules Amar age sobre as condies de trabalho. Ele prope que os baixinhos sejam elevados at altura das mquinas. Posiciona instrumentos esquerda para os canhotos e preconiza temperaturas ambientais mais adequadas execuo das tarefas.

Atua tambm sobre a seleo de pessoal. Ele defende a seleo, porm, sem eliminar ningum, diferentemente de Taylor. Na sua obra O motor humano, ele modera os princpios da diviso do trabalho ao propor que deve haver coordenao entre todas as instncias e condena a diviso extrema das tarefas, principalmente, a concepo dos meios e da organizao do trabalho divorciados da execuo. Como sabemos, este divrcio est na origem de toda a inadaptao industrial que at hoje ainda no conseguimos superar. Ele tambm prope o rodzio para evitar o enfraquecimento das faculdades no utilizadas. O melhor de Jules Amar que fez estudos muito precisos e bem analticos, levando em conta a postura, os gestos, a velocidade dos gestos, as pausas como, por exemplo, na tarefa de lixamento de metais. O que no o impediu de emitir opinies racistas.

Frmont interessa-se, sobretudo, pelas ferramentas. o primeiro a levar em conta a variao interindividual, rejeitando, ento, os valores limites e os valores mdios. A variao interindividual quer dizer que os indivduos so diferentes uns dos outros em suas medidas antropomtricas, capacidades, comportamentos e funcionamento psquico. Logo, os limites para o trabalho humano to almejado pelos fisiologistas revelam-se impossveis de serem estabelecidos pois o que seria aceitvel para um ser humano no o seria para o outro. Hoje sabemos bem da impossibilidade de os vrios segmentos corporais de um mesmo indivduo estarem todos na medida mdia. Ou seja, se algum se situa na mdia de altura os outros segmentos corporais no necessariamente estaro na mdia.

10

Lahy interessa-se pela psicologia experimental. Ele estuda datilgrafos, condutores de trem e linotipistas. Ele retoma as idias de Jules Amar sobre o desperdcio do capital humano mas desemboca apenas na seleo de pessoal e na orientao vocacional.

Imbert faz estudos sobre a fadiga em catadores de mariscos e estivadores. Ele observa que os catadores de mariscos para depositar sua carga preferem caminhar privilegiando os locais em que a areia est mais compactada e no apenas caminhar em linha reta at o ponto para descarga. Ou seja, numa linguagem mais moderna, eles adotam um modo operatrio que se revela menos fatigante. Faz tambm uma correlao entre freqncia de acidentes em estivadores e quantidade de horas trabalhadas. Sua explicao a de que era a fadiga a responsvel pelo aumento da freqncia.

Em resumo, este perodo marcado pela representao energtica do trabalho humano e pelo desenvolvimento da experimentao em laboratrio e estudos de campo com a pretenso de rigor cientfico. H tambm uma interveno nos problemas sociais e polticos em nome da cincia. Porm, Jules Amar defende a melhoria da raa humana. Em 1930 criado o INETOP (Instituto Nacional de Estudos do Trabalho e Orientao Profissional). Este Instituto publica a revista O trabalho humano em 1933, tendo como subttulo: conhecimento sobre o homem tendo em vista a utilizao judiciosa de sua atividade. A revista tinha como campo de estudos a fisiologia e a psicologia na tentativa de entender o funcionamento do motor humano.

Um artigo do primeiro nmero fala da seleo de pilotos de avio a partir de critrios fisiolgicos e psicolgicos. Faz uma anlise da atividade a partir das aptides para a percepo visual, para a ateno, para a resistncia s emoes. Mas continua com o enfoque seletivo e as contribuies para a modificao do trabalho so modestas.

Permanece assim at 1963 quando comea a publicar os primeiros trabalhos de ergonomia: estudos do funcionamento do homem como o trabalho fsico, por exemplo. A

11

perspectiva ainda a de estabelecimento de normas, de limites e de transformao dos meios de trabalho.

Em 1963 criada a SELF (Sociedade de Ergonomia de Lngua Francesa).

O termo ergonomia havia sido cunhado em 1857 pelo polons Jastrzebowski mas tinha cado em esquecimento. retomado em 1949 pelo ingls Murrel para reunir os conhecimentos (psicolgicos e fisiolgicos) teis concepo dos meios de trabalho.

A Ergonomia Francesa comporta duas correntes. Uma experimentalista: praticada por fisiologistas como Scherrer, Monod e Bouisset cujos resultados dos estudos de biomecnica servem para contestar os sucessores de Taylor, tais como Gilbreth e Barnes. Estes adotavam apenas o critrio tempo e faziam observaes em populaes muito restritas. Scherrer, Monod e Bouisset opem a isso, os critrios energticos. Estes fazem tambm as medies antropomtricas. A outra corrente privilegia os estudos de campo. Seus representantes so Faverge, Leplat, Wisner e Metz. Trabalham na trilha aberta por Lahy e Pacaud, dois observadores atentos da atividade profissional e que a descrevem em termos de comportamento. Estes dois pesquisadores fizeram uma verdadeira revoluo na interpretao de resultados de testes em laboratrio com condutores de trem. Havia um consenso de que medida que se envelhece as respostas a testes de percepo visual tendiam a ser mais lentas, o que era interpretado como sinal de enfraquecimento das funes cerebrais. Ora, estes pesquisadores verificaram que as respostas mais lentas dos condutores mais velhos eram devidas precauo que tomavam antes de decidir por uma ao, privilegiando a segurana. Durante sua vida profissional, aprenderam que no podem dar partida no veculo apenas porque o semforo est verde. preciso verificar antes se h pedestres em frente ao veculo, entre outras coisas. Uma pessoa mais jovem toma decises mais rapidamente mas no necessariamente as mais acertadas e seguras. Ou seja, um idoso experiente leva em conta vrios fatores antes de tomar uma deci-

12

so mesmo quando se trata de acionar um pedal quando se acende uma luz verde em laboratrio.

Faverge era matemtico. Ele comea estudando o valor preditivo dos testes psicotcnicos. Depois, presta ateno atividade humana e fornece as primeiras bases para a anlise ergonmica do trabalho. Muito humilde, ele dizia que No encontramos nada [de novo]. Contentamo-nos de fazer aparecer o que estava na sombra. A principal contribuio de Faverge foi a de descrever o trabalho humano em termos de comportamento, o que abriu as portas para a transformao dos meios de trabalho e de formao. Seus antecessores descreviam o trabalho em termos de aptides e desembocavam sempre nos testes para seleo. ORIENTAES DA ERGONOMIA FRANCESA Como os estudos sobre a fadiga no foram capazes de desembocar em efetiva melhoria das condies de trabalho, a ergonomia francofnica opta pela noo de carga de trabalho. Privilegia os estudos de campo que enfocam a anlise global da atividade. Esta categoria tem se revelado bastante eficaz na orientao das transformaes pois agora levase em conta tambm as estratgias adotadas pelos trabalhadores na resoluo de problemas colocados pelas exigncias contraditrias das tarefas. A anlise da atividade tambm aproxima os analistas dos reais problemas enfrentados no cotidiano. Esta abordagem distingue a ergonomia francofnica da anglofnica ou dos Human Factors que decompe a atividade profissional em elementos especficos estudados separadamente, tomando por critrio o desempenho.

O Laboratrio de Fisiologia do Trabalho do Conservatrio Nacional de Artes e Ofcios (CNAM) tem se pautado por: B realizar pesquisas oriundas de demandas sociais; B realizar pesquisas com estudos de campo; B privilegiar a anlise da atividade; B avaliar a carga de trabalho; B exigir a participao dos trabalhadores na pesquisa;
13

B colocar em evidncia a variabilidade da populao: A que homem o trabalho deve ser adaptado? o ttulo de uma de suas publicaes; B estudar o envelhecimento desfazendo antigos mitos; B estabelecer as conseqncias do trabalho sobre a sade; B ressaltar a importncia dos horrios de trabalho, como o trabalho em turnos e suas repercusses sobre a sade; B evidenciar que os trabalhadores devem resolver problemas outros que aqueles colocados pelos experimentadores em laboratrio; B contribuies para a concepo de novos meios de trabalho e no meramente a correo dos j existentes.

14

BIBLIOGRAFIA

LAVILLE, Antoine. Histoire et gographie de lergonomie fraaise. Paris, 1988.(mmeo)

15

2. H i s t r i c o d a N R 1 7

Carlos Alberto Diniz Silva Mdico do Trabalho e Ergonomista Ex-agente de inspeo do MTE

Em 1987, diante dos numerosos casos de Leses por Esforos Repetitivos, os diretores da rea de sade do Sindicato dos Empregados em Empresa de Processamento de Dados no Estado de So Paulo fizeram contato com a DRT/SP buscando recursos para prevenir as referidas leses.

Foi constituda uma equipe composta de agentes fiscais do MTE (mdicos e engenheiros) e representantes sindicais. Vrias empresas foram fiscalizadas e em todas foi constatada a presena de fatores que sabidamente contribuam para o aparecimento das L.E.R.: o pagamento de prmios de produo, a ausncia de pausas, a prtica de horasextras e a dupla jornada de trabalho, entre outros.

Exceto nos aspectos referentes ao iluminamento, ao rudo e temperatura, a legislao em vigor no disponha de nenhuma norma regulamentadora em que se pudesse apoiar para obrigar a mudanas na situao das empresas, notadamente a forma como era organizada a produo, com todos os estmulos possveis acelerao da cadncia de trabalho.

A Associao de Profissionais de Processamento de Dados (APPD Nacional) havia elaborado um projeto de norma que estabelecia limites cadncia de trabalho e proibia o pagamento de prmios de produtividade, bem como, estabelecia critrios de conforto para os trabalhadores de sua base que incluam o mobilirio, a ambincia trmica, a ambincia luminosa e o nvel de rudo. Este projeto foi encaminhado ento Secretaria de Segurana e Medicina do Trabalho com o pedido de que fosse transformado em norma. Ele ficou tramitando na Secretaria durante longo tempo pois o secretrio no concordava com a idia
16

de se criar uma norma que abrangesse apenas o setor de processamento de dados. Se assim o fizesse, argumentava, dentro em breve todos os setores produtivos reclamariam uma norma especfica.

Em 1988 e 1989, O Ministrio do Trabalho convocou toda a sociedade civil para que organizasse seminrios e debates onde se pudessem colher sugestes para a melhoria das Normas Regulamentadoras em geral. Nesses seminrios chegaram vrias sugestes de alterao da NR-17 mas eram propostas de alteraes pontuais conservando a estrutura geral da norma em vigor. No havia nenhuma proposta concreta que fosse ao mago da questo: uma certa possibilidade de se controlar a cadncia e o ritmo do processo produtivo.

Em meados de 1989, a SSMT pediu equipe de fiscalizao das empresas de processamento de dados da DRT/SP que elaborasse uma nova redao da NR-17 que inclusse as sugestes coletadas, bem como, a proposta, j pronta, de regulamentao nas empresas de processamento de dados enviada pela APPD Nacional. Foi dado um prazo de 10 dias para a elaborao da proposta.

Embora no dispusesse de estudos sistemticos de ergonomia em outros setores produtivos alm daquele em processamento de dados, a equipe considerou que no se poderia perder a oportunidade de fazer avanar a legislao. Procurou-se, ento, colocar itens que abrangessem o mais possvel as diversas situaes de trabalho sem a preocupao com o detalhamento. Um maior ajuste poderia ser feito mais tarde, aps a concentrao de estudos em setores especficos. Abaixo desses itens abrangentes, colocou-se o detalhamento no que se refere ao trabalho com entrada eletrnica de dados, pois este j estava pronto e gozava de um relativo consenso.

s vsperas do trmino do governo Sarney, a Ministra do Trabalho Dorotha Werneck assinou a Portaria que mandava conjuntamente para publicao a nova NR-17 e a NR-5 (CIPA). Houve, inclusive, uma solenidade no momento da assinatura em So Paulo com a presena de entidades representativas de trabalhadores. Infelizmente, a nova NR 5 contrariava fortemente os interesses das classes patronais e a Portaria no foi publicada por
17

interferncia do Sr. Saulo Ramos que a retirou da Imprensa Oficial no ltimo dia do governo Sarney.

