You are on page 1of 8

INDETERMINAO, MULTIDIMENSIONALIDADE E RELEVNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUO DE SIGNIFICADOS1

Mnica F. B. Correia
*

RESUMO. Expresses frequentemente utilizadas em nossos discursos, como internalizao, intersubjetividade e objeto deste estudo - processo de construo de significados, embora discutidas e presentes h dcadas, no so bem definidas como parecem. Em face disso, nosso principal objetivo foi propor uma composio para o PCS a partir de anlises realizadas por diferentes autores e reas. As discusses, neste sentido, postulam o envolvimento de trs componentes, mais a coparticipao da linguagem, e de diferentes dimenses para este processo, alm de evidenciarem a importncia do tema para a investigao da mente e da constituio social desta. A cognio relaciona-se a todos os fenmenos vinculados produo do conhecimento, colocando o PCS inerente a este como objeto de estudo da Psicologia. Esta capacidade de empregar funcionalmente os signos, a qual nos diferencia de outros animais, no entanto, tem sido pouco compreendida pela Psicologia.
Palavras-chave: Processo de construo de significados; significao; cognio.

INDETERMINATION, MULTIDIMENSIONALITY AND RELEVANCE OF THE PROCESS OF MEANING CONSTRUCTION


ABSTRACT. Frequently used expressions which are part of our speeches, such as internalization, intersubjectivity and, the one which is object of study, process of meaning construction, even though being discussed and being present for decades, are not so well defined as it may seem. Our main objective was, therefore, to propose a composition to the PMC from the analysis carried out by different authors and areas. The discussions, in this sense, postulate the involvement of three components and also the co-participation of the language, and of different dimensions to this process; and also show the importance of the theme to the investigation of the mind and its social constitution. The cognition is related to all phenomena linked to the knowledge production, putting the PMC inherent to this as object of study of Psychology. This ability to apply the signs functionally, what differs us from other animals, however, has not been fully understood by Psychology.
Key words: Process of meaning construction; meaning; cognition.

INDETERMINACIN, MULTIDIMENSIONALIDAD Y RELEVANCIA DEL PROCESO DE CONSTRUCCIN DE SIGNIFICADOS


RESUMEN. Expresiones frecuentemente utilizadas en nuestros discursos, como internalizacin, intersubjetividad y - objeto de este estudio - proceso de construccin de significados, mismo discutidas y presentes hace dcadas, no son bien definidas como parecen. Por eso, nuestro principal objetivo fue proponer una composicin para el PCS a partir de anlisis realizados por diferentes autores y reas. Las discusiones, en este sentido, postulan el envolvimiento de tres componentes, pero la coparticipacin del lenguaje, y de diferentes dimensiones para este proceso, adems de evidenciaren la mportancia del tema para la investigacin de la mente y de la constitucin social de esta. La cognicin se relaciona a todos los fenmenos vinculados a la produccin del conocimiento, colocando el PCS inerente a este como objeto de estudio de la Psicologa. Esta capacidad de emplear funcionalmente los signos, la cual nos diferencia de otros animales, entre tanto, ha sido poco comprendida por la Psicologa.
Palabras-clave: Proceso de construccin de significados; significacin; cognicin.

Texto derivado de reflexes baseadas na tese de doutorado da autora. Apoio: CAPES Doutora em Psicologia, professora da Universidade Federal Paraba.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 251-258, abr./jun. 2009

