You are on page 1of 10

NORMA PENAL Na norma ter a descrio de comportamentos humanos atentatrios ao direito.

As normas so imperativas, vetando ou determinando condutas, que interessam na condio de paz, de existncia e de progresso do Estado.

Ela composta: - preceito primrio: parte dispositiva, comando de fazer ou de no fazer. Ex o art 121 homicdio, matar algum o que o individuo ir atingir. - preceito secundrio: sano, conseqncia jurdica coligada ao preceito.

A norma, portanto, limita-se a descrever uma conduta ao preceito para a seguir impor a pena, o preceito que probe acha-se subentendida na norma, como pressuposto da sano.

Norma perfeitas: preceito + sano => lgica, unidade indissolvel. Normas imperfeitas: norma penal em branco.

Normas penais em branco: cuja definio da conduta criminosa (preceito primrio) completada por outra norma jurdica (portaria, decreto). - em sentido estrito: o cumprimento vem de rgo distinto daquele que produziu a norma. Ex: art 33 da lei 11.343 de 23/08/2006 fala sobre as drogas, mas o complemento cabe ao Ministrio da Sade e ANVISA (que vai me dizer o que devo entender por drogas) - em sentido lato: aquela cuja produo e complementao emana do mesmo rgo.

Destinao da norma penal: populao, mas no momento sano ter que ser analisado se o individuo tem condies de entender o carter ilcito do fato.

FONTES - Material ou substanciais: a Unio Federal que compete privativamente na legislao (art 22 da CF)

- Formais: pode ser imediata (lei) ou mediata ou secundria (costumes) * costume tem apenas validade como elemento de exegese da norma penal interpretao. O costume no cria crime, o que cria a LEI (legalidade escrita).

Interpretao TIPO: conduta incriminadora, abstrata e genrica criada pelo legislador. Acontece o caso concreto que vai se encaixar em um TIPO penal, adquirindo a TIPICIDADE (fato incriminador). Assim a interpretao consiste em ajustar a normal penal, essencioalmente abstrata e genrica, ao caso concreto. Legislador Cria os tipos abstratos Juiz aplica o direito s espcies concretas considerada uma atividade cognoscitiva (conhecimento/ entendimento), para descobrir a vontade da lei, com a finalidade de se obter justia.

Pode ser interpretada de varias formas: Quanto as fontes: autentica (legislador), judicial (tribunais) ou doutrinria ( estudiosos do direito) Quanto ao processo: literal (sentido das palavras isoladamente), lgica (investiga os motivos, o fim e circunstancias que foi elaborada) Outros elementos: histrico, sociolgico, sistemtico (as normas no vivem isoladas umas da soutras, portanto, no podem ser interpretadas fora do sistema) Quanto ao resultado: restritiva (legislador diz mais do que pretendia temos que restringir) ou extensiva (legislador diz menos do que desejava tem que ampliar).

ANALOGIA Nenhum cdigo, por mais detalhes que tenham suas normas, abranger todas as espcies fticas. Por isso, por mais que no deveria, qualquer sistema apresentar lacunas. A analogia vem ento no para crias leis, mas para aplicar leis j existentes que regulem casos semelhantes. No admitida a analogia in malam partem, ou seja, aquilo que ir prejudicar o ru. - um fato no previsto em lei

- aplicar uma pena no estabelecida precisamente (principio da reserva mental). Admite-se a analogia in bonam partem, que venha de algum modo favorecer o ru.

RESERVA LEGAL Crime tudo aquilo e somente aquilo que for previsto em lei - no se admite retroatividade da lei, salvo para beneficiar - no de admite analogia (ampliaes da lei), salvo para beneficiar - no de admite crimes por costume: somente previsto em lei

Abrange o principio da estrita legalidade ou reserva legal (o Direito Penal promana da lei), principio da determinao e taxatividade (o crime e a sano apresentam contedo definitivo impedindo que venha abranger hipteses no compreendidas em sua dimenso normativa), principio da irretroatividade (salvo para beneficiar).

FATO TPICO Crime = fato tpico (hiptese descrita em lei, abstrata) Em concreto o crime o fato que se amolda na norma. A correspondncia entre o concreto + norma = 1 estgio do crime.

Tipo: modelo legal que contem a descrio da conduta ilcita, do fato proibido, que o legislador quer que no acontea na sociedade, estabelecendo ento os tipos penais. Tipicidade penal: a adequao do fato que concretizo na vida real em um tipo penal prvio.

EXTINO DA NORMA Normalmente a norma penal se extingue pela abolitio criminis (extino da figura criminosa), deixando de ser tipo penal. Assim o processo pra sem colocar pena e se estiver preso solto imediatamente.