Em junho de 1990, por interferncia do Presidente do SINDPD/SP, conseguiuse que o Ministro do Trabalho Antnio Rogrio Magri assinasse a Portaria que dava nova redao NR 17: a mesma que quase foi publicada. Acreditava que era uma regulamentao especfica para processamento de dados sem se dar conta de sua abrangncia.

Aps a sua publicao, a classe patronal, principalmente FIESP e FEBRABAN, se deu conta das possibilidades abertas pela nova redao e que as alteraes no se limitavam rea de processamento de dados. Foi pedida imediatamente uma discusso para alterar seu contedo. A equipe de fiscalizao em ergonomia enfrentou um batalho de advogados e outros representantes da FIESP e FEBRABAN nos debates. Felizmente, a redao havia sido baseada em slidos argumentos e conseguiu-se convencer a oposio em quase todos os aspectos.

A nova proposta foi encaminhada SSST e publicada em 23/11/90 com alteraes que comprometeram em parte a sua aplicao prtica. Nunca se soube ao certo quais foram os responsveis pelas alteraes. importante citar este fato pois os interessados em alterao da legislao devem estar cientes que mesmo propostas bem elaboradas e cheias de boas intenes passam por sucessivos controles dentro da burocracia estatal e nunca garantido que saiam publicadas tal qual foram redigidas.

COMENTRIOS SOBRE A NR 17
Carlos Alberto Diniz Silva Mdico do Trabalho e Ergonomista Ex-agente da Inspeo do MTE
18

Nesta parte faremos algumas consideraes sobre os itens principais da NR-17 que tm gerado dvidas.

Os interessados em maiores detalhes podero consultar as normas francesas: Association Franaise de Normalisation - AFNOR, Ergonomie. 1986.

A seguir faremos comentrios sobre os diversos subitens da NR-17 que possam ajudar os Auditores Fiscais do Trabalho na sua prtica de trabalho.

17.1. - Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente.

A palavra parmetros criou uma falsa expectativa de que seriam fornecidos valores precisos normatizando toda e qualquer situao de trabalho. Apenas para entrada eletrnica de dados que h referncia a nmeros precisos. Vale, no entanto, a mxima de que os A.F.T. possam reunir dados dos estudos realizados no Brasil e no exterior e que se sirvam deles para proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente.

17.1.1. - As condies de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobilirio, aos equipamentos e s condies ambientais do posto de trabalho e prpria organizao dos trabalho.

A incluso da organizao do trabalho dentro do que se entende por condies de trabalho e passvel de atuao o avano mais significativo da nova redao. At ento, a organizao do trabalho era considerada intocvel e passvel de ser modificada apenas por iniciativa da empresa, muito embora os estudos comprovassem o papel decisivo desempe19

nhado por ela na gnese de numerosos comprometimentos sade do trabalhador que no se limitam s L.E.R.

17.1.2. - Para avaliar a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a anlise ergonmica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mnimo, as condies de trabalho conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.

Este o subitem que mais tem sido mal interpretado. Ele foi colocado para ser usado quando o A.F.T. tivesse dificuldade para entender situaes complexas em que fosse necessria a presena de um ergonomista. Evidentemente, nesse caso os gastos com a anlise devem ser cobertos pelo empregador. Tem-se pedido anlise ergonmicas de uma forma rotineira e protocolar. Nem mesmo h clareza por parte dos A.F.T. de qual a demanda para a anlise. Pede-se anlise ergonmica de toda a empresa. No se enfoca nenhum problema especfico. Isto s tem dado margem a que se faam anlises grosseiras e superficiais que em nada contribuem para a melhoria das condies de trabalho. Notificar uma empresa para que realize anlise ergonmica sem mencionar o(s) setor(es) nem o porqu do pedido, apenas denota incompetncia e ignorncia. Sempre que o A.F.T. solicitar uma anlise ele deve colocar bem claramente qual o problema que ele quer resolver e pelo qual est pedindo ajuda a um ergonomista. No h muitos profissionais ergonomistas competentes no Brasil. Evidentemente, pedir anlise ergonmica sem estar ciente da viabilidade da presena de um ergonomista srio no resolve os problemas dos trabalhadores. Serve apenas para que o A.F.T. fique com a sensao de dever cumprido. Infelizmente, tm-se pedido anlises ergonmicas como se pedem laudos de insalubridade.

A maioria das situaes de trabalho colocam problemas ergonmicos facilmente detectados pelo A.F.T. que no demandam a opinio de ergonomistas. Por exemplo, o trabalho contnuo na posio em p pode ser mudado sem se recorrer ao ergonomista.

Para no permanecer apenas no superficial, o A.F.T. pode eleger uma situao mais complexa para ser objeto de estudo mais acurado. Na DRT/SP ao lado do trabalho ro20

tineiro de fiscalizao e importante para a obteno da produo mensal exigida, sempre foram constitudas equipes que estudavam problemas mais abrangentes, cuja soluo poderia beneficiar grande nmero de trabalhadores. S assim conseguamos dar sentido ao nosso trabalho. Estudos bem feitos podem e devem ser divulgados para que o saber seja compartilhado por outros colegas.

17.2. - Levantamento, transporte e descarga individual de materiais.

A proposta encaminhada SSST inclua um quadro estabelecendo a carga mxima para levantamento levando-se em conta a idade (trabalhador adulto jovem e adolescente aprendiz), o sexo e a freqncia do trabalho (raramente ou freqentemente). Como os valores desse quadro contrariavam o disposto na C.L.T. ele foi eliminado. Lembramos que uma Norma Regulamentadora no pode contrariar a Lei maior que a C.L.T. Toda proposta de melhoria no que se refere a esse subitem deve passar pela mudana da C.L.T. mediante aprovao no Congresso.

A Consolidao das Leis do Trabalho, no seu Captulo V, Seo XIV, artigo 198, estabelece como sendo de 60 Kg o peso mximo que um empregado pode remover individualmente.

Na sua redao anterior, a NR 17 admitia o transporte e descarga individual de peso mximo de 60 kg. Para o levantamento individual estabelecia 40 kg.

Foi proposta a alterao destes limites na nova redao. O quadro sugerido chegou a figurar na minuta NR 17, mas como contrariava a CLT, foi retirado antes da sua publicao. Por isso, na nova redao no h nenhuma referncia a pesos mximos.

Reproduzimos abaixo o quadro proposto que poder ser usado como referncia.
21

Cargas para levantamento (em Kg)


Adultos jovens Homem Raramente Freqentemente
Fonte: GRANDJEAN (1980)

Adolescentes aprendizes Homem 20 11-16 Mulher 15 7-11

Mulher 20 12

50 18

Na prtica essa dificuldade pode ser contornada atravs do subitem 17.2.2. Se o A.F.T. constatar acometimentos sade e segurana (por exemplo, lombalgias) em determinado local onde h levantamento de cargas, mesmo quando respeitados os limites preconizados pela C.L.T., ele poder exigir modificaes. O subitem bem claro:

17.2.2. - No dever ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador, cujo peso seja suscetvel de comprometer sua sade ou sua segurana.

questo apenas de se dar ao trabalho de compilar os dados referentes morbidade dos trabalhadores que comprovem o acometimento a sua sade: lombalgias, hrnias de disco, qualquer comprometimento da coluna vertebral causado por superesforo.

A norma francesa NF X 35-106 (AFNOR) trata, em detalhes, dos limites de esforos recomendados no trabalho. No s de levantamento e carregamento de cargas ,mas tambm o recomendado para os membros superiores: empurrar, puxar etc. Do mesmo modo, o esforo mximo a ser exercido sobre pedais em vrias posturas :sentada, em p etc.

17.3. - Mobilirio dos postos de trabalho

22

O mobilirio deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adapt-lo s suas caractersticas antropomtricas (altura, peso, comprimento das pernas etc.). Deve permitir tambm a alternncia de posturas (sentado, em p etc.), pois no existe nenhuma postura fixa que seja confortvel.

Entre a populao trabalhadora h indivduos muito pequenos e muito grandes. difcil conceber um mobilirio que satisfaa a esses extremos. O recomendvel que o mobilirio permita uma regulagem que atenda a, pelo menos, 90% da populao em geral. Para dados antropomtricos da populao brasileira ver FERREIRA (1988).

No recomendvel para as dimenses dos postos de trabalho sejam adaptadas somente populao que esteja empregada, pois quando se pretende modificar os postos de trabalho visando uma melhor adaptao, no se deve basear apenas nas medidas antropomtricas da populao que j esteja ocupando os postos, mas sim basear-se em dados de toda a populao brasileira. Isto porque os trabalhadores atuais podem j ter sofrido uma seleo, formal ou informal, e terem permanecido apenas aqueles que melhor se adaptaram e, portanto, no serem representativos de todos que podero, no futuro, ocupar estes postos.

As regulagens dos planos de trabalho permitem tambm uma adaptao tarefa. Por exemplo: onde h necessidade de grande necessidade pelos membros superiores, um plano mais baixo permite que a fora seja exercida com o antebrao em extenso que a posio onde se consegue maior fora. Por outro lado, se h grande necessidade de controle visual da tarefa (por exemplo, costurar) um plano mais elevado aproxima dos olhos o detalhe a ser visualizado.

Concluindo, o mobilirio deve ser adaptado s caractersticas antropomtricas da populao e tambm natureza da tarefa.

17.3.1. - Sempre que o trabalho puder ser executado na posio sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posio.

23

Este subitem foi mal redigido. Na verdade, os postos de trabalho devem ser projetados de modo a permitir aos trabalhadores a alternncia de postura. Toda postura fixa ao ser mantida por longo perodo desconfortvel, mesmo a sentada.

17.3.2 - Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito de p, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painis devem proporcionar ao trabalhador condies de boa postura, visualizao e operao e devem atender aos seguintes requisitos mnimos:

a) ter altura e caractersticas da superfcie de trabalho compatveis com o tipo de atividade, com a distncia requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;

b) ter rea de trabalho de fcil alcance e visualizao pelo trabalhador;

c) ter caractersticas dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentao adequados dos segmentos corporais.

Este subitem com suas alneas permite que o A.F.T. possa exigir qualquer tipo de mobilirio. A nica dificuldade ter que fazer um estudo antropomtrico dos trabalhadores e uma anlise das exigncias da tarefa para que o mobilirio seja o mais confortvel possvel. Seria impossvel detalhar as caractersticas de todo o mobilirio encontrado nos setores produtivos. A consulta a manuais especializados em mobilirio ou a consultoria a uma ergonomista podem ser de grande valia mas o A.F.T. tem grandes possibilidades de melhorar o conforto dos trabalhadores desde que disponha a perder um pouco mais de tempo para estudar a situao.

O mesmo pode-se dizer dos subitens 17.3.2.1, 17.3.3, 17.3.4 e 17.3.5.

17.4. - Equipamentos dos postos de trabalho

24

Os seres humanos sempre procuraram adaptar suas ferramentas s suas necessidades. Nas situaes industriais modernas, com a diviso entre planejamento e execuo, o trabalhador quase no tem oportunidade de influir nas decises de compra de equipamentos. Fatores como o preo podem decidir as escolhas. Isso leva a inadaptaes, aumenta a carga de trabalho. Uma m escolha pode penalizar os trabalhadores durante anos. Alguns conseguem modificar seus equipamentos adaptando-os s tarefas. Mas esta capacidade limitada.

A opinio dos trabalhadores antes da compra tem mostrado um bom resultado em nossa prtica de trabalho. Algumas empresas colocam algumas opes para teste.

Pode-se notar que, quando o usurio tem influncia na escolha, os fabricantes dos equipamentos investem mais em pesquisas para aperfeio-los. Citamos, como exemplo, as cadeiras de odontlogos e os veculos automotores.

A norma francesa X 35-105 (AFNOR) d uma boa indicao de caractersticas a serem respeitadas nos comandos de mquinas.

17.4.1. - Todos os equipamentos que compem um posto de trabalho devem ser adequados s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores e natureza do trabalho a ser executado.