252

Correia

Existem expresses to comumente utilizadas em nossos discursos que parecem bem definidas e operacionalizadas ou gozar de algum consenso, mas isto no se aplica a vrios dos conceitos frequentemente utilizados em cenrios psicolgicos e pedaggicos, a exemplo de internalizao, intersubjetividade e mesmo do fenmeno aqui em anlise, o processo de construo de significados (PCS) ou significao. As discusses em torno da capacidade humana de construir significados e da importncia desta para o funcionamento cognitivo, no entanto, remontam a muitas dcadas. Antes mesmo da chamada revoluo cognitiva (meados dos anos 50) j se enfatizava a relevncia do significado na configurao dos fenmenos psicolgicos, de maneira que muitos autores concordavam que significado representa o principal aspecto da cognio humana e o problema-chave da Psicologia Cognitiva (Correia, 2003). Neste sentido, tal indefinio envolve, inclusive, conceitos cuja importncia para o desenvolvimento da cognio humana amplamente reconhecida. A abordagem desse reconhecimento em torno do processo de construo de significados envolve diferentes cincias. Na filosofia da linguagem, por exemplo, Frege, tentando demonstrar a importncia do significado, chamava a ateno para o fato de que em nossas interaes construmos e compartilhamos coisas que vo alm do formato aparente (Costa, 2003). Em outro cenrio, Vygotsky afirmava que a mente resulta de internalizaes, mediadas pelos instrumentos materiais e simblicos, que ocorrem desde os primeiros dias de vida da criana. Esta mediao possvel graas s relaes interpessoais em que o individuo se v envolvido e que permitem a significao dos seus atos. Bakhtin, por sua vez, considera os signos alimento da conscincia individual, a matria de seu desenvolvimento, destacando ainda o fato de que os animais, apesar de nascerem fisicamente da mesma forma que os humanos, no entram na histria. (Freitas, 1998; p. 93) O ser humano para isto precisa de um segundo nascimento: o social. A conscincia adquire, assim, forma e existncia nos signos criados por um grupo organizado no curso de suas relaes sociais (Freitas, 2002). Neste sentido, a cognio deve ser entendida como ao significativa no mundo e a comunicao como um processo social e coletivo de produo online (aqui e agora) de significados em coautoria (dialogismo). As anlises de estudos realizados h dcadas, ou neste momento histrico, assinalam, alm da importncia, a necessidade de se tomar o PCS como

objeto de estudo, buscando-se avanar em investigaes relacionadas s funes mentais superiores e aos processos especficos que as constituem. A importncia do PCS para a constituio da mente, dessa maneira, vem sendo abordada por inmeros estudiosos (Wittgesntein, citado por Cond, 1998 e por Chauvir, 1991; Frege, citado por Costa, 2003; Markov, 1990; Piaget, 1990; Vygotsky, 2001; Bakhtin, 2002) e apontada como objeto de estudo da Psicologia. Essa discusso, portanto, est presente na Psicologia, e sob diferentes ticas, embora especialmente entre autores cujas filiaes tericas aproximam-se das chamadas correntes sociointeracionistas ou culturalistas. No obstante, as tentativas de demonstrar as dimenses e a importncia deste processo ultrapassam, como referido, o cenrio da Psicologia, e este problema tem assumido vrias vozes, a exemplo tambm da lingustica cognitiva, constituindo-se como um problema multidisciplinar. Para abordar o PCS, ento, preciso inserir-se em diferentes reas psicologia, lingustica, filosofia e biologia no sentido de tentar mapear o processo. O objetivo deste estudo, nesse sentido, construir uma composio, ao menos preliminar, do PCS, partindo das anlises realizadas por diferentes autores e reas que abordam o tema, e alm disso, apresentar hipteses sobre sua gnese e discutir a viabilidade de investig-lo empiricamente. Espera-se, dessa forma, contribuir para o esclarecimento de um fenmeno que, apesar de discutido e colocado como eixo da cognio, permanece pouco compreendido.
COMPONENTES DO PROCESSO DE CONSTRUO DE SIGNIFICADOS

Juntamente com o reconhecimento da complexidade e importncia da construo de significados para a cognio encontram-se algumas lacunas a respeito da composio e funcionamento deste processo. Para analisar esta composio tomaram-se por base autores cujos estudos direta ou indiretamente envolvem construo de significados. Iniciaremos com a indicao de imprevisibilidade deste fenmeno, que de certa maneira busca justificar as dificuldades relacionadas a sua abordagem e compreenso:
A tese da mediao simblica da vida mental pressupe uma regio de indeterminao, no apenas para o sentido lingstico, como tambm para os processos mentais, na medida em que estes tambm esto na dependncia dos diversos processos em jogo

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 251-258, abr./jun. 2009

Processo de construo de significados

253

na significao: ou seja, no so comportamentos previsveis ou apriorsticos. (Morato, 1996, p. 18; grifos nossos)

