You are on page 1of 37

Anatomia topografica da cabea e pescoo para estudantes de artes

Cabea Ossea: Os principais ossos formam coletivamente o crnio. A maioria dos ossos sao interconectadas por suturas, que sao articulaoes imoveis fibrosas.

A cabea tem um conjunto de 22 ossos ( excluindo-se os ossculos da audio). Exceto pela mandibula, os ossos sao fixados entre si pelas suturas. Essas so imoveis e formam entao o cranio em si. O crnio pode ser subdividido em duas partes: 1) Uma parte superior (calvaria e base do cranio), que envolve a cavidade do

crnio que contem o encefalo (NEUROCRANIO) 2) Uma parte inferior (esqueleto da face) que forma o VISCEROCRANIO Os ossos que formam a calvaria e base do cranio so: Pares: Temporal e parietal Impares: Frontal, esfenoide, etmoide e occipital Os ossos que formam o esqueleto da face sao: Pares: Nasais, palatinos, lacrimais, zigomaticos, conchas nasais inferiores e maxilas Impares: Vmer

Musculatura:

Podemos dividir a musculatura da face em grupos, os mesmos seriam: Orbital, Nasal, Oral e Outros Musculos Grupo Orbital: formado pelo musculo orbicular do olho e musculo corrugador do supercilio. Orbicular do olho: um grande musculo que circunda inteiramente a entrada da orbita e extende-se a cada palpebra. Fecha a palpebra. Possui duas partes principais: 1) A parte orbital externa, um anel amplo que contorna o adito orbital e extendese alem das margens orbitarias. 2) A parte palpebral interna, que esta contida nas palpebras e consiste em fibras musculares que se originam no canto medial do olho e que fazem um arco atraves da palpebra, fixando-se lateralmente. A parte palpebral e a orbital, tem papeis distintos a desempenhar durante o fechamento da palpebra. A parte palpebral fecha delicadamente a palpebra, enquanto a orbital fecha o olho com mais fora provocando um certo franzimento da fronte. Corrugador do supercilio: muito menor no grupo orbital. Profundo nas sombrancelhas, quando fica ativo, franze a sombrancelha, provocando uma ruga vertical acima do nariz, pelo tracionamento das sombrancelhas para a linha media.

Grupo nasal So tres os musculos desse grupo: o nasal, o procero e o abaixador do septo nasal.

Nasal: o mais desenvolvido desse grupo, ativo quando as narinas estao dilatadas. Se divide em duas partes: Uma parte transversa (o compressor da narina) e uma parte alar (o dilatador da narina) Procero um pequeno musculo superficial ao osso nasal e ativo quando o individuo franze as sombrancelhas. Produz rugas transversas base do nariz. Abaixador do septo nasal: Outro musculo que auxilia na dilatao das narinas. Traciona o nariz inferiormente auxiliando a parte alar do nasal na abertura das narinas.

Grupo Oral

Os musculos do grupo oral movimentam os labios e a bochecha. Incluem os musculos orbicular da boca e bucinador , alem de um grupo inferior e superior de musculos. Orbicular da boca um musculo complexo. Consiste em fibras que circundam completamente a boca. Sua funo fica aparente quando se franzem os lbios, como quando assoviamos. Tem fibras que se originam na maxila superiormente e outras que se originam na mandibula inferiormente, enquanto outras sao derivadas do bucinador ( na bochecha) e fibras dos outros numerosos musculosque atuam sobre os labios. A contraao do orbicular dos labios estreita a boca e fecha os labios.

Bucinador O bucinador forma o componente muscular da bochecha e usado todas as vezes que o ar expande a bochecha e expelido de maneira forada. Esta no espao entre a mandibula e a maxila, mas em um plano mais profundo. As fibras do bucinador passam em direao ao angulo da boca, misturando-se com as fibras do orbicular da boca de maneira caracteristica. As fibras centrais do bucinador cruzam de tal modo que as fibras inferiores entram no labio superior, e as fibras superiores entram no labio inferior. As fibras mais altas e baixas nao entram nos labios. A contrao do bucinador pressiona a bochecha contra os dentes. Isso mantem a bochecha retesada e auxilia na mastigaao, impedindo que a comida se acumule entre os dentes e a bochecha.

Grupo inferior dos musculos orais Os musculos do grupo inferior consistem no abaixador do angulo da boca, abaixador do labio inferior e mentual.

Abaixador do angulo da boca: ativo durante o franzimento, abaixa o angulo da boca Abaixador do labio inferior: Abaixa e move lateralmente o labio inferior Mentual: Ajuda a posicionar o labio quando se bebe de uma xicara, por exemplo, ou quando se faz beiinho. Eleva e faz protusao do labio inferior medida que enruga a pele do mento.

Grupo superior de musculos orais Consistem no risorio, zigomatico maior, zigomatico menor, levantador do labio superior, levantador do labio superior e asa do nariz e levantador do angulo da boca. Risorio Como o propio nome diz, ajuda a produzir o sorriso. um musculo fino e superficial. A sua contraao puxa o angulo da boca lateralmente para cima. Zigomatico superior e inferior Tambem ajudam a produzir o sorriso. Ambos elevam e movem lateralmente o angulo da boca. Levantador do labio superior Aprofunda o sulco entre o nariz e o angulo da boca em atitude de menosprezo. Suas fibras vao em direao descendente e medial, misturando-se ao orbicular do olho, inserindo-se na pele do labio superior. Levantador do labio superior e da asa do nariz

Pode auxiliar na dilataao das narinas

Levantador do angulo da boca Eleva o angulo da boca e pode ajudar a aprofundar o sulco entre o nariz e o angulo da boca em expressao de tristeza ou atitude de desaprovao.

Outros grupos musculares Inclui platisma, auriculares e occipitofrontal

Platisma uma lamina fina e grande de musculo na fascia do pescoo. Origina-se na clavicula e sobe pelo pescoo ate a mandibula. Nesse ponto, as fibras mediais se inserem na mandibula, enquanto as laterais se unem aos musculos em torno da boca. O platisma tensiona a pele. Musculos Auriculares Tres desses musculos se associam a orelha na mimica facial, sao os musculos auriculares anterior, posterior e superior. O musculo anterior antero lateral e traciona a orelha para cima e para frente O musculo superior traciona a orelha para cima O musculo inferior retrai e eleva a orelha Estes musculos geralmente nao estao sob controle voluntario Occipitofrontal Movimenta o couro cabeludo e enrruga a fronte.

Dentes Os dentes sao inseridos em soquetes (alveolos) em dois arcor elevados de ossos nas mandibulase nas maxilas (arcos alveolares). Se os dentes forem removidos, o osso alveolar dera reabsorvido e o arco desaparecera. Nos adultos, ha 32 dentes, 16 na maxila e 16 na mandibula. importante para o estudante de artes correlacionar corretamente a arcada superior em relaao inferior

Pescoo Para a finalidade descritiva desse nosso estudo, vamos dividir o pescoo em dois trigonos: cervical anterior e lateral Trigono cervical anterior Os limites sao a margem anterior do musculo esternocleidomastoideo, a margem inferior da mandibula e a linha media do pescoo Trigono cervical lateral Os limites sao a margem posterior do musculo esternocleidomastoideo, a margem anterior do musculo trapezio e o tero medio da clavicula

Referencias de anatomia topografica e nariz

You might also like