Adequados natureza do trabalho significa que os equipamentos devem facilitar a execuo da tarefa especfica. O martelo o equipamento mais adequado natureza do trabalho de pregar. Uma cadeira pode ser confortvel para assistir televiso mas ser bastante inconveniente a uma secretria que deve ter acesso alternadamente ao arquivo, ao microcomputador e ao telefone para realizar sua tarefa. Logo, a cadeira deve ser adequada natureza do trabalho da secretria: ter rodzios, encosto, ser estofada, permitir regulagens, ter apoio para os braos etc. No h uma cadeira ergonmica para todo e qualquer tipo de tarefa.

25

A mesma observao do subitem anterior se aplica a este subitem. Ele permite qualquer mudana nos equipamentos desde que o A.F.T. fundamente seu pedido aps uma observao da natureza do trabalho (exigncias da tarefa) e as caractersticas dos trabalhadores. Por exemplo, se um painel de controle colocado em posio excessivamente alta para a altura do trabalhador, pode-se exigir que o painel seja colocado na altura dos olhos, facilitando a leitura dos dados. Um comando que exija excessiva abduo do membro superior e elevao do ombro pode ser mudado de modo a permitir ao membro superior que volte posio neutra entre um acionamento e outro.

17.5. - Condies Ambientais

Apesar da redundncia, insistimos que no se trata de caracterizar insalubridade.

17.5.2.a. - Condio Acstica - Os nveis de rudo devem ser entendidos aqui no como aqueles passveis de provocar leses ao aparelho auditivo, mas como a perturbao que podem causar ao bom desempenho da tarefa. Muitas vezes, equipamentos ruidosos so colocados em ambientes onde so necessariamente obrigatrios. Apenas isolando as impressoras em locais outros que no as salas de digitao, temos conseguido melhorar as condies acsticas destes ambientes.

17.5.2 b, c, e d. - Condio Trmica - A NR 17 faz uma meno especial aos locais de trabalho onde so executadas atividades que exijam solicitao intelectual e ateno constantes. Isto porque nestes ambientes preponderavam baixas temperaturas, correntes de ar e baixa umidade relativa, condies exigidas para o bom funcionamento de computadores. Ora, a NR 15, no seu Anexo n 3 , faz referncia a limites de tolerncia para exposio ao calor, no sendo um bom guia quando o que se procura conforto.

26

Para maiores detalhes sobre o assunto, consultar as normas de ergonomia NF X34-201 a 35-204 da Association Francaise de Normalisation AFNOR (1986).

17.5.3. - Condies de iluminao - A NR 17 remete Norma Brasileira (NBR 5413), que trata apenas das iluminncias recomendadas nos ambientes de trabalho. O iluminamento adequado no depende s da quantidade de lux que incide no plano de trabalho. Depende tambm da refletncia dos materiais, das dimenses do detalhe a ser observado ou detectado, do contraste com o fundo etc. Ater-se apenas aos valores preconizados nas tabelas sem levar em conta as exigncias da tarefa pode levar a projetos de iluminamento totalmente ineficazes. A situao mais desejada seria aquela em que , alm do iluminamento geral, o trabalhador dispusesse de fontes luminosas individuais nas quais pudesse regular a intensidade.

17.6. - Organizao do trabalho

Organizar, no sentido comum, colocar uma certa ordem num conjunto de recursos diversos para fazer deles um instrumento ou uma ferramenta a servio de uma vontade que busca a realizao de um projeto. Em toda organizao aparecem conjuntamente os problemas de cooperao e hierarquia.

Mas, qualquer que seja a forma que a hierarquia assuma, e qualquer que seja o meio pelo qual a cooperao se realize, elas no so puramente violentas e arbitrrias. A organizao, seus objetivos, seus procedimentos, concernem, segundo modalidades prprias, s diferentes categorias de atores que dela participam. Ou, para dizer a mesma coisa em outros termos, uma das condies de sobrevivncia, bem como da eficcia da organizao, sua capacidade de motivar seus participantes (BOUDON &BOURRICAUD, 1993:408).

A organizao do trabalho pode ser caracterizada pelas modalidades de repartir as funes entre os operadores e as mquinas : o problema da diviso do trabalho (LE-

27

PLAT & CUNY, 1977:60). Ela define quem faz o qu, como e em que tempo. a diviso dos homens e das tarefas.

Tentou-se organizar o trabalho cientificamente. A Organizao Cientfica do Trabalho dividiu rigidamente a concepo do trabalho da sua execuo. Alguns poucos concebem e planejam e outros executam. Projetam-se tarefas fragmentadas sem levar em conta que os homens preferem iniciar e finalizar a fabricao de um produto, entender o que esto fazendo, criar novos processos, ferramentas mais adequadas etc.

Em outras palavras, a Organizao Cientfica do Trabalho impondo uma hierarquia rgida no conseguiu a necessria cooperao dos trabalhadores. Com a introduo das linhas de montagem tentou-se assegurar a produo impondo o tempo de execuo, mas no se conseguiu a motivao dos trabalhadores como sublinhado acima. Breve tornou-se necessria a introduo de prmios de produtividade em tarefas fragmentadas. Um recurso eficiente a curto prazo, mas de efeitos danosos ao longo do tempo.

O taylorismo, prescrevendo tarefas a serem executadas em tempos rgidos e invariveis para todos, pressupe uma estabilidade dos homens, das mquinas, das matrias primas, estabilidade que no existe na prtica. As avaliaes para estabelecimento dos tempos e movimentos (como se deve executar a tarefa e em quanto tempo, tambm denominada cronoanlise) so realizadas em trabalhadores cujas capacidades no so representativas das reais capacidades da populao trabalhadora em geral.

Por exemplo, essas avaliaes so feitas durante um intervalo de tempo muito curto e em trabalhadores com um timo grau de aprendizado. Isto por si s j induz ao estabelecimento de altas cotas de produo. Cotas difceis de serem atingidas, j que a atividade humana sofre flutuaes ao longo do tempo: ao longo do dia, da semana e mesmo ao longo da vida laboral. Um mesmo ritmo no pode ser tolerado igualmente durante toda a jornada de trabalho. Alm da variao fisiolgica circadiana, h de se levar em conta a fadiga acumulada que pode tornar penoso, no fim da jornada, um ritmo suportvel no seu incio.

28

Durante a cronoanlise , os trabalhadores, sabendo-se em observao , esforam-se para atingir o mximo de rendimento de que so capazes. Rendimento que seria impossvel de ser mantido ao longo da jornada, da semana, com o passar dos anos. Quando o ritmo estabelecido sobre uma populao demasiadamente jovem, ele se torna insuportvel medida que se envelhece, razo pela qual certos locais de trabalho so povoados apenas por jovens. Os que vo permanecendo adoecem e, aos poucos, vo sendo excludos, sendo demitidos ou pedindo demisso quando a carga de trabalho se torna insuportvel.

O ser humano para executar um trabalho pode proceder de maneiras diferentes dependendo do tempo de que dispe, dos instrumentos de que se utiliza, das condies ambientais, de sua experincia prvia e do modo como remunerado, entre outras variveis.

Por outro lado, vrios homens para produzir a mesma pea podem proceder de maneiras diferentes, mesmo se mantidos os mesmos instrumentos e o mesmo ambiente de trabalho, devido s diferenas individuais.

Tradicionalmente, a Organizao Cientfica do Trabalho tenta no levar em considerao essas variaes individuais, mas todos sabemos que um trabalhador mais idoso e experiente executa suas atividades de modo diferente daquele de um jovem relativamente inexperiente.

Alm disso, o estado dos instrumentos de trabalho varia ao longo do tempo (uma serra circular torna-se menos afiada, por exemplo), modificando tambm o modo operatrio e influindo na carga de trabalho.

A anlise da organizao, portanto , algo complexo, no sendo possvel fixar , de antemo um roteiro aplicvel a todas as situaes. O mtodo como o qu analisar vo sendo estabelecidos paulatinamente, envolvendo os trabalhadores e dependem , em muito, da demanda que motivou a anlise.

29

Em primeiro lugar, no necessariamente o relatrio final da anlise ergonmica deve estar restrito a estes tpicos. Eles servem de orientao que deve permear toda a anlise. Dependendo da situao, vo-se priorizar alguns em particular. Mas o conhecimento de todos importante para se avaliar a carga de trabalho, j que esta carga vai variar em funo de como o trabalho organizado. A carga no a mesma se exige que o trabalhador fabrique uma pea por minuto obrigatoriamente ou se ele pode fabricar 480 peas ao longo de oito horas de um trabalho. Neste ltimo caso, a liberdade para acelerar ou desacelerar a cadncia alm de adequ-la ao seu prprio ritmo biolgico, possibilita ao trabalhador contornar os incidentes sem diminuir a produo.

As Normas de Produo

So todas as normas que o trabalhador deve seguir para realizar a tarefa. Aqui se incluem desde o horrio de trabalho at a qualidade desejada do produto (um erro acarreta conseqncias graves), passando pela utilizao obrigatria do mobilirio e dos equipamentos disponveis.

Mas nem sempre tudo previsto. Mesmo as normas de qualidade podem no ser claras, assim como os meios de atingi-las, fato que leva o trabalhador a um estado constante de incerteza. Este estado pode ser agravado quando as exigncias de qualidade se somam quelas de quantidade.

O Modo Operatrio

o modo como as atividades ou operaes devem ser executadas para se distinguir o resultado final desejado.

Ele pode ser prescrito (ditado pela empresa) ou real (o modo particular adotado pelo trabalhador para fazer face s variaes dos instrumentos, da matria-prima, do seu prprio corpo e das suas motivaes).
30

Uma anlise ergonmica coloca em evidncia os vrios modos operatrios possveis (prescritos e reais), legitimando os mais confortveis, e propondo mudanas nos meios e equipamentos que possam melhorar o conforto e a segurana. Ou seja, aumentar os graus de liberdade na realizao da tarefa.

Aumentar os graus de liberdade na realizao da tarefa significa permitir que haja vrios modos operatrios possveis e que possam ser adotados em situaes diferentes (inclusive aquelas resultantes de variaes do estado corporal interno). Por exemplo, ter a possibilidade de executar a tarefa em p quando j se cansou de ficar sentado (o grifo nosso).

A Exigncia de Tempo

Expressa o quanto deve ser produzido em um determinado tempo , sob imposio. Uma expresso equivalente seria a presso do tempo (o grifo nosso).

Toda atividade humana se desenvolve dentro de um quadro temporal: em um momento dado (horrios), durante um certo tempo (durao da jornada), com uma certa rapidez, em uma certa freqncia e com uma certa regularidade (velocidade, cadncia, ritmo) (DANIELLOU et alli, 1989).

A capacidade produtiva (rendimento) de um mesmo indivduo pode variar ao longo do tempo (ao longo de um mesmo dia, semana, ms, ano e ao longo dos anos = (variao intra-individual), assim como variar entre um indivduo e outro (variao interindividual ). Limites mnimos fixados pela empresa podem superar a capacidade de um ou vrios trabalhadores colocando em risco sua sade.

31

O ideal em qualquer situao que no haja exigncias estritas de tempo, confiando-se em que cada trabalhador produzir sem entrar em esgotamento (fsico) ou estresse emocional. Isto evidentemente est bem distante do observado na prtica e os trabalhadores tm desenvolvido luta para que as exigncias de tempo sejam mais flexveis.

A Determinao do Contedo de Tempo

o que faz o trabalhador em determinado tempo. Quanto tempo olha, quanto tempo leva para verificar erros ou tomar decises.

A Organizao Cientfica do Trabalho procura tambm determinar rigidamente o modo de emprego do tempo. A anlise pode revelar quanto tempo se leva na execuo de atividades no-prescritas, mas importantes na realizao da tarefa e que podem ser desconhecidas das prprias gerncias. Tal o caso dos numerosos incidentes que podem ocorrer durante uma jornada, que demandam um certo tempo para sua resoluo e que so levados em conta quando se faz o clculo dos tempos e movimentos.

O Ritmo de Trabalho

Aqui devemos fazer uma distino entre o ritmo e a cadncia. A cadncia tm um aspecto quantitativo, o ritmo qualitativo. A cadncia refere-se velocidade dos movimentos que se repetem em uma dada unidade de tempo. O ritmo a maneira como as cadncias so ajustadas ou arranjadas: livre (pelo indivduo) ou imposto(linha de montagem) (TEIGER, 1985).