Nesta citao vemos proferido o envolvimento de processos na significao, tal como enfatiza tambm Pino (1995) ao falar do universo de signos e dos processos de significao como vias de acesso ao mundo cultural. No h, no entanto, em nenhum dos casos, pistas sobre como tais processos ocorrem ou como reconhec-los, do que emerge o problema da indefinio relacionada constituio do PCS. Valsiner (2001 & 2002) argumenta que a irreversibilidade do tempo, fato que se deve contar ao pensar em desenvolvimento cognitivo, driblada atravs da construo de significados, pois os signos criam relativa estabilidade dentro do campo de experincia e capturam caractersticas de fluxo irreversvel de experincia pessoal, permitindo pessoa transcender o fluxo corrente da experincia aqui e agora. Sendo assim, mediante o uso de signos os seres humanos podem transcender qualquer contexto de atividade e so capazes de antecipar eventos que ocorrem em um futuro imediato, alm de utilizar experincias do passado para enfrentar o futuro. Outros autores, por sua vez, j postulam o envolvimento de certas dimenses ou composies para o PCS. Oliveira (1995), por exemplo, afirma que seria a linguagem a responsvel por todo o PCS, uma vez que o signo mediador considerado o mecanismo gerador de significados; e esse processo, por sua vez, seria responsvel pelo desenvolvimento psicolgico. Atribuir um papel protagonstico, digamos assim, linguagem, ou colocar sua importncia como fundamental neste processo, de fato um dos consensos. O problema, porm, segundo Fauconnier (1996), que o efeito (significado), neste caso, est sendo atribudo essencialmente s causas visveis (linguagem). Em outras palavras, para esse autor, a linguagem seria a ponta de um iceberg cognitivo espetacular, observado na comparao entre a brevidade da forma lingustica e a riqueza da construo de significados (meaning construction) correspondente, mas no explicaria, por si, o processo. Ns no temos cincia dessa maravilhosa cadeia de eventos cognitivos que tomam lugar quando ns falamos e escutamos, exceto pela manifestao externa de linguagem (sons, palavras, sentenas) e a manifestao interna de significado: com rpida centelha, ns experenciamos significado. (p. 5) As discusses sobre a cognio humana do ponto de vista filogentico tambm tendem a invocar a linguagem como razo da unicidade do processo, no

sentido de especificidade humana; mas preciso recordar da mesma maneira - ainda argumentando contra uma justaposio entre a linguagem e o PCS que a linguagem, parafraseando Tomasello (1999), no se origina no espao e cai na terra, nem uma mutao gentica (como Chomsky teria afirmado) sem conexo com outros aspectos da cognio humana e da vida social, embora no haja dvidas sobre sua participao expressiva na natureza da cognio humana. Ento fato que a habilidade com smbolos lingusticos coloca a criana numa posio para conquistar vantagens de habilidades sociais e de conhecimentos preexistentes na sua comunidade local e a cultura como um todo. Assim, pode-se dizer que a linguagem est imbricada com o PCS, mas no que o PCS ou que responde a todas as questes vinculadas a este. Maturana (2001) compartilha deste entendimento, pois concorda com a importncia da linguagem, mas tambm sem identific-la como o PCS, argumentando que o significado uma reflexo do observador e no um elemento na linguagem ou no funcionamento da linguagem. (p. 88) H uma afirmao conveniente a esta discusso, porque refora o argumento de que a linguagem constitui parte fundamental na construo de significados, mas no a descreve: a linguagem no transparente e significa inclusive por meio do no dito, polissmica. (Smolka, 1995) Alm disso, muitas vezes gera equvocos, iluses e mal-entendidos. Pode-se afirmar, nesse sentido, que existe concordncia sobre a participao fundametal da linguagem na cognio humana, sendo inclusive o seu diferencial; entretanto, pode-se afirmar tambm a sua insuficincia para explicar toda a complexidade do PCS. A linguagem poderia ser compreendida como, dialeticamente, produto e produtora da capacidade humana de construir significados. Dessa maneira, entende-se que o PCS que faz da linguagem uma atividade, uma construo dinmica, e ainda que haja um paralelismo, um interjogo, no h uma justaposio entre estes fenmenos. Pode-se abstrair dessas discusses, portanto, que o problema do rastreamento do processo de construo de significados no estaria solucionado pela sua traduo em linguagem. possvel encontrar outras especulaes nessa direo, ou seja, especulaes que compartilham da hiptese do envolvimento, no PCS, de outros componentes, alm do fundamental papel da linguagem. Pode-se imaginar, por exemplo, que os indivduos criam significados para eles prprios e potencialmente para seus ouvintes ou leitores. A