LEI UTERIOR MAIS BENFICA Art 2 a lei posterior, se de algum modo beneficiar o ru, retroagir transitada ou no em julgado a sentena condenatria Lex mitior No confronto de ambas as leis (anterior e posterior) iria ressaltar a mais favorvel. O que no se pode combinar elementos das duas.

LEI EXCEPCIONAL OU TEMPORRIA nica exceo do principio da retroatividade. Feito quando encontrar uma situao anormal e remediada a situao, deixa de vigorar a norma, que tem sua durao condicionada ao prolongamento da situao anormal. Contem ultratividade e assim no admite a retroatividade da lei mais benfica, pois ficaria sem sentido, ento a construo de uma lei excepcional ou temporria.

TEMPO DO CRIME Tempo do crime a conduta e no o resultado. Se atiro na pessoa e ele vem morrer 3 meses depois fica sujeito a pena do momento da conduta. Ento no momento da conduta a pena de 6 anos e passou a ser 8 anos depois de meses, a pena ser aplicada em 6 anos. Agora se de 6 anos passou a ser de 4 anos depois de 3 meses, a pena aplicada ser de 4 anos devido a ser uma lei mais benfica. Mas, se a conduta prolongar seqestro, por ex, a pena estar sujeita a sua ultima alterao.

TEORIA GERAL DO CRIME Aspecto material do crime: uma mutao visvel matar algum transformao da vida em morte.

Crime = fato [conduta (ao ou omisso) + resultado (evento)]

Conduta o tempo do crime (art 4) para verificar a lei que vou aplicar quando tem aqueles casos que o resultado vem depois de um certo tempo. Ela simultaneamente fsica e psquica, pois antes de ser exteriorizada

Conduta gnero, ao e omisso so espcies de conduta

Ao movimentao Omisso no fazer ou fazer coisa diversa O coeficiente fsico da ao e da omisso so diferentes, mas o coeficiente psquico igual = que a vontade.

Para ter a conduta necessrio no mnimo a vontade inicial, para que o agir ou o no agir acontea. Se no falaramos em movimentos reflexos, inconscientes.

AUSENCIA DE CONDUTA - Movimento reflexo: que independe da vontade do individuo, um movimento que sua vontade no consegue dominar (martelo no joelho; convulso danificando algo). Que diferente dos reflexos impulsivos: h vontade, pois existe uma vontade inicial que faz o individuo agir de determinada forma, como, por ex, o cleptomanaco. - Estado patolgico: no uma omisso relevante (delrio em um motorista no culpa dele). - Sob coao.

CRIMES DE MERA SUSPEITA OU DE SIMPLES POSIO A conduta poder ser positiva ou negativa. Uma simples situao ou suspeita no caracteriza conduta portanto.

Espcies de conduta: - comissivo: fazer, uma ao, comportamento positivo (matar) - omissivo puro ou imprprio: o no fazer est no prprio tipo, tem um tipo prprio, vai descrever uma conduta de deixar de fazer tal coisa (omisso de socorro). - omissivo imprprio ou comissivo por omisso: por meio da omisso o agente da causa a um resultado. Me que mata o filho deixando de aliment-lo, ela cometeu

homicdio por meio de uma omisso, ela tinha o dever de agir e no agiu. Vai depender do resultado, no tem tipo prprio.

OMISSO Nem sempre o omitente permanece inerte, possvel que faa algo diverso, no instante em que deveria atender o comando imposto. A omisso algo real e os indivduos devem recorrer a norma para saber quando devem agir. - positiva: realiza atividade diferente daquela imposta pela norma. - negativa: inatividade

CAUSALIDADE OMISSIVA A omisso poder permitir que a causa opere, no impedindo o evento ou at facilitando sua verificao.

O DEVER DE AGIR - a quem tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia pai/me - a quem de outra forma (sem estar prevista em lei), assumi a responsabilidade de impedir o resultado enfermeira; contrato; servio de vigilncia; assistir doente/incapaz. - a quem, com seu comportamento anterior, criou risco da ocorrncia do resultado quem cria o perigo tem o dever de impedir que este venha a converter-se em dano.

EVENTO Evento = resultado Evento naturalstico: efeito natural da conduta, mutao (transformao do mesmo fenmeno). Tem crimes que consigo ver a conduta e o resultado homicdio (matria/fsico/concreto), mas tem crimes sem resultado material e sim normativo art 139 difamao atinge a honra da pessoa.

Todos tero resultado jurdicos, mas tero alguns que tambm tero resultados materiais.