O ritmo de trabalho pode ser imposto pela mquina (no caso de uma linha de montagem, com operaes que devem, s vezes, ser executadas em menos de um minuto), ou ser gerenciado pelo trabalhador ao longo de um dia, mas que deve ter uma produo xis no final dele, ou pode ser influenciado pelo modo de remunerao (salrio baseado no nmero de toques ou peas produzidas) que teoricamente um ritmo livre, mas que induz o trabalhador a uma auto-acelerao que no mais respeita sua percepo de fadiga.
32

H trabalhos que devem ser necessariamente executados em tempo previamente determinado (os cheques devem ser compensados at as seis horas, por exemplo), o que por si s constitui uma presso temporal com sobrecarga de trabalho em determinados horrios.

O Contedo das Tarefas

O contedo das tarefas determina o modo como o trabalhador percebe seu trabalho: montono ou estimulante.

Pode ser estimulante se envolve uma certa criatividade, se h uma certa variedade de atividades e se elas solicitam o interesse do trabalhador.

Nem sempre uma variedade muito grande de tarefas necessariamente estimulante. Por exemplo, quando se requer grande memorizao e treinamento.

A maior ou menor riqueza do contedo das tarefas passa tambm pela avaliao do trabalhador e depende das suas aspiraes na vida, bem como das suas motivaes para o trabalho.

Em sntese, a anlise ergonmica procura colocar em evidncia os fatores que possam levar a uma sub ou sobrecarga de trabalho (fsica ou cognitiva) e suas conseqentes repercusses sobre a sade, estabelecendo quais so os pontos crticos que devem ser modificados.

Insistimos que uma anlise deve levar em conta a expresso do(s) trabalhador(es) sobre suas condies de trabalho e que para transform-las positivamente, preciso agir quase sempre sobre a organizao do trabalho (GUERIN, 1985:74).

33

17.6.3. - Nas atividades que exijam sobrecarga muscular esttica ou dinmica do pescoo, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da anlise ergonmica do trabalho, deve ser observado o seguinte:

a) todo e qualquer sistema de avaliao de desempenho para efeito de remunerao e vantagens de qualquer espcie deve levar em considerao as repercusses sobre a sade dos trabalhadores;

Este subitem com suas alneas tem um alcance considervel mas a maioria das pessoas no consegue aplic-lo. Ele muito claro. Se h casos de L.E.R. em qualquer parte do corpo (pescoo, ombros, dorso e membros superiores e inferiores), o que indica sobrecarga muscular esttica ou dinmica, no pode haver avaliao do desempenho individual. Se a avaliao individual significa sempre que o trabalhador vai ser premiado se atingir ou ultrapassar o patamar desejado ou punido caso no o atinja. As avaliaes so importantes no processo produtivo desde que sejam coletivas. As avaliaes individuais provocam estresse no trabalhador e so patognicas por si mesmas, quer dizer, mesmo que no haja premiao para quem produza mais. Alis, se h avaliao individual, h alguma inteno oculta, nem que seja demitir os mais lentos. Logo, uma premiao est sempre implcita nem que seja a manuteno do emprego.

Se conseguirmos fazer valer este direito ao trabalhador, estaremos contribuindo enormemente na preveno das L.E.R. Muitos sindicalistas tm queixado da falta de detalhamento da NR-17 para seus setores especficos. Nossa opinio que, embora as correes de mobilirio e equipamentos tenha alguma influncia na preveno da L.E.R., o incentivo produo via prmios, vantagens financeiras ou qualquer outra o fator que mais contribui. Logo, correes de mobilirio e equipamentos so ineficazes se se continua a presso por aumento da cadncia. O desafio que os atores sociais (A.F.T., representantes dos trabalhadores e os prprios trabalhadores) consigam abolir os famigerados incentivos produo. Depois pode-se tentar o resto.

34

Na verdade, quando se reclama da falta de detalhamento o que percebemos que as pessoas querem tudo pronto para no perder tempo com estudos mais acurados. Por mais que se queira, uma norma no consegue detalhar todos os casos particulares. Para se conseguir mudanas tais como a abolio de prmios de produo imprescindvel que se estude bem a situao pois a slida argumentao a arma mais poderosa na hora da negociao. mais valiosa que o que possa estar escrito numa norma.

As queixas e os lamentos denotam apenas uma certa preguia de reunir dados para uma argumentao convincente.

b) devem ser includas pausas para descanso;

outra queixa constante de que apenas o trabalho com entrada eletrnica de dados foi contemplado com as pausas quantificadas. Geralmente nos outros setores produtivos tenta-se implantar o mesmo sistema de pausas. Isto tem que ser visto com muito cuidado pois cada tarefa tem a sua particularidade. Nas linhas de montagem, por exemplo, a queixa mais comum que o tempo alocado realizao da tarefa muito reduzido e quando h incidentes o trabalhador s consegue realiz-la com grande esforo e agilidade. Isto faz com que ele esteja sempre ansioso com a possibilidade de no conseguir realizar bem a tarefa. Nesse caso, seria muito mais til um aumento no tempo do ciclo destinado tarefa que uma pausa de dez minutos a cada cinqenta minutos trabalhados. Outro exemplo: fechar um caixa de supermercado tarefa complicada pois h uma fila de espera em frente ao caixa, deve-se chamar um fiscal de caixa etc. No pode haver um substituto do caixa na sua ausncia por causa do manuseio do dinheiro. Colocar um substituto implica em fazer acerto de caixa. Da ser impraticvel uma pausa a cada cinqenta minutos trabalhados. Diante de tanta medidas a serem tomadas, prefere-se pausas maiores e menos freqentes.

A durao da pausa depende da correlao de foras entre os empregadores e os empregados, seus representantes e os A.F.T. Quanto mais estiverem munidos de dados que comprovem o agravo sade mais eles podero exigir pausas mais adequadas aos trabalhadores e natureza do trabalho. impossvel uma frmula geral que seja conveniente a
35

todos. Infelizmente, teremos que continuar a fazer estudos, reunir um saber coletivo e realizar negociaes.

Limites de uma norma

A NR 17, como todas as normas, no consegue oferecer solues para todas as situaes encontradas na prtica. Deve-se v-la apenas como uma referncia. A soluo dos problemas s possvel pelo esforo conjunto de todos os interessados.

36

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSOCIATION FRANAISE DE NORMALISATION AFNOR, Ergonomie. 2.ed. Paris, 1986.211.$300 francos franceses, Endereo: Tour Europe CEDEX 792080 PARIS La Dfense. Fone: 42.91.55.55.

GRANDJEAN, E. Fitting the task to the Man: an Ergonomic Approach. London, Taylor & Francis, 1980.

FERREIRA, Diva M.P. (coord.). Pesquisa Antropomtrica e Biomecnica dos Operrios da Indstria de Transformao (vols. I e II). Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Tecnologia, 1988, 128 p. e 86 p.

BOUDON, Bernard & BOURRICAUD, Francois. Dicionrio Crtico de Sociologia. So Paulo, tica,1993.

LEPLAT, Jacques & CUNY, Xavier. Introduction Psychologie du Travail. Paris, PUF, 1977.

DANNIELLOU, Franois et alii. Fico e Realidade do Trabalho Operrio. Rev. Bras.S. Ocup. . 17 (68):7-13, out./dez. 1989.

TEIGER, Catherine. Le travail sous Contrainte de temps. In: CASSOU, Bernard et alii (dir.). Les Risques du Travail: pour ne pas Perdre sa Vie la Gagner. l` ed. Paris, La Dcouverte, 1995.

GUERIN, franois et alii. Comprendre le travail pour le transformer : la Pratique de l`Ergonomie. Montrouge, ANACT, 1991,233 p.

37

3. N o e s F u n d a m e n t a i s d e E s t u d o E r g o n m i c o do Trabalho

Lvia Santos Arueira Auditora Fiscal do Trabalho DRT/RJ

Segundo Vidal, a Ao Ergonmica a sistemtica que viabiliza a conduo adequada ao projeto ergonmico na empresa, assegurando seus resultados eficazes.

Instruo da demanda

Anlise Ergonmica do Trabalho

Especificaes de mudanas

Implantao e Acompanhamento

Contrato

Caderno de Encargos

Projeto

Figura 1 : Fases e Produtos da Ao Ergonmica (Vidal, 1997)

O sistema de produo composto de mquinas, ferramentas, operadores e forma que sero utilizados com objetivo de produzir um bem ou servio - Organizao do Trabalho.

A Organizao do Trabalho pode ser caracterizada pelas modalidades de repartir as funes entre os operadores e as mquinas: o problema da diviso do trabalho (LEPLAT & CUNY, 1977:60). Ela define quem faz o qu, como, em que tempo, quem ope-

38

ra, quem supervisiona, quem o responsvel. A Organizao do trabalho projeta uma situao a partir de dados supostamente conhecidos e no variveis, com o objetivo de alcanar um determinado fim. ela que determina em quanto tempo uma tarefa deve ser realizada, e o quanto ser repetida, ou seja a cadncia e o ritmo da produo. A cadncia refere-se a velocidade dos movimentos que se repetem em uma dada unidade de tempo. O ritmo a maneira como as cadncias so ajustadas ou arranjadas : livre (pelo indivduo) ou imposto ( pela linha de montagem) (TEIGER, 1985:89). O ritmo de trabalho diretamente influenciado pela forma de remunerao do trabalhador, se esta fixa ou varivel em funo do volume de trabalho produzido.

A Organizao do Trabalho define tambm o Modo Operatrio, que a forma como devem ser realizadas as tarefas - trabalho prescrito - para se alcanar a meta projetada. Quando uma operao realizada, no se pode afirmar que apenas o trabalho prescrito ser realizado - tarefa - pois o operador realizar outras operaes de forma a adaptar o trabalho prescrito s suas caractersticas e habilidades pessoas, que no foram sequer imaginadas quando no projeto destas tarefas, estas adaptaes so conhecidas como atividade.

Entendemos como Ao Ergonmica o processo necessrio para transformar um posto e a situao de trabalho, em nossa sociedade. Este processo pode ser dividido em quatro fases :

1. Instruo da Demanda 2. Anlise Ergonmica do Trabalho 3. Projeto Ergonmico 4. Implementao

Demanda a origem da necessidade reconhecida pela empresa de realizar uma interveno ergonmica para correo de uma disfuno ou na implantao de novas tecnologias. A demanda pode ser classificada, a partir de quem solicitou a ajuda, em seis origens distintas de demandas de acordo com sua natureza, segundo Shanavaz, 1991, Gurin
39

et. al., 1991 e de Cerqueira, 1992: (i) demandas do interior das empresas :da alta direo, da mdia gerncia, dos trabalhadores diretos, e (ii) demandas externas s empresas: das entidades sindicais ou representativas, de organismos pblicos diversos e de estudantes universitrios.

O Auditor Fiscal do Trabalho pode ser a origem de uma demanda ao identificar alguns indcios ou indicadores de possveis problemas ergonmicos em um determinado posto ou setor de trabalho. Alguns requisitos que podem indicar a necessidade de elaborao de um Estudo Ergonmico:

a) trabalho que exija um grande esforo fsico; b) trabalho que exija posturas rgidas ou fixas ( s sentado, ou s em p ); c) introduo de novas tecnologias ou mudanas no processo de produo; d) alta taxa de absentesmo; e) alto ndice de rotatividade da mo de obra (GRPS, Rais, etc.); f) freqncia e gravidade de acidentes de trabalho (CAT); g) presena macia de jovens; h) queixas de dores musculares (PCMSO, Controle de atendimento mdico da empresa, etc.); i) pagamento de prmios de produtividade (Contra cheques); j) conflitos freqentes com os empregados; k) trabalho exigindo movimentos repetitivos; l) trabalhos em turnos; m) trabalhos exigindo grande preciso e qualidade; n) situaes outras detectadas pelos Mapas de Riscos, PPRA e outros instrumentos de avaliao.