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 251-258, abr./jun. 2009

254

Correia

comunicao demanda uma espcie de traduo de um tipo de smbolo (pessoal e privado) para outro (cultural e pblico) (Percy, 1994). Deduz-se ainda que existe a produo de significados para si e o compartilhar de significados, que envolve um Outro. A direo que a construo de significados pode assumir, ento, depende da interao com um Outro. Envolve o Outro mesmo depois de ser significado para o prprio indivduo, pois s ser til se puder ser compartilhado. A construo de significados, dita de outra maneira, existe a partir do Outro e, ao mesmo tempo, para o Outro; colocando em evidncia mais um componente para o PCS, alm da coparticipao da linguagem: a interao (ou o Outro2). A significao pertence a uma palavra enquanto trao de unio entre os interlocutores [...] o efeito da interao do locutor e do receptor [...]. (Bakhtin, citado por Pino, 1995; p. 132) Dessa maneira nos lembrado que a palavra carregada de significao, embora nem sempre consiga traduzir todo o significado, tampouco garantir uma concordncia entre interlocutores. Muitas vezes, ao contrrio, limita, camufla e at distorce os significados. Palavra significa discurso, pois, de acordo com Bakhtin, corresponde ao grego logos, cuja traduo discurso. No se pode perder de vista ainda, principalmente nesta discusso, que o significado das palavras evolui e que no h imutabilidade dos significados das palavras (Vygotsky citado por Banks-Leite, 1995 p. 51). Neste sentido podemos dizer que, alm da linguagem, possvel abstrair outro componente para o PCS: a interao, participao direta ou indireta de um Outro. Ges (1995) concorda com a participao do Outro e ainda acrescenta: O conhecer envolve mediao pelo outro [interao] e produo de significados e sentidos em relao a objetos culturalmente configurados [artefatos] (p. 23). Assim, o PCS deve envolver mais um componente em sua constituio, um objeto, classificando o fenmeno como multidimensional. Esta caracterstica, sugerida tambm por outros autores, envolveria pelo menos trs dimenses: social, cognitiva e de intencionalidade. (Coll & Edwards, 1998) Para Brait (1997), por seu turno, construo de significados tem vrios enfoques nos estudos lingusticos em geral e na produo de estudiosos como Bakhtin, para quem as anlises deveriam levar em considerao a histria, o tempo particular, o lugar de gerao do enunciado e os envolvimentos intersubjetivos que dizem respeito a
2

Outro do dialogismo de Bakhtin: histrico e ideolgico; diferentes vozes sociais.

um dado discurso, o que tambm configura diferentes dimenses a serem consideradas. Entende-se que estas diferentes dimenses, caracterizadas pelos componentes do PCS, atuariam tambm atravs de aes orientadas, necessrias para colocar o processo em funcionamento, e requereriam uma ateno dirigida, envolvendo intencionalidade. A produo de significados em direo a um determinado tema necessitar, neste sentido, da anuncia do indivduo. Para manifestar comportamentos sociais a criana precisa estar motivada, alm de possuir as habilidades necessrias para o compartilhamento social. Ento, possvel capturar, ainda na teoria, a postulao do envolvimento de pelo menos trs componentes no PCS, alm da coparticipao da linguagem: (1) a Interao pois h sempre a interao com outro indivduo, presencial ou no, que instiga e direciona as tentativas de construo de significados; (2) um objeto pois a possibilidade de construir significados envolve um artefato material, inicia-se a partir de algo para o qual as aes so dirigidas, e este algo invariavelmente est impregnado de significados culturais; e (3) a Ateno dirigida pois para significar necessrio estar voltado para algo ou para algum evento; ter a inteno de significlos. Geralmente, mas no necessariamente, est ligada tambm volio. Estes componentes, portanto, so as nfases para a composio do processo, essencialmente humano, de construo de significados. Retomando a questo, os componentes em evidncia apontam diferentes dimenses para o PCS: uma dimenso cultural, pois necessita de um sistema simblico e de artefatos que possuam um significado compartilhado ou que possa ser compartilhado; uma dimenso interacional, uma vez que necessita do Outro para mediar tais significados; e uma dimenso individual, porque a ao precisa ser dirigida e, geralmente, ser voluntria. Tomasello (1999), ao falar da cultura humana tambm fala do envolvimento de dimenses, afirmando que a cultura humana um produto evolucionrio recente e que a cognio um produto de eventos genticos, culturais e pessoais, portanto, dimenses evolucionrias, histricas e ontogenticas, respectivamente. Relacionado a esta caracterstica de multidimensionalidade do processo de construo de significados pode-se trazer ainda, sem pretender ser exaustivo, o comentrio de Bronckart (1999) a respeito do objetivo de Vygotsky de construir um conceito que pudesse agregar as diferentes dimenses (para este autor biofisiolgicas, comportamentais, mentais, sociais e verbais) que