Evento jurdico: no resultado natural, conseqncia lesiva da ao (mais ou menos) que faz uma ofensa ao interesse protegido pelo norma Evento elemento essencial do crime, at nos de mera conduta (que s basta o comportamento do agente, independente do efeito que venha produzir no uma conduta perceptvel, diferente dos crimes materiais e formais).

DANO tudo aquilo que implica a destruio ou determinao de um bem efetiva leso. a perda ou diminuio de um bem ou interesse. Leso efetiva

PERIGO a probabilidade de dano. o dano em potencial. Provvel diferente de efetivo (j se verificou). a possibilidade relevante de vir a ser, a probabilidade sensvel da ocorrncia de um resultado temido. Possibilidade de leso.

NEXO CAUSAL Causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria acontecido. Resultado s pode ser atribudo a quem lhe deu causa.

Teoria da condiio sine qua non ou teoria da equivalncia dos antecedentes causais: art 13 tudo que colabora para a ocorrncia do resultado considerado como nexo causal. Para verificar se ou no, o antecedente causa daquele resultado, elimino mentalmente este antecedente e se perceber que sem este o resultado no teria acontecido porque ele causa efetiva do resultado. Assim causa = condio. Ex: atirar em algum. Tiro = causa. Fabricao da arma = concausa.

CAUSAS ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTE - causa pr- existente absolutamente independente da conduta do agente: veneno pr existente ao tiro na pessoa. - causa concomitante absolutamente independente da conduta do agente: Paulo e Jos atiraram em um 3, o 3 morre pelos tiros de Jos, somente este responde se conseguirem provar. - causa posterior absolutamente independente da conduta do agente: tiro, mas morre afogado.

CAUSAS RELATIVAMENTE INDEPENDENTES - causa pr-existente e relativamente independente do agente: diabete + ferimentos = responde - causa concomitante e relativamente independente do agente: fere (hemorragia no resistncia do organismo) = responde - causa superveniente relativamente independente, que no produziu por si s resultado: ferido hospital -> impercia do mdico -> responde pois sem a conduta a morte no teria acontecido. - causa superveniente relativamente independente que por si s produz resultado: art 13 -> ambulncia +acidente = individuo morre pelo acidente no pelo tiro. O individuo no responde pelo acidente pela morte, s responde pelo ferimento que no levaria a morte.

ELEMENTO DO TIPO - objetivo: descreve aspecto externo do fato criminoso e as circunstancias apreensveis pelo homem algum, integridade corporal, outrem. - normativos: relacionado a antijuricidade ou a ilicitude, valora a situao sem justa causa, alheia. - subjetivos: inteno do agente ater. - modais: tempo ou lugar.

CLASSIFICAO DO STIPOS PENAIS - normal: contem elementos objetivos (art 121 e 129)

- anormal: elemento normativo (alheio) ou subjetivo (indica inteno) - fundamental: descrio mais simples do crime (matar algum) - derivado: se forma com base da fundamental, com acrscimo de dados que agravam ou atenuam a pena. - fechado: detalhado - aberto: no tem definio completa do crime, vrios motivos podem se encaixar ato absceno, varias situaes podem ser abrangidas.

TENTATIVA Crime tentado aquele que iniciada a conduta (ato criminoso) se torna incompleta (o tipo no se realiza em todos os seus termos), por conta de causa externa, alheia a vontade do agente. Diferente do crime consumado que realiza o tipo em sua totalidade.

Inter criminis trajetria do crime.

A tentativa encontrada nos crimes plurisubsistentes (+ de um ato), pois nele encontramos verias fases. Fase incial interior da mente. D. Penal no pune por pensar, nem pelos atos preparatrios, apenas quando o bem jurdico comear a correr perigo (1 disparo, por ex)

ATOS PREPARATRIOS E EXECUTRIOS Momento executrio = idoneidade (capacidade potencial da produo) + inequivocidade (no ambguo, vai realizar o delito). Ato executrio = idoneidade + inequivocidade Ato preparatrio = inidneo +equvoco (ambguo).

A idoneidade dever ser apreciada caso a caso!!!

DOLO NA TENTATIVA Toda tentativa dolosa (nunca culposa, vou alm, do que queria, era previsvel, mas no querido).

TIPO DE EXTENSO Para termos o crime tentado precisamos fazer a fuso das normas incriminadoras, a principal +secundaria. Art 121 + art 14, II = ter a tipicidade na tentativa de homicdio.

ELEMENTOS DO CRIME TENTADO Inicio da conduta do crime + Falta de consumao por circunstancias alheias + Dolo de consumao

PENA PARA A TENTATIVA Quanto mais pero est da consumao menor a diminuio da pena. Quanto mais longe da consumao maior a diminuio da pena.

You might also like