O AFT ao solicitar o Estudo Ergonmico do Trabalho de determinada situao deve definir claramente a origem desta exigncia, ou seja, qual o problema que deseja ver resolvido.
40

Estudo Ergonmico do Trabalho um processo de negociao, cooperao e construo conjunta, que envolve todos os aspectos relacionados com aquela situao de trabalho em foco, aspectos que no desenho da tarefa no foram considerados.

A primeira etapa do Estudo ergonmico denominada de Instruo ou Anlise da Demanda. Segundo Vidal : a anlise da demanda o que torna a anlise ergonmica especifica em relao aos demais mtodos da engenharia de produo no que tange ao mapeamento, formulao e negociao de problemas sobre os quais intervir, a nvel de um processos de trabalho. Sua importncia mais significativa esta em trs aspectos conclusivos : B a anlise da demanda que vai conduzir todo o processo posterior da analise ergonmica do trabalho, em termos de foco de estudo e categorias analticas a privilegiar. Vrios so os exemplos, mas prefiro me limitar ao caso descrito por Ferreira L. et al. onde o estudo de posturas solicitado foi finalmente encaminhado para uma reorganizao das tarefas de caixa do supermercado, vinculando-as com embaladores e verificadores de preos; B pela anlise da demanda se definem os contornos do prprio e pertinente no que tange s transformaes possveis na situao. Num dos estudos clssicos sobre ergonomia contempornea, Wisner e al.(1972) chamado a intervir acerca de problemas da coluna de operadores de plataforma de petrleo origem de uma alta rotatividade, verifica que a carga fsica se caracterizava como entre leve e moderada (fatos tambm verificados no Brasil por Silveira, 1994), e que as modificaes at necessrias agiriam sobre outros aspectos cuja impactao sobre a rotatividade seria muito pequena; a analise da demanda desde logo orientou para o processo de formao e de progresso de carreira, que necessitaria ser revisto (o que infelizmente tambm persiste no Brasil); B Finalmente a anlise da demanda permite mapear expectativas o que per41

mite cercear modismos e outros desvios da interveno, precavendo ao engenheiro de produo de ser o profissional da soluo geral procura do problema especfico permitindo-o de ser o contrrio: o profissional da soluo especfica que pode at vir a ser estendida para situaes anlogas. Num estudo sobre condutores de trem, de demanda sindical, os maquinistas reclamavam do dispositivo homem morto, que devia ser acionado a cada 45 segundos e engendraria uma forte carga mental. Um estudo preliminar j apontava que a carga mental do dispositivo no parecia ser o problema central. Em contrapartida questes de sustentao de viglia e de angstias diversas apareciam nos primeiros contatos o que foi inicialmente abordado do ponto de vista psiquitrico, sobre a personalidade dos condutores, o que apesar de interessante, no respondia a uma demanda de natureza sindical, dado seu carter pouco operacional. Finalmente foram as questes de durao e qualidade de sono (Foret e Lantin, 1972) que surgiram como ponto a trabalhar e isto acabou permitindo a formulao de uma srie de melhorias no trabalho, desde horrios at a poltica de alojamentos da Companhia Ferroviria.

Seja respondendo a um convite, a uma injuno social ou se propondo a estudar uma realidade de trabalho, devemos ter em conta que intervir numa situao mobiliza a todos, demandantes, interessados, envolvidos, comprometidos e intervenientes. A anlise da demanda nada mais que tomar conscincia disto e da imbricao de vidas, desejos e interesses em jogo, explicita ou implicitamente, subjacentes ou sobrejacentes, que existem numa interveno sobre processos de trabalho.

A Instruo ou Anlise da demanda implica em contato com as pessoas envolvidas e conhecimento de procedimentos diversos da empresa, atravs de entrevistas com a direo da empresa, gerncia, superviso e com os operrios envolvidos no processo ou setor foco do Estudo Ergonmico e de suas interfaces, visitas aos postos de trabalho e a servios da empresa como o servio social, mdico, recursos humanos e outros. A Anlise da Demanda deve explicitar todos os fatores envolvidos com a demanda.
42

Muitas vezes a Demanda apresenta objetivos contraditrios ou conclui-se que, para o estudo ergonmico e formulao do projeto, ser preciso deslocar o foco do trabalho para um outro setor ou incluir novas situaes de trabalho; a isto chamamos de Reformulao da Demanda.

A Anlise da Demanda deve delimitar o campo de estudo, priorizando, articulando e evidenciando novos problemas, bem como identificar as pontos de vistas dos atores envolvidos devendo de serem levantados, no mnimo uma descrio da empresa e das pessoas com que foram feitos os primeiros contatos; problemas e resultados positivos apresentados pela empresa , neste primeiro contato; se existem propostas ou indicao de locais para o estudo, e as concluses do grupo sobre esta etapa.

Com a demanda reformulada, ou instruda, temos a Demanda Ergonmica, que ser o foco da Anlise Ergonmica do Trabalho.

A Anlise Ergonmica do Trabalho um processo contnuo de negociao e construo coletiva do projeto Ergonmico, em que as etapas vo sendo paulatinamente cumpridas.

A AET para ser melhor entendida pode ser dividida em cinco fases:

I - Estudos Preliminares II - Escolha das Situaes Crticas III - Anlise Global IV Pr-diagnstico V - Diagnstico e Caderno de Encargos

43

I N T E R A E S

Constituio e anlise da demanda : Contrato de Interveno Ergonmica Estudos preliminares Escolha de processos chave Anlise global das atividades Pr-diagnstico Diagnstico ergonmico Restituio e validao

M O D E L A G E N S

Caderno de Encargos Ergonmico


Especificaes para Comissionamento de Equipamentos e Mtodos

I - Estudo Preliminar

A metodologia determina que se entenda o funcionamento da empresa constar descrio da organizao da produo, a sua insero no mercado, suas metas para o futuro, um cenrio da populao de trabalhadores, constando de faixa etria, nvel educacional, forma de remunerao, o fluxo operacional, horrio de funcionamento, jornada, turnos, qualificao profissional exigida, organograma, enfim todas informaes que permitam a definio do perfil da empresa dentro do contexto social e poltico. O ltimo aspecto a se incluir a descrio do funcionamento global da unidade produtiva, devendo ser abordado
44

as questes econmicas ( posio no mercado, momento comercial), social ( panorama da populao de trabalhadores com dados sobre a sade, polticas sociais j implantadas ou em implantao etc.) legislativas ( questes que dizem respeito ao zoneamento urbano, gerncia ambiental, regulamentaes, etc.) geogrficas ( clima, deslocamento de pessoal e material, etc.) tcnicas ( etapas tcnicas do processo produtivo, metas quantitativos da produo, etc ) e ambiental ( lay out, rudos, vibraes, iluminamento, existncia de poeiras, ventilao natural e forada, etc.).

Esta fase tem o objetivo de entender a empresa no seu interior e o seu relacionamento com o ambiente econmico e social em torno.

II - Escolha de situaes caractersticas

As empresas contam com vrios postos e situaes de trabalho diversas, e como no se pode analisar e resolver tudo, indica-se a escolha de situaes caractersticas , que obedecidas critrios de escolha serem priorizadas e hierarquizadas. Estes critrios surgiro em funo de dados recolhidos na Anlise da Demanda e do Estudo preliminares, o Prof. Mrio Vidal, indica alguns critrios genricos para indicao das situaes crticas : B Critrio de queixas escolha de situao onde as queixas dos trabalhadores so mais numerosas ou contundentes; B Critrio de conseqncias escolha de locais onde as conseqncias de problemas mais grave; B Critrio de Centralidade escolha de um dispositivo cujo o funcionamento dependem muitos postos de trabalho; B Critrio da modernidade escolha de situaes onde a mudana a mdio e longo prazo na tecnologia se faz necessrio; B Critrio de estabilidade escolha de uma situao que no seja fortuita,
45

efmera e que se mantenha ao longo do estudo; B Critrio de acesso escolha de uma situao onde seja possvel a realizao do estudo.

Qualquer que seja o Critrio escolhido, este deve ser discutido junto s pessoas da empresa para escolha das situaes crticas.

III - Anlises globais das atividades nas situaes caractersticas

As fases anteriores nos permitem formular uma viso genrica da atividade, nesta fase estaremos identificando ou definindo algumas questes chaves para a prxima etapa: o pr diagnstico. Trataremos portanto de dados especficos sobre as questes relativas ao trabalho, como o dispositivo de trabalho, a organizao do trabalho, variabilidades da atividade e sobre o meio ambiente de trabalho.

A obteno destes dados se d por meio de dois instrumentos distintos e complementares:

(a)

Observaes abertas: observa-se o que acontece na situao de trabalho;

(b)

Conversao-ao: onde os trabalhadores diretos ou prximos so entrevistados de forma a fornecer detalhes sobre as atividades.

IV - Pr-diagnstico

V - Diagnstico

Aps estas fases, seremos capazes de formular um pr-diagnstico, com ind46

cios dos problemas a serem resolvidos e suas possveis solues. Para chegarmos ao diagnstico final, termos que construir um plano de observao, em que iremos aprofundar metodologia da Anlise Global, agora focando mais na situao escolhida (porqu as pessoas se comportam daquela maneira), para tal necessrio elaborarmos um Plano de Observao, voltado para uma determinada situao, em um determinado horrio, etc., melhor definida e delimitada, chegando a formulao de hipteses, que atravs das Observaes Sistemticas e Validao, chegaremos ao Diagnstico do Modelo Operante. O Diagnstico tem como objetivo a representao da atividade de trabalho em uma dada situao, que apresente a real dificuldade da execuo, permitindo uma ao efetiva na disfuno.

Concluda a Anlise Ergonmica do Trabalho, o resultado poder ser o Estudo, o Relatrio ou o Laudo. O Laudo Ergonmico apenas aponta os principais elementos de dificuldade, direcionando para o Relatrio e o Estudo. O Relatrio apresenta descries sintticas e recomendaes. O Estudo uma memria tcnica da interveno sendo portanto mais extenso e completo, podendo ser construdo um Caderno de Encargos, onde as recomendaes se estruturam em um projeto de interveno, possibilitando a realizao das transformaes propostas.

47

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FIALHO, F. E SANTOS, N. dos. Manual da anlise ergonmica no trabalho. Curitiba, Editora Gnesis, 1995.

WISNER,A. A Inteligncia no Trabalho, So Paulo, FUNDACENTRO, 1994.

ABRAHO, J. Ergonomia: modelo, mtodos e tcnicas, 1993.

VIDAL, M. Roteiro de Anlise Ergonmica do Trabalho, no publicado, Rio de Janeiro, 1998.

VIDAL, M. C. , GOMES, J. e ETCHERNACHT, E. H.. Conceitos bsicos para uma engenharia do trabalho. (Notas de Aula, Texto 2) Disciplina Engenharia do Trabalho, Curso de Engenharia de Produo, Rio de Janeiro, GENTE/COPPE,1995.

48

4. A n l i s e E r g o n m i c a d o T r a b a l h o S o b a t i c a d a Fiscalizao

Paulo Antonio Barros Oliveira Auditor Fiscal do Trabalho DRT / RS

Neste documento, procuramos, de forma sucinta, apresentar alguns tpicos da Anlise Ergonmica do Trabalho que, pela nossa experincia, consideramos mais freqentes no trabalho do Auditor-Fiscal do Trabalho que inspeciona uma empresa e, entre outras coisas, fiscaliza o cumprimento da NR 17. Anlise da Demanda A DEMANDA o ponto de partida da interveno ergonmica. Devem ser observadas tanto as demandas explcitas, ou pouco explcitas, como as implcitas. Embora elas possam ter diferentes origens (direo da empresa, sindicato, instituies ou organizaes profissionais), em nossa prtica nos deparamos com casos em que a demanda quase que exclusivamente originada por nossas prprias notificaes. Na verdade, as empresas procuram atender, de forma administrativa e jurdica, a uma demanda gerada pela fiscalizao, com a elaborao de um documento que eles denominam Laudo Ergonmico, e isso acaba por dar um perfil bem determinado ao estudo que ser feito.

No recomendvel a solicitao de estudo ergonmico de toda uma empresa, mas sim das situaes e/ou postos identificados como problemticos, ou que, pelo processo produtivo, so importantes para a compreenso do fenmeno que est sendo estudado.