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 251-258, abr./jun. 2009

Processo de construo de significados

255

caracterizam as condutas humanas e que deveria ser lembrado ao se pensar na unidade de anlise mais fundamental da Psicologia. Esse objetivo, entretanto, no foi atingido no desenvolvimento do seu trabalho, hesita o autor [Vygotsky] entre diversos candidatos a esse estatuto, em particular entre as noes de significao da palavra, conduta instrumental e atividade mediada pelos signos. (Bronckart, 1999; p. 29; grifo nosso). Acredita-se que o conceito que agrega diferentes dimenses a significao, uma das possibilidades levantadas, mas no desenvolvida por Vygotsky. A caracterstica de multidimensionalidade do PCS pode ser ilustrada ainda por dois outros estudos, agora empricos (Goodwin, 2000; Meira & Lerman, 2001), o que demonstra, ao mesmo tempo, a viabilidade da investigao do PCS. As anlises de Goodwin (2000), de interaes entre garotas jogando amarelinha em um momento e de arquelogos em seu trabalho de escavaes em outro, so utilizadas para discutir o envolvimento de diversos meios semiticos e a criao de campos semiticos3 nas aes sociais humanas. De acordo com Goodwin, a produo e a interpretao das aes sociais humanas so constitudas atravs do desenvolvimento simultneo de diversos destes meios e envolveriam justaposies dinmicas e temporrias de campos semiticos. Esta proposio revela forte semelhana com a desenvolvida anteriormente para a composio do PCS, pois aponta a linguagem e a estrutura material do ambiente como componentes integrados de um processo comum para a produo social de significado e ao e declara que procura identificar disposies particulares e situadamente relevantes de campos semiticos que estariam em um processo contnuo de mudana para produo de significados e ao. (p. 1490) Meira e Lerman (2001), por sua vez, atravs da discusso de um modelo explicativo da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) (Vygostsky, 1991), a partir de uma concepo semitica, tambm identificam nas anlises de dilogos entre professor e aluno na sala de aula campos semiticos propiciadores de construes de significados. Por fim, podemos afirmar que as anlises realizadas at este momento, tericas ou empricas, autorizam-nos a construir algumas proposies sobre o processo em discusso: a) o PCS consiste em elaborar, reelaborar e, por ltimo, ampliar o objeto de significao, e nesse sentido, significar possibilita a
3

construo de conhecimento; (b) estes movimentos (elaborar, reelaborar e ampliar o objeto de significao) aparecero nas aes do indivduo; (c) o PCS envolve diferentes componentes, todos atuando concomitantemente para possibilitar a produo de significados para a ao; e (d) o PCS acessvel empiricamente.
GNESE DO PROCESSO DE CONSTRUO DE SIGNIFICADOS

Campos semiticos seriam campos que se justapem para mutuamente se aperfeioarem; uns so considerados relevantes (e adicionados) e outros irrelevantes (e abandonados).

Nas discusses a respeito do PCS sobressaem ainda hipteses relacionadas a sua origem, se biolgica ou cultural. Alguns autores buscam, ao invs do confronto, o equilbrio entre as hipteses de origem biolgica e cultural. Donald (2000), por exemplo, mostra que a natureza do ambiente cultural tem influente determinao na natureza das habilidades operacionais de uma criana. A cultura, ento, forneceria muito mais que detalhes incidentais da vida mental, na verdade estruturaria a mente de maneira to fundamental que se tornaria parte do mecanismo de replicao evolucionria e da seleo natural. Falando de primatas no-humanos, dos smbolos e do processo de aculturao, essa autora lembra que a capacidade para o pensamento simblico apenas vagamente definida no sistema nervoso; o prprio crebro no seria um rgo simbolizado, e para isso seria totalmente dependente da cultura. Desta forma, algumas das funes mais impressionantes do crebro teriam origem puramente cultural; ou seja, mentes simbolizadas no so aparelhos neurais autossuficientes como , por exemplo, o nosso sistema visual. Depois de comentar sobre tericos inatistas e culturalistas, Tomasello (1999), demonstrando compartilhar daquela compreenso, sugere que a sua prpria posio a de que processos culturais e sociais so partes integrantes e essenciais do caminho ontogentico normal de muitas das mais fundamentais e universais habilidades cognitivas, especialmente aquelas que so exclusivas da espcie humana. Afirma tambm que seres humanos so espcies tpicas da teoria da herana dual, pois seu desenvolvimento depende inicialmente tanto da herana biolgica quanto da cultural. Neste sentido, seramos peixes em guas da cultura, embora o mundo cultural no estivesse livre do mundo biolgico. Isto porque os processos culturais e sociais no criam habilidades cognitivas bsicas durante a ontogenia, o que fazem transformar habilidades cognitivas bsicas em habilidades cognitivas complexas e sofisticadas (Tomasello, 1999). Tais processos agilizam, capacitam, mas no originam a capacidade de construir

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 251-258, abr./jun. 2009

256

Correia

significados; pem-na em funcionamento quando seus componentes atuam conjuntamente. H um progresso nestas habilidades cognitivas bsicas que, acredita-se, produto da construo de significados. Maturana (2001) declara sua concordncia com a moeda de duas faces quando lembra que a capacidade cognitiva de um indivduo acaba a partir do momento em que seu crebro morre, afirmando, dessa maneira, que no h como desconsiderar a biologia. A organizao , necessariamente, uma invariante (Piaget, 1979), como tudo que se processa invariante, subentendendo uma estrutura, um sistema biolgico; mas o resultado do processamento no o . Em sntese, pode-se afirmar que Donald, Tomasello e Maturana concordariam com a participao do biolgico no PCS, sem, entretanto, superestimar esta contribuio. Destarte, a nfase da maioria dos estudiosos citados encontra-se, neste sentido, na face cultural. Ao discutir o modelo de herana dual, Tomasello utiliza ainda em seus argumentos questionamentos como: por que primatas so diferentes? Por que os humanos com dficits biolgicos participam diferentemente de sua cultura? O levantamento destas questes representa uma tentativa de demonstrar que a concluso de que seres humanos individuais possuem uma capacidade herdada biologicamente para viver culturalmente inevitvel. Esta capacidade, para este autor, a de entender companheiros da espcie como agentes intencionais4 como ele prprio. Entender outras pessoas como agentes intencionais possibilitaria (1) a criao colaborativa de prticas e artefatos culturais com histria acumulada e (2) o processamento de aprendizagem e internalizao de significados. Ento, a questo que deve ser colocada neste momento como esse processo de construo de significados posto em movimento, como esta construo internalizada e, posteriormente, ampliada. Investigaes nesta direo possibilitariam mediaes com contextos cujo cotidiano, como o educacional, se beneficiaria com estes conhecimentos, possibilitando intervaes, que poderiam, inclusive, significar o resgate do prazer em aprender.
CONSIDERAES FINAIS

pergunta por que relevante estudar o PCS? pode-se responder que as anlises a respeito tm
4

Agentes Intencionais so seres animados que tm objetivos e fazem escolhas ativas entre meios comportamentais para atingir tais objetivos, incluindo escolhas sobre ao que prestar ateno para alcan-los.

evidenciado a importncia do tema tanto para a Psicologia, de maneira geral, como para a mente humana e sua constituio social, de maneira especfica. Se considerarmos que a cognio diz respeito a todos os fenmenos vinculados produo e ao processamento do conhecimento, ento o fenmeno da significao, implcito nesses, diz respeito Psicologia. Entre as principais teses da semntica cognitiva encontra-se a significao (meaning), estudada como parte da cognio humana, e no como estrutura lingustica autnoma (Marcuschi, in press; p. 14-18). Alguns argumentos demonstram a fecundidade deste tema para a Psicologia, a despeito da sua complexidade e dificuldade de acesso. Os indivduos, por exemplo, usam diferentes cdigos e registros nos diversos contextos do discurso - fala de escola, fala de playground entre outros -, evidenciando a versatilidade do PCS. Inmeros estudiosos requisitam essa direo, a da construo de significados, para estudos em Psicologia Cognitiva. Walkerdine (1988) afirma que os aspectos psicolgicos do engajamento de pessoas na produo de signos no tm sido diretamente discutidos pela Psicologia do desenvolvimento. Simon e Kaplan (1989) referendam esta idia, lembrando que na Psicologia Cognitiva que se estuda o pensamento humano, ou seja, os mecanismos pelos quais as pessoas agrupam (gather), processam, estocam e utilizam conhecimentos. Percy (1994), outro exemplo, reivindica o foco das investigaes na construo de significados, ao mesmo tempo em que critica a direo clssica dos estudos em Psicologia, cujo foco tem sido em primeiro lugar o comportamento e depois o processamento de informaes, mais do que a construo de significados (meaning-making). Reivindica ainda, como Bruner (1986 e 1997), o estudo do processo de construo de significados pela Psicologia, afirmando que deve haver um esforo para eleger o significado como conceito central desta cincia e uma busca por descobrir e descrever os significados que os indivduos criam na interao com o mundo, assim como propostas especficas sobre o processo de construo de significado (meaningmaking). Searle (2000) mais um desses estudiosos que, pode-se dizer, vm perseguindo as questes relacionadas ao processo de construo de significados, ilustrando suas prprias indagaes com questes do tipo como pode esse estado [por exemplo, a crena de que Clinton era presidente dos USA] do meu crebro que consiste em coisas como configuraes de neurnios e conexes sinpticas,