Importante: a DEMANDA pode e deve ser reformulada, construda e reconstruda a partir da interao, entre outros, entre ergonomista/demanda, ergonomista/Auditor-Fiscal e ergonomista/empresa/trabalhadores. Papel importante da inspeo do trabalho promover a participao dos trabalhadores e de seus representantes nesse proces-

49

so. a partir desse momento que parte importante do estudo comea a ser estruturado, e o papel da qualidade futura do estudo pode ser aqui definido.

Reconhecida a origem da demanda, identificados os diferentes interesses envolvidos (particulares, coletivos, muitas vezes conflitivos), deve o estudo identificar e conhecer os objetivos e interesses do demandante com relao interveno ergonmica; conhecer a histria da demanda; hierarquizar/ articular/ evidenciar problemas existentes; melhor compreender os problemas existentes e sua manifestao concreta j em uma primeira visita. Outro aspecto a delimitao do campo de estudo (condicionado s imposies de prazo e complexidade dos problemas), a verificao do ponto de vista dos diferentes setores, e para isso deve o ergonomista demonstrar o seu cuidado em tentar perceber as fontes de conflitos (verificar condies de execuo do trabalho), a busca de informaes pertinentes e de ter permitido aos atores a compreenso de que ergonomia (e vice-versa).

Somos de opinio de que o Auditor-Fiscal deve estar preparado para aceitar, por exemplo, a reformulao de sua notificao, principalmente se ficar demonstrado que, no estudo da demanda, houve a participao de todos os atores sociais, e foram incorporados os interesses dos diferentes operadores da atividade a ser analisada.

O funcionamento da empresa deve ser perfeitamente identificado, como, por exemplo: 1) o contexto econmico e comercial (mercado), consumidores, regulamentao, clientes, concorrncia, posio da empresa nos mercados interno/externo; 2) produtos: tipos, qualidade, materiais, exigncias dos clientes; 3) histria e perspectivas futuras: poltica de desenvolvimento, origem, estrutura administrativa, evoluo, poltica, estratgias; 4) geo-economia: ambiente geogrfico, aprovisionamento de matria prima e de material de consumo, vias de acesso, mercado de mo-de-obra, clima, localizao, qualidade do tecido e social industrial de suporte;

50

5) populao de trabalho: idade, evoluo da pirmide de idades, tempo de servio, formao, qualificao, tipos de contrato, experincia, tempo de casa, poltica de pessoal da empresa, categorias profissionais, nveis hierrquicos, absentesmo, horas extras, antropometria; 6) sade coletiva: manifestaes mais freqentes, mais graves, declarados ou no; 7) dimenso tcnica da produo: tecnologia, caractersticas das matrias primas, variaes sazonais da produo; produto: tipo, qualidade e materiais; 8) organizao da produo: fluxogramas do processo, principais etapas e tarefas, lay-out, tecnologia, automao, metas produtivas, capacidade de produo, ndice de produtividade, % de refugo, % de utilizao da capacidade instalada, taxa de ocupao das mquinas, o vocabulrio do metier, observao das latas de lixo, modelos de gesto, gesto de estoques, gesto da qualidade; 9) organizao do trabalho: horrios, turnos, cadncias, polticas de remunerao, reparties de tarefas, polivalncia, qualificaes, terceirizao, grau e forma de equipes, organograma; 10) dimenso legislativa e regulamentos: ambiental, sanitria, civil e penal, condies de trabalho, propriedade industrial, insalubridade, periculosidade e penosidade; 11) resduos: exigncias quanto aos rejeitos industriais, o que feito com o lixo, qualidade, processamento; O passo seguinte a DEFINIO DAS SITUAES DE TRABALHO A SEREM ESTUDADAS. A escolha da situao a analisar parte, necessariamente, da DEMANDA, dos primeiros contatos com os operadores e das hipteses iniciais que j comeam a ser formuladas pelo ergonomista.

Feito isso, hora das OBSERVAES GERAIS E PRELIMINARES. Neste momento o processo tcnico e as atividades da empresa so analisados (objetivos e

51

normas de avaliao e controle, descries do processo, divises de tarefas, entre outros). importante que sejam descritos os itens que foram observados, como foram realizadas as observaes livres, e se houve a identificao de incidentes e acidentes (como e em que quantidade, por exemplo), bem como a metodologia das entrevistas e da coleta das verbalizaes dos trabalhadores. Deve o estudo identificar um PR-DIAGNSTICO, a partir do qual o trabalho foi estruturado, onde as HIPTESES tenham sido detalhadas. Coerente com este prdiagnstico e com as hipteses de trabalho, o PLANO DE OBSERVAO (variveis observveis, pr-codificao, testes, tcnicas de registro utilizadas) dever estar perfeitamente explicitado no estudo. Em nosso meio so poucas as anlises ergonmicas cuja descrio contempla esta questo.

Os passos seguintes so as OBSERVAES DETALHADAS. O estudo ergonmico deve conter, deve identificar, todas as OBSERVAES SISTEMTICAS realizadas (coleta de dados, anlises, validao, anlises comparativas). Esta demonstrao de fundamental importncia, por exemplo, para quem analisa um estudo dessa ordem, de modo a permitir a compreenso, por quem l o documento, de qual a lgica e qual a estratgia do ergonomista.

A seguir, selecionamos alguns elementos que podem fazer parte e que podem constituir essa parte do documento, de forma a descrever e dar maior visibilidade s tarefas executadas. Esta lista consta na literatura consultada e deve ser entendida como de carter exemplificativo. Dados a serem levantados referentes ao homem B Operador (ou operadores) que intervm no posto (ou postos) e seu papel no sistema de produo; B Formao e qualificao profissional; B Nmero de operadores trabalhando simultaneamente sobre cada posto e regras de diviso de tarefas (quem faz o qu?);

52

B Nmero de operadores trabalhando sucessivamente sobre cada posto e regras de sucesso (horrios, modos de alternncia das equipes); B Caractersticas da populao: idade, sexo, forma de admisso, remunerao, estabilidade no posto e na empresa, absentesmo, turn-over, sindicalizao, etc. Dados referentes (s) mquina(s) B Estrutura geral da mquina (ou mquinas); B Dimenses caractersticas (croqui, foto, fluxograma de produo); B rgos de comando da mquina; B rgos de sinalizao; B Princpios de funcionamento da mquina (mecnico, eltrico, hidrulico, pneumtico, eletrnico, entre outros); B Problemas aparentes na(s) mquina(s); B Aspectos crticos evidentes na(s) mquina(s). Dados referentes s aes B As aes imprevistas ou no programadas; B Os principais gestos de trabalho realizados pelo operador (ou operadores); B As principais posturas de trabalho assumidas pelo operador; B Os principais deslocamentos realizados pelo operador; B As principais ligaes sensrio-motoras; B As grandes categorias de tratamentos de informao; B As principais decises a serem tomadas pelo operador; B As principais regulaes ao nvel: do homem, do posto, do sistema; B As principais aes do operador sobre: a mquina, as entradas e as sadas.

53

Dados referentes ao meio ambiente de trabalho B O espao e os locais de trabalho (dados antropomtricos e biomecnicos); B O ambiente trmico (temperatura, umidade relativa do ar); B O ambiente sonoro (presso sonora, freqncia de emisso do rudo, tempo de exposio ao rudo); B O ambiente luminoso (nvel de iluminamento, luminncia, ofuscamento); B O ambiente vibratrio (intensidade, amplitude, freqncia); B O ambiente toxicolgico (concentrao de partculas e gases txicos).

Outro elemento importante do estudo ergonmico a AVALIAO DAS EXIGNCIAS DO TRABALHO, que podem ser de diferentes ordens. Salientamos que a lista a seguir apresentada no necessita de estar toda ela explicitada no estudo, mas serve como elemento de auxlio, e, conforme a demanda, os estudos iniciais e as hipteses sugeridas, coerente com o problema que est sendo investigado, o relatrio apresentado dever trazer, claramente, quais as pertinentes ao caso, e detalhar aquelas que foram preocupao do tcnico.

Exigncias Fsicas do Trabalho:

- Referentes tarefa e situao: . Esforos Dinmicos: deslocamentos a p, transportes de cargas, utilizao de escadas, etc., considerando-se freqncia, durao, amplitude e expresso de fora exigida; . Esforos Estticos: postura exigida por uma determinada ativi-dade, considerando a partir de certas medidas no posto de trabalho, estimativas de durao da atividade e freqncia. - Referentes ao organismo humano: . Posturas, Movimentos, Gastos Energticos.
54

Exigncias Sensoriais do Trabalho

Dados referentes s fontes de informao B Levantamentos dos diferentes sinais teis ao operador (ou operadores); B Diferentes tipos de canais (visuais, auditivos, tteis, olfativos ou gustativos); B Variedade de suportes (cor, grafismo, letras); B Freqncia e repartio dos sinais; B Intensidade dos sinais luminosos e sonoros; B Dimenses dos sinais visuais (relao distncia-formato, p.ex.); B Discriminao dos sinais de um mesmo tipo (sonoro, p.ex.); B Riscos do efeito de mscara ou de interferncia de sinais; B Disperso espacial das fontes; B Exigncias de sinais de advertncia e de sistemas de interao; B Importncia das diferenas de intensidade a serem percebidas.

Dados referentes aos rgos sensoriais B Viso: . Campo visual do operador e localizao dos sinais; . Tempo disponvel para acomodao visual; . Riscos de ofuscamento; . Acuidade visual exigida pela tomada de informao; . Sensibilidade s diferenas de luminncias; . Rapidez de percepo de sinais visuais; . Sensibilidade s diferenas de cores; . Durao da solicitao do sistema visual. B Audio:
55

. Acuidade auditiva exigida para recepo dos sinais sonoros; . Riscos de problemas de audio (notadamente em razo de intensidade sonora muito elevada, solicitando de forma intensa o sistema auditivo); . Sensibilidade s comunicaes verbais em meio barulhento; . Sensibilidade s diferenas de caracteres dos sons (freqncia, timbre, tempo de exposio).

Dados referentes aos dispositivos sinais-comandos B Nmero e variedade de comandos das mquinas; B Posio, distncia relativa dos sinais e dos comandos associados; B Grau de preciso da ao do operador sobre o comando das mquinas; B Intervalo entre o aparecimento do sinal e o incio da ao; B Rapidez e freqncia das aes realizadas pelo operador; B Grau de complexidade nos movimentos de diferentes comandos, manobrados seqencialmente ou simultaneamente; B Grau de realismo dos comandos; B Disposio relativa dos comandos e cronologia de sua utilizao; B Grau de correspondncia entre a forma dos comandos e suas finalidades; B Grau de coerncia no sentido dos diferentes movimentos de comandos com efeitos similares.

Dados referentes ao operador B Exigncias antropomtricas: posio dos comandos em relao s zonas de alcance das mos e dos ps; B Posturas ou gestos do operador susceptveis de impedir a recepo de um sinal; B Membros do operador envolvidos pelos diferentes comandos da mquina;
56

B Aes simultneas das mos ou dos ps; B Grau de encadeamento dos gestos sucessivos; B Grau de conformidade dos deslocamentos dos comandos em relao aos esteretipos dos operadores; B Grau de compatibilidade entre efeito de uma ao sobre um comando, percebido (ou imaginado) pelo operador, e a codificao utilizada (forma, dimenso, cor) deste comando.

A ANLISE DA ATIVIDADE deve vir acompanhada de elementos que identifiquem as atividades gestuais, o contedo do trabalho, os tempos de cada um dos perodos e componentes do trabalho, e o processo de trabalho que est sendo analisado, incluindo a, conforme o caso, cronometragens.

Em nosso meio os processos cognitivos no tem sido estudados. Alguns elementos que podero compor este item so:

- Planificao do Pessoal do Trabalho: a) avaliao da tarefa; b) definio da tarefa; c) definio de procedimento.