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 251-258, abr./jun. 2009

Processo de construo de significados

257

ativadas por neurotransmissores significar alguma coisa? (p. 87) - questes que para este autor no poderiam ficar sem resposta. De acordo com Vygotsky quando refletia sobre a gnese dos processos de pensamento e linguagem, discutindo os experimentos de Khler com chimpanzs, o ponto central que nos diferencia dos outros animais, at daqueles mais semelhantes, seria o emprego funcional dos signos, ou seja, a nossa capacidade de construir significados, a mesma que tem sido pouco compreendida pela Psicologia. Ainda de acordo com esse autor e tambm com Bakhtin, discutidos em Freitas (1996), a relao da Psicologia com a construo de significados muito clara, uma vez que o signo um produto social cuja funo gerar e organizar processos psicolgicos, realizando, assim, a mediao entre o indivduo, os outros e ele mesmo e tornando-se a forma mais adequada para a investigao da conscincia humana. No obstante, so poucos os estudos empricos diretamente relacionadas a este processo, o que paradoxal, uma vez que se trata de processos considerados essenciais para a cognio humana. Aparentemente, neste sentido, continuamos nos esquivando de determinados fenmenos, como se estivssemos maquiando a superficialidade da Psicologia clssica que denunciamos h dcadas. A chamada revoluo cognitiva h mais de meio sculo protestou contra a superficialidade das investigaes psicolgicas e, essencialmente, contra a recusa em trabalhar processos ditos subjetivos entendidos como aqueles que no eram diretamente observveis e ainda contra a desvalorizao de pesquisas que abordassem tais temas, o que leva a pensar que uma real transformao da Psicologia ainda no aconteceu. As atuais anlises e discusses sobre o PCS apresentam-se de forma essencialmente terica, fato que no deve significar inacessibilidade emprica, pois, como afirma Maturana (2001), em princpio no existem restries quanto ao tipo de fenmeno que pode ser abordado e explicado cientificamente. Enfim, observa-se que o incmodo com a falta de clareza em relao a alguns conceitos centrais para a Psicologia cognitiva declarado por diferentes vozes. Tentar esclarecer a dinmica deste processo deve ser uma tarefa principalmente da Psicologia, embora com suporte ou parceria de vrias outras disciplinas cujo objeto se relaciona, da mesma maneira, com a importncia da construo de significados para as funes psicolgicas superiores, especificamente humanas.

Dessa forma, acredita-se que estudos nessa direo podero trazer esclarecimentos e, assim, relevantes contribuies para a Psicologia Cognitiva e cincias que de alguma maneira dependem dos avanos desta para o seu prprio progresso. Nisto consistiu um dos objetivos deste ensaio: instigar reflexes sistemticas sobre um tema que, como poucos na Psicologia, goza de consenso pelo menos em termos da sua importncia - neste caso, para o funcionamento cognitivo: o processo de construo de significados.
REFERNCIAS
Bakhtin, M. (2002). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do mtodo sociolgico da cincia da linguagem (10 edio). So Paulo: Hucitec. Banks-Leite, L. (1995). Representao e comunicao: o estudo de funes lingsticas em psicologia. N. 1, pp. 41-54. Temas em Psicologia (Cognio e Linguagem). Sociedade Brasileira de Psicologia. So Paulo. Brait, B. (1997). (Org.). Bakhtin: Dialogismo e Construo de Sentido. Editora da UNICAMP: Campinas SP. Bronckart, J. (1999). Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo scio-discursivo. So Paulo: EDUC. Bruner, J. (1986). Actual minds, possible worlds. Cambridge: Harvard University Press. Bruner, J. (1997). Atos de significao. Porto Alegre: Artes Mdicas. Chauvir, C. (1991). Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar. Coll, C. e Edwards, D. (1998). Ensino, Aprendizagem e Discurso em Sala de Aula. Artmed: Porto Alegre. Cond, Mauro L. L. (1998). Wittgenstein: linguagem e mundo. So Paulo: Annablume. Correia, M. (2003). A constituio social da mente: (re)descobrindo Jerome Bruner e construo de significados. Estudos de Psicologia, 8 (3), 505-513. Correia, M. F. B. & Meira, L. R. L. (2008). Exploraes acerca da construo de significados na brincadeira infantil. Psicologia: Reflexo e Crtica, 21 (3), 356-364. Costa, C. (2003). Filosofia da linguagem. Rio de Janeiro: Zahar. Donald, M. (2000). The central role of culture in cognitive evolution on the myth of the isolated mind. In L. P. Nucci & G. B. Saxe (2000). Culture, thought, and development. Mahwah, New Jersey, London: LEA. Fauconnier, G. (1996). Introduction to methods and generalizations. In T. Janssen e G. Redeker (Ed.s). The Hague: Moution de Gruytes Cognitive Linguistics Research Series. Freitas, M. T. A. (2002). Vygotsky & Bakhtin, psicologia e educao: um intertexto. So Paulo: EDUFJF/tica. Freitas, M. T. A. (1998). Vygotsky: um sculo depois. Juiz de Fora: EDUFJF. Freitas, M. T. A. (1996). Vygotsky & Bakhtin Psicologia e Educao: um intertexto. So Paulo: tica