- Representao Mental da Atividade de Trabalho

O DIAGNSTICO outro aspecto de relevante importncia. No deve se restringir a frases como a empresa cumpre com a NR 17, ou a empresa deve trocar seus mveis para outros mais ergonmicos, por exemplo. Essa uma caracterstica muito freqente dos diagnsticos ergonmicos que temos recebido. Devemos nos preocupar em promover estudos ergonmicos que diagnostiquem as condies de trabalho real na situao escolhida e explicitem bem este diagnstico. Este diagnstico deve ser composto por parte referente ao chamado DIAGNSTICO LOCAL, mas tambm deve estar articulado a
57

um DIAGNSTICO GLOBAL, onde este diagnstico local relacionado atividade e funcionamento da empresa, ou do grupo a que ela pertence, e aos determinantes scioeconmicos onde ela est inserida.

Por ltimo, as RECOMENDAES, onde o analista deve propor a melhoria dos resultados do trabalho, tanto no aspecto produo, mas principalmente no aspecto sade. Nas recomendaes so indicadas as transformaes e melhorias efetivas das condies de trabalho propostas, incluindo a, necessariamente, os aspectos relativos ao desenvolvimento pessoal dos trabalhadores, como a formao para as novas atividades, ou os novos postos de trabalho que estaro sendo implantados, por exemplo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARREIRA, T. H. C. Um Enfoque Ergonmico para as Posturas de Trabalho. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, 17(67): 61-71, jul. /set. 1989. DEJOURS, C. Por um Novo Conceito de Sade. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, 14(54): 7-11, abr. / jun. 1986. COUTO, H. A. Ergonomia Aplicada ao Trabalho: o manual tcnico da mquina humana, 2 v. Belo Horizonte: Ergo Editora. 1995.

58

FIALHO, F. e SANTOS, N. dos. Manual de Anlise Ergonmica no Trabalho. Curitiba, Editora Gnesis. 1995. GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 4 ed. Porto Alegre, Artes Mdicas. 1988. IIDA, I. Ergonomia: projeto e produo. So Paulo: Editora Edgard Blccher. 1997. MARCELIN, J. & FERREIRA, L. L. Orientaes Atuais da Metodologia Ergonmica na Frana. Revista Brasileira de Sade Ocupacional. 10(73):64-9, jan./mar. 1982. OLIVEIRA, P. A B.. Ergonomia, in CATTANI, A. D. Trabalho e Tecnologia: dicionrio crtico. 2a ed. Petrpolis, Editora Vozes. 1997. PARAGUAY, A. I. B. B. Ergonomia, Carga de Trabalho e Fadiga Mental. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, 15 (59) :39-43, jul/set. 1987. RIO, R. P. e PIRES, L.. Ergonomia: fundamentos da prtica ergonmica. Belo Horizonte, Editora Health. 1999. SANTOS N. et all. Antropotecnologia: Ergonomia dos sistemas de produo. Curitiba. Gnesis. VIDAL, M. C. e GOMES, J. O. Roteiro de anlise Ergonmica do Trabalho. (Notas de Aula, Texto 2), Disciplina de Engenharia do Trabalho, Curso de Engenharia de Produo, Rio de Janeiro, GENTE/COPPE/UFRJ. 1996 WISNER, A.. Por Dentro do Trabalho - Ergonomia: Mtodo & Tcnica. So Paulo, Ed. FTD/Obor. 1987. __________. A Inteligncia no Trabalho. So Paulo, FUNDACENTRO. 1994.

59

ANEXOI

O Corte Manual da Cana-de-acar


Maria Cristina Gonzaga Pesquisadora da Diviso de Ergonomia da FUNDACENTRO

1. Introduo Este texto no pretende ser um manual sobre os aspectos ergonmicos da colheita de cana-de-acar, e sim a descrio de experincias e observaes que surgiram com estudos conduzidos pelo Setor de Ergonomia da FUNDACENTRO, sobre as atividades de corte manual de cana. Os dados que apresentamos constam de duas abordagens: a) Um estudo de Comunicaes de Acidentes de Trabalho, por solicitao do Ministrio Pblico do Estado de So Paulo, de cunho epidemiolgico descritivo, que nos permitiu conhecer os principais tipos de acidentes ocorridos com os cortadores de cana, diagnstico essencial para se direcionar uma interveno que possa levar reduo dos mesmos. WISNER (1987) considera que todos os problemas ligados ao trabalho so de natureza probabilstica, isto , certos trabalhadores so atingidos em graus diferentes, outros no o so. Para perceber as causas de numerosos problemas ligados ao trabalho, uma abordagem epidemiolgica indispensvel a nvel da empresa ou, mais amplamente, do ramo industrial.

b) A Anlise Coletiva do Trabalho, baseada na expresso dos trabalhadores, que alm de nos trazer informaes sobre as atividades do trabalho, nos leva ao que gera os sentimentos no trabalho, e nos permite compreender os sofrimentos e prazeres. Consideramos essa compreenso essencial para

60

dar base s intervenes de cunho ergonmico, afim de priorizar os aspectos a serem modificados e de respeitar os aspectos a serem mantidos.

Alertamos que no faremos propostas de solues por considerar que as mesmas so resultado de uma construo, que depende de saberes que envolvem os trabalhadores e as empresas, desde j ressaltando que no se tratam de solues puramente tcnicas.

2. A importncia do setor lcool-aucareiro

A produo de cana na safra 97/98 foi de 300.856.247.000 quilos, gerando 14.778.687.000 quilos de acar e 15.161.864.000 litros de lcool (Jornal da Cana). Para esta produo, 328 usinas de acar e lcool geraram 602.000 empregos diretos, desde o plantio da cana sada de acar e lcool da usina.

Se considerarmos que entre 10 a 20% do total de cana foi cortada mecanicamente, podemos ter uma noo do custo humano que representou o corte manual, isto , os 80% restantes, ou seja, 240.684.997.600 quilos!

3. Os acidentes de trabalho, indicadores de disfuno do trabalho No estudo de Comunicaes de Acidentes de Trabalho (GONZAGA et al, 1997), da regio de Catanduva, So Paulo, foram levantadas 1890 CAT registradas nos anos de 1995/96, sendo selecionadas 755, relacionadas a acidentes ocorridos com cortadores de cana (39,9%), e que apresentavam dados completos, conforme figura 1.

No material analisado, 23 municpios tiveram registro de acidentes, referentes a 21 empresas do setor canavieiro.

61

Figura 1
Distribuio das Cats segundo Grupos

Rural 6,8%

Agroind 12,2%

Urbano** 28,9%

Bco/Ilegvel** 12,2%

Cortador 39,9%
**- No entraram no estudo

3.1 Caractersticas da populao estudada

Os acidentados so em sua maioria homens (85,1%). Com relao a faixa etria, 66% dos casos concentrava-se entre 20 e 40 anos, conforme figura 2. A anlise dos acidentes com faco demonstra que 12,7% so com menores de 18 anos.

Figura 2

62

Distribuio das Cat's segundo Faixa Etria/Cortador

250

200

187 144 100 68 65 58 28 30 21 7

150

100
41

50

0
menos 18 18-19 20-24 25-29 30-34 35-39 40-44 45-49 50-54 55-59 60-65

3.2. Forma de contratao e variao salarial

O sistema de contratao diria foi o mais comum no grupo de cortadores (51,5%), seguido do mensal (26,1%) e dos horistas (22,4%).

Tabela 1 : Forma de contratao dos Cortadores

Forma de Contratao
Diarista Mensalista Horista Total* * Foram 4 sem informao

N
387 196 168 751

%
51,5 26,1 22,4 100,0

Para os diaristas, a diria, em 76% dos casos, foi de R$6,17 e, 14,5% recebem R$6,91. Entre os mensalistas pudemos observar que 36,2% recebem R$228,3 e, 21,4% recebem R$185,1. A variao encontrada entre os salrios foi de R$147,9 a R$403,03. No
63

pagamento por hora houve uma variao de R$0,85 a R$1,02, sendo que em 38,7% dos casos o valor foi de R$0,91. Estes baixos valores so coincidentes com os relatos e holerites dos cortadores, encontrados em nossa anlise coletiva.

3.3 Os Acidentes de Trabalho

A ocorrncia de acidentes est concentrada no perodo da safra da cana, conforme figura 3.

Figura 3 Distribuio das Cats segundo Ms de Ocorrncia

Cortador

140 120 100 80 60 40 20

Safra de cana
117 100 96 90

Safra de cana

58 46 28 2 0
2

64 36

64

1
3

0 1

0
4

1
5

2
6 7 8 9 10 11

8
12

16 1
1 2 3 4 5 6 7

3
8

0
9

1
10

2
11

1995

1996

Entre os cortadores, o horrio onde houve uma concentrao de casos de acidentes foi entre 8 e 9 horas, ou seja, aps 2 a 3 horas do incio da jornada, conforme figura 4.

Figura 4

64

Distribuio das Cat's segundo Grupo e Horrio do Acidente

35 30 25 20 15 10 5 0
0-01 2-03 4-05 6-07 8-09 10-11 12-13 14-15 16-17 18-19 20-21 22 e+

Cortador

Agroindstria Rural

Na tabela 2, descrevemos os objetos causadores, distribudos segundo sua freqncia. O faco o objeto causador mais freqente, assim como em outros estudos, como o feito em Pernambuco (CENTRO JOSU DE CASTRO) , onde a porcentagem encontrada foi de 82,83% e o da FGV no Rio de Janeiro.

Tabela 2 : Objeto Causador dos acidentes em Cortadores de cana

Objeto Causador
Faco Cana Colonio Buraco Queda Sulco de cana Toro Outros* Ilegvel Total

N
424 184 25 23 18 30 9 20 22 755

%
56,2 24,5 3,3 3,0 2,4 4,0 1,2 2,6 2,9 100

* animal desconhecido, aranha, cisco de cana, corpo estranho, corte de cana, espinho, fagulha da cana, forte dor, leira de cana, madeira, palha de cana, pedao de cana, pedra, solo, soqueira de cana.

Na tabela 3, podemos observar a distribuio dos acidentes, segundo as partes do corpo atingidas.
65

Tabela 3: As Partes do Corpo Atingidas nos acidentes com Cortadores

Parte do Corpo
Membro Superior Membros Inferiores Olhos Regio Dorsal Outros Ilegvel Total*

N
309 246 106 37 38 12 748

%
41,3 32,9 14,2 4,9 5,0 1,6 100,0

O faco se destacou enquanto objeto causador atingindo os: dedos das mos (84,8%), perna (91,8%), mos (75%), p (62,8%) e dedos dos ps (97,1%). Os objetos causadores que atingiram o brao se distriburam da seguinte forma: 35,1% dos registros foram ocasionados por faco, 20,8% por feixe de cana e 19,5% por cana.

O buraco no solo foi responsvel por 20,6% dos acidentes que atingiram o p e 33,3% dos que atingiram o joelho. Os acidentes referentes aos olhos tiveram na ponteira de cana o principal objeto causador, 68,6% dos casos; j para a regio dorsal o destaque se deu para feixe de cana (48,6%) e cana (29,7%).

No estudo da Fundao Getlio Vargas(83), encontramos dados semelhantes com relao as partes do corpo atingidas, como pode ser observado na tabela a seguir:

66

Tabela 4 Partes do corpo atingidas, FGV (1983)

Parte do corpo
Olhos, cabea, pescoo Membros superiores Membros inferiores

%
17,5 47,5 33,9

O grupo de ferimentos e leses dos membros inferiores, representa 30% dos casos. Se acrescentarmos a eles os ferimentos e leses no especificadas representa 18,4% podemos considerar que cerca de metade dos diagnsticos foram devidos a ferimentos e leses.

No grupo das leses oculares esto compreendidos diagnsticos como ceratites, conjuntivites, corpo estranho, etc.

O terceiro grupo que chama a ateno o das tendinites, tenossinovites, sinusites, bursites e epicondilites com 58 casos (7,6%).Estas afeces indicam que os cortadores de cana podem estar entrando no rol de trabalhadores sujeitos s Leses por Esforos Repetitivos ou LER/DORT.

O grupo das lombalgias, representa 4,6% provavelmente relacionado s posturas de trabalho e movimentos do trabalho.

No grupo de entorses, predomina os acidentes que atingem os membros inferiores, relacionados aos problemas de buracos ou irregularidades no solo.

As contuses e fraturas geralmente atingem os membros superiores. Houve um caso de fratura de costela e 6 contuses de trax registrados.

Tabela 5: Distribuio dos LEMs segundo Diagnstico, Cortadores


67

Diagnstico
Ferimentos e leses MI e MS Ferimentos e leses no especificadas Leses oculares Tendinites Lombalgias Entorses Contuses Fraturas Outros no especificados Ilegveis Total 218 139 73 58 35 34 31 13 29 125 755

%
28,8 18,4 9,6 7,6 4,6 4,5 4,1 0,5 3,8 16,6 100,0

Situao semelhante foi observado no estudo da FGV (p.54), com referncias sobre o risco de desenvolver doenas relacionadas ao trabalho, como: a) leses articulares como tendinites e tenossinovites para o punho e cotovelo, em decorrncia de movimentao excessiva dos membros superiores; b) no corte da cana queimada, os trabalhadores ficam expostos a fuligem o que pode levar a doenas do aparelho respiratrio; 4. As atividades do corte Na regio de Araraquara os cortadores cortam em mdia 8000 quilos de cana por dia, o que significa que muitos vo muito alm dessas medidas. O corte manual pode ser em cana crua ou queimada. A queima da cana importante no corte manual, pois o corte de cana crua dificulta o trabalho, em funo da presena de espinhos, folhas pontiagudas, presena de animais peonhentos no campo etc . Os movimentos do corte:
68

a) O trabalhador pega de uma a trs canas com a mo esquerda; b) Flexiona o trax sobre o abdome; c) Com o faco seguro pela mo direita, d um corte na olhadura da cana; d) Com o faco seguro com a mo direita, d um ou mais golpes para cortar a cana, rente ao solo; e) Ergue-se, ao mesmo tempo que, com a mo esquerda, inclina a cana, bem rente ao cho; f) Levanta o membro superior direito; g) Dependendo da inclinao do solo, d o corte de olhadura por cima ou por baixo do feixe de cana; h) Isto feito, joga as canas cortadas com a mo esquerda a leira de cana, que fica sempre centrada em relao as linhas cortadas;
i)

Depende da limpeza da cana, o cortador d inmeros golpes para limpar toda a cana, seja enquanto ela est em p, ou quando j est na leira.

A jornada longa; os trabalhadores saem de casa entre 5:00 e 6:00 horas e s retornam no final da tarde, levando consigo uma mochila ou sacola com a marmita, caf, as ferramentas de trabalho (lima, faco), que chega a pesar 6 quilos, mais o garrafo de gua.

Os equipamentos de trabalho, normalmente so comprados pelos trabalhadores, como reflete a fala de um trabalhador: "eu compro luvas, camisa, lima, faco, esforo contnuo para cortar a cana. Fatores que interferem no trabalho : a) O estado em que se encontra a cana tambm interfere no trabalho: a cana reta fcil de cortar e rende mais, a cana rolo aquela que passa do ponto de corte, ficando muito grande ca com o vento, se enrola e, s vezes se enraza;

69

b) O local onde se encontra o talho tambm interfere nas condies do corte, se estiver num terreno com declividade acentuada a cana cai com o excesso de vento e o prprio corte prejudicado;

c) O nmero de ruas do eito tambm importante; no eito com 5 ruas por ser mais largo o trabalho facilitado pois possvel jogar as canas nas leiras, no eito com 6 a 7 ruas, o faco engancha e as distncias para amontoar as canas cortadas aumentam, exigindo o carregamento manual dos feixes de cana;

d)

Esta atividade tem exigncias tcnicas para tornar o produto disponvel para o processamento industrial. O corte basal deve ser feito o mais rente possvel do solo, j que nesta parte do colmo concentra-se o maior teor de sacarose; O perodo entre queima/corte e o processamento no deve ser muito longo, pois existe a alterao da sacarose; assim, as frentes de corte trabalham num tempo justo entre a demanda da usina e as exigncias da cana;

e) Existem locais onde a cana no pode ser queimada, por exemplo prximo aos fios de alta tenso; neste caso o corte feito com a cana verde, ou cana na palha. O rendimento cai muito neste caso, e exige do cortador muito mais energia para a realizao do trabalho.

5. O sofrimento no trabalho: a expresso dos trabalhadores Em primeiro lugar, as dores no corpo, as cibras, os acidentes, o emagrecimento, o chegar em casa esgotado. Outro fator de cansao so as longas caminhadas que o cortador deve fazer. O tempo de percurso pode levar horas, at as frentes de trabalho. Dentro do prprio canavial, eles percorrem longas distncias sob sol ou chuva.

70

Mas existem questes prioritrias: a primeira trata da forma de pagamento e da falta de transparncia em relao produo, que comentado num item da NR17.

A outra, o controle que feito por uma intrincada rede hierrquica: empreiteiro, turmeiro, monitor, medidor, fiscal, fiscal geral e o gerente. O controle se d desde a distribuio do local de trabalho at o trabalho executado e os seus resultados.

Todo este controle e poder so alimentados por uma srie de punies aos trabalhadores, que vo desde as reprimendas e ameaas verbais at a demisso. 6. Alguns itens da NR17 Pergunta: Existe a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente?

Resposta: No. Porque? Item 17.2. Levantamento, transporte e descarga de cargas.

Embora aparentemente este item no esteja contemplado no corte de cana, muitos trabalhadores cortam em torno de 18 toneladas de cana por dia, ou seja 18.000 quilos, o que representa 600 sacas de 30 quilos de uma mercadoria qualquer!!! E sem diferena entre homens, mulheres e menores de idade. Alm do mais, esta carga tem que ser jogada ou carregada at as leiras, onde so organizadas para serem transportadas.

Item 17.4. Equipamentos dos postos de trabalho.

71

O faco, podo o equipamento bsico do cortador, e a causa mais freqente de acidentes. E os cortadores se vem obrigados a improvisar para melhorar sua qualidade, emborrachando o cabo, colocando faixas de pneu de bicicleta. E o uso de luvas tambm no nada fcil, principalmente no aprendizado do trabalho, quando muitas vezes atrapalham a atividade de corte, mesmo sendo protetor de calos, bolhas e ferimentos.

Item 17.6. Organizao do trabalho - normas de produo, no modo operatrio, no ritmo de trabalho e no contedo das tarefas.

No item 17.6.3. consta o seguinte: nas atividades que exijam sobrecarga muscular esttica ou dinmica do pescoo, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da anlise ergonmica do trabalho, deve ser observado o seguinte:

a) Todo e qualquer sistema de avaliao de desempenho para efeito de remunerao e vantagens de qualquer espcie deve levar em considerao as repercusses sobre a sade do trabalhador. O pagamento de cana cortada se faz por meio de um complicado sistema de medidas, por produo. A medio estabelecida por metragem, mas seu pagamento feito por tonelagem.

Teoricamente, quanto mais se corta mais se ganha. Entretanto, a forma como se mede a produo, complicada e incompreensvel aos cortadores, que trabalham esperando receber de acordo com sua produo. O problema saber como a empresa mede, pois no existe uma lgica simples e o cortador nunca sabe o quanto vai receber, embora saiba bem o quanto trabalhou. Assim, v-se obrigado a calcular constantemente, no intuito de ter algum controle sobre o que produziu. Isto torna a atividade mais penosa. Como ilustrao de ganho por dia, colocamos dados de holerite, referente a duas semanas de trabalho, na qual esto discriminados para cada dia e cada talho os metros cotados e os valores unitrios dos metros. Neste caso, o sistema utilizado era o metrinho,
72

cujo preo unitrio variou de R$0,004 a R$0,0175. A multiplicao do nmero de metros cortados pelo valor unitrio d o salrio em Reais ganho por dia.

Dias da semana
5 feira 6 feira Sbado Domingo 2 feira 3 feira 4 feira 5 feira 6 feira Sbado Domingo 2 feira 3 feira 4 feira 5 feira

Metros cortados
650 1024 420 442 1302 1525 1335 545 288 Faltou Faltou 365 540

Salrios dirios R$
07,83 13,72 04,06 03,90 09,94 08,02 09,17 07,14 03,77 06,39 07,99

Preo unitrio por metro (R$)


0,01204 0,01339 0,00966 0,00882 0,00763 0,00525 0,00686 0,01310 0,01309 0,01750 0,01479

b) Devem ser includas pausas para descanso Neste sistema de pagamento por produo, estas pausas nem so permitidas aos trabalhadores, que lutam contra o tempo, na tentativa de produzir o mximo. Mesmo sentindo cansao, emagrecendo, tendo cibras, dores no corpo, eles no se permitem fazer pausas de recuperao. Da o problema bsico estar na forma de pagamento. c) Quando do retorno do trabalho, aps qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 (quinze) dias, a exigncia de produo dever permitir um retorno gradativo aos nveis de produo vigente na poca anterior ao afastamento. Este item nunca sequer pensado nesta forma de organizao do trabalho.

73

O item 17.5 referente s condies ambientais, no foram estabelecidas para as climticas. Entretanto o sol, o calor, as chuvas, os ventos, as poeiras levam ao desconforto e tambm interferem na atividade; por exemplo, com a chuva o cabo do faco escorrega, favorecendo a ocorrncia de acidentes, os escorreges em solo liso, o peso da cana mida, etc.

No corte da cana queimada, h um fator agravante, em funo da exigncia da usina com relao a chegada no setor industrial da cana cortada no campo. Em funo desta exigncia, eles queimam a cana no talho ao lado dos cortadores, o corte feito no meio da cana quente, no meio da fumaa, da fuligem, da cinza, etc. Outras Normas Regulamentadoras: O fornecimento de Equipamento de Proteo Individual s fornecem (quando fornecem) na primeira vez, quando acaba (gasta, estraga, no existe reposio).

A ausncia de condio de descanso, de almoo e higiene a gua, alimentos e tudo tem que ser levado pelo cortador, que pode se deslocar por longas distncias. O servio sujo.

Itens que no esto diretamente relacionados com as Normas: a) Consumo energtico excessivo, que aparece com o emagrecimento no decorrer da safra. Ou poderamos considerar a ingesto insuficiente de alimentos, que poderia ser complementada pela empresa.

No estudo (GONZAGA et al, 1997), existe a indicao de que o horrio de maior concentrao de acidentes aps 2 a 3 horas de trabalho , isto nos reporta hiptese confirmada acima.

74

Salientamos MINETTI (1999) apud SOBOLL 1973, que estudando aspectos de produtividade nas empresas, observou que quando alm do desjejum, almoo e jantar, forem fornecidas duas merendas, ocorreu 10% do aumento de produo. Esta pesquisa mostrou ainda que o operador bem nutrido apresenta maior disposio fsica, assimilao de treinamento aplicado e ateno ao trabalho, o que resulta em menos horas parado, em virtude de diminuio de acidentes, alm do incremento da produo. Lys Esther Rocha

75

BIBLIOGRAFIA

CENTRO JOSU DE CASTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS - Os trabalhadores invisveis-condio de vida e trabalho das crianas e adolescentes: Relatrio Preliminar, 1993. FERREIRA, Leda Leal. Anlise Coletiva do Trabalho, Revista Brasileira de Sade Ocupacional, So Paulo, v. 21, n. 78, p.8-19, 1993. FERREIRA, Leda Leal, GONZAGA, Maria Cristina, DONATELLI, Sandra et al, Anlise Coletiva do trabalho dos cortadores de cana da regio de Araraquara, So Paulo, 1997,FUNDACENTRO, 59 p. F.G.V Estudos de alternativas ergonmicas para a colheita na lavoura de cana-deaccar, Rio de Janeiro: FGV ISOP, 1983 GONZAGA, Maria Cristina, FERREIRA, Leda Leal, BUSSACOS, Marco Antonio et al, Estudo das comunicaes de acidente de trabalho na regio de Catanduva 1995/1996, So Paulo, 1997. MINETTI, Luciano Jos, SOUZA, Amaury Paulo de, FIEDLER, Nilton Csar et al, Condies alimentares de operadores de motosserra de uma empresa de corte florestal no Brasil, ABERGO, 1999. WISNER, Alain. Por dentro do trabalho, ergonomia: mtodo e tcnica. Trad. Flora Maria Gomide Vezz. So Paulo, Ed. Obor, 1987.

You might also like