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 251-258, abr./jun. 2009

258

Correia

Ges, M. C. R. (1995). A construo de conhecimentos: examinando o papel do outro nos processos de significao. Temas em Psicologia, 1, 23-30. Goodwin, C. (2000). Action and embodiment within situated human interaction. Journal of Pragmatics, 32, 1489-1522. Marcuschi, L. A. (in press). A construo do mobilirio do mundo e da mente: Linguagem, categorizao e verdade. Aula inaugural do cursos de PG em Filosofia. UFPE. Recife. 17/05/2004. Markov, I. (1990). A three-step process as a unit of analysis in dialogue. In Markov I., & K. Foppa. (Ed.s). The Dynamics of Dialogue. Springer-Verlag: New York. Maturana, H. (2001). Cognio, Cincia e Vida Cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG. Meira, L., & Lerman, S. (2001). The zone of proximal Development as a symbolic space. Social Science Research Papers, 1 (13), 140. Morato, E. M. (1996). Linguagem e Coginio: As reflexes de L. S. Vygotsky sobre a Ao Reguladora da Linguagem. Plexus Editora: So Paulo. Oliveira, M. K. (1995). Linguagem e Cognio: questes sobre a natureza da construo do conhecimento. Temas em Psicologia, 1, 1-10. Percy, W. (1994). Homo symbolificus. In R. T. Kellogg (org.), The psychology of writing. New York: Oxford University Press. Piaget, J. (1990). A formao do smbolo na criana. 3 edio.Editora Afiliada, LTC: Rio de Janeiro. Piaget, J. (1979). A construo do real na criana (3 edio). Rio de Janeiro: Editora Zahar.

Pino, A. (1995). Semitica e cognio na perspectiva histricocultural. Temas em Psicologia, 1, 31-40. Searle, J. R. (2000). Mente, Linguagem e Sociedade: Filosofia do Mundo Real. Rio de Janeiro: Rocco. Simon, H., & Kaplan, C. (1989). Fondations of cognitive science. In Posner, M. (Ed.). Foudation of Cognitive Science. Cambbridge /Massachusetts. A Bradford Book. pp. 1-46. Smolka, A. L. B. (1995). A concepo de linguagem como instrumento: um questionamento sobre prticas discursivas e educao formal. Temas em Psicologia, 1, 11-22. Tomasello, M. (1999). The cultural origins of human cognition. Cambridge: Harvard University Press. Valsiner, J. (2002). Irreversibility of time and Ontopotentiality of signs. Estudios de Psicologia. Valsiner, J. (2001). Affective fields and their development. In J. Valsiner (ed.), Comparative study of human cultural development (pp.159-181). Madrid: Fundacin Infancia y Aprendizaje. Vygotsky, L. S. (2001). A construo do pensamento e da linguagem. So Paulo: Martins Fontes. Vygotsky, L. S. (1991). A Formao Social da Mente. So Paulo: Ed. Cortez. Walkerdine, V. (1988). The Mastery of Reason: Cognitive Development and the Production of Racionality. Routledge: London.

Recebido em 22/08/2007 Aceito em 06/10/2008

Endereo para correspondncia :

Mnica F. B. Correia, Rua Geraldo Mariz, 525/501. Tambauzinho, CEP 58.042-060, Joo Pessoa-PB, Brasil. E-mail: moncorreia@uol.com.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 14, n. 2, p. 251-258, abr./jun. 2009

You